Licenciatura em Matemática
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- ItemA evasão em cursos de licenciatura em matemática: uma análise comparativa(IFSP, 2023-05-24) Bressanini, Ana Vitória Domingos; Costa, Matheus Moreira; Moro, Marcel Alves; Pavani, Victor VazO problema da evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é uma questão preocupante e desafiadora. Esse estudo teve como objetivo analisar e comparar os índices de evasão de Licenciatura em Matemática a partir de alguns artigos selecionados com os números encontrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Itapetininga. Para atingir o objetivo proposto, onze artigos foram selecionados da literatura para análise, e uma revisão integrativa foi realizada para uma melhor compreensão dos dados. A evasão é um problema que afeta todas as universidades estudadas, com motivos variados que incluem a falta de tempo para conciliar trabalho e estudo, dificuldades acadêmicas, histórico educacional e até mesmo idade, embora seja importante destacar que esses motivos não podem ser generalizados, já que cada aluno, universidade e corpo docente devem ser tratados de forma individual. Ao comparar os dados analisados, foi possível perceber que os índices de evasão no IFSP são menores do que os encontrados na literatura. Contudo, é importante ressaltar que cada universidade pode utilizar critérios diferentes para classificar evasão, e que a quantidade de alunos também pode variar, tornando difícil uma comparação precisa com os dados do IFSP. A compreensão dos fatores que influenciam a evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é fundamental para a elaboração de estratégias e ações que visem minimizar esse problema. Além disso, a análise dos índices de evasão pode ajudar as universidades a identificar as principais causas da evasão e desenvolver políticas e programas que contribuam com soluções efetivas para esse obstáculo enfrentado.
- ItemA formação para a cidadania nas propostas da BNCC e da Escola da Ponte: um estudo comparativo à luz da Matemática Crítica(IFSP, 2023-11-07) Oliveira, Caio Vinícius Dalla Vechia de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lombardi, Marina Salles Leite; Lagoeiro, Fabio GomesSegundo a Constituição Federal de 1988, a formação que resulta do sistema educacional brasileiro deve compreender um indivíduo plenamente desenvolvido, capaz de exercer sua cidadania e desenvolver habilidades para o exercício do trabalho. Diante desta garantia constitucional, a motivação deste trabalho está em investigar de que modo o processo educativo pode contribuir na formação de indivíduos conscientes para o exercício de sua cidadania. Para isso, na presente pesquisa foi desenvolvido um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escola da Ponte. Como delimitação e linha de análise, o objetivo do estudo foi identificar, nas suas respectivas propostas, evidências de aproximação ou distanciamento em relação ao objetivo constitucional de formar para a cidadania. O delineamento metodológico desse percurso investigativo, de natureza qualitativa, perpassa pelo estudo documental acerca da BNCC e da Escola da Ponte, bem como da revisão bibliográfica relacionada a essa temática. Como perspectiva metodológica de análise de dados, adotamos a Matemática Crítica e seus elementos constitutivos, que se configuraram, no decorrer do estudo, como eixos de análise. Os dados evidenciaram um distanciamento da BNCC em relação ao objetivo constitucional, quando comparada à proposta da Escola da Ponte. Uma vez que a BNCC apresenta caráter normativo de abrangência nacional, isso implica reconhecer o risco de promover uma formação educacional aquém do declarado constitucionalmente.
- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(IFSP, 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemA solução de problemas de otimização no ensino médio por meio da abordagem geométrica do método simplex com apoio do software geogebra(IFSP, 2022-09-15) Abad, Matheus Ferreira; Oliveira, Francisco de; Oliveira, Estela Mara de; D'Almeida, Joice; Toledo, PedroOs problemas de otimização têm várias aplicações dentro da pesquisa operacional (PO), que é a área do conhecimento que explica e desenvolve métodos para auxiliar na tomada das melhores decisões e utilização dos recursos possíveis dentro das atuações humanas, como por exemplo em ciências, engenharia, economia e logística. Entre os métodos de otimização para problemas de programação linear (PPL), o Método Simplex (MS) é um dos mais utilizados. É um dos mais importantes algoritmos inventados no século XX, voltado para otimizar PPL, neste método modelamos a função objetivo e as inequações de restrição para utilizar na totalidade os recursos disponíveis. No MS destacam-se três abordagens: geométrica, algébrica e tabular. O objetivo principal é estabelecer uma transposição didática da abordagem geométrica (AG) para o Ensino Médio (EM), assim a metodologia consiste em modelar problemas utilizando AG, apresentar exemplos, trabalhos relacionados e construir um produto didático que dê instruções de como lidar com essas questões utilizando o software GeoGebra como apoio.
- ItemA utilização do Geoplano e do Geoespaço para o ensino de perímetro, área e volume nos anos finais do Ensino Fundamental(IFSP, 2021-11-27) Morais, Leonardo Guilherme Ferreira de; Pavani, Victor Vaz; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato deO presente estudo direciona a utilização do Geoplano e do Geoespaço para o auxílio do ensino de perímetro, área e volume, contemplando todo o processo de construção de cada material e de como cada um deles pode ser utilizado na resolução de exercícios e desafios propostos. O trabalho aborda também o que é esperado de habilidade e objetos de conhecimentos no campo da Matemática, em específico no ensino de Grandezas e Medidas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada ano da segunda etapa do Ensino Fundamental. Os conteúdos de perímetro, área e volume são apresentados de maneira conjunta com o material manipulável correspondente, com o intuito de aproximar o conceito teórico ao prático. Uma proposta de atividades será deixada para a familiarização com os materiais manipuláveis e para aplicação dos conceitos abordados no decorrer deste trabalho.
- ItemA utilização do Scratch para o desenvolvimento de lógica matemática no ensino fundamental anos finais(IFSP, 2022-11-25) Silvério, Vitor Santos; Campos, Ayumi Kato de; Moro, Marcel Alves; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica relacionada à utilização do ambiente Scratch em salas de aulas, buscando analisar as diferentes aplicações no contexto escolar, no Ensino Fundamental. Também traz uma breve apresentação do Scratch, uma plataforma de programação em blocos, que permite a criação de jogos, dentre outras possibilidades. Por último, foi criada uma proposta de atividade visando colaborar com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos.
- ItemAnálise de repositórios matemáticos com recursos didático-pedagógicos para professores da educação básica(IFSP, 2019-11-12) Miranda, Asaphe de Barros; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Pavani, Victor Vaz; Ferraz Junior, Wilton MoreiraA maneira pela qual se ensina vem evoluindo nas últimas décadas. Hoje pode-se observar diversas correntes pedagógicas e um avanço no estímulo ao uso de tecnologia dentro na escola. Alguns professores, neste cenário, buscam maneiras de trazer ludicidade para suas aulas utilizando jogos, dobraduras, materiais concretos entre outras. Atrelado a esta realidade, sabe-se que, infelizmente, grande parte destes, por conta da grade de aulas intensa, não conseguem conciliar o tempo do preparo das aulas com a aula em si e, quando se aventuram em pesquisar recursos na internet, acabam se perdendo em meio a tantas páginas, sendo grande parte delas não objetivas e não claras, desestimulando o docente nessa missão. A ideia deste projeto é analisar alguns repositórios na internet, destacar os pontos positivos e negativos e, então, descrever o quão elevantes são os epositórios online já existentes. Além de alguns repositórios utilizados como exemplo, analisar-se-ão três específicos–Currículo+, o Portal do Professor e o Matemática multimídia (M3)–através dos seguintes critérios: Usabilidade, Sistema de Busca, Suporte ao Docente e Destaques. Por fim, os repositórios serão analisados de maneira quantitativa, expressos numa tabela por meio de uma escala.
