Licenciatura em Pedagogia
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- ItemPráticas de letramento: quais as possibilidades de leitura de mundo na adolescência e juventude?(2023-01-31) Silva, Tamiris Macedo dos Santos; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeO objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa, cuja análise de dados se configura como um relato crítico de experiência, de um Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa tem como objetivo identificar as leituras de mundo em adolescentes que estão em estado de vulnerabilidade social e privação socioeconômica no município de Sorocaba, estado de São Paulo. Os dados estão sendo gerados a partir de atividades de um projeto de extensão do Instituto Federal de São Paulo do câmpus Sorocaba e, nesse projeto, foram ministradas aulas de letramento crítico e literário para esses mesmos estudantes. A partir de cada aula, a pesquisadora produziu relatos de memória e, nos mesmos, estão sendo observados quais são as leituras de mundo que os alunos produzem a partir dos contatos com os textos trabalhados e as dinâmicas realizadas fazendo relações com suas próprias vidas. A fundamentação teórica deste relato crítico se baseia na concepção freireana de leitura de mundo (FREIRE, 2014, 2011), letramentos (KLEIMAN, 2006; SOARES, 2021) e letramentos de resistência (SANTOS, LIRA, 2020; LIBERALI, MEGALE, 2019; SOUZA, 2011; MARTHA, 2008). Os resultados dessa pesquisa apontam que as leituras de mundo dos adolescentes estão muito ligadas com a realidade social em que eles vivem -, diretamente relacionada à cultura de periferia e as privações socioeconômicas em contextos capitalistas e neoliberais. A partir das atividades desenvolvidas com textos da cultura popular, hip-hop, histórias indígenas, contos sobre desigualdade social, emergem nos discursos dos adolescentes representações sobre Família, Escola, Identidade, Cultura e Linguagem e Percepções sobre Violência.
- ItemA presença do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental: vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência e no estágio não obrigatório.(2023-12-05) Pereira, Livia Maria Kuniyoshi; Andrade, Andressa deEste trabalho apresenta a proposta de analisar a presença ou ausência do brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas vivências de formação docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no estágio supervisionado não obrigatório. Trata-se de direcionar um olhar atento para o brincar como atividade fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Para tanto, foi realizada uma investigação a partir da experiência e dos registros realizados durante estes dois momentos da formação docente. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Adriana Friedmann, Lev Vygotsky e legislações que enfatizamo direito ao brincar destacando sua importância como forma de aprendizado significativo para as crianças. Esses teóricos enfatizam que o brincar permite a construção do conhecimento, a interação social, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de ser uma expressão da cultura e dos interesses das crianças. Nesse sentido, a utilização do brincar no Ensino Fundamental é capaz de enriquecer a aprendizagem, a criatividade e a socialização dos alunos contribuindo para uma educação mais integral e humanizada.
- ItemPNLD literário e a representação da criança com deficiência nos livros de literatura(2023-12-07) Branco, Isabela de Jesus Souza; Vilaronga, Carla Ariela RiosO Brasil possui relativamente um curto tempo na escolarização de pessoas com deficiência. Entre as décadas de 1960 a 1970, a Educação Brasileira era fragmentada e altamente separatista, marcas que resistem até a atualidade. Em 1990, há indícios de mudanças, impulsionado por uma visão de educação para todos e a luta por direitos iguais de aprendizagem. Nos anos 2000 foi investido e desenvolvido diversas políticas e programas educacionais para a promoção de um ensino inclusivo, trazendo um novo rumo ao contexto das escolas regulares. O presente trabalho propõe uma análise de obras literárias que abordam conteúdos com representações de personagens com deficiência, escolhidos por uma escola municipal, por meio do Programa Nacional do Livros e do Material Didático - PNLD. Os dados analisados com base em um levantamento teórico inicial, examinou-se 196 exemplares, dentre eles sete possuem personagens com deficiência. Assim, realizou-se uma leitura com um olhar sensibilizado e reflexivo. Percebeu-se que, esses livros com a representação são minoria no acervo total e representam pessoas reais, que lutam para conviver com os estereótipos e preconceitos enraizados socialmente. Acredita-se que essa análise contribuirá com a discussão sobre o público atendido pela Educação Especial e a imagem criada sobre ele, possibilitando reflexões sobre como se aplica a diversidade no contexto literário e visando a importância deste resultado nos impactos futuros de uma sociedade mais inclusiva.
