Artigos
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Artigos por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 65
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA administração financeira dos motoristas por aplicativos(2023-12-20) Silva, Domingos Lima da; Souza, Julio de Maria
- ItemA criança surda na educação infantil: aquisição de língua, cultura e identidade(2024-01-30) Leite, Ana Laura Camilo Carriel; Vasconcellos, Ayla Lizandra Campos deO reconhecimento da Libras como língua em 24 de abril de 2002 pela Lei 10.436, foi um marco importante para o povo surdo. Mais adiante, em 2005, ocorreu a regulamentação desta Lei e providências acerca da inclusão da Libras em várias áreas e a estruturação da educação dos surdos, dentre outras providências com a criação do Decreto 5.626. Amparados por essas legislações, pela Constituição Federal de 88 e outros documentos existentes referentes à educação inclusiva e a educação bilíngue para surdos e seus direitos, refletiremos sobre a Educação Infantil da criança surda. Para tanto, partiremos do objetivo geral da pesquisa, a saber: realizar análises sobre os efeitos do ambiente escolar na educação infantil no cenário em que a criança surda está inserida e, doravante os pensamentos elencados nas fundamentações teóricas, observar aspectos culturais e de identidade surda diante de suas representações na comunidade surda, sua aquisição de língua, bem como realizar discussões no que se refere à comunidade surda e a educação bilíngue, tendo como base os materiais de análise. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa com fundamentação teórica, onde serão contemplados autores sócio-culturais e trazem aspectos da educação infantil, autores surdos e relatos de experiências publicados nessas obras. Não pretendemos analisar apenas os ambientes escolares e sim os atos desenvolvidos diante de relações sócio-histórico-culturais que se apresentarem nesses espaços e seus impactos diante da vida e formação do indivíduo.
- ItemA leitura de mundo na percepção do docente no processo de alfabetização(2024-02-01) Meiro, Ana Carolina Cabrera; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeEste trabalho trata-se de uma pesquisa de término de conclusão de curso (TCC) que tem por objetivo investigar como, no discurso de diferentes docentes sobre suas práticas pedagógicas, aparecem a vivência e leitura de mundo dos estudantes no processo de alfabetização e letramento em uma escola pública municipal de Sorocaba. Essa pesquisa se justifica pelo nosso entendimento de que o estudante somente encontra significatividade no seu processo de letramento quando a leitura de mundo é mobilizada. Foram realizadas entrevistas com professores do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Sorocaba. As entrevistas têm como finalidade compreender e interpretar as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento e se essas práticas abarcam a leitura de mundo de seus estudantes. Logo, a pesquisa tem um viés qualitativo de cunho interpretativista. Ao longo das entrevistas, é possível perceber na análise que os sentidos e significados do processo de letramento e alfabetização são plurais e a leitura de mundo tem uma visibilidade mobilizada nesse processo. As entrevistas foram analisadas de forma interpretativa à luz das teorias de Desenvolvimento do pensamento e linguagem de Vygotsky (REGO, 2014) Alfabetização e Letramento (FERREIRO, 2011; SOARES, 2022) o papel da escola no processo de letramento e alfabetização (SMOLKA 2008; KLEIMAN, 1995) e de Leitura de Mundo (FREIRE, 1991; MACEDO, FREIRE 2022).
- ItemA notoriedade de insumos, aditivos e cuidados para aguários ornamentais: análise do cenário atual(2024-07-05) Oliveira, Vinicius Cunha de; Lima, Alexandre Correa deAquários ornamentais são ambientes fascinantes que abrigam peixes coloridos e plantas fundamentais ao ecossistema aquático. Para manter um aquário saudável e vibrante, é essencial entender sobre insumos, aditivos, práticas de manejo e cuidado, reprodução, qualidade da água, doenças comuns em organismos aquáticos e sua prevenção e tratamento. O presente artigo visa demonstrar a conceituação e aplicação de cuidados e técnicas para manutenção de aquários ornamentais, se atentando às questões peculiares como biodiversidade, morfologia, cadeia de suprimentos, legislações do setor, principais espécies, interação e coexistência entre espécies ornamentais e invasoras, mutação gênica, 1 2 ISSN 1678-0817 Qualis B2 biopirataria, reprodução em cativeiros e principais profissionais do setor. Por meio da pesquisa pôde-se caracterizar aspectos como montagem e custos para construção e manutenção de aquários ornamentais; cuidados com a qualidade da água e produtos para mitigação de enfermidades; tipos de filtros e estratégias de filtragem; utilização de aditivos, suplementos e fertilizantes para organismos aquáticos; alimentação e nutrição balanceadas; as principais empresas nacionais e multinacionais para produção de insumos de aquariofilia; além de doenças e tratamentos a partir de produtos disponíveis no mercado. A pesquisa foi suficiente em delimitar as melhores práticas e meios de preservação e sustentabilidade de aquários, possibilitando uma fonte de consulta e expansão de conhecimento técnico-científico na área estudada.
- ItemA presença da cultura popular nas escolas municipais de Sorocaba(2024-01-31) Gomes, Clara Luz Tessilla; Moretti, Andrezza CamposO Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento norteador do trabalho pedagógico de cada escola, que apresenta os planejamentos e objetivos da instituição e que deve ser construído democraticamente. Contudo, este é um documento pouco compartilhado, que deve ser revisto e reconstruído periodicamente. Este trabalho tem como objetivo investigar quatro PPP de escolas municipais de ensino fundamental que atendem anos iniciais da cidade de Sorocaba-SP, compreender a presença da Cultura Popular nos documentos orientadores dos fazeres pedagógicos e visualizar como são trabalhadas as diferentes expressões culturais nestes registros, já que este tema consta em leis e documentos relacionados à Educação. Foi realizada uma pesquisa documental, cujos dados foram interpretados a partir da metodologia de análise de conteúdo e de cruzamentos com referenciais bibliográficos relacionados ao tema Cultura Popular. Nesta pesquisa, entendemos Cultura Popular como resistência à cultura massificada, globalizada e dominadora, como algo que valoriza as lutas sociais e políticas que atravessam os saberes, tradições e manifestações culturais artísticas nascidas ou perpetuadas no Brasil. Após as análises, pudemos perceber que nenhum dos Projetos Político-Pedagógicos atenderam às expectativas da pesquisa, ou seja, a Cultura Popular não consta ou é pouco inserida nos documentos, afinal, como incorporar uma cultura tão ampla e variada nos fazeres pedagógicos?
- ItemA presença do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental: vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência e no estágio não obrigatório.(2023-12-05) Pereira, Livia Maria Kuniyoshi; Andrade, Andressa deEste trabalho apresenta a proposta de analisar a presença ou ausência do brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas vivências de formação docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no estágio supervisionado não obrigatório. Trata-se de direcionar um olhar atento para o brincar como atividade fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Para tanto, foi realizada uma investigação a partir da experiência e dos registros realizados durante estes dois momentos da formação docente. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Adriana Friedmann, Lev Vygotsky e legislações que enfatizamo direito ao brincar destacando sua importância como forma de aprendizado significativo para as crianças. Esses teóricos enfatizam que o brincar permite a construção do conhecimento, a interação social, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de ser uma expressão da cultura e dos interesses das crianças. Nesse sentido, a utilização do brincar no Ensino Fundamental é capaz de enriquecer a aprendizagem, a criatividade e a socialização dos alunos contribuindo para uma educação mais integral e humanizada.
- ItemA responsabilização do indíviduo no fracaso escolar durante o ensino fundamental: anos iniciais(2024-06-26) Vieira, Ludmila Pantano; La Luna, AlexandreSegundo o UNICEF, atualmente o fracasso escolar é um tema complexo e que se dá pela combinação de três fatores: reprovação, abandono e distorção da idade-série. Esses fatores, somados ou isoladamente, acabam afetando mais alguns grupos específicos: meninos, povos indígenas, negros e pessoas com deficiência. No ano de 2019, considerando escolas municipais e estaduais do Brasil, só a região sudeste teve 138.084 estudantes reprovados, apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, o que equivale a 3,1% dos estudantes da região. A proposta central desta pesquisa é conhecer a relação entre o fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e o sistema educacional. Serão analisados os conceitos de fracasso escolar através de abordagens individualizadoras e reducionistas, que atribuem a culpa do fracasso exclusivamente ao indivíduo, com foco principal no estudante, negligenciando o impacto dos métodos de ensino adotados e suas possíveis consequências nesses casos. Será feita uma revisão bibliográfica sobre a temática para se conhecer, desde o conceito de fracasso escolar e as variáveis envolvidas dentro e fora da escola e o papel dos agentes educacionais na mediação diante dessa problemática. Assim, pretende-se ir além de uma visão simplista que coloca toda a responsabilidade no estudante, investigando como o sistema escolar pode influenciar e contribuir para o fracasso. É essencial compreender a complexidade desse problema para propor abordagens mais abrangentes e efetivas, que levem em consideração não apenas o indivíduo, mas também o ambiente educacional e as práticas pedagógicas adotadas.
- ItemAcessibilidade curricular para estudantes cegos: relato de experiência no processo de ensino e aprendizagem(2023-12-07) Ferreira, Isabela; Sanches, Gisleine Benedita de Moraes; Vilaronga, Carla Ariela RiosPara assegurar uma educação que atenda a todos os estudantes, objetivando a garantia das condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, como prevê a Lei nº 13.146, de 2015, a escola terá que ressignificar alguns contextos. No caso do estudante cego, dentre essas medidas, está o processo de Acessibilidade Curricular, incluindo a adaptação de materiais para relevo e o uso do Braille. O presente trabalho visa descrever o processo de Acessibilidade Curricular e as estratégias para a iniciação ao Braille para uma estudante cega no contexto de uma Escola Pública no interior de São Paulo, além das possibilidades de trabalho colaborativo no espaço da sala comum. Para realizar esse relato, foram descritas e analisadas as atividades e as acessibilidades realizadas pela professora do 5° ano, juntamente com a estagiária do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esse processo se deu através do planejamento, da confecção, da realização da aula e da avaliação do uso dos recursos didáticos utilizados. O contexto demonstra que essa ressignificação tem potencial, muitas vezes, de contemplar todos os estudantes. Inclusive, alguns dos recursos utilizados habitualmente no cotidiano escolar podem ser utilizados pelos estudantes cegos sem diferenciações. A nível de conclusão, destaca-se que a Acessibilidade Curricular possibilita o desenvolvimento dos estudantes, assim como o acesso aos conteúdos historicamente acumulados, e consequentemente a humanização.
- ItemAplicação da logistica reversa para o gerenciamento demobiliario escolar: estudo de caso de uma escola pública na cidade de Suzano(2018-12-20) Monteiro , Douglas Bargas Gois; Encarnação, Elsio; Machado, Sivanilza Teixera
- ItemArqueoturismo no Parque Natural Municipal Pedra do Castelo, em Castelo do Piauí (Brasil)(2024-06-03) Ribeiro, Daniel Gonçalves; Silva, Juliane Ribeiro da; Santos, Aristides Faria Lopes dosSítios arqueológicos são locais que revelam vestígios da ocupação humana, como cemitérios e abrigos sob rochas, onde podem ser encontradas pinturas rupestres. O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, Nordeste do Brasil, é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1991) e abriga o registro mais antigo da presença do homem na América do Sul. O presente estudo de caso adotou a Unidade de Conservação “Parque Natural Municipal Pedra do Castelo”, situado no município Castelo do Piauí (PI), Brasil. Buscou-se responder ao seguinte problema: Como a conservação dos sítios arqueológicos de Castelo do Piauí pode fomentar o turismo local? Para tanto, o estudo adotou o objetivo geral de identificar fatores capazes de influenciar a tomada de decisão relacionada à promoção turística na localidade sob análise. Foram empregadas pesquisa bibliográfica e pesquisa documental enquanto técnicas de coleta de dados. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva e a abordagem do tratamento dos dados coletados foi qualitativa. Entre os resultados, destaca-se a importância da conservação dos sítios arqueológicos em Castelo do Piauí para o turismo local sustentável, ressaltando a necessidade de envolvimento da comunidade, conscientização e projetos educativos para proteger e valorizar esses locais históricos.
- ItemArte e primeira infância: o espaço de brincar do Sesc Sorocaba e a arte para crianças pequenas.(2024-03-13) Kuniyoshi, Alan Pablo Pereira; Moretti, Andrezza CamposEste artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de vivências artísticas na primeira infância, a partir do relato de duas ações desenvolvidas no “Espaço de Brincar” do Sesc Sorocaba relacionadas ao ciclo de atividades denominadas: “Hoje é dia de Arte, bebê!” e “Lugar de criança é fazendo Arte”, ocorridas em 2023 e mostrar que as crianças pequenas também podem e precisam se expressar. Para tanto, utilizamos a pesquisa narrativa como estratégia metodológica e amparamos nossas discussões em Cunha, em Bondia, além de legislações vigentes direcionadas às infâncias.
- ItemAspectos toxicológicos dos pigmentos utilizados em tatuagens: revisão bibliográfica(2023-12-16) Pereira, Carolina Larissa da Silva; Souza, Nathaly Silva de; Kaota, Taina Harumi Martins; Manhani, Maria Raquel; Soares, Vanessa Aparecida
- ItemAssuntos regulatórios no tratamento de efluentes da indústria de transformação(2023-12-15) Pereira, Luiz Felippe Miguel; Tupinambá, Julianna Machado; Silva, Laura Carvalho daEsse documento apresenta uma revisão bibliográfica de legislações e literaturas que versam sobre a regulamentação das águas residuárias proveniente da indústria de transformação, abordando os parâmetros físicos, químicos e biológicos que devem ser atendidos para o descarte de efluentes líquidos segundo [18] em rios de água doce, com o objetivo de fornecer uma análise das legislações pertinentes a indústria química. Este artigo aborda os tratamentos obrigatórios e necessários para que os efluentes industriais sejam descartados sem prejudicar o corpo de água receptor. As legislações consultadas referem-se às legislações em vigor para o estado de São Paulo e as de âmbito Nacional.
- ItemAuxiliares de educação: análise das atribuições no contexto da educação infantil de Sorocaba(2024-06-26) Zamur, Maria Catharina Nigro; Brito, Ana Paula SouzaCom sua história iniciada em instituições filantrópicas, em um contexto de necessidade de proteção à infância e combate à mortalidade, a Educação Infantil no Brasil percorreu um longo caminho reproduzindo apenas o assistencialismo até que tivesse seu primeiro "Jardim de Infância", com objetivos alinhados ao desenvolvimento infantil, institucionalizado no meio urbano. Com pouco mais de cem anos de sua institucionalização se torna importante questionar quais seus objetivos atuais e quais são os papéis de seus profissionais. Com tal enfoque, este artigo tem por objetivo geral entender as atribuições e os objetivos do trabalho dos auxiliares de Educação Infantil na rede pública de ensino do município de Sorocaba, e analisar as características deste cargo. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, em que foram analisados os documentos normativos e norteadores do trabalho desses profissionais, verificando a relação do trabalho destes profissionais com o cuidado dos alunos. A partir da análise dos documentos constatou-se que, no município de Sorocaba, o cuidado dos alunos é centralizado nos profissionais Auxiliares de Educação, e, com base em suas atribuições e cenário da Educação Infantil sorocabana, ainda mostra-se um ofício com muitas características do assistencialismo.
- ItemAvaliação da eficácia de uma metodologia para higienização em mistura de sementes para Sporophila Caerulescens com solução aquosa de ácido acético(2024-12-20) Dias, Camila Nascimento; Lima, Alexandre Correa deProgramas de segurança alimentar animal visam atender padrões internacionais, mas o controle de microrganismos patogênicos é desafiador. Este estudo aborda a otimização da higienização de sementes para aves utilizando ácido acético. Por meio de um planejamento fatorial 2 , avaliou-se o efeito do pH, concentração de ácido acético e tempo de contato na redução de microrganismos patogênicos. Os resultados demonstraram que uma solução com pH 2,78, concentração de ácido acético de 0,05 mol/L e tempo de contato de 30 minutos proporcionou uma redução significativa de Unidades Formadoras de Colônias (UFCs), com uma eficácia de 90,3%. A higienização com ácido acético oferece uma alternativa eficaz e econômica para a lavagem de sementes de aves. A redução das UFCs pode promover a saúde das aves e estimular a reprodução em cativeiro, contribuindo para a preservação das espécies. A implementação de práticas de manejo adequadas é essencial para o sucesso da reprodução em cativeiro e a redução da captura de aves na natureza.
