Humanidades - Educação, Política e Sociedade
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Humanidades - Educação, Política e Sociedade por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 51
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência da web 2.0 na forma do romance: do ambiente virtual ao texto na obra de Daniel Galera(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-16) Pugliese, Rafael Marcon; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Silva, Laura de Assis Souza e; Santos, Geovana GentiliEste trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos romances de Daniel Galera Barba ensopada de sangue (2012) e Meia-noite e vinte (2016), como a disseminação da internet na sociedade contemporânea influencia tanto ao sistema literário quanto à composição estrutural dos textos ficcionais. Para tanto, utilizamos o conceito de Sistema Literário proposto por Antonio Candido e estudos bibliográficos sobre a carreira de Galera para selecioná-lo como objeto de estudo representativo para a pesquisa. Quanto ao corpus ficcional, serão analisados elementos narrativos das obras bem como a maneira como suas histórias são estruturadas, para apontar indícios que demonstram marcas do período em que foram escritas e sua relação com as formas de leitura características do hipertexto utilizado na navegação da web, uma vez que esses elementos colaboram para a construção de significados nas obras expostas. Este trabalho contribui para a compreensão da Literatura Contemporânea e para o estudo de Daniel Galera como uma voz literária de destaque dessa produção artística.
- ItemSegreçação e urbanização precária: o distrito anhanguera e a reprodução urbana da classe trabalhadora na metrópole de São Paulo(IFSP, 2021) Pereira, Marcos Antonio; Alcântara, Danilo Marcondes de; Silva, Marco Antônio Teixeira da; Silva, Vagner Luis daO presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa de cunho exploratório, discutir aspectos do processo de urbanização recente e “desordenado” ocorrido no distrito de Anhanguera, localizado na região noroeste da cidade de São Paulo - SP. Levantamos por meio de pesquisa bibliográfica e audiovisual alguns pontos sobre o processo de desenvolvimento urbano pautado no modelo industrial do século XX, que teve grande ênfase no Estado de São Paulo, e como esse modelo acentuou a luta de classes para além do ambiente das fábricas e gerou desigualdades também no espaço da cidade. Promoveu-se a segregação dos mais pobres e o consequente espraiamento da mancha urbana, reproduzida e expandida por meio do padrão periférico de ocupação e autoconstrução, atingindo as fronteiras de um dos últimos distritos com expressiva disponibilidade de terras na cidade para diminuir o conflito por moradias nas áreas centrais, e como forma de escamotear a ineficácia de um Estado que se mostrou pouco eficiente em solucionar o déficit habitacional da classe trabalhadora cada vez mais impulsionada à informalidade.
- ItemElementos para a interpretação geopolítica da crise na Venezuela(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021) Silveira Junior, Carlos Eduardo da; Souza, Danilo Amorim de; Chagas, Rodrigo Pereira; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem por objetivo propor elementos para uma análise geopolítica da crise venezuelana, em especial a partir de 2015. Utilizamos como objeto dessa análise geopolítica, estudos sobre a formação social e territorial da Venezuela, destacando sua inserção no sistema-mundo moderno-colonial, bem como análises dos processos contemporâneos e a limitada elaboração estatística sobre estes. Objetivou-se dessa forma iluminar os problemas de origem secular que perpassam a atual condição da Venezuela e contribuir para uma reflexão sobre esse tema que constantemente está presente nas discussões do ramo acadêmico e científico, bem como nos meios de comunicação.