- ItemAcessibilidade curricular para estudantes cegos: relato de experiência no processo de ensino e aprendizagem(2023-12-07) Ferreira, Isabela; Sanches, Gisleine Benedita de Moraes; Vilaronga, Carla Ariela RiosPara assegurar uma educação que atenda a todos os estudantes, objetivando a garantia das condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, como prevê a Lei nº 13.146, de 2015, a escola terá que ressignificar alguns contextos. No caso do estudante cego, dentre essas medidas, está o processo de Acessibilidade Curricular, incluindo a adaptação de materiais para relevo e o uso do Braille. O presente trabalho visa descrever o processo de Acessibilidade Curricular e as estratégias para a iniciação ao Braille para uma estudante cega no contexto de uma Escola Pública no interior de São Paulo, além das possibilidades de trabalho colaborativo no espaço da sala comum. Para realizar esse relato, foram descritas e analisadas as atividades e as acessibilidades realizadas pela professora do 5° ano, juntamente com a estagiária do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esse processo se deu através do planejamento, da confecção, da realização da aula e da avaliação do uso dos recursos didáticos utilizados. O contexto demonstra que essa ressignificação tem potencial, muitas vezes, de contemplar todos os estudantes. Inclusive, alguns dos recursos utilizados habitualmente no cotidiano escolar podem ser utilizados pelos estudantes cegos sem diferenciações. A nível de conclusão, destaca-se que a Acessibilidade Curricular possibilita o desenvolvimento dos estudantes, assim como o acesso aos conteúdos historicamente acumulados, e consequentemente a humanização.
- ItemProjeto pedagógico de curso, inclusão escolar e formação do pedagogo(2023-12-08) Santos, Joelma Santiago; Vilaronga, Carla Ariela RiosEsta pesquisa tem o objetivo de analisar, nos documentos oficiais do curso de pedagogia do IFSP, as abordagens sobre a inclusão escolar e a formação do pedagogo. Como fonte documental, foram analisados seis Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de licenciatura em pedagogia. Inicialmente foi realizado um mapeamento dos cursos de graduação em Pedagogia do IFSP vigentes em 2022, construindo um banco de dados. Posteriormente, foi realizada busca pelas palavras-chave relacionadas ao tema, a leitura dos objetivos dos cursos e dos trechos que aparecem as palavras-chave na parte inicial do projeto e em nomes de componentes curriculares dos cursos. E resultou que a maioria dos termos analisados aparecem na parte inicial dos PPCs e aparecem em componentes curriculares relacionados à Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Foi constatado que as componentes apresentam semelhanças nas suas ementas, mas diferem no semestre em que são ofertadas na formação inicial dos licenciandos de pedagogia.
- ItemPossibilidades do coensino para a promoção da inclusão escolar de estudantes autistas(2023-12-08) Ross, Maria Eduarda; Andriolly, Mary Grace Pereira; Vilaronga, Carla Ariela RiosO objetivo dessa pesquisa é analisar as reflexões dos professores em relação ao potencial do coensino no atendimento de estudantes autistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como sujeitos professores de educação especial de um município do interior paulista, que participaram do curso de Formação Continuada (FIC) “Estratégias formativas e práticas de coensino", no primeiro semestre de 2023. Os dados remetem as principais possibilidades, desafios e barreiras enfrentados e quais suas perspectivas em relação à promoção do ensino colaborativo na educação inclusiva e de atendimento educacional especializado. Os resultados apontam a necessidade de cursos de formação voltada à prática do ensino colaborativo que sejam menos teóricos e focadas nas necessidades dos professores, criando condições que facilitem o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes com TEA. Assim, como apontam para o fortalecimento de apoios para o atendimento de estudantes no contexto da sala comum.
