Teses e Dissertações dos Servidores
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Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Campus "HORTOLÂNDIA"
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- ItemA percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em curso de inglês para propósitos acadêmicos no contexto do programa idiomas sem fronteiras(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2018-02-27) Della Rosa, Stefanie Fernanda Pistoni; Augusto-Navarro, Eliane Hércules; Viana, Nelson; Lima, Denise de Paula Martins de Abreu e; Furlan, Claudia Jotto Kawachi; Barçante, MagaliEste estudo tem como objetivo analisar a percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em um curso de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) com foco na habilidade escrita (redação acadêmica) a partir de compreensão de seus papéis e responsabilidades, bem como papéis e responsabilidades de professores e do material didático. Tais compreensões são imperativas quando pensado o desenvolvimento da autonomia do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem de línguas para além da sala de aula, sobretudo quando se almeja a participação efetiva na comunidade discursiva científica à qual esse aprendiz-pesquisador é afiliado ou pretende filiar-se. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias de Inglês para Propósitos Específicos (ROBINSON, 1991; HUTCHINSON e WATERS, 2006; DUDLEY-EVANS e ST. JOHN, 2010) e sua vertente Inglês para Propósitos Acadêmicos (FLOWERDEW e PEACOCK, 2001, HYLAND, 2006; JORDAN, 2012), bem como nas teorias de Autonomia (BENSON, 2006; 2011; LITTLE, 1991; 1995) e de Material Didático (TOMLINSON, 2012, 2014; HARWOOD 2005, 2010, 2014; RICHARDS 2001, 2014). Adota-se como natureza metodológica o estudo de caso, orientado pelo paradigma qualitativo de pesquisa, cujos dados foram coletados a partir de questionário semiestruturado, observação de aulas e entrevistas. O contexto para coleta de registro foi um curso de redação acadêmica em língua inglesa oferecido pelo programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) em uma de suas universidades parceiras. A análise de dados revela que para haver o fomento da autonomia do aprendiz em cursos de Inglês para Propósitos Acadêmicos é necessário o trabalho colaborativo entre professores e aprendizes, sugerindo o redimensionamento de seus papéis, evidenciando i) a tomada de responsabilidades dos aprendizes no processo de ensino-aprendizagem a partir do engajamento ativo e reflexão sobre tal processo, e ii) a prática docente voltada para a orientação e inclusão dos aprendizes nas escolhas que os envolvem. Os resultados indicam a relevância no sentido de que cursos cujo foco seja o ensino de Inglês para Propósitos Acadêmicos sejam pensados de modo a sensibilizar aprendizes para os conceitos de gênero acadêmico e comunidade discursiva, focando na reflexão orientada sobre o uso informado da língua para atingir um propósito comunicativo compartilhado pela comunidade discursiva, assim como a consideração dos materiais didáticos como recurso essencial para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Para pesquisas futuras ressaltamos a importância de maior atenção à autonomia do professor, desde sua formação inicial, em virtude da íntima relação entre a autonomia do professor e a autonomia do aprendiz.
