Navegando por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 1475
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise técnica de ferramentas de teste de software para garantia de qualidade em aplicativos mobile(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 0019-05-16) Bolzan, Eduardo Gonçalves Lins; Balthazar, Glauber da Rocha; Oliveira, Fábio Feliciano de; Sovat, Ricardo BarzOs aplicativos de dispositivos móveis obtiveram um aumento significativo de downloads nos últimos anos devido a grande demanda de ferramentas virtuais utilizadas no cotidiano da população. Isso obrigou as empresas fabricantes deste tipo de software adotarem a utilização de ferramentas para garantir a qualidade dos aplicativos produzidos devido aos problemas relacionados ao desenvolvimento das aplicações como erros e falhas na programação que podem comprometer um produto final. A finalidade deste trabalho é apresentar um estudo técnico das ferramentas que garantam a qualidade no desenvolvimento de aplicativos através da verificação da utilização de softwares de testes, visando apresentar um relatório de uso e qualidade para poderem ser adotados pelos desenvolvedores na criação de aplicativos para o ambiente mobile. Para tanto este trabalho realiza um levantamento técnico destas ferramentas de teste; apresenta suas formas de utilização (instalação,configuração, forma de manuseio, etc); analisa como elas se adequam a diferentes tipos de requisitos de software; e apresenta a execução destas ferramentas nestes requisitos com o objetivo final de analisar como elas se comportam gerando um relatório que apresente as garantias de cada ferramenta perante um determinado tipo (natureza) de requisitos. Assim, este trabalho apresenta o objetivo de auxiliar aos desenvolvedores na escolha de determinadas ferramentas para cada conjunto de requisitos que o aplicativo tenha, garantindo que o número de erros e falhas no desenvolvimento seja minimizado
- ItemMaestro FC: Aplicação Web para Auxiliar os Usuários do Fantasy Game Cartola FC(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 0019-05-19) Bogarin, Bruno; Silva, Everton Josué da; Melo Júnior, Alencar; Souza, Draylson Micael deO presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do sistema Maestro FC. O Maestro FC é uma aplicação web voltada ao auxílio de jogadores do fantasy game Cartola FC, que simula equipes virtuais com atletas reais baseados no Campeonato Brasileiro de Futebol. O grande número de possibilidades de escalação para uma equipe em uma rodada do Cartola FC torna a tarefa de selecionar os melhores jogadores um grande desafio. O sistema aqui desenvolvido oferece uma ferramenta de análise comparativa e estatística de atletas apresentando visualmente os dados através gráficos e tabelas. Além disso, o Maestro FC também oferece uma ferramenta de sugestão de escalação utilizando um algoritmo de otimização na tomada de decisão, previamente desenvolvido pelo orientador do projeto, baseado nas preferências e restrições do usuário para elaborar a melhor equipe virtual. O sistema web em conjunto com o algoritmo de otimização apresentou resultados superiores quando comparados aos resultados do jogador de Cartola FC com mais pontos em um uma edição.
- ItemUma proposta de ensino de logaritmos utilizando os conceitos de modelagem matemática(IFSP, 01/03/2016) Niwa, Seiji; Tiago, Graziela MarchiEsta pesquisa de cunho teórico tem por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino de logaritmos utilizando as ideias da Modelagem Matemática por meio de fases para uma possível aplicação para turmas de Licenciatura em Matemática. Em nossa pesquisa percebemos que embora tenha um número significativo de trabalhos sobre ensino de logaritmos, poucas utilizam a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino, fato este que foi uma das motivações da pesquisa. Sobre o movimento histórico da Modelagem Matemática apresentaremos as ideias iniciais, desde a utilização deste conceito na Educação Matemática até a aplicação dela no ensino. Analisamos diferentes ideias de pesquisadores desta grande área até chegarmos a um consenso de utilizar a ideia da Modelagem Matemática por meio de fases proposta por Beltrão. Na parte final elaboramos uma sequência didática com uma análise de cada exercício proposto contendo também diversas sugestões de trabalhos que servirão de subsídio ao professor que sentir necessidade de reforçar determinado assunto
- ItemPropriedades de metalocarboxiftalocianinas imobilizadas em caulinita(IFSP, 01/03/2018) Hirano, Carlos Alberto Mitio; Calefi, Paulo SérgioAvaliar a funcionalização e as propriedades da caulinita sintética de uma metaloftalocianina (MPc) a partir da caulinita. As ftalocianinas são macrociclos aromáticos e possuem um extenso sistema planar conjugado de 18 elétrons p. Além destas características que as tornam de grande interesse, as ftalocianinas ainda podem acomodar cerca de 70 tipos de íons metálicos no centro do macrociclo, sendo chamadas de metaloftalocianinas. Que apresentam propriedades químicas e físicas únicas, resultando em uma gama de aplicações como, por exemplos fotocatálise, terapia fotodinâmica (TFD), óptica não linear e materiais semicondutores. A caulinita é uma matriz inorgânica muito empregada para obtenção de materiais híbridos por apresentar resistência térmica e química, e a possibilidade de promover a funcionalização para seguida imobilização de macromoléculas. Com o propósito de amenizar essas propriedades de agregação, com o objetivo de estudar a imobilização de carboxiftalocianinas em caulinita funcionalizada com tris (hidroximetil)aminometano (KaTRIS), obtendo um novo material híbrido. Os materiais obtidos foram caracterizados por espectroscopia de absorção na região do infravermelho (IV) e na região do ultravioleta e do visível (UVVis), análise térmica (TG/DTG), microscopia eletrônica de transmissão (MET)
- ItemSistema de posicionamento de um atuador pneumático comandado por válvulas proporcionais reguladoras de pressão(IFSP, 01/08/2018) Muzy, Gabriel Almeida; Caporali, Alexandre SimiãoEste trabalho apresenta um sistema de posicionamento de um cilindro pneumático linear de dupla ação, comandado por duas válvulas 3 vias com modulação proporcional de pressão. As vantagens apresentadas por sistemas pneumáticos quando comparados com sistemas hidráulicos e elétricos tornam este tipo de tecnologia motivo de constante pesquisa no ramo científico. Porém, as não linearidades relacionadas com a utilização do ar comprimido e aos atritos envolvidos em seu movimento tornam o controle complexo e são desafios a serem superados. Neste trabalho, foram elaborados modelos matemáticos para a simulação das respostas do sistema levando em consideração a dinâmica do êmbolo do cilindro, o comportamento do ar comprimido nas câmaras dianteira e traseira, a influência dos atritos estático e dinâmico e a dinâmica das válvulas. Muitos trabalhos sobre esse tema adotam válvulas e modelos matemáticos com controle de vazão mássica de ar. No sistema proposto, o posicionamento é efetuado com controle de pressão. As válvulas adotadas neste trabalho possuem embarcado um controlador proporcional integral derivativo (PID), e trabalham em malha fechada monitorando e controlando os sinais de entrada e saída do processo. Foi utilizado o programa Matlab / Simulink para a realização de simulações computacionais e os resultados foram comparados com as respostas de um sistema real, obtidas através de coleta de dados realizada com o auxílio do programa Labview no protótipo desenvolvido para testes. As curvas obtidas por simulação computacional são apresentadas e comparadas com os dados experimentais. Os resultados foram considerados satisfatórios para utilização em sistemas industriais
