Licenciatura em Matemática
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- ItemEtnomatemática nos livros didáticos do 6º ano : as quatro operações aritméticas fundamentais(IFSP, 2023-05-25) Costa, Natália Serra da; Silva, Mário Barbosa da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia daO presente trabalho tem o propósito de investigar como o livro didático de matemática aborda o componente curricular das quatro operações fundamentais sob a ótica da Etnomatemática dentro da fase de transição entre o professor polivalente e os professores específicos que ocorre no 6º Ano. As discussões referentes a essa metodologia vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com os trabalhos do Professor Doutor Ubiratan D’Ambrósio, porém há muitos profissionais de matemática que ainda não tiveram o acesso a essa informação, por isso, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa de campo de cunho documental e bibliográfico reunindo referências a partir de pesquisas de campo para responder como a presença dessa metodologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem em matemática, expondo vantagens em abranger aspectos culturais existentes no território nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde existe uma grande interação do concreto com o abstrato. Dessa forma, a interatividade entre distintas experiências seria utilizada para a compreensão e respeito aos valores individuais/sociais dos grupos culturais para que se torne cotidiano, aumento e recuperação da autoestima em relação aos saberes e fazeres dos educandos e transformando-os em protagonistas da construção do próprio conhecimento. Portanto ao analisar o Currículo Paulista e o Aprender Sempre, não encontramos situações de aprendizagem e habilidades da BNCC relacionadas a etnomatemática e as operações fundamentais; verificamos que o conhecimento do professor em Resolução de Problemas e Etnomatemática é essencial para o ensino-aprendizagem e ampliação do conteúdo previsto no Livro Didático.
- ItemGEOWAR: uma proposta didática para o ensino de geometria(IFSP, 2021-11-27) Santos, Raphael Felipe dos; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Sallum Neto, Farid; Campos, Ayumi Kato deEste projeto tem como proposta o desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de Geometria, mais especificamente o ensino do cálculo de área de figuras planas. Trata-se de um jogo de cartas desenvolvido durante o tempo do autor como residente do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Itapetininga. O objetivo da proposta é facilitar o ensino do cálculo de áreas de figuras planas, tornando o tema mais atrativo para os alunos e apresentar ao professor uma alternativa para o ensino de geometria. Além de mostrar o desenvolvimento do jogo, é apresentada uma sequência didática com a explanação das aulas para a aplicação do Geowar.
- ItemInclusão de alunos com autismo nas aulas de matemática(IFSP, 2023-05-11) Costa, Marcos Júnior da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia da; Oliveira, Francisco deO presente trabalho tem como objetivo investigar, através de uma pesquisa qualitativa, a inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática fazendo o uso de suas principais características e singularidades. Metodologicamente trata-se de uma análise documental e observação participante sobre a Inclusão de alunos com Autismo nas aulas de Matemática. Para tal pesquisa, foram utilizados artigos de revistas e jornais científicos, publicações divulgadas em diários do governo brasileiro por meio eletrônico, através de buscas em bases de dados na internet concernente à Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Wef of Science, Periódicos Capes. Com uma prática adequada do ensino e aprendizagem de forma inclusiva, acaba sendo possível melhorar o funcionamento mental de nível superior do autismo e identificando oportunidades e necessidades educacionais e, assim, sistematizando informações. Entende -se que essas práticas requerem o uso de recursos promotores de aprendizagem de forma as percepções e ensinamentos que são direcionados aos alunos. O pensamento participativo, reforçado pelo uso de tecnologias e materiais concretos, pode estimular a redefinição da didática e criar oportunidades de aprendizagem para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de matemática, proporcionando estratégias de ensino e aprendizagem para esses alunos.
