Teses e Dissertações dos Servidores
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 126
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de um dispositivo eletromecânico para troca automática de ferramentas em centros de torneamento CNC(Universidade de Taubaté (UNITAU), 2005) Neves, José Antonio; Sousa, João Sinohara da Silva; Sousa, João Sinohara da Silva; Reis, Luiz Octávio Mattos dos; Souza, Antônio Carlos deO trabalho aqui apresentado teve como objetivo o desenvolvimento e implementação de um dispositivo eletromecânico para a troca automática de ferramentas em um centro de torneamento Controlado Numericamente por Computador (CNC), totalmente independente do seu controle eletrônico. Foi projetado, fabricado e testado um protótipo visando a obtenção de uma versão financeiramente mais acessível que a fornecida como opcional pelo fabricante e que não necessitasse de alterações em partes mecânicas ou eletrônicas da máquina em estudo. Na máquina escolhida para a implantação deste dispositivo a troca das ferramentas é feita manualmente, dependendo da necessidade da peça a ser executada. Esse procedimento se torna cansativo, perigoso, não condizente com uma máquina CNC e impede que esta possa pertencer a um sistema integrado com outras máquinas controladas numericamente. Foram estudados e comparados motores, microcontroladores e sistemas de transmissão com o objetivo de encontrar o melhor desempenho ao menor custo possível para todo o conjunto, obtendo-se um sistema de troca automática de ferramentas que atendesse totalmente as expectativas e necessidades de operação do torno escolhido.
- ItemApropriação do conhecimento científico: o sistema patentário a partir do enfoque CTS(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) , 2010-05-21) Santos, Elis Regina Alves dos; Sousa, Cidoval Morais de; Ferraz, Maria Cristina Comunian; Gouvêa, Sandra Protter; Faria, Leandro Innocentini Lopes deO campo denominado Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) articula-se na Europa no final da década de 1960 e início dos anos 1970, buscando compreender o fenômeno científico – tecnológico dentro do contexto social. Neste sentido, a apropriação social do conhecimento torna-se um dos aspectos centrais de preocupação. Partindo-se do pressuposto de que a formação tecnológica na graduação, nos moldes atuais, alinha-se a uma visão instrumental da tecnociência, esta pesquisa investigou a compreensão do sistema patentário entre os alunos dos últimos anos dos cursos da área de exatas e tecnológicas, vinculados ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mais especificamente, buscou-se observar como os alunos relacionam os temas referentes à Propriedade Intelectual com a sociedade, o trabalho e a formação acadêmica. Para isso adotamos uma metodologia de orientação analítico-descritiva, e de caráter quali-quantitativo. O instrumento inicial de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-aberto. Para as análises qualitativas foi utilizado o método de análise de conteúdo (AC) aplicado à questão aberta do questionário. Os resultados sugerem pouco conhecimento consolidado sobre o sistema patentário e propriedade intelectual como um todo, e a replicação de idéias vinculadas a uma visão linear do desenvolvimento científico-tecnológico. A patente é vista como instrumental e está fortemente associada aos conceitos de inovação, competitividade e desenvolvimento, além dos valores comerciais e econômicos que traz em si. Poucos sinais de preocupação social em relação aos temas da pesquisa foram encontrados, e verificou-se a necessidade de a universidade ampliar seus espaços de discussão na graduação, introduzindo, por exemplo, o enfoque CTS como disciplina obrigatória também nos cursos de graduação tecnológica.
- ItemA importância da atenção na relação professor-aluno no contexto tecnocientífico(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012-11-23) Santos, Genivaldo de Souza; Carvalho, Alonso Bezerra de; Pagni, Pedro Ângelo; Bueno, Sinésio Ferraz; Mendonça, Samuel; Cerqueira, Teresa Cristina SiqueiraA atenção faz parte de uma temática geralmente esquecida e não valorizada pela filosofia e por sua história, na medida em que ela mantém laços com os pressupostos fundamentais da filosofia moderna, e à medida que esta “maneira” de fazer filosofia, historicamente datada é adotada, como sendo “a” própria Filosofia, configurando uma agenda filosófica bastante restrita, que na ânsia de “certeza” e “clareza” é levada a ignorar um campo de temas fundamentais para a (auto) compreensão do humano e de maneiras outras de se produzir conhecimento sobre ele. É sabido que a filosofia, a partir da modernidade, buscou compreender a realidade por meio da exclusividade de um conhecimento racional, claro e distinto, “purificado” de sua vinculação com o mundo da vida. Fazendo desta, um objeto destacado e separado, face à consciência do sujeito que se reconhece como categoria ontológica, superior e independente do mundo, capaz de produzir a partir de si um conhecimento objetivo e seguro da realidade, radicalizando substancialmente o dualismo platônico, que doravante passam a ser tomados, sujeito (alma) e objeto (materialidade), como substâncias antagônicas e hierarquicamente diferentes. Com este cenário conceitual, a modernidade apostou em um mundo baseado no conhecimento científico, cujos excessos são experimentados cotidianamente na sociedade tecnocientífica, desvalorizando maneiras outras de abordar o fenômeno humano, e de modos outros de produção de conhecimento. Deste modo, a atenção, como um tema genuinamente filosófico, ganhou importância e foi recuperado por estudiosos da filosofia antiga que, numa espécie de “desvio” dos pressupostos modernos, perceberam que a filosofia, em sua plenitude, não poderia ser considerada apenas como uma produção/exposição de um sistema teórico, desligado da experiência que fazemos no mundo, mas, que ela deveria ser tomada como “modo de viver” que nos implica profundamente e que é praticado e exercitado, tendo como finalidade uma espécie de autotransformação, que possa nos tornar dignos do que nos acontece. O tema da atenção se insere como um tema de importância filosófica por meio deste registro, que busca não tanto informar, mas antes provocar um efeito de formação, ultrapassando o sentido epistemológico atribuído ao termo e delineando-se como um tema eminentemente ético, na medida em que implica uma atitude que procura uma sintonia e um procedimento mais adequado à situação. Como nova temática, que busca sua inserção no debate filosófico e pedagógico, carece de uma sistematização, o que buscaremos com este trabalho, na tentativa de problematizarmos a atitude atenta ou se quisermos, a prática ou o exercício da atenção e sua importância ética na relação professor-aluno. Para pensarmos o tema da atenção como uma prática e/ou um exercício filosófico, em seu “desvio” dos pressupostos modernos, recorreremos aos trabalhos de Pierre Hadot, que recupera da antiguidade grega e helenística a importância da atenção nos 'exercícios espirituais'. Para tematizarmos a atenção na contemporaneidade, face aos limites de uma visão tecnocientífica de homem e de mundo, recorreu a Josep Maria Esquirol, autor que estabelece uma relação umbilical entre o tema da atenção e do respeito. Para nós, isto se apresenta como uma possibilidade de fazermos frente às imposições da sociedade, da indiferença e do consumo que impregnam as relações humanas contemporâneas, especialmente as constituídas no interior das salas de aulas.
- ItemAnálise da responsabilidade civil dos fornecedores de produtos pelos riscos do desenvolvimento no direito consumerista brasileiro: parâmetros adequados para a efetiva proteção dos consumidores(Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2015-02-26) Maioli, Patrícia; Martins, Fernando; Cordeiro, Carlos José; Fachin, Zulmar AntonioO presente trabalho tem por escopo investigar se riscos do desenvolvimento foram disciplinados no ordenamento brasileiro e suas consequências jurídicos e sociais. Para isto, no primeiro capítulo buscouse analisar o risco do desenvolvimento dentro da realidade pós moderna, bem como na sociedade de consumidores. Na sequência, abordouse o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor como base do microssistema consumerista, assim como a guarida constitucional deste sujeito e ainda a estrutura da relação jurídica de consumo. No segundo capítulo, focouse nas características gerais da responsabilidade civil, utilizandoas como suporte para a responsabilidade civil protetiva do consumidor, na busca pela compreensão dos riscos do desenvolvimento no país. No último capítulo, os riscos do desenvolvimento foram analisados em alguns países do globo, bem como no Brasil. Por fim, foram sugeridas três propostas para a solução da controvérsia acerca da responsabilidade civil dos fornecedores pelos riscos do desenvolvimento, com o fim de melhor proteção dos consumidores.
- ItemAgilus: um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software(Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 2015-06-03) Freitas, Renan Cavichi de; Cunha, Adilson Marques da; Forster, Carlos Henrique Quartucci; Dias, Luiz Alberto Vieira; Lemos, Otávio Augusto LazzariniEste trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.
- ItemDivisão do trabalho inovador: análise do papel do Estado na perspectiva dos organismos de apoio de Birigui-SP(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015-06-11) Cerizza, Andréia de Alcantara; Paulino, Luís Antônio; Cordeiro, Marcos; Camargo, José Marangoni; Le Bourlegat, Cleonice Alexandre; Silva, MauriO objetivo central da tese foi analisar como a localidade, por meio de seus organismos de apoio e governança, conceitua a inovação, sua realização nos setores produtivos e as dificuldades para promovê-la, bem como vislumbra e se apropria das políticas de inovação do Estado, a partir das interações institucionais existentes no território. Dentre os objetivos específicos, procurou-se: (a) desenvolver um estudo sobre inovação e interações institucionais; (b) elencar as principais políticas públicas de inovação no Brasil entre 2004 e 2014 e os instrumentos de apoio financeiro, técnico e gerencial à inovação vigentes; (c) descrever sobre a formação do Arranjo Produtivo Local calçadista – APL de Birigui; (d) elencar os organismos de apoio no setor calçadista (APL) e em outros setores produtivos de Birigui - SP; (e) analisar como os organismos de apoio e governança percebem a inovação, a atuação do Estado na questão de políticas públicas de inovação e a existência de interação entre o local e as institucionalidades federais. Adotou-se como hipótese a ideia de que a localidade, pelos seus organismos de apoio, não possui um vínculo consistente com as institucionalidades federais que promovem e apoiam a inovação, numa perspectiva sistêmica, pela falta de comunicação eficiente e eficaz entre o Estado e o local, de forma a efetivar as políticas de inovação na localidade.