- ItemAs contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso(IFSP, 2022-10-27) Oliveira, Rodrigo Dias de; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Toledo, PedroO presente trabalho investiga as contribuições da formação inicial na prática docente para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a formação ofertada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia ao ensino de matemática, como historicamente o curso de Licenciatura em Pedagogia foi implantado no Brasil, como também as leis que regem a educação básica no Brasil através de revisão bibliográfica. Por se tratar também de um estudo de caso, este trabalho é composto também por pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada com duas docentes atuantes na rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba. Os resultados revelam que as críticas quanto à estrutura do curso de Licenciatura em Pedagogia quanto ao ensino de matemática são antigos e constantes, evidenciando que apenas o professor pedagogo não pode ser o único responsável pelo ensino da matemática e que no panorama contemporâneo, a formação continuada que nesse estudo específico, não é ofertada pela rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, é essencial para a prática docente e o efetivo aprendizado pelos estudantes.
- ItemAs potencialidades do uso do soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática através da resolução de problemas em educação financeira para o Ensino Fundamental II(IFSP, 2022-10-25) Almeida, Edilaine Lopes Matos de; Silva, Mário Barbosa da; Silva, Rilda Simone Maia da; Medeiros, Loise TarouquelaO presente trabalho objetivou analisar as potencialidades do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem de matemática e fomentar sua utilidade tanto no Ensino Básico como na formação inicial de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sobre os benefícios do uso do Soroban no processo de ensino e aprendizagem. Após a revisão bibliográfica das pesquisas que versaram sobre o Soroban, desenvolvemos uma proposta de atividade sobre o tema transversal de Educação Financeira embasada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas utilizando o Soroban para estudantes do 7º ano. A partir da análise dos dados, foi possível perceber a importância do Soroban no processo de aprendizagem. Destacam-se como benefícios a melhora no raciocínio lógico, na coordenação motora e na concentração de outras habilidades importantes para o aprendizado. Por fim, através do estudo realizado foi possível verificar que o Soroban pode auxiliar no processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de conteúdos matemáticos dos estudantes.
- ItemCódigo de barras, CPF e criptografia RSA: conceitos matemáticos envolvidos(IFSP, 2019-11-13) Lima, Lenilson Xavier; Campos, Ayumi Kato de; Pavani, Victor Vaz; Fortunato, IvanA matemática está presente em toda parte; a todo o momento o ser humano tem contato com números ou aplicações, porém muitas pessoas não notam que tudo ao seu redor tem algo envolvendo a matemática, pois, na maioria das vezes as mesmas não procuram, e não têm a curiosidade de saber o que está por trás das aplicações. Este trabalho pretende instigar nos leitores a curiosidade e a procura de aplicações matemáticas. Nesse sentido, apresentam-se os conceitos matemáticos envolvidos em três aplicações, duas delas são conhecidas e muito utilizadas por todos, são elas: CPF e Código de barras, e a outra aplicação é a Criptografia RSA, uma aplicação também bastante utilizada, mas não tão conhecida. Além disso, o trabalho apresenta algumas propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Ensino Básico.
- ItemConstrução de um jogo para auxiliar no processo de aprendizagem do plano cartesiano e função afim(IFSP, 2021-01-04) Lopes, Ramon Moreira; Campos, Ayumi Kato de; Costa, Matheus Moreira; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho leva em conta a atual geração de alunos que se encontra em sala de aula e o alto grau de afinidade e interesse que possui com a tecnologia e os jogos. Considerando isso, tem como objetivo evidenciar os pontos positivos de combinar a informática através de um jogo eletrônico como ensino do conteúdo de plano cartesiano e função afim. O jogo foi desenvolvido pelo próprio autor através do software GDevelop e busca auxiliar no processo de aprendizagem, ao utilizar propriedades positivas dos jogos como elementos gráficos, variação de posição em tempo real no plano cartesiano, geração de reta através de dois pontos, entre outros recursos. São abordadas algumas dificuldades encontradas no processo de criação do jogo e também as vantagens de o professor desenvolver o próprio jogo para os alunos. Foram trabalhadas as propriedades propostas como exibição de elementos gráficos e respostas dinâmicas ao jogador, assim como os principais elementos de um jogo como cenário, sons, ação, entre outros. Por último, são mostrados os principais objetivos alcançados e o que ainda não foi possível de ser executado ao levar-se em conta esta época de isolamento social em que o jogo foi concluído e o que se planeja fazer no futuro.
