Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 54
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de repositórios matemáticos com recursos didático-pedagógicos para professores da educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019-11-12) Miranda, Asaphe de Barros; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Pavani, Victor Vaz; Ferraz Junior, Wilton MoreiraA maneira pela qual se ensina vem evoluindo nas últimas décadas. Hoje pode-se observar diversas correntes pedagógicas e um avanço no estímulo ao uso de tecnologia dentro na escola. Alguns professores, neste cenário, buscam maneiras de trazer ludicidade para suas aulas utilizando jogos, dobraduras, materiais concretos entre outras. Atrelado a esta realidade, sabe-se que, infelizmente, grande parte destes, por conta da grade de aulas intensa, não conseguem conciliar o tempo do preparo das aulas com a aula em si e, quando se aventuram em pesquisar recursos na internet, acabam se perdendo em meio a tantas páginas, sendo grande parte delas não objetivas e não claras, desestimulando o docente nessa missão. A ideia deste projeto é analisar alguns repositórios na internet, destacar os pontos positivos e negativos e, então, descrever o quão elevantes são os epositórios online já existentes. Além de alguns repositórios utilizados como exemplo, analisar-se-ão três específicos–Currículo+, o Portal do Professor e o Matemática multimídia (M3)–através dos seguintes critérios: Usabilidade, Sistema de Busca, Suporte ao Docente e Destaques. Por fim, os repositórios serão analisados de maneira quantitativa, expressos numa tabela por meio de uma escala.
- ItemEnsino de otimização linear com recursos computacionais para o ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019-11-12) Silva, Alex Roberto da; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Barros, Vicente Pereira de; Barberino, Marina R. B.Neste trabalho abordar-se-ão os problemas de otimização linear que podem ser trabalhados no Ensino Médio, visando reforçar os conceitos que são trabalhados nesta etapa da Educação Básica. Ao solucionar os problemas apresentados, será possível desenvolver conceitos básicos por meio da modelagem matemática, tendo por objetivos tanto aprimorar o pensamento e o raciocínio matemático quanto ajuda-los a resolver problemas que envolvam situações reais, como por exemplo, em economia e logística. Além disso, com os problemas dados, utilizar-se-ão alguns recursos computacionais como ferramental adicional de abordagem didática.
- ItemCódigo de barras, CPF e criptografia RSA: conceitos matemáticos envolvidos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2019-11-13) Lima, Lenilson Xavier; Campos, Ayumi Kato de; Pavani, Victor Vaz; Fortunato, IvanA matemática está presente em toda parte; a todo o momento o ser humano tem contato com números ou aplicações, porém muitas pessoas não notam que tudo ao seu redor tem algo envolvendo a matemática, pois, na maioria das vezes as mesmas não procuram, e não têm a curiosidade de saber o que está por trás das aplicações. Este trabalho pretende instigar nos leitores a curiosidade e a procura de aplicações matemáticas. Nesse sentido, apresentam-se os conceitos matemáticos envolvidos em três aplicações, duas delas são conhecidas e muito utilizadas por todos, são elas: CPF e Código de barras, e a outra aplicação é a Criptografia RSA, uma aplicação também bastante utilizada, mas não tão conhecida. Além disso, o trabalho apresenta algumas propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Ensino Básico.
