Humanidades - Educação, Política e Sociedade
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Humanidades - Educação, Política e Sociedade por Publicador "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)"
Agora exibindo 1 - 20 de 42
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte de contar histórias: um olhar sobre o conto e os novos contadores de histórias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-17) Rodrigues, Adriana Souza Lima; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Topan, Juliana de Souza; Picosque, Tatiana AparecidaEste trabalho tem por objetivo compreender, a arte de contar histórias na contemporaneidade em contexto urbano. Para tanto utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica as obras A renovação do conto: emergência de uma prática oral de Maria de Lourdes Patrini (2005) e A arte da palavra e da escuta de Regina Machado (2015). Ao se interpretar esses dois textos pudemos identificar que a arte de contar histórias ressurge em contexto urbano, como uma manifestação artística dentro dos ambientes da escola e da biblioteca, e toma outros espaços socioculturais, num movimento que acontece em vários países e que começa a ser estudado no ambiente das universidades, buscando compreender o ressurgimento da narração oral do conto e a performance dos novos contadores de histórias. Os dois textos analisados contribuíram para reforçar a importância e necessidade da arte de contar histórias em contexto urbano, como função educacional, social, ética e estética, tendo como referências o conto, o narrador e o ouvinte, na construção de uma possibilidade de formação humana e transformação social.
- ItemA classe média fardada: uma análise histórica das motivações do tenentismo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-05-26) Bortoleto, João Vitor; Silva, Vagner Luis da; Correa, Rubens Arantes; Souza, Danilo Amorim deO trabalho tem por propósito entender o fenômeno do tenentismo — movimento militar de oposição aos governos da Primeira República a partir dos anos 1920 — à luz da conjuntura econômica, política e social do período. Procuramos delimitar o movimento como resultado das transformações que se cristalizaram na sociedade brasileira nas primeiras quatro décadas de regime republicano. O estudo baseou-se em um levantamento bibliográfico de historiadores, economistas e cientistas políticos para avaliar a conjuntura em questão, como a centralidade da política econômica em torno do café, o crescimento das forças oposicionistas, o rompimento do pacto oligárquico e o fortalecimento da ideologia intervencionista nos quarteis. Concluímos que é possível estabelecer relações entre a estrutura militar com a dinâmica de classes que se observa na sociedade, bem como tirar daí possíveis interpretações acerca dos limites do tenentismo.
- ItemA conjuntura chilena e o governo Allende: uma perspectiva gramsciana(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Silva Junior, Antonio Alves; Silva, Vagner Luis daEste trabalho estuda a conjuntura do Chile durante o governo de Salvador Allende junto com a Unidade Popular no triênio de 1970-1973. Buscamos apresentar este período através dos conceitos elaborados pelo pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937), com uma breve apresentação dos escritos do próprio autor e o entendimento de seus intérpretes. Abordamos os conceitos de sociedade civil, bloco histórico, hegemonia e hegemonia internacional para explicar as questões internas e internacionais da conjuntura chilena por meio de uma pesquisa descritiva. Em seu desenvolvimento mostraremos os aspectos eleitorais e as ações tomadas pelo governo em uma relação dialética com a sociedade civil frente aos interesses das classes dominantes no país, e por fim passaremos pelos aspectos internacionais e a conjuntura da Guerra Fria na América Latina. Em suas considerações finais mostramos que o governo Allende não detinha dos aparelhos hegemônicos necessários para a implementação de um regime socialista, enquanto as classes dominantes estavam organizadas interna e internacionalmente.
- ItemA importância da representatividade lésbica no teatro: desconstruindo estereótipos e rompendo com o apagamento histórico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-08-07) Laranjeira, Beatriz Torres; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem como objetivo abordar a importância da representatividade lésbica no teatro como uma ferramenta essencial para desconstruir estereótipos e combater o apagamento histórico das mulheres lésbicas ao longo dos séculos. A pesquisa busca compreender conceitos relacionados à historicidade, identidade e representatividade lésbica nas artes, com ênfase nas artes cênicas. A metodologia empregada é de cunho teórico, com base em levantamento bibliográfico que inclui autores fundamentais e peças teatrais relevantes para a temática. Ao analisar as peças selecionadas para a pesquisa, juntamente com os conceitos explorados sobre o tema, percebemos que a cultura ocidental, marcada por uma visão binária e heteronormativa, marginalizou outras orientações sexuais, como o lesbianismo. O teatro lésbico desempenha um papel crucial ao apresentar representações autênticas das vivências lésbicas, humanizando essas mulheres e desafiando a visão estigmatizada da sexualidade feminina. Portanto, a representatividade lésbica no teatro emerge como um ato de resistência e empoderamento, permitindo que essas mulheres tenham voz e visibilidade perante a sociedade.