- ItemInstrumento de medição que auxilia em ações preventivas na evasão do curso de Licenciatura em Matemática(IFSP, 2023) Gomes, Leonildo Freitas; Esteves, Anderson Alves; Silva, Afrâncio Tenório da; Telles, Priscila Moreira CorrêaO ensino superior é importante na vida das pessoas por muitas razões; em primeiro lugar, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades especializados em uma determinada área, o que pode ajudar a se destacarem em sua profissão ou a obterem empregos mais bem remunerados e com maior potencial de crescimento. Além de desenvolver o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, contribuindo para a emancipação e a ascensão social. Quando um estudante desiste, evade de um curso superior, ele potencialmente compromete seu futuro. É trabalho de todos, principalmente da instituição de ensino, criar ações preventivas que contribuam para a permanência dos alunos. O IFSP campus Itaquaquecetuba é uma Instituição de Ensino Superior pública; no processo de observação do curso de Licenciatura em Matemática, foi constatada a quantidade de lugares vagos em cada sala, devido à evasão. A fim de contribuir com a mitigação deste índice, esse trabalho tem por objetivo elaborar um instrumento de diagnóstico que estipule a probabilidade de evasão de um discente com base em suas características e bagagem pessoal. Esse instrumento teve como base teórica as obras A Reprodução e Escritos de Educação de Pierre Bourdieu, junto à revisão sistemática que compilaram os tipos e causas de evasão com base nas características dos estudantes e da instituição. Foram coletados os dados dos estudantes via questionário, e esses dados foram utilizados para a constituição do perfil de cada um; para isso, foi utilizado a similaridade de Jaccard por meio da linguagem de programação, o que possibilitou encontrar a intersecção, o ponto em comum entre os estudantes e desenvolver um perfil de evasor. Quando uma nova turma ingressar, tornou-se possível comparar e notar o perfil de cada calouro com o perfil do evasor dos anos anteriores e, assim, sendo possível efetuar ações preventivas contra a evasão.
- ItemJogo sobre adição e subtração: uma visão educacional por meio da gamificação(IFSP, 2022-11-25) Borges, Filipe de Carvalho; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho descreve o processo na criação de um jogo digital educacional para o Ensino Fundamental I, com a premissa de auxiliar o ensino da Matemática em operações de adição e subtração. O jogo foi pensado durante a graduação e desenvolvido de forma funcional pela engine da Unity utilizando a linguagem de programação C#, motivado pela disciplina Informática na Educação, e posteriormente finalizado para o trabalho de conclusão do curso, moldando-o através de estudos sobre outros trabalhos nos quais são utilizados jogos como ferramentas de ensino, Objetos de Aprendizagem, Gamificação e direcionamentos dos documentos normativos da educação brasileira. Propõe-se uma sequência didática com a utilização do jogo como principal ferramenta no processo de aprendizagem, direcionando o professor que a utilizará quanto a todo o processo pelo qual deverá refletir e os caminhos a tomar para que os estudantes se mantenham engajados e a aplicação do jogo não se torne apenas outra forma de expor o conteúdo, e sim uma metodologia ativa, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.
- ItemJogos digitais no ensino da geometria plana(IFSP, 2023-11-06) Lobato, Mariana Lamboglia; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton Moreira; Rodrigues, Bianca Sabrina AguiarEste trabalho tem como objetivos compreender os benefícios dos Jogos Digitais ao ensino de Geometria para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e trazer uma proposta de Jogo Digital que contempla algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular do sexto ano. Para a construção deste trabalho foi empregada uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como base de dados Periódicos Capes. Foram selecionados artigos que abordam os jogos no ensino da Matemática, uso de tecnologias e recursos digitais e o ensino de Geometria no Ensino Fundamental Anos Finais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir quanto ao conhecimento de ferramentas digitais no ensino, dentre as quais, o uso de Jogos Digitais no ensino da Geometria, com seus benefícios e ressalvas, além da compreensão da importância do professor nesse processo de ensino aprendizagem. O trabalho também apresenta uma proposta de um Jogo Digital para ser utilizado em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.
- ItemLições de Malba Tahan sobre ser um perfeito mau professor: contribuições para docência contemporânea(IFSP, 2023-11-08) Souza, Anya Lis Rodrigues; Fortunato, Ivan; Mesquita, Aline Luz; Massoni, Lucélia MirandaO presente trabalho visa conhecer a figura de Julio Cesar de Mello e Souza, com uma breve biografia, bem como sua maior criação, o personagem Malba Tahan. Ainda propõe-se conhecer seu legado e seus escritos, com ênfase no livro “A Arte de Ser um Perfeito Mau Professor”. Sendo assim, este trabalho busca explanar a visão de Malba Tahan sobre o que significa ser um professor, e quais seriam os comportamentos os docentes deveriam evitar. Este trabalho apresentará evidências da importância deste livro específico de Malba Tahan para o ofício docente, ao ter como objetivo principal: retratar as lições da obra para a docência contemporânea, e destacar as características que nos tornam bons professores. Como metodologia de pesquisa, temos a revisão bibliográfica com elementos de resenha crítica, pois o foco está na análise de um único livro do autor. Ao final, espera-se que este trabalho não apenas enriqueça nossa compreensão da influência de Malba Tahan com relação à educação, mas principalmente inspire educadores e futuros educadores a uma constante fuga das características de um perfeito mau professor.
- ItemMatemática financeira: juros simples, juros compostos e taxas(IFSP, 2023-05-22) Quispe, Miriam Jannhetty Blanco; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini Panighel; Oliveira, Francisco deNo nosso cotidiano utilizamos diversos elementos da matemática financeira, tais como juros simples e compostos. Neste trabalho iremos tratar mais profundamente sobre quais os ensinamentos de matemática financeira contidos em livros de matemática do ensino médio, em específico os livros “Matemática: contexto e aplicações”, de Luiz Roberto Dante e “Matemática: ciência e aplicações” de Iezzi, Dolce, Degenszajn, Périgo e Almeida. A análise se dará por meio da comparação entre os dois livros, como introdução ao tema de matemática financeira, juros simples e compostos, exercícios resolvidos e propostos, função de juros simples e compostos e taxas. Com essa análise podemos constatar que os dois livros dão um ótimo embasamento sobre matemática financeira, porém é abordado um conteúdo que é previamente estudado em séries finais do ensino fundamental II. Esse fato faz com que o ensino de matemática financeira fique muito repetitivo, se desenvolvendo mais em cursos avançados, não chegando a grande população que frequenta os cursos de ensino médio do país.
- ItemMetodologia sala de aula invertida para o ensino de função afim(IFSP, 2023-11-07) Bicudo, Fernanda Gonçalves; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Stülp, PatríciaO tema deste trabalho é a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida no ensino de Função Afim. Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo tem por objetivo compreender e analisar o uso da metodologia no ensino da matemática, especialmente nos casos em que se observa grande dificuldade por parte dos alunos. Percebe-se que, ao introduzir o conceito de funções e de variável, eleva-se a complexidade no seguinte sentido: no Ensino Fundamental, as letras representam incógnitas, ou seja, terão seus valores descobertos, como, por exemplo, numa equação; já no nível deste trabalho, no Ensino Médio, as letras não possuem valor fixo, mas são variáveis, assim como os valores associados a elas por meio da função. A metodologia da Sala de Aula Invertida mostra-se eficiente em diversas áreas do conhecimento, embora na área de Ensino de Matemática não seja tão comum. Nos quatro únicos trabalhos (dois artigos e duas dissertações) encontrados nessa área, a metodologia em questão mostrou-se muito eficaz. Esses fatos explicitaram a necessidade de novas pesquisas envolvendo tal metodologia na área do ensino da matemática e motivaram esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho, há a sugestão de uma sequência didática para o ensino de Função Afim, por meio da metodologia Sala De Aula Invertida, preparada com o intuito de proporcionar ao estudante uma maneira mais clara para a compreensão do assunto.
- ItemModelando a álgebra: uma proposta didática de abordagem de equações do 1° grau a partir da modelagem matemática(IFSP, 2022-11-24) Silva, Eliabe Momberg da; Moro, Marcel Alves; Calefe, Michele; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo daO presente trabalho tem como estudo o uso da Modelagem Matemática para o ensino e aprendizagem de equações, principalmente a do primeiro grau, na educação básica. O objetivo foi investigar como a álgebra, em relação ao tópico de equação do primeiro grau, é frequentemente abordada, se é funcional ou não tal realidade, e realizar uma alternativa pedagógica para abordar o conceito de equação em perspectiva dinâmica, proporcionando um progresso do pensamento algébrico, através da capacidade de matematização de situações problemas usando equação do primeiro grau. Neste estudo, pretendemos investigar o papel da Modelagem Matemática na resolução de problemas que envolvam equações do primeiro grau, como é tida mediante a BNCC a álgebra, e analisar os níveis de proficiência de estudantes brasileiros segundo os dados do PISA 2018. Procuramos compreender como a Modelagem Matemática poderia contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico, suas implicações para a aprendizagem dos conceitos relacionados às equações de primeiro grau, e, a partir disso, produzir uma sequência didática capaz de orientar professores que buscam um ensino diferenciado e eficiente sobre esses conceitos.
