Teses e Dissertações dos Servidores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Campus "CATANDUVA"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção político e normativa do IFSP: a garantia do direito constitucional à educação básica e o conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2019-12-10) Heeren, Marcelo; Silva, Marta; Lemes, Sebastião; Silva, Hilda; Ribeiro, Ricardo; Mamede, Whisner; Oliveira, RicardoO objetivo do presente trabalho foi analisar a trajetória política e normativa do Ensino Básico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) (2008-2018), identificando as normativas internas da política educacional do IFSP que garantem a efetivação dos princípios educacionais previstos na CF/88 e as contradições existentes com as modificações orientadas pela reforma do Ensino Médio de 2017. A pesquisa segue abordagem de pesquisa qualitativa em educação com destaque para a pesquisa e análise documental dos textos legais da Educação Nacional, bem como dos documentos norteadores do Ensino Médio da Rede Federal, além das normativas específicas do IFSP. Podemos observar que as normativas internas do IFSP são coerentes com as prerrogativas estabelecidas no artigo n° 206 da CF/88, estabelecendo a construção e desenvolvimento de um conjunto de estruturas e ações institucionais que permitem o exercício ao direito social à Educação, principalmente em relação à garantia do acesso, permanência e êxito dos estudantes do Ensino Básico, condição incrementada juntamente com uma política de valorização profissional docente e efetiva participação democrática dos estudantes no cotidiano de construção e elaboração política e normativa da instituição. O Ensino Médio Integrado, forma do Ensino Básico desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, tem como finalidade a formação integral do estudante, eliminando a dualidade histórica existente entre formação técnica e propedêutica, trazendo aos estudantes a possibilidade de uma formação que viabilize sua participação não somente em atividades de natureza laboral, mas também em assuntos de natureza social, cultural e política associadas às demandas especificas da sua localidade. A lei da reforma do Ensino Médio de 2017 orienta um conjunto de modificações no currículo do Ensino Médio, alterando a carga horária dos cursos, as disciplinas e conteúdos obrigatórios, estimulando a especialização precoce dos estudante em determinadas áreas do conhecimento, bem como favorecendo o cumprimento de carga horária do Ensino Médio em instituições externas à escola e com atividades que não compõem os Projetos Políticos Pedagógicos da unidade de ensino. Portanto, o IFSP se configura como uma instituição que contribui com a garantia do exercício ao direito à Educação Básica, sendo necessário o reconhecimento da mesma enquanto parte de uma política pública de Educação que reafirma o compromisso com a democratização e qualidade da Educação Nacional. Ademais, as análises realizadas indicam uma relação conflitante entre as normativas do Ensino Médio Integral do IFSP em relação à estrutura pedagógica, objetivos e finalidades desta etapa da Educação Básica e as modificações indicadas pela reforma do Ensino Médio.
- ItemA identidade dos Institutos Federais de Educação: o velho resiste em morrer e o novo não consegue nascer(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2023-07-27) Rocha, João Antônio; Nosella, Paolo; Ferretti, Celso; Nascimento, Manoel; Martins, Marcos; Santos, JoséOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são parte de um processo de reordenamento e reconfiguração da educação profissional, iniciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após a sanção do Decreto n.º 5.154/2004, em substituição ao de n.º 2.208/1997, anteriormente sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A presente tese, fundamentada numa análise teórico-crítica da política para a educação profissional que permeou os governos Lula/Dilma (2003-2016), tem como objetivo principal investigar e analisar o processo de construção da identidade dos Institutos Federais a partir da compreensão dos seus dilemas político-pedagógicos. No que diz respeito ao procedimento teórico-metodológico, inicialmente, buscamos elaborar um estudo sobre a trajetória da rede de escolas técnicas federais do Brasil, com base nos documentos, diretrizes e legislação que orientaram a concepção de criação dos Institutos Federais. Em seguida, através de uma revisão bibliográfica associada à análise de fontes documentais e documentos legais, essa pesquisa pretendeu compreender a trama que se esconde por trás das políticas educacionais, que historicamente direcionam os jovens mais pobres para o ensino médio profissionalizante. Constatamos que, para melhor compreensão das faces da crise dos Institutos Federais, é pertinente identificar os dilemas que têm orientado as (in) decisões político-pedagógicas da nova institucionalidade dos Institutos Federais.
- ItemA participação estudantil na definição das políticas pedagógicas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), à luz do princípio de gestão democrática(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-03-17) Pereira, Kleber Chaves; Fonseca, Genaro; Gracioli, Maria; Reis, MárcioA Constituição Federal de 1988 e a Lei 9394/1996 definiram o modelo de gestão democrática como princípio norteador para o ensino público. Entretanto, algumas dificuldades ainda se colocam diante da sua consolidação, principalmente no que diz respeito à inserção dos estudantes neste processo. Assim, a presente pesquisa documental objetivou analisar a efetiva participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional na construção das políticas pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), especificamente no campus Catanduva. Considera-se aqui que a gestão democrática do ensino público pressupõe a superação de um modelo de participação meramente executório por outro que confira aos atores do processo a previsão de competências para uma atuação estendida às dimensões de planejamento, de avaliação, de fiscalização e, principalmente, de deliberação sobre as políticas públicas. Foram analisadas as normativas institucionais, bem como as atas provenientes das reuniões de órgãos colegiados no intuito de verificarmos a presença de indicadores, tais como a autonomia e o poder de decisão desses estudantes na identificação de suas demandas e na proposição, discussão e deliberação das políticas pedagógicas institucionais. Para tanto, empregou-se a Análise de Conteúdo como método de exame sobre os dados obtidos. Verificou-se a existência de progressos significativos na regulamentação institucional, com a previsão normativa de espaços formais e de instrumentos de gestão que incluem os estudantes nos processos de decisão sobre as políticas institucionais. Entretanto, a análise da dinâmica de funcionamento destes mecanismos de gestão evidenciou inoportunas contradições nos processos de participação estudantil se tomarmos, como seu sinônimo, a relação dialética entre a autonomia e o poder deliberativo.