- ItemA influência da web 2.0 na forma do romance: do ambiente virtual ao texto na obra de Daniel Galera(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-16) Pugliese, Rafael Marcon; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Silva, Laura de Assis Souza e; Santos, Geovana GentiliEste trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos romances de Daniel Galera Barba ensopada de sangue (2012) e Meia-noite e vinte (2016), como a disseminação da internet na sociedade contemporânea influencia tanto ao sistema literário quanto à composição estrutural dos textos ficcionais. Para tanto, utilizamos o conceito de Sistema Literário proposto por Antonio Candido e estudos bibliográficos sobre a carreira de Galera para selecioná-lo como objeto de estudo representativo para a pesquisa. Quanto ao corpus ficcional, serão analisados elementos narrativos das obras bem como a maneira como suas histórias são estruturadas, para apontar indícios que demonstram marcas do período em que foram escritas e sua relação com as formas de leitura características do hipertexto utilizado na navegação da web, uma vez que esses elementos colaboram para a construção de significados nas obras expostas. Este trabalho contribui para a compreensão da Literatura Contemporânea e para o estudo de Daniel Galera como uma voz literária de destaque dessa produção artística.
- ItemA política da EPT na era do PT à luz da histórica desvalorização do trabalho manual no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-20) Silva, Cristiane Bibiano; Pugliese, Renato Marcon; Corti, Ana Paula de Oliveira; Moreira, Maria de Fátima das NevesO presente Trabalho de Conclusão de Curso, que trata do tema da relação entre trabalho e educação, investigou as ações da política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) durante os treze anos de governos do Partido dos Trabalhadores (PT) no âmbito federal, entre janeiro de 2003 e maio de 2016, período que compreende os dois mandatos do governo de Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e os mandatos da presidenta Dilma Rousseff (2011 a maio de 2016) até o golpe pelo qual foi afastada do executivo federal. A pesquisa teórica, teve como foco específico explorar a compreensão da política da EPT à luz da histórica desvalorização do trabalho manual que amplia o dualismo educacional entre o ensino técnico/educação profissional versus o ensino propedêutico/ensino médio regular. Ao longo do tempo foi construída a ideia de que o ensino técnico seria voltado para as classes populares e o ensino propedêutico destinado às elites. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi pautada pela revisão da literatura, seleção de estudos sobre o tema da educação profissional e tecnológica nos governos Lula e Dilma e análise dos materiais. Os resultados da pesquisa mostram que embora as contradições na condução da política educacional da EPT na gestão petista, com o envolvimento da iniciativa privada na elaboração da política, como do Pronatec, houve avanços na superação histórica do dualismo educacional, com a democratização do acesso ao ensino, especialmente em ações de valorização do ensino médio técnico integral.
- ItemA presença da diáspora africana no alargamento do território brasileiro e os processos que mutilam as cidadanias pretas: um percurso sobre o atlântico sul preto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-22) Santos, Éverton Silva dos; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Menezes, Maria Jose; Alcântara, Danilo Marcondes de; Moreira, Maria de Fátima das NevesO conceito diáspora africana permite (re)pensar as experiências africanas para além da transladação de seus corpos sobre o Atlântico, atuando no reordenamento do mundo. Neste sentido, este trabalho busca entender como a presença dos africanos em diáspora contribuem para entender a formação territorial do Brasil. Dessa forma, permitindo que a população preta se entenda enquanto sujeito da sua própria história. Este estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa que visa levantar dados para desconstruir a narrativa racista ainda presente no pensamento social brasileiro, e para isso foi utilizado como procedimento uma revisão bibliográfica sobre os elementos centrais desta pesquisa que envolvem o processo de diáspora africana, racismo e a formaçãodo território brasileiro.