- ItemQualidade de vida no currículo da formação docente(IFSP, 01/09/2016) GianfaldoniI, Ivo; Novaes, Diva ValérioNeste trabalho, propusemos um projeto que possa ser trabalhado interdisciplinarmente em todos os seis cursos de formação de professores, oferecidos em uma instituição pública. Defendemos que é tarefa da formação de professores, oferecer preparo que favoreça a manutenção da saúde física e mental, do professor no exercício da docência. De maneira recíproca, a qualidade de vida dos alunos interfere na qualidade da aprendizagem. O grande número de professores desmotivados ou com a saúde debilitada, como largamente divulgado em pesquisas nacionais e internacionais, dá relevância para este estudo. A tarefa da formação de professores na Educação Básica comprometida com o preparo do aluno para o exercício da cidadania, como consta na lei 9394/1996 (LDB) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais: Para a Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-Raciais, convergem para a compreensão de que oferecer plena formação ao indivíduo, tem associações com a saúde e bem-estar dos professores e alunos. Estabelecemos uma discussão à luz de autores que discutem Qualidade de Vida, psicopatologia do trabalho, formação de professores e a profissão docente. Assim, esta pesquisa é bibliográfica e documental. Buscamos responder a seguinte questão: Como desenvolver um Projeto de Ensino nos cursos de Formação de Professores, para discutir a Qualidade de Vida no exercício docente? Definimos um grupo de temas apontados como importantes, em pesquisa bibliográfica entre os quais se inclui a legislação educacional. Realizamos uma pesquisa no currículo destes cursos para verificar quais temas eram ou não trabalhados. Identificamos que alguns destes temas eram bem trabalhados em determinado curso, mas não em outros. Outros temas não eram abordados em nenhum dos cursos. No projeto interdisciplinar elaborado, propomos que os temas já trabalhados em algum curso sejam socializados com os demais, e oferecemos subsídios para que se trabalhem aqueles que não figuram em nenhum dos cursos
- ItemPromoção de saberes docentes e articulação teórico-prática entre um grupo de Licenciandos em Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID(IFSP, 01/09/2016) Lima, Cássio de Siqueira; Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso deNo que diz respeito à formação profissional de professores, as pesquisas em educação indicam a importância de se considerar as realidades educativas e o cotidiano dos docentes no processo de sua formação, seja ele inicial e contínuo. No âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), por meio do Subprojeto do Curso de Licenciatura em Física do Campus São Paulo do IFSP, buscou-se compreender possibilidades de promoção de saberes docentes e da formação teórico-prática entre os licenciados bolsistas do programa, evidenciadas juntamente com a aprendizagem das atividades diversas que desmandam salas de aula concretas. Para tanto, por ser a pesquisa constituída por fenômenos socialmente construídos, com o apoio da metodologia de análise de conteúdo, foram analisados questionários respondidos pelos "pibidianos" que frequentaram uma escola conveniada ao Programa, quando estes foram convidados a avaliar sua formação profissional, o que permitiu a identificação de saberes docentes promovidos (da formação profissional, disciplinares, curriculares, experienciais) e a importância das parcerias profissionais
- ItemMatemática e música: desvendando essa relação na perspectiva do ensino híbrido(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 02/03/2018) Souza, Izabel Simone; Tiago, Graziela MarchiEssa pesquisa aborda as relações entre Matemática e Música, que normalmente são tratadas como ciências completamente isoladas uma da outra. Pretende-se revelar nesse trabalho analogias e semelhanças existentes entre esses dois campos do saber, capazes de possibilitar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados ao Ensino Híbrido no ensino e aprendizagem da Matemática. As relações entre estas áreas foram associadas também às teorias do Pensamento Analógico para a construção de significados. Esse trabalho é baseado principalmente nas teorias de Abdounur, Bacich e Moran, procurando desenvolver novas ferramentas que possam ser utilizadas no ensino de Matemática, visando indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados a partir da Música, numa perspectiva de desenvolver algo significante aos alunos, professores e educadores, trabalhamos com A Sala de Aula Invertida e a Rotação por Estações, utilizando materiais diferenciados como um afinador de violão, vídeo sobre a Matemática na Música e a representação das funções trigonométricas ? seno, no papel quadriculado. Acredita-se que isso possa ser alcançado a partir da junção de aspectos teóricos e práticos do ensino de Matemática, desde que essa junção esteja relacionada a algo que desperte o interesse dos alunos, no caso, a Música. São apresentadas estratégias de aplicação e desenvolvimento de modelos Matemáticos, que resultaram em uma proposta didática, anexa à dissertação, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica
- ItemModelagem de um processo de especificação de equipamentos de telecomunicações utilizando Redes de Petri(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 02/10/2014) Oliveira, Letícia Naresse Zambon de; Nakamoto, Francisco YastamiO mercado de projetos de engenharia na área de telecomunicações é sazonal e tem grandes picos de produção associados a curtos prazos para atendimento das demandas de serviços. Consequentemente, necessita-se de produtividade elevada eum alto nível de qualidade dos serviços prestados, sendo inadmissível o retrabalho das atividades envolvidas na cadeia produtiva. Uma das principais atividades para instalação de equipamentos para as redes de telefonia celulares é a lista de materiais (LM) para instalação, que contempla todos os itens necessários para que se possa instalar o equipamento que é solicitado pelo cliente via contrato comercial. A qualidade da lista, considerando-se a especificação de cada item e a quantidade suficiente com previsão para possíveis imprevistos, influencia efetivamente o tempo de instalação e a qualidade do serviço prestado. Neste contexto, foram identificadas não conformidades no atendimento aos prazos de entrega devido a erros nas especificações, nas quantidades necessárias dos componentes requeridos no projeto ou devido a ambos os motivos. Através da experiência em projetos e entrevistas com os projetistas, foi possível verificar que seria de grande auxílio uma ferramenta que automatiza-se o processo de especificação de materiais, hoje realizadas manualmente, através de consultas de manuais e banco de dados individuais de cada projetista. Com estas informações, foi possível elaborar um banco de dados único, e assim com a modelagem através do Production Flow Schema (PFS) e o refinamento sucessivo, com as Redes de Petri (RdP), das possíveis soluções encontradas para cada local de instalação, desenvolveu-se uma ferramenta em planilha eletrônica (Microsoft Excel, 2010) automatizando esta tarefa. Os resultados foram positivos, pois além de alcançar o objetivo de padronização e melhoria da qualidade nas LM, houve uma diminuição de tempo de execução médio de 76,64%, e sem custos adicionais para a área, pois não foi necessário a utilização de software diferente dos já utilizados pela empresa, portanto sem aquisição de novas licenças.
- ItemAgricultura convencional versus agricultura orgânica: uma proposta de ensino CTS(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 02/10/2018) Benevides, Raquel Rodrigues Teixeira; Miranda Junior, PedroO ensino de ciências contextualizado por meio da discussão de temas sociocientíficos relevantes, fundamentada em conceitos científicos aprendidos em sala de aula, contribui para a formação ampla dos estudantes, capacitando-os para atuar de forma crítica na resolução de questões cotidianas e sociais. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e analisar uma sequência de ensino investigativo (SEI) elaborada a partir dos referenciais CTS. A SEI elaborada com a temática ?agricultura convencional versus agricultura orgânica? constituiu-se de dois ciclos de atividades diversificadas, a fim de contribuir para o ensinoaprendizagem, com os seguintes objetivos: 1) motivar os estudantes para a construção de conceitos de Química Orgânica; 2) contribuir para a compreensão da linguagem química; 3) compreender a função da química para o desenvolvimento tecnológico e para a sociedade; 4) estimular a reflexão, a discussão e a argumentação dos estudantes; 5) instigar a discussão do tema agricultura e a produção de alimentos, possibilitando o debate de ideias e a articulação da tríade CTS, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão frente a situações reais; 6) inserir os estudantes na cultura científica escolar. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em uma escola pública estadual do município de Embu das Artes (SP), com uma turma de 26 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, observação das aulas, registros em diário de campo, produção dos estudantes e gravações em áudio do júri simulado. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram diversas potencialidades da SEI, tais como: a motivação dos estudantes; um ensino contextualizado; a articulação das relações CTS; a aprendizagem de conceitos químicos; a tomada de posicionamento crítico; o estímulo ao trabalho cooperativo; a contribuição para a prática reflexiva da professora participante. Os principais desafios da SEI foram: a precariedade da estrutura física da escola para o desenvolvimento de aulas diferenciadas; a desmotivação dos alunos no início da SEI para argumentação e leitura de textos; a pouca familiaridade dos alunos com realização de práticas investigativas. Durante o desenvolvimento das atividades observou-se um amplo interesse dos alunos acerca da temática abordada e maior participação e argumentação nos debates sobre os impactos socioambientais causados pela agricultura convencional. A análise propiciou estabelecer articulações CTS nas produções dos alunos a partir das reavaliações das hipóteses para as problemáticas propostas nos ciclos I e II da SEI. Os debates durante as atividades, a entrevista com trabalhadores de horta urbana, a construção da horta e o júri simulado, possibilitaram o posicionamento crítico dos estudantes frente à questão abordada e ainda a construção de conceitos de química orgânica. A abordagem CTS vai ao encontro da função social do ensino defendida neste trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, como subsídios para formação da autonomia crítica dos estudantes e para a tomada de posicionamento frente a questões sociocientíficas, a partir de conhecimentos e valores e para a compreensão do pano de fundo presente nos discursos de especialistas e no desenvolvimento científico e tecnológico