- ItemA criança surda na educação infantil: aquisição de língua, cultura e identidade(2024-01-30) Leite, Ana Laura Camilo Carriel; Vasconcellos, Ayla Lizandra Campos deO reconhecimento da Libras como língua em 24 de abril de 2002 pela Lei 10.436, foi um marco importante para o povo surdo. Mais adiante, em 2005, ocorreu a regulamentação desta Lei e providências acerca da inclusão da Libras em várias áreas e a estruturação da educação dos surdos, dentre outras providências com a criação do Decreto 5.626. Amparados por essas legislações, pela Constituição Federal de 88 e outros documentos existentes referentes à educação inclusiva e a educação bilíngue para surdos e seus direitos, refletiremos sobre a Educação Infantil da criança surda. Para tanto, partiremos do objetivo geral da pesquisa, a saber: realizar análises sobre os efeitos do ambiente escolar na educação infantil no cenário em que a criança surda está inserida e, doravante os pensamentos elencados nas fundamentações teóricas, observar aspectos culturais e de identidade surda diante de suas representações na comunidade surda, sua aquisição de língua, bem como realizar discussões no que se refere à comunidade surda e a educação bilíngue, tendo como base os materiais de análise. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa com fundamentação teórica, onde serão contemplados autores sócio-culturais e trazem aspectos da educação infantil, autores surdos e relatos de experiências publicados nessas obras. Não pretendemos analisar apenas os ambientes escolares e sim os atos desenvolvidos diante de relações sócio-histórico-culturais que se apresentarem nesses espaços e seus impactos diante da vida e formação do indivíduo.
- ItemRepresentações da literatura negra infantil em professoras e bibliotecária(2024-01-31) Gomes, Juliana Melo Prata; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeO objetivo dessa pesquisa consistiu na investigação de concepções sobre a literatura negra infantil nas representações de professores e uma responsável pela biblioteca em uma escola pública de ensino fundamental do município de Sorocaba. Como instrumentos para geração de dados, realizamos entrevistas com as docentes, procurando identificar quais as obras de literatura negra infantil que e se são trabalhadas na escola pelas professoras que lecionam no quarto ano do ensino fundamental anos iniciais; e na análise, de seus discursos, das concepções e possíveis didatizações da literatura negra brasileira em suas práticas pedagógicas. A pesquisa se delineou a partir de estudos e reflexões realizados pela própria autora e à luz de conceitos sobre identidade e autoestima de crianças negras (MARIOSA, REIS, 2011), a importância da leitura e da literatura negra infantil no espaço social escola para a construção desta identidade (FREIRE, 1989; MUNANGA 2005). As entrevistas e os resultados da pesquisa foram analisados de forma qualitativa à luz da fundamentação teórica e interpretações históricas e sociais da pesquisadora, visando contribuir com a área do conhecimento e com a formação dos professores a respeito da premência do uso de literatura negra infantil em sala de aula.