- ItemAlfabetização e letramento: análise do manual de práticas e acompanhamento da aprendizagem(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Nascimento, Carla Fernanda; Torezin, Flávia RobertaEste trabalho teve como objetivo investigar, a partir de breve revisão da literatura, de que forma os conceitos de alfabetização e letramento, conforme descritos pela teoria da psicogênese da língua escrita e desenvolvidos por diferentes teóricos brasileiros, aparecem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Tais conceitos têm sido basilares no desenvolvimento de políticas públicas brasileiras voltadas ao ciclo de alfabetização, entre elas o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A articulação teórica entre BNCC e PNA embasou o edital do PNLD 2023 e o “Guia PNLD 2023: Práticas e acompanhamento das aprendizagens”, documentos analisados neste trabalho.
- ItemAs relações entre universidade e saberes não hegemônicos no distrito da Brasilândia(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-08) Pontes, Brune Pereira; Alcântara, Danilo Marcondes de; Torezin, Flávia Roberta; Picosque, Tatiana AparecidaO desenvolvimento do pensamento crítico nas populações periféricas é visto como fundamental para a construção de um novo projeto nacional autônomo e igualitário, bem como temos a universidade como importante no processo da construção de novos conhecimentos. O objetivo do presente trabalho é conhecer como os conhecimentos acadêmicos, da cultura de massa e da cultura popular influenciam o trabalho de educadoras e educadores sociais na produção de pensamento crítico no distrito da Brasilândia. Para tal, entrevistas foram realizadas com moradoras e moradores do distrito e proximidades que atuam em projetos de educação popular na região. Os resultados indicam a percepção de desigualdade entre a periferia e o centro como a principal motivação, que faz com que educadoras e educadores busquem modificar seu entorno a partir da empatia, auxiliando que moradoras e moradores do distrito tenham acesso a conhecimentos que dificilmente seriam ofertados pela educação formal. O ensino superior aparece de forma complementar, auxiliando com conceitos e conteúdos acadêmicos, mas sem formar as bases para o desenvolvimento de tais projetos. Dos limites destacados encontramos a dificuldade de acesso a recursos de ordem financeira, intelectual e material como o central. Por fim, apontamos como intervenções possíveis para a mudança de tal cenário a difusão do pensamento crítico na região periférica partindo da construção de novos projetos de educação popular que abracem recortes da população que normalmente não é o público alvo central daqueles projetos já existentes, difusão dos projetos que já estão na ativa e a articulação entre tais projetos com o objetivo de atuarem em prol de reivindicações para o distrito e proximidades.
- ItemCatecismos: o caráter de resistência nos quadrinhos de Carlos Zéfiro(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-04-02) Lages, Ronaldo Santos; Guirau, Marcelo Cizaurre; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Silva, Vagner Luis daA monografia aborda a trajetória e obra do desenhista de quadrinhos marginais Carlos Zéfiro, sua conexão com acontecimentos históricos e políticos de seu tempo e a perseguição que sofrera por setores conservadores da sociedade brasileira em busca de apreender seu material gráfico para tirá-lo de circulação. Há também o contexto das chamadas “publicações licenciosas” dedicadas ao público adulto do início do século XX, como O Rio Nu, A Maçã e Shimmy, muito antes do nascimento dos catecismos e sua linguagem direta. Os quadrinhos conhecidos no Brasil como catecismos também possuem seus similares, como as Tijuanas Bibles que circulavam nos Estados Unidos, dessa vez, com paródias das estrelas do cinema de Hollywood, bem como de personagens famosos dos desenhos animados. A pesquisa analisa a dimensão política dos quadrinhos marginais de Zéfiro como ferramenta de resistência em anos de repressão, a descoberta da identidade de seu artífice nos anos 90, seu legado na cultura pop e influência sobre outros artistas.
- ItemConselho de campus (CONCAM): uma análise da prática da gestão democrática no CONCAM do IFSP-PTB(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-08-18) Merces, Demison dos Santos; Pugliese, Renato Marcon; Picosque, Tatiana Aparecida; Silva, Hamilton Carvalho daEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal analisar como o Conselho de Campus (CONCAM) do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Pirituba (IFSP-PTB) coloca em prática os princípios da gestão democrática da educação. Para tanto realizamos a revisão da legislação vigente (CF, LDB e PNE) acerca da autonomia e da gestão democrática da educação a fim de compreender como ele a subsidia ou não. Ademais analisamos as atas das reuniões do CONCAM realizadas entre o período de 2019 a 2020, que são para nós dois momentos diferentes e importantes do conselho: um em situação comum de atividades do IFSP-PTB e outro no início do surto da pandemia de Coronavírus (Covid-19) que alterou a dinâmica do IFSP-PTB e de praticamente toda educação nacional. No decorrer da análise, realizamos a conceituação etimológica da gestão democrática, da autonomia e da participação da/na escola. Desenvolvemos o processo histórico da criação do Instituto Federal que surge em 1909 por meio do decreto no 7.566, até a criação do Câmpus Pirituba, a partir do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Ademais apresentamos o conceito de democracia pluralista agonístico disseminado pela autora belga Chantal Mouffe, o qual consideramos ser o que melhor subsidia teoricamente o que se espera por democracia para os desígnios desta pesquisa. Por fim, este trabalho compreendeu que, por mais que haja pequenas falhas na redação das atas que descrevem as reuniões do CONCAM – elas não são devidamente claras e objetivas aos leitores, causando o que decidimos por chamar de “segregação informacional” – o CONCAM do IFSP-PTB vai em desencontro à nossa hipótese inicial, negando a e apresentando-se, portanto, como um espaço onde a democracia e a participação andaram mais em direção à sua efetiva prática no período analisado.
- ItemControle social e participação social no âmbito das políticas públicas: de suas contribuições para a democracia e dos seus desafios no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Souza, Pedro Ribeiro de; Picosque, Tatiana Aparecida; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Rodrigues, Maysa Ciarlariello CunhaA existência e a promoção dos mecanismos de controle social e de participação social são importantes para que políticas públicas atendam de fato as demandas populares em torno de seus direitos. E como forma de estudar estes mecanismos, o presente trabalho consiste na realização de uma análise bibliográfica sobre o controle social e a participação social em políticas públicas com o intuito de compreender a sua importância para a democracia e os seus desafios no Brasil. Sendo assim, esta pesquisa se inicia com uma análise sobre a relação dos mecanismos de controle social e de participação social com a democracia, seguida de uma análise histórica sobre o funcionamento dos mecanismos de controle social e de participação social no âmbito das políticas públicas no Brasil desde o ano de 1988 e, por fim, mapeando os desafios ainda existentes para o aprimoramento e a consolidação destes mecanismos no Brasil. Nas considerações finais da pesquisa, constataram-se a necessidade de criação e do desenvolvimento de novos mecanismos entre os três poderes do Estado brasileiro, a urgência da educação política e midiática da população e, enfim, o fato de que o controle social e a participação social em políticas públicas são essenciais ao regime democrático.
- ItemCultura, educação e território no noroeste paulistano(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-14) Pradella, Carolina Rocha; Pugliese, Renato Marcon; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Guirotto, Eduardo DonizetiEste trabalho realiza um panorama sobre a presença do poder público no noroeste paulistano considerando educação, cultura e território como perspectivas analíticas. A pesquisa compreende o mapeamento das ações culturais e unidades educacionais por distritos e subprefeituras, a comparação dessas variáveis e a caracterização situacional da região. Para o desenvolvimento da investigação se recorreu ao levantamento dos dados públicos, tabulação desse conteúdo, composição das informações em tabelas comparativas e seleção de mapas ilustrativos. No processo do estudo foram considerados os documentos legislativos a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), o Plano Nacional de Cultura (2010) e o Plano Nacional de Educação (2014) e as contribuições teóricas de Antonio Candido (2005), Marilena Chaui (2016) e Milton Santos (2007).
- ItemDas ruas para as escolas: análise do Slam interescolar como instrumento de aprendizado, denúncia social e resistência nas escolas públicas da zona leste paulistana(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Silva, Rita de Cassia Capraro da; Picosque, Tatiana Aparecida; Souza, Danilo Amorim de; Guirau, Marcelo CizaurreO presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o projeto Slam Interescolar, de que forma este atua como expressão social nas escolas públicas de São Paulo, especialmente na zona leste, e propicia a expressividade das crianças e adolescentes periféricos. É perceptível que a cultura marginal está ganhando força e visibilidade no meio acadêmico como objeto de estudo e sendo inserida socialmente, e, por meio dela, temos o slam como um de seus recortes, que ganha notoriedade e assume um local importante na dimensão político-social e expressão cultural periférica. Assim sendo, foi nosso intuito demonstrar o histórico do gênero slam e como chegou ao Brasil, sua influência enquanto cultura marginal brasileira, os impactos da sua manifestação com diversos recursos expressivos envoltos, seu conteúdo atrelado ao engajamento político-social e como tais questões estão influenciando e incentivando os jovens nas escolas públicas de São Paulo via o projeto Slam Interescolar. Para tal, foi utilizada como metodologia a revisão bibliográfica, sendo a principal fonte referente ao objetivo de estudo o livro que traz o projeto e o seu histórico, intitulado Slam Interescolar – SP: das ruas para as escolas, das escolas para as ruas, de Emerson Alcalde (2021). Ao realizar o entendimento do contexto e também a análise dos textos, conseguimos identificar que o projeto atua como forma de expressividade identitária dos jovens, motivação para a leitura e a escrita, impulsionador educacional, reconhecedor da cultura periférica e forma de incentivar a juventude quanto à expressividade pessoal, reforçando a importância da acessibilidade à cultura periférica dentro dos ambientes escolares.
- ItemDecolonizando os saberes: a inserção da história e cultura africanas e afro-brasileiras nos livros didáticos de química(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-08) Oliveira, Daniel Rossado; Pugliese, Renato Marcon; Souza, Renato Henriques de; Silva, Vagner Luis daO presente trabalho analisa como a temática racial aparece em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático para o ensino de Química no Ensino Médio, sob qual perspectiva ela é apresentada (quando presente) e se inclui contribuições científicas africanas e afro-brasileiras, suas histórias e culturas, fazendo valer a implementação da Lei 11.645/2008 no ensino de Química e como ferramenta por uma pedagogia decolonial e de combate ao racismo estrutural. Recorreu-se à Teoria Crítica da Raça para a análise da presença das relações entre as histórias e culturas afro-brasileiras e africanas com os conteúdos químicos (em textos, quadros ou exercícios), ou de como se davam as diferenciações raciais na representação de imagens. Na avaliação temporal entre as obras, observou-se um aumento quantitativo e qualitativamente nas representações de pessoas negras, mas ainda distante do que corresponde a nossa sociedade. Algumas representações encontradas e a falta de mais referências à produção de conhecimento por pessoas negras reforçam estereótipos, preconceitos e pouco contribuem para uma luta antirracista.
- ItemDesafios à efetivação dos direitos de pessoas trans e travestis na perspectiva do serviço social brasileiro(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Souza, Regiane Rodrigues de; Picosque, Tatiana Aparecida; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Silva, Vagner Luis daEste trabalho pretendeu refletir sobre a garantia de acesso aos direitos das pessoas trans e travestis pela perspectiva do Serviço Social brasileiro. Afinal, é notória a proximidade do Serviço Social com a efetivação das políticas públicas e de seu acesso a todos os cidadãos, bem como seu lugar especializado em relação à garantia de direitos das populações mais vulnerabilizadas. Desta forma, buscamos elucidar os principais desafios para a efetivação do acesso desta população específica aos serviços públicos, por meio do mapeamento da produção do Serviço Social acerca do tema nas quatro principais revistas científicas do país. Para análise dos dados, além da exploração quantitativa, foi realizada uma análise dos conteúdos dos artigos para que se pudesse esmiuçar melhor nosso problema de pesquisa. Isto com o objetivo de refletir sobre a questão de dissidência sexual e de gênero no âmbito das políticas públicas, discutir o acesso à cidadania e contribuir para as reflexões sobre direitos sociais no âmbito das ciências humanas. Notamos que apesar das inegáveis evoluções sociais e jurídicas, sobretudo relativas às conquistas por meio da luta social dos grupos militantes dos direitos LGBTQIAPN+ nos últimos anos, vivemos também consideráveis retrocessos no âmbito político e social que podem ter impactos consideráveis na operacionalização do reconhecimento e garantia dessas conquistas. Além disso, apesar de sermos considerados um dos países mais perigosos para pessoas trans e travestis no mundo, a pouca quantidade de artigos encontrados nos faz pensar que a invisibilidade social, que aqui se expressa por uma invisibilidade científica, ainda opera como um desafio importante da sociedade que vivemos na construção de um lugar de pertencimento e de acolhimentos das nossas diversas subjetividades.
- ItemEducação e ambiente: uma análise das obras sobre espaços escolares de 2017 a 2020(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-23) Meneses, Leandro Lopes; Torezin, Flávia Roberta; Castro, Moacir Silva de; Ferraz, Ariane Macedo MeloEste trabalho faz um levantamento das produções acadêmicas sobre espaços escolares publicadas entre os anos de 2017 e 2020 e tem como objetivo, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar quais são os pontos em comum no debate atual envolvendo ambiente escolar da perspectiva de uma educação progressista, surgida a partir do movimento Escola Nova, que considera a experiência do estudante como o centro do processo educativo. Entre diversos elementos que interferem na relação ensino-aprendizagem, esta monografia se aprofunda no tema espaço escolar e busca compreender como esses ambientes são planejados e realizados a favor das práticas educacionais.
- ItemElementos para a interpretação geopolítica da crise na Venezuela(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021) Silveira Junior, Carlos Eduardo da; Souza, Danilo Amorim de; Chagas, Rodrigo Pereira; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem por objetivo propor elementos para uma análise geopolítica da crise venezuelana, em especial a partir de 2015. Utilizamos como objeto dessa análise geopolítica, estudos sobre a formação social e territorial da Venezuela, destacando sua inserção no sistema-mundo moderno-colonial, bem como análises dos processos contemporâneos e a limitada elaboração estatística sobre estes. Objetivou-se dessa forma iluminar os problemas de origem secular que perpassam a atual condição da Venezuela e contribuir para uma reflexão sobre esse tema que constantemente está presente nas discussões do ramo acadêmico e científico, bem como nos meios de comunicação.
- ItemEntre feminismos: o que o pensamento feminista decolonial tem a nos oferecer?(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-07-04) Castro, Laís Felipe de; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Picosque, Tatiana Aparecida; Lopes, Juliana Serzedello CrespimEste trabalho tem como objetivo investigar porque autoras de contextos distintos foram classificadas como feministas decoloniais e qual a intenção por detrás deste movimento. Para isso, utilizamos como objeto de análise o livro “Pensamento feminista hoje - perspectivas decoloniais”, organizado pela autora Heloisa Buarque de Hollanda. Além disso, fizemos um levantamento bibliográfico para garantir os insumos necessários para uma discussão precisa e objetiva sobre o tema. Em um primeiro momento, falamos sobre os caminhos até se chegar ao que é conhecido como perspectiva decolonial, tratamos de conceitos-chave como póscolonialismo, colonialidade do poder, descolonial e decolonial. Na sequência, falamos brevemente sobre o Grupo Latino-Americano de Estudos Subalternos e do Grupo Modernidade/Colonialidade a fim de entender como a América Latina foi introduzida nessa discussão. Feito os esclarecimentos sobre esses conceitos, apresentamos a obra e a autora organizadora. Os capítulos posteriores analisam os três primeiros textos das pensadoras: Lélia Gonzalez, María Lugones e Oyèrónké Oyewùmí. Por fim, compreendemos que o movimento intencional de Heloísa Buarque de Hollanda visa promover os trabalhos dessas feministas, assim como provocar mais protagonismo brasileiro na produção de conhecimento sob a perspectiva decolonial.
- ItemEscrevendo a história no século XXI: tendências e perspectivas historiográficas da contemporaneidade(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Salla, Natália Maria; Silva, Vagner Luis da; Picosque, Tatiana Aparecida; Santos Júnior, Valdir Donizete dosEste trabalho tem a intenção de refletir sobre a escrita da história no século XXI dentro de uma perspectiva que contempla o saber histórico entre sua função pública e o papel dos historiadores nos tempos atuais. Para tanto, utilizaram-se as teses dispostas na obra Manifesto pela História, publicada em língua inglesa em 2014 (dos historiadores Jo Guldi e David Armitage), na qual os autores apontam o resgate do conceito de “longa duração” da Escola dos Annales como solução para o que identificam como a crise atual do campo historiográfico. Discorreu-se sobre as mudanças na escrita da história ao longo do século XX, a constituição de sua cientificidade e as crises apontadas nos debates sobre o ofício dos historiadores até o início do século XXI. Os argumentos utilizados por Guldi e Armitage foram contestados tanto na produção de língua inglesa como na brasileira. Por fim, foi realizada uma explanação da discussão bibliográfica estrangeira e brasileira que tensiona as características da escrita da história nas últimas duas décadas e debate os questionamentos contundentes à verdade do saber histórico desde as últimas décadas do século XX, o lugar da história nas humanidades digitais, o impacto da profusão de dados gerados e consumidos por meio do Big data na constituição de uma história que se torna digital e a história pública e global como respostas aos novos desafios colocados ao campo na atualidade.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »