Teses e Dissertações dos Servidores
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Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Publicador "Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)"
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- ItemA identidade dos Institutos Federais de Educação: o velho resiste em morrer e o novo não consegue nascer(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2023-07-27) Rocha, João Antônio; Nosella, Paolo; Ferretti, Celso; Nascimento, Manoel; Martins, Marcos; Santos, JoséOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são parte de um processo de reordenamento e reconfiguração da educação profissional, iniciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após a sanção do Decreto n.º 5.154/2004, em substituição ao de n.º 2.208/1997, anteriormente sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A presente tese, fundamentada numa análise teórico-crítica da política para a educação profissional que permeou os governos Lula/Dilma (2003-2016), tem como objetivo principal investigar e analisar o processo de construção da identidade dos Institutos Federais a partir da compreensão dos seus dilemas político-pedagógicos. No que diz respeito ao procedimento teórico-metodológico, inicialmente, buscamos elaborar um estudo sobre a trajetória da rede de escolas técnicas federais do Brasil, com base nos documentos, diretrizes e legislação que orientaram a concepção de criação dos Institutos Federais. Em seguida, através de uma revisão bibliográfica associada à análise de fontes documentais e documentos legais, essa pesquisa pretendeu compreender a trama que se esconde por trás das políticas educacionais, que historicamente direcionam os jovens mais pobres para o ensino médio profissionalizante. Constatamos que, para melhor compreensão das faces da crise dos Institutos Federais, é pertinente identificar os dilemas que têm orientado as (in) decisões político-pedagógicas da nova institucionalidade dos Institutos Federais.
- ItemA percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em curso de inglês para propósitos acadêmicos no contexto do programa idiomas sem fronteiras(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2018-02-27) Della Rosa, Stefanie Fernanda Pistoni; Augusto-Navarro, Eliane Hércules; Viana, Nelson; Lima, Denise de Paula Martins de Abreu e; Furlan, Claudia Jotto Kawachi; Barçante, MagaliEste estudo tem como objetivo analisar a percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em um curso de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) com foco na habilidade escrita (redação acadêmica) a partir de compreensão de seus papéis e responsabilidades, bem como papéis e responsabilidades de professores e do material didático. Tais compreensões são imperativas quando pensado o desenvolvimento da autonomia do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem de línguas para além da sala de aula, sobretudo quando se almeja a participação efetiva na comunidade discursiva científica à qual esse aprendiz-pesquisador é afiliado ou pretende filiar-se. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias de Inglês para Propósitos Específicos (ROBINSON, 1991; HUTCHINSON e WATERS, 2006; DUDLEY-EVANS e ST. JOHN, 2010) e sua vertente Inglês para Propósitos Acadêmicos (FLOWERDEW e PEACOCK, 2001, HYLAND, 2006; JORDAN, 2012), bem como nas teorias de Autonomia (BENSON, 2006; 2011; LITTLE, 1991; 1995) e de Material Didático (TOMLINSON, 2012, 2014; HARWOOD 2005, 2010, 2014; RICHARDS 2001, 2014). Adota-se como natureza metodológica o estudo de caso, orientado pelo paradigma qualitativo de pesquisa, cujos dados foram coletados a partir de questionário semiestruturado, observação de aulas e entrevistas. O contexto para coleta de registro foi um curso de redação acadêmica em língua inglesa oferecido pelo programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) em uma de suas universidades parceiras. A análise de dados revela que para haver o fomento da autonomia do aprendiz em cursos de Inglês para Propósitos Acadêmicos é necessário o trabalho colaborativo entre professores e aprendizes, sugerindo o redimensionamento de seus papéis, evidenciando i) a tomada de responsabilidades dos aprendizes no processo de ensino-aprendizagem a partir do engajamento ativo e reflexão sobre tal processo, e ii) a prática docente voltada para a orientação e inclusão dos aprendizes nas escolhas que os envolvem. Os resultados indicam a relevância no sentido de que cursos cujo foco seja o ensino de Inglês para Propósitos Acadêmicos sejam pensados de modo a sensibilizar aprendizes para os conceitos de gênero acadêmico e comunidade discursiva, focando na reflexão orientada sobre o uso informado da língua para atingir um propósito comunicativo compartilhado pela comunidade discursiva, assim como a consideração dos materiais didáticos como recurso essencial para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Para pesquisas futuras ressaltamos a importância de maior atenção à autonomia do professor, desde sua formação inicial, em virtude da íntima relação entre a autonomia do professor e a autonomia do aprendiz.