- ItemAnálise por simulação de rotores de materiais conjugados para baterias eletromecânicas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 03/03/2018) Coppedé, Daniel ; Frajuca, CarlosO trabalho apresenta um estudo voltado a um tipo específico de roda de inércia, conhecida como Flywheel, capaz de acumular energia cinética quando em movimento. Foram realizadas análises computacionais sobre a geometria e a proporção de materiais conjugados para o rotor. Estas rodas são utilizadas em baterias eletromecânicas que detém uma maior vida útil se comparada com outros tipos de bateria comercialmente conhecidas. Este estudo visa à análise de uma roda de inércia girando a uma velocidade de rotação de até 150.000 rpm, assim concentrando maior quantidade de energia e reduzindo dimensões e custos de material. Para tanto, neste trabalho foram criados e simulados, pelo Método de Elementos Finitos, vários tipos de geometrias de rodas de inércia, com a intenção de verificar o comportamento das tensões de resistência mecânica do material na sua elevada velocidade de rotação. Com estes dados escolheu se a geometria e o material que juntos obtiveram o melhor desempenho para o desenvolvimento de uma roda de inércia de baixo custo e elevado rendimento, com resultados obtidos de rotações acima dos 170.000 rpm
- ItemAnálise dos parâmetros da soldagem por atrito rotativo coaxial entre o cobre eletrolítico e a liga CuCrZr para garantir condutividade elétrica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 03/07/2018) Sabor, Wagner de Campos; Nakamoto, Francisco YastamiA união de materiais similares e dissimilares realizadas por soldagem por atrito rotativo ou Friction Rotary Welding (FRW) é muito utilizada na indústria, principalmente na indústria automobilística para a fabricação de peças com geometrias complexas ou compostas de materiais dissimilares, em que os processos tradicionais de soldagem por fusão não são possíveis ou não recomendados devido às restrições das condições de contorno que envolvem propriedades do material e/ou processo. Esta pesquisa visa obter a correlação dos parâmetros de soldagem FRW entre o cobre eletrolítico e a liga CuCrZr, mantendo a qualidade da condutividade elétrica na região da solda. A soldagem dos corpos de prova foi realizada em um equipamento adaptado para realizar o processo, ou seja, foi realizado o retrofit de um torno mecânico convencional, com a adaptação de reforços estruturais, sistema hidráulico, sistema de controle eletrônico de rotação, sensores e software dedicado. Após uma extensa pesquisa experimental, os melhores parâmetros para a obtenção de soldas de boa qualidade foram determinados. O presente trabalho contribuirá para o processo de fabricação de terminais e hastes para transformadores e eletrodos para soldagem por resistência, dentre outras aplicações. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de tração, dureza e microdureza Vickers, inspeções metalográficas, micrográficas e macrográficas, ensaios não destrutivos e ensaios de condutividade elétrica, que comprovam a eficiência das soldas, boa resistência mecânica e melhora na condutividade elétrica
- ItemEscalonamento de ganhos em Controladores PID/PI com a utilização de Redes Neurais Artificiais aplicados em Máquinas de Empacotamento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 03/072017) Wu, Fabio Bruci; Barbosa, Paulo RobertoSistemas controlados por servo motor são facilmente encontrados na indústria e, na maioria dos casos, esses sistemas não são lineares, o que pode demandar o desenvolvimento de estratégias mais elaboradas para o controle do servo motor. A planta utilizada neste estudo é um conjunto de selagem acionado por servo motor, onde o controle é feito diretamente por um servo drive com controle PID/PI (Proporcional Integral Derivativo/Proporcional Integral), sendo possível manipular os valores dos ganhos do controlador. O conjunto de selagem efetua o movimento de abertura e fechamento de forma cíclica, produzindo um sobressinal de posição de 2% ou mais quando ajustado pelo método de sintonização automática dos ganhos. Sabendo que a planta não é linear e que possui diferentes ganhos para distintas faixas de operação, este trabalho tem como objetivo propor um escalonamento de ganhos para essas diferentes faixas de operação, utilizando uma rede neural artificial capaz de reproduzir uma relação que irá gerar os ganhos de acordo com a faixa de operação do sistema, reduzindo o sobressinal do conjunto de 2% ou mais para um sobressinal menor que 0,5%.
- ItemEstudo de um classificador do tipo máquina de vetores de suporte para a classificação de sinais miolétricos provenientes do antebraço(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 03/09/2017) Araujo, Guilherme Cancian de; Pires, RicardoO presente trabalho aborda o estudo e o desenvolvimento de um classificador utilizando Máquina de Vetores de Suporte para o reconhecimento de diferentes movimentos da mão humana. Para isso, foram utilizados sinais mioelétricos gerados pelos músculos do antebraço. Tais sinais são provenientes de uma base de dados pública. O classificador desenvolvido foi projetado para o reconhecimento de oito padrões diferentes, por isso ele possui oito Máquinas de Vetores de Suporte organizadas em cascata. Cada uma ficou responsável por separar uma classe em relação a todas as outras. Para estudar o classificador, alguns testes foram realizados variando-se o número de vetores apresentados para o treinamento do classificador, o número de amostras utilizadas para calcular as características temporais que formam os vetores e o tipo de kernel. Os kernels utilizados foram: linear, quadrático e polinomial de terceira ordem. Após a etapa de treinamento, 100 vetores de cada uma das oito classes foram apresentados para o classificador com o objetivo de medir a precisão obtida. Como resultado, foi observado que, dentro das condições de estudo, o classificador desenvolvido foi capaz de atingir índices de acerto de até 99,62%. Com isso é possível concluir que as classes de movimentos estudadas são linearmente separáveis e, portanto, é viável a utilização de máquinas de vetores de suporte para a classificação desses padrões.
- ItemDesenvolvimento de um sistema de detecção de falhas de desbalanceamento on-line, baseado em FPGA para aplicação em máquinas rotativas de indução(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 04/03/2016) Yamamoto, Guilherme Kenji; Sousa, João Sinohara da SilvaAté num passado recente, para executar a observação de problemas ocorridos em máquinas, operários colocavam a ponta de uma barra metálica na região da máquina a estudar e a outra extremidade no ouvido, para sentirem e ouvirem o que estava ocorrendo, e por meio da sensibilidade e experiência desenvolvida por cada um, tentar determinar um diagnóstico. Esta prática ainda é muito comum em oficinas para diagnosticar problemas diversos de máquinas em funcionamento, como por exemplo, o desbalanceamento, tema abordado neste estudo. Durante os últimos anos tem ocorrido uma grande evolução tecnológica na área de processamento digital de sinais, eletrônica, microeletrônica e instrumentação, abrangendo inovações tanto em hardware como em software. Tais inovações permitiram o desenvolvimento de novas metodologias de detecção e diagnósticos de falhas em máquinas rotativas. Com base nessas inovações, esta dissertação teve como objetivo implementar em FPGA um algoritmo de análise, baseado em espectro de frequências, possibilitando detectar, de maneira on-line, falhas de desbalanceamento em motores de indução. Este trabalho apresenta um estudo sobre análise de vibrações a partir de gráficos (espectros de frequência) e o desenvolvimento de uma bancada experimental de testes, que em conjunto, permitem que um maior número de pessoas treinadas, independente da larga experiência no diagnóstico de falhas, possam analisar e determinar perfeitamente o diagnóstico sobre as condições de funcionamento da máquina rotativa. Os objetivos propostos neste trabalho foram atingidos, ensaios apresentaram redução do nível de vibração na máquina na ordem de 8 vezes (máquina desbalanceada) em relação ao balanceamento da máquina indicado pelo sistema desenvolvido nesta pesquisa.