- ItemMovimentos de mulheres e ditadura: aproximações e distanciamentos entre o MFPA e o movimento feminista(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021) Sousa, Michele Pereira; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosEsse trabalho traz um pouco de como as mulheres se articularam durante a ditadura militar brasileira, considerando como marco para essas manifestações o ano de 1975, que foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher que, mesmo de maneira indireta, legitimou a atuação política das mulheres e foi responsável por uma efervescência de manifestações no Brasil. Essa excitação levou a diversas formas de organização feminina, entre elas estão o Movimento Feminino Pela Anistia (MFPA) e o Movimento Feminista. Ambos tinham o objetivo de impulsionar a atuação de mulheres na política e questionar as práticas arbitrárias do governo ditatorial. Mesmo tendo objetivos e práticas em comum não é possível classificá-los como variantes do mesmo movimento, um indício disso é a negação do feminismo por parte de Therezinha de Godoy Zerbini, uma das fundadoras do MFPA e dirigente nacional do movimento. Por isso essa pesquisa exploratória apresenta a história dos dois movimentos; aponta elementos na história de vida de Therezinha Zerbini que podem ajudar a compreender sua resistência em relação ao feminismo, prática comum a outras mulheres também; exibe os movimentos de aproximação e distanciamento entre os dois grupos; aponta as conquistas que ambos obtiveram; além de reflexões sobre as formas de abordar os estudos sobre movimentos femininos.
- ItemO feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021) Nogueira, Yanê Pinheiro; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosEste trabalho teve por objetivo analisar, a partir das obras de Guacira Lopes Louro, Gênero, sexualidade e educação (1997), e de Daniela Auad, Educar meninas e meninos, relações de gênero na escola (2019), como o feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, pode contribuir no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar. As obras referem-se à escola como um espaço formador e de importantíssima função social a favor da igualdade. A metodologia na construção dessa monografia se deu por meio de leituras e fichamentos dos livros supracitados e de algumas fontes bibliográficas secundárias que contribuíram para a revisão e reflexão do tema estudado.
- ItemO sigma e a cruz: um estudo sobre a relação do integralismo com a igreja católica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021) Ferreira, Leandro da Silva; Silva, Vagner Luis da; Picosque, Tatiana Aparecida; Alcântara, Danilo Marcondes deO presente trabalho trata do fascismo, na década de 30, século XX, aqui no Brasil. Entre os regimes totalitários que se desenvolveram no primeiro quartel do século XX está a AIB (Ação integralista Brasileira), liderada pelo poeta, jornalista e escritor Plínio Salgado (1895-1975). O fascismo, se originou na Itália de Mussolini e se espalhou por toda a Europa, chegando também à América Latina, em países como Brasil, Bolívia, Argentina, Chile etc. Muitos historiadores afirmam que, embora a AIB não tenha conquistado o poder, sua estrutura era a mais capacitada, comparando-se aos regimes nazifascistas da América Latina, para chegar ao palco central da política. Com uma pré-estrutura econômica muito bem estabelecida, boa hierarquia política construída, planos sociais, símbolos e hinos, e com uma camada da elite intelectual encabeçando a ideologia, durante os anos de 1932 e 1937 a AIB criou um “Estado dentro de um Estado”, por assim dizer. A presente pesquisa se foca apenas nas décadas de 1920 e 30, sendo que a primeira década é totalmente necessária para a explicar a contextualização – momento em que os regimes totalitários se espalham e suas ideias chegam até o Brasil, gerando assim a ideologia Integralista. Tendo como tema principal esclarecer a ligação entre a Igreja católica (partido) e a AIB, as motivações por trás deste estudo são de cunho contemporâneo, além da sua extrema importância para o entendimento do século XX e XXI, e do momento político atual em que o Brasil vive.
- ItemO tema da liberdade pelo prisma do criticismo kantiano(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021) Costa, Rubens de Oliveira; Picosque, Tatiana Aparecida; Costa, Martha Gabrielly Coletto; Santana Junior, Paulo Borges deO objetivo deste trabalho é abordar o tema da liberdade na filosofia de Immanuel Kant sob três aspectos: o primeiro decorre da passagem da ideia da metafísica clássica para a ideia da crítica, momento em que Kant estabelece o primeiro conceito da liberdade, ou seja, a liberdade negativa. O segundo aspecto decorre quando Kant estabelece as fórmulas do imperativo categórico, com objetivo de nortear as ações racionais com base no dever; nessa perspectiva, Kant se preocupa com a liberdade prática, ou seja, a liberdade positiva. Por fim, o terceiro aspecto da liberdade se concretiza quando o Direito delimita as ações externas, de modo que a legalidade jurídica voltar-se-á para o controle da liberdade externa, enquanto a moralidade se ocupará da liberdade interna. Desta maneira, através da imersão no criticismo kantiano, procura-se redimensionar o conceito da liberdade que se encontra problematizado em diversas obras do filósofo.