- ItemEnsino de Matemática para alunos com Síndrome de Asperger: revisão sistemática de teses e dissertações(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019-11-13) Ormindo, Larissa Fernanda; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Orlando, Rosemeire Maria; Busatta, Mariana Ribeiro; Lagoeiro, Fabio GomesDurante muitos anos as pessoas com deficiência tiveram suas capacidades de aprendizagem inviabilizadas e, quando passaram a ser reconhecidas, deu-se início a um longo período de discussões sobre qual seria a instituição responsável pela escolarização desse aluno. Após décadas de iniciativas de segregação e exclusão, a princípio espacialmente e posteriormente em seus métodos, as políticas públicas reconheceram que a educação formal na perspectiva inclusiva parece ser um dos caminhos. No ano de 1996, o Brasil aprovou uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96 – a partir da qual o país passou a caminhar nessa perspectiva, considerando a importância da matrícula de todos os alunos, independentemente de suas condições, nas escolas de ensino regular e estabelecendo normas para efetivar essa prática. Todavia, mesmo 23 anos após essa normalização, o país ainda enfrenta dificuldades em se adequar à oferta de um ensino, enquanto direito social, com qualidade. Diante desse contexto, este trabalho de revisão sistemática e de cunho qualitativo apresenta reflexões acerca das pesquisas voltadas para o ensino inclusivo na educação básica, especificamente na área de matemática, para alunos com síndrome de Asperger, trazendo uma breve análise das pesquisas realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os dados aqui apresentados apontam para a escassez de trabalhos que estabelecem a articulação entre o ensino de matemática e o processo de ensino e aprendizagem de alunos com a síndrome de Asperger, o que reitera a necessidade e relevância de pesquisas como esta. O intuito é contribuir com os estudos na área da educação matemática em interface com a educação inclusiva, incentivando novos pesquisadores a se aprofundarem sobre a temática, que permanece ainda pouco explorada.
- ItemConstrução de um jogo para auxiliar no processo de aprendizagem do plano cartesiano e função afim(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-04) Lopes, Ramon Moreira; Campos, Ayumi Kato de; Costa, Matheus Moreira; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho leva em conta a atual geração de alunos que se encontra em sala de aula e o alto grau de afinidade e interesse que possui com a tecnologia e os jogos. Considerando isso, tem como objetivo evidenciar os pontos positivos de combinar a informática através de um jogo eletrônico como ensino do conteúdo de plano cartesiano e função afim. O jogo foi desenvolvido pelo próprio autor através do software GDevelop e busca auxiliar no processo de aprendizagem, ao utilizar propriedades positivas dos jogos como elementos gráficos, variação de posição em tempo real no plano cartesiano, geração de reta através de dois pontos, entre outros recursos. São abordadas algumas dificuldades encontradas no processo de criação do jogo e também as vantagens de o professor desenvolver o próprio jogo para os alunos. Foram trabalhadas as propriedades propostas como exibição de elementos gráficos e respostas dinâmicas ao jogador, assim como os principais elementos de um jogo como cenário, sons, ação, entre outros. Por último, são mostrados os principais objetivos alcançados e o que ainda não foi possível de ser executado ao levar-se em conta esta época de isolamento social em que o jogo foi concluído e o que se planeja fazer no futuro.
- ItemO ensino de teoria dos conjuntos a alunos com deficiência visual: mapeamento de pesquisas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-04) Medeiros, Priscila Nascimento de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lagoeiro, Fabio Gomes; Costa, Matheus MoreiraEsse trabalho tem como tema o ensino de Matemática para alunos deficientes visuais, especificamente o ensino de Teoria dos Conjuntos. O desenvolvimento desse estudo permeia como objetivo geral o mapeamento de pesquisas sobre metodologias para o ensino de Teoria dos Conjuntos a alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi um estudo de caráter qualitativo, que se iniciou com uma revisão bibliográfica de artigos e trabalhos acadêmicos que abordam o processo histórico da educação inclusiva pelo mundo e principalmente no Brasil. Após esse estudo, houve um aprofundamento sobre a deficiência visual e quais são suas principais características. Posteriormente, estudos específicos sobre a área da deficiência visual relacionada com o ensino de Matemática foram realizados, chegando propriamente ao ponto central da pesquisa, o levantamento, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, de artigos que estivessem relacionados ao objetivo proposto. Como primeiro resultado não foi retornado nada na busca, então uma alternativa foi buscar na base de periódicos SciELO os artigos científicos que abordassem os mesmos termos e mais uma vez não houve retorno. Como uma terceira alternativa, a busca no portal de periódicos seguiu o termo chave: “matemática deficiência visual”, abordando assim a Matemática e a deficiência visual como tema geral. Para essa busca foram encontrados sete artigos, os quais foram categorizados conforme as observações realizadas através dos dados extraídos. Por fim, a conclusão retoma brevemente os resultados do trabalho abordando as perspectivas, aprendizagens, dificuldades e necessidades, propondo assim possíveis futuros estudos para se desenvolver a partir da observada escassez de produções sobre o tema.