- ItemA representação da literatura em comunidades virtuais de leitores e o reflexo na leitura do cânone(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-04-11) Batista, Patrícia; Antunes, Benedito; Gonçalves, Marta; Pereira, Danglei; Betella , Gabriela; Cecantini, João LuisA formação do leitor literário, aluno do ensino médio, ainda é um grande desafio nos contextos de ensino. Sendo assim, cremos que apreender as representações da literatura das quais os jovens se apropriam seja um passo importante a ser dado na busca por mudanças no ensino da literatura. Por isso, entendemos que a análise da representação da literatura disseminada no contexto escolar requer sua compreensão, antes, como prática cultural que, constituída dentro de uma estrutura social ampla, também a representa. Daí a relevância de reconhecermos a relação da literatura com as novas formas de interação social. Orientados nesse sentido, definimos como objetivo central deste trabalho de pesquisa a análise das representações de literatura emersas do ambiente virtual, por meio da investigação de comunidades virtuais de leitores, e do ambiente escolar. Nossa hipótese de pesquisa considera o surgimento de novos modelos de letramento literário no meio digital, apesar de ainda predominar nas comunidades virtuais de leitores investigadas a representação de literatura já existente na escola. Ou seja, cremos que a inserção do discurso literário nos dois ambientes se efetive a partir de algumas práticas fundantes parecidas, o que leva à reapropriação de modelos pré-existentes da representação de literatura. No ambiente digital, a investigação de duas comunidades virtuais de leitores, Skoob e Booktube, permitiu a identificação de práticas igualmente constituídas a partir de uma determinada representação da literatura. A leitura de uma obra - Vidas secas, de Graciliano Ramos - representativa do cânone brasileiro, divulgada por uma booktuber e por membros da comunidade Skoob, também nos auxiliou nesta investigação. Por meio do exame das orientações oficiais da educação referentes ao ensino da literatura das últimas décadas buscamos captar os fundamentos norteadores da prática do professor no ensino médio, os quais, consequentemente, levam à apropriação de um modelo da representação de literatura pelo aluno. Em relação ao percurso metodológico, definimos esta pesquisa como qualitativa e de cunho antropológico, ancorada na netnografia e na análise documental. Quanto ao aporte teórico, adotamos uma perspectiva que contempla a tradição do valor da literatura como formação, segundo Candido (2011), fundamentando nossas reflexões na definição de literatura a partir de Barthes (2009, 2012), na teoria das representações sociais de Chartier (1991, 1988), nas noções de distinção social propostas por Bourdieu (2002, 2007, 2011), nos conceitos de letramento metamidiático definidos por Lemke (2010) e de cultura participativa e convergente apresentados por Jenkins (2015). Os resultados desta investigação apontam para mudanças bastante significativas na representação dos sujeitos envolvidos nesse processo, o que pode suscitar reflexões e novos encaminhamentos para uma mudança nos modos de se relacionar com a literatura no ambiente escolar. Cremos que a relação estabelecida entre as formas específicas de interação dos leitores e esses novos suportes requer atenção, uma vez que pode revelar procedimentos capazes de promover uma relação mais profícua entre leitor e texto literário, um grande desafio nos atuais contextos tradicionais de ensino.
- ItemAlgoritmo baseado em colônia de abelhas artificiais para resolução do problema de programação de um job shop flexível multiobjetivo(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2019-02-25) Florêncio, Guilherme; Kato, Edilson; Tsunaki, Roberto; San Felice, MárioO Flexible job shop problem (FJSP), considerado um dos problemas mais complexos da programação da produção, compõe a classe de problemas NP-difícil na área da ciência da computação. Embora este problema da programação da produção seja bastante complexo, pode ficar computacionalmente mais custoso para ser tratado, quando impõe-se restrições ou critérios adicionais ao problema. O FJSP consiste em um conjunto de “j” jobs que são constituídos por “o” operações, e estas operações são processadas individualmente por uma máquina “m” que faz parte do conjunto de máquinas do ambiente de produção. Nesse tipo de sistema, cada operação dentro dos Jobs pode ser processada em uma máquina diferente. No processo totalmente flexível, todas as máquinas são capazes de processar todas as operações e no parcialmente flexível, ao menos uma não processa pelo menos uma operação. Este problema pode ser dividido em dois subproblemas, o roteamento e o agendamento. O roteamento consiste em definir qual máquina irá processar a operação e o agendamento consiste em definir a ordem que as operações serão processadas. Neste trabalho, objetivou-se minimizar multicritérios de desempenho, como: tempo de conclusão de todas as operações, representado pelo termo makespan, carga da máquina mais carregada e carga total de todas as máquinas, buscando alta diversidade de soluções. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi implementada a metaheurística Colônia de Abelhas Artificiais, juntamente com o método de Pareto, para ajudar a tratar os multiobjetivos. Os resultados observados foram satisfatórios na maioria das instâncias às quais o algoritmo foi aplicado e foram encontrados os melhores resultados conhecidos para algumas instâncias.
- ItemAnálise da responsabilidade civil dos fornecedores de produtos pelos riscos do desenvolvimento no direito consumerista brasileiro: parâmetros adequados para a efetiva proteção dos consumidores(Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2015-02-26) Maioli, Patrícia; Martins, Fernando; Cordeiro, Carlos José; Fachin, Zulmar AntonioO presente trabalho tem por escopo investigar se riscos do desenvolvimento foram disciplinados no ordenamento brasileiro e suas consequências jurídicos e sociais. Para isto, no primeiro capítulo buscouse analisar o risco do desenvolvimento dentro da realidade pós moderna, bem como na sociedade de consumidores. Na sequência, abordouse o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor como base do microssistema consumerista, assim como a guarida constitucional deste sujeito e ainda a estrutura da relação jurídica de consumo. No segundo capítulo, focouse nas características gerais da responsabilidade civil, utilizandoas como suporte para a responsabilidade civil protetiva do consumidor, na busca pela compreensão dos riscos do desenvolvimento no país. No último capítulo, os riscos do desenvolvimento foram analisados em alguns países do globo, bem como no Brasil. Por fim, foram sugeridas três propostas para a solução da controvérsia acerca da responsabilidade civil dos fornecedores pelos riscos do desenvolvimento, com o fim de melhor proteção dos consumidores.
- ItemAutoproteção para a camada de aplicação: uma abordagem baseada em técnicas de aprendizado e no laço de controle MAPE-K(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-02-03) Martins, Ronaldo; Affonso, Frank José; Teixeira, Márcio; Costa, KeltonAo longo da última década nota-se que as pessoas e diferentes tipos de organizações estão se tornando cada vez mais dependentes de sistemas de software, que podem ser caracterizados como aplicações voltadas para Web, orientados a serviços e móveis. Em paralelo, observa-se também que aplicações baseadas em serviços (do inglês, Service-based Applications – SApps) representa um cenário exponencial de utilização em dispositivos como smartphones, tablets, smart TVs e híbridos. Nessa direção, as atuais tecnologias de conexão 5G e dispositivos de Internet das Coisas prometem aumentar a velocidade de tráfego, diminuir a latência de conexão e aumentar a presença de dispositivos conectados à Internet. Diante desse contexto, as vulnerabilidades e ameaças de segurança oferecem riscos permanentes para este tipo de aplicação (SApps), pois nota-se o surgimento de novas técnicas maliciosas em proporções similares ou superiores. A área de cibersegurança voltada para a camada de aplicação é deficiente em profissionais especializados, além de não existir uma cultura estabelecida entre os desenvolvedores de software em criar aplicações seguras. O cenário exposto mostra que existe uma lacuna entre a dependência da atuação de seres humanos para operacionalizar mecanismos defensivos das aplicações capazes de lidar com ameaças/vulnerabilidades que surgem a todo momento. Motivado pelo cenário exposto, foi conduzido neste trabalho de mestrado acadêmico uma revisão da literatura sobre autoproteção de sistemas baseada em modelos inteligentes, que permite apoiar a detecção de ameaças/vulnerabilidades e ações maliciosas. Com base nos resultados desse mapeamento, uma abordagem de autoproteção para SApps foi desenvolvida para apoiar a detecção de ações maliciosas e a aplicação de contramedidas em tempo de execução. Por meio de loops de controle MAPE-K em uma estratégia escalar, modelos de classificação inteligentes podem ser gerados para detectar diferentes tipos de ameaças/vulnerabilidades. Assim, este trabalho apresenta como contribuições principais: (i) o desenvolvimento de processos e soluções que viabilizem a autoproteção de SApps; (ii) um conjunto de boas práticas que podem ser aplicadas durante o projeto e codificação de softwares autoprotegidos; e (iii) um design escalável quanto ao número de ameaças/vulnerabilidades que essa abordagem possa implementar. Como forma de avaliar a abordagem proposta neste trabalho, um estudo de caso foi conduzido utilizando uma aplicação chamada AppPetShop, uma SApp que foi executada em uma plataforma real de nuvem para simular situações reais de ataques por meio de ferramentas de teste de penetração. Ao final, a abordagem proposta neste trabalho foi comparada com as soluções de autoproteção disponíveis na literatura e os resultados mostram que a mesma pode ser uma solução factível para proteção da camada de aplicação em tempo de execução.
- ItemConhecimentos docentes e tecnologias digitais: perspectivas para a formação do professor de Química(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2021-08-02) Cavassani, Thiago; Marques, Rosebelly; Silva, Jackson; Lupetti, Karina; Cintra, Elaine; Silva, VivianCONHECIMENTOS DOCENTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. A presente pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de intervenção pedagógica formativa promovendo a inserção de ferramentas digitais articuladamente ao ensino de conteúdos e de práticas pedagógicas a licenciandos de um curso de Química em uma instituição federal de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar os modos de interação de licenciandos com diferentes recursos digitais ao longo de atividades interventivas, considerando as relações entre domínio/apropriação de tecnologias e possíveis implicações em aspectos pedagógicos e de conteúdo na constituição de conhecimentos profissionais docentes. A delimitação teórico-metodológica foi construída a partir da concepção de constituição profissional docente como um continuum formativo; das contribuições acerca da inter-relação entre tecnologias e educação e do framework TPACK numa aproximação com a abordagem sociocultural. O trabalho foi desenvolvido em duas disciplinas regulares do referido curso a partir de uma perspectiva qualitativa de investigação. Como resultados, ressalta-se elementos indicativos de novas formas de relação dos estudantes com o espaço e tempo de aprendizagem na articulação entre as TDIC, as propostas didáticas e os conteúdos disciplinares. Identificou-se diferentes formas de domínio e níveis de apropriação das ferramentas culturais, além de indícios de desenvolvimento do TPACK a partir das atividades de planejamento do ensino elaboradas pelos licenciandos. Entretanto, lacunas no TPACK dos estudantes também foram evidenciadas principalmente no que diz respeito à compreensão do conhecimento Químico para a atividade social e também na relação entre as atividades pedagógicas propostas e as tecnologias digitais selecionadas. A elaboração de significados deste processo indica importantes aspectos de apropriação das TDIC e desenvolvimento do TPACK, além de uma relação tensionada entre TDIC e as possibilidades para o ensino de Química. Salienta-se a importância de incentivar a integração das TDIC ao percurso formativo de modo a inter-relacionar as tecnologias digitais e os conteúdos disciplinares em diferentes momentos ao longo da formação inicial, tão quanto fornecer oportunidades para sua análise crítica e reflexiva no intuito de permitir sua contínua significação. Tais ações sugerem possibilitar processos formativos que incentivam a apropriação pedagógica destas ferramentas culturais pelos professores em formação.
