Teses e Dissertações dos Servidores
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- ItemCálculo de funções de Wannier para Nanomateriais: cumuleno e grafeno(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-04-28) Ribeiro, Allan Victor; Afonso, Alexys Bruno; Arantes Júnior, Jeverson Teodoro; Batagin Neto, Augusto; Malvezzi, Andre Luiz; Sambrano, Julio RicardoGregory H. Wannier, em 1937, introduziu uma representação dos orbitais eletrônicos cristalinos em termos de funções ortogonais localizadas relacionadas com os orbitais atômicos. Posteriormente, tais funções foram denominadas de funções de Wannier. Nos últimos 30 anos, estudos têm apontado um crescente interesse da comunidade científica por estas funções, as quais se apresentam como uma poderosa ferramenta para a investigação de propriedades eletrônicas dos materiais. No presente trabalho, calculamos as funções de Wannier de sistemas nanométricos uni e bidimensionais. Inicialmente abordamos o cumuleno, que consiste em uma cadeia de átomos de carbono equidistantes. As funções de Bloch são obtidas por meio de uma aproximação tight binding e as funções de Wannier, usuais e generalizadas, são calculadas a partir delas. São discutidas as relações entre as funções de Wannier generalizadas obtidas por meio da aproximação tight binding e os orbitais híbridos sp. Isto é explicado mediante um cálculo alternativo das funções de Wannier, com a resolução de um problema de autovalores generalizado. As funções de Wannier das bandas pz do grafeno também são calculadas a partir das funções de Bloch obtidas por meio de uma aproximaçãao tight binding. Elas assemelham-se a um par ligante-antiligante de orbitais moleculares, e suas propriedades de simetria e localização são discutidas. Finalmente, por meio de uma combinação dos pacotes PWscf (baseado em ondas planas e na teoria do funcional da densidade) e wannier90, são calculadas as funções de Bloch e as funções de Wannier de máxima localização para arranjos atômicos com periodicidade em uma (cumuleno) e duas (grafeno) dimensões. Há boa concordância qualitativa entre os resultados da aproximação tight binding e da teoria do funcional da densidade. Deve-se ressaltar que a primeira abordagem não usa réplicas dos sistemas nanométricos e permite aprofundar o entendimento das propriedades e do significado físico das funções de Wannier.
- ItemDesenvolvimento de um dinamômetro biomédico ergonômico com comunicação com dispositivos móveis(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-05-12) Paulo, Danilo Pazian; Carvalho, Aparecido Augusto de; Sanches, Marcelo Augusto Assunção; Ribeiro, Alexandre Alves de LimaDinamômetros biomédicos são equipamentos utilizados para medir forças exercidas pelas mãos. Com o uso deste tipo de equipamento, é possível realizar avaliações biomecânicas das mãos de pacientes que após cirurgias, acidentes ou patologias osteomioarticulares, tiveram redução na sua capacidade de exercer forças com as mãos. O objetivo deste trabalho foi a implementação de um dinamômetro biomédico ergonômico, de fácil utilização, com capacidade de comunicação com diferentes tipos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O projeto realizado se constitui no aprimoramento de duas versões anteriores de dinamômetros implementadas no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Engenharia Biomédica da UNESP – Campus de Ilha Solteira. Testes em voluntários utilizando o dinamômetro desenvolvido e um dinamômetro comercial da marca SAEHAN, e posterior análise estatística dos dados revelam uma excelente confiabilidade intra-examinador para o dinamômetro desenvolvido, com coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,95 entre os diferentes grupos analisados, e de 0,98 para o dinamômetro SAEHAN. A análise estatística revela também uma excelente confiabilidade concorrente para as medidas realizadas pelo dinamômetro desenvolvido em relação às do dinamômetro SAEHAN, sendo de 0,93 para mãos dominantes e 0,92 para mãos não dominantes. Assim, o dinamômetro desenvolvido é confiável, válido e comparável com o dinamômetro SAEHAN quando adotados os mesmos procedimentos de exame de preensão palmar.
