Teses e Dissertações dos Servidores
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- ItemAs vozes de funcionárias de escolas estaduais paulistas: (trans)formação, (re)construção identitária e atuação no espaço escolar.(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-26) Souza, Leandro Aparecido de; Gomes, Alberto Albuquerque; Rodrigues, Silvia Adriana; Monlevade, João Antônio Cabral de; Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Parente, Claudia da Mota DarosEsta tese de doutorado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, vinculada à Linha de Pesquisa 4 “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como tema a formação profissional das funcionárias da educação e como objeto de estudo a percepção delas a respeito das reverberações de seu processo formativo. Dessa forma, foi definido como objetivo compreender os reflexos e as contribuições da formação inicial em serviço das funcionárias das secretarias das escolas estaduais paulistas, que concluíram o curso Técnico em Secretaria Escolar, para a (re)construção de sua identidade, profissional e social, e para sua atuação no espaço escolar. Como objetivos específicos foram definidos: discutir os processos objetivos e subjetivos relacionados à construção da identidade profissional e social; compreender a proposta de formação presente no currículo do curso Técnico em Secretaria Escolar ofertado pelo Campus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; abordar a legislação sobre as funcionárias da educação na estrutura da Secretaria da Educação do estado de São Paulo; verificar e discutir os reflexos da formação das funcionárias sobre a (re)construção de sua identidade profissional e social; e averiguar as contribuições da formação profissional para novas práticas no espaço escolar. Esta investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida às luzes do campo epistemológico da fenomenologia, tendo a pesquisa (auto)biográfica como método e fonte de pesquisa. A entrevista narrativa, nos moldes descritos por Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer (2008), foi a ferramenta utilizada para ouvir as funcionárias e a análise compreensiva-interpretativa de Elizeu Clementino de Souza (2004; 2014) para a interpretação das narrativas. A discussão sobre os mecanismos da construção das identidades profissional e social foi assentada nos estudos de Claude Dubar (1998; 2005; 2009) e Peter L. Berger e Thomas Luckmann (2004). A análise da proposta curricular do curso técnico baseou-se em teóricos do currículo como Michael W. Apple (2008), José Gimeno Sacristán (2013), Tomaz Tadeu Silva (2010) e Michael Young (2013; 2014a; 2014b;). Também são analisados os documentos “Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação – Em cena, os funcionários de escola” e o caderno de Orientações Gerais do Profuncionário. Além disso, foi realizado um estudo sobre o histórico legal das funcionárias da educação na estrutura da educação do estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas com seis funcionárias e a partir das narrativas emergiram nove unidades de análise: Experiência da formação; Reflexos da formação: novas práticas no espaço escolar; Conceito de educação; Identidade para si; Identidade para o outro; Utilização do termo “tia”; Clima escolar; Relações interpessoais; e Crítica ao Estado. O desenvolvimento desta pesquisa está estruturado para defender a seguinte tese: “O curso Técnico em Secretaria Escolar contribuiu para a (trans)formação das funcionárias da educação sobre a percepção de si mesmas, para a (re)construção de sua identidade profissional e para o aperfeiçoamento de sua atuação no espaço escolar. No entanto, a identidade gerada é imprecisa, pois, ainda que no âmbito subjetivo elas se apropriem da identidade de educadora, socialmente elas não se sentem reconhecidas pela totalidade dos membros da comunidade escolar”.
- ItemCálculo de funções de Wannier para Nanomateriais: cumuleno e grafeno(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-04-28) Ribeiro, Allan Victor; Afonso, Alexys Bruno; Arantes Júnior, Jeverson Teodoro; Batagin Neto, Augusto; Malvezzi, Andre Luiz; Sambrano, Julio RicardoGregory H. Wannier, em 1937, introduziu uma representação dos orbitais eletrônicos cristalinos em termos de funções ortogonais localizadas relacionadas com os orbitais atômicos. Posteriormente, tais funções foram denominadas de funções de Wannier. Nos últimos 30 anos, estudos têm apontado um crescente interesse da comunidade científica por estas funções, as quais se apresentam como uma poderosa ferramenta para a investigação de propriedades eletrônicas dos materiais. No presente trabalho, calculamos as funções de Wannier de sistemas nanométricos uni e bidimensionais. Inicialmente abordamos o cumuleno, que consiste em uma cadeia de átomos de carbono equidistantes. As funções de Bloch são obtidas por meio de uma aproximação tight binding e as funções de Wannier, usuais e generalizadas, são calculadas a partir delas. São discutidas as relações entre as funções de Wannier generalizadas obtidas por meio da aproximação tight binding e os orbitais híbridos sp. Isto é explicado mediante um cálculo alternativo das funções de Wannier, com a resolução de um problema de autovalores generalizado. As funções de Wannier das bandas pz do grafeno também são calculadas a partir das funções de Bloch obtidas por meio de uma aproximaçãao tight binding. Elas assemelham-se a um par ligante-antiligante de orbitais moleculares, e suas propriedades de simetria e localização são discutidas. Finalmente, por meio de uma combinação dos pacotes PWscf (baseado em ondas planas e na teoria do funcional da densidade) e wannier90, são calculadas as funções de Bloch e as funções de Wannier de máxima localização para arranjos atômicos com periodicidade em uma (cumuleno) e duas (grafeno) dimensões. Há boa concordância qualitativa entre os resultados da aproximação tight binding e da teoria do funcional da densidade. Deve-se ressaltar que a primeira abordagem não usa réplicas dos sistemas nanométricos e permite aprofundar o entendimento das propriedades e do significado físico das funções de Wannier.
- ItemCompetência em informação na Educação Profissional: uma análise nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFSP-Câmpus Birigui(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2022-12-10) Rissi, Viviane Renata Ventura; Coronel, Ani Caroline RomeroTomando como parâmetro a educação profissional de nível médio e sua finalidade em preparar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do domínio de técnicas e procedimentos; a presente pesquisa, objetivando estudar as diferentes situações de aprendizagem exigida pela Sociedade da Informação, buscou evidenciar o nível de conhecimento e habilidades informacionais presentes na prática discente dos alunos matriculados no ensino médio integrado do IFSP – Câmpus Birigui. Demonstrando a necessidade de se desenvolver, ainda na escola, ações que possam contribuir para a efetivação e ampliação do desenvolvimento de tais competências no processo formativo do aluno, seja socialmente, quanto profissionalmente; foram analisadas as metodologias e procedimentos adotados pelos alunos na construção de trabalhos escolares, identificando por meio da prática discente o comportamento, as dificuldades e as lacunas de conhecimento apresentadas pelos mesmos. Logo, pela interpretação dos resultados, verifica-se que apesar dos alunos do ensino médio integrado possuírem conhecimento e habilidades informacionais em determinadas áreas, ainda encontram dificuldades em utilizar os recursos e as estratégias disponíveis, o que indiretamente influencia na resolução de problemas em situações cotidianas, muitas vezes provocada pela desinformação ou até mesmo pelo excesso de informação. Para finalizar, reforçando o compromisso da educação em proporcionar ao estudante uma aprendizagem autônoma, a pesquisa sugere por meio de ações educativas, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária; a inserção no currículo escolar de um programa educativo direcionado ao desenvolvimento da competência em informação.
- ItemDesenvolvimento de um dinamômetro biomédico ergonômico com comunicação com dispositivos móveis(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-05-12) Paulo, Danilo Pazian; Carvalho, Aparecido Augusto de; Sanches, Marcelo Augusto Assunção; Ribeiro, Alexandre Alves de LimaDinamômetros biomédicos são equipamentos utilizados para medir forças exercidas pelas mãos. Com o uso deste tipo de equipamento, é possível realizar avaliações biomecânicas das mãos de pacientes que após cirurgias, acidentes ou patologias osteomioarticulares, tiveram redução na sua capacidade de exercer forças com as mãos. O objetivo deste trabalho foi a implementação de um dinamômetro biomédico ergonômico, de fácil utilização, com capacidade de comunicação com diferentes tipos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O projeto realizado se constitui no aprimoramento de duas versões anteriores de dinamômetros implementadas no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Engenharia Biomédica da UNESP – Campus de Ilha Solteira. Testes em voluntários utilizando o dinamômetro desenvolvido e um dinamômetro comercial da marca SAEHAN, e posterior análise estatística dos dados revelam uma excelente confiabilidade intra-examinador para o dinamômetro desenvolvido, com coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,95 entre os diferentes grupos analisados, e de 0,98 para o dinamômetro SAEHAN. A análise estatística revela também uma excelente confiabilidade concorrente para as medidas realizadas pelo dinamômetro desenvolvido em relação às do dinamômetro SAEHAN, sendo de 0,93 para mãos dominantes e 0,92 para mãos não dominantes. Assim, o dinamômetro desenvolvido é confiável, válido e comparável com o dinamômetro SAEHAN quando adotados os mesmos procedimentos de exame de preensão palmar.