- ItemDemocracia deliberativa em Habermas: abordagem do tema no Brasil (2000-2015) e contribuições para a educação(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2017-12-19) Pinheiro, Ednéia; Conti, Celso; Gomes, Luiz; Calzolari Neto, Anselmo; Gabassa, Vanessa; Mariano , AndréA obra filosófico-política de Habermas ocupa centralidade na teoria democrática contemporânea como discurso de justificação da concepção deliberativa de democracia. Pressupondo uma sociedade política capaz de estabelecer princípios normativos com vistas à legitimação do Estado de direito, Habermas apresenta o processo comunicativo de formação da opinião e da vontade como meio mais importante para a racionalização discursiva das decisões de uma administração vinculada ao direito. Os sujeitos, enquanto parceiros jurídicos, atuam na elaboração do direito legítimo, do qual são autores e destinatários. Mediador entre mundo da vida e sistema, o direito moderno aparece como meio para a resolução dos problemas de coordenação social, em uma sociedade plural. Compreendendo que a teoria democrática habermasiana é capaz de trazer importantes contribuições para as reflexões no campo educacional, procuramos conhecer qual o uso que dela vem sendo feito em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil e quais as contribuições desta teoria para a área educacional, sobretudo para a gestão democrática da escola. Para alcançarmos resposta a estas questões, optamos pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte artigos publicados em periódicos. Elegemos para o levantamento bibliográfico o Portal de periódicos da CAPES e a base de dados SciELO. A partir da análise de artigos de nove diferentes áreas de conhecimento, buscamos identificar como a democracia deliberativa vem sendo abordada em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil, os principais apontamentos presentes nos artigos, os temas tratados com maior frequência e aqueles que se encontram em aparente emergência. Concluída a análise deste material, identificamos a necessidade de realizar um levantamento de leituras complementares na área da educação, visando melhor estabelecer o panorama das discussões que envolvem o tema. Identificamos, então, as discussões em andamento nas demais áreas do conhecimento que podem contribuir ou corroborar com as discussões da área da educação e da gestão democrática da escola. Confirmando a tese apresentada por este trabalho, concluímos que a interpretação realizada por Habermas da sociedade capitalista, como sistema e mundo da vida, nos oferece importante suporte para a análise dos problemas enfrentados pela educação, para a compreensão da relevância do estabelecimento de processos discursivos na escola visando à implementação da democracia em seus espaços, à reversão do processo de colonização do mundo da vida e à formação de cidadãos participativos, críticos e emancipados.
- ItemDescoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA's(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2017-11-01) Silva, Marco Antônio; Santos, Marilde; Otsuka, Joice; Bueno, Renato; Rodrigues, Luciene; Valêncio, CarlosAtualmente muitos professores e aprendizes utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA’s) para auxiliar o processo ensino aprendizagem. Com o desenvolvimento e popularização da internet e dos diversos dispositivos que a suportam, o interesse nos REA’s tem aumentado. Entretanto muitos professores ainda encontram dificuldades em sua adoção. As barreiras encontradas por estes podem ser tecnológicas, culturais ou econômicas. Iniciativas que ofereçam gratuitamente a possibilidade de autoria e adaptação de REA’s sem a necessidade de conhecimentos específicos na área de computação, possibilitando ainda seu reuso e compartilhamento, atuam para atenuar tais barreiras. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma abordagem para auxiliar o docente na criação de atividades com REA’s que, quando executados pelos alunos, geram o registro de suas experiências, base para a descoberta do estilo de aprendizagem para a posterior recomendação de outros REA’s adequados a tal estilo. Para isso, o trabalho apresenta, além da arquitetura da abordagem, um modelo de interpretação de experiência utilizando expectativa, assim como um cenário de uso e projeto lógico de uma instância da abordagem para prova de conceito.