- ItemDetecção automática de indícios de fraude em assinaturas em documentos digitais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 04/04/2017) Gonçalves, Leandro Inácio; Pires, RicardoNos tempos atuais, com o advento da tecnologia, transferem-se imagens em poucos segundos, possibilitando a concretização de um negócio, bens, acordos etc. à distância, por meio da comprovação de identidade. Neste procedimento, imagens podem ser alteradas através do uso de ferramentas de edição, como Adobe Photoshop, com o intuito de fraudar um processo em negociação. O objetivo deste trabalho é a detecção automática de adulterações de assinaturas em documentos digitalizados através do uso de assinaturas provenientes de um segundo documento fonte. Utilizou-se a biblioteca OpenCV e PyWavelet para a extração de distribuições geradas pela transformada Wavelet, análise de momentos estatísticos e submissão para um classificador denominado de máquina de vetores de suporte. Os resultados foram satisfatórios, atingindo a acurácia de 76%, o que permite aumentar a eficiência do processo, na indicação de quais documentos e pessoas relacionadas, devem ser investigadas.
- ItemAspectos de duas demonstrações do pequeno teorema de FERMAT(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 04/10/2017) Espírito Santo, Marcelo Alexandre Torres do ; Carvalho, Henrique Marins deEsta dissertação é parte dos requisitos para obtenção do título de mestre no programa PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus São Paulo). Em consonância com a proposta deste referido programa que prima por uma matemática acadêmica rebuscada, que eleve o nível do professor da educação básica para que o mesmo possa levar novas propostas enriquecedoras para a sala de aula e agregar ao currículo básico, o presente trabalho uniu um resultado fundamental da teoria dos números, o Pequeno Teorema de Fermat, em sua apresentação formal a uma versão alternativa do mesmo, encontrada na análise combinatória devida a Julius Petersen, que pode ser representada de forma lúdica por colares em uma turma de educação básica, estabelecendo, assim, relações entre a matemática acadêmica e a da sala de aula da educação básica. Para tanto, a literatura listada nas referências bibliográficas buscou esboçar o que chamamos de matemática através de suas provas, teoremas, corolários, axiomas e seus aspectos filosóficos, sem esgotar o tema por motivos, por exemplo, da matemática ser uma construção milenar, mas que permitiu ao menos estruturar a importância dos objetos estudados. Assim, o trabalho versa primeiramente sobre os aspectos filosóficos e estruturais de provas e demonstrações em geral, em seguida aborda a demonstração do Pequeno Teorema de Fermat sob um ponto de vista formal e histórico e, finalmente, é apresentada uma atividade lúdica, utilizando artesanato com miçangas que pretende unir a matemática sofisticada superior do Pequeno Teorema de Fermat à matemática elementar do ensino médio fundamentada apenas no princípio fundamental da contagem
- ItemDesenvolvimento de um algoritmo em FPGA para detecção automática de eventos anormais em sinais elétricas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 05/04/2016) Azevedo, Renan Airosa Machado de; Campo, Alexandre BrincalepeNeste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um algoritmo em FPGA baseado na técnica estatística de correlação para criar um sistema automático de detecção de eventos anormais em sinais elétricos. A implementação desta técnica pode ser considerada um primeiro passo no desenvolvimento de osciloscópios digitais de alto desempenho com possibilidade de expansão de suas funcionalidades. A escolha desta linha de pesquisa ocorreu por conta da ocorrência cada vez maior de eventos indesejados em sinais elétricos, principalmente devido à alta integração de transistores em circuitos integrados. Estas ocorrências podem causar falhas em produtos após seu lançamento no mercado devido aos osciloscópios não possuírem uma arquitetura que permita capturar cem por cento dos eventos durante a fase de validação e teste. Isto ocorre porque todos os osciloscópios possuem um intervalo de tempo conhecido como dead time, em que o instrumento fica impossibilitado de detectar qualquer sinal por conta da realização de tarefas relacionadas ao processamento e exibição dos dados na tela. Com base nestes desafios, este trabalho apresenta uma alternativa para lidar com o teste de integridade de sinais, por meio de um algoritmo implementado em FPGA que resultou na detecção de todos os eventos aleatórios perante as condições de teste estipuladas por este trabalho. No final do trabalho são apresentados os desafios encontrados durante a etapa de desenvolvimento, principalmente em relação à dificuldade em programar um código otimizado o suficiente para este tipo de aplicação, de maneira a garantir que o chip FPGA tenha os recursos de hardware necessários para reproduzir o funcionamento esperado do sistema. Por fim, algumas limitações do trabalho são explanadas para o desenvolvimento de futuras pesquisas.