- ItemO ensino de equação do primeiro grau para alunos com deficiência visual: sistematização de estudos científicos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-04) Oliveira, Verônica Momberg Marques de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lagoeiro, Fabio Gomes; Costa, Matheus MoreiraA inclusão de alunos com deficiência no sistema escolar brasileiro é garantida por lei e tem sido discutida por meio de diversos documentos e normas nacionais e internacionais, como a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes (1975) e a Constituição Federal Brasileira (1988). A inserção dos alunos com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino é estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996). Estudar um período histórico permite ao homem entender a sua própria história; posto isso, ao se estudar o progresso da Educação Inclusiva, o educador pode compreender e analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência, visando trazer, para os dias de hoje, melhorias a serem implementadas nas salas de aula. Em contrapartida, fica sob responsabilidade da gestão das escolas replanejar e conduzir os ajustes em suas propostas pedagógicas de forma a garantir a inclusão desses alunos em todas as atividades feitas dentro ou fora da sala de aula regular, recorrendo a estratégias que diminuam os obstáculos impostos por suas limitações. No caso dos alunos com deficiência visual, o docente necessita conhecer e saber manipular as ferramentas disponíveis para auxiliar o aluno em sala de aula, como por exemplo, o Soroban. Além de, ao menos, possuir uma familiaridade com a escrita dos números e a escrita das letras em braile. Pode-se concluir então que o professor precisa de uma especialização para poder ter uma comunicação eficaz com o aluno e assim promover o processo de ensino e aprendizagem. Visando contribuir para o trabalho docente de conteúdos matemáticos, essa pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de pesquisas voltadas ao ensino de equações do primeiro grau para alunos com deficiência visual, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como a busca mais específica resultou em nenhuma pesquisa encontrada, buscou-se então, de uma maneira mais abrangente, sobre 'matemática deficiência visual'. A segunda busca resultou em nove artigos, dos quais seis se encontram analisados nessa pesquisa. Por fim, a conclusão aborda, brevemente, os resultados obtidos, a escassez de pesquisas na área, a importância do papel do professor, as dificuldades na sala de aula e uma proposta para futuras pesquisas na área da educação.
- ItemUma proposta de abordagem da geometria plana e espacial para o ensino médio(IFSP, 2021-01-05) Floriano, Larissa Medeiros; Pavani, Victor Vaz; Lagoeiro, Fabio Gomes; Moro, Marcel AlvesNeste trabalho, abordamos alguns tópicos da geometria plana e da geometria espacial relacionada ao mercado de trabalho, com o objetivo de apresentar, de forma sucinta, a colaboração da matemática em algumas profissões. Uma sequência didática é sugerida para o professor seguir com seus alunos, em especial um estudo das embalagens, no qual será possível comparar duas grandezas: capacidade da embalagem em questão e custo dos materiais. Acreditamos que esse trabalho poderá contribuir no processo de aprendizagem do aluno e na elaboração do plano de aula de matemática por parte dos docentes dessa área.
- ItemUma abordagem gráfica para resolução de sistemas lineares com duas incógnitas para alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental(IFSP, 2021-01-05) Silva, Marcelo Roberto da; Pavani, Victor Vaz; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Campos, Ayumi Kato deA maioria dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, quando se depara com um sistema linear, sente dificuldade para resolvê-lo, pois envolve um conteúdo bastante abstrato: letras e números numa mesma sentença matemática. Neste trabalho, apresentaremos uma abordagem gráfica para a resolução de sistemas lineares de duas equações, com a utilização de papel quadriculado, de tabelas e do software GeoGebra. Abordaremos a história do plano cartesiano, a resolução de exercícios com sistemas lineares, a ferramenta digital GeoGebra e, para finalizar, apresentaremos um roteiro contendo a proposta de uma atividade elaborada com uma estrutura passo a passo, abordando graficamente o sistema linear. Esperamos que este trabalho contribua para o desenvolvimento do aluno e facilite o seu aprendizado.
