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- ItemAdditive manufacturing of advanced ceramics by digital light processing: equipment, slurry, and 3D printing(Universidade de São Paulo (USP), 2022-11-25) Camargo, Ítalo Leite de; Fortulan, Carlos Alberto; Bock, Eduardo Guy Perpétuo; Carvalho, Jonas de; Foschini, Cesar Renato; Zavaglia, Cecília Amélia de CarvalhoA manufatura aditiva (MA) ou impressão 3D é um conjunto de tecnologias que fabrica corpos pela adição sucessiva de camadas. Tal técnica já é aplicada em todas as classes de materiais. Na fabricação cerâmica, a MA permite a produção de corpos em pequena escala, com maior liberdade de forma, menor custo e prazo de entrega reduzido. Dentre as tecnologias de MA, a fotopolimerização em cuba se destaca pela capacidade de produzir peças cerâmicas com excelente precisão dimensional e acabamento superficial. Contudo, existe uma escassez de equipamentos comerciais destinados a produzir cerâmica, baseados nessa tecnologia e com preço acessível, visto os desafios de lidar com a matéria-prima com alto carregamento de partículas. Neste trabalho, que aborda a fabricação de cerâmica avançada por fotopolimerização por projeção, foi testada a viabilidade do uso de um protótipo de impressora 3D top-down e de uma impressora comercial bottom-up comum (usualmente empregada na impressão 3D de polímeros) no processamento de materiais cerâmicos. Para isso, um protótipo de impressora 3D foi projetado e construído, criando-se um sistema de recobrimento inovador (patente depositada), composto por duas lâminas com funções distintas e sequenciais. Esse sistema visa superar o desafio de criação de camadas para as suspensões cerâmicas, que usualmente apresentam alta viscosidade. Além disso, suspensões fotopolimerizáveis foram desenvolvidas buscando atender os requisitos do processo relacionados ao alto carregamento cerâmico, comportamento reológico, parâmetros fotossensíveis e estabilidade. Os pós cerâmicos foram selecionados para avaliar o processo usando grupos distintos de cerâmica avançada: pó nanométrico (3Y-TZP) e pó submicrométrico (mulita eletrofundida). Além disso, a combinação de matéria-prima natural (zirconita) com alumina foi usada para investigar a formação in situ de compósitos mulita-zircônia em peças impressas. Assim, suspensões fotopolimerizáveis cerâmicas baseadas em um pó nanométrico de zircônia (3Y-TZP) foram desenvolvidas e caracterizadas, selecionando-se os componentes (monômero, fotoiniciador e dispersante) apropriados. Desta forma, obteve-se uma barbotina cerâmica capaz de validar o protótipo desenvolvido e fabricar corpos cerâmicos verdes. Contudo, a mesma formulação não foi adequada na impressora 3D comercial, devido ao seu comportamento reológico não ser compatível com o equipamento. Por sua vez, o pó submicrométrico de mulita permitiu o preparo de formulações com alto carregamento sólido (até 50 %v/v). Essas novas formulações foram usadas com sucesso nos dois equipamentos testados. Ainda, a formulação baseada na mistura de pós cerâmicos (zirconita e alumina) mostrou que a técnica pode ser combinada com sinterização reativa para criar compósitos in situ de mulita e zircônia. Após análise da decomposição térmica, um protocolo para o tratamento térmico foi criado e os corpos impressos foram submetidos à queima dos componentes orgânicos e sinterização. Ambos os equipamentos testados se mostraram capazes de criar peças cerâmicas densas (>95%) e com geometrias que seriam inviáveis ou até mesmo impossíveis por outros métodos de fabricação. As diversas caracterizações dos corpos sinterizados (resistência mecânica, microestrutura, etc.) indicam que ainda existem limitações quando a presente rota é comparada com os processos convencionais de fabricação. Por fim, acredita-se que o presente estudo contribui para o conhecimento relacionado à manufatura aditiva de cerâmicas e destaca-se por apresentar uma abordagem acessível aos laboratórios e pequenos fabricantes de produtos cerâmicos.
- ItemCaminhos para o abandono escolar: uma análise das dinâmicas de aproximação e distanciamento com relação à escola em uma periferia na cidade de São Paulo(Universidade de São Paulo (USP), 2023-03-08) Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Augusto, Maria Helena Oliva; Corrochano, Maria Carla; Oliveira, Régia Cristina; Tomizaki, Kimi AparecidaEsse trabalho investigou os sentidos que os jovens pesquisados atribuíam às suas experiências de abandono, faltas, permanência e retornos à escola, buscando dinâmicas recorrentemente associadas aos contextos de distanciamentos, mas também de aproximações com a instituição, por meio de uma pesquisa predominantemente qualitativa que envolveu indivíduos que residiam no distrito de Pirituba, na zona noroeste da cidade de São Paulo. Dessa forma, tentou compreender diferentes tipos de experiências escolares, entre as quais: situações em que o jovem havia abandonado a instituição e permanecia fora dela; outras em que, após um período de abandono, havia retomado os estudos; circunstâncias em que havia cogitado a evasão, porém, sem consolidar esse plano e; por fim, trajetórias mais regulares, em que o abandono nunca foi ideado ou concretizado. De um ponto de vista teórico, a investigação se apoiou, principalmente, nos conceitos de experiência social (DUBET, 2006) e de experiência escolar (DUBET; MARTUCCELLI, 1998), evidenciando a ideia de experiência não simplesmente enquanto vivência, mas como a atividade cognitiva de dar sentido para aquilo que é vivenciado (inclusive ao processo de escolarização). Com o objetivo de acessar conjunturas heterogêneas de escolarização, a pesquisa abarcou, empiricamente, três colégios estaduais e um federal, localizados em Pirituba, além de indivíduos em situação de evasão escolar. Os procedimentos de pesquisa corresponderam à aplicação de um questionário objetivo nas escolas no ano de 2019, seguido de entrevistas em profundidade com os jovens selecionados a partir desse instrumento e com aqueles que estavam desvinculados das instituições, mas foram acessados indiretamente, além de entrevistas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos. Como resultado, foi possível, em primeiro lugar, observar grande ambiguidade nas ideias de abandono e de evasão escolar, muitas vezes indistintas, do ponto de vista dos jovens, de reprovações por faltas e, portanto, avaliadas como rupturas menos bruscas, o que sugere que a questão seja pensada mais em termos de dinâmicas de aproximação e afastamento do que de abandono e/ou evasão. A partir desse ponto de vista, foi possível destacar sete tipos de movimentos de distanciamento, a saber: certas lógicas vinculadas à decisão por trabalhar; vivências de sofrimento psicológico; experiências de bullying e de isolamento; estabelecimento de uma desconfiança mais pronunciada com relação à escola; aposta no empreendedorismo como caminho alternativo para a realização socioeconômica; sensação de que não se aprende com a instituição e; a perda ou ausência de uma pessoa relevante para o processo de escolarização (sendo esta última inspirada, principalmente, na releitura que Bernard Lahire (2008) realizou a partir do conceito de habitus de Pierre Bourdieu (2014). Além disso, outro achado de pesquisa importante, compatível com a literatura mobilizada (MARTUCCELLI, 2007a, 2007b; DUBET, 1994, 2006; SENNET, 2012; EHRENBERG, 2010) foi a tendência à auto responsabilização pelos jovens com relação aos infortúnios que lhes ocorriam, não apenas no que toca ao fracasso escolar, mas a vários aspectos de suas vidas, o que pareceu, quase sempre, contribuir para o afastamento com relação aos estudos. Por fim, a pesquisa identificou também alguns elementos associados ao engajamento com a instituição, bem como duas formas de atribuição de significado positivo para ela: uma primeira, mais comum, em que a escola carrega um valor moral muito forte, sem que isto seja percebido ou racionalizado pelo jovem e, um segundo, menos frequente, mas mais eficaz, em que é criada uma interpretação pessoal e familiar contrária ao ingresso precoce no mercado de trabalho, abarcando a construção de um autoimagem positiva e a disposição para estabelecer planos realistas e bem desenvolvidos para o futuro que incluam a escola, mesmo que haja uma dimensão de crítica à instituição.