- ItemA presença da cultura popular nas escolas municipais de Sorocaba(2024-01-31) Gomes, Clara Luz Tessilla; Moretti, Andrezza CamposO Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento norteador do trabalho pedagógico de cada escola, que apresenta os planejamentos e objetivos da instituição e que deve ser construído democraticamente. Contudo, este é um documento pouco compartilhado, que deve ser revisto e reconstruído periodicamente. Este trabalho tem como objetivo investigar quatro PPP de escolas municipais de ensino fundamental que atendem anos iniciais da cidade de Sorocaba-SP, compreender a presença da Cultura Popular nos documentos orientadores dos fazeres pedagógicos e visualizar como são trabalhadas as diferentes expressões culturais nestes registros, já que este tema consta em leis e documentos relacionados à Educação. Foi realizada uma pesquisa documental, cujos dados foram interpretados a partir da metodologia de análise de conteúdo e de cruzamentos com referenciais bibliográficos relacionados ao tema Cultura Popular. Nesta pesquisa, entendemos Cultura Popular como resistência à cultura massificada, globalizada e dominadora, como algo que valoriza as lutas sociais e políticas que atravessam os saberes, tradições e manifestações culturais artísticas nascidas ou perpetuadas no Brasil. Após as análises, pudemos perceber que nenhum dos Projetos Político-Pedagógicos atenderam às expectativas da pesquisa, ou seja, a Cultura Popular não consta ou é pouco inserida nos documentos, afinal, como incorporar uma cultura tão ampla e variada nos fazeres pedagógicos?
- ItemFracasso escolar: fatores intra e extraescolar que acentuam a problemática.(2024-01-31) Luiz, Lauren Nicolau de Campos; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente artigo baseia-se em uma pesquisa documental quali-quantitativa sobre a produção do fracasso escolar. Como objetivo, visa-se entender quais os aspectos sociais, psicológicos, educacionais, históricos e raciais que produzem a problemática, com foco no processo de culpabilização do aluno. Ao final, espera-se compreender quais os aspectos fundamentais da produção do fracasso escolar, utilizando dados nacionais de plataformas como o Censo Escolar, INEP e MEC, e autores renomados da área da educação, como Maria Helena Souza Patto, Flávia Asbahr, Maria Aparecida Affonso Moysés e Cecília Azevedo Lima Collares, afim também de delimitar novas perspectivas a serem estudadas futuramente
- ItemRepresentações sociais sobre as professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2024-01-31) Lima, Luciana Aparecida de; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente trabalho visa compreender as representações sociais sobre as professoras que atuam na educação infantil e no ensino fundamental sobre a profissão e as razões que as levam a se autointitular "tia" ou recusarem o uso do termo. Trata-se de um estudo bibliográfico em que foram selecionados livros, teses e artigos a partir de temas como: as representações sociais da docência, a identidade do professor, valorização docente, profissionalização do magistério, relações de gênero e docência. A pesquisa foi embasada, portanto, a partir de aportes teóricos desenvolvidos por autores da área, a exemplo de Freire, 2007; Santos, 2010; Rufino, 2020; Saviani, 2009 e Sousa e Magalhães, 2021. Dentre os resultados obtidos, os estudos têm indicado que as representações sociais das professoras são formadas a partir do contexto histórico da profissão, dos grupos e contextos em que vivem, além de questões políticas e econômicas, fatores fundamentais para a formação dos indivíduos e a construção de identidades profissionais. Ao término deste trabalho é esperado que esse assunto provoque a reflexão dos leitores sobre a importância da valorização da profissão docente, sobretudo, considerando as questões de gênero e sobre como estas poderão se perceber enquanto trabalhadoras que exercem uma função fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
- ItemA leitura de mundo na percepção do docente no processo de alfabetização(2024-02-01) Meiro, Ana Carolina Cabrera; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeEste trabalho trata-se de uma pesquisa de término de conclusão de curso (TCC) que tem por objetivo investigar como, no discurso de diferentes docentes sobre suas práticas pedagógicas, aparecem a vivência e leitura de mundo dos estudantes no processo de alfabetização e letramento em uma escola pública municipal de Sorocaba. Essa pesquisa se justifica pelo nosso entendimento de que o estudante somente encontra significatividade no seu processo de letramento quando a leitura de mundo é mobilizada. Foram realizadas entrevistas com professores do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Sorocaba. As entrevistas têm como finalidade compreender e interpretar as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento e se essas práticas abarcam a leitura de mundo de seus estudantes. Logo, a pesquisa tem um viés qualitativo de cunho interpretativista. Ao longo das entrevistas, é possível perceber na análise que os sentidos e significados do processo de letramento e alfabetização são plurais e a leitura de mundo tem uma visibilidade mobilizada nesse processo. As entrevistas foram analisadas de forma interpretativa à luz das teorias de Desenvolvimento do pensamento e linguagem de Vygotsky (REGO, 2014) Alfabetização e Letramento (FERREIRO, 2011; SOARES, 2022) o papel da escola no processo de letramento e alfabetização (SMOLKA 2008; KLEIMAN, 1995) e de Leitura de Mundo (FREIRE, 1991; MACEDO, FREIRE 2022).