- ItemA utilização do Geoplano e do Geoespaço para o ensino de perímetro, área e volume nos anos finais do Ensino Fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Morais, Leonardo Guilherme Ferreira de; Pavani, Victor Vaz; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato deO presente estudo direciona a utilização do Geoplano e do Geoespaço para o auxílio do ensino de perímetro, área e volume, contemplando todo o processo de construção de cada material e de como cada um deles pode ser utilizado na resolução de exercícios e desafios propostos. O trabalho aborda também o que é esperado de habilidade e objetos de conhecimentos no campo da Matemática, em específico no ensino de Grandezas e Medidas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada ano da segunda etapa do Ensino Fundamental. Os conteúdos de perímetro, área e volume são apresentados de maneira conjunta com o material manipulável correspondente, com o intuito de aproximar o conceito teórico ao prático. Uma proposta de atividades será deixada para a familiarização com os materiais manipuláveis e para aplicação dos conceitos abordados no decorrer deste trabalho.
- ItemENEF e BNCC: análise de vínculo para uma educação financeira na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Rocha Neto, João; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Baroni, Ana Karina Cancian; Sallum Neto, FaridEsta pesquisa tem como essência, avaliar a importância da Educação Financeira em nossa sociedade atual, principalmente no período relativo que vivenciamos agora, com o período pós pandêmico, e com as legislações que começam a ser vinculadas e atendidas até o ano de 2022, que são basicamente a obrigatoriedade da aplicação da BNCC no Currículo Escolar e o começo de uma nova formação para o Ensino Médio, instituído de Novo Ensino Médio (NEM). Buscando, então, trazer à tona a importância deste novo conhecimento no cotidiano escolar dos alunos, principalmente, da Educação Básica. Nela, tem-se por objetivo trabalhar os contextos históricos desta temática, sobretudo os processos desta evolução relativos ao campo de atuação da área de Matemática, sendo esta área a que mais atende a demanda deste conhecimento, mas não atendendo especificamente a este campo, pois a Educação Financeira pode ser trabalhada de diversas perspectivas. Ela não está apenas relacionada ao saber investir e poupar, mas sim em transformar e criar nas pessoas o pensamento consciente, ético e responsável. O presente trabalho traz em sua estrutura a relação da Educação Financeira na BNCC, parte-se da análise deste tema em função das competências e habilidades da base, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e até o Novo Ensino Médio. A análise dar-se-á dos materiais produzidos pela ENEF em parceria com a CONEF para os conteúdos de Educação Financeira que a BNCC requer em cada um dos respectivos anos da Educação Básica, para o trabalho da Educação Financeira de forma transversal.
- ItemGEOWAR: uma proposta didática para o ensino de geometria(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Santos, Raphael Felipe dos; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Sallum Neto, Farid; Campos, Ayumi Kato deEste projeto tem como proposta o desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de Geometria, mais especificamente o ensino do cálculo de área de figuras planas. Trata-se de um jogo de cartas desenvolvido durante o tempo do autor como residente do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Itapetininga. O objetivo da proposta é facilitar o ensino do cálculo de áreas de figuras planas, tornando o tema mais atrativo para os alunos e apresentar ao professor uma alternativa para o ensino de geometria. Além de mostrar o desenvolvimento do jogo, é apresentada uma sequência didática com a explanação das aulas para a aplicação do Geowar.