- ItemEx docente : invenções do devir-guerreiro no professor de matemática(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016-08-09) Tártaro, Tássia Ferreira; Souza, Antonio Carlos Carrera de; Leite, César Donizetti Pereira; Bovo, Audria Alessandra; Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira; Rodrigues, Thiago DondaEssa pesquisa é uma composição realizada com professores, alunos, Nietzsche, Foucault, Deleuze sobre como somos constituídos por linhas de força que nos subjetivam a todo instante e quais são as possibilidades de resistência que podemos criar diante de tais processos de subjetivação. O objetivo é apresentar uma discussão sobre a formação de professores buscando a possibilidade da existência de um espírito livre segundo Nietzsche (2005,2008a, 2008b, 2012a, 2012b, 2012c) que tenha o cuidado de si, conforme Foucault (1984, 1985, 2010), enfim, um nômade capaz de devir-guerreiro de acordo com Deleuze e Guatarri (1996) em um curso de licenciatura em matemática. Para isso, a produção de dados foi feita por meio de cartografias de subjetividades humanas com oito professores de matemática e uma pedagoga do ensino básico da rede pública, sete professores de um curso de Licenciatura em Matemática e cartografias coletivas com os licenciandos deste mesmo curso de licenciatura que forneceram fluxos de pensamentos sobre a formação, tais como: Quem forma quem? Como o sujeito se torna um professor de matemática? Como se dão as trajetórias de formação do licenciando em matemática? Qual a contribuição do curso de licenciatura para a formação dos professores? Qual tipo de profissional nossos cursos de licenciatura tem formado? Será que as linhas de força de nossos cursos de licenciatura em Matemática têm auxiliado na invenção de sujeitos capazes de resistir às subjetivações existentes em tal curso? Enfim, podemos encontrar espíritos livres em um curso de licenciatura em matemática? Tais questões proporcionaram um movimento que descreve as rupturas, os encontros, as fugas, os agenciamentos, as resistências, as arborescências, os rizomas que são (re) criados continuamente neste movimento de se inventar.
- ItemTriagem biológica, síntese e planejamento de novos agentes quimioterápicos para a terapia do câncer(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2016-12-07) Fernandes, Daniara Cristina; Coelho, Fernando Antonio Santos; Carvalho, Ivone; Parise Filho, Roberto; Pastre, Júlio Cezar; Gozzo, Fábio CesarCâncer é uma doença caracterizada por uma descontrolada proliferação com crescimento e migração de células tumorais para outros órgãos do corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2012 o câncer foi responsável por 8,2 milhões de mortes e, estima-se que em 2030 o número aumente em cerca de 70%. Este panorama indica a urgência por novos candidatos a fármacos com ação antitumoral. Assim, o presente trabalho de doutoramento visou à identificação, o planejamento e a síntese de novas moléculas com atividade anticancerígena. Os estudos de modelagem molecular e ensaios bioquímicos permitiram identificar a classe dos derivados ciclopenta[b]indóis como potentes inibidores da polimerização da tubulina, além de mostrar interessante inibição da migração celular, com destaque para os derivados indólicos 49 e 51, que apresentaram valores de IC50 igual a 25 e 24 μM, respectivamente. O ensaio de citotoxidade MTS utilizando fibroblastos de gengiva humana saudáveis para tais compostos mostrou que os valores de EC50 estão acima de 100 μM e por meio do teste hemolítico com cultura de eritrócitos humanos para o composto 51, comprovou-se que tal substância apresenta valores quase nulos de citotoxidade. Um modelo de mecanismo molecular baseado em um ensaio competitivo foi proposto, confirmando que os ciclopenta[b]indóis são capazes de se ligar ao sítio da colchicina (11) em um modo de interação competitivo. Em uma segunda parte do trabalho, realizou-se o planejamento racional e a síntese de 27 novos análogos (76-102) para serem testados em ensaios antitumorais. Um interessante resultado com 87% de inibição da polimerização da tubulina e um IC50 igual 5 μM foi obtido para o composto 88, mostrando que a interação entre o grupo dioxolano e o resíduo Asn256β no sítio da colchicina (11), pode ser a responsável pelo aumento na atividade. Para finalizar, os enântiômeros RR e SS da mistura racêmica 51 foram analisados por docagem molecular e os resultados mostraram que o enantiômero SS possui uma maior afinidade pelo sítio da colchicina (11). Assim, foi realizada a resolução de 51 por meio da cromatografia quiral, o que permitiu a obtenção dos derivados ciclopenta[b]indólicos enantiomericamente puros 51a e 51b.