- ItemRaça e afetividade na constituição das relações interpessoais em contexto escolar(2024-02-01) Parfume, Bianca Letícia; Silva, Maria Cláudia Rodrigues da; Andrade, Andressa deEste trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender alguns dos reflexos da dimensão racial na constituição das relações professor-aluno a partir da ótica da afetividade. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, inspirada no método de história de vida, a partir de coleta de dados com professoras da rede pública de ensino. Foram realizadas entrevistas com duas professoras do Ensino Fundamental de uma escola municipal central da cidade de Sorocaba, São Paulo, buscando compreender como a afetividade constituída no âmbito de sala de aula, e os contextos que se desdobram do ambiente educacional, impactou-as pessoal e profissionalmente. As entrevistas foram analisadas à luz de estudos da branquitude, das construções sociais em torno da noção de raça, dos conceitos relativos à afetividade, e a constituição das relações interpessoais na educação. A pesquisa proposta se delineou a partir das reflexões realizadas durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, nas disciplinas e palestras sobre as relações étnico-raciais, e se justifica por sua relevância para a formação docente. A noção de raça, socialmente construída, reflete-se em relações de poder e hierarquias sociais que exigem olhar atento no contexto escolar, de forma a auxiliar na construção de pedagogias antirracistas. Partimos da hipótese de que a afetividade desempenha um papel significativo tanto no processo de ensino e aprendizagem como na constituição das práticas docentes relativas às relações que estabelecem com seus alunos. No caso de professores e estudantes negros, o pressuposto é de que os desafios adicionais por eles enfrentados decorrentes do racismo estrutural podem ser analisados a partir de manifestações afetivas específicas a serem identificadas e compreendidas pela pesquisa educacional.
- ItemO lugar do brincar na educação infantil: uma experiência de tempos, espaços e ação(2024-02-01) Dias, Bianca dos Santos; Andrade, Andressa deEste relato tem o objetivo de identificar e refletir sobre os tempos e espaços do brincar na Educação Infantil em uma escola particular de Sorocaba/SP. O texto foi produzido a partir da experiência vivida com um grupo de 12 crianças de 4 a 6 anos de idade e as profissionais responsáveis pela turma no ano de 2022. Visto que um dos direitos fundamentais da criança é o brincar e que a escola é um dos locais mais importantes para a vivência de experiências potencialmente conectadas com o lúdico, bem como um local dedicado ao desenvolvimento infantil, faz-se necessária essa discussão. Para tanto, foram feitas análises das experiências de estágio da pesquisadora e da entrevista com a professora do grupo de crianças em questão com o auxílio de fundamentação teórica pertinente. A partir da leitura de textos de Friedmann (2014), Tuan (1983) entre outros, buscamos identificar espaços, momentos e oportunidades de brincadeira proporcionadas às crianças pela escola e entender se o brincar foi um dos eixos do trabalho desenvolvido com essa turma de Educação Infantil e se os lugares que ocupou foram espaços e tempos reconhecidos em sua centralidade ou se foram desvalorizados como atividades de menor importância.