- ItemO ensino da matemática para surdos: um modelo utilizando recursos digitais(IFSP, 2022-11-24) Silveira, William Thales; Moreau, Alberto Luís Dario; Campos, Ayumi Kato de; Almeida, Greice Pinheiro deEste trabalho irá abordar aspectos para a educação do surdo. Quais ações e recursos que podem promover um ensino significativo? Para isso, mostraremos uma linha argumentativa com base em alguns pontos: a importância do ensino bilíngue, desafios para a educação matemática do surdo e utilização da TIC. O objetivo é trazer a reflexão sobre como estruturar uma aula significativa, com base na experiência adquirida pelo autor durante a participação de um projeto de ensino e com a colaboração de uma tradutora e intérprete de Libras. No final, foi proposta uma atividade de ensino, que trabalha conceitos matemáticos em cima de exercícios, levando em consideração toda a fundamentação desenvolvida no decorrer do trabalho.
- ItemO ensino de equação do primeiro grau para alunos com deficiência visual: sistematização de estudos científicos(IFSP, 2021-01-04) Oliveira, Verônica Momberg Marques de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lagoeiro, Fabio Gomes; Costa, Matheus MoreiraA inclusão de alunos com deficiência no sistema escolar brasileiro é garantida por lei e tem sido discutida por meio de diversos documentos e normas nacionais e internacionais, como a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes (1975) e a Constituição Federal Brasileira (1988). A inserção dos alunos com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino é estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996). Estudar um período histórico permite ao homem entender a sua própria história; posto isso, ao se estudar o progresso da Educação Inclusiva, o educador pode compreender e analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência, visando trazer, para os dias de hoje, melhorias a serem implementadas nas salas de aula. Em contrapartida, fica sob responsabilidade da gestão das escolas replanejar e conduzir os ajustes em suas propostas pedagógicas de forma a garantir a inclusão desses alunos em todas as atividades feitas dentro ou fora da sala de aula regular, recorrendo a estratégias que diminuam os obstáculos impostos por suas limitações. No caso dos alunos com deficiência visual, o docente necessita conhecer e saber manipular as ferramentas disponíveis para auxiliar o aluno em sala de aula, como por exemplo, o Soroban. Além de, ao menos, possuir uma familiaridade com a escrita dos números e a escrita das letras em braile. Pode-se concluir então que o professor precisa de uma especialização para poder ter uma comunicação eficaz com o aluno e assim promover o processo de ensino e aprendizagem. Visando contribuir para o trabalho docente de conteúdos matemáticos, essa pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de pesquisas voltadas ao ensino de equações do primeiro grau para alunos com deficiência visual, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como a busca mais específica resultou em nenhuma pesquisa encontrada, buscou-se então, de uma maneira mais abrangente, sobre 'matemática deficiência visual'. A segunda busca resultou em nove artigos, dos quais seis se encontram analisados nessa pesquisa. Por fim, a conclusão aborda, brevemente, os resultados obtidos, a escassez de pesquisas na área, a importância do papel do professor, as dificuldades na sala de aula e uma proposta para futuras pesquisas na área da educação.
- ItemO ensino de teoria dos conjuntos a alunos com deficiência visual: mapeamento de pesquisas(IFSP, 2021-01-04) Medeiros, Priscila Nascimento de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lagoeiro, Fabio Gomes; Costa, Matheus MoreiraEsse trabalho tem como tema o ensino de Matemática para alunos deficientes visuais, especificamente o ensino de Teoria dos Conjuntos. O desenvolvimento desse estudo permeia como objetivo geral o mapeamento de pesquisas sobre metodologias para o ensino de Teoria dos Conjuntos a alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi um estudo de caráter qualitativo, que se iniciou com uma revisão bibliográfica de artigos e trabalhos acadêmicos que abordam o processo histórico da educação inclusiva pelo mundo e principalmente no Brasil. Após esse estudo, houve um aprofundamento sobre a deficiência visual e quais são suas principais características. Posteriormente, estudos específicos sobre a área da deficiência visual relacionada com o ensino de Matemática foram realizados, chegando propriamente ao ponto central da pesquisa, o levantamento, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, de artigos que estivessem relacionados ao objetivo proposto. Como primeiro resultado não foi retornado nada na busca, então uma alternativa foi buscar na base de periódicos SciELO os artigos científicos que abordassem os mesmos termos e mais uma vez não houve retorno. Como uma terceira alternativa, a busca no portal de periódicos seguiu o termo chave: “matemática deficiência visual”, abordando assim a Matemática e a deficiência visual como tema geral. Para essa busca foram encontrados sete artigos, os quais foram categorizados conforme as observações realizadas através dos dados extraídos. Por fim, a conclusão retoma brevemente os resultados do trabalho abordando as perspectivas, aprendizagens, dificuldades e necessidades, propondo assim possíveis futuros estudos para se desenvolver a partir da observada escassez de produções sobre o tema.
- ItemO ensino do teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido(IFSP, 2022-05-12) Santos, Cassia Conceição; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo Liporoni; Toledo, PedroCom as mudanças na educação, se tornou imprescindível o uso de tecnologia em sala de aula, então o presente instrumento tem como tema “O ensino do Teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido”. A escolha desse tema surgiu da necessidade de demonstrações e aplicações aprofundadas e concisas de atividades envolvendo o Teorema de Pitágoras. Onde o objetivo é fazer a demonstração do teorema de Pitágoras através de uma proposta de uma situação problema com uso de ferramentas digitais e ambientes virtuais, no caso foi usado o Geogebra nas aplicações. Esse documento se justifica partindo dos resultados e do baixo desempenho dos alunos nas avaliações AAP 3º Bimestre de 2021. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, através da coleta de dados de textos, artigos, livros, revistas científicas que serviram como base para o desenvolvimento deste estudo e a construção da proposta da situação problema. Além disso, está monografia tem como base atender as competências e habilidades da BNCC no que diz respeito às demonstrações métricas do triangulo retângulo de modo a resolver problemas e aplicações do Teorema de Pitágoras. Este trabalho servirá como documento norteador para os docentes que pretendem aplicar em sala de uma situação problema com foco no protagonismo do aluno. Espera-se com a proposta apresentada, que o aluno seja capaz de identificar os principais elementos que compõem o Teorema de Pitágoras, além de ser possível detectar esses mesmos elementos no cotidiano. Sendo assim, o uso de ferramentas digitais na solução de problemas vem como um reforço de extrema importância para deixar a aprendizagem atrativa aos alunos.
- ItemO uso do software GeoGebra como recurso didático no ensino de funções trigonométricas(IFSP, 2022-11-25) Borri, Leonardo Bartoli; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Paula, Cristiane Aparecida Machado deEste trabalho investiga, com foco no Ensino Médio, algumas das dificuldades apresentadas no ensino-aprendizagem do conteúdo de Trigonometria. Também mostra experiências que funcionaram no ensino desse conteúdo por meio de utilização de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). No final do trabalho, há uma proposta de sequência didática para o ensino de funções trigonométricas, utilizando-se o software GeoGebra como recurso pedagógico.
- ItemPercepção dos estudantes público-alvo da educação especial matriculados nos cursos técnicos integrado do Instituto Federal de São Paulo(IFSP, 2023-12-01) Silva, Kethelyn Cristina Braga da; Telles, Priscila Moreira Corrêa; Rios, Gabriela Alias; Esteves, Anderson AlvesO presente trabalho objetiva identificar a satisfação de 14 estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) matriculados nos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio de seis campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Os 37 campus existentes foram convidados para participar da pesquisa, porém apenas os estudantes de seis responderam à pesquisa realizada. A pesquisa possui caráter qualitativa e exploratória, e englobou várias etapas, como, por exemplo, o mapeamento dos Núcleos e/ou comissões responsáveis pelo desenvolvimento de ações inclusivas no IFSP; identificação das ações e o êxito das mesmas relacionadas à inclusão escolar e à permanência deste público-alvo na instituição; análise da satisfação dos estudantes PAEE e identificação da contribuição dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) em todo o processo, com destaque no acesso, permanência e certificação dos estudantes. Ressalva-se que todo este processo foi realizado através de questionário online. Assim sendo, os resultados encontrados foram organizados em três temas: identificação, aprendizagem e acessibilidade. Com a pesquisa realizada foi possível analisar como o processo de inclusão tem acontecido com esse público nessa instituição.
- ItemPesquisa (auto)biográfica e os professores que ensinam matemática: mapeamento sistêmico das produções nacionais do Portal de Periódicos da CAPES (2010-2021)(IFSP, 2022-11-24) Almeida, Ravina Fogaça de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Calefe, Michele; Sallum Neto, FaridO presente trabalho configura-se em um mapeamento sistêmico de produções nacionais que abordam o Professor que Ensina a Matemática no diálogo com a narrativa (auto)biográfica compreendendo-a como um empreendimento profissional na formação desse professor a partir da escrita como prática de reflexão de suas ações. Estudos têm conferido, nos últimos tempos, a importância das experiências vividas pelos docentes no processo de sua formação e profissionalização, desde a escolha da profissão, vivências na sua formação, na sua atuação e no desenvolvimento do seu trabalho. Diante do exposto, o objetivo central do trabalho é investigar como a pesquisa (auto)biográfica tem sido abordada em grupos de pesquisa e nas licenciaturas em Matemática para a contribuição da formação inicial dos licenciandos e na formação continuada dos licenciados em Matemática. O trabalho apoiou-se em referenciais teóricos de estudiosos que abordam os marcos históricos do movimento (auto)biográfico no contexto internacional e nacional e o Professor que Ensina Matemática (PEM) como campo de pesquisa. Os resultados do mapeamento das produções científicas que abordaram o uso da narrativa (auto)biográfica nas formações a evidenciaram como um dispositivo metodologicamente importante para o estudo da formação docente em Matemática, favorecendo reflexões sobre a identidade profissional dos investigados. Diante da importância dessa abordagem como contribuidora para a Educação Matemática concluímos que a continuidade dessas pesquisas seja incentivada entendendo que o número reduzido de pesquisas dessa natureza favorece e dão abertura para que mais produções com esse propósito possam ser realizadas.