- ItemInstituto Federal de São Paulo: educação, ciência e tecnologia para quê?(Universidade Federal de São Paulo (USP), 2017-05-31) Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Dias, Marian Ávila de Lima e; Dias, Marian Ávila de Lima e; Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio; Silva, Pedro Fernando daAs intersecções entre educação, ciência e tecnologia têm se tornado cada vez mais intrincadas e complexas nas sociedades contemporâneas. Compreender a concepção e as bases de cada um desses três campos, bem como as relações estabelecidas entre eles e também seus desdobramentos, apresenta-se, então, como um importante desafio para compreender aspectos centrais da formação humana. Isto porque, conforme vêm apontando desde o século XX os autores da Teoria Crítica da Sociedade, a educação tem desempenhado um papel fundamental na pseudoformação cultural e na reprodução das desigualdades sociais vigentes; a ciência positivista tem sido erroneamente cultuada como expressão máxima da racionalidade humana; e o avanço tecnológico desenfreado parece ditar o ritmo reificado das sociedades atuais. Nesse contexto, faz-se necessária a investigação de instituições que se ocupem diretamente do desenvolvimento desses três campos (isoladamente ou conjuntamente) no sentido de se estabelecer uma crítica permanente que instigue a reflexão sobre os elementos contraditórios e regressivos imiscuídos na ideia de progresso suscitada frequentemente pela educação, pela ciência e pela tecnologia. A presente dissertação objetivou investigar os fundamentos e concepções expostos nos principais documentos que norteiam a atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), apresentando e discutindo o entendimento institucional relativo à tríade que embasa suas ações, quais sejam: educação, ciência e tecnologia. Objetivou, também, estudar como a comunidade acadêmica de um dos campi do IFSP compreende o tratamento dado pelo IFSP aos termos focados nesta investigação, e suas inter-relações, no âmbito institucional perquirido. A justificativa desse estudo baseia-se, primordialmente, no diagnóstico das sociedades industriais e tecnológicas do século XX realizado, especialmente, por teóricos como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Através da análise de documentos oficiais do IFSP e das contribuições de parte da comunidade acadêmica desta instituição, buscou-se expor e compreender quais pressupostos de educação, de ciência e de tecnologia norteiam as ações deste Instituto, bem como as intenções, as finalidades e as contradições manifestadas, e os desdobramentos evocados. Para tanto, foram analisados três dos principais documentos do IFSP: o Estatuto, o Regimento Geral e o atual Plano de Desenvolvimento Institucional. Também foi aplicado um questionário a 96 sujeitos integrantes dos três segmentos da comunidade acadêmica do campus São José dos Campos do IFSP. Dentre os questionários distribuídos, 86 foram respondidos e devolvidos (54 por membros do segmento discente; 14 por membros do segmento docente; 18 por membros do segmento técnico-administrativo). As análises documentais demonstraram a preponderância, no IFSP, de uma visão de educação regida pela profissionalização e pelo ensino tecnológico, sendo o trabalho destacado como princípio educativo. A ciência é veiculada como instância produtiva, e a investigação empírica é fortemente orientada para o desenvolvimento econômico de caráter industrial. No que tange à tecnologia, destaca-se o discurso do “desenvolvimento social” e do progresso. A análise das repostas contidas nos questionários encontrou abundantes elementos que corroboram os dados encontrados nos documentos do IFSP. Ademais, tais respostas trouxeram, também, contundentes críticas à atual política institucional no que concerne ao tratamento da educação, da ciência e da tecnologia.
- ItemPolítica educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-06-05) Souza, Leandro Aparecido de; Gomes, Alberto Albuquerque; Lima, Vanda Moreira Machado; Barreiro, Iraíde Marques de FreitasEsta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como objetivo compreender como se processa a construção da identidade profissional dos funcionários da educação básica, identificando sua relação com a escola e a educação nacional. A discussão introduzida no cenário brasileiro sobre a valorização desses funcionários considera a escola e seus ambientes como espaços educativos. A educação como a principal função social da escola engloba a aquisição de valores e habilidades, em uma prática de trabalho coletiva e participativa, em que o funcionário não é mais compreendido como um serviçal de segunda ordem, mas reconhecido pelos instrumentos normativos como profissional da educação, sendo seu trabalho articulado ao do professor. Por meio dessa perspectiva sua atuação é redimensionada, passando a contribuir com a construção, com o desenvolvimento e com a qualidade da educação. Nossa investigação iniciou-se pela análise da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio de elementos do ciclo de política de Stephen J. Ball, abordando desde a introdução de sua discussão no cenário nacional, o seu processo de construção, suas alterações, até sua viabilização em um dos cursos técnicos de formação do Profuncionário. Pautando-nos na Sociologia das Profissões, buscamos compreender o processo de construção da identidade profissional do funcionário da educação, realizando uma abordagem histórica sobre sua presença e atuação nas instituições escolares. Discutimos a estruturação dos cursos de formação para essa categoria, assinalando suas especificidades. A trajetória metodológica nos possibilitou identificar a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise qualitativa, como a mais adequada para a consecução de nossa proposição. A pesquisa nos evidenciou que os funcionários da educação básica têm conquistado, por meio de normas legislativas e de políticas públicas de formação, instrumentos que corroboram tanto para a superação de sua invisibilidade histórica, quanto para a construção de sua identidade profissional.
- ItemEfeitos do fitoterápico tribulus terrestris sobre a próstata do gerbilo da mongólia (meriones unguiculatus)(Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, 2017-06-30) Silva, Diego; Taboga, Sebastião; Borges, Luciano; Augusto, Taize; Oliveira, Silvia; Delella, FláviaA planta Tribulus terrestris (TT) é utilizada para o tratamento de inúmeros problemas de saúde em diversas medicinas tradicionais. Uma das principais indicações é no tratamento de disfunções sexuais, supostamente por sua capacidade de interferir no metabolismo androgênico. Por conta disso, o fitoterápico se popularizou entre indivíduos de várias idades, tendo sido utilizado como alternativa natural e legal para anabolizantes. Entretanto, o uso de substâncias que interferem no equilíbrio hormonal pode trazer consequências negativas para a histofisiologia prostática, já que a próstata é um órgão alvo da ação dos andrógenos, sensível às alterações hormonais. Por outro lado, dados da literatura apontam uma possível ação quimioprotetora de alguns dos principais componentes do TT, as saponinas, as quais seriam capazes de atenuar efeitos deletérios da idade e da exposição a agentes tóxicos. Assim, este trabalho se propôs a apresentar uma extensa revisão da literatura a respeito do papel do fitoterápico sobre os aspectos da biologia reprodutiva (Capítulo I) e avaliar os efeitos do uso do extrato de TT sobre os níveis de testosterona e suas consequências sobre a histofisiologia prostática no gerbilo da Mongólia intacto ou exposto ao carcinógeno N-metil-N-nitrosoureia (MNU). Para avaliar os efeitos da exposição em curto prazo (Capítulo II), 24 machos foram divididos em quatro grupos: controle experimental, controle da indução carcinogênica (50 mg/kg de MNU em dose única aos 180 dias), controle dos efeitos do TT (11 mg/kg em doses diárias do 180º ao 270° dia) e tratamento pós-indução (11 mg/kg em doses diárias do extrato de TT do 180º ao 270° dia, após dose única de 50 mg/kg de MNU aos 180 dias). Para avaliar os efeitos da exposição em longo prazo (Capítulo III), 24 machos foram divididos em quatro grupos: controle experimental, controle da indução carcinogênica (50 mg/kg de MNU em dose única aos 180 dias), controle do uso prolongado do TT (11 mg/kg em doses diárias do 90º ao 270° dia) e tratamento prolongado associado à indução (11 mg/kg em doses diárias do extrato de TT do 90º ao 270° dia, com dose única de 50 mg/kg de MNU aos 180 dias). O TT não foi capaz de elevar os níveis séricos de testosterona e não causou alterações biométricas em órgãos sensíveis a andrógenos, o que indica baixo potencial anabolizante na dose e nos períodos administrados. Além disso, o fitoterápico pode ter contribuído para a quimioproteção da próstata uma vez que retardou o surgimento de lesões malignas na glândula. Houve uma ação específica do TT em reduzir a atividade da via androgênica canônica (diminuição de receptores de andrógenos e de proliferação de células epiteliais), reproduzindo, in vivo, a proteção contra a atividade tumoral já observada in vitro. No entanto, apesar de frear o surgimento de lesões malignas, o TT não foi capaz de evitar o surgimento de lesões pré-malignas, especialmente quando a utilização teve início em indivíduos ainda jovens. Dessa forma, os efeitos do TT para a próstata precisam ser melhor compreendidos e o uso do fitoterápico ainda requer cautela.