- ItemContribuições para modelos gerais de diagnóstico cognitivo(Universidade de São Paulo (USP) , 2024-04-11) Fernandes, Renato da Silva; Guzmán, Jorge Luis Bazán; Guzmán, Jorge Luis Bazán; Burgos, Jorge Andrés González; Serrano, Luis Hilmar Valdivieso; Silva, Marcelo Andrade da; Tavares, Heliton RibeiroOs Modelos de Diagnóstico Cognitivo (MDC) são modelos de variáveis latentes discretas que visam a determinar o padrão de posse de habilidades ou atributos de um indivíduo com base em suas respostas a um teste. Essa classe inclui os modelos de diagnóstico gerais, cuja formulação permite que vários outros MDC sejam obtidos como um caso especial do primeiro. Este trabalho apresenta contribuições para esses modelos gerais em uma abordagem Bayesiana. Primeiro, apresentamos formulações Bayesianas para dois modelos gerais de diagnóstico cognitivo, o modelo DINA generalizado (G-DINA) - baseado no modelo Deterministic Input, Noisy “AND” Gate, cuja sigla em inglês, DINA, será mantida - para respostas dicotômicas; e o modelo de diagnostico cognitivo generalizado para respostas politômicas (MGDCP). Tais formulações incluem novos conjuntos de restrições para os parâmetros dos itens para melhorar a estimação e a interpretabilidade dos parâmetros do modelo. Ambos foram implementados utilizando o software JAGS, cujas implementações são disponibilizadas nesta tese. Para ambos os modelos, foi elaborado um estudo de simulação a fim de avaliar a acurácia na recuperação dos parâmetros do método de estimação Bayesiano e os resultados comparados com aqueles obtidos com o método de estimação clássico. Ademais, os resultados de ambos os estudos indicam que o método de estimação Bayesiano proposto recupera todos os parâmetros com acurácia igual ou superior ao do método de estimação clássico nos cenários avaliados. Em um exemplo de aplicação, os dois modelos propostos são utilizados para examinar as respostas de 1111 estudantes universitários ao Inventário de Depressão de Beck (BDI) utilizando MDC. Primeiro, é realizado uma análise comparativa entre os resultados obtidos com o modelo DINA (adotado na formulação original dessa metodologia) e o modelo G-DINA, ambos aplicados aos dados dicotomizados. Depois, comparamos os resultados obtidos com o modelo G-DINA, aplicado aos dados dicotomizados e o MGDCP, aplicado aos dados politômicos originais. Por fim, em outro exemplo de aplicação, apresentamos um novo sistema de recomendação para filmes que incorpora um MDC em sua formulação. O MDC é utilizado para fazer a predição da classificação que um usuário daria a cada item e recomendar os itens com base nessas predições. O método proposto foi aplicado a dois conjuntos de dados de filmes e seu desempenho foi comparado a outros sistemas de recomendação encontrados na literatura, apresentando resultados superiores aos dos métodos concorrentes.
- ItemCorpo negro, currículo e educação física: uma análise fanoniana sobre as contradições e possibilidades para constituição de identidades insurgentes(Universidade de São Paulo (USP), 2023-05-05) Costa, Thiago Batista; Ehrenberg, Mônica Caldas; Maldonado, Daniel Teixeira; Molina Neto, Vicente; Neira, Marcos Garcia; Silva, Caroline Felipe Jango daA presente pesquisa dedica-se a analisar os currículos crítico e pós-crítico da Educação Física, a fim de investigar a ação que os mesmos exercem (ou não) nos estudantes negros dos anos finais do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas da cidade de São Paulo, quanto ao processo de construção/reconstrução de suas identidades. Colocou-se em pauta os saberes que circunscrevem o corpo negro, sobretudo ao que se refere a experiência vivida do negro brasileiro, à luz do pensamento de Frantz Fanon. Do mesmo modo, pôs-se em evidência os saberes propostos pelos currículos crítico e pós-crítico da Educação e da Educação Física, dando conta assim da primeira etapa teórico-analítica da pesquisa. Para a segunda etapa, realizamos uma pesquisa empírica (qualitativa) constituída de observações das práticas pedagógicas e da realização de grupos focais com os estudantes afetados pelos currículos vividos. Num terceiro momento teórico-analítico, a partir da revisão de literatura e do percurso metodológico, empreendemos a análise das produções dos sentidos e significados nos estudantes. Notou-se, que a escola contemporânea opera como uma máquina que, tal qual o mundo colonial, está repleta de dispositivos e estratégias que fazem com que a experiência do estudante negro se torne cada vez mais difícil, pois mesmo dentro de uma planificação das subjetividades existe uma hierarquia a hierarquia racista do capitalismo. Além disso, identificamos que um dos dispositivos escolares mais eficazes no processo de colonização das mentes dos estudantes é a colonialidade curricular. Entretanto, os discentes demonstraram uma percepção crítica da experiência vivida pelo negro no contexto escolar e social, muito por conta do trabalho coletivo de professores e professoras engajados numa construção de identidades insurgentes. Ademais, sublinhamos que a Educação Física sozinha crítica ou pós-crítica encontrou dificuldades para penetrar na estrutura subjetiva dos estudantes. A apuração dos grupos focais propiciou inferir, ainda, que a Educação Física terá mais êxito no processo de constituição de identidades insurgentes se inserida em um projeto educacional coletivo.