- ItemProporção áurea e a sequência de Fibonacci: uma relação íntima(IFSP, 2022-04-28) Marques, Thiago Ribeiro; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo LiporoniObjeto de estudos profundos, a matemática é complexa. Seus temas se interrelacionam o tempo todo. Isso ocorre com a Proporção Áurea e a com a Sequência de Fibonacci. A relação entre elas é tão forte que podem ser confundidas. Porém esses assuntos e sua inter-relação acabam passando despercebidos na educação básica, sendo pouco trabalhada ou, em muitos casos, não sendo abordada em sala de aula. O objetivo deste trabalho é ajudar e orientar professores da educação básica a como abordar os temas em sala de aula, e assim os alunos poderão compreender como se dá essa relação e visualizar sua presença em outras áreas do conhecimento. Para atingir essa meta foi desenvolvida uma proposta de sequência didática. Assim, os docentes poderão usá-la no desenvolvimento de suas aulas.
- ItemProposta didática: o uso de materiais manipuláveis e a ludicidade no ensino de Geometria(IFSP, 2022-11-24) Graciano, Ane Machado; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Pavani, Victor Vaz; Moro, Marcel AlvesA Proposta didática foi elaborada de acordo com a valorização do lúdico, como no laboratório de matemática onde os jogos possuem grande eficiência como material de apoio para ensinar, pois a criança aprende com autonomia de forma que algo visto como um lazer se torna algo pedagógico. O material manipulável proporciona experiências complexas que complementam o ensino e se tornam um facilitador das associações mentais de conceitos matemáticos muitas vezes considerados difíceis e incompreendidos; esse material pode aumentar a linguagem matemática e possibilitar a criação de estratégias para resolução de problemas. A utilização da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) proporcionou a adequação das atividades de forma com que o ensino público e privado possa alcançar os objetivos igualmente pretendidos atendendo a faixa etária proposta e tornando possível a abordagem elaborada independente do meio de ensino. A Geometria se torna impressionante quando o aluno consegue associá-la com o mundo a seu redor; diversos conceitos geométricos são empregados nos trabalhos manuais e estes trazem memórias satisfatórias para com o que se aprende, instigando o desejo por aprender. A proposta didática traz o Tangram como um quebra-cabeça onde se pode usar a criatividade para criar aquilo que se imaginar e além disso aprender e compreender conceitos matemáticos de forma prática e lúdica.
- ItemRelações e benefícios em ensinar matemática por meio da música: um recurso para o ensino e aprendizagem de frações no fundamental - anos finais(IFSP, 2022-11-25) Lima, Raquel Meneguini Albuquerque; Lagoeiro, Fabio Gomes; Campos, Ayumi Kato de; Pavani, Victor VazOs conceitos matemáticos constituem-se numa importante área de conhecimento, porém a mesma é vista por muitos como algo abstrato e difícil. O presente trabalho visa investigar a contribuição da música no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e estrutura-se a partir do seguinte questionamento: considerando as dificuldades em aprender Matemática, como apresentá-la de forma mais acessível e próxima do cotidiano do aluno por meio da música? Para responder a esta questão foram analisadas teses e dissertações referentes ao assunto encontradas na base de dados da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). A partir dessa análise constatou-se que ao relacionar a música com os conceitos matemáticos, o aprendizado torna-se mais eficiente, pois se torna mais significativo para o aluno. Além disso, o trabalho apresenta uma sequência didática elaborada para o ensino de Frações no Fundamental — Anos Finais, que tem por objetivo ser uma amostra e um estímulo para futuras pesquisas vinculadas ao tema.