Licenciatura em Pedagogia

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    Os debates a respeito da implementação do ensino religioso na rede municipal de Sorocaba
    (2024-02-01) Alves, Aline dos Santos; Watanabe, Tiago Hideo Barbosa
    No Brasil, o tema do ensino religioso tem se tornado objeto de debate, envolvendo questões relacionadas à laicidade do Estado, liberdade religiosa e a diversidade cultural. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar os debates e as discussões a respeito do ensino religioso em 2023 na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo, com o intuito de compreender as falas dos diversos participantes desta audiência, suas diferentes perspectivas e reflexões sobre essa temática. Para tal propósito, examinaremos a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Sorocaba com o tema "Ensino Religioso: A Formação Integral do Indivíduo e a Superação do Preconceito em Relação às Crenças". Como procedimento metodológico, utilizou-se a modalidade de pesquisa exploratória documental com método indutivo de abordagem qualitativa, a fim de identificar de que forma os participantes desta audiência compreendem a abordagem do ensino religioso nas escolas. Ao analisar as falas contidas nesta audiência, emergiu um padrão que denota uma leitura simplista, pouco crítica e conservadora a respeito do ensino religioso, que se moldam de acordo com as experiências individuais e crenças religiosas de cada sujeito. Dessa forma, entende-se que a compreensão do ensino religioso não é fundamentada nas leis que embasam as políticas públicas educacionais, deixando uma lacuna na fundamentação de suas propostas. A ausência dessas referências legais compromete a credibilidade e a eficácia das iniciativas, uma vez que a base jurídica é essencial para respaldar a validade e a legalidade das ações governamentais. Assim, a compreensão dessa disciplina é considerada de importância porque influencia a formação do caráter dos estudantes e promove desenvolvimento da fé. Exclui-se a diversidade religiosa fora do espectro católico - evangélico contida no campo religioso brasileiro e os princípios contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei n. 9.394/96). Portanto, é imperativo superar essa abordagem simplista e conservadora no debate sobre o ensino religioso, buscando uma compreensão mais aprofundada e alinhada com os fundamentos legais que regem a educação no Brasil. A falta de uma base legal sólida compromete não apenas a consistência das propostas, mas também a equidade e a justiça no tratamento de diferentes tradições religiosas.
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    Projeto pedagógico de curso, inclusão escolar e formação do pedagogo
    (2023-12-08) Santos, Joelma Santiago; Vilaronga, Carla Ariela Rios
    Esta pesquisa tem o objetivo de analisar, nos documentos oficiais do curso de pedagogia do IFSP, as abordagens sobre a inclusão escolar e a formação do pedagogo. Como fonte documental, foram analisados seis Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de licenciatura em pedagogia. Inicialmente foi realizado um mapeamento dos cursos de graduação em Pedagogia do IFSP vigentes em 2022, construindo um banco de dados. Posteriormente, foi realizada busca pelas palavras-chave relacionadas ao tema, a leitura dos objetivos dos cursos e dos trechos que aparecem as palavras-chave na parte inicial do projeto e em nomes de componentes curriculares dos cursos. E resultou que a maioria dos termos analisados aparecem na parte inicial dos PPCs e aparecem em componentes curriculares relacionados à Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Foi constatado que as componentes apresentam semelhanças nas suas ementas, mas diferem no semestre em que são ofertadas na formação inicial dos licenciandos de pedagogia.
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    Representações sociais sobre a infância no contexto neoliberal: as camadas da invisibilização
    (2024-03-11) Silva, Marcella de Mello; Garnica, Tamyris Proença Bonilha
    O presente trabalho busca analisar as representações sociais sobre a infância tendo em vista o contexto neoliberal, a fim de evidenciar os efeitos sobre as práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é identificar o viés mercadológico no contexto escolar, analisando-os em paralelo com representações e práticas alinhadas à lógica neoliberal, buscando entender, por meio de pesquisas e análises bibliográficas, a relação entre essas práticas e manifestações com a construção da Representação Social sobre a infância considerando suas diferentes nuances. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, realizou-se uma busca e análise de pesquisas e estudos já elaborados para discorrer acerca do tema, a fim de destacar a importância de uma educação humanizadora e emancipatória, e trazendo possibilidades para alcançá-la.
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    Práticas de letramento: quais as possibilidades de leitura de mundo na adolescência e juventude?
    (2023-01-31) Silva, Tamiris Macedo dos Santos; Moreno, Ticiane Rafaela de Andrade
    O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa, cuja análise de dados se configura como um relato crítico de experiência, de um Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa tem como objetivo identificar as leituras de mundo em adolescentes que estão em estado de vulnerabilidade social e privação socioeconômica no município de Sorocaba, estado de São Paulo. Os dados estão sendo gerados a partir de atividades de um projeto de extensão do Instituto Federal de São Paulo do câmpus Sorocaba e, nesse projeto, foram ministradas aulas de letramento crítico e literário para esses mesmos estudantes. A partir de cada aula, a pesquisadora produziu relatos de memória e, nos mesmos, estão sendo observados quais são as leituras de mundo que os alunos produzem a partir dos contatos com os textos trabalhados e as dinâmicas realizadas fazendo relações com suas próprias vidas. A fundamentação teórica deste relato crítico se baseia na concepção freireana de leitura de mundo (FREIRE, 2014, 2011), letramentos (KLEIMAN, 2006; SOARES, 2021) e letramentos de resistência (SANTOS, LIRA, 2020; LIBERALI, MEGALE, 2019; SOUZA, 2011; MARTHA, 2008). Os resultados dessa pesquisa apontam que as leituras de mundo dos adolescentes estão muito ligadas com a realidade social em que eles vivem -, diretamente relacionada à cultura de periferia e as privações socioeconômicas em contextos capitalistas e neoliberais. A partir das atividades desenvolvidas com textos da cultura popular, hip-hop, histórias indígenas, contos sobre desigualdade social, emergem nos discursos dos adolescentes representações sobre Família, Escola, Identidade, Cultura e Linguagem e Percepções sobre Violência.
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    A responsabilização do indíviduo no fracaso escolar durante o ensino fundamental: anos iniciais
    (2024-06-26) Vieira, Ludmila Pantano; La Luna, Alexandre
    Segundo o UNICEF, atualmente o fracasso escolar é um tema complexo e que se dá pela combinação de três fatores: reprovação, abandono e distorção da idade-série. Esses fatores, somados ou isoladamente, acabam afetando mais alguns grupos específicos: meninos, povos indígenas, negros e pessoas com deficiência. No ano de 2019, considerando escolas municipais e estaduais do Brasil, só a região sudeste teve 138.084 estudantes reprovados, apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, o que equivale a 3,1% dos estudantes da região. A proposta central desta pesquisa é conhecer a relação entre o fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e o sistema educacional. Serão analisados os conceitos de fracasso escolar através de abordagens individualizadoras e reducionistas, que atribuem a culpa do fracasso exclusivamente ao indivíduo, com foco principal no estudante, negligenciando o impacto dos métodos de ensino adotados e suas possíveis consequências nesses casos. Será feita uma revisão bibliográfica sobre a temática para se conhecer, desde o conceito de fracasso escolar e as variáveis envolvidas dentro e fora da escola e o papel dos agentes educacionais na mediação diante dessa problemática. Assim, pretende-se ir além de uma visão simplista que coloca toda a responsabilidade no estudante, investigando como o sistema escolar pode influenciar e contribuir para o fracasso. É essencial compreender a complexidade desse problema para propor abordagens mais abrangentes e efetivas, que levem em consideração não apenas o indivíduo, mas também o ambiente educacional e as práticas pedagógicas adotadas.