- ItemDemonstração e argumentação: uma proposta para números complexos(IFSP, 2023-09-11) Kassa, Fellype de Oliveira; Ferreira, Luan Alberto; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara deDentre as principais habilidades que são destacadas no currículo paulista, existe uma que é intensificada pelos conceitos matemáticos, que é a abstração. Uma das possíveis definições de abstração é o ato de se distanciar da realidade para melhor compreendê-la. Dentre todos os temas que podemos trabalhar em matemática, ela está fortemente ligado a demonstrações e argumentações. Demonstração é uma maneira rigorosa de se mostrar se uma proposição é verdadeira ou não, e argumentação é uma maneira um pouco menos rigorosa, onde algumas informações são suprimidas ou tomadas como verdade sem de fato se saber se são ou não verdade. Foram abordadas demonstrações das principais operações com números complexos, que são utilizados para auxiliar nas resoluções de expressões algébricas, principalmente em grau maior que três. É um tema de ensino médio que diversas vezes é deixado de lado, e que muito se usa da abstração, com uma proposta de ensino que faça o aluno ter interesse de demonstrar ou argumentar por si próprio as propriedades relativas aos números complexos.
- ItemDemonstrações matemáticas que podem ser abordadas no ensino fundamental(IFSP, 2023-11-09) Soares, Bruno Reis; Ferreira, Luan Alberto; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara deNeste trabalho pretendemos mostrar a importância das demonstrações matemáticas para o melhor aprendizado dos discentes. Para isto, tem-se o objetivo de exibir algumas demonstrações e esclarecer que elas devem estar ligadas diretamente ao conhecimento do aluno. Serão feitas algumas demonstrações com uma linguagem mais fácil possível para que assim o professor e aluno consigam ter uma maior facilidade de explicação e entendimento. Dessa forma, podemos demonstrar que os alunos são capazes de compreender o motivo pelo qual ensinamos determinados conteúdos de maneira específica.
- ItemEducação financeira: uma discussão sobre o impacto de sua implementação na educação básica(IFSP, 2022-11-22) Dib, Alice Susco; D'Almeida, Joice; Oliveira, Estela Mara de; Benedicto, Erik Ceschini PanighelEsta pesquisa tem como objetivo discutir a imprescindibilidade da Educação Financeira como parte integrante da formação escolar, sobretudo no cenário contemporâneo brasileiro que, assim como outros países, teve sua economia afetada significativamente pela pandemia do Covid-19. Tal demanda tem sido cada vez mais constantemente reafirmada quando observados os indicadores nacionais relativos à saúde financeira da população. Para o estudo partiu-se da delineação de conceitos com o fito de demonstrar a causa e efeito da educação financeira na sociedade brasileira através de pesquisas qualitativas e quantitativas, a fim de provar sua importância não somente no âmbito acadêmico, mas também suas implicações em ambiente social, de forma a analisar as suas consequências baseando-se em pesquisa e estudos sobre os efeitos encontrados. Sendo capaz de reproduzir não somente os dados, mas apresentar de acordo com estudos de simulações possíveis cenários, o que possibilitou concluir que há diversos motivadores para a inclusão da educação financeira como parte efetivamente integrante da formação básica, não somente visto sob a perspectiva do desenvolvimento financeiro, mas também como fomento ao pensamento crítico, e maior autonomia financeira no contexto social.