- ItemAlgoritmo baseado em colônia de abelhas artificiais para resolução do problema de programação de um job shop flexível multiobjetivo(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2019-02-25) Florêncio, Guilherme; Kato, Edilson; Tsunaki, Roberto; San Felice, MárioO Flexible job shop problem (FJSP), considerado um dos problemas mais complexos da programação da produção, compõe a classe de problemas NP-difícil na área da ciência da computação. Embora este problema da programação da produção seja bastante complexo, pode ficar computacionalmente mais custoso para ser tratado, quando impõe-se restrições ou critérios adicionais ao problema. O FJSP consiste em um conjunto de “j” jobs que são constituídos por “o” operações, e estas operações são processadas individualmente por uma máquina “m” que faz parte do conjunto de máquinas do ambiente de produção. Nesse tipo de sistema, cada operação dentro dos Jobs pode ser processada em uma máquina diferente. No processo totalmente flexível, todas as máquinas são capazes de processar todas as operações e no parcialmente flexível, ao menos uma não processa pelo menos uma operação. Este problema pode ser dividido em dois subproblemas, o roteamento e o agendamento. O roteamento consiste em definir qual máquina irá processar a operação e o agendamento consiste em definir a ordem que as operações serão processadas. Neste trabalho, objetivou-se minimizar multicritérios de desempenho, como: tempo de conclusão de todas as operações, representado pelo termo makespan, carga da máquina mais carregada e carga total de todas as máquinas, buscando alta diversidade de soluções. Para alcançar os objetivos deste trabalho foi implementada a metaheurística Colônia de Abelhas Artificiais, juntamente com o método de Pareto, para ajudar a tratar os multiobjetivos. Os resultados observados foram satisfatórios na maioria das instâncias às quais o algoritmo foi aplicado e foram encontrados os melhores resultados conhecidos para algumas instâncias.
- ItemCombinando perfil operacional do software e perfil de teste para uma estratégia de teste aderente às necessidades dos usuários(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2022-01-28) Cavamura Júnior, Luiz; Vincenzi, Auri Marcelo Rizzo; Vincenzi, Auri Marcelo Rizzo; Freitas, Eduardo Noronha de Andrade; Ferrari, Fabiano Cutigi; Lucrédio, Daniel; Barbosa, Jacson RodriguesO Perfil Operacional do Software (𝑃 𝑂𝑆) é uma representação da maneira como os usuários usam o software na prática, possibilitando identificar as partes do software mais operadas pelos usuários. Sendo a confiabilidade de um software dependente do contexto no qual ele é usado, o 𝑃 𝑂𝑆 é empregado na engenharia de confiabilidade de software. Contudo, há indícios de um possível descompasso entre as partes testadas do software e o 𝑃 𝑂𝑆. Este trabalho investiga o possível descompasso entre as partes testadas do software e o 𝑃 𝑂𝑆 e, também, como dados extraídos do 𝑃 𝑂𝑆 podem prover contribuições a outras estratégias de teste não relacionadas ao teste de confiabilidade. Estudos experimentais foram realizados para obter dados que permitissem atingir e materializar os objetivos por meio de publicações ao longo do período de doutoramento. As principais contribuições desta pesquisa, considerando a sequência de publicações que as corroboram são: i)Evidências que comprovam que há variações significativas na maneira como os usuários operam o software mesmo quando realizam uma mesma operação, que é possível a existência de um descompasso entre as partes testadas do software e o 𝑃 𝑂𝑆 e que falhas podem ocorrer nas partes do 𝑃 𝑂𝑆 não testadas; 𝑖𝑖) Evidências de que os geradores automáticos de teste considerados estado da arte para essa tarefa contribuem para a redução do descompasso mas não o elimina; 𝑖𝑖𝑖) Apresentação do conceito de “Perfil de Teste”; 𝑖𝑣). Projeto e implementação da Ferramenta 𝑂𝑃𝐷𝑎𝑇𝑒 cujo propósito é contribuir para diminuir o descompasso entre o 𝑃 𝑂𝑆 e o perfil de teste por meio da geração automática de casos de teste executáveis com dados de teste obtidos dinamicamente do 𝑃 𝑂𝑆; v) Realização de um mapeamento sistemático e uma revisão sistemática da literatura que investigam o uso do 𝑃 𝑂𝑆. Os resultados obtidos pela pesquisa evidenciaram a relevância do 𝑃 𝑂𝑆 ao teste de software, possibilitando alinhar as estratégias de teste ao uso operacional do software e, assim, estar em consonância com as necessidades dos usuários.
- ItemConhecimentos docentes e tecnologias digitais: perspectivas para a formação do professor de Química(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2021-08-02) Cavassani, Thiago; Marques, Rosebelly; Silva, Jackson; Lupetti, Karina; Cintra, Elaine; Silva, VivianCONHECIMENTOS DOCENTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. A presente pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de intervenção pedagógica formativa promovendo a inserção de ferramentas digitais articuladamente ao ensino de conteúdos e de práticas pedagógicas a licenciandos de um curso de Química em uma instituição federal de ensino. O objetivo deste trabalho foi investigar os modos de interação de licenciandos com diferentes recursos digitais ao longo de atividades interventivas, considerando as relações entre domínio/apropriação de tecnologias e possíveis implicações em aspectos pedagógicos e de conteúdo na constituição de conhecimentos profissionais docentes. A delimitação teórico-metodológica foi construída a partir da concepção de constituição profissional docente como um continuum formativo; das contribuições acerca da inter-relação entre tecnologias e educação e do framework TPACK numa aproximação com a abordagem sociocultural. O trabalho foi desenvolvido em duas disciplinas regulares do referido curso a partir de uma perspectiva qualitativa de investigação. Como resultados, ressalta-se elementos indicativos de novas formas de relação dos estudantes com o espaço e tempo de aprendizagem na articulação entre as TDIC, as propostas didáticas e os conteúdos disciplinares. Identificou-se diferentes formas de domínio e níveis de apropriação das ferramentas culturais, além de indícios de desenvolvimento do TPACK a partir das atividades de planejamento do ensino elaboradas pelos licenciandos. Entretanto, lacunas no TPACK dos estudantes também foram evidenciadas principalmente no que diz respeito à compreensão do conhecimento Químico para a atividade social e também na relação entre as atividades pedagógicas propostas e as tecnologias digitais selecionadas. A elaboração de significados deste processo indica importantes aspectos de apropriação das TDIC e desenvolvimento do TPACK, além de uma relação tensionada entre TDIC e as possibilidades para o ensino de Química. Salienta-se a importância de incentivar a integração das TDIC ao percurso formativo de modo a inter-relacionar as tecnologias digitais e os conteúdos disciplinares em diferentes momentos ao longo da formação inicial, tão quanto fornecer oportunidades para sua análise crítica e reflexiva no intuito de permitir sua contínua significação. Tais ações sugerem possibilitar processos formativos que incentivam a apropriação pedagógica destas ferramentas culturais pelos professores em formação.