- ItemEnsino da matemática e a Pedagogia de Paulo Freire: olhares oblíquos por uma educação matemática emancipadora(Universidade de São Paulo (USP), 2023-03-21) Teruzzi, Alessandro Emilio; Santos, Vinicio de Macedo; Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini d; Lima, Wanessa Aparecida Trevizan de; Moura, Manoel Oriosvaldo de; Valle, Júlio César Augusto doMesmo diante do reconhecimento mundial de Paulo Freire na academia e nas lutas dos movimentos populares, ainda existe uma defasagem na contribuição das suas ideias no campo da educação matemática. Assim, esta pesquisa de cunho teórico articula algumas ideias fundamentais presentes nos escritos de Freire, principalmente na obra "Pedagogia do oprimido", com conceitos da educação matemática: a concepção do ser humano como entidade inacabada, em busca de ser mais; a relação dialética entre teoria e prática (práxis); as dimensões dialógicas e fundamentalmente democráticas do processo educativo; a crítica à educação bancária; a dinâmica e o significado do tema gerador; as dimensões interligadas à figura do professor; a interconexão entre os processos educativo e revolucionário; e a análise dialética dos processos e relações no mundo e, em particular, nas práticas educativas. A presente reflexão busca compreender, a partir de um olhar oblíquo que ilumine lugares periféricos e não convencionais, as relações entre a epistemologia matemática e a dinâmica professor-aluno, utilizando elementos da filosofia, historiografia, sociologia (principalmente a crítica e a pragmática), psicologia e sociolinguística. Analisa-se a importância do frame e do mito na orientação do significado do discurso sobre a concepção da matemática e do papel dos alunos. Inspirado no humanismo engajado de Paulo Freire, propõe-se uma abordagem humanista e dialética da matemática como produção social, sujeita às contradições das sociedades que a produziram e difundem. Questiona-se a possibilidade de a matemática ser compreendida como uma experiência democrática, bem como o significado de analisá-la sob as categorias políticas de esquerda e direita. Neste contexto, defende-se a necessidade de promover uma dimensão democrática e dialogante no ensino da matemática, ecoando a importância da dimensão dialógica de Paulo Freire. A perspectiva da sociologia pragmática é utilizada para argumentar a relevância da fala do aluno (o ator em ação e/ou em situação crítica) na construção do ambiente da sala de aula e das próprias ideias matemáticas. Discute-se a dimensão violenta do ensino da matemática, tanto no âmbito simbólico quanto socioeconômico, e como tal violência relaciona-se à ideia de educação bancária. Estas questões são colocadas em constante disputa e em tensão dialética com as dimensões libertadoras da educação. A reflexão da sociolinguística é empregada para destacar a negação e o silenciamento da norma linguística popular falada por grupos oprimidos, em relação à norma culta da língua defendida e utilizada por opressores. Considera-se que a história da matemática é um recurso valioso, especialmente sob a perspectiva de Walter Benjamin, que convida a "escovar a contrapelo" a história devido às ações de silenciamento e espoliação perpetradas pelos opressores sobre os objetos matemáticos. A fim de articular os temas geradores com as atividades matemáticas, investiga-se a necessidade de encarar a matemática não somente como uma ferramenta para solucionar problemas, mas como uma dimensão do ser humano, em que o humano a (re)cria e a utiliza para discutir as grandes questões da vida. Por fim, estas ideias e perspectivas são articuladas em três situações concretas.
- ItemEstudo da aplicabilidade de gas tungsten arc welding como fonte de energia para os processos directed energy deposition e powder bed fusion de manufatura aditiva(Universidade de São Paulo (USP), 2024-04-05) Moreira, Alcindo Fernando; Coelho, Reginaldo Teixeira; Ventrella, Vicente Afonso; Mendonça, Roberto Ramon; Rodrigues, Alessandro Roger; Zilnyk, Kahl DickProcessos de Manufatura Aditiva (MA) estão ganhando visibilidade por produzir peças complexas mais rapidamente e com menor descarte de material. Contudo, o elevado custo dos equipamentos, a limitação dimensional e a baixa eficiência energética de alguns processos são aspectos a serem melhorados. O presente trabalho avaliou a combinação do arco elétrico Gas Tungsten Arc Welding (GTAW) com processos Powder Bed Fusion (PBF) e Directed Energy Deposition (DED). A escolha de pó metálico como metal de adição foi decorrente da possibilidade de se gerar depósitos de diferentes ligas metálicas com proporções variadas. Neste estudo, pó metálico de aço AISI H-13 foi depositado sobre um substrato a base de aço AISI 1020. Foram gerados depósitos em passes simples, empilhados, lado a lado e multicamadas. Dimensões, geometria, acabamento, repetibilidade, microestrutura e dureza foram analisados. Os resultados obtidos indicaram que, para produção de peças metálicas por MA, o uso de GTAW combinado ao processo DED se mostrou mais adequado que o combinado ao processo PBF devido a menor incidência de “ballings”, menores desvios de arco, melhor uniformidade dimensional e geométrica e, dessa forma, maior previsibilidade para o planejamento de produção. Características relacionadas à microestrutura do depósito tem estreita relação com a diluição e ciclos térmicos que ocorreram durante a produção. Regiões com baixa diluição e sujeitas a uma menor quantidade de ciclos térmicos, como aquelas nas proximidades do topo dos depósitos para passes empilhados obtidos com os aparatos 1 e 2, apresentaram durezas de 679HV e 550HV, respectivamente. Depósitos com elevada diluição e grande quantidade de ciclos térmicos, como é o caso do depósito multicamadas obtido com o aparato 4, o qual apresentou dureza próxima ao topo de 255HV, indicam que a dureza foi afetada pela combinação entre diluição e ciclos térmicos. Por fim, foi identificada a potencialidade para o desenvolvimento de um equipamento híbrido de produção de peças metálicas por MA, onde o uso de GTAW combinado com o processo DED estaria associado a processos subtrativos na mesma célula de fabricação (manufatura híbrida).
- ItemEstudo da extração hidrometalúrgica de metais de transição com nanopartículas superparamagnéticas funcionalizadas(Universidade de São Paulo (USP), 2019-02-26) Kaid, Felipe Furlan ; Toma, Henrique EisiO processamento hidrometalúrgico de metais estratégicos como cobre e cobalto é um assunto de grande relevância atual, considerando os aspectos econômicos e ambientais associados. Nesta tese, a interação de nanopartículas superparamagnéticas funcionalizadas com grupos etilenodiamina com íons de metais de transição foi investigada sob o ponto de vista físico-químico, focalizando a cinética de adsorção e o equilíbrio de complexação, visando aprofundar o conhecimento da nanohidrometalurgia magnética aplicada aos vários sistemas. Também foi estudada a influência de possíveis variáveis, como a presença de contra íons na solução e a seletividade de captura para diferentes sais de íons de metais de transição. Especial destaque foi dada à elaboração das isotermas de adsorção por via analítica e por meio da análise dos potenciais zeta em solução. Os modelospropostos proporcionaram uma visão crítica, contrastante, entre as duas metodologias, levando em conta o caráter solvodinâmico associado às medidas de potencial zeta, e os efeitos de formação de pares iônicos influenciando o potencial ao nível da camada que corresponde ao plano de deslizamento das nanopartículas. A possível aplicação dos sistemas no desenvolvimento da cromatografia magnética por afinidade voltada para biomoléculas, foi demonstrada na adsorção seletiva da mioglobina pelas nanopartículas funcionalizadas com cobre. A isoterma de Langmuir nesse caso mostrou um processo reversível, onde os processos de adsorção e dessorção pode ser controlada pela concentração hidrogeniônica empregada no meio reacional.