- ItemEfeitos do fitoterápico tribulus terrestris sobre a próstata do gerbilo da mongólia (meriones unguiculatus)(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2017-06-30) Silva, Diego; Taboga, Sebastião; Borges, Luciano; Augusto, Taize; Oliveira, Silvia; Delella, FláviaA planta Tribulus terrestris (TT) é utilizada para o tratamento de inúmeros problemas de saúde em diversas medicinas tradicionais. Uma das principais indicações é no tratamento de disfunções sexuais, supostamente por sua capacidade de interferir no metabolismo androgênico. Por conta disso, o fitoterápico se popularizou entre indivíduos de várias idades, tendo sido utilizado como alternativa natural e legal para anabolizantes. Entretanto, o uso de substâncias que interferem no equilíbrio hormonal pode trazer consequências negativas para a histofisiologia prostática, já que a próstata é um órgão alvo da ação dos andrógenos, sensível às alterações hormonais. Por outro lado, dados da literatura apontam uma possível ação quimioprotetora de alguns dos principais componentes do TT, as saponinas, as quais seriam capazes de atenuar efeitos deletérios da idade e da exposição a agentes tóxicos. Assim, este trabalho se propôs a apresentar uma extensa revisão da literatura a respeito do papel do fitoterápico sobre os aspectos da biologia reprodutiva (Capítulo I) e avaliar os efeitos do uso do extrato de TT sobre os níveis de testosterona e suas consequências sobre a histofisiologia prostática no gerbilo da Mongólia intacto ou exposto ao carcinógeno N-metil-N-nitrosoureia (MNU). Para avaliar os efeitos da exposição em curto prazo (Capítulo II), 24 machos foram divididos em quatro grupos: controle experimental, controle da indução carcinogênica (50 mg/kg de MNU em dose única aos 180 dias), controle dos efeitos do TT (11 mg/kg em doses diárias do 180º ao 270° dia) e tratamento pós-indução (11 mg/kg em doses diárias do extrato de TT do 180º ao 270° dia, após dose única de 50 mg/kg de MNU aos 180 dias). Para avaliar os efeitos da exposição em longo prazo (Capítulo III), 24 machos foram divididos em quatro grupos: controle experimental, controle da indução carcinogênica (50 mg/kg de MNU em dose única aos 180 dias), controle do uso prolongado do TT (11 mg/kg em doses diárias do 90º ao 270° dia) e tratamento prolongado associado à indução (11 mg/kg em doses diárias do extrato de TT do 90º ao 270° dia, com dose única de 50 mg/kg de MNU aos 180 dias). O TT não foi capaz de elevar os níveis séricos de testosterona e não causou alterações biométricas em órgãos sensíveis a andrógenos, o que indica baixo potencial anabolizante na dose e nos períodos administrados. Além disso, o fitoterápico pode ter contribuído para a quimioproteção da próstata uma vez que retardou o surgimento de lesões malignas na glândula. Houve uma ação específica do TT em reduzir a atividade da via androgênica canônica (diminuição de receptores de andrógenos e de proliferação de células epiteliais), reproduzindo, in vivo, a proteção contra a atividade tumoral já observada in vitro. No entanto, apesar de frear o surgimento de lesões malignas, o TT não foi capaz de evitar o surgimento de lesões pré-malignas, especialmente quando a utilização teve início em indivíduos ainda jovens. Dessa forma, os efeitos do TT para a próstata precisam ser melhor compreendidos e o uso do fitoterápico ainda requer cautela.
- ItemEstudo de um Coletor Solar,Tipo Tubo Evacuado Modificado, Utilizando um Concentrador Cilíndrico Parabólico (CPC)(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2017-10-30) Avallone, Elson; Padilha, Alcides; Bandarra Filho, Enio; Marchi Neto, Ismael; Scalon, Vicente; Modolo, DelsonAs alterações climáticas tem fomentado a busca por fontes renováveis de energia. Assim, novos coletores solares têm sido o foco de pesquisadores em todo o mundo para novos concentradores, novas configurações de instalação e o estudo da estratificação térmica para melhorar o desempenho do sistema de armazenamento térmico. O sistema proposto, ou seja, utilizando concentrador solar com tubo evacuado, proporciona linearidade e constância na sua eficiência em relação aos coletores de placas planas. A alteração proposta, ou seja, tubo com duas aberturas, uma para entrada do líquido frio e outra para saída do líquido aquecido, elimina a interface física entre a água quente na região voltada para o fluxo de calor solar e a água fria na região inferior do tubo. Essa alteração provoca redução na eficiência térmica, porém aumenta o volume de água aquecida por dia. O concentrador CPC mostrou-se um importante equipamento do sistema, uma vez que a os raios solares incidem em uma região longitudinal definida no tubo coletor solar, direcionado pela geometria do CPC. Com a utilização desse equipamento elimina-se a necessidade de espelhos com seguidores solares, tornando o sistema vulnerável a oscilações elétricas, encarecendo o projeto e consumindo energia elétrica. O desempenho do coletor é avaliado a partir de testes experimentais utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica como análise da eficiência. Esses resultados são comparados aos conceitos teóricos descritos na literatura científica. O espaço anular evacuado do tubo também se mostrou um importante aliado na linearidade do coletor, reduzindo a resistência térmica do ar. A estratificação térmica é avaliada tanto pelo número de MIX (Primeira Lei da Termodinâmica) como pela proposta de um novo coeficiente de estratificação utilizando a exergia (Segunda Lei da Termodinâmica). Das seis configurações propostas para o sistema estudado, a mais viável foi obtida na configuração 3, ou seja, tubo evacuado com CPC.
- ItemExpressão heteróloga e caracterização de xilanase de Myceliophthora heterothallica F.2.1.4(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018-12-13) Amo, Gabriela; Bonilla Rodriguez, Gustavo; Ferreira, Henrique; Souza, Fátima; Polizeli, Maria de Lourdes; Martins, EduardoXilanases são enzimas que apresentam diversificada aplicação industrial, justificando-se a busca por organismos produtores, bem como efetuar sua caracterização bioquímica e testes de aplicação. A expressão heteróloga destas proteínas é uma ferramenta interessante, pois pode permitir a produção enzimática em larga escala e com uso de meios de cultura simples e de baixo custo. Neste trabalho, um gene codificador de xilanase, pertencente à família GH11, do fungo termofílico Myceliophthora heterothallica foi isolado via RT-PCR e expresso heterologamente em Escherichia coli e Pichia pastoris. Foi feita uma caracterização bioquímica das enzimas recombinantes purificadas, que apresentaram massa molecular próxima a 25 kDa. A temperatura e pH ótimos da enzima expressa em E. coli foram 55 °C e 6,0, respectivamente. A xilanase recombinante expressa em P. pastoris, por sua vez, apresentou temperatura ótima de 70 °C e pH ótimo de 6,5. Ambas apresentaram estabilidade em amplo intervalo de pH, porém, diferiram consideravelmente quanto à termoestabilidade, a qual foi superior na enzima expressa em sistema eucarioto. Do ponto de vista industrial, as enzimas possuem características interessantes, tais como elevada especificidade pelo substrato xilana e tolerância a diversos íons e reagentes. Também foi executada uma análise do transcriptoma de M. heterothallica, de modo que diversas sequências codificadoras de enzimas lignocelulolíticas, além de xilanases, foram identificadas. Esses dados certamente contribuirão para estudos futuros de clonagem e expressão heteróloga de enzimas degradadoras de biomassa vegetal.
- ItemFotoatividade de heterojunções de SrTiO3, TiO2 e CaO(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-11-28) Coleto Junior, Ubirajara; Perazolli, Leinig; Bertochi, Maria; Nogueira, Raquel; Oliveira, Osmair; Tininis, AristeuO presente trabalho buscou desenvolver fotocatalisadores cerâmicos por meio da produção de heterojunções inovadoras à base de SrTiO3, TiO2 e CaO, que tiveram suas fotoatividades avaliadas pela descoloração do corante Rodamina B (RhB) e pela obtenção de biodiesel, utilizando luz ultravioleta. As amostras TiO2, CaO e SrTiO3 foram obtidas pelo método de precursores poliméricos, método Pechini, e as heterojunções TiO2/SrTiO3, CaO/SrTiO3 e CaO/CaTiO3 foram preparados por rota sol-gel. Após síntese e tratamento térmico, as amostras foram caracterizadas por difração de Raios-X (DRX) para verificar as fases cristalinas formadas, por espectroscopia de infravermelho com transformada de fourier (FT-IR) e termogravimetria/análise térmica diferencial (TG/DTA) para verificar e quantificar a formação de CaCO3 e Ca(OH)2, por espectroscopia de refletância difusa (UV/Vis/NIR DRS) para determinar a energia de band gap, por Brunauer, Emmett e Teller (B.E.T.) para determinar a área específica, por microscopia eletrônica de varredura acoplada a espectroscopia de energia dispersiva de Raios-X (FE-SEMEDS) para estimar o tamanho das partículas, sua morfologia e composição elementar, por espectroscopia de fotoelétrons excitados por Raios-X (XPS) para conhecer a composição elementar presente na superfície da amostra e seus estados de oxidação, por espectroscopia de fotoluminescência (PL) para verificar a formação de defeitos estruturais, por microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM) para confirmar a formação da heterojunção. A descoloração da Rodamina B foi medida por espectroscopia de absorção molecular no UV/Vis e a conversão do óleo em biodiesel foi analisada por cromotografia gasosa (CG). As heteroestruturas apresentaram melhor atividade fotocatalítica que seus precursores, devido aos defeitos gerados na formação da heterojunção, que atuam como aprisionadores de carga, aumentando o tempo de recombinação entre os éxcitons fotogerados. O estudo permitiu verificar que para fotocatalisadores à base de Ti (IV) o buraco eletrônico foi a espécie fotogerada mais ativa na descoloração da RhB, enquanto para fotocatalisadores à base de Ca (II) a espécie mais fotoativa foi o radical superóxido, e que os defeitos mais eficientes na separação dos portadores cargas foram as vacâncias de oxigênio monoionizadas.
- ItemInfoMinerva : interface do usuário para sistemas de software do domínio de patrimônio histórico(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2018-12-20) Moura, Milene; Costa, Luzia; Botega, Leonardo; Furnival, Ariadne; Gracioso, Luciana; Moraes, RinaldoOs bens patrimoniais das fazendas históricas paulistas são ricas fontes de conhecimento, impregnados de valores simbólicos, e representam a trajetória dos poderes constituídos ao longo do tempo e o processo de formação da sociedade. Para viabilizar o acesso a esses bens, alguns projetos de políticas públicas financiados pela FAPESP foram desenvolvidos: “Memória Virtual de São Carlos” (2004-2008), “Patrimônio Cultural Rural Paulista: Espaço Privilegiado para Pesquisa, Educação e Turismo” (2008-2012) e “Critérios e metodologias para realização de inventário do patrimônio cultural rural paulista” (2012-2014). Destes projetos resultaram dois importantes produtos: o Padrão de Descrição de Informação, que permite a catalogação exaustiva de qualquer tipo de bem patrimonial, e o sistema Memória Virtual, um sistema web composto por dois subsistemas, um para catalogação e outro para acesso e navegação. A proposta do presente trabalho é a criação de um protótipo de interface semi-funcional para o usuário, denominada InfoMinerva, para acesso aos dados contidos no sistema web Memória Virtual, considerando as premissas de autores do campo da interação humano-computador. O público alvo considerado para utilização da interface é composto por pesquisadores e interessados em bens patrimoniais, não sendo pré-requisito alto nível de conhecimentos em informática. O estudo, inicialmente exploratório, revisou a literatura dos temas: patrimônio histórico, patrimônio histórico em ambientes digitais, interação humano-computador, critérios de qualidade e interação e princípios, diretrizes e heurísticas voltadas ao desenvolvimento de interfaces. Quanto à natureza, trata-se de pesquisa aplicada, por propor uma solução para a disponibilização dos bens patrimoniais por meio da internet, apoiando-se na técnica de prototipação. O primeiro protótipo, de baixa fidelidade, foi criado em papel, no qual se estabeleceu os principais elementos da interface, exceto cores, formas e fontes, e o comportamento esperado no momento da interação com o usuário. A avaliação dessa etapa deuse de modo formativo, por meio das diretrizes de Nielsen e Tahir, possibilitando a correção de eventuais falhas antes do desenvolvimento da interface em meio digital. O segundo protótipo, de alta fidelidade e estrutura semi-funcional, foi confeccionado por meio da plataforma de criação de sites Wix, no qual os elementos projetados na primeira etapa foram aplicados, incluindo-se cores, formas e fontes. Essa etapa foi avaliada por meio de questionários mistos, adaptados do Questionnaire for user interaction satisfaction, e entregues a dois grupos de usuários: o primeiro, constituído por profissionais da informação, profissionais da informática e profissionais da área de patrimônio histórico e o segundo, por usuários em potencial. A análise dos questionários, por meio das técnicas estatísticas empregadas (escala de Likert, média aritmética, moda, variância amostral, desvio padrão e alfa de Cronbach), evidenciou que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, e as intervenções necessárias relacionam-se principalmente à acessibilidade e design responsivo.