- ItemDemocracia deliberativa em Habermas: abordagem do tema no Brasil (2000-2015) e contribuições para a educação(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2017-12-19) Pinheiro, Ednéia; Conti, Celso; Gomes, Luiz; Calzolari Neto, Anselmo; Gabassa, Vanessa; Mariano , AndréA obra filosófico-política de Habermas ocupa centralidade na teoria democrática contemporânea como discurso de justificação da concepção deliberativa de democracia. Pressupondo uma sociedade política capaz de estabelecer princípios normativos com vistas à legitimação do Estado de direito, Habermas apresenta o processo comunicativo de formação da opinião e da vontade como meio mais importante para a racionalização discursiva das decisões de uma administração vinculada ao direito. Os sujeitos, enquanto parceiros jurídicos, atuam na elaboração do direito legítimo, do qual são autores e destinatários. Mediador entre mundo da vida e sistema, o direito moderno aparece como meio para a resolução dos problemas de coordenação social, em uma sociedade plural. Compreendendo que a teoria democrática habermasiana é capaz de trazer importantes contribuições para as reflexões no campo educacional, procuramos conhecer qual o uso que dela vem sendo feito em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil e quais as contribuições desta teoria para a área educacional, sobretudo para a gestão democrática da escola. Para alcançarmos resposta a estas questões, optamos pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte artigos publicados em periódicos. Elegemos para o levantamento bibliográfico o Portal de periódicos da CAPES e a base de dados SciELO. A partir da análise de artigos de nove diferentes áreas de conhecimento, buscamos identificar como a democracia deliberativa vem sendo abordada em estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil, os principais apontamentos presentes nos artigos, os temas tratados com maior frequência e aqueles que se encontram em aparente emergência. Concluída a análise deste material, identificamos a necessidade de realizar um levantamento de leituras complementares na área da educação, visando melhor estabelecer o panorama das discussões que envolvem o tema. Identificamos, então, as discussões em andamento nas demais áreas do conhecimento que podem contribuir ou corroborar com as discussões da área da educação e da gestão democrática da escola. Confirmando a tese apresentada por este trabalho, concluímos que a interpretação realizada por Habermas da sociedade capitalista, como sistema e mundo da vida, nos oferece importante suporte para a análise dos problemas enfrentados pela educação, para a compreensão da relevância do estabelecimento de processos discursivos na escola visando à implementação da democracia em seus espaços, à reversão do processo de colonização do mundo da vida e à formação de cidadãos participativos, críticos e emancipados.
- ItemDescoberta do estilo de aprendizagem pela experiência do estudante e expectativa do professor para a recomendação de REA's(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2017-11-01) Silva, Marco Antônio; Santos, Marilde; Otsuka, Joice; Bueno, Renato; Rodrigues, Luciene; Valêncio, CarlosAtualmente muitos professores e aprendizes utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA’s) para auxiliar o processo ensino aprendizagem. Com o desenvolvimento e popularização da internet e dos diversos dispositivos que a suportam, o interesse nos REA’s tem aumentado. Entretanto muitos professores ainda encontram dificuldades em sua adoção. As barreiras encontradas por estes podem ser tecnológicas, culturais ou econômicas. Iniciativas que ofereçam gratuitamente a possibilidade de autoria e adaptação de REA’s sem a necessidade de conhecimentos específicos na área de computação, possibilitando ainda seu reuso e compartilhamento, atuam para atenuar tais barreiras. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma abordagem para auxiliar o docente na criação de atividades com REA’s que, quando executados pelos alunos, geram o registro de suas experiências, base para a descoberta do estilo de aprendizagem para a posterior recomendação de outros REA’s adequados a tal estilo. Para isso, o trabalho apresenta, além da arquitetura da abordagem, um modelo de interpretação de experiência utilizando expectativa, assim como um cenário de uso e projeto lógico de uma instância da abordagem para prova de conceito.
- ItemDos quadrinhos às telas: uma análise dos laços da turma da Mônica(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2022-12-08) Caldeira, Aline Espassa; Giani, Leonardo Antônio de Andrade; Giani, Leonardo Antônio de Andrade; Câmara, Naiá Sadi; Gamo, Alessandro ConstantinoO presente trabalho tem como proposta fazer uma análise comparativa entre Turma da Mônica: Laços, filme e graphic novel, na qual abordaremos as semelhanças e diferenças entre as duas obras, com relação a enredo, roteiro, caracterização visual e design de personagens, som, enquadramento e a presença de easter eggs. Começaremos por inverstigar os diferentes termos que são usados por pesquisadores e acadêmicos quando querem se referir a uma obra que é fruto de uma interpretação de um texto-fonte anterior. Na área do audiovisual, há aqueles que nomeam essas relações de adaptações. Outros preferem chamar de intermidialidade. Narrativa transmídia também é um termo muito utilizado. Já no campo da linguística, alguns preferem chamar de tradução intersemiótica, outros a chamam de hipertextualidade. A multiplicidade de termos pode parecer confusa, mas é fundamental que sejamos capazes de nomear a relação entre as duas obras as quais iremos estudar. Posteriormente, abordaremos as relações entre os meios histórias em quadrinhos e cinema, estabelecendo comparações entre seus códigos comuns ou próprios. Também exploraremos a vida e obra de Mauricio de Sousa, e o Universo da Turma da Mônica. Examinaremos seus desdobramentos, classificando as diversas “turmas” que o compõe, bem como os demais braços da franquia, que se ramifica em diversas linhas de quadrinhos. Para a análise, buscamos identificar os modos como as narrativas se relacionam, seja tomando rumos análogos ou divergentes, bem como as produções de sentido geradas pelos efeitos visuais ou sonoros, e pelas formas escolhidas durante o processo de desenvolvimento de personagem ou da caracterização dos atores. Além disso, é discutido o modo como a disposição de easter eggs foi feita de maneira a estimular uma busca ativa por parte do público.