- ItemCyberformação e vídeos digitais no ensino de matemática: trajetórias de aprendizagem docente(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2022-02-11) Souza, Marília Franceschinelli de; Oliveira, Samuel Rocha de; Barros, Ana Paula Rodrigues Magalhães de; Rosa, Maurício; Barolli, Elisabeth; Fiorentini, Dario; Girotto Júnior, GildoEsta pesquisa objetiva identificar, descrever e compreender as aprendizagens docentes situadas em um contexto de Cyberformação com professoras/professores que ensinam matemática focado no trabalho com vídeos. A Cyberformação é uma concepção de formação que compreende o trabalho com Tecnologias Digitais (TD) como partícipes da constituição do conhecimento, que busca proporcionar situações de aprendizagem docente por meio do entrelaçamento contínuo das dimensões que a constituem, como a matemática, a pedagógica, a tecnológica, a social, a política, entre tantas outras. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como cenário duas edições do curso de extensão “Vídeos do Youtube no Ensino de Matemática”, ocorrido no IFSP, Câmpus Hortolândia, nos anos de 2019 e 2020. No total, participaram do curso 21 docentes que ensinam matemática na rede estadual de São Paulo. Para retratar a experiência vivida entre participantes e pesquisadora, foi utilizada a metodologia da pesquisa narrativa. A pesquisadora escreveu narrativas analíticas, a partir dos textos de campo produzidos durante o curso e dos referenciais teóricos adotados, acerca das trajetórias de aprendizagens de dois grupos de docentes (cada um de uma edição do curso) que produziram, juntos, uma atividade-com-vídeo, bem como a trajetória de aprendizagem da pesquisadora como formadora do curso. Os resultados evidenciam uma aprendizagem como participação acerca da importância de discutir e refletir sobre as matemáticas que podem emergir com o vídeo e com a atividade com ele produzida, por meio do ser-com-vídeo e pensar-com-vídeo. Ao se lançarem a essas discussões matemáticas foi possível refletir e compreender, na prática e por meio do saber-fazer-com-os-vídeos, o papel das tecnologias como partícipes dos processos de ensino e de aprendizagem e as implicações pedagógicas que o trabalho com TD podem trazer. Com isso, foi possível repensar a matemática que ensinamos e queremos ensinar, mediante os novos e diferentes olhares para a matemática por meio do trabalho com as TD, que nos possibilita ir além do paradigma do exercício em nossas aulas, destacando, assim, algumas aprendizagens como transformação em nossas concepções e práticas. Essas transformações vieram à tona com as produções realizadas pelas/pelos docentes, que contaram com um uso intencional das mídias, em que os vídeos escolhidos se tornaram partícipes daquelas propostas, caracterizando uma aprendizagem como fazer as atividades, proporcionada pelo saber-fazercom-vídeo. Finalmente, essas aprendizagens foram possíveis pelo ambiente acolhedor que foi construído, que permitiu desenvolver e valorizar o trabalho colaborativo, o reconhecimento mútuo e o sentimento de pertencimento àquele lugar. Ou seja, o ser-com-TD possibilitou o desenvolvimento de uma aprendizagem como pertencimento àquele grupo e àquela maneira de pensar e trabalhar com as TD.
- ItemDas máquinas de ensinar aos objetos virtuais de aprendizagem: tecnicismo e neotecnicismo na educação brasileira(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2022-10-06) Gonzalez, Jeferson Anibal; Lombardi, José Claudinei; Duarte, Newton; Araújo, José Carlos Souza; Pagotto, Maria Amélia Ferracciú; Silva, Regis Henrique dos ReisO objetivo geral deste trabalho foi analisar a relação entre educação, técnica e tecnologia presente nas formulações das pedagogias hegemônicas de caráter tecnicista e neotecnicista, do qual decorrem os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o contexto histórico, político, social e econômico no qual são produzidas as pedagogias hegemônicas de concepção tecnicista e neotecnicista; 2) Explicitar os aspectos gerais dessas pedagogias e seus elementos didático-pedagógicos; 3) Propor uma compreensão sobre a relação entre técnica, tecnologia e educação que sirva à construção e desenvolvimento de pedagogias contra-hegemônicas, em especial à pedagogia histórico-crítica. Para isso, realizou-se um estudo de natureza conceitual, centrado na produção bibliográfica e documental sobre o tema e o contexto histórico, político, social e econômico que propiciaram o surgimento dessas concepções pedagógicas e o momento teórico-filosófico que as animaram. Assim, a tese defendida pode ser explicitada da seguinte maneira: o uso de técnicas e tecnologias educacionais, sob a égide do tecnicismo e do neotecnicismo, explicita um duplo caráter objetivo e subjetivo, expressos nos imperativos da tríade produtividade, eficiência e neutralidade, materializada na ampliação de um mercado para a produção, circulação e consumo da mercadoria tecnologia, ao mesmo tempo que controla o trabalho docente e a formação humana nos ditames do modo de produção capitalista. A exposição do texto foi organizada em cinco capítulos; no primeiro, caracteriza-se o modo de produção capitalista e suas expressões da técnica, da tecnologia e da educação; em seguida, no segundo capítulo, discute-se a organização do trabalho na sociedade capitalista e suas bases ideológicas; nos terceiro e quarto capítulos, respectivamente, apresenta-se o tecnicismo e o neotecnicismo na educação brasileira; por fim, no quinto capítulo, propõe-se um entendimento da relação entre técnica, tecnologias e educação para além do tecnicismo e neotecnicismo, numa pedagogia revolucionária. Conclui-se que uso de técnicas e tecnologias no trabalho educativo está circunscrito ao âmbito das formas e métodos. Portanto, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, está submetido às finalidades da educação. Sendo a finalidade maior a formação dos sujeitos para que esses se insiram criticamente na prática social, o uso de técnicas e tecnologias depende de sua contribuição ou não para essa finalidade.
- ItemDesenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), 2022-12-12) Oliveira, Isaias Mendes de; Morais, Cecília de Freitas; Behrens, Frank Herman; Peres, Pedro Luís DiasA Internet das Coisas (IoT) é considerada a tecnologia do século XXI. Na área de ensino, dentro do contexto da Educação 4.0, as tecnologias relacionadas à IoT merecem destaque por apresentarem um grande potencial inovador ao serem aplicadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente contribuindo com o desenvolvimento de laboratórios remotos de baixo custo. A popularização dos computadores e microcontroladores de placa única, bem com uma ampla disponibilidade de sensores, fornecem infinitas possibilidades para a construção desses laboratórios. Com a pandemia da Covid-19, esse avanço tecnológico foi acelerado, pois várias instituições de ensino tiveram suas atividades presenciais suspensas, recomendando a educação à distância como medida de contenção de disseminação do vírus e alternativa para a continuidade de suas atividades. No ensino à distância existe uma dificuldade de formar nos alunos as habilidades que só são adquiridas com a experimentação prática em laboratórios. Apesar de haver vários estudos demonstrando que, em termos de engajamento e ganhos de aprendizagem para os alunos, os laboratórios remotos são equivalentes aos laboratórios tradicionais, seu uso no Brasil ainda é muito limitado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma experimental para o ensino de conceitos de eletricidade básica para estudantes do ensino médio e/ou técnico, com acesso e controle remotos, que, diferentemente da maioria das soluções encontradas na literatura, é implementada diretamente em um microcontrolador de placa única. Para isso, é proposta uma nova arquitetura simplificada em comparação a outros laboratórios remotos. Finalmente, para tornar mais intuitiva a interação do usuário do laboratório remoto, reduzindo a necessidade de supervisão e suporte adicional, também é desenvolvida uma interface gráfica na forma de um gêmeo digital do experimento prático.
- ItemExtensão e diversidade étnico-racial no IFSP: caminhos para construção de uma educação antirracista(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2018-12-06) Silva, Caroline Felipe Jango da; Soligo, Ângela Fátima; Oliveira, Dennis de; Jeffrey, Debora Cristina; Mello, Marina Pereira de Almeida; Tenório, Valquíria PereiraO racismo estrutural e seu desdobramento institucional no espaço educativo é um dos mais graves problemas sociais que desafia a política pública de promoção da igualdade racial no Brasil. Apesar da implementação de uma política de ações afirmativas que vem garantindo o acesso dos estudantes negros e negras nos institutos federais e nas universidades públicas, estas instituições de ensino ainda não conseguiram consolidar uma educação antirracista. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou analisar, portanto, a implementação da política de promoção da diversidade étnico-racial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a partir da dimensão extensionista. O trabalho baseou-se no conhecimento acumulado em relação ao ciclo de formação das políticas públicas, ancorou-se na psicologia social, bem como respaldou-se por um leque de pesquisas desenvolvidas por negros e negras que redimensionaram os estudos sobre raça e racismo no Brasil. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, questionário fechado e análise documental. Envolveram-se diretamente neste estudo 11 servidores da Pró-Reitoria de Extensão e as coordenadorias de extensão de 28 campi do IFSP. Assim, foi possível compreender os caminhos traçados para a ampliação das ações de extensão com perspectiva na diversidade étnico-racial no IFSP, bem como desvelar as barreiras institucionais que impedem a efetiva difusão das referidas ações que viabilizam a construção e compartilhamento de conhecimentos acerca da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, condição indispensável a efetivação plena da política em questão na instituição.
- ItemInterpretação das partições de inteiros sob a ótica de ladrilhamentos(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2021-09-03) Oliveira, Carlos Eduardo de; Santos, José Plínio de Oliveira; Costa, Sueli Irene Rodrigues; Godinho, Hemar Teixeira; Silva, Robson da; Oliveira, Aurelio Ribeiro Leite deEste trabalho pretende analisar uma nova forma de observar as partições de um número inteiro n: λ1 + λ2 + . . . + λs = n. Seu ponto de partida será a escrita de uma partição como matriz de duas linhas, a conversão dessa matriz em um caminho orientado pelo plano cartesiano e, em sequência, sua reflexão sobre a reta x + y = n apresentados nos dois primeiros capítulos. Nos capítulos seguintes, apresentamos uma interpretação objetiva entre cada um desses caminhos refletidos e um ladrilhamento de comprimento n, bem como a análise desse ladrilhamento como um número escrito na base 2. Nosso objetivo nessa transformação é observar se ao transformar cada partição em um número específico conseguimos encontrar novas propriedades das partições, apresentar novas maneiras de encontrar outros resultados já conhecidos e até mesmo estabelecer maneiras de contar ou estimar o número p(n) de partições de um inteiro n. Por Fim, serão implementadas rotinas que exemplifiquem a validade e eficácia das teorias desenvolvidas no decorrer do texto.
- ItemModelo do campo gravitacional de um corpo com distribuição de massa irregular utilizando o método da expansão do potencial em série e determinação de seus coeficientes dos harmônicos esféricos.(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2017-12-14) Mota, Marcelo Lisboa; Rocco, Evandro Marconi; Pilchowski, Hans-Ulrich; Moraes, Rodolpho Vilhena de; Carvalho, Francisco das Chagas; Aguinaldo Cardozo, Costa FilhoO objetivo geral deste trabalho foi estabelecer uma metodologia para determinar o modelo do campo gravitacional em torno de um corpo com distribuição de massa irregular, utilizando o método da expansão do potencial em série, após a sua decomposição em elementos tetraédricos, calculando-se o seu potencial total, como o somatório dos potenciais relativos a cada tetraedro. Com este propósito, primeiramente, foi modelado o campo gravitacional gerado por um cubo homogêneo unitário e, em seguida, e os resultados obtidos foram comparados e validados com aqueles apresentados pelo modelo exato desse hexaedro. De posse do modelo, foram determinados seus coeficientes dos harmônicos esféricos, também ratificados pelos resultados existentes na literatura. A partir da validação desta técnica para o cubo homogêneo, procurou-se aplicá-la na modelagem dos campos gravitacionais dos asteroides (25143) Itokawa, (1620) Geographos e (433) Eros, utilizando os dados reais disponibilizados pelo JPL/NASA, produzindo resultados consistentes quando comparados com aqueles apresentados na literatura. Utilizando o mesmo procedimento adotado para o cubo, também foram calculados os coeficientes de Stokes para esses asteroides até o grau 6, além de realizar simulações de órbitas em torno desses asteroides, utilizando os modelos obtidos pelos métodos da expansão do potencial em série e concentrações de massa, com o intuido de compará-las. Além desses asteroides citados, também foram modelados os potenciais dos asteroides (2063) Bacchus, (101955) Bennu, (1580) Betulia, (4769) Castalia, (21) Lutetia e (4660) Nereus, cujos coeficientes dos harmônicos esféricos constam dos apêndices deste trabalho.