- ItemEnsino e aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira no ensino médio e sua articulação com a educação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Birigui- SP(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2019-12-07) Santos, Joyce Helena Ferreira dos; Coronel, Ani Caroline Romero; Villalba, Moisés; Arrúa, Maria AngélicaEsta investigação pretende discorrer sobre o ensino e aprendizagem da Língua Espanhola observando as atividades e práticas do espanhol como língua estrangeira no Brasil no contexto do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração e Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) no campus Birigui- SP. O ponto de partida para esta articulação é a Lei 11.161/2005 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de espanhol nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas. Esta pesquisa será bibliográfica, pois traz os documentos legais, tais como a Constituição Brasileira, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Orientações para o Ensino Médio em Língua Estrangeira e outros. O estudo destaca as práticas e ressalta o intercultural e a interdisciplinaridade como caminhos para a aprendizagem bem como o entendimento da Educação Profissional no mundo globalizado. Também existe a preocupação do uso das tecnologias educacionais tão presentes no ensino. No decorrer da investigação haverá a coleta de dados mediante o uso de questionário aos docentes, alunos e entrevistas com os servidores. O objetivo é explicar e analisar o processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira a partir de vivências e experiências comunicativas de modo que a pesquisa proporcione o protagonismo no aluno e o dinamismo no ensino. Os questionamentos da pesquisa são: Como ensinar o espanhol como língua estrangeira no Ensino Médio diante do fato do espanhol ser uma disciplina optativa? Quais são os aspectos relevantes para o ensino do espanhol no Ensino Médio Educação Profissional? Que ferramentas usar no ensino do espanhol? Quais as atividades que mais estimulam os alunos e que gêneros utilizar? Essas questões permearão a investigação.
- ItemEstratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-10-11) Mendonça, Aline Graciele; Pirola, Nelson Antônio; Boruchovitch, Evely; Acioly-Régnier, Nadja Maria; Dias, Josete Leal; Caetano, Richael SilvaAs estratégias de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos, possibilitando a autorregulação do processo de aprendizagem, envolvendo aspectos cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivos e comportamentais, podendo a falta de seu uso estar relacionada com a evasão escolar em cursos de Licenciatura em Matemática, uma vez que muitos evadem por dificuldades de aprendizagem. Assim, esta pesquisa tem como pergunta de investigação: em que medida a evasão escolar pode estar relacionada com as estratégias de aprendizagem de licenciandos em Matemática de um Instituto Federal de Educação? A partir dessa problemática, o objetivo geral é identificar e analisar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos licenciandos em Matemática, matriculados e evadidos de um Instituto Federal de Educação, e relacionar esses resultados com a evasão escolar. Pauta-se em uma abordagem que utiliza métodos quantitativos e qualitativos, ou seja, de tipo misto, em que os dados são analisados dialeticamente, a partir das seguintes etapas: 1ª etapa – estudo teórico bibliográfico e documental, que envolveu pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e buscas nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) e nos documentos oficiais da instituição pesquisada; 2ª e 3ª etapa – construção e aplicação dos instrumentos de pesquisa: dois questionários de caracterização (alunos matriculados e evadidos) e Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários Licenciandos em Matemática (EEA-ULM), adaptada para a área da Matemática a partir da Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), de Santos e Boruchovitch (2013, 2020); 4ª etapa – realização de um minicurso, com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre as estratégias de aprendizagem de alunos ingressantes de um dos câmpus participantes, a partir das respostas deles na escala EEAULM. Participaram desta pesquisa 267 alunos pertencentes a 13 câmpus que possuíam curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal do Estado de São Paulo; desses, 83 são alunos que já evadiram dos cursos de Licenciatura em Matemática e 184 eram alunos matriculados quando participaram desta pesquisa; dentre esses matriculados, participaram da 4ª etapa cinco alunos ingressantes de um dos câmpus. Como resultados principais, tem-se que: a) as análises dos PPC e dos documentos oficiais possibilitaram um diagnóstico da instituição, indicando a necessidade de reflexões e ações para promoção das estratégias de aprendizagem e a diminuição da evasão escolar; b) a validação inicial da EEA-ULM apresentou alta confiabilidade interna, com alfa de Cronbach da escala total em 0,896 e resultados superiores na análise fatorial, em comparação com a EEA-U; c) os motivos de evasão dos alunos participantes são variados e neste estudo foram divididos em dois grupos, um grupo dos alunos que evadiram por dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação para aprender Matemática (Grupo 1 A) e o outro grupo dos alunos que evadiram por motivos diversos (Grupo 1 B); além dos grupos 1 A e 1 B, os alunos matriculados foram nomeados de Grupo 2 e seus dados analisados em comparação com os demais grupos; d) as relações entre evasão escolar e as estratégias de aprendizagem são evidenciadas em alunos que evadem por motivos de dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação escolar (Grupo 1 A), apontando que, para esses alunos, a não utilização de estratégias, tanto para aprender quanto para motivar-se, ou a utilização apenas de estratégias de aprendizagem do tipo cognitivas de ensaio ou elaboração simples contribuiu na desistência do curso. Assim, sugere-se que as instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Matemática desenvolvam projetos de intervenção voltados à promoção das estratégias de aprendizagem enquanto ação para diminuição da evasão.
- ItemPolítica educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-06-05) Souza, Leandro Aparecido de; Gomes, Alberto Albuquerque; Lima, Vanda Moreira Machado; Barreiro, Iraíde Marques de FreitasEsta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como objetivo compreender como se processa a construção da identidade profissional dos funcionários da educação básica, identificando sua relação com a escola e a educação nacional. A discussão introduzida no cenário brasileiro sobre a valorização desses funcionários considera a escola e seus ambientes como espaços educativos. A educação como a principal função social da escola engloba a aquisição de valores e habilidades, em uma prática de trabalho coletiva e participativa, em que o funcionário não é mais compreendido como um serviçal de segunda ordem, mas reconhecido pelos instrumentos normativos como profissional da educação, sendo seu trabalho articulado ao do professor. Por meio dessa perspectiva sua atuação é redimensionada, passando a contribuir com a construção, com o desenvolvimento e com a qualidade da educação. Nossa investigação iniciou-se pela análise da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio de elementos do ciclo de política de Stephen J. Ball, abordando desde a introdução de sua discussão no cenário nacional, o seu processo de construção, suas alterações, até sua viabilização em um dos cursos técnicos de formação do Profuncionário. Pautando-nos na Sociologia das Profissões, buscamos compreender o processo de construção da identidade profissional do funcionário da educação, realizando uma abordagem histórica sobre sua presença e atuação nas instituições escolares. Discutimos a estruturação dos cursos de formação para essa categoria, assinalando suas especificidades. A trajetória metodológica nos possibilitou identificar a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise qualitativa, como a mais adequada para a consecução de nossa proposição. A pesquisa nos evidenciou que os funcionários da educação básica têm conquistado, por meio de normas legislativas e de políticas públicas de formação, instrumentos que corroboram tanto para a superação de sua invisibilidade histórica, quanto para a construção de sua identidade profissional.
- ItemPráticas pedagógicas: tendências à luz dos estilos de aprendizagem(Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2022-03-16) Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros , Daniela Melaré Vieira; Vercelli, Lígia de Carvalho Abões; Gitahy, Raquel Rosan Christino; Fusaro, Márcia do Carmo Felismino; Batista, Ana Maria Haddad; Higuchi, Agnaldo KeitiEsta pesquisa se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Nove de Julho, especificamente, na linha de pesquisa em Educação Popular e Cultura. As indagações que orientaram a pesquisa foram: Os estilos de aprendizagem dos professores são reproduzidos nos seus estilos de ensino, implicando no planejamento e desenvolvimento da sua prática pedagógica? Os professores reconhecem a importância de identificarem os estilos de aprendizagem dos seus alunos visando ao desenvolvimento de planejamento mais articulado com a realidade na qual atuam? Os professores reconhecem que os alunos possuem estilos de aprendizagem diferentes e que olhar para esse aspecto pode quebrar barreiras, facilitando o processo de ensino e de aprendizagem? Como os professores sistematizam os estilos de aprendizagem dos alunos para subsidiar o planejamento de suas práticas pedagógicas? Diante desses questionamentos, o objetivo geral desta investigação foi analisar a viabilidade de aplicação dos estilos de aprendizagem para fundamentar as práticas pedagógicas em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de São Paulo, câmpus situado no interior do estado. Como objetivos específicos, delineou-se: identificar nos documentos oficiais e institucionais – Projeto Político-Pedagógico Institucional, Organização Didática, Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – evidências de diretrizes referentes aos elementos: estilos de aprendizagem, estilos de ensino, estratégias de ensino e estratégias de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas; analisar como as evidências dos elementos compreendidos no processo de ensino e de aprendizagem que subsidiam as práticas pedagógicas colaboram para a aprendizagem. A abordagem adotada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: Projeto Político-Pedagógico Institucional, Organização Didática, Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem; Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino e entrevista semiestruturada on-line. Para organização e análise dos dados, pautou-se na estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo, fundamentados na teoria dos estilos de aprendizagem. O universo da pesquisa contou com a participação de treze professores e vinte e dois alunos que cursaram o terceiro e último ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os principais resultados evidenciam que os estilos de aprendizagem dos professores, juntamente com a experiência pessoal e profissional, influenciam nos estilos de ensino, sendo o guia da prática pedagógica. Os professores utilizam diferentes estratégias de ensino, reconhecem que os alunos usam diversas estratégias de aprendizagem, mas não conseguem articular a potencialidade destes elementos, de modo a quebrar barreiras que impedem a aprendizagem. Sendo assim, os professores não sistematizam os estilos de aprendizagem dos alunos para pautar ou subsidiar as práticas pedagógicas devido à dificuldade de planejar e desenvolver pedagogicamente as estratégias de ensino e de lidar com a heterogeneidade nas preferências de aprendizagem. Por fim, é urgente a necessidade de mais estudos e pesquisas que explorem as correlações entre os estilos e estratégias de ensino e de aprendizagem para fundamentar práticas pedagógicas menos excludentes e mais personalizadas.