- ItemEfetividades e entraves do programa Bolsa Família no município de Matão/SP: um olhar sobre a segurança alimentar dos beneficiários(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2024-07-03) Aquino, Lígia Maria de; Almeida, Luiz Manoel de Moraes CamargoEste trabalho tem por objetivo discorrer sobre as principais efetividades e entraves institucionais e organizacionais do Programa Bolsa Família no município de Matão/SP, tendo como enfoque analítico elementos de segurança alimentar tratada de maneira ampla. Para isso, foram realizadas entrevistas com 100 famílias beneficiárias (titulares) por meio da aplicação de formulários semiestruturados, e coletadas informações junto ao gestor responsável pelo programa local. O tamanho da amostra foi definido por meio do método de amostragem probabilística estratificada proporcional ao número de famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizado uma combinação de análise quantitativa e qualitativa de dados provenientes das pesquisas de campo realizadas. As técnicas quantitativas foram baseadas em metodologias validadas, como a Rede Alimenta da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que inclui o método da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), utilizando um formulário aplicado às famílias beneficiárias do programa em etapa antecedente às técnicas qualitativas. Estas foram adotadas por meio de entrevistas semiestruturadas com o gestor local do programa do município de Matão. Através da coleta e análise dos dados, foram obtidos resultados tanto qualitativos quanto quantitativos sobre o perfil socioeconômico e sociodemográfico dos beneficiários, bem como suas percepções e percepção do gestor em relação ao programa e às entidades responsáveis, que proporcionaram algumas recomendações para essas políticas públicas. Os resultados indicam que, apesar de a maior parte dos recursos familiares ser destinado à alimentação, a insegurança alimentar prevalece em 96% das famílias. Isso evidencia a importância do programa em melhorar imediatamente as condições adversas de vida das famílias, porém, por si só, não garante a segurança alimentar delas. Portanto, é crucial integrar o programa com outras políticas públicas relacionadas à educação, saúde, segurança alimentar, capacitação, geração de trabalho e renda. Além disso, a criação de um setor ou departamento responsável pela segurança alimentar no município é essencial.
- ItemInfoMinerva : interface do usuário para sistemas de software do domínio de patrimônio histórico(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2018-12-20) Moura, Milene; Costa, Luzia; Botega, Leonardo; Furnival, Ariadne; Gracioso, Luciana; Moraes, RinaldoOs bens patrimoniais das fazendas históricas paulistas são ricas fontes de conhecimento, impregnados de valores simbólicos, e representam a trajetória dos poderes constituídos ao longo do tempo e o processo de formação da sociedade. Para viabilizar o acesso a esses bens, alguns projetos de políticas públicas financiados pela FAPESP foram desenvolvidos: “Memória Virtual de São Carlos” (2004-2008), “Patrimônio Cultural Rural Paulista: Espaço Privilegiado para Pesquisa, Educação e Turismo” (2008-2012) e “Critérios e metodologias para realização de inventário do patrimônio cultural rural paulista” (2012-2014). Destes projetos resultaram dois importantes produtos: o Padrão de Descrição de Informação, que permite a catalogação exaustiva de qualquer tipo de bem patrimonial, e o sistema Memória Virtual, um sistema web composto por dois subsistemas, um para catalogação e outro para acesso e navegação. A proposta do presente trabalho é a criação de um protótipo de interface semi-funcional para o usuário, denominada InfoMinerva, para acesso aos dados contidos no sistema web Memória Virtual, considerando as premissas de autores do campo da interação humano-computador. O público alvo considerado para utilização da interface é composto por pesquisadores e interessados em bens patrimoniais, não sendo pré-requisito alto nível de conhecimentos em informática. O estudo, inicialmente exploratório, revisou a literatura dos temas: patrimônio histórico, patrimônio histórico em ambientes digitais, interação humano-computador, critérios de qualidade e interação e princípios, diretrizes e heurísticas voltadas ao desenvolvimento de interfaces. Quanto à natureza, trata-se de pesquisa aplicada, por propor uma solução para a disponibilização dos bens patrimoniais por meio da internet, apoiando-se na técnica de prototipação. O primeiro protótipo, de baixa fidelidade, foi criado em papel, no qual se estabeleceu os principais elementos da interface, exceto cores, formas e fontes, e o comportamento esperado no momento da interação com o usuário. A