- ItemUma nova abordagem de treinamento on-line para rede neural artificial ARTMAP Fuzzy(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-09-04) Santos Júnior, Carlos Roberto dos; Lotufo, Anna Diva Plasencia; Chavarette, Fabio Roberto; Lopes, Mara Lucia Martins; Cruz Junior, Gelson da; Lopes, Benedito Isaias de LimaA evolução dos recursos de internet levou ao crescente aumento do fluxo de dados, e por consequência, a necessidade de modelos de classificação ou previsão que suportem uma aprendizagem online. A Rede Neural ARTMAP Fuzzy tem sido utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, no entanto, ainda é pouco explorada em aplicações de tempo real que exigem uma aprendizagem contínua. Neste trabalho, é proposto uma Rede Neural ARTMAP Fuzzy com treinamento continuado, capaz de adquirir conhecimento ao longo da classificação ou previsão. Modificações na arquitetura e no algoritmo de aprendizagem possibilitam à rede neural ativar o treinamento sempre que necessário. Para validar o modelo proposto foram realizadas duas aplicações, uma para previsão e outra para classificação, utilizando bases de dados benchmarks e comparado com a ARTMAP Fuzzy original. Os resultados mostraram a capacidade do modelo proposto em adquirir conhecimento ao longo das amostras apresentadas de forma estável e eficiente. Assim, este estudo contribui para a evolução da rede neural ARTMAP Fuzzy e apresenta o treinamento continuado como uma alternativa eficaz para aplicações de tempo real.
- ItemEstudo de um Coletor Solar,Tipo Tubo Evacuado Modificado, Utilizando um Concentrador Cilíndrico Parabólico (CPC)(Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2017-10-30) Avallone, Elson; Padilha, Alcides; Bandarra Filho, Enio; Marchi Neto, Ismael; Scalon, Vicente; Modolo, DelsonAs alterações climáticas tem fomentado a busca por fontes renováveis de energia. Assim, novos coletores solares têm sido o foco de pesquisadores em todo o mundo para novos concentradores, novas configurações de instalação e o estudo da estratificação térmica para melhorar o desempenho do sistema de armazenamento térmico. O sistema proposto, ou seja, utilizando concentrador solar com tubo evacuado, proporciona linearidade e constância na sua eficiência em relação aos coletores de placas planas. A alteração proposta, ou seja, tubo com duas aberturas, uma para entrada do líquido frio e outra para saída do líquido aquecido, elimina a interface física entre a água quente na região voltada para o fluxo de calor solar e a água fria na região inferior do tubo. Essa alteração provoca redução na eficiência térmica, porém aumenta o volume de água aquecida por dia. O concentrador CPC mostrou-se um importante equipamento do sistema, uma vez que a os raios solares incidem em uma região longitudinal definida no tubo coletor solar, direcionado pela geometria do CPC. Com a utilização desse equipamento elimina-se a necessidade de espelhos com seguidores solares, tornando o sistema vulnerável a oscilações elétricas, encarecendo o projeto e consumindo energia elétrica. O desempenho do coletor é avaliado a partir de testes experimentais utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica como análise da eficiência. Esses resultados são comparados aos conceitos teóricos descritos na literatura científica. O espaço anular evacuado do tubo também se mostrou um importante aliado na linearidade do coletor, reduzindo a resistência térmica do ar. A estratificação térmica é avaliada tanto pelo número de MIX (Primeira Lei da Termodinâmica) como pela proposta de um novo coeficiente de estratificação utilizando a exergia (Segunda Lei da Termodinâmica). Das seis configurações propostas para o sistema estudado, a mais viável foi obtida na configuração 3, ou seja, tubo evacuado com CPC.
- ItemDescoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA's(Universidade Federal de São Carlos, 2017-11-01) Silva, Marco Antônio; Santos, Marilde; Otsuka, Joice; Bueno, Renato; Rodrigues, Luciene; Valêncio, CarlosAtualmente muitos professores e aprendizes utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA’s) para auxiliar o processo ensino aprendizagem. Com o desenvolvimento e popularização da internet e dos diversos dispositivos que a suportam, o interesse nos REA’s tem aumentado. Entretanto muitos professores ainda encontram dificuldades em sua adoção. As barreiras encontradas por estes podem ser tecnológicas, culturais ou econômicas. Iniciativas que ofereçam gratuitamente a possibilidade de autoria e adaptação de REA’s sem a necessidade de conhecimentos específicos na área de computação, possibilitando ainda seu reuso e compartilhamento, atuam para atenuar tais barreiras. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma abordagem para auxiliar o docente na criação de atividades com REA’s que, quando executados pelos alunos, geram o registro de suas experiências, base para a descoberta do estilo de aprendizagem para a posterior recomendação de outros REA’s adequados a tal estilo. Para isso, o trabalho apresenta, além da arquitetura da abordagem, um modelo de interpretação de experiência utilizando expectativa, assim como um cenário de uso e projeto lógico de uma instância da abordagem para prova de conceito.
- ItemDemocracia deliberativa em Habermas: abordagem do tema no Brasil (2000-2015) e contribuições para a educação(Universidade Federal de São Carlos, 2017-12-19) Pinheiro, Ednéia; Conti, Celso; Gomes, Luiz; Calzolari Neto, Anselmo; Gabassa, Vanessa; Mariano , AndréA obra filosófico-política de Habermas ocupa centralidade na teoria democrática contemporânea como discurso de justificação da concepção deliberativa de democracia. Pressupondo uma sociedade política capaz de estabelecer princípios normativos com vistas à legitimação do Estado de direito, Habermas apresenta o processo comunicativo de formação da opinião e da vontade como meio mais importante para a racionalização discursiva das decisões de uma administração vinculada ao direito. Os sujeitos, enquanto parceiros jurídicos, atuam na elaboração do direito legítimo, do qual são autores e destinatários. Mediador entre mundo da vida e sistema, o direito moderno aparece como meio para a resolução dos problemas de coordenação social, em uma sociedade plural. Compreendendo que a teoria democrática habermasiana é capaz de trazer importantes contribuições para as reflexões no campo educacional, procuramos conhecer qual o uso que dela vem sendo feito em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil e quais as contribuições desta teoria para a área educacional, sobretudo para a gestão democrática da escola. Para alcançarmos resposta a estas questões, optamos pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte artigos publicados em periódicos. Elegemos para o levantamento bibliográfico o Portal de periódicos da CAPES e a base de dados SciELO. A partir da análise de artigos de nove diferentes áreas de conhecimento, buscamos identificar como a democracia deliberativa vem sendo abordada em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil, os principais apontamentos presentes nos artigos, os temas tratados com maior frequência e aqueles que se encontram em aparente emergência. Concluída a análise deste material, identificamos a necessidade de realizar um levantamento de leituras complementares na área da educação, visando melhor estabelecer o panorama das discussões que envolvem o tema. Identificamos, então, as discussões em andamento nas demais áreas do conhecimento que podem contribuir ou corroborar com as discussões da área da educação e da gestão democrática da escola. Confirmando a tese apresentada por este trabalho, concluímos que a interpretação realizada por Habermas da sociedade capitalista, como sistema e mundo da vida, nos oferece importante suporte para a análise dos problemas enfrentados pela educação, para a compreensão da relevância do estabelecimento de processos discursivos na escola visando à implementação da democracia em seus espaços, à reversão do processo de colonização do mundo da vida e à formação de cidadãos participativos, críticos e emancipados.
- ItemParidades: os cortiços de São Paulo (Brasil) e as ilhas do Porto (Portugal)(2018) Souza, Thais Cristina Silva deEsta tese tem o objetivo de demonstrar as paridades entre os cortiços de São Paulo (Brasil) e as ilhas da cidade do Porto (Portugal). Por meio das semelhanças no que concerne às tipologias e ao modo de morar, pretendemos demonstrar a importância de um levantamento aprimorado para conhecer essas habitações e propor projetos de intervenção mais participativos
- ItemEstudos sobre o relacionamento entre estrutura de capital e setor(USP, 2018) Oliveira , Rossimar Laura; Kayo, Eduardo KazuoEsta tese é composta por três artigos que exploram a relação entre estrutura de capital e o setor. A literatura traz evidências que as firmas consideram as ações e decisões de seus pares competidores para tomar suas próprias decisões e que dentro deste ambiente elas podem ter estruturas de capital homogêneas. O objetivo geral é encontrar evidências que fatores relacionados ao setor são relevantes na determinação da estrutura de capital das firmas brasileiras. A contribuição está na busca pelos motivos que explicam esta influência e se os padrões do setor são importantes para as empresas brasileiras, como têm se mostrado para dados de empresas americanas. Esta tese se justifica por contribuir diretamente com as pesquisas que buscam avançar na compreensão de como os fatores relacionados ao setor vão afetar a estrutura de capital das firmas, sem desconsiderar os fatores internos. O primeiro capítulo é um artigo teórico que revisa os artigos publicados sobre o papel do endividamento nas relações intrasetor, competição e Organização Industrial. A relação da alavancagem com desempenho e sobrevivência é um dos temas principais. Os estudos revisados mostram que muitas vezes a firma endividada vai ter pior desempenho no mercado devido ao comportamento predatório das rivais. Não há consenso sobre o comportamento da firma endividada, existem autores que acreditam no comportamento mais agressivo, outros no comportamento mais conservador, assim como a falência de uma firma no setor pode trazer resultados positivos ou negativos para as demais. O segundo capítulo é um artigo empírico que utiliza as alterações de IPI realizadas pelo governo brasileiro como choques exógenos na relação entre alavancagem da firma e do setor. Foram utilizados dados de empresas brasileiras entre 2007-2015. O modelo econométrico utilizado foi o diff-in-diff-in-diff. Os resultados mostram uma relação positiva entre a alavancagem média do setor e da firma, relação esta que se mantém para o grupo de tratamento após a inclusão do choque exógeno de redução do IPI no modelo. Estes resultados se alinham com trabalhos que colocam o setor no centro dos aspectos influenciadores da estrutura de capital da firma. O terceiro e último capítulo também é um artigo empírico onde, em um modelo de ajustamento parcial, a relação entre oportunidades de crescimento de uma firma, quando maiores que as oportunidades de crescimento do setor, vão representar possíveis choques exógenos idiossincráticos recebidos por ela. Foram utilizados dados de empresas brasileiras entre 1995-2016. Os resultados principais confirmam que existe uma relação negativa, se há aumento da razão das oportunidades de crescimento da firma i em relação às oportunidades de crescimento do seu setor j, seus indicadores de alavancagem serão reduzidos, se houver queda na razão das oportunidades de crescimento, haverá aumento da alavancagem. Estes resultados estão ligados a trabalhos que afirmam que empresas com maiores oportunidades de investimento são mais eficientes, tem maior lucratividade e vão procurar manter níveis mais baixos de alavancagem e à Teoria da Agência quando demonstra que as firmas com baixas oportunidades de investimento usam o aumento da dívida como forma de controle dos gerentes.
- ItemMetodologias para desenvolvimento de Mapas Auto-organizáveis de Kohonen executados em FPGA(USP, 2018) Sousa, Miguel Angelo de Abreu de; Del Moral Hernandez, EmílioDentro do cenário de projeto de circuitos elétricos orientados para o processamento de redes neurais artificiais, este trabalho se concentra no estudo da implementação de Mapas Auto-organizáveis (SOM, do inglês, Self-Organizing Maps) em chips FPGA. A pesquisa aqui realizada busca, fundamentalmente, responder à seguinte pergunta: como devem ser projetadas as arquiteturas computacionais de cada etapa de processamento do SOM para serem adequadamente executadas em FPGA? De forma mais detalhada, o trabalho investiga as possibilidades que diferentes circuitos de computação do SOM oferecem em relação à velocidade de processamento, ao consumo de recursos do FPGA e à consistência com o formalismo teórico que fundamenta esse modelo de rede neural. Tal objetivo de pesquisa é motivado por possibilitar o desenvolvimento de sistemas de processamento neural que exibam as características positivas típicas de implementações diretas em hardware, como o processamento embarcado e a aceleração computacional
- ItemA percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em curso de inglês para propósitos acadêmicos no contexto do programa idiomas sem fronteiras(Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2018-02-27) Della Rosa, Stefanie Fernanda Pistoni; Augusto-Navarro, Eliane Hércules; Viana, Nelson; Lima, Denise de Paula Martins de Abreu e; Furlan, Claudia Jotto Kawachi; Barçante, MagaliEste estudo tem como objetivo analisar a percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em um curso de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) com foco na habilidade escrita (redação acadêmica) a partir de compreensão de seus papéis e responsabilidades, bem como papéis e responsabilidades de professores e do material didático. Tais compreensões são imperativas quando pensado o desenvolvimento da autonomia do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem de línguas para além da sala de aula, sobretudo quando se almeja a participação efetiva na comunidade discursiva científica à qual esse aprendiz-pesquisador é afiliado ou pretende filiar-se. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias de Inglês para Propósitos Específicos (ROBINSON, 1991; HUTCHINSON e WATERS, 2006; DUDLEY-EVANS e ST. JOHN, 2010) e sua vertente Inglês para Propósitos Acadêmicos (FLOWERDEW e PEACOCK, 2001, HYLAND, 2006; JORDAN, 2012), bem como nas teorias de Autonomia (BENSON, 2006; 2011; LITTLE, 1991; 1995) e de Material Didático (TOMLINSON, 2012, 2014; HARWOOD 2005, 2010, 2014; RICHARDS 2001, 2014). Adota-se como natureza metodológica o estudo de caso, orientado pelo paradigma qualitativo de pesquisa, cujos dados foram coletados a partir de questionário semiestruturado, observação de aulas e entrevistas. O contexto para coleta de registro foi um curso de redação acadêmica em língua inglesa oferecido pelo programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) em uma de suas universidades parceiras. A análise de dados revela que para haver o fomento da autonomia do aprendiz em cursos de Inglês para Propósitos Acadêmicos é necessário o trabalho colaborativo entre professores e aprendizes, sugerindo o redimensionamento de seus papéis, evidenciando i) a tomada de responsabilidades dos aprendizes no processo de ensino-aprendizagem a partir do engajamento ativo e reflexão sobre tal processo, e ii) a prática docente voltada para a orientação e inclusão dos aprendizes nas escolhas que os envolvem. Os resultados indicam a relevância no sentido de que cursos cujo foco seja o ensino de Inglês para Propósitos Acadêmicos sejam pensados de modo a sensibilizar aprendizes para os conceitos de gênero acadêmico e comunidade discursiva, focando na reflexão orientada sobre o uso informado da língua para atingir um propósito comunicativo compartilhado pela comunidade discursiva, assim como a consideração dos materiais didáticos como recurso essencial para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Para pesquisas futuras ressaltamos a importância de maior atenção à autonomia do professor, desde sua formação inicial, em virtude da íntima relação entre a autonomia do professor e a autonomia do aprendiz.
- ItemO discurso do Diccionario de la lengua española (RAE) em diferentes condições de produção: língua, sujeitos e sentidos(USP, 2018-03-16) Oliveira, Ana Paula Fabro de; Celada, Maria Teresa; Fajul, Adrian Pablo; Lauria, Daniela; Nunes, José Horta; Silveira, Verli Fátima Petri daNesta pesquisa nos propomos uma análise do discurso do Diccionario de la lengua española (DLE), da Real Academia Española (RAE), a partir de uma entrada teoricamente orientada pela Análise de Discurso pecheuxtiana em articulação com a História das Ideias Linguísticas, tal como vem sendo desenvolvida a partir dos anos 90 em certos projetos da academia brasileira. Dessa forma, concebemos o dicionário enquanto um instrumento linguístico e o abordamos como objeto discursivo, isto é, como "um discurso sobre a língua", produzido em "certas condições sociais e históricas" (NUNES, 2010, p. 7). O percurso de nossa análise se organiza em função do objetivo de compreender como certas condições de produção, nas quais se reconfiguram as relações de força, produzem deslocamentos de diversa índole no discurso do dicionário. A textualização da pesquisa se organiza em duas partes. Na primeira, atravessando diferentes condições de produção que vão desde a fundação da RAE, em 1713, à publicação da última edição do DLE, em 2014 refletimos sobre o processo de institucionalização dessa Academia e examinamos os prefácios do dicionário a fim de analisar como são significados a língua, o próprio dicionário, a RAE (e os acadêmicos a ela vinculados) e o "outro", não projetado apenas como possível leitor ou consulente, mas na complexa diversidade de um universo que inclui adversários ou falantes não necessariamente pensados como interlocutores ou sujeitos passíveis de serem atingidos pelo processo de interpelação presente na obra. O movimento de análise permite dar visibilidade aos deslocamentos e continuidades na projeção desses imaginários. Na segunda parte, tendo como foco as condições de produção vinculadas às independências dos países americanos e à imposição do regime franquista na Espanha, analisamos em certos prefácios e verbetes as posições do sujeito discursivo e o modo pelo qual se significam as línguas ameríndias e espanholas que constituem nossa série discursiva. As análises desenvolvidas, além de trazerem elementos para se pensar a circulação do discurso dicionarístico em diferentes conjunturas sócio-históricas, permitem também uma reflexão sobre determinados movimentos no plano da produção de sentidos, em sua imbricação com as relações de poder em importantes momentos na história dos dicionários da Academia.
- ItemRumo ao RH das organizações do futuro? um estudo sobre mudanças na gestão de pessoas em empresas estabelecidas no Brasil(USP, 2018-05-11) Trindade, Luciano Henrique; Albuquerque, Lindolfo Galvao de; Amorim, Wilson Aparecido Costa de; Barbosa, Robson; Bianchi, Eliane Maria Pires Giavina; Zucco, AlbaAs organizações estão desenvolvendo negócios cada vez mais complexos e operando em ambientes instáveis. No atual ambiente de negócios, o contexto onde estas organizações se encontram é volátil, incerto, caótico e ambíguo. Buscando estabelecer um padrão de alta performance que lhes garanta a vantagem competitiva e a sustentabilidade empresarial, a capacidade de se adaptar torna-se uma competência com importância crescente e, em alguns mercados, determinante. A busca de seu próprio redesenho, estudando e desenvolvendo novos modelos, torna-se uma preocupação permanente destas organizações de alta performance, que passam a operar em redes, coordenadas por meio de sua cultura, sistemas de informação e com alta mobilidade de talentos. Serão estas as “organizações do futuro” segundo teóricos e práticos. Para o sucesso dessa transformação disruptiva, da configuração e funcionamento das organizações, a Administração de Recursos Humanos (ARH) não tem o mero papel de acompanhar essas mudanças, mas de liderar sua condução, adotando novas práticas e assumindo novas responsabilidades. O objetivo do presente trabalho foi o de verificar quais mudanças ocorreram na ARH de empresas estabelecidas no Brasil. Estariam estas mudanças indo ao encontro do perfil das organizações do futuro mesmo em um contexto da crise político-econômica que assola o pais? Seriam tais mudanças disruptivas, delineando novos modelos e configurações ou, ao contrário, estariam cooperando para uma cada vez maior homogeneização do que está se fazendo: o isoformismo institucional? Diante de tantas questões importantes girando em torno da ARH a presente pesquisa que buscou se posicionar na linha de fronteira do conhecimento no campo de pesquisa da Administração de RH (ARH), voltando seu olhar para as expectativas de futuro da área. Houve um esforço de pesquisa para manusear e analisar, em uma perspectiva qualitativa, uma massa de informações de um relevante número de empresas, algo que é sempre complexo. A partir de dados coletados em 150 organizações estabelecidas no Brasil, consideradas como de referência em ARH, foi possível observar mudanças e avaliar se abraçando novas demandas, práticas e responsabilidades, ou se continuam restritas às atividades e responsabilidades tradicionalmente presentes na literatura.
- ItemSistema de raciocínio baseado em casos qualitativos: um estudo no domínio do futebol de robôs humanoides(FEI (Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo), 2018-08-06) Homem, Thiago Pedro Donadon; Bianchi, Reinaldo Augusto da Costa; Tonidandel, Flavio; Lopes, Guilherme Alberto Wachs; Ralha, Célia Ghedini; Wainer, JacquesO desenvolvimento de agentes autônomos capazes de realizar tarefas com a mesma destreza que a realizada pelos ser humanos é um dos desafios da Inteligência Artificial e Robótica. Isto motiva a pesquisa em robôs humanoides inteligentes, em especial, o futebol robôs humanoides como um banco de ensaio, pois trata-se de um ambiente dinâmico e que, cada agente em um time deve escolher a melhor ação visando maximizar o resultado do time, isto é, vencer a partida. Neste contexto, este trabalho apresenta um novo algoritmo para o Raciocínio Baseado em Casos Qualitativos (QCBRL), um modelo de Raciocínio Baseado em Casos que utiliza um formalismo do Raciocínio Espacial Qualitativo para representar, resgatar e reutilizar casos por meio de relações espaciais qualitativas entre os objetos no ambiente. Combinado com o método de Aprendizado por Reforço, o QCBRL permite ao agente aprender novos casos qualitativos em tempo de execução, sem a realização prévia de uma etapa de aprendizagem. Visando evitar os casos que não resultem em máximo desempenho, o QCBRL realiza a manutenção da base de casos, excluindo estes casos e aprendendo novos (mais adequados) casos. Os experimentos e análises do QCBRL foram realizados em cenários de futebol de robôs simulados e com robôs humanoides reais. Os resultados da execução do QCBRL mostram que o processo de resgate foi cerca de três vezes mais rápido e que o robô marcou uma média maior de gols do que os métodos com modelagem quantitativa.
- ItemA autoria na interpretação de Libras para o Português: aspectos prosódicos e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual(PUC, 2018-12-01) Santos, Ricardo Ferreira; Brait, ElisabethA modalidade de interpretação simultânea (IS) de Libras para a Língua Portuguesa tem ganhado espaços em várias atividades na esfera educacional. A atuação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais /Língua Portuguesa (TILSP), nesse contexto, demanda articulações de cunho teórico-prático para que o discurso em Libras possa ser compreendido por interlocutores que desconhecem essa língua. Devido à formação genérica e à falta de prática, alguns intérpretes apresentam dificuldades e insegurança em mobilizar discursos em interações comunicativas. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa é analisar a autoria e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual, por meio da entoação expressiva presente na IS de Libras/Língua Portuguesa na esfera acadêmico-científica: gênero conferência. A entoação, elemento prosódico, está presente na produção e percepção de cada palavra ou do enunciado, na fala oral ou na língua de sinais. Por esse motivo nossas perguntas de pesquisa são: (i) como os marcadores não-manuais no discurso em Libras podem influenciar a prosódia na Língua Portuguesa, em específico a entoação; (ii) como o intérprete constrói os sentidos na IS por meio da entoação na Língua Portuguesa; (iii) como se constitui a autoria na mobilização enunciativo- discursiva entre a Libras e Língua Portuguesa na perspectiva verbo-visual. Por meio da fundamentação teórica em uma perspectiva dialógica fundamentada no Círculo de Bakhtin, dos estudos da verbo-visualidade de Beth Brait, aqui entendida como as diversas materializações em forma texto em uma dimensão verbal e visual constitutivos na produção e construções de sentidos, e da Teoria Interacional da Entoação (TEI) de David Brazil, realizamos um deslocamento metodológico dos enunciados a partir dos signos verbais em língua de sinais e da materialização dos signos verbo-visuais entoacionais por meio da complexa mobilização enunciativo-discursiva realizada na interpretação da Libras para a Língua Portuguesa em conferências. Escolhemos como corpus duas interpretações simultâneas de Libras para modalidade oral (Língua Portuguesa) realizadas pelos TILSP no II Evento-Libras: Encontros e Desencontros – realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. As análises mostram que as intérpretes na atividade interpretativa simultânea, em um ambiente dialogicamente agitado, repleto de tensões das vozes sociais, atravessadas por discursos políticos, polêmicos e com tons irônicos, realizam ou apresentam algumas dificuldades na construção de sentidos por meio da compreensão ativa responsiva e pela posição verbo-visual-axiológica, materializadas nas escolhas prosódicas, constituindo a autoria na interpretação. Espera-se que esta pesquisa colabore com as investigações da prosódia e construção de sentidos entre as modalidades Libras/Língua Portuguesa, com o propósito de contribuir com a formação do intérprete de Libras e as atividades de trabalho desses profissionais.
- ItemExtensão e diversidade étnico-racial no IFSP: caminhos para construção de uma educação antirracista(UNICAMP, 2018-12-06) Silva, Caroline Felipe Jango da; Soligo, Ângela Fátima; Oliveira, Dennis de; Jeffrey, Debora Cristina; Mello, Marina Pereira de Almeida; Tenório, Valquíria PereiraO racismo estrutural e seu desdobramento institucional no espaço educativo é um dos mais graves problemas sociais que desafia a política pública de promoção da igualdade racial no Brasil. Apesar da implementação de uma política de ações afirmativas que vem garantindo o acesso dos estudantes negros e negras nos institutos federais e nas universidades públicas, estas instituições de ensino ainda não conseguiram consolidar uma educação antirracista. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou analisar, portanto, a implementação da política de promoção da diversidade étnico-racial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a partir da dimensão extensionista. O trabalho baseou-se no conhecimento acumulado em relação ao ciclo de formação das políticas públicas, ancorou-se na psicologia social, bem como respaldou-se por um leque de pesquisas desenvolvidas por negros e negras que redimensionaram os estudos sobre raça e racismo no Brasil. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, questionário fechado e análise documental. Envolveram-se diretamente neste estudo 11 servidores da Pró-Reitoria de Extensão e as coordenadorias de extensão de 28 campi do IFSP. Assim, foi possível compreender os caminhos traçados para a ampliação das ações de extensão com perspectiva na diversidade étnico-racial no IFSP, bem como desvelar as barreiras institucionais que impedem a efetiva difusão das referidas ações que viabilizam a construção e compartilhamento de conhecimentos acerca da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, condição indispensável a efetivação plena da política em questão na instituição.
- ItemExpressão heteróloga e caracterização de xilanase de Myceliophthora heterothallica F.2.1.4(Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto, 2018-12-13) Amo, Gabriela; Bonilla Rodriguez, Gustavo; Ferreira, Henrique; Souza, Fátima; Polizeli, Maria de Lourdes; Martins, EduardoXilanases são enzimas que apresentam diversificada aplicação industrial, justificando-se a busca por organismos produtores, bem como efetuar sua caracterização bioquímica e testes de aplicação. A expressão heteróloga destas proteínas é uma ferramenta interessante, pois pode permitir a produção enzimática em larga escala e com uso de meios de cultura simples e de baixo custo. Neste trabalho, um gene codificador de xilanase, pertencente à família GH11, do fungo termofílico Myceliophthora heterothallica foi isolado via RT-PCR e expresso heterologamente em Escherichia coli e Pichia pastoris. Foi feita uma caracterização bioquímica das enzimas recombinantes purificadas, que apresentaram massa molecular próxima a 25 kDa. A temperatura e pH ótimos da enzima expressa em E. coli foram 55 °C e 6,0, respectivamente. A xilanase recombinante expressa em P. pastoris, por sua vez, apresentou temperatura ótima de 70 °C e pH ótimo de 6,5. Ambas apresentaram estabilidade em amplo intervalo de pH, porém, diferiram consideravelmente quanto à termoestabilidade, a qual foi superior na enzima expressa em sistema eucarioto. Do ponto de vista industrial, as enzimas possuem características interessantes, tais como elevada especificidade pelo substrato xilana e tolerância a diversos íons e reagentes. Também foi executada uma análise do transcriptoma de M. heterothallica, de modo que diversas sequências codificadoras de enzimas lignocelulolíticas, além de xilanases, foram identificadas. Esses dados certamente contribuirão para estudos futuros de clonagem e expressão heteróloga de enzimas degradadoras de biomassa vegetal.
- ItemInfoMinerva : interface do usuário para sistemas de software do domínio de patrimônio histórico(Centro de Educação e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Carlos, 2018-12-20) Moura, Milene; Costa, Luzia; Botega, Leonardo; Furnival, Ariadne; Gracioso, Luciana; Moraes, RinaldoOs bens patrimoniais das fazendas históricas paulistas são ricas fontes de conhecimento, impregnados de valores simbólicos, e representam a trajetória dos poderes constituídos ao longo do tempo e o processo de formação da sociedade. Para viabilizar o acesso a esses bens, alguns projetos de políticas públicas financiados pela FAPESP foram desenvolvidos: “Memória Virtual de São Carlos” (2004-2008), “Patrimônio Cultural Rural Paulista: Espaço Privilegiado para Pesquisa, Educação e Turismo” (2008-2012) e “Critérios e metodologias para realização de inventário do patrimônio cultural rural paulista” (2012-2014). Destes projetos resultaram dois importantes produtos: o Padrão de Descrição de Informação, que permite a catalogação exaustiva de qualquer tipo de bem patrimonial, e o sistema Memória Virtual, um sistema web composto por dois subsistemas, um para catalogação e outro para acesso e navegação. A proposta do presente trabalho é a criação de um protótipo de interface semi-funcional para o usuário, denominada InfoMinerva, para acesso aos dados contidos no sistema web Memória Virtual, considerando as premissas de autores do campo da interação humano-computador. O público alvo considerado para utilização da interface é composto por pesquisadores e interessados em bens patrimoniais, não sendo pré-requisito alto nível de conhecimentos em informática. O estudo, inicialmente exploratório, revisou a literatura dos temas: patrimônio histórico, patrimônio histórico em ambientes digitais, interação humano-computador, critérios de qualidade e interação e princípios, diretrizes e heurísticas voltadas ao desenvolvimento de interfaces. Quanto à natureza, trata-se de pesquisa aplicada, por propor uma solução para a disponibilização dos bens patrimoniais por meio da internet, apoiando-se na técnica de prototipação. O primeiro protótipo, de baixa fidelidade, foi criado em papel, no qual se estabeleceu os principais elementos da interface, exceto cores, formas e fontes, e o comportamento esperado no momento da interação com o usuário. A avaliação dessa etapa deuse de modo formativo, por meio das diretrizes de Nielsen e Tahir, possibilitando a correção de eventuais falhas antes do desenvolvimento da interface em meio digital. O segundo protótipo, de alta fidelidade e estrutura semi-funcional, foi confeccionado por meio da plataforma de criação de sites Wix, no qual os elementos projetados na primeira etapa foram aplicados, incluindo-se cores, formas e fontes. Essa etapa foi avaliada por meio de questionários mistos, adaptados do Questionnaire for user interaction satisfaction, e entregues a dois grupos de usuários: o primeiro, constituído por profissionais da informação, profissionais da informática e profissionais da área de patrimônio histórico e o segundo, por usuários em potencial. A análise dos questionários, por meio das técnicas estatísticas empregadas (escala de Likert, média aritmética, moda, variância amostral, desvio padrão e alfa de Cronbach), evidenciou que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, e as intervenções necessárias relacionam-se principalmente à acessibilidade e design responsivo.