- ItemUm levantamento do conhecimento sobre argumentação e provas matemáticas de estudantes ingressantes na licenciatura em matemática(IFSP, 2022-04-14) Nishi, André Jesus Seiji; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Francisco de; D'Almeida, Joice; Chaves, CheienneO desenvolvimento da capacidade de Argumentação e Prova Matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que ele seja capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação às informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados. Assim, este trabalho consiste em apresentar um levantamento do conhecimento da Argumentação e das Provas Matemáticas elaboradas por alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo é analisar o conhecimento sobre Argumentação, Demonstração e Provas Matemáticas, relacionados com o tema dos ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal nos estudantes ingressantes na Licenciatura em Matemática. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo problemas da Geometria Euclidiana relacionados com os ângulos formados por retas paralelas cortados por uma transversal. O público-alvo foram os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2020, no campus de Itaquaquecetuba do IFSP. A amostra foi de 29 estudantes. Foi feita uma análise coesitiva e descritiva quantitativa/qualitativa com os dados coletados (respostas dos ingressantes). Essa análise mostrou que os ingressantes no curso possuem dificuldades em construir argumentos válidos. Concluiu-se que aqueles estudantes que fizeram uso dos conceitos e técnicas para Argumentação e Provas Matemáticas conseguiram expressar melhor o desenvolvimento realizado nas resoluções dos exercícios.
- ItemProporção áurea e a sequência de Fibonacci: uma relação íntima(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-04-28) Marques, Thiago Ribeiro; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo LiporoniObjeto de estudos profundos, a matemática é complexa. Seus temas se interrelacionam o tempo todo. Isso ocorre com a Proporção Áurea e a com a Sequência de Fibonacci. A relação entre elas é tão forte que podem ser confundidas. Porém esses assuntos e sua inter-relação acabam passando despercebidos na educação básica, sendo pouco trabalhada ou, em muitos casos, não sendo abordada em sala de aula. O objetivo deste trabalho é ajudar e orientar professores da educação básica a como abordar os temas em sala de aula, e assim os alunos poderão compreender como se dá essa relação e visualizar sua presença em outras áreas do conhecimento. Para atingir essa meta foi desenvolvida uma proposta de sequência didática. Assim, os docentes poderão usá-la no desenvolvimento de suas aulas.
- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemO ensino do teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-05-12) Santos, Cassia Conceição; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Dias, Rodolfo Liporoni; Toledo, PedroCom as mudanças na educação, se tornou imprescindível o uso de tecnologia em sala de aula, então o presente instrumento tem como tema “O ensino do Teorema de Pitágoras pelo método do ensino híbrido”. A escolha desse tema surgiu da necessidade de demonstrações e aplicações aprofundadas e concisas de atividades envolvendo o Teorema de Pitágoras. Onde o objetivo é fazer a demonstração do teorema de Pitágoras através de uma proposta de uma situação problema com uso de ferramentas digitais e ambientes virtuais, no caso foi usado o Geogebra nas aplicações. Esse documento se justifica partindo dos resultados e do baixo desempenho dos alunos nas avaliações AAP 3º Bimestre de 2021. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, através da coleta de dados de textos, artigos, livros, revistas científicas que serviram como base para o desenvolvimento deste estudo e a construção da proposta da situação problema. Além disso, está monografia tem como base atender as competências e habilidades da BNCC no que diz respeito às demonstrações métricas do triangulo retângulo de modo a resolver problemas e aplicações do Teorema de Pitágoras. Este trabalho servirá como documento norteador para os docentes que pretendem aplicar em sala de uma situação problema com foco no protagonismo do aluno. Espera-se com a proposta apresentada, que o aluno seja capaz de identificar os principais elementos que compõem o Teorema de Pitágoras, além de ser possível detectar esses mesmos elementos no cotidiano. Sendo assim, o uso de ferramentas digitais na solução de problemas vem como um reforço de extrema importância para deixar a aprendizagem atrativa aos alunos.