avaliação dessa etapa deuse de modo formativo, por meio das diretrizes de Nielsen e Tahir, possibilitando a correção de eventuais falhas antes do desenvolvimento da interface em meio digital. O segundo protótipo, de alta fidelidade e estrutura semi-funcional, foi confeccionado por meio da plataforma de criação de sites Wix, no qual os elementos projetados na primeira etapa foram aplicados, incluindo-se cores, formas e fontes. Essa etapa foi avaliada por meio de questionários mistos, adaptados do Questionnaire for user interaction satisfaction, e entregues a dois grupos de usuários: o primeiro, constituído por profissionais da informação, profissionais da informática e profissionais da área de patrimônio histórico e o segundo, por usuários em potencial. A análise dos questionários, por meio das técnicas estatísticas empregadas (escala de Likert, média aritmética, moda, variância amostral, desvio padrão e alfa de Cronbach), evidenciou que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, e as intervenções necessárias relacionam-se principalmente à acessibilidade e design responsivo.
- ItemLetramento crítico e ensino de espanhol no ensino médio integrado: questões teórico - práticas nocontexto dos Institutos Federais(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2019-12-06) Benedini, Larissa; Gregolin, Isadora; Gattelin de Paula, Sandra; Rocha, Nildicéia; Rosa, Yokota; Silva Junior, AntonioA formação de um leitor crítico capaz de ir além da decodificação de textos” (BRASIL, 2015, p. 9) é uma preocupação que está presente tanto nos documentos que orientam o ensino de língua estrangeira no ensino médio (BRASIL, 2006) como no próprio livro didático de língua estrangeira (PNLD 2015 e 2018). Entendemos que a formação desse leitor crítico, seguindo os princípios do letramento crítico, vai ao encontro dos pressupostos para o ensino de língua estrangeira em uma formação integral de nível médio profissionalizante conforme previsto nos documentos que orientam o ensino médio integrado na Rede Federal. No entanto, nossa percepção como docente de espanhol em um Instituto Federal de ensino é a de que há um descompasso entre teoria e prática na atitude curricular dos professores. Levando em consideração a importância das discussões teóricas sobre o conceito de letramento (Soares, 2014; Street, 2014; Baptista 2010; Cassany, 2006 e 2010; Monte Mór, 2015; Duboc, 2012) para o campo do ensino de línguas estrangeiras no Brasil, são objetivos desta pesquisa compreender quais concepções sobre letramento crítico e leitor crítico são produzidas pelo campo teórico atualmente e de que forma tais concepções são apropriadas por um grupo de professores de espanhol, buscando identificar quais indícios em suas práticas de ensino de espanhol evidenciam a transposição dessas concepções. Além disso, analisar a “atitude curricular” (DUBOC, 2012) desses docentes nas “brechas” (DUBOC, 2012) de livros didáticos de espanhol. Para isso, procedemos à revisão bibliográfica sobre a noção de letramento em produções científicas nacionais e internacionais e em documentos que prescrevem o ensino de espanhol no Brasil e o PNLD LEM 2015 e 2018. Posteriormente, elaboramos um questionário online com vistas a identificar concepções de um grupo de professores de espanhol de Institutos Federais. De posse desses dados, realizamos entrevistas junto a uma parte desses professores, com vistas a aprofundar nossas análises sobre a “atitude curricular” (DUBOC, 2012) desses docentes, do conceito de letramento em suas práticas de ensino com a utilização de um livro didático cuja proposta parte da ideia de formar um leitor crítico em língua espanhola e considera o letramento crítico como princípio teórico. As análises evidenciaram que os professores possuem diferentes concepções sobre letramento crítico e não aproveitam completamente as “brechas” que poderiam permitir a formação efetiva do leitor crítico em espanhol, o que parece confirmar nossa hipótese de que a implementação do letramento crítico, tal como proposto no campo teórico, depende mais da atitude curricular do professor do que aquilo que o livro didático ou os documentos curriculares oferecem como sugestão de trabalho. Concluímos, portanto, que é necessário estreitar as relações entre teorias e práticas a fim de diminuir o descompasso entre o que expressam os documentos oficias, os livros didáticos, as pesquisas linguísticas e as práticas de ensino do professor. A opção pelo letramento crítico enquanto perspectiva para o ensino de língua espanhola no ensino médio integrado ao técnico na Rede Federal, integrada ou não às outras abordagens de ensino de línguas, atende em sua totalidade os princípios da formação que se deseja para essa modalidade de ensino.