- ItemLetramento crítico e ensino de espanhol no ensino médio integrado: questões teórico - práticas nocontexto dos Institutos Federais(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2019-12-06) Benedini, Larissa; Gregolin, Isadora; Gattelin de Paula, Sandra; Rocha, Nildicéia; Rosa, Yokota; Silva Junior, AntonioA formação de um leitor crítico capaz de ir além da decodificação de textos” (BRASIL, 2015, p. 9) é uma preocupação que está presente tanto nos documentos que orientam o ensino de língua estrangeira no ensino médio (BRASIL, 2006) como no próprio livro didático de língua estrangeira (PNLD 2015 e 2018). Entendemos que a formação desse leitor crítico, seguindo os princípios do letramento crítico, vai ao encontro dos pressupostos para o ensino de língua estrangeira em uma formação integral de nível médio profissionalizante conforme previsto nos documentos que orientam o ensino médio integrado na Rede Federal. No entanto, nossa percepção como docente de espanhol em um Instituto Federal de ensino é a de que há um descompasso entre teoria e prática na atitude curricular dos professores. Levando em consideração a importância das discussões teóricas sobre o conceito de letramento (Soares, 2014; Street, 2014; Baptista 2010; Cassany, 2006 e 2010; Monte Mór, 2015; Duboc, 2012) para o campo do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, são objetivos desta pesquisa compreender quais concepções sobre letramento crítico e leitor crítico são produzidas pelo campo teórico atualmente e de que forma tais concepções são apropriadas por um grupo de professores de espanhol, buscando identificar quais indícios em suas práticas de ensino de espanhol evidenciam a transposição dessas concepções. Além disso, analisar a “atitude curricular” (DUBOC, 2012) desses docentes nas “brechas” (DUBOC, 2012) de livros didáticos de espanhol. Para isso, procedemos à revisão bibliográfica sobre a noção de letramento em produções científicas nacionais e internacionais e em documentos que prescrevem o ensino de espanhol no Brasil e o PNLD LEM 2015 e 2018. Posteriormente, elaboramos um questionário online com vistas a identificar concepções de um grupo de professores de espanhol de Institutos Federais. De posse desses dados, realizamos entrevistas junto a uma parte desses professores, com vistas a aprofundar nossas análises sobre a “atitude curricular” (DUBOC, 2012) desses docentes, do conceito de letramento em suas práticas de ensino com a utilização de um livro didático cuja proposta parte da ideia de formar um leitor crítico em língua espanhola e considera o letramento crítico como princípio teórico. As análises evidenciaram que os professores possuem diferentes concepções sobre letramento crítico e não aproveitam completamente as “brechas” que poderiam permitir a formação efetiva do leitor crítico em espanhol, o que parece confirmar nossa hipótese de que a implementação do letramento crítico, tal como proposto no campo teórico, depende mais da atitude curricular do professor do que aquilo que o livro didático ou os documentos curriculares oferecem como sugestão de trabalho. Concluímos, portanto, que é necessário estreitar as relações entre teorias e práticas a fim de diminuir o descompasso entre o que expressam os documentos oficias, os livros didáticos, as pesquisas linguísticas e as práticas de ensino do professor. A opção pelo letramento crítico enquanto perspectiva para o ensino de língua espanhola no ensino médio integrado ao técnico na Rede Federal, integrada ou não às outras abordagens de ensino de línguas, atende em sua totalidade os princípios da formação que se deseja para essa modalidade de ensino.
- ItemLimitantes para parâmetro crítico para o modelo do sapo em árvores(Universidade de São Paulo (USP), 2024-07-18) Pena, Caio; Gallo, Alexsandro; Gava, Renato; Rodríguez, Pablo; Coletti , Cristian; Machado, FábioConsideramos o modelo do sapo com tempo de vida, em árvores infinitas. Neste modelo, sapos (partículas), quando acordados, realizam um passeio aleatório simétrico na árvore, acordando todos os sapos adormecidos dos sítios visitados, até morrerem. Consideramos variações do modelo, mudando a estrutura da árvore (orientada ou não, aleatória ou não) e a distribuição de sobrevida. Nestes modelos, a probabilidade de sobrevida de uma sapo é controlada por um parâmetro p ∈ [0,1], e existe um valor crítico pc tal que, se p < pc, então apenas finitos sapos são acordados com probabilidade 1, enquanto se p > pc, infinitos sapos são acordados com probabilidade positiva. A tese está dedicada à obtenção de limitantes inferiores e/ou superiores para este parâmetro crítico em função de constantes estruturantes dos modelos considerados.