- ItemCultura, educação e território no noroeste paulistano(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-14) Pradella, Carolina Rocha; Pugliese, Renato Marcon; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Guirotto, Eduardo DonizetiEste trabalho realiza um panorama sobre a presença do poder público no noroeste paulistano considerando educação, cultura e território como perspectivas analíticas. A pesquisa compreende o mapeamento das ações culturais e unidades educacionais por distritos e subprefeituras, a comparação dessas variáveis e a caracterização situacional da região. Para o desenvolvimento da investigação se recorreu ao levantamento dos dados públicos, tabulação desse conteúdo, composição das informações em tabelas comparativas e seleção de mapas ilustrativos. No processo do estudo foram considerados os documentos legislativos a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), o Plano Nacional de Cultura (2010) e o Plano Nacional de Educação (2014) e as contribuições teóricas de Antonio Candido (2005), Marilena Chaui (2016) e Milton Santos (2007).
- ItemA classe média fardada: uma análise histórica das motivações do tenentismo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-05-26) Bortoleto, João Vitor; Silva, Vagner Luis da; Correa, Rubens Arantes; Souza, Danilo Amorim deO trabalho tem por propósito entender o fenômeno do tenentismo — movimento militar de oposição aos governos da Primeira República a partir dos anos 1920 — à luz da conjuntura econômica, política e social do período. Procuramos delimitar o movimento como resultado das transformações que se cristalizaram na sociedade brasileira nas primeiras quatro décadas de regime republicano. O estudo baseou-se em um levantamento bibliográfico de historiadores, economistas e cientistas políticos para avaliar a conjuntura em questão, como a centralidade da política econômica em torno do café, o crescimento das forças oposicionistas, o rompimento do pacto oligárquico e o fortalecimento da ideologia intervencionista nos quarteis. Concluímos que é possível estabelecer relações entre a estrutura militar com a dinâmica de classes que se observa na sociedade, bem como tirar daí possíveis interpretações acerca dos limites do tenentismo.
- ItemO estímulo à criatividade na educação como forma de desenvolvimento social(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-06-03) Carniato, Rogerio; Pugliese, Renato Marcon; Pilan, Hânia Cecília; Silva, Vagner Luis daCriatividade no ambiente escolar é um tema atual e que se mostra necessário para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. O objetivo central deste trabalho é discutir a formação de indivíduos, por meio de estímulos à criatividade e à inovação na escola, e seu potencial transformador de realidades sociais. A metodologia de pesquisa foi baseada num trabalho exploratório com levantamento bibliográfico de produções recentes sobre o tema. Como resultado foi possível identificar a necessidade de se criar métodos e políticas públicas para a inserção do estímulo criativo na educação básica, especialmente no âmbito da escola pública.
- ItemResponsabilidade socioambiental em uma pequena empresa de cosméticos: um estudo de caso no município de São Paulo(IFSP, 2021-06-15) Jantorpe, Izabella Cristhina; Santos, Luciana Cavalcanti Maia; Amaral, Bruno Sérgio do; Alcântara, Danilo Marcondes deA sustentabilidade é cada dia mais necessária para as companhias manterem sua competitividade no mercado sem causar danos ao meio ambiente e à sociedade, o que no passado era considerado incompatível. Levando isso em consideração o objetivo desse estudo é caracterizar os fatores que influenciam a adoção de práticas de responsabilidade socioambiental em uma empresa de pequeno porte do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, localizada na cidade de São Paulo. A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória no formato de estudo de caso que se utilizou como fonte de coleta de dados de: revisão da literatura, análise de documentos internos, observação direta não participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apresentaram que os principais fatores motivadores para a empresa foram: os valores pessoais da proprietária, a missão da empresa, a legislação, as demandas governamentais, competitividade frente aos concorrentes e imagem corporativa para consumidores e demais stakeholders. Foi evidenciada uma lacuna de estudos que abordam os temas de responsabilidade socioambiental e pequenas empresas em conjunto, demonstrando a oportunidade de pesquisas significativas na área, o que é de extrema importância para que empresas que estão buscando adotar práticas de responsabilidade socioambiental encontrem informações úteis e seguras.