- ItemA solução de problemas de otimização no ensino médio por meio da abordagem geométrica do método simplex com apoio do software geogebra(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-09-15) Abad, Matheus Ferreira; Oliveira, Francisco de; Oliveira, Estela Mara de; D'Almeida, Joice; Toledo, PedroOs problemas de otimização têm várias aplicações dentro da pesquisa operacional (PO), que é a área do conhecimento que explica e desenvolve métodos para auxiliar na tomada das melhores decisões e utilização dos recursos possíveis dentro das atuações humanas, como por exemplo em ciências, engenharia, economia e logística. Entre os métodos de otimização para problemas de programação linear (PPL), o Método Simplex (MS) é um dos mais utilizados. É um dos mais importantes algoritmos inventados no século XX, voltado para otimizar PPL, neste método modelamos a função objetivo e as inequações de restrição para utilizar na totalidade os recursos disponíveis. No MS destacam-se três abordagens: geométrica, algébrica e tabular. O objetivo principal é estabelecer uma transposição didática da abordagem geométrica (AG) para o Ensino Médio (EM), assim a metodologia consiste em modelar problemas utilizando AG, apresentar exemplos, trabalhos relacionados e construir um produto didático que dê instruções de como lidar com essas questões utilizando o software GeoGebra como apoio.
- ItemAs potencialidades do uso do soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática através da resolução de problemas em educação financeira para o Ensino Fundamental II(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-25) Almeida, Edilaine Lopes Matos de; Silva, Mário Barbosa da; Silva, Rilda Simone Maia da; Medeiros, Loise TarouquelaO presente trabalho objetivou analisar as potencialidades do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática e fomentar sua utilidade tanto no Ensino Básico como na formação inicial de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre os benefícios do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem. Após a revisão bibliográfica das pesquisas que versaram sobre o Soroban, desenvolvemos uma proposta de atividade sobre o tema transversal de Educação Financeira embasada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas utilizando o Soroban para estudantes do 7º ano. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância do Soroban no processo de aprendizagem. Destacam-se como benefícios a melhora no raciocínio lógico, na coordenação motora e na concentração de outras habilidades importantes para o aprendizado. Por fim, através do estudo realizado foi possível verificar que o Soroban pode auxiliar no processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de conteúdos matemáticos dos estudantes.
- ItemAs contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-10-27) Oliveira, Rodrigo Dias de; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Toledo, PedroO presente trabalho investiga as contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a formação ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia ao ensino de matemática, como historicamente o curso de Licenciatura em Pedagogia foi implantado no Brasil, como também as leis que regem a educação básica no Brasil através de revisão bibliográfica. Por se tratar também de um estudo de caso, este trabalho é composto também por pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com duas docentes atuantes na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Os resultados revelam que as críticas quanto à estrutura do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao ensino de matemática são antigos e constantes, evidenciando que apenas o professor pedagogo não pode ser o único responsável pelo ensino da matemática e que no panorama contemporâneo, a formação continuada que nesse estudo específico, não é ofertada pela rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, é essencial para a prática docente e o efetivo aprendizado pelos estudantes.
- ItemEducação financeira: uma discussão sobre o impacto de sua implementação na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-22) Dib, Alice Susco; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini PanighelEsta pesquisa tem como objetivo discutir a imprescindibilidade da Educação Financeira como parte integrante da formação escolar, sobretudo no cenário contemporâneo brasileiro que, assim como outros países, teve sua economia afetada significativamente pela pandemia do Covid-19. Tal demanda tem sido cada vez mais constantemente reafirmada quando observados os indicadores nacionais relativos à saúde financeira da população. Para o estudo partiu-se da delineação de conceitos com o fito de demonstrar a causa e efeito da educação financeira na sociedade brasileira através de pesquisas qualitativas e quantitativas, a fim de provar sua importância não somente no âmbito acadêmico, mas também suas implicações em ambiente social, de forma a analisar as suas consequências baseando-se em pesquisa e estudos sobre os efeitos encontrados. Sendo capaz de reproduzir não somente os dados, mas apresentar de acordo com estudos de simulações possíveis cenários, o que possibilitou concluir que há diversos motivadores para a inclusão da educação financeira como parte efetivamente integrante da formação básica, não somente visto sob a perspectiva do desenvolvimento financeiro, mas também como fomento ao pensamento crítico, e maior autonomia financeira no contexto social.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »