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    O EFEITO MEDIADOR DA SATISFAÇÃO E EFICÁCIA NA RELAÇÃO ENTRE CONFIANÇA, COESÃO E O VALOR PERCEBIDO PELA EQUIPE DE PROJETOS: UM ESTUDO POR MEIO DE MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS E ANÁLISE DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS
    (Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2022-12-14) Santos, Gabriela Martins dos; Bizarrias, Flávio Santino; Scafuto, Isabel Cristina; Pedron, Cristiane Drebes; Ribeiro, Ivano
    O estudo do valor percebido em projetos vem ganhando bastante relevância entre pesquisadores e entidades de fomento da gestão de projetos, refletindo uma busca dos praticantes sobre como gerenciar a construção e entrega de valor. Diversos estudos vêm sendo realizados para se observar os antecedentes da percepção de valor em projetos. A própria literatura de gestão de projetos não é consensual em diversos aspectos em relação ao valor em projetos. Desde sua definição, valor em projetos é um desafio para pesquisadores. Valor em projetos é de difícil definição, se não uma tarefa impossível, haja vista que depende de muitas outras condições para isto, desde a perspectiva adotada quanto ao stakeholder considerado: cliente, usuário, participante ou a própria empresa. Depende ainda do tipo de projeto, ágil ou tradicional, a fase do ciclo de vida do projeto, o contexto ou maturidade do projeto, e inclusive da equipe envolvida. Neste último aspecto, a literatura atual é escassa em avaliar como a equipe de projetos afeta o valor percebido de um projeto. Neste sentido, o objetivo desta dissertação foi determinar a relação entre coesão, e confiança da equipe, com a percepção de valor do projeto, mediada pela satisfação e eficácia da equipe. Para alcançar este objetivo, uma revisão sistemática da literatura foi inicialmente desenvolvida para relacionar estes construtos como antecedentes do valor em projetos. Em seguida se foi realizado um survey, com dados analisados por meio de uma Modelagem de Equações Estruturais, testes de mediação e Análise de Condições Necessárias, para se avaliar os efeitos diretos e mediados sobre aspectos da equipe sobre a percepção de valor em projetos, bem como as condições necessárias e suficientes para ocorrência do fenômeno. Os resultados sugerem que todas as variáveis atuam como preditoras necessárias em diferentes graus de suficiência para se prever o Valor em projetos. A eficácia da equipe atua como mecanismo de legitimação da percepção de valor do projeto, ou seja, é preciso alcançar os resultados para ocorrer a funcionalidade organizacional da equipe.
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    Desenvolvimento de um dispositivo eletromecânico para troca automática de ferramentas em centros de torneamento CNC
    (Universidade de Taubaté - UNITAU, 2005) Neves, José Antonio; Sousa, João Sinohara da Silva; Sousa, João Sinohara da Silva; Reis, Luiz Octávio Mattos dos; Souza, Antônio Carlos de
    O trabalho aqui apresentado teve como objetivo o desenvolvimento e implementação de um dispositivo eletromecânico para a troca automática de ferramentas em um centro de torneamento Controlado Numericamente por Computador (CNC), totalmente independente do seu controle eletrônico. Foi projetado, fabricado e testado um protótipo visando a obtenção de uma versão financeiramente mais acessível que a fornecida como opcional pelo fabricante e que não necessitasse de alterações em partes mecânicas ou eletrônicas da máquina em estudo. Na máquina escolhida para a implantação deste dispositivo a troca das ferramentas é feita manualmente, dependendo da necessidade da peça a ser executada. Esse procedimento se torna cansativo, perigoso, não condizente com uma máquina CNC e impede que esta possa pertencer a um sistema integrado com outras máquinas controladas numericamente. Foram estudados e comparados motores, microcontroladores e sistemas de transmissão com o objetivo de encontrar o melhor desempenho ao menor custo possível para todo o conjunto, obtendo-se um sistema de troca automática de ferramentas que atendesse totalmente as expectativas e necessidades de operação do torno escolhido.
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    O processo de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos Currículo em Ação e Aprender Sempre destinados ao Ensino Médio
    (Universidade de Taubaté, 2023-10-30) Castilho, Andreia Aparecida Catadori Rodrigues; Pinto, Adriana Cintra de Carvalho; Paula, Orlando de; Pinto, Adriana Cintra de Carvalho Pinto; Paula, Orlando de; Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia; Kozma, Eliana Vianna Brito; Ferreira, Geraldo Generoso
    Esta pesquisa aborda os processos de referenciação e sequenciação textual nos materiais didáticos oficiais denominados Currículo em Ação e Aprender Sempre distribuídos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Médio a partir de 2021. Como professora da rede estadual, me vendo diante desses materiais, sabendo que eles seriam de uso praticamente obrigatório em toda a rede e, portanto, responsáveis pela educação de milhões de jovens em todo o estado; conhecendo a dificuldade dos estudantes do Ensino Médio no quesito produção de textos, especialmente no que diz respeito a mecanismos de coesão, estabeleci como objetivo geral dessa pesquisa investigar as características das atividades relativas à coesão textual propostas nos Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação. Especificamente, este trabalho busca: 1) identificar de que forma e com que frequência os Cadernos Aprender Sempre e Currículo em Ação de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo propõem atividades para a aquisição de conhecimentos relativos à coesão textual no EM; 2) avaliar se as atividades propostas no material têm potencial para contribuir para a aquisição de conhecimentos linguístico-discursivos imprescindíveis para o desenvolvimento da competência escritora; 3) verificar se as atividades estão em consonância com as prescrições da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que diz respeito à coesão textual. Teoricamente, esta pesquisa baseia-se na concepção sociointeracionista discursiva da linguagem e nos estudos da Linguística Textual sobre a coesão textual e os processos de referenciação e sequenciação, tendo sua base em Koch (2006) e Koch e Elias (2008, 2015, 2017), dentre outros estudiosos desse tema. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter qualitativo interpretativo. Os resultados mostram que os materiais, apesar de abordarem com frequência mecanismos de coesão e disponibilizarem atividades em todas as séries praticamente o ano todo, a coleção Currículo em Ação demonstrou-se deficitária na primeira série. O material Aprender Sempre, embora tenha apresentado um número maior de atividades para esta série, oferece exercícios mais consistentes na segunda série. Além disso, as atividades não apresentam variedade, encontram-se espalhadas pelas unidades de ambos os materiais que não apresentam nenhuma sistematização teórica sobre o tema e nem mesmo reconhecem os mecanismos de coesão como processos de referenciação e sequenciação. Os materiais atendem parcialmente as prescrições da BNCC (Brasil, 2018), deixando de abordar prescrições relativas à progressão temática, organização tópica, e aprofundamento nos processos de referenciação. Espera-se que esta pesquisa possa dar mais visibilidade sobre o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o bom desempenho da produção textual escrita, procurando jogar luz sobre a forma como os mecanismos coesivos vêm sendo explorados nesses materiais, se as atividades propostas contribuem para que os estudantes possam sanar suas dificuldades de escrita e desenvolver estratégias que os ajudem a estabelecer relações entre as partes do texto, evitando repetições, promovendo progressões e estabelecendo o máximo de coesão e coerência nas suas produções.
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    Agilus: um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software
    (Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 2015-06-03) Freitas, Renan Cavichi de; Cunha, Adilson Marques da; Forster, Carlos Henrique Quartucci; Dias, Luiz Alberto Vieira; Lemos, Otávio Augusto Lazzarini
    Este trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.
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    Aspectos socioculturais e políticos na especialização do conhecimento do professor de Matemática: interfaces entre o Programa Etnomatemática e o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK)
    (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2021-12-02) Ribeiro, Renato Douglas Gomes Lorenzetto; Miarka, Roger; Oliveira, Cristiane Coppe de; Conrado, Andréia Lunkes; Albanase, Veronica; Rodriguez, Nuria de Los Angeles Climent
    Assume-se, tendo como norte o Programa Etnomatemática, que os contextos socioculturais e políticos influenciam de forma determinante a produção de conhecimento, tanto na esfera coletiva quanto na individual, e que essa influência apresenta as mais variadas interfaces. Explorou-se uma em particular, enfocada no conhecimento do professor de matemática, em sua prática profissional específica, que incorpora tais contextos nos quais seus estudantes estão imersos. Dá-se destaque principalmente ao conhecimento docente que leva em consideração o conhecimento do educando, com origem em sua realidade imediata, e que tem potencial de valorizá-lo e de permitir que ela seja objeto de reflexão crítica por parte do estudante. Adota-se a noção de conhecimento especializado do professor de matemática e evidenciam-se exemplos do processo de especialização do conhecimento. Dentre as compreensões aqui realizadas, destacam-se as relacionadas com a motivação do docente e fatores que facilitam ou dificultam determinadas práticas e que, por sua vez, impulsionam ou bloqueiam os processos de produção de novos conhecimentos por parte do professor. Utiliza-se o modelo do conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) e a teoria fundamentada (Grounded Theory) tendo como principal referencial a Etnomatemática em uma perspectiva d’ambrosiana. O estudo, em duas etapas distintas, envolveu dois professores de matemática que lecionam para estudantes de mesma faixa etária (Ensino Médio), um espanhol e outro brasileiro, e produziu dados com observação de suas práticas, questionários com questões abertas e de entrevistas semiestruturadas. Para garantir uma análise com caráter holístico, desenvolveu-se uma abordagem metodológica específica composta por três movimentos que consideram releituras de metodologias consolidadas, o primeiro baseado na teoria fundamentada, o segundo no modelo MTSK e o terceiro, que revisita os dois primeiros simultaneamente aos dados primários com um olhar atrelado ao Programa Etnomatemática. Foi possível, nas duas etapas da pesquisa, estimular os docentes a exporem conhecimentos que se referem à realidade imediata dos estudantes e reconhecidos como provenientes de ambientes externos à escola e discutir as relações que fazem com as especificidades do ensino de matemática. A interação entre a Etnomatemática e a noção de conhecimento especializado do professor de matemática, com auxílio do modelo MTSK, produziu uma proposta de compreensão do conhecimento como parte de uma rede complexa que inclui vários elementos, em especial as crenças e as ações dos docentes, em que o caráter central é atribuído não aos elementos, mas às conexões entre eles. O estudo em si foi capaz de assumir o papel de uma atividade formativa para os docentes participantes e isso foi evidenciado pela comparação de seus discursos entre uma entrevista e outra. Considera-se que foram realizadas contribuições teóricas para o contexto de pesquisa sobre o conhecimento do professor, tais como um detalhamento dos produtos culturais representados pela tríade artefatos / sociofatos / mentefatos, o entendimento de que a especialização do conhecimento é identificada quando se analisa o conjunto de conhecimentos e não somente os especializados e a proposta de que a rede formada por crenças, conhecimentos e ações do docente se torna cada vez mais entrelaçada, fazendo com que os elementos sustentem uns aos outros, facilitando novas conexões com elementos compatíveis ao passo que prejudicam novas conexões quando incompatíveis. As compreensões que o estudo permitiu, as propostas teóricas e a realização de entrevistas que produzem espaços formativos ao docente parecem promissoras para futuras atividades de formação de professores.