- ItemMetodologia e ferramentas de projeto aplicadas à mecanização agrícola: ênfase nos pequenos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas(Universidade de São Paulo (USP), 2023-02-08) Lyra, Alberto; Becker, Marcelo; Joaquim, Ricardo; Dedini, Franco; Valtolini, Tadeu; Silva, RouversonExiste uma necessidade crescente de soluções para o aumento da demanda relacionada a mecanização agrícola, que normalmente envolve o desenvolvimento de novas máquinas, implementos ou ferramentas agrícolas, ou ainda, melhorias nas já existentes, sendo importante que essas soluções sejam buscadas ou implementadas, pois apresentam grande importância para o agronegócio brasileiro, que entre outros resultados tornou o Brasil o quarto maior produtor mundial de alimentos. Além disso, existem os acordos internacionais relacionadas as mudanças climáticas, a sustentabilidade ambiental e as proteções ao trabalho humano nos quais a inovação na mecanização agrícola se torna indispensável para que sejam realizados. Neste sentido, a disponibilidade de metodologias e ferramentas de projeto ou modelos de referências para desenvolvimento de produtos, são fundamentais, pois contribuem para que os projetos de novos produtos ou melhorias necessárias nos existentes alcancem os objetivos previstos de uma forma mais assertiva. Entretanto, o volume e nível das informações, as exigências em estruturas, gestão de projetos e pessoas da forma como estão disponibilizados, dificultam o seu uso pelos pequenos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e tornam a mecanização agrícola dependente dos grandes e médios fabricantes. Sendo assim, visa-se propor uma metodologia e ferramentas de projeto aplicadas à mecanização agrícola que consigam se adequar melhor as limitações e características dos pequenas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Para isso, foi realizado um referencial teórico com conceitos e definições relacionados aos principais temas abordados, seguido de: uma revisão bibliográfica sistemática acerca da metodologia de projeto e modelos de referência na área de mecanização agrícola; uma análise de um trabalho que contempla o desenvolvimento de uma máquina e um implemento agrícola e, um estudo de caso no qual se utiliza uma metodologia e algumas ferramentas de projeto aplicadas à uma demanda na mecanização agrícola. Como resultado foi definida a metodologia, sendo ela de sistematização de fases, formada pelas etapas: informacional, conceitual, preliminar e detalhada; contendo atividades, tarefas e ferramentas pré-determinadas, bem como o fluxo de realização e as precedências, quando existentes. A mesma é apresentada em forma de uma figura e de tabelas, com as definições e descrições necessárias ao seu entendimento, tornando compatíveis as características e limitações das pequenas empresas de máquinas e implementos agrícolas.
- ItemO currículo oficial da educação básica do estado de São Paulo: determinantes para o ensino da Geografia Ambiental(Universidade Estadual Paulista -- UNESP, 2016-02-22) Palomo, Vanessa; Nunes, João; João; Hespanhol, Rosângela; Leite, Yoshie; Straforini, RafaelA presente pesquisa tem como essência apresentar uma preocupação com a atual proposição curricular oficial do Estado de São Paulo e seus desdobramentos no trabalho docente, no que se refere, sobretudo, ao Ensino da Geografia Ambiental. Os citados desdobramentos partem de considerações históricas sobre o currículo, que remetem a variadas escalas geográficas e suas inter-relações. A definição de propostas curriculares é um fenômeno crescente e está na pauta de discussão de variados setores sociais em escala mundial, fundamentando a importância da questão para a formação intelectual/crítica do ser social. Nesse sentido, a pesquisa utiliza a categoria de estudo do trabalho para compreender a recepção – pelo professor – da proposta curricular do Estado de São Paulo, que leva à reflexão sobre seu papel enquanto professor de Geografia, evidenciando o ensino na perspectiva ambiental. Os dados da pesquisa foram levantados com professores de Geografia das Diretorias de Ensino de Araçatuba-SP e Birigui-SP, que apontaram aspectos de suas realidades, o que permitiu compreender o desencadeamento de políticas curriculares padronizantes na escola.
- ItemO processo educacional em estado mínimo: imersão no cotidiano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2008-2020)(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-03-31) Tiggemann, Iara; Dias, Romualdo; Machado, Lucília; Silva, Flávio; Torres, Alda; Pereira, GabrielA pesquisa tem como objetivo analisar o processo educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, mais especificamente do Câmpus Catanduva, em seus primeiros anos de existência(s) e resistência(s). O foco desta tese está na tensão situada entre a macropolítica e a micropolítica, entre o plano das intencionalidades e o seu desenvolvimento, bem como, na tensão entre a velha e a nova institucionalidade; na captura desses entremeios, o cotidiano ganhou centralidade. No referencial teórico utilizado, destaca-se Pierre Bourdieu e seus conceitos de violência simbólica, habitus e campo, junto à compreensão de que os indivíduos interiorizam a exterioridade e exteriorizam a interioridade num processo contínuo e inacabado. Para construção desta tese também foram estudados autores críticos ao neoliberalismo que dialogam com a teoria bourdeusiana. Em termos metodológicos, a pesquisa de abordagem qualitativa se valeu de dispositivos analíticos advindos da cartografia social, destacando-se a prática do diarismo e a pesquisa documental. Os Institutos Federais são apresentados enquanto política focal de educação profissional pública em contexto de Estado Mínimo. Os recursos orçamentários insuficientes, associado ao fato de não termos de pronto profissionais politicamente engajados na proposta, fazem com que o projeto dito revolucionário ainda não tenha alcançado seus objetivos e finalidades. O currículo escrito dos cursos analisados mostra que o IFSP se coloca a serviço do mercado a despeito de um trabalho que se volte para a melhoria das condições da população como um todo. Em relação à análise do cotidiano institucional, fica evidenciado que o IFSP absorve uma lógica economicista e se apresenta como sendo flexível e de amplas oportunidades. No entanto, servidores e estudantes revelam um trabalho humano intensificado e fragmentado. Em termos propositivos são apresentados novos processos de subjetivação e um trabalho mais horizontalizado com as comunidades locais.