- ItemLinguagem científica escrita: percursos de apropriação e suas relações com a cultura científica(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) , 2017-02-06) Santos , Elis Regina Alves dos; Sousa, Cidoval Morais de; Ferraz, Maria Cristina Comunian; Kobayashi, Elizabete Mayumy; Faria, Leandro Innocentini Lopes de; Furnival, Ariadne Chloe Mary; Costa, Antonio Roberto Faustino daEmbora o conceito de ciência tenha se alterado significativamente nas últimas décadas, certos requisitos se mantém essenciais para o desenvolvimento da prática científica; notadamente dentre eles, o domínio da linguagem científica escrita. Compreendida como parte integrante do habitus científico, a apropriação desta linguagem torna-se competência essencial tanto para a prática quanto para o aprendizado da ciência. Foco de disciplinas e treinamentos especializados principalmente no nível de graduação, partimos da hipótese de que a apropriação deste conhecimento, sendo fundamental para a permanência do indivíduo no campo científico, ocorre mais fortemente por meio das práticas (acadêmicas ou não) do cotidiano dos estudantes do que pelas disciplinas ou treinamentos ofertados neste sentido. Assim, esta pesquisa pretende investigar como os estudantes de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus São Carlos - se apropriam da linguagem científica escrita, e se este aprendizado pode ser considerado uma estratégia de apropriação da própria cultura científica. A pesquisa é de caráter descritivo-exploratório, com aplicação de questionário e entrevista para coleta das informações, além de pesquisa documental. A análise dos resultados é de cunho quali-quantitativo, com a utilização da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apresentam o percurso de apropriação verificado no aprendizado da linguagem científica escrita, que ocorre majoritariamente, para os estudantes, por meio das práticas de iniciação científica, contato com a produção bibliográfica e desenvolvimento dos trabalhos ao longo das disciplinas dos cursos analisados. Na visão dos docentes entrevistados, este percurso ocorreria também por meio das disciplinas ofertadas neste sentido. Os resultados sugerem ainda o potencial latente desta linguagem para constituir-se como elemento fundamental de apropriação da cultura científica, ainda não desenvolvido para a maioria da amostra no contexto estudado.
- ItemCálculo de funções de Wannier para Nanomateriais: cumuleno e grafeno(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-04-28) Ribeiro, Allan Victor; Afonso, Alexys Bruno; Arantes Júnior, Jeverson Teodoro; Batagin Neto, Augusto; Malvezzi, Andre Luiz; Sambrano, Julio RicardoGregory H. Wannier, em 1937, introduziu uma representação dos orbitais eletrônicos cristalinos em termos de funções ortogonais localizadas relacionadas com os orbitais atômicos. Posteriormente, tais funções foram denominadas de funções de Wannier. Nos últimos 30 anos, estudos têm apontado um crescente interesse da comunidade científica por estas funções, as quais se apresentam como uma poderosa ferramenta para a investigação de propriedades eletrônicas dos materiais. No presente trabalho, calculamos as funções de Wannier de sistemas nanométricos uni e bidimensionais. Inicialmente abordamos o cumuleno, que consiste em uma cadeia de átomos de carbono equidistantes. As funções de Bloch são obtidas por meio de uma aproximação tight binding e as funções de Wannier, usuais e generalizadas, são calculadas a partir delas. São discutidas as relações entre as funções de Wannier generalizadas obtidas por meio da aproximação tight binding e os orbitais híbridos sp. Isto é explicado mediante um cálculo alternativo das funções de Wannier, com a resolução de um problema de autovalores generalizado. As funções de Wannier das bandas pz do grafeno também são calculadas a partir das funções de Bloch obtidas por meio de uma aproximaçãao tight binding. Elas assemelham-se a um par ligante-antiligante de orbitais moleculares, e suas propriedades de simetria e localização são discutidas. Finalmente, por meio de uma combinação dos pacotes PWscf (baseado em ondas planas e na teoria do funcional da densidade) e wannier90, são calculadas as funções de Bloch e as funções de Wannier de máxima localização para arranjos atômicos com periodicidade em uma (cumuleno) e duas (grafeno) dimensões. Há boa concordância qualitativa entre os resultados da aproximação tight binding e da teoria do funcional da densidade. Deve-se ressaltar que a primeira abordagem não usa réplicas dos sistemas nanométricos e permite aprofundar o entendimento das propriedades e do significado físico das funções de Wannier.
- ItemDesenvolvimento de um dinamômetro biomédico ergonômico com comunicação com dispositivos móveis(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-05-12) Paulo, Danilo Pazian; Carvalho, Aparecido Augusto de; Sanches, Marcelo Augusto Assunção; Ribeiro, Alexandre Alves de LimaDinamômetros biomédicos são equipamentos utilizados para medir forças exercidas pelas mãos. Com o uso deste tipo de equipamento, é possível realizar avaliações biomecânicas das mãos de pacientes que após cirurgias, acidentes ou patologias osteomioarticulares, tiveram redução na sua capacidade de exercer forças com as mãos. O objetivo deste trabalho foi a implementação de um dinamômetro biomédico ergonômico, de fácil utilização, com capacidade de comunicação com diferentes tipos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O projeto realizado se constitui no aprimoramento de duas versões anteriores de dinamômetros implementadas no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Engenharia Biomédica da UNESP – Campus de Ilha Solteira. Testes em voluntários utilizando o dinamômetro desenvolvido e um dinamômetro comercial da marca SAEHAN, e posterior análise estatística dos dados revelam uma excelente confiabilidade intra-examinador para o dinamômetro desenvolvido, com coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,95 entre os diferentes grupos analisados, e de 0,98 para o dinamômetro SAEHAN. A análise estatística revela também uma excelente confiabilidade concorrente para as medidas realizadas pelo dinamômetro desenvolvido em relação às do dinamômetro SAEHAN, sendo de 0,93 para mãos dominantes e 0,92 para mãos não dominantes. Assim, o dinamômetro desenvolvido é confiável, válido e comparável com o dinamômetro SAEHAN quando adotados os mesmos procedimentos de exame de preensão palmar.
- ItemInstituto Federal de São Paulo: educação, ciência e tecnologia para quê?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-31) Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Dias, Marian Ávila de Lima e; Dias, Marian Ávila de Lima e; Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio; Silva, Pedro Fernando daAs intersecções entre educação, ciência e tecnologia têm se tornado cada vez mais intrincadas e complexas nas sociedades contemporâneas. Compreender a concepção e as bases de cada um desses três campos, bem como as relações estabelecidas entre eles e também seus desdobramentos, apresenta-se, então, como um importante desafio para compreender aspectos centrais da formação humana. Isto porque, conforme vêm apontando desde o século XX os autores da Teoria Crítica da Sociedade, a educação tem desempenhado um papel fundamental na pseudoformação cultural e na reprodução das desigualdades sociais vigentes; a ciência positivista tem sido erroneamente cultuada como expressão máxima da racionalidade humana; e o avanço tecnológico desenfreado parece ditar o ritmo reificado das sociedades atuais. Nesse contexto, faz-se necessária a investigação de instituições que se ocupem diretamente do desenvolvimento desses três campos (isoladamente ou conjuntamente) no sentido de se estabelecer uma crítica permanente que instigue a reflexão sobre os elementos contraditórios e regressivos imiscuídos na ideia de progresso suscitada frequentemente pela educação, pela ciência e pela tecnologia. A presente dissertação objetivou investigar os fundamentos e concepções expostos nos principais documentos que norteiam a atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), apresentando e discutindo o entendimento institucional relativo à tríade que embasa suas ações, quais sejam: educação, ciência e tecnologia. Objetivou, também, estudar como a comunidade acadêmica de um dos campi do IFSP compreende o tratamento dado pelo IFSP aos termos focados nesta investigação, e suas inter-relações, no âmbito institucional perquirido. A justificativa desse estudo baseia-se, primordialmente, no diagnóstico das sociedades industriais e tecnológicas do século XX realizado, especialmente, por teóricos como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Através da análise de documentos oficiais do IFSP e das contribuições de parte da comunidade acadêmica desta instituição, buscou-se expor e compreender quais pressupostos de educação, de ciência e de tecnologia norteiam as ações deste Instituto, bem como as intenções, as finalidades e as contradições manifestadas, e os desdobramentos evocados. Para tanto, foram analisados três dos principais documentos do IFSP: o Estatuto, o Regimento Geral e o atual Plano de Desenvolvimento Institucional. Também foi aplicado um questionário a 96 sujeitos integrantes dos três segmentos da comunidade acadêmica do campus São José dos Campos do IFSP. Dentre os questionários distribuídos, 86 foram respondidos e devolvidos (54 por membros do segmento discente; 14 por membros do segmento docente; 18 por membros do segmento técnico-administrativo). As análises documentais demonstraram a preponderância, no IFSP, de uma visão de educação regida pela profissionalização e pelo ensino tecnológico, sendo o trabalho destacado como princípio educativo. A ciência é veiculada como instância produtiva, e a investigação empírica é fortemente orientada para o desenvolvimento econômico de caráter industrial. No que tange à tecnologia, destaca-se o discurso do “desenvolvimento social” e do progresso. A análise das repostas contidas nos questionários encontrou abundantes elementos que corroboram os dados encontrados nos documentos do IFSP. Ademais, tais respostas trouxeram, também, contundentes críticas à atual política institucional no que concerne ao tratamento da educação, da ciência e da tecnologia.
- ItemPolítica educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-06-05) Souza, Leandro Aparecido de; Gomes, Alberto Albuquerque; Lima, Vanda Moreira Machado; Barreiro, Iraíde Marques de FreitasEsta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como objetivo compreender como se processa a construção da identidade profissional dos funcionários da educação básica, identificando sua relação com a escola e a educação nacional. A discussão introduzida no cenário brasileiro sobre a valorização desses funcionários considera a escola e seus ambientes como espaços educativos. A educação como a principal função social da escola engloba a aquisição de valores e habilidades, em uma prática de trabalho coletiva e participativa, em que o funcionário não é mais compreendido como um serviçal de segunda ordem, mas reconhecido pelos instrumentos normativos como profissional da educação, sendo seu trabalho articulado ao do professor. Por meio dessa perspectiva sua atuação é redimensionada, passando a contribuir com a construção, com o desenvolvimento e com a qualidade da educação. Nossa investigação iniciou-se pela análise da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio de elementos do ciclo de política de Stephen J. Ball, abordando desde a introdução de sua discussão no cenário nacional, o seu processo de construção, suas alterações, até sua viabilização em um dos cursos técnicos de formação do Profuncionário. Pautando-nos na Sociologia das Profissões, buscamos compreender o processo de construção da identidade profissional do funcionário da educação, realizando uma abordagem histórica sobre sua presença e atuação nas instituições escolares. Discutimos a estruturação dos cursos de formação para essa categoria, assinalando suas especificidades. A trajetória metodológica nos possibilitou identificar a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise qualitativa, como a mais adequada para a consecução de nossa proposição. A pesquisa nos evidenciou que os funcionários da educação básica têm conquistado, por meio de normas legislativas e de políticas públicas de formação, instrumentos que corroboram tanto para a superação de sua invisibilidade histórica, quanto para a construção de sua identidade profissional.
- ItemEfeitos do fitoterápico tribulus terrestris sobre a próstata do gerbilo da mongólia (meriones unguiculatus)(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2017-06-30) Silva, Diego; Taboga, Sebastião; Borges, Luciano; Augusto, Taize; Oliveira, Silvia; Delella, FláviaA planta Tribulus terrestris (TT) é utilizada para o tratamento de inúmeros problemas de saúde em diversas medicinas tradicionais. Uma das principais indicações é no tratamento de disfunções sexuais, supostamente por sua capacidade de interferir no metabolismo androgênico. Por conta disso, o fitoterápico se popularizou entre indivíduos de várias idades, tendo sido utilizado como alternativa natural e legal para anabolizantes. Entretanto, o uso de substâncias que interferem no equilíbrio hormonal pode trazer consequências negativas para a histofisiologia prostática, já que a próstata é um órgão alvo da ação dos andrógenos, sensível às alterações hormonais. Por outro lado, dados da literatura apontam uma possível ação quimioprotetora de alguns dos principais componentes do TT, as saponinas, as quais seriam capazes de atenuar efeitos deletérios da idade e da exposição a agentes tóxicos. Assim, este trabalho se propôs a apresentar uma extensa revisão da literatura a respeito do papel do fitoterápico sobre os aspectos da biologia reprodutiva (Capítulo I) e avaliar os efeitos do uso do extrato de TT sobre os níveis de testosterona e suas consequências sobre a histofisiologia prostática no gerbilo da Mongólia intacto ou exposto ao carcinógeno N-metil-N-nitrosoureia (MNU). Para avaliar os efeitos da exposição em curto prazo (Capítulo II), 24 machos foram divididos em quatro grupos: controle experimental, controle da indução carcinogênica (50 mg/kg de MNU em dose única aos 180 dias), controle dos efeitos do TT (11 mg/kg em doses diárias do 180º ao 270° dia) e tratamento pós-indução (11 mg/kg em doses diárias do extrato de TT do 180º ao 270° dia, após dose única de 50 mg/kg de MNU aos 180 dias). Para avaliar os efeitos da exposição em longo prazo (Capítulo III), 24 machos foram divididos em quatro grupos: controle experimental, controle da indução carcinogênica (50 mg/kg de MNU em dose única aos 180 dias), controle do uso prolongado do TT (11 mg/kg em doses diárias do 90º ao 270° dia) e tratamento prolongado associado à indução (11 mg/kg em doses diárias do extrato de TT do 90º ao 270° dia, com dose única de 50 mg/kg de MNU aos 180 dias). O TT não foi capaz de elevar os níveis séricos de testosterona e não causou alterações biométricas em órgãos sensíveis a andrógenos, o que indica baixo potencial anabolizante na dose e nos períodos administrados. Além disso, o fitoterápico pode ter contribuído para a quimioproteção da próstata uma vez que retardou o surgimento de lesões malignas na glândula. Houve uma ação específica do TT em reduzir a atividade da via androgênica canônica (diminuição de receptores de andrógenos e de proliferação de células epiteliais), reproduzindo, in vivo, a proteção contra a atividade tumoral já observada in vitro. No entanto, apesar de frear o surgimento de lesões malignas, o TT não foi capaz de evitar o surgimento de lesões pré-malignas, especialmente quando a utilização teve início em indivíduos ainda jovens. Dessa forma, os efeitos do TT para a próstata precisam ser melhor compreendidos e o uso do fitoterápico ainda requer cautela.
- ItemUma nova abordagem de treinamento on-line para rede neural artificial ARTMAP Fuzzy(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-09-04) Santos Júnior, Carlos Roberto dos; Lotufo, Anna Diva Plasencia; Chavarette, Fabio Roberto; Lopes, Mara Lucia Martins; Cruz Junior, Gelson da; Lopes, Benedito Isaias de LimaA evolução dos recursos de internet levou ao crescente aumento do fluxo de dados, e por consequência, a necessidade de modelos de classificação ou previsão que suportem uma aprendizagem online. A Rede Neural ARTMAP Fuzzy tem sido utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, no entanto, ainda é pouco explorada em aplicações de tempo real que exigem uma aprendizagem contínua. Neste trabalho, é proposto uma Rede Neural ARTMAP Fuzzy com treinamento continuado, capaz de adquirir conhecimento ao longo da classificação ou previsão. Modificações na arquitetura e no algoritmo de aprendizagem possibilitam à rede neural ativar o treinamento sempre que necessário. Para validar o modelo proposto foram realizadas duas aplicações, uma para previsão e outra para classificação, utilizando bases de dados benchmarks e comparado com a ARTMAP Fuzzy original. Os resultados mostraram a capacidade do modelo proposto em adquirir conhecimento ao longo das amostras apresentadas de forma estável e eficiente. Assim, este estudo contribui para a evolução da rede neural ARTMAP Fuzzy e apresenta o treinamento continuado como uma alternativa eficaz para aplicações de tempo real.
- ItemEstudo de um Coletor Solar,Tipo Tubo Evacuado Modificado, Utilizando um Concentrador Cilíndrico Parabólico (CPC)(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2017-10-30) Avallone, Elson; Padilha, Alcides; Bandarra Filho, Enio; Marchi Neto, Ismael; Scalon, Vicente; Modolo, DelsonAs alterações climáticas tem fomentado a busca por fontes renováveis de energia. Assim, novos coletores solares têm sido o foco de pesquisadores em todo o mundo para novos concentradores, novas configurações de instalação e o estudo da estratificação térmica para melhorar o desempenho do sistema de armazenamento térmico. O sistema proposto, ou seja, utilizando concentrador solar com tubo evacuado, proporciona linearidade e constância na sua eficiência em relação aos coletores de placas planas. A alteração proposta, ou seja, tubo com duas aberturas, uma para entrada do líquido frio e outra para saída do líquido aquecido, elimina a interface física entre a água quente na região voltada para o fluxo de calor solar e a água fria na região inferior do tubo. Essa alteração provoca redução na eficiência térmica, porém aumenta o volume de água aquecida por dia. O concentrador CPC mostrou-se um importante equipamento do sistema, uma vez que a os raios solares incidem em uma região longitudinal definida no tubo coletor solar, direcionado pela geometria do CPC. Com a utilização desse equipamento elimina-se a necessidade de espelhos com seguidores solares, tornando o sistema vulnerável a oscilações elétricas, encarecendo o projeto e consumindo energia elétrica. O desempenho do coletor é avaliado a partir de testes experimentais utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica como análise da eficiência. Esses resultados são comparados aos conceitos teóricos descritos na literatura científica. O espaço anular evacuado do tubo também se mostrou um importante aliado na linearidade do coletor, reduzindo a resistência térmica do ar. A estratificação térmica é avaliada tanto pelo número de MIX (Primeira Lei da Termodinâmica) como pela proposta de um novo coeficiente de estratificação utilizando a exergia (Segunda Lei da Termodinâmica). Das seis configurações propostas para o sistema estudado, a mais viável foi obtida na configuração 3, ou seja, tubo evacuado com CPC.
- ItemDescoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA's(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2017-11-01) Silva, Marco Antônio; Santos, Marilde; Otsuka, Joice; Bueno, Renato; Rodrigues, Luciene; Valêncio, CarlosAtualmente muitos professores e aprendizes utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA’s) para auxiliar o processo ensino aprendizagem. Com o desenvolvimento e popularização da internet e dos diversos dispositivos que a suportam, o interesse nos REA’s tem aumentado. Entretanto muitos professores ainda encontram dificuldades em sua adoção. As barreiras encontradas por estes podem ser tecnológicas, culturais ou econômicas. Iniciativas que ofereçam gratuitamente a possibilidade de autoria e adaptação de REA’s sem a necessidade de conhecimentos específicos na área de computação, possibilitando ainda seu reuso e compartilhamento, atuam para atenuar tais barreiras. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma abordagem para auxiliar o docente na criação de atividades com REA’s que, quando executados pelos alunos, geram o registro de suas experiências, base para a descoberta do estilo de aprendizagem para a posterior recomendação de outros REA’s adequados a tal estilo. Para isso, o trabalho apresenta, além da arquitetura da abordagem, um modelo de interpretação de experiência utilizando expectativa, assim como um cenário de uso e projeto lógico de uma instância da abordagem para prova de conceito.
- ItemPráticas integrativas e complementares: análise de corpora e glossário bilíngue português/inglês para tradutores(Universidade de São Paulo (USP), 2017-12-08) Teixeira, Luana Mara Almeida; Zucchi, Angela Maria Tenório; Araujo, Mariangela de; Ottaiano, Adriane Orenha; Tagnin, Stella Esther OrtweilerA busca por saúde e bem-estar é intrínseca ao ser humano. Além da medicina convencional ou alopática, existem numerosas modalidades terapêuticas consideradas parte da Medicina Complementar e Alternativa (MCA). No Brasil, essas terapias foram chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PIC), definidas pela Portaria nº 971, de 3 de maio de 2006 do Ministério da Saúde. Embora sejam amplamente utilizadas com apoio da Organização Mundial da Saúde, faltam materiais de suporte aos tradutores sobre esse tema. Dessa forma, procuramos desenvolver um glossário bilíngue português brasileiro/inglês britânico dessa área de especialidade, por meio da compilação de corpora comparáveis nos dois idiomas, escolhendo textos representativos sobre essa temática. Para a realização desse trabalho, utilizamos como referenciais teóricos a Linguística de Corpus e a Terminologia Bilíngue. Como ferramenta computacional usamos o WordSmith Tools. Após a compilação dos corpora, utilizando artigos acadêmicos, livros, textos de sites institucionais e legislação, examinamos a linguagem utilizada na área de PIC e extraímos os termos pertinentes à pesquisa por meio de uma análise quantitativa e qualitativa. Verificamos a ocorrência de termos simples, compostos, complexos e siglas. Em seguida, buscamos os equivalentes em língua inglesa para os termos selecionados. Nem todos os equivalentes foram encontrados no corpus em inglês, portanto, realizamos nova busca usando a web como corpus. Explicitamos a macroestrutura e a microestrutura propostas e apresentamos a primeira versão do glossário,com exemplos de contextos de uso autêntico em ambos os idiomas. Propusemo-nos também a buscar os equivalentes em inglês para uma terapia desenvolvida no Brasil cuja terminologia ainda não tivesse sido vertida para o inglês. Foi escolhida a terapia floral baseada na alquimia, da qual elaboramos um corpus, extraímos os termos mais representativos e buscamos os equivalentes em inglês por meio de pesquisas pontuais. Elaboramos um glossário ilustrado deplantas utilizadas na produção das essências florais utilizadas nessa terapia. Esperamos contribuir com um material de apoio inicial aos tradutores da área de PIC, além de incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas sobre essa lingua de especialidade.
- ItemDemocracia deliberativa em Habermas: abordagem do tema no Brasil (2000-2015) e contribuições para a educação(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2017-12-19) Pinheiro, Ednéia; Conti, Celso; Gomes, Luiz; Calzolari Neto, Anselmo; Gabassa, Vanessa; Mariano , AndréA obra filosófico-política de Habermas ocupa centralidade na teoria democrática contemporânea como discurso de justificação da concepção deliberativa de democracia. Pressupondo uma sociedade política capaz de estabelecer princípios normativos com vistas à legitimação do Estado de direito, Habermas apresenta o processo comunicativo de formação da opinião e da vontade como meio mais importante para a racionalização discursiva das decisões de uma administração vinculada ao direito. Os sujeitos, enquanto parceiros jurídicos, atuam na elaboração do direito legítimo, do qual são autores e destinatários. Mediador entre mundo da vida e sistema, o direito moderno aparece como meio para a resolução dos problemas de coordenação social, em uma sociedade plural. Compreendendo que a teoria democrática habermasiana é capaz de trazer importantes contribuições para as reflexões no campo educacional, procuramos conhecer qual o uso que dela vem sendo feito em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil e quais as contribuições desta teoria para a área educacional, sobretudo para a gestão democrática da escola. Para alcançarmos resposta a estas questões, optamos pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte artigos publicados em periódicos. Elegemos para o levantamento bibliográfico o Portal de periódicos da CAPES e a base de dados SciELO. A partir da análise de artigos de nove diferentes áreas de conhecimento, buscamos identificar como a democracia deliberativa vem sendo abordada em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil, os principais apontamentos presentes nos artigos, os temas tratados com maior frequência e aqueles que se encontram em aparente emergência. Concluída a análise deste material, identificamos a necessidade de realizar um levantamento de leituras complementares na área da educação, visando melhor estabelecer o panorama das discussões que envolvem o tema. Identificamos, então, as discussões em andamento nas demais áreas do conhecimento que podem contribuir ou corroborar com as discussões da área da educação e da gestão democrática da escola. Confirmando a tese apresentada por este trabalho, concluímos que a interpretação realizada por Habermas da sociedade capitalista, como sistema e mundo da vida, nos oferece importante suporte para a análise dos problemas enfrentados pela educação, para a compreensão da relevância do estabelecimento de processos discursivos na escola visando à implementação da democracia em seus espaços, à reversão do processo de colonização do mundo da vida e à formação de cidadãos participativos, críticos e emancipados.
- ItemParidades: os cortiços de São Paulo (Brasil) e as ilhas do Porto (Portugal)(2018) Souza, Thais Cristina Silva deEsta tese tem o objetivo de demonstrar as paridades entre os cortiços de São Paulo (Brasil) e as ilhas da cidade do Porto (Portugal). Por meio das semelhanças no que concerne às tipologias e ao modo de morar, pretendemos demonstrar a importância de um levantamento aprimorado para conhecer essas habitações e propor projetos de intervenção mais participativos