- ItemAvaliação de software collaboration na área de MRP (suplychain)(2023-12-16) Lima, Mydearson Rosendo de; Oliveira , Rossimar Laura
- ItemAvaliação do crescimento de pimentas dedo-demoça (Capsicum baccatum) na presença de micorrizas em diferentes concentrações de fósforo no solo(2024-05-02) Santos, Maximus Mozart dos; Silva, Laura Carvalho daOs nutrientes presentes no solo são importantes para o desenvolvimento do cultivo de vegetais, sendo esses nutrientes divididos em micronutrientes e macronutrientes. O fósforo (P) é um macronutriente fundamental para o desenvolvimento de plantas. Para auxiliar as pimentas dedo-de-moça na incorporação deste macronutriente utilizou-se Glomaceae, um fungo micorrízico que ajuda na captação e absorção de fósforo pelas raízes das plantas. Nesta pesquisa foram analisados experimentalmente a associação deste fungo ao crescimento e desenvolvimento de pimentas dedo-de-moça (Capsicum baccatum). Realizou-se o cultivo de pimentas na ausência e presença de micorrizas por 120 dias em solos com teores de fósforos alto e médio e análises da mudança do teor de fósforo, mensalmente, seguindo os procedimentos apresentados pela Embrapa. Os resultados demonstraram uma diferença na quantidade de fósforo disponível no solo com micorriza, aumentando o efeito de adubação, e demonstrando crescimento mais acelerado que aquelas sem micorriza.
- ItemAvaliação do perfil de degradação dos antibióticos cefadroxila e azitromicina(2023-12-20) Lopes, Carolina Aparecida Moreno; Plaza, Carenina Vidotte; Oliveira; Marcon, Rodrigo de OliveiraObjetivo: Obtenção do perfil de degradação qualitativo do fármaco ou medicamento perante o método proposto. Comprovação de que um método proposto é indicativo de estabilidade. Detecção de condições de estresse as quais o medicamento é particularmente sensível. Revisão Bibliográfica: O estudo de degradação forçada tem como objetivo avaliar a especificidade e seletividade do método analítico frente a possíveis produtos de degradação formados devido a exposição em algumas condições mais severas que as habituais em que o medicamento é normalmente exposto, conhecidas como condições de estresse, como por exemplo, umidade, luz, temperatura, calor, hidrólise básica/ ácida e oxidação, entre outras. Sendo assim, o estudo de degradação forçada nos permite descobrir quais os grupos funcionais susceptíveis e as vias de degradação mais propícias para os fármacos em estudo, e quando aliado a uma busca em literatura sobre a existência de impurezas oriundas do processo de degradação já conhecidas, fornecerá um conhecimento robusto sobre a estabilidade do fármaco. Conhecendo a formulação dos medicamentos estudados, é possível presumir se essas impurezas são possíveis de formar ao longo do tempo de vida útil e, dessa maneira, identificá-las e quantificá-las. O perfil de degradação de fármacos, assim como estudos de degradação forçada, vem sendo exigidos pela ANVISA em forma de legislação (RDC 53/2015) desde 2015, com isso se faz necessário entender os mecanismos de degradação do insumo farmacêutico ativo isolado e em combinação com os excipientes presentes no medicamento, para então entender o universo das impurezas potenciais e relacioná-lo ao universo real, resultante do estudo de estabilidade do medicamento, promovendo uma especificação aceitável de possíveis impurezas que possam vir a serem formadas durante seu período de vida útil, com limite seguro à ingestão pelo paciente. Considerações finais: As condições suscetíveis à degradação do IFA isolado e no produto acabado de ambos antibióticos estudados são as condições de hidrólise alcalina e ácida, oxidativa via peróxido, temperatura e umidade. O principal produto de degradação formado durante o estudo [ou por essas vias] foram as impurezas conhecidas F e J da azitromicina e a impureza B da cefadroxila, sendo estes os principais marcadores da degradação desses fármacos, portanto, tornando-se necessário o seu monitoramento no estudo de estabilidade do medicamento. Deste modo conclui-se que a Azitromicina obteve um resultado mais expressivo que a cefadroxila pois o seu perfil de degradação apresentou mais impurezas já conhecidas, uma vez que a cefadroxila apresentou muitas impurezas desconhecidas, além da cefadroxila necessitar de condições mais brandas para obter quedas de teores semelhantes à azitromicina.
- ItemComparativo de custo entre a argamassa estabilizada, argamassa ensacada e argamassa em silo para serviços de revestimentos em uma obra da região de Alto Tietê(2023-01-12) Sousa, Jeronimo Cardoso de; Kawamoto Junior, Luiz Teruo; Silva , Adriano Maniçoba da; Machado, Sivanilza Teixeira; Tanaka , Wilson Yoshio
- ItemControle fuzzy de oxigênio dissolvido aplicado a processos de lodos ativados(2023-12-16) Sábio, Hugo Adam; Santiago, Wagner Carvalho; Souza Júnior, Ruy de; Manhani, Maria Raquel; Akisue, Rafael Akira