- ItemENEF e BNCC: análise de vínculo para uma educação financeira na educação básica(IFSP, 2021-11-27) Rocha Neto, João; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Baroni, Ana Karina Cancian; Sallum Neto, FaridEsta pesquisa tem como essência, avaliar a importância da Educação Financeira em nossa sociedade atual, principalmente no período relativo que vivenciamos agora, com o período pós pandêmico, e com as legislações que começam a ser vinculadas e atendidas até o ano de 2022, que são basicamente a obrigatoriedade da aplicação da BNCC no Currículo Escolar e o começo de uma nova formação para o Ensino Médio, instituído de Novo Ensino Médio (NEM). Buscando, então, trazer à tona a importância deste novo conhecimento no cotidiano escolar dos alunos, principalmente, da Educação Básica. Nela, tem-se por objetivo trabalhar os contextos históricos desta temática, sobretudo os processos desta evolução relativos ao campo de atuação da área de Matemática, sendo esta área a que mais atende a demanda deste conhecimento, mas não atendendo especificamente a este campo, pois a Educação Financeira pode ser trabalhada de diversas perspectivas. Ela não está apenas relacionada ao saber investir e poupar, mas sim em transformar e criar nas pessoas o pensamento consciente, ético e responsável. O presente trabalho traz em sua estrutura a relação da Educação Financeira na BNCC, parte-se da análise deste tema em função das competências e habilidades da base, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e até o Novo Ensino Médio. A análise dar-se-á dos materiais produzidos pela ENEF em parceria com a CONEF para os conteúdos de Educação Financeira que a BNCC requer em cada um dos respectivos anos da Educação Básica, para o trabalho da Educação Financeira de forma transversal.
- ItemEnsino de frações através do origami(IFSP, 2023-05-18) Morais, Simony Abreu de; Oliveira, Estela Mara de; Maciel, Cleiton Domingos; Oliveira, Francisco deO presente estudo busca apresentar uma proposta, para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), a partir de uma abordagem pedagógica, de fortalecimento da interpretação do processo de ensino-aprendizagem de fração, utilizando o origami. A metodologia adotada é de natureza qualitativa bibliográfica. Faz-se uma apresentação do conceito de fração e sua interpretação na relação parte de um todo pode ser construída pelos alunos à medida que as ideias apreendidas sejam o produto da articulação de seus conhecimentos prévios com a experiência para manipular a folha de papel sulfite A4. Os resultados expõem que há várias contribuições que o origami pode proporcionar como estratégia didática nas salas de aula para o ensino de frações. Vê-se que os espaços de interação entre o sujeito (o aluno) e o material (o origami) podem ser relevantes para a construção significativa do conhecimento. Portanto, a aplicação do origami no ensino das frações é uma estratégia que pode possibilitar o reconhecimento da unidade como um "todo" que se divide em partes coerentes com relação às suas áreas.
- ItemEnsino de Matemática para alunos com Síndrome de Asperger: revisão sistemática de teses e dissertações(IFSP, 2019-11-13) Ormindo, Larissa Fernanda; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Orlando, Rosemeire Maria; Busatta, Mariana Ribeiro; Lagoeiro, Fabio GomesDurante muitos anos as pessoas com deficiência tiveram suas capacidades de aprendizagem inviabilizadas e, quando passaram a ser reconhecidas, deu-se início a um longo período de discussões sobre qual seria a instituição responsável pela escolarização desse aluno. Após décadas de iniciativas de segregação e exclusão, a princípio espacialmente e posteriormente em seus métodos, as políticas públicas reconheceram que a educação formal na perspectiva inclusiva parece ser um dos caminhos. No ano de 1996, o Brasil aprovou uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96 – a partir da qual o país passou a caminhar nessa perspectiva, considerando a importância da matrícula de todos os alunos, independentemente de suas condições, nas escolas de ensino regular e estabelecendo normas para efetivar essa prática. Todavia, mesmo 23 anos após essa normalização, o país ainda enfrenta dificuldades em se adequar à oferta de um ensino, enquanto direito social, com qualidade. Diante desse contexto, este trabalho de revisão sistemática e de cunho qualitativo apresenta reflexões acerca das pesquisas voltadas para o ensino inclusivo na educação básica, especificamente na área de matemática, para alunos com síndrome de Asperger, trazendo uma breve análise das pesquisas realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os dados aqui apresentados apontam para a escassez de trabalhos que estabelecem a articulação entre o ensino de matemática e o processo de ensino e aprendizagem de alunos com a síndrome de Asperger, o que reitera a necessidade e relevância de pesquisas como esta. O intuito é contribuir com os estudos na área da educação matemática em interface com a educação inclusiva, incentivando novos pesquisadores a se aprofundarem sobre a temática, que permanece ainda pouco explorada.