- ItemMúsica no ensino médio integrado do IFSP: inserção e práticas pedagógicas por meio da MPB(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), 2024-04-24) Menezes Cunha, Danny Anderson; Freitas, Nathália Luiz de; Freitas, Nathália Luiz de; Abreu Nascimento, Luciana de; Filipak, RenataEste trabalho foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no macroprojeto propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O ensino de música é obrigatório na educação básica desde 2008, quando da promulgação da Lei Federal nº 11.769 que altera a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96), entretanto, a sua materialização em sala de aula ainda enfrenta muitos desafios. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - criados no mesmo ano da promulgação da referida lei - ofertam cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio através dos quais se pretende oferecer aos jovens uma educação de qualidade em uma perspectiva de formação integral. Dado que a cultura tem um papel fundamental na formação integral e sendo a música um elemento essencial em sua composição, é importante entendermos como seu ensino está se materializando nos cursos integrados. Para tanto, investigamos através de pesquisa documental e entrevistas a inserção curricular, as práticas pedagógicas e as concepções sobre o ensino da Música Popular Brasileira presentes tanto nos documentos oficiais quanto no discurso dos docentes de arte dos cursos técnicos em informática integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ao final do processo, verificamos que o ensino da Música Popular Brasileira se encontra atualmente bem disseminado nas aulas de arte dos cursos pesquisados, tem sido priorizado em relação às outras manifestações musicais pelos docentes responsáveis pelo componente curricular e que os argumentos e objetivos que lhe orientam são intrínsecos ao universo musical. Os conhecimentos obtidos foram utilizados para a criação de um produto educacional, o podcast “MPB & Escola”, que tem por objetivo a socialização dos conhecimentos construídos no decorrer da pesquisa.
- ItemO problema do conhecimento e a dissolução do conceito de maldade em Heinrich Von Kleist.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-03-29) Silva, Carina Zanelato; Volobuef, Karin; Galle, Helmut Paul Erich; Perez, Juliana Pasquarelli; Luís Fernandes dos Santos, Nascimento; Suzuki, MárcioRecentes pesquisas sobre a obra literária de Heinrich von Kleist (1777-1811) retomaram a famosa “crise-kantiana” do autor como fator de grande relevância no estudo de seu universo literário. Tim Mehigan, por exemplo, em seu livro Heinrich von Kleist: writing after Kant (2011) nos apresenta uma nova faceta de interpretação desta crise ao considerá-la como o ponto de partida para o desenvolvimento de Kleist como um grande colaborador da filosofia póskantiana, pois suas cartas (a partir de 1800), ensaios e obras literárias refletem o embate entre a teoria do conhecimento de Kant e os limites a que a autoconsciência pode chegar na apreensão dos dados da realidade empírica. O trabalho de Kleist, neste ponto de vista, pode ser entendido como “pós-kantiano” na medida em que vai além da escola kantiana e discute novas questões culturais, estéticas e filosóficas abertas pelo próprio Kant. Essas conclusões nos permitem avançar a discussão empreendida por estes pesquisadores para a abordagem de uma temática frequente nas obras de Kleist: a quebra de limites entre os conceitos de maldade (Das Böse) e bondade (Das Gute) desenvolvidos durante a Aufklärung. Essa quebra nos parece estar fortemente associada a uma subversão do conceito de realidade extraído por Kleist da noção kantiana de apreensão da realidade pela razão e ao ceticismo muito característico da filosofia de Hume. Assim, nesta pesquisa, procuraremos demonstrar em que consiste essa quebra de limites do bem e do mal e como a composição de uma realidade pautada no engano integra o universo literário kleistiano. Iniciaremos nosso trabalho com a exposição do projeto juvenil de Kleist, que busca a felicidade por meio da aquisição de conhecimento, e compararemos este “Lebensplan” à filosofia de Rousseau, mais especificamente aos parâmetros pedagógicos que podemos depreender da obra Emílio (1762). Em seguida, por meio da exposição da “crisekantiana”, partiremos da hipótese de que a realidade empírica em Kleist dilui os limites entre bem e mal na composição de seus personagens, resultando em ações de extrema violência que são ressignificadas pela motivação ou pelo efeito produzido. Para que esta pesquisa seja efetiva, selecionamos para a nossa análise das obras literárias de Kleist os ensaios Über die allmähliche Verfertigung der Gedanken beim Reden (1805) e Über das Marionettentheater (1810), a comédia Der zerbrochne Krug (1811), os dramas Prinz Friedrich von Homburg (1811) e Die Hermannsschlacht (1808), a tragédia Penthesilea (1807), e os contos Der Findling e Michael Kohlhaas. Além disso, trabalharemos com as cartas deixadas pelo autor, os seus diversos contos, dramas, ensaios, epigramas e anedotas.
- ItemO uso de Chatbots para auxiliar a recuperação da informação em repositórios institucionais(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2024-04-30) Marques, Samara Sivirino; Nhacuongue, Januário Albino; Nhacuongue, Januário Albino; Dal' Evedove, Paula Regina; Santos, Raimunda Fernanda dosO estudo busca analisar, a partir da literatura nacional e internacional, como o PLN e os chatbots podem contribuir para a recuperação da informação em repositórios institucionais. Três objetivos específicos foram estabelecidos: identificar e mapear os principais problemas nas pesquisas sobre PLN e chatbots na área de recuperação de informação; analisar as soluções propostas em cada estudo, destacando abordagens para aprimorar a recuperação de informação; caracterizar as aplicações específicas de cada estudo no sentido de aprimorar a recuperação de informação em repositórios institucionais, destacando as contribuições práticas e potenciais benefícios para o processo de busca e recuperação de informação. A pesquisa adota a metodologia de análise de conteúdo. Por fim, a análise categorial temática foi empregada para tratar os resultados obtidos, proporcionando uma compreensão mais profunda das tendências e padrões identificados. As categorias de análise são estabelecidas a partir do espaço quadrimensional em que o conceito relevância pode ser formalmente definido, para efeitos de avaliação de sistemas de recuperação de informação. Sendo assim, a pesquisa baseou-se em duas categorias, recursos de informação e representação do problema do usuário. A pesquisa analisou 263 artigos publicados entre 2019 e 2023, selecionados por meio da base de dados Web of Science. Os resultados destacam a importância do uso de PLN e chatbots na otimização da recuperação de informação em repositórios institucionais. Essas tecnologias têm o potencial de transformar a forma como os usuários interagem e acessam informações, proporcionando uma busca mais eficiente, personalizada e acessível. A partir dos resultados, pode-se inferir que um repositório direcionado por tarefas e a construção de chatbots a partir de ferramentas já existentes, intuitivas e de código aberto, é uma forma de aplicação das pesquisas analisadas. Conclui-se que há um cenário promissor no uso de PLN e chatbots para aprimorar a recuperação da informação em repositórios institucionais, simplificando o processo de busca e tornando-o mais eficiente para os usuários. Para futuras pesquisas, há oportunidades de explorar técnicas avançadas de PLN para melhorar a compreensão de consultas complexas pelos chatbots e personalizar a experiência do usuário, adaptando o estilo de interação e fornecendo recomendações de conteúdo relevante.
- ItemPráticas culturais (re)constituídas quando aulas de Matemática são mediadas pela internet em um ambiente híbrido(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-02-25) Barros, Ana Paula Rodrigues Magalhães; Maltempi, Marcus Vinicius; Correa , Priscila Marques Dias; D'Ambrosio , Ubiratan; Fiorentini, Dario; Schio, Rúbia Barcelos AmaralA internet tem sido uma fonte crescente de recursos que podem ser utilizados para o ensino. Pesquisas têm mostrado a contribuição de softwares, vídeos, dentre outros materiais online para o ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é comum perceber que as potencialidades da internet têm sido pouco aproveitadas nas aulas de Matemática. Nesse sentido, a sala de aula caracterizada por sua complexidade, mesmo quando faz uso de recursos da internet mantém práticas de ensino e aprendizagem que expressam culturas socialmente produzidas quando a internet ainda não se fazia presente. Nessa direção, contei com os pressupostos da investigação qualitativa e de um trabalho colaborativo entre mim e as professoras de duas turmas do primeiro ano de escolas públicas estaduais do estado de São Paulo, sendo uma na cidade de Vinhedo e outra na cidade de Nova Odessa: Escola Técnica Estadual (ETEC), para buscar compreender práticas culturais de ensinar e aprender (re)constituídas nas aulas de Matemática mediadas