- ItemDispositivos móveis digitais e sistemas de resposta em sala de aula: investigando possibilidades no processo pedagógico que busca diálogo com os alunos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 05/07/2018) Oliveira, Cristiano Santana Cunha de; Kirkorian, José Paulo CuryA pesquisa teve como objetivo investigar possibilidades de favorecer a interação dialógica entre professores e estudantes em uma sala de aula a partir do uso de recursos didáticos oferecidos por um software da família conhecida como Classroom Response System, ou Sistema de Resposta em Sala de Aula, por meio dos smartphones dos estudantes. A plataforma selecionada foi a Nearpod?, uma opção com documentação e alguns recursos gratuitos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma (docente e estudantes) de um curso superior em Tecnologia, em disciplina cujo tema era a Eletrostática. Quatro intervenções didáticas foram desenvolvidas em conjunto com o professor a fim de utilizar a tecnologia em situações do cotidiano da sala de aula. O docente e o pesquisador, que atuou em observação participante, alternaram-se na condução das aulas. A coleta de dados das interações dialógicas e atitudinais ocorreram durante as intervenções didáticas com Dispositivos Móveis Digitais e visaram registrar a relação pedagógica, a fim de oportunizar a análise do tipo de interação e sua relação com a tecnologia. Para o tratamento qualitativo de dados foram adotadas como fontes primárias a gravação audiovisual das aulas e o relatório dos registros de uso, gerado e disponibilizado pelo sistema. O processo de análise se fundamentou na Análise Temática de Conteúdo. Como resultados da pesquisa, observamos que o uso da tecnologia nessa abordagem repercute na interação professor-alunos e pode favorecer o docente a assumir postura dialógica ampliando a participação e a voz do aluno além de poder contribuir com a dinâmica da aula. Contudo, é preciso ressaltar que apesar dos aspectos promissores sugeridos pelo uso da plataforma, evidenciou-se que o preparo e a disposição real do professor para propor a dialogicidade a seus alunos é essencial
- ItemSistema de identificação de falhas em escadas rolantes utilizando redes neurais artificiais(IFSP, 05/10/2015) Alves, Alessandro Lins; Caporali, Alexandre SimiãoEscadas Rolantes são importantes meios de locomoção dentro de sistemas metro-ferroviários. Em caso de falhas, elas podem parar bruscamente, podendo gerar graves acidentes. Desta forma, é fundamental que a detecção das falhas neste equipamento ocorra de forma correta. O objetivo deste trabalho é diminuir a incidência de paradas desnecessárias nas escadas rolantes, evitando assim graves acidentes, transtornos aos usuários e também diminuindo custos com manutenção. Para isto, foi desenvolvido um dispositivo de baixo custo para captar os dados vibracionais de uma escada rolante. De posse destes dados, foi realizado um estudo de viabilidade da utilização de uma rede neural artificial do tipo mapa auto-organizável, para que estes dados fossem classificados corretamente e com isto o sistema pudesse diferenciar uma falha real de uma falsa falha em uma escada rolante. O modelo proposto obteve 77,67% de acerto na classificação das falhas, em relação a outros tipos de sinais provenientes da vibração das escadas rolantes.