- ItemEstudos sobre o relacionamento entre estrutura de capital e setor(Universidade de São Paulo (USP), 2018) Oliveira , Rossimar Laura; Kayo, Eduardo KazuoEsta tese é composta por três artigos que exploram a relação entre estrutura de capital e o setor. A literatura traz evidências que as firmas consideram as ações e decisões de seus pares competidores para tomar suas próprias decisões e que dentro deste ambiente elas podem ter estruturas de capital homogêneas. O objetivo geral é encontrar evidências que fatores relacionados ao setor são relevantes na determinação da estrutura de capital das firmas brasileiras. A contribuição está na busca pelos motivos que explicam esta influência e se os padrões do setor são importantes para as empresas brasileiras, como têm se mostrado para dados de empresas americanas. Esta tese se justifica por contribuir diretamente com as pesquisas que buscam avançar na compreensão de como os fatores relacionados ao setor vão afetar a estrutura de capital das firmas, sem desconsiderar os fatores internos. O primeiro capítulo é um artigo teórico que revisa os artigos publicados sobre o papel do endividamento nas relações intrasetor, competição e Organização Industrial. A relação da alavancagem com desempenho e sobrevivência é um dos temas principais. Os estudos revisados mostram que muitas vezes a firma endividada vai ter pior desempenho no mercado devido ao comportamento predatório das rivais. Não há consenso sobre o comportamento da firma endividada, existem autores que acreditam no comportamento mais agressivo, outros no comportamento mais conservador, assim como a falência de uma firma no setor pode trazer resultados positivos ou negativos para as demais. O segundo capítulo é um artigo empírico que utiliza as alterações de IPI realizadas pelo governo brasileiro como choques exógenos na relação entre alavancagem da firma e do setor. Foram utilizados dados de empresas brasileiras entre 2007-2015. O modelo econométrico utilizado foi o diff-in-diff-in-diff. Os resultados mostram uma relação positiva entre a alavancagem média do setor e da firma, relação esta que se mantém para o grupo de tratamento após a inclusão do choque exógeno de redução do IPI no modelo. Estes resultados se alinham com trabalhos que colocam o setor no centro dos aspectos influenciadores da estrutura de capital da firma. O terceiro e último capítulo também é um artigo empírico onde, em um modelo de ajustamento parcial, a relação entre oportunidades de crescimento de uma firma, quando maiores que as oportunidades de crescimento do setor, vão representar possíveis choques exógenos idiossincráticos recebidos por ela. Foram utilizados dados de empresas brasileiras entre 1995-2016. Os resultados principais confirmam que existe uma relação negativa, se há aumento da razão das oportunidades de crescimento da firma i em relação às oportunidades de crescimento do seu setor j, seus indicadores de alavancagem serão reduzidos, se houver queda na razão das oportunidades de crescimento, haverá aumento da alavancagem. Estes resultados estão ligados a trabalhos que afirmam que empresas com maiores oportunidades de investimento são mais eficientes, tem maior lucratividade e vão procurar manter níveis mais baixos de alavancagem e à Teoria da Agência quando demonstra que as firmas com baixas oportunidades de investimento usam o aumento da dívida como forma de controle dos gerentes.
- ItemInstituto Federal de São Paulo: educação, ciência e tecnologia para quê?(Universidade de São Paulo (USP), 2017-05-31) Ribeiro, Marcos Natanael Faria; Dias, Marian Ávila de Lima e; Dias, Marian Ávila de Lima e; Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio; Silva, Pedro Fernando daAs intersecções entre educação, ciência e tecnologia têm se tornado cada vez mais intrincadas e complexas nas sociedades contemporâneas. Compreender a concepção e as bases de cada um desses três campos, bem como as relações estabelecidas entre eles e também seus desdobramentos, apresenta-se, então, como um importante desafio para compreender aspectos centrais da formação humana. Isto porque, conforme vêm apontando desde o século XX os autores da Teoria Crítica da Sociedade, a educação tem desempenhado um papel fundamental na pseudoformação cultural e na reprodução das desigualdades sociais vigentes; a ciência positivista tem sido erroneamente cultuada como expressão máxima da racionalidade humana; e o avanço tecnológico desenfreado parece ditar o ritmo reificado das sociedades atuais. Nesse contexto, faz-se necessária a investigação de instituições que se ocupem diretamente do desenvolvimento desses três campos (isoladamente ou conjuntamente) no sentido de se estabelecer uma crítica permanente que instigue a reflexão sobre os elementos contraditórios e regressivos imiscuídos na