pela internet em um ambiente híbrido. Considerei as características do ambiente híbrido para a condução das aulas cujo estudo sobre o conceito de Função foi o foco em ambas as escolas. Adotei as análises narrativas para expressar a produção do meu conhecimento sobre os dados constituídos nas duas salas de aulas, as quais são vistas nessa pesquisa como comunidades de prática que são sistemas complexos. Assim, meu olhar para os dados foi a partir da Ciência da Complexidade. Os resultados elucidam que as ações docentes são facilitadas pelas potencialidades do ambiente híbrido para atender as necessidades emergentes nas salas de aulas, entretanto nota-se que os modelos blended learning sugeridos para a abordagem pedagógica em um ambiente híbrido não atendem tais necessidades por si só, mas sim a fusão dos elementos de tais modelos, uma vez que a adaptação da sala de aula ocorre a partir de fenômenos emergentes e que se auto-organizam, ou seja, complexos. Com a mediação da internet houve indícios de (re)constituição de práticas docentes de planejar e avaliar, uma vez que as professoras aprendiam enquanto membros dos coletivos de aprendizagem que se formavam a partir das discussões emergentes no Facebook. Por consequência, revisitavam os planejamentos e repensavam suas avaliações. Também houve indícios de (re)constituição nas práticas de estudos dos alunos, uma vez que os estudos sobre o conceito de Função ocorreram sob uma perspectiva mais investigativa em decorrência das potencialidades da internet e os estudantes tiveram mais liberdade em seus processos de aprendizagem com a presença da internet. O trabalho colaborativo contribuiu para que as ações da pesquisa atendessem as emergências das salas de aula. Espero que a pesquisa fomente questionamentos e ações educacionais que consideram a complexidade da sala de aula diante dos impactos culturais que nossa sociedade tem vivenciado devido ao avanço da internet.
- ItemSICTCP – Sistema Integrado de Controle de Tráfego de Cargas Perigosas.(Universidade de São Paulo (USP), 2021-12-08) Reis, Luiz Antonio; Pereira, Sergio Luiz; Andrade, Alexandre Acácio de; Manassero Júnior, Giovanni; Gin Kwan, Yue; Sousa, Carlos Alberto deO objetivo desta tese é propor um Sistema Integrado de Controle de Transporte de Cargas Perigosas. Aborda-se a possibilidade de integrar diversos recursos computacionais, principalmente sensores de smartphones, para rastrear veículos, integrar sistemas legados de tecnologia da informação, apoiar o processo de tomada de decisão e transmitir informações entre os Centros de Operações Integradas e os motoristas de caminhões que transportam materiais perigosos. O quadro teórico-metodológico deste estudo baseia-se nos transportes de materiais perigosos, produtos são necessários para as cidades, porém estão sujeitos a acidentes com possíveis vazamentos que colocam em risco muitas vidas humanas e o meio ambiente. O controle de tráfego de veículos é de extrema importância para reduzir riscos de acidentes e melhorar a fluidez do trânsito, contudo mesmo as cidades com alto nível de maturidade possuem sistemas de supervisão de tráfego insuficientes devido aos seus altos custos de implantação e manutenção. Essa falta de supervisão aumenta o tempo de detecção de acidentes e não inibe comportamentos impróprios de motoristas imprudentes. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com especialistas de tráfego e análise de relatórios da Companhia de Engenharia de Tráfego do município de São Paulo. A análise de dados foi feita tendo como base conceitos teóricos de sistemas de transportes, engenharia de tráfego, teoria das filas, telecomunicações, tecnologia da informação, algoritmos matemáticos e metodologias de simulação. Os resultados das simulações computacionais, considerando-se melhorias no sistema de gestão de tráfego de materiais perigosos, mostraram redução de congestionamentos em até 61%, economia de mais de um milhão de litros de combustível, diminuição na emissão de mais de três mil toneladas de dióxido de carbono, além de outros poluentes.
- ItemUma contribuição ao estudo dos PLLS aplicados em sistemas de energia elétrica sob condições não ideiais de operação(Universidade Federal do ABC (UFABC), 2022-07-26) Lino, Fernando; Sguarezi Filho, Alfeu Joãozinho; Pelizari, Ademir; Nascimento, Claudionor Francisco do; Fernandes, Darlan Alexandria; Belati, Edmarcio Antonio; Lunardi, Angelo dos Santos; Capovilla, Carlos Eduardo; Casella, Ivan Roberto SantanaAplicações em sistemas de energia que envolvem implementações de Phase-Locked Loop (PLL), necessitam da detecção do ângulo de fase da componente de sequência positiva da tensão de forma precisa e rápida para a sincronização dinâmica da tensão da rede desses sistemas, especialmente em casos de condições de distúrbios na rede, como: tensões desequilibradas, com harmônicas e afundamento de tensão. Portanto, apenas o uso do PLL não é suficiente. Nesta tese são apresentadas duas propostas para implementações de PLLs para sincronização de redes monofásicas e trifásicas, na condição de distúrbios na rede de sistemas de distribuição. A primeira proposta apresenta um novo método para calcular a posição angular da tensão da rede, de forma rápida e precisa, baseado em um conjunto finito discreto de ângulos (FPS - Finite Position Set). A segunda, é proposta a implementação da técnica de filtragem usando o filtro de Fourier de um ciclo (OCF - One-cycle Fourier Filter), como mais uma alternativa, para estimar a componente da sequência positiva do vetor de tensão no referencial estacionário αβ. Assim, a composição da técnica de posições finitas, para calcular a posição angular da tensão da rede de forma rápida e precisa, em conjunto com o filtro de Fourier de um ciclo, para extrair as tensões de sequência positiva, é chamada de PLL com Filtro de Fourier de Um Ciclo com Controle de Estados Finitos (OCF-FPS-PLL). Além disso, faz-se uma comparação entre a estrutura Integrador generalizado de segunda ordem (SOGI - Second-Order Generalized Integrator) utilizando o PLL no sistema de referência síncrono (SRF- Synchronous Reference Frame), a estrutura SOGI utilizando o filtro de média móvel (MAF - Moving Average Filter) e a estrutura SOGI usando o filtro de Fourier de um ciclo, ambos também utilizando o PLL no sistema de referência síncrono. A principal contribuição dessa tese é a não utilização de controladores Proporcional+Integral (PI) por PLLs para estimar o ângulo de fase da rede em condições de tensões desequilibradas, com harmônicas e afundamento de tensão, uma vez que a mesma utiliza o FPS para estimar o ângulo e OCF para a filtragem da sequência positiva da tensão. Resultados obtidos em bancada experimental com emprego de formas de onda afetados por diferentes distorções harmônicas e com tensões de afundamento semelhantes às obtidas em redes de energia sob condições de falhas validam as contribuições.
- ItemUma nova abordagem de treinamento on-line para rede neural artificial ARTMAP Fuzzy(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-09-04) Santos Júnior, Carlos Roberto dos; Lotufo, Anna Diva Plasencia; Chavarette, Fabio Roberto; Lopes, Mara Lucia Martins; Cruz Junior, Gelson da; Lopes, Benedito Isaias de LimaA evolução dos recursos de internet levou ao crescente aumento do fluxo de dados, e por consequência, a necessidade de modelos de classificação ou previsão que suportem uma aprendizagem online. A Rede Neural ARTMAP Fuzzy tem sido utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, no entanto, ainda é pouco explorada em aplicações de tempo real que exigem uma aprendizagem contínua. Neste trabalho, é proposto uma Rede Neural ARTMAP Fuzzy com treinamento continuado, capaz de adquirir conhecimento ao longo da classificação ou previsão. Modificações na arquitetura e no algoritmo de aprendizagem possibilitam à rede neural ativar o treinamento sempre que necessário. Para validar o modelo proposto foram realizadas duas aplicações, uma para previsão e outra para classificação, utilizando bases de dados benchmarks e comparado com a ARTMAP Fuzzy original. Os resultados mostraram a capacidade do modelo proposto em adquirir conhecimento ao longo das amostras apresentadas de forma estável e eficiente. Assim, este estudo contribui para a evolução da rede neural ARTMAP Fuzzy e apresenta o treinamento continuado como uma alternativa eficaz para aplicações de tempo real.