- ItemOs debates a respeito da implementação do ensino religioso na rede municipal de Sorocaba(2024-02-01) Alves, Aline dos Santos; Watanabe, Tiago Hideo BarbosaNo Brasil, o tema do ensino religioso tem se tornado objeto de debate, envolvendo questões relacionadas à laicidade do Estado, liberdade religiosa e a diversidade cultural. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar os debates e as discussões a respeito do ensino religioso em 2023 na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, com o intuito de compreender as falas dos diversos participantes desta audiência, suas diferentes perspectivas e reflexões sobre essa temática. Para tal propósito, examinaremos a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Sorocaba com o tema "Ensino Religioso: A Formação Integral do Indivíduo e a Superação do Preconceito em Relação às Crenças". Como procedimento metodológico, utilizou-se a modalidade de pesquisa exploratória documental com método indutivo de abordagem qualitativa, a fim de identificar de que forma os participantes desta audiência compreendem a abordagem do ensino religioso nas escolas. Ao analisar as falas contidas nesta audiência, emergiu um padrão que denota uma leitura simplista, pouco crítica e conservadora a respeito do ensino religioso, que se moldam de acordo com as experiências individuais e crenças religiosas de cada sujeito. Dessa forma, entende-se que a compreensão do ensino religioso não é fundamentada nas leis que embasam as políticas públicas educacionais, deixando uma lacuna na fundamentação de suas propostas. A ausência dessas referências legais compromete a credibilidade e a eficácia das iniciativas, uma vez que a base jurídica é essencial para respaldar a validade e a legalidade das ações governamentais. Assim, a compreensão dessa disciplina é considerada de importância porque influencia a formação do caráter dos estudantes e promove desenvolvimento da fé. Exclui-se a diversidade religiosa fora do espectro católico - evangélico contida no campo religioso brasileiro e os princípios contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei n. 9.394/96). Portanto, é imperativo superar essa abordagem simplista e conservadora no debate sobre o ensino religioso, buscando uma compreensão mais aprofundada e alinhada com os fundamentos legais que regem a educação no Brasil. A falta de uma base legal sólida compromete não apenas a consistência das propostas, mas também a equidade e a justiça no tratamento de diferentes tradições religiosas.
- ItemRepresentação social de família em livros didáticos: uma problematização sob o olhar das questões de gênero, raça e sexualidade(2024-03-11) Kowalski, Julia Pereira; Garnica, Tamyris Proença BonilhaEsta pesquisa foi construída a partir do questionamento acerca das representações sociais de família em livros didáticos, muito utilizados em escolas brasileiras, com o intuito de provocar a reflexão em educadores. Tendo em vista que a sociedade vem passando por mudanças, sabemos que o conceito de família também sofre alterações. A família nuclear (composta por um casal heterossexual e seus filhos) não é o único modelo familiar possível, existente e/ou almejado por todos. O objetivo primordial deste trabalho é problematizar as representações sociais sobre família presentes em dois livros didáticos do 1º ano do ensino fundamental, adotados por uma escola da rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista. Para isso, adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, a partir da análise de conteúdos após revisão bibliográfica em textos sobre atemática. Considerou-se o contexto histórico das representações sociais; a perspectivados marcadores sociais de gênero, raça e sexualidade. Concluiu-se que as representações sociais de família nas ilustrações analisadas priorizaram a família nuclear, hetero parental, branca, de classe média.
- ItemRepresentações sociais sobre a infância no contexto neoliberal: as camadas da invisibilização(2024-03-11) Silva, Marcella de Mello; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente trabalho busca analisar as representações sociais sobre a infância tendo em vista o contexto neoliberal, a fim de evidenciar os efeitos sobre as práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é identificar o viés mercadológico no contexto escolar, analisando-os em paralelo com representações e práticas alinhadas à lógica neoliberal, buscando entender, por meio de pesquisas e análises bibliográficas, a relação entre essas práticas e manifestações com a construção da Representação Social sobre a infância considerando suas diferentes nuances. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, realizou-se uma busca e análise de pesquisas e estudos já elaborados para discorrer acerca do tema, a fim de destacar a importância de uma educação humanizadora e emancipatória, e trazendo possibilidades para alcançá-la.