ideia de progresso suscitada frequentemente pela educação, pela ciência e pela tecnologia. A presente dissertação objetivou investigar os fundamentos e concepções expostos nos principais documentos que norteiam a atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), apresentando e discutindo o entendimento institucional relativo à tríade que embasa suas ações, quais sejam: educação, ciência e tecnologia. Objetivou, também, estudar como a comunidade acadêmica de um dos campi do IFSP compreende o tratamento dado pelo IFSP aos termos focados nesta investigação, e suas inter-relações, no âmbito institucional perquirido. A justificativa desse estudo baseia-se, primordialmente, no diagnóstico das sociedades industriais e tecnológicas do século XX realizado, especialmente, por teóricos como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Através da análise de documentos oficiais do IFSP e das contribuições de parte da comunidade acadêmica desta instituição, buscou-se expor e compreender quais pressupostos de educação, de ciência e de tecnologia norteiam as ações deste Instituto, bem como as intenções, as finalidades e as contradições manifestadas, e os desdobramentos evocados. Para tanto, foram analisados três dos principais documentos do IFSP: o Estatuto, o Regimento Geral e o atual Plano de Desenvolvimento Institucional. Também foi aplicado um questionário a 96 sujeitos integrantes dos três segmentos da comunidade acadêmica do campus São José dos Campos do IFSP. Dentre os questionários distribuídos, 86 foram respondidos e devolvidos (54 por membros do segmento discente; 14 por membros do segmento docente; 18 por membros do segmento técnico-administrativo). As análises documentais demonstraram a preponderância, no IFSP, de uma visão de educação regida pela profissionalização e pelo ensino tecnológico, sendo o trabalho destacado como princípio educativo. A ciência é veiculada como instância produtiva, e a investigação empírica é fortemente orientada para o desenvolvimento econômico de caráter industrial. No que tange à tecnologia, destaca-se o discurso do “desenvolvimento social” e do progresso. A análise das repostas contidas nos questionários encontrou abundantes elementos que corroboram os dados encontrados nos documentos do IFSP. Ademais, tais respostas trouxeram, também, contundentes críticas à atual política institucional no que concerne ao tratamento da educação, da ciência e da tecnologia.
- ItemJohn Stuart Mill: um liberal socialista?(Universidade de São Paulo (USP), 2023-08-14) Bulgarelli, Ana Paula; Ostrensky, Eunice; Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto; Cruz, André Kaysel Velasco eEsta dissertação tem como propósito investigar a possibilidade de conciliação entre socialismo e liberalismo no interior da obra milliana, buscando compreender o que John Stuart Mill, considerado um liberal clássico pela literatura canônica, teria querido dizer quando se autodeclara socialista e partidário de um "socialismo qualificado" em sua Autobiografia (1873). Trata-se de examinar, então, qual era o entendimento do autor acerca do socialismo e do liberalismo a partir do contexto social e linguístico de sua época para, com base nele, inteligir o modo como essas concepções se articulam de forma a compor um mesmo ideal de sociedade. Com vistas a esse fim, buscou-se traçar o processo que levou Mill a conceber uma possível transição do capitalismo ao socialismo e as razões que o teriam feito eleger certos ideais liberais e socialistas em detrimento de outros. A pesquisa baseia-se sobretudo na análise dos textos Princípios de economia política (1852, 3ª ed.), A Liberdade (1859), Autobiografia (1873) e Capítulos sobre o socialismo (1879), além de menções pontuais a outros textos e cartas do autor.
- ItemLimitantes para parâmetro crítico para o modelo do sapo em árvores(Universidade de São Paulo (USP), 2024-07-18) Pena, Caio; Gallo, Alexsandro; Gava, Renato; Rodríguez, Pablo; Coletti , Cristian; Machado, FábioConsideramos o modelo do sapo com tempo de vida, em árvores infinitas. Neste modelo, sapos (partículas), quando acordados, realizam um passeio aleatório simétrico na árvore, acordando todos os sapos adormecidos dos sítios visitados, até morrerem. Consideramos variações do modelo, mudando a estrutura da árvore (orientada ou não, aleatória ou não) e a distribuição de sobrevida. Nestes modelos, a probabilidade de sobrevida de uma sapo é controlada por um parâmetro p ∈ [0,1], e existe um valor crítico pc tal que, se p < pc, então apenas finitos sapos são acordados com probabilidade 1, enquanto se p > pc, infinitos sapos são acordados com probabilidade positiva. A tese está dedicada à obtenção de limitantes inferiores e/ou superiores para este parâmetro crítico em função de constantes estruturantes dos modelos considerados.
