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    COMPARAÇÃO ENTRE TEMPESTADES DE RUÍDO SOLARES TIPO I E PADRÕES DE FLUTUAÇÕES CANÔNICAS VIA ANÁLISE DE ESPECTRO GRADIENTE
    (Universidade do Vale do Paraíba, 2018-08-31) Cintra, Marco Antônio de Ulhôa; Fernandes, Francisco Carlos Rocha; Rosa, Reinaldo Roberto; González, Arian Ojeda; Pillat, Valdir Gil; Bolzam, Maurício José Alves; Dantas, Murilo da Silva
    Sabe-se que emissões solares Tipo I são geradas por elétrons não térmicos acelerados por variações estocásticas na configuração magnética das regiões ativas. A maioria das explosões Tipo I é registrada como uma sequência de emissões individuais caracterizando as tempestades de ruído, que também podem ser associadas com a ocorrência de flares solares. Neste caso, a energia dissipativa é adicionada à liberação de energia por pequenas mudanças na distribuição magnética, que contribuem para a manutenção de tempestades de ruído duradouras. No entanto, devido à maior resolução espectral e sensibilidade observacional, detalhes sobre os mecanismos de emissão e duração de explosões do Tipo I precisam ser melhor compreendidos. Neste trabalho, utilizando a técnica espectral baseada no Gradient Pattern Analysis (GPA), analisou-se tempestades de ruído (medidas na forma de séries temporais em comprimentos de onda métricos (263,3 MHz) geradas pelo espectrógrafo suíço BLEN7M e armazenadas no repositório da rede e-CALLISTO (Compound Astronomical Low cost Low frequency Instrument for Spectroscopy and Transportable Observatory). Para fins de caracterizar os padrões de flutuação das explosões solares do Tipo I a análise espectral foi aplicada a séries temporais com diferentes padrões de flutuação considerados canônicos: ruídos 1{fβ (White Noise, Pink Noise e Red Noise), caóticas e turbulentas. De acordo com a técnica do espectro gradiente, as séries temporais foram divididas em 11 escalas (iniciando em 3600 pontos) a fim de resultar em espectros com escalas de correlação compatíveis. Como técnicas complementares foram calculados também, para cada série temporal, os espectros de potência via Power Spectral Density (PSD) e Detrended Fluctuation Analysis (DFA). Os resultados indicam que os espectros gradiente de tempestades de ruído solares Tipo I são, no domínio da frequência, incompatíveis com os padrões canônicos das séries temporais de ruídos 1{fβ, entretanto apresentam compatibilidade espectral com os dados gerados a partir do padrão turbulento. Portanto, com base na análise espectral apresentada, processos turbulentos específicos, como já previsto na literatura, podem estar relacionados à dinâmica de plasma subjacente responsável pelas emissões solares do Tipo I aqui estudadas. Com base nessa aplicação, discute-se ainda quais as vantagens da técnica GPA sobre as metodologias mais usuais como PSD e DFA.
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    ALDEIA ICATU: DA PACIFICAÇÃO KAINGANG À CHEGADA DOS TERENA
    (Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 2020) Lanza, Renato Felix; Mota, Lúcio Tadeu; Rodrigues, Isabel Cristina; Novak, Eder da Silva
    A história paulista, bem como a brasileira, carece de um olhar acerca dos indígenas. Entretanto, nas últimas décadas, percebe-se um florescente campo de pesquisa na área. A busca por uma história na qual os indígenas são protagonistas e não somente indivíduos à margem dela, dominados e passivos ou, quando não, tratados como coitados é o foco atual. Nesse sentido, o objetivo dessa dissertação é contribuir com a análise da formação da aldeia Icatu, situada no município de Braúna, estado de São Paulo, desde seu início (1916) até a chegada de famílias Terena (1930-1940). Como metodologia, partiu-se da análise bibliográfica do tema, da documentação e bibliografia de autores que conviveram no local, da análise documental do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), por meio dos arquivos do Museu do Índio, e da oralidade indígena, procurando-se comparar as versões governamentais, as dos pesquisadores não indígenas e a dos próprios indígenas. Parte-se das afirmações do SPI, que afirma ser a aldeia originalmente criada para abrigar populações Kaingang, no contexto da chamada pacificação da etnia, mas que receberia parcelas de populações Terena vindas do atual estado do Mato Grosso do Sul. Como resultado da análise documental citada e da oralidade indígena, compreende-se que o processo se constituiu em um genocídio onde os Kaingang perderam quase que a totalidade de seus membros pelas armas de fogo e doenças, além de seu território, tudo em nome da expansão do café, das estradas de ferro e das cidades, em nome do progresso paulista. Também se conclui que, nas afirmações do SPI, não se levou em conta as motivações Terena para se deslocarem até o Oeste Paulista. Icatu constitui-se, atualmente, numa aldeia multiétnica, onde convivem, amistosamente, os Kaingang e os Terena, que lutam para preservação de sua história e de suas culturas ante o apagamento histórico
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    O pensar álgebrico: uma perspectiva fenomenológica
    (Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2024-02-08) Bortolete, Juliano Cavalcante; Bicudo, Maria Aparecida Viggiani; Paulo, Rosa Monteiro; Lazari, Henrique; Baier, Tânia; Bello, Angela Ales
    Nesta tese de doutorado, o autor buscou, trilhando um percurso fenomenológico inspirado em Husserl, compreender a questão fundamental de como a Álgebra se desvela em seus modos de ser. O estudo situa a Álgebra no contexto da Matemática, destacando sua inter-relação com outras áreas dessa ciência. A tese se desenvolveu em seis seções, explorando a fenomenologia, a crise nas ciências europeias, a presença da Álgebra na BNCC, a abordagem de Freudenthal sobre a Álgebra, a simbolização da Álgebra ao longo da história, e, finalmente, a teoria das multiplicidades sob a perspectiva husserliana. Nesta teoria, a Álgebra é concebida como uma área da Matemática a qual dá conta de mencionar generalidades, ao definir axiomaticamente seus objetos, que abarcam as idealidades e, portanto, aqueles objetos do pensar que são livres de qualquer posição de fato. Por fim, a tese enfatiza a necessidade de compreender a Álgebra para além de sua instrumentalização, buscando desvelar suas propriedades e sua presença na evolução do pensamento matemático.
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    Políticas Públicas do Livro, Leitura e Biblioteca Escolar no Brasil: das iniciativas federais à implementação municipal
    (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018-04-11) Sala, Fabiana; Militão, Silvio César Nunes; Castro Filho, Cláudio Marcondes de; Hernandes, Elianeth Dias Kanthack
    Este texto dissertativo desenvolveu-se no interior da linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Instituir políticas de leitura e biblioteca é fundamental para democratizar o acesso às fontes de informação, fomentar a leitura e contribuir para a formação de leitores competentes por meio de um processo dinâmico, permanente e contínuo. Inserir a biblioteca no processo de ensino é ofertar aos alunos a possibilidade de ampliar o conhecimento por meio dos diversos recursos e materiais disponíveis neste ambiente educacional. Para isto, é necessária a implementação de políticas públicas de formação de leitores, o que acreditamos ser a disposição de profissionais capacitados, criação de espaços apropriados ao trabalho, ampliação e manutenção dos acervos, não bastando apenas programas de compra e distribuição de livros. O atual Plano Nacional de Educação (PNE/2014) reconhece a importância das ações da biblioteca escolar e a sua relação com a qualidade da educação básica, considerando a biblioteca como importante equipamento de educação e cultura no ambiente escolar e recomenda a implementação das ações estabelecidas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL/2014). O PNLL propõe eixos e ações a serem atingidos a curto, médio e longo prazo pelos estados e municípios. Tais eixos e ações estão relacionados a criação de espaços e condições à execução de políticas públicas continuadas com vistas à garantia de acesso às formas mais verticais de informação pela sociedade para a promoção do conhecimento. Em atendimento a esta recomendação o município de Anhumas, localizado no interior do estado de São Paulo, elaborou o seu Plano Municipal do Livro e Leitura, sendo este um dos três municípios dos seiscentos e quarenta e cinco levantados em uma análise preliminar. Este estudo tem por objetivo analisar o processo de formulação e implementação do Plano Municipal do Livro Leitura e Literatura (PMLLL) do município de Anhumas-SP e assim contribuir às discussões sobre a formulação de políticas públicas locais de biblioteca escolar. Para tanto, a partir da abordagem qualitativa realizamos um estudo de caso em que nos dispomos da revisão bibliográfica sobre a temática em estudo, entrevista semiestruturada (com 8 sujeitos que participaram da elaboração/implementação do PMLLL), observação e análise de documentos. Afinal, a biblioteca escolar é um ambiente transdisciplinar, considerada por diversos autores como um instrumento pedagógico capaz de promover a construção de conhecimentos que serão utilizados de forma racional nas decisões que os alunos virão a tomar ao longo da vida.
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    Sistemas de gestão de aprendizagem e o professor no século XXI : Uma análise discursiva dos efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação do imaginário docente
    (Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), ) Ferreira, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva; Abreu, Ana Silva Couto de
    Este estudo analisa, utilizando Sequências Discursivas (SD), o paradoxo que se apresenta na construção da imagem do docente no século XXI. O corpus dessa pesquisa é formado por dois Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) – Schoology e Edmodo – e documentos oficiais, como as Leis de Diretrizes e Bases. A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso Francesa, na qual autores como Pêcheux (1995, 2008) e Orlandi (2004, 2009, 2014) definem conceitos como paráfrase e metáfora para construção e manutenção do discurso. Esses conceitos, ao serem associados à fala do historiador Dominique Julia (2000), no âmbito histórico evocam a memória discursiva e seus efeitos produzidos na elaboração do imaginário docente diante das mudanças tecnológicas.