- ItemArte e primeira infância: o espaço de brincar do Sesc Sorocaba e a arte para crianças pequenas.(2024-03-13) Kuniyoshi, Alan Pablo Pereira; Moretti, Andrezza CamposEste artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de vivências artísticas na primeira infância, a partir do relato de duas ações desenvolvidas no “Espaço de Brincar” do Sesc Sorocaba relacionadas ao ciclo de atividades denominadas: “Hoje é dia de Arte, bebê!” e “Lugar de criança é fazendo Arte”, ocorridas em 2023 e mostrar que as crianças pequenas também podem e precisam se expressar. Para tanto, utilizamos a pesquisa narrativa como estratégia metodológica e amparamos nossas discussões em Cunha, em Bondia, além de legislações vigentes direcionadas às infâncias.
- ItemReflexões sobre o acesso ao capital cultural, a partir de uma experiência de mediação(2024-03-13) Marciano, Maria Isabel Modesto; Moretti, Andrezza CamposA experiência com mediação de exposições culturais possibilita troca de conhecimentos por meio do estabelecimento de diálogos sobre diferentes ambientes, pessoas e objetos de Arte. Desse modo, este trabalho tem como objetivo refletir sobre como visitas guiadas a exposições temáticas podem fomentar a identificação e ampliação do capital cultural dos participantes e como este reconhecimento pode contribuir para a formação do licenciado em Pedagogia. Para tanto, foram realizados estudos sobre o conceito de capital cultural e de mediação cultural e descritas vivências, de modo que diferentes contextos pudessem ser evidenciados e analisados. Especificamente, foram utilizadas narrativas autobiográficas como estratégia metodológica e foram apresentadas e analisadas de três cenas vivenciadas em um estágio não obrigatório, realizado no SESC Sorocaba, entre junho e setembro de 2022, durante a mediação da exposição Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros. As reflexões advindas da análise dessas cenas demonstraram que, a conduta dos participantes era diferente conforme a classe social originária, que qualquer indivíduo pode se envolver em espaços culturais e refletir sobre obras de arte, mesmo sem conhecimento avançado nesses espaços e que tais conhecimentos podem contribuir com a formação em Pedagogia, pois o professor realiza, cotidianamente mediações culturais em seu cotidiano, na medida em que deve selecionar conteúdos e desenvolver reflexões com os estudantes.
- ItemA responsabilização do indíviduo no fracaso escolar durante o ensino fundamental: anos iniciais(2024-06-26) Vieira, Ludmila Pantano; La Luna, AlexandreSegundo o UNICEF, atualmente o fracasso escolar é um tema complexo e que se dá pela combinação de três fatores: reprovação, abandono e distorção da idade-série. Esses fatores, somados ou isoladamente, acabam afetando mais alguns grupos específicos: meninos, povos indígenas, negros e pessoas com deficiência. No ano de 2019, considerando escolas municipais e estaduais do Brasil, só a região sudeste teve 138.084 estudantes reprovados, apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, o que equivale a 3,1% dos estudantes da região. A proposta central desta pesquisa é conhecer a relação entre o fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e o sistema educacional. Serão analisados os conceitos de fracasso escolar através de abordagens individualizadoras e reducionistas, que atribuem a culpa do fracasso exclusivamente ao indivíduo, com foco principal no estudante, negligenciando o impacto dos métodos de ensino adotados e suas possíveis consequências nesses casos. Será feita uma revisão bibliográfica sobre a temática para se conhecer, desde o conceito de fracasso escolar e as variáveis envolvidas dentro e fora da escola e o papel dos agentes educacionais na mediação diante dessa problemática. Assim, pretende-se ir além de uma visão simplista que coloca toda a responsabilidade no estudante, investigando como o sistema escolar pode influenciar e contribuir para o fracasso. É essencial compreender a complexidade desse problema para propor abordagens mais abrangentes e efetivas, que levem em consideração não apenas o indivíduo, mas também o ambiente educacional e as práticas pedagógicas adotadas.