- ItemEnsino de otimização linear com recursos computacionais para o ensino médio(IFSP, 2019-11-12) Silva, Alex Roberto da; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Barros, Vicente Pereira de; Barberino, Marina R. B.Neste trabalho abordar-se-ão os problemas de otimização linear que podem ser trabalhados no Ensino Médio, visando reforçar os conceitos que são trabalhados nesta etapa da Educação Básica. Ao solucionar os problemas apresentados, será possível desenvolver conceitos básicos por meio da modelagem matemática, tendo por objetivos tanto aprimorar o pensamento e o raciocínio matemático quanto ajuda-los a resolver problemas que envolvam situações reais, como por exemplo, em economia e logística. Além disso, com os problemas dados, utilizar-se-ão alguns recursos computacionais como ferramental adicional de abordagem didática.
- ItemEnsino do Teorema de Pitágoras através da Transposição Didática de Yves Chevallard(IFSP, 2023-09-28) Freires, Evelyn Rocha; Francisco, Samuel; Oliveira, Estela Mara de; Maciel, Cleiton DomingosEsse trabalho tem como objetivo explorar a utilização da transposição didática de Yves Chevallard no ensino do teorema de Pitágoras. Apresenta-se na fundamentação teórica a teoria da transposição didática, o teorema de Pitágoras e algumas demonstrações. Em seguida, propõe-se atividades de ensino com base na transposição didática para ensinar o teorema de Pitágoras a estudantes do nono ano do ensino fundamental. Acredita-se que este trabalho evidenciará a utilização da transposição didática como uma estratégia eficaz para o ensino do teorema de Pitágoras e que as atividades propostas poderão servir como base para o professor desenvolver suas aulas sobre o tema.
- ItemEtnomatemática nos livros didáticos do 6º ano : as quatro operações aritméticas fundamentais(IFSP, 2023-05-25) Costa, Natália Serra da; Silva, Mário Barbosa da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia daO presente trabalho tem o propósito de investigar como o livro didático de matemática aborda o componente curricular das quatro operações fundamentais sob a ótica da Etnomatemática dentro da fase de transição entre o professor polivalente e os professores específicos que ocorre no 6º Ano. As discussões referentes a essa metodologia vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com os trabalhos do Professor Doutor Ubiratan D’Ambrósio, porém há muitos profissionais de matemática que ainda não tiveram o acesso a essa informação, por isso, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa de campo de cunho documental e bibliográfico reunindo referências a partir de pesquisas de campo para responder como a presença dessa metodologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem em matemática, expondo vantagens em abranger aspectos culturais existentes no território nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde existe uma grande interação do concreto com o abstrato. Dessa forma, a interatividade entre distintas experiências seria utilizada para a compreensão e respeito aos valores individuais/sociais dos grupos culturais para que se torne cotidiano, aumento e recuperação da autoestima em relação aos saberes e fazeres dos educandos e transformando-os em protagonistas da construção do próprio conhecimento. Portanto ao analisar o Currículo Paulista e o Aprender Sempre, não encontramos situações de aprendizagem e habilidades da BNCC relacionadas a etnomatemática e as operações fundamentais; verificamos que o conhecimento do professor em Resolução de Problemas e Etnomatemática é essencial para o ensino-aprendizagem e ampliação do conteúdo previsto no Livro Didático.
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