- ItemPunição e encarceramento: breve revisão histórica e apontamentos contemporâneos(IFSP, 2021-06-17) Carvalho, Nathane Gabriele Monteiro de; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Moreira, Maria de Fátima das Neves; Silva, Vagner Luis daTrata-se de pesquisa exploratória, através de levantamento bibliográfico, com intuito de compreender a prática do encarceramento e da punição, a partir de revisão histórica e análise da contemporaneidade. Serão identificados na literatura alguns dos/as principais autores/as que debatem a temática. As cadeias e todo o sistema punitivo são assuntos de destaque na sociedade, seja através das discussões cotidianas e do senso comum, seja nos meios de comunicação, e nos discursos dos representantes do Estado. Atualmente, pede-se por mais cadeias e punição, mesmo que constatada a ineficácia da resolução dos problemas que o cárcere se propõe a realizar. Compreendemos, que, na realidade, o papel das cadeias e punições ao longo da história até os dias atuais tem como reais intuitos a regulação do mercado de trabalho, a manutenção e fortalecimento do racismo, e a punição dos indesejáveis.
- ItemA arte de contar histórias: um olhar sobre o conto e os novos contadores de histórias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-17) Rodrigues, Adriana Souza Lima; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Topan, Juliana de Souza; Picosque, Tatiana AparecidaEste trabalho tem por objetivo compreender, a arte de contar histórias na contemporaneidade em contexto urbano. Para tanto utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica as obras A renovação do conto: emergência de uma prática oral de Maria de Lourdes Patrini (2005) e A arte da palavra e da escuta de Regina Machado (2015). Ao se interpretar esses dois textos pudemos identificar que a arte de contar histórias ressurge em contexto urbano, como uma manifestação artística dentro dos ambientes da escola e da biblioteca, e toma outros espaços socioculturais, num movimento que acontece em vários países e que começa a ser estudado no ambiente das universidades, buscando compreender o ressurgimento da narração oral do conto e a performance dos novos contadores de histórias. Os dois textos analisados contribuíram para reforçar a importância e necessidade da arte de contar histórias em contexto urbano, como função educacional, social, ética e estética, tendo como referências o conto, o narrador e o ouvinte, na construção de uma possibilidade de formação humana e transformação social.
- ItemA presença da diáspora africana no alargamento do território brasileiro e os processos que mutilam as cidadanias pretas: um percurso sobre o atlântico sul preto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-22) Santos, Éverton Silva dos; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Menezes, Maria Jose; Alcântara, Danilo Marcondes de; Moreira, Maria de Fátima das NevesO conceito diáspora africana permite (re)pensar as experiências africanas para além da transladação de seus corpos sobre o Atlântico, atuando no reordenamento do mundo. Neste sentido, este trabalho busca entender como a presença dos africanos em diáspora contribuem para entender a formação territorial do Brasil. Dessa forma, permitindo que a população preta se entenda enquanto sujeito da sua própria história. Este estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa que visa levantar dados para desconstruir a narrativa racista ainda presente no pensamento social brasileiro, e para isso foi utilizado como procedimento uma revisão bibliográfica sobre os elementos centrais desta pesquisa que envolvem o processo de diáspora africana, racismo e a formaçãodo território brasileiro.
- ItemO mercado editorial e a influência midiática sobre o público infantojuvenil: desafios para a formação de leitores críticos e humanizados(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-06-25) Silva, Sueli Bossi da; Martins, Teresa Helena Buscato; Silva, Vera Lúcia Teixeira da; Silva, Eufrida Pereira daA literatura infantojuvenil tem grande peso no mercado editorial brasileiro e é constantemente associada ao ambiente escolar, do qual se espera que venha o processo de formação do leitor. A escola, no entanto, atribui à literatura um caráter de obrigatoriedade, vinculando-a a processos avaliativos, de modo que os jovens leitores tendem a rejeitar o que veem em sala de aula e buscar outras alternativas que o mercado lhes oferece a título de leitura prazerosa e entretenimento. Neste trabalho, com base em um levantamento das obras mais vendidas no período de março de 2019 a dezembro de 2020, segundo dados colhidos no portal PublishNews, e por meio de uma pesquisa bibliográfica, verificou-se quais são os tipos de livro preferidos pelos adolescentes, identificando-se fatores que justificam essas preferências. Constatou-se forte influência do marketing cultural no destaque de obras vinculadas a mídias de amplo alcance, como internet e cinema, além de consumo de livros de atividades e entretenimento, que não se classificam como obras literárias. Em ambos os casos, o jovem é prejudicado por receber pouco ou quase nada de literatura, ou seja, por não dispor de elementos para uma interação com a obra que leve ao enriquecimento de sua bagagem cultural. O alto índice de traduções no ranking das obras mais vendidas também se mostrou relevante, além de trazer à tona a questão da dinâmica de produção editorial no Brasil, com a não regulamentação de profissões como a de tradutor, o que resulta em queda na qualidade do texto versado. Contudo, é entre essas obras traduzidas que se situam os poucos clássicos encontrados nessa pesquisa. Também entre elas estão produções não clássicas, mas com estrutura literária, as quais podem ser úteis em projetos que conduzam o atual público infantojuvenil a um nível de maturidade que desperte o interesse por leituras mais complexas. Enfim, a divergência entre o que o adolescente busca no mercado editorial e o que a escola lhe propõe como leitura precisa ser ponderada em uma possível renovação metodológica, didática e conceitual na escola brasileira para que, ao final do Ensino Médio, os adolescentes possam ser considerados, de fato, leitores críticos e humanizados.
- ItemDecolonizando os saberes: a inserção da história e cultura africanas e afro-brasileiras nos livros didáticos de química(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-08) Oliveira, Daniel Rossado; Pugliese, Renato Marcon; Souza, Renato Henriques de; Silva, Vagner Luis daO presente trabalho analisa como a temática racial aparece em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático para o ensino de Química no Ensino Médio, sob qual perspectiva ela é apresentada (quando presente) e se inclui contribuições científicas africanas e afro-brasileiras, suas histórias e culturas, fazendo valer a implementação da Lei 11.645/2008 no ensino de Química e como ferramenta por uma pedagogia decolonial e de combate ao racismo estrutural. Recorreu-se à Teoria Crítica da Raça para a análise da presença das relações entre as histórias e culturas afro-brasileiras e africanas com os conteúdos químicos (em textos, quadros ou exercícios), ou de como se davam as diferenciações raciais na representação de imagens. Na avaliação temporal entre as obras, observou-se um aumento quantitativo e qualitativamente nas representações de pessoas negras, mas ainda distante do que corresponde a nossa sociedade. Algumas representações encontradas e a falta de mais referências à produção de conhecimento por pessoas negras reforçam estereótipos, preconceitos e pouco contribuem para uma luta antirracista.
- ItemPsicoterapia nas plataformas digitais: os impasses entre a flexibilização do trabalho, profissão, ética e prática clínica de psicoterapeutas em atendimento a distância no Brasil(IFSP, 2022) Proença, Felipe Carniero de; Silva, Vagner Luis da; Mao Júnior, José Rodrigues; Souza, Danilo Amorim deO presente trabalho tem como propósito analisar os impactos dos fenômenos de flexibilização e de plataformização do trabalho no expediente de psicoterapeutas, partindo dos contextos de crise econômica mundial, reestruturação do capitalismo e regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Tais movimentos, portanto, são observados a partir de fins da década de 1960. O trabalho ainda busca articular as mudanças no sistema produtivo com a organização e o desenvolvimento da profissão nos últimos cinquenta anos. Presta-se a formular melhor entendimento das bases que antecederam a consolidação de tecnologias e meios que, após o ano de 2015, acarretaram no surgimento dos serviços de atendimento psicoterápico sob demanda, ofertados por plataformas digitais. Pretende investigar características da precarização laboral digital e de procedimentos recorrentes no Capitalismo Plataforma, capazes de interferir no expediente e nas prescrições aos profissionais da clínica psicoterápica. Recorre à revisão bibliográfica sobre o tema e ao levantamento de instrumentos legais que orientam profissionais (Código de Ética e Resoluções) e amparam empresas que operam por meio destas tecnologias (Termos de Uso e Políticas de Privacidade). Considera as contradições entre as imposições colocadas pelas detentoras dos meios digitais e as recomendações feitas aos terapeutas, através de suas entidades representativas. Assim sendo, conclui que tais limites poderiam ser superados com a mobilização dos profissionais (a despeito de sua caracterização como autônomos), de modo a exigirem oportunidades condizentes com as práticas da clínica tradicional.
- ItemMobilidade urbana e segregação socioespacial: análise da distribuição e do acesso aos transportes públicos no município de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Santos, Sidney dos; Alcântara, Danilo Marcondes deA presente monografia visa, por meio de pesquisa de natureza descritivo quantitativa, analisar a segregação socioespacial relacionada a disponibilização e acesso às infraestruturas de transportes no município de São Paulo. Foram realizados levantamentos bibliográficos com base em autores especializados com o tema, assim como consultas a bancos de dados censitários, de indicadores sociais e de quantitativo de viagens diárias efetuadas por modais de transporte da esfera pública e privada, consequentemente compilados em formato de tabelas e mapas. Com Isso, possibilitou-se examinar o modo como os projetos e propostas de implementação viária auxiliaram na estruturação do espaço urbano contemporâneo, onde o controle social se dá mediante tempo por parte das classes dominantes sobre os assalariados, em decorrência das grandes distâncias impostas entre as moradias e os locais de destino. Assim, concluiu-se que a população de maior renda, situada no quadrante sudoeste da metrópole, concentram consigo grande parte dos equipamentos e aparelhos públicos, bem como uma parcela considerável do viário existente com a finalidade de satisfazer suas necessidades e garantir seus privilégios, isolando-se dos demais cidadãos em pelas barreiras decorrentes das distâncias e dos longos deslocamentos diários impostos à classe trabalhadora.
- ItemLivres, pero no mucho...: uma análise da situação de mulheres negras brasileiras entre 1995 e 2015(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Borges, Thamara Glória de Almeida; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosA presente pesquisa é um trabalho de conclusão de curso e teve como escopo a discussão e análise da situação de mulheres negras brasileiras. O presente trabalho é exploratório e introdutório, problematiza a inserção de mulheres negras na sociedade brasileira; para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Estruturalmente, a pesquisa em tela retoma brevemente o contexto sócio-histórico do Brasil, no primeiro capítulo; discute a inserção da mulher negra e seu lugar atribuído socialmente dentro de uma sociedade com bases escravocratas em um segundo momento; e, por fim, são analisados os indicadores sociais no terceiro capítulo. A pesquisa em tela, portanto, enseja um exame a respeito da questão de gênero aliada à questão racial, a partir da interseccionalidade, e como suas conexões se atravessam e (re)produzem desigualdades que empurram mulheres negras brasileiras em direção à vulnerabilidade, ao risco e desproteção, impactando a realidade delas.
- ItemO RAP de Djonga: a utilização de ambiguidades lexicais como ferramenta de denúncia social(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Silva, Jessica Tiemi ItoEsta pesquisa tem como foco a análise de ambiguidades lexicais e suas categorias homonímia e polissemia em letras de músicas atuais do gênero rap, especificamente, as do rapper e compositor Djonga. Para isso, utilizamos os raps dos seus três álbuns chamados Heresia (2017), O Menino Que Queria Ser Deus (2018), Ladrão (2019). A análise foi realizada a fim de identificar tais utilizações, suas possíveis interpretações e seus efeitos de sentido. Por meio de análises quantitativas e qualitativas, concluímos que tal processo é utilizado de forma intencional e abundante como recurso expressivo para gerar múltiplas interpretações e transmitir mensagens mais veladas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »