Artigos
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Artigos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 65
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSimuação discreta aplicada à distribuição da alimentação escolar: estudo de caso de caso em uma escola pública(2018-12-20) Campos, Cibelle Cristina Siqueira; Encarnação, Elsio da; Silva, Adriano Maniçoba da
- ItemAplicação da logistica reversa para o gerenciamento demobiliario escolar: estudo de caso de uma escola pública na cidade de Suzano(2018-12-20) Monteiro , Douglas Bargas Gois; Encarnação, Elsio; Machado, Sivanilza Teixera
- ItemOtimização de processo utilizando programação linear: estudo de caso em um salã de beleza(2019-12-20) Carvalho, Filipe Silva; Camargo, Maurício Jose Andrade de; Moraes, Diego Galileu de; Silva , Adriano Maniçoba da
- ItemSuporte a tomada de decisão em processo de armazenagem: estudo de caso na indústria têxtil(2020-12-20) Jesus, Davi da Silva; Rodrigues, Enio Fernandes
- ItemFrutíferas nativas da Mata Atlântica Paulista: vamos conhecê-las?(2022-03-16) Rocha, Érica Mondeck da; Manhani, Maria Raquel; Machado, Sivanilza Teixeira; Soares, Vanessa AparecidaAs espécies frutíferas da Mata Atlântica Paulista, tais como araçá, cambuci, jerivá, juçara e uvaia são saborosas, nutritivas e tradicionalmente muito apreciadas. Apesar da grande proximidade entre seu local de origem e uma região muito populosa, como a Grande São Paulo, estas frutas são pouco conhecidas e consumidas. Este trabalho teve como finalidade a elaboração de materiais em linguagem de fácil leitura destinado à população em geral, para a divulgação e popularização destas frutas, com ênfase nos aspectos agronômicos, nutricionais, tecnológicos, ambientais e econômicos. As principais características, disponibilizadas na literatura sobre esses frutos são: Araçá: destaca-se o aproveitamento doméstico dos frutos com polpa doce, além do uso da raiz, casca e folhas na medicina popular; Cambuci: com polpa cremosa e aroma cítrico agradável, rico em vitamina C, elevadas concentrações de fibras e minerais, vem sendo empregado na elaboração de cachaças, sucos e sorvetes; Jerivá: palmeira utilizada para paisagismo que produz grandes quantidades de frutos com alto valor nutricional, podendo ser consumida in natura ou processada e incorporada em sorvetes, sucos e licores; Juçara: produz palmito de excelente qualidade, porém a exploração extrativista levou ao esgotamento da espécie, já a exploração de seus frutos com características nutricionais e sensoriais similares às do açaí não causa a extinção da espécie; Uvaia: fruto de aroma intenso e delicado, com sabor doce e agradável, tem alto teor de vitaminas C e A e contribui para o controle do colesterol e do envelhecimento celular. A divulgação destas frutíferas poderá contribuir para o aumento da popularização e consumo, além de promover a abertura e o impulsionamento do mercado de produtos locais, associados ao desenvolvimento sustentável e às características da cultura regional.
- ItemCritérios de qualidade de banana Cavendish para comercialização: Rede varejista da Região Alto Tietê(2022-12-16) Morais, Grasiéle Émili Ferreira de; Silva, Adriano Maniçoba da
- ItemProcessos de administração financeira em consultórios odontológicos(2022-12-18) Dias, Keissy Évelyn Rodrigues Alves; Brasil, Flávia Paula; Kawamoto Júnior, Luiz Teruo; Santos, Fernando de Almeida; Silvério, Paulo Osni
- ItemComparativo de custo entre a argamassa estabilizada, argamassa ensacada e argamassa em silo para serviços de revestimentos em uma obra da região de Alto Tietê(2023-01-12) Sousa, Jeronimo Cardoso de; Kawamoto Junior, Luiz Teruo; Silva , Adriano Maniçoba da; Machado, Sivanilza Teixeira; Tanaka , Wilson Yoshio
- ItemPráticas de letramento: quais as possibilidades de leitura de mundo na adolescência e juventude?(2023-01-31) Silva, Tamiris Macedo dos Santos; Moreno, Ticiane Rafaela de AndradeO objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa, cuja análise de dados se configura como um relato crítico de experiência, de um Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa tem como objetivo identificar as leituras de mundo em adolescentes que estão em estado de vulnerabilidade social e privação socioeconômica no município de Sorocaba, estado de São Paulo. Os dados estão sendo gerados a partir de atividades de um projeto de extensão do Instituto Federal de São Paulo do câmpus Sorocaba e, nesse projeto, foram ministradas aulas de letramento crítico e literário para esses mesmos estudantes. A partir de cada aula, a pesquisadora produziu relatos de memória e, nos mesmos, estão sendo observados quais são as leituras de mundo que os alunos produzem a partir dos contatos com os textos trabalhados e as dinâmicas realizadas fazendo relações com suas próprias vidas. A fundamentação teórica deste relato crítico se baseia na concepção freireana de leitura de mundo (FREIRE, 2014, 2011), letramentos (KLEIMAN, 2006; SOARES, 2021) e letramentos de resistência (SANTOS, LIRA, 2020; LIBERALI, MEGALE, 2019; SOUZA, 2011; MARTHA, 2008). Os resultados dessa pesquisa apontam que as leituras de mundo dos adolescentes estão muito ligadas com a realidade social em que eles vivem -, diretamente relacionada à cultura de periferia e as privações socioeconômicas em contextos capitalistas e neoliberais. A partir das atividades desenvolvidas com textos da cultura popular, hip-hop, histórias indígenas, contos sobre desigualdade social, emergem nos discursos dos adolescentes representações sobre Família, Escola, Identidade, Cultura e Linguagem e Percepções sobre Violência.
- ItemA presença do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental: vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência e no estágio não obrigatório.(2023-12-05) Pereira, Livia Maria Kuniyoshi; Andrade, Andressa deEste trabalho apresenta a proposta de analisar a presença ou ausência do brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas vivências de formação docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no estágio supervisionado não obrigatório. Trata-se de direcionar um olhar atento para o brincar como atividade fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Para tanto, foi realizada uma investigação a partir da experiência e dos registros realizados durante estes dois momentos da formação docente. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Adriana Friedmann, Lev Vygotsky e legislações que enfatizamo direito ao brincar destacando sua importância como forma de aprendizado significativo para as crianças. Esses teóricos enfatizam que o brincar permite a construção do conhecimento, a interação social, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de ser uma expressão da cultura e dos interesses das crianças. Nesse sentido, a utilização do brincar no Ensino Fundamental é capaz de enriquecer a aprendizagem, a criatividade e a socialização dos alunos contribuindo para uma educação mais integral e humanizada.
- ItemPNLD literário e a representação da criança com deficiência nos livros de literatura(2023-12-07) Branco, Isabela de Jesus Souza; Vilaronga, Carla Ariela RiosO Brasil possui relativamente um curto tempo na escolarização de pessoas com deficiência. Entre as décadas de 1960 a 1970, a Educação Brasileira era fragmentada e altamente separatista, marcas que resistem até a atualidade. Em 1990, há indícios de mudanças, impulsionado por uma visão de educação para todos e a luta por direitos iguais de aprendizagem. Nos anos 2000 foi investido e desenvolvido diversas políticas e programas educacionais para a promoção de um ensino inclusivo, trazendo um novo rumo ao contexto das escolas regulares. O presente trabalho propõe uma análise de obras literárias que abordam conteúdos com representações de personagens com deficiência, escolhidos por uma escola municipal, por meio do Programa Nacional do Livros e do Material Didático - PNLD. Os dados analisados com base em um levantamento teórico inicial, examinou-se 196 exemplares, dentre eles sete possuem personagens com deficiência. Assim, realizou-se uma leitura com um olhar sensibilizado e reflexivo. Percebeu-se que, esses livros com a representação são minoria no acervo total e representam pessoas reais, que lutam para conviver com os estereótipos e preconceitos enraizados socialmente. Acredita-se que essa análise contribuirá com a discussão sobre o público atendido pela Educação Especial e a imagem criada sobre ele, possibilitando reflexões sobre como se aplica a diversidade no contexto literário e visando a importância deste resultado nos impactos futuros de uma sociedade mais inclusiva.
- ItemAcessibilidade curricular para estudantes cegos: relato de experiência no processo de ensino e aprendizagem(2023-12-07) Ferreira, Isabela; Sanches, Gisleine Benedita de Moraes; Vilaronga, Carla Ariela RiosPara assegurar uma educação que atenda a todos os estudantes, objetivando a garantia das condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, como prevê a Lei nº 13.146, de 2015, a escola terá que ressignificar alguns contextos. No caso do estudante cego, dentre essas medidas, está o processo de Acessibilidade Curricular, incluindo a adaptação de materiais para relevo e o uso do Braille. O presente trabalho visa descrever o processo de Acessibilidade Curricular e as estratégias para a iniciação ao Braille para uma estudante cega no contexto de uma Escola Pública no interior de São Paulo, além das possibilidades de trabalho colaborativo no espaço da sala comum. Para realizar esse relato, foram descritas e analisadas as atividades e as acessibilidades realizadas pela professora do 5° ano, juntamente com a estagiária do curso de Licenciatura em Pedagogia. Esse processo se deu através do planejamento, da confecção, da realização da aula e da avaliação do uso dos recursos didáticos utilizados. O contexto demonstra que essa ressignificação tem potencial, muitas vezes, de contemplar todos os estudantes. Inclusive, alguns dos recursos utilizados habitualmente no cotidiano escolar podem ser utilizados pelos estudantes cegos sem diferenciações. A nível de conclusão, destaca-se que a Acessibilidade Curricular possibilita o desenvolvimento dos estudantes, assim como o acesso aos conteúdos historicamente acumulados, e consequentemente a humanização.