- ItemMarketing científico digital: avaliação da visibilidade de periódicos em Ciência da Informação(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2023-09-14) Sarmento, Danielle dos Navegantes; Silva, Márcia Regina da; Silva, Márcia Regina da; Faria, Leandro Innocentini Lopes de; Rocha, Ednéia Silva SantosO periódico é o meio de comunicação mais utilizado pela comunidade científica em razão da sua relevância e possibilidade de mensuração do impacto científico. No contexto atual, as mídias sociais vêm se estabelecendo como lócus de comunicação e compartilhamentos, entende-se que a utilização das mídias sociais passou a ser uma atividade estratégica para a promoção da visibilidade científica. Trata-se de uma atividade relacionada ao marketing digital aplicado ao fazer científico, visando a promoção de produtos e serviços. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a visibilidade da comunicação científica em periódicos científicos brasileiros de acesso aberto na área de Ciência da Informação, indexados na Base de Dados Referencial em Ciência da Informação (BRAPCI). Esta pesquisa é de caráter quanti-qualitativa e utiliza o levantamento bibliográfico para embasamento teórico, caracterizando-se também como pesquisa exploratória em relação aos seus objetivos. Após refinamento, o corpus de análise constituiu-se de 37 periódicos que possuem estrato Qualis/Capes na área de Comunicação e Informação. Para investigar as políticas de marketing digital e de acesso aberto, a utilização de mídias para a promoção dos periódicos e artigos e a percepção dos editores sobre esses direcionamentos, foram utilizados as seguintes fontes e instrumento de coleta de dados: os sites dos periódicos, a ferramenta Dimensions Analytics e os editores dos periódicos. Após a triangulação dos resultados, o estudo conseguiu identificar que a promoção da visibilidade dos periódicos científicos é realizada por meio de fontes e ferramentas de indexação nacionais e internacionais; de políticas de acesso aberto e de ações de marketing científico digital, que são promovidas em grande parte por meio de mídias sociais. Verificou-se a existência de ações e estratégias de marketing digital em todos os periódicos, porém essas práticas não são estruturadas, sendo identificado nos sites dos periódicos apenas um plano de marketing científico digital. Diante desses resultados, entende-se que para maior credibilidade e resultados mais assertivos na promoção da visibilidade desses periódicos e de seus artigos científicos é necessário que todas as ações e estratégias de divulgação sejam planejadas e formalizadas por meio do marketing científico digital.
- ItemO uso de Chatbots para auxiliar a recuperação da informação em repositórios institucionais(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2024-04-30) Marques, Samara Sivirino; Nhacuongue, Januário Albino; Nhacuongue, Januário Albino; Dal' Evedove, Paula Regina; Santos, Raimunda Fernanda dosO estudo busca analisar, a partir da literatura nacional e internacional, como o PLN e os chatbots podem contribuir para a recuperação da informação em repositórios institucionais. Três objetivos específicos foram estabelecidos: identificar e mapear os principais problemas nas pesquisas sobre PLN e chatbots na área de recuperação de informação; analisar as soluções propostas em cada estudo, destacando abordagens para aprimorar a recuperação de informação; caracterizar as aplicações específicas de cada estudo no sentido de aprimorar a recuperação de informação em repositórios institucionais, destacando as contribuições práticas e potenciais benefícios para o processo de busca e recuperação de informação. A pesquisa adota a metodologia de análise de conteúdo. Por fim, a análise categorial temática foi empregada para tratar os resultados obtidos, proporcionando uma compreensão mais profunda das tendências e padrões identificados. As categorias de análise são estabelecidas a partir do espaço quadrimensional em que o conceito relevância pode ser formalmente definido, para efeitos de avaliação de sistemas de recuperação de informação. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em duas categorias, recursos de informação e representação do problema do usuário. A pesquisa analisou 263 artigos publicados entre 2019 e 2023, selecionados por meio da base de dados Web of Science. Os resultados destacam a importância do uso de PLN e chatbots na otimização da recuperação de informação em repositórios institucionais. Essas tecnologias têm o potencial de transformar a forma como os usuários interagem e acessam informações, proporcionando uma busca mais eficiente, personalizada e acessível. A partir dos resultados, pode-se inferir que um repositório direcionado por tarefas e a construção de chatbots a partir de ferramentas já existentes, intuitivas e de código aberto, é uma forma de aplicação das pesquisas analisadas. Conclui-se que há um cenário promissor no uso de PLN e chatbots para aprimorar a recuperação da informação em repositórios institucionais, simplificando o processo de busca e tornando-o mais eficiente para os usuários. Para futuras pesquisas, há oportunidades de explorar técnicas avançadas de PLN para melhorar a compreensão de consultas complexas pelos chatbots e personalizar a experiência do usuário, adaptando o estilo de interação e fornecendo recomendações de conteúdo relevante.
- ItemProcessos mercantis e privatizantes na universidade pública: o caso da pós-graduação lato sensu e da pesquisa inovação na UFSCAR(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2023-12-05) Ferro, André José Sanaiotti Grade; Silva, Eduardo Pinto e; Piolli, Evaldo; Silva Junior , João dos Reis; Nascimento, Manoel Nelito Matheus; Sguissardi, ValdemarO objeto de estudo desta tese de doutorado são as transformações pelas quais passam as universidades federais à luz do contexto das políticas (neo)liberais do Estado articuladas à lógica de valorização, (re)produção e acumulação do capital. Este estudo visa a elucidar o modo como os processos mercantis e privatizantes se fazem presentes e se naturalizam no interior da universidade pública. Para apreender e compreender o objeto de estudo em sua totalidade, desvelando suas contradições e seus conflitos, optamos por fazer uma análise que articula dialeticamente a reflexão teórica-política acerca da mercantilização e da privatização, combinada com a análise documental (Relatório de atividades da UFSCar, Resoluções, dentre outros) referente às transformações das universidades públicas e, ao mesmo tempo, um estudo empírico para compreender o modo pelo qual os processos mercantis e privatizantes se efetivam concretamente na realidade. Analisou-se a maneira, o modus operandi, como a UFSCar tem instituído um aparato legal e institucional (Fundação de Apoio, Agência de Inovação, bolsas de inovação e bolsa PIDICT, repasse de parte de pagamento dos royalties para os pesquisadores, dentre outros) para facilitar, fomentar e estimular que as atividades relacionadas à pesquisa-inovação e que os cursos de especialização (extensão) operassem sob a perspectiva de uma racionalidade mercadológica-privatista. O estudo mostra que esses processos mercantis e privatizantes vão desde a cobrança de mensalidade em cursos de especialização, até o desenvolvimento e comercialização de inovações tecnológicas (propriedades intelectuais) para o mercado em busca de royalties para a universidade. Para isso, a tese foi estruturada em quatro capítulos: no primeiro, problematizou-se a relação entre ciência/tecnologia e a lógica do capital; no segundo, enfatizou-se o processo históricopolítico e econômico da criação da UFSCar no contexto da ditadura civil-militar e das políticas (neo)liberais; no terceiro, abordou-se a questão da mercantilização dos cursos de especialização; e, no quarto, elucidou-se como se realizam os processos mercantis e privatistas na área de pesquisa-inovação. Desse modo, o estudo mostrase relevante para (re)pensar a função que a universidade pública está assumindo nesse contexto das políticas (neo)liberais, considerando que, em tese, a universidade pública não é uma empresa e, portanto, a sua função não deveria ser produzir mercadorias; pelo contrário, acreditamos que sua função primordial é promover o ensino, a pesquisa e a extensão que atendam os interesses públicos e coletivos da sociedade/do bem comum e não os interesses particulares/privados do mercado.