- ItemProjeto pedagógico de curso, inclusão escolar e formação do pedagogo(2023-12-08) Santos, Joelma Santiago; Vilaronga, Carla Ariela RiosEsta pesquisa tem o objetivo de analisar, nos documentos oficiais do curso de pedagogia do IFSP, as abordagens sobre a inclusão escolar e a formação do pedagogo. Como fonte documental, foram analisados seis Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de licenciatura em pedagogia. Inicialmente foi realizado um mapeamento dos cursos de graduação em Pedagogia do IFSP vigentes em 2022, construindo um banco de dados. Posteriormente, foi realizada busca pelas palavras-chave relacionadas ao tema, a leitura dos objetivos dos cursos e dos trechos que aparecem as palavras-chave na parte inicial do projeto e em nomes de componentes curriculares dos cursos. E resultou que a maioria dos termos analisados aparecem na parte inicial dos PPCs e aparecem em componentes curriculares relacionados à Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Foi constatado que as componentes apresentam semelhanças nas suas ementas, mas diferem no semestre em que são ofertadas na formação inicial dos licenciandos de pedagogia.
- ItemPossibilidades do coensino para a promoção da inclusão escolar de estudantes autistas(2023-12-08) Ross, Maria Eduarda; Andriolly, Mary Grace Pereira; Vilaronga, Carla Ariela RiosO objetivo dessa pesquisa é analisar as reflexões dos professores em relação ao potencial do coensino no atendimento de estudantes autistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como sujeitos professores de educação especial de um município do interior paulista, que participaram do curso de Formação Continuada (FIC) “Estratégias formativas e práticas de coensino", no primeiro semestre de 2023. Os dados remetem as principais possibilidades, desafios e barreiras enfrentados e quais suas perspectivas em relação à promoção do ensino colaborativo na educação inclusiva e de atendimento educacional especializado. Os resultados apontam a necessidade de cursos de formação voltada à prática do ensino colaborativo que sejam menos teóricos e focadas nas necessidades dos professores, criando condições que facilitem o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes com TEA. Assim, como apontam para o fortalecimento de apoios para o atendimento de estudantes no contexto da sala comum.
- ItemDesafios na gestão de resíduos, para alcançar meta sustentável "Aterro Zero" no Rock in Rio(2023-12-12) Santos, Emilly Cristina Lima; Oliveira, Giovana Nascimento de; Leite, Marcela de Souza
- ItemAssuntos regulatórios no tratamento de efluentes da indústria de transformação(2023-12-15) Pereira, Luiz Felippe Miguel; Tupinambá, Julianna Machado; Silva, Laura Carvalho daEsse documento apresenta uma revisão bibliográfica de legislações e literaturas que versam sobre a regulamentação das águas residuárias proveniente da indústria de transformação, abordando os parâmetros físicos, químicos e biológicos que devem ser atendidos para o descarte de efluentes líquidos segundo [18] em rios de água doce, com o objetivo de fornecer uma análise das legislações pertinentes a indústria química. Este artigo aborda os tratamentos obrigatórios e necessários para que os efluentes industriais sejam descartados sem prejudicar o corpo de água receptor. As legislações consultadas referem-se às legislações em vigor para o estado de São Paulo e as de âmbito Nacional.
- ItemEnsaio de viabilização do uso de lodo residual do tratamento de esgotos como fertilizante(2023-12-16) Santana, Fernando Guilherme Cardoso Verdugo Piccoli; Marangon, Victor Zolnerkevic; Lima, Thiago Torres de; Lima, Alexandre Correia de
- ItemAspectos toxicológicos dos pigmentos utilizados em tatuagens: revisão bibliográfica(2023-12-16) Pereira, Carolina Larissa da Silva; Souza, Nathaly Silva de; Kaota, Taina Harumi Martins; Manhani, Maria Raquel; Soares, Vanessa Aparecida
- ItemControle fuzzy de oxigênio dissolvido aplicado a processos de lodos ativados(2023-12-16) Sábio, Hugo Adam; Santiago, Wagner Carvalho; Souza Júnior, Ruy de; Manhani, Maria Raquel; Akisue, Rafael Akira
- ItemAvaliação de software collaboration na área de MRP (suplychain)(2023-12-16) Lima, Mydearson Rosendo de; Oliveira , Rossimar Laura