- ItemMetodologia e ferramentas de projeto aplicadas à mecanização agrícola: ênfase nos pequenos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas(Universidade de São Paulo (USP), 2023-02-08) Lyra, Alberto; Becker, Marcelo; Joaquim, Ricardo; Dedini, Franco; Valtolini, Tadeu; Silva, RouversonExiste uma necessidade crescente de soluções para o aumento da demanda relacionada a mecanização agrícola, que normalmente envolve o desenvolvimento de novas máquinas, implementos ou ferramentas agrícolas, ou ainda, melhorias nas já existentes, sendo importante que essas soluções sejam buscadas ou implementadas, pois apresentam grande importância para o agronegócio brasileiro, que entre outros resultados tornou o Brasil o quarto maior produtor mundial de alimentos. Além disso, existem os acordos internacionais relacionadas as mudanças climáticas, a sustentabilidade ambiental e as proteções ao trabalho humano nos quais a inovação na mecanização agrícola se torna indispensável para que sejam realizados. Neste sentido, a disponibilidade de metodologias e ferramentas de projeto ou modelos de referências para desenvolvimento de produtos, são fundamentais, pois contribuem para que os projetos de novos produtos ou melhorias necessárias nos existentes alcancem os objetivos previstos de uma forma mais assertiva. Entretanto, o volume e nível das informações, as exigências em estruturas, gestão de projetos e pessoas da forma como estão disponibilizados, dificultam o seu uso pelos pequenos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e tornam a mecanização agrícola dependente dos grandes e médios fabricantes. Sendo assim, visa-se propor uma metodologia e ferramentas de projeto aplicadas à mecanização agrícola que consigam se adequar melhor as limitações e características dos pequenas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Para isso, foi realizado um referencial teórico com conceitos e definições relacionados aos principais temas abordados, seguido de: uma revisão bibliográfica sistemática acerca da metodologia de projeto e modelos de referência na área de mecanização agrícola; uma análise de um trabalho que contempla o desenvolvimento de uma máquina e um implemento agrícola e, um estudo de caso no qual se utiliza uma metodologia e algumas ferramentas de projeto aplicadas à uma demanda na mecanização agrícola. Como resultado foi definida a metodologia, sendo ela de sistematização de fases, formada pelas etapas: informacional, conceitual, preliminar e detalhada; contendo atividades, tarefas e ferramentas pré-determinadas, bem como o fluxo de realização e as precedências, quando existentes. A mesma é apresentada em forma de uma figura e de tabelas, com as definições e descrições necessárias ao seu entendimento, tornando compatíveis as características e limitações das pequenas empresas de máquinas e implementos agrícolas.
- ItemMetodologias para desenvolvimento de Mapas Auto-organizáveis de Kohonen executados em FPGA(Universidade de São Paulo (USP), 2018) Sousa, Miguel Angelo de Abreu de; Del Moral Hernandez, EmílioDentro do cenário de projeto de circuitos elétricos orientados para o processamento de redes neurais artificiais, este trabalho se concentra no estudo da implementação de Mapas Auto-organizáveis (SOM, do inglês, Self-Organizing Maps) em chips FPGA. A pesquisa aqui realizada busca, fundamentalmente, responder à seguinte pergunta: como devem ser projetadas as arquiteturas computacionais de cada etapa de processamento do SOM para serem adequadamente executadas em FPGA? De forma mais detalhada, o trabalho investiga as possibilidades que diferentes circuitos de computação do SOM oferecem em relação à velocidade de processamento, ao consumo de recursos do FPGA e à consistência com o formalismo teórico que fundamenta esse modelo de rede neural. Tal objetivo de pesquisa é motivado por possibilitar o desenvolvimento de sistemas de processamento neural que exibam as características positivas típicas de implementações diretas em hardware, como o processamento embarcado e a aceleração computacional
- ItemO cidadão de bem vai à escola: discursos, sujeitos e antagonismos na rede municipal deensino de São Paulo entre 2018 e 2022(Universidade de São Paulo (USP), 2023-12-20) Pereira, Rafael Ferreira de Souza Mendes; Almeida, Marco Antônio Bettine deEssa tese estuda a escalada dos antagonismos políticos nas escolas públicas municipais de São Paulo no cenário de emergência das novas direitas, entre os anos de 2018 e 2022. A formação discursiva ultraliberal-conservadora tem reivindicado a gramática institucionalista da escola (da cidadania aos direitos humanos) e, ao mesmo tempo, deslocado os consensos que embasaram seu sentido na sociedade civil desde a redemocratização. Estatese investiga os efeitos da difusão desse repertório antiesquerdista sobre o pacto educativo.Com este objetivo, analiso o impacto causado na vida escolar pelo engajamento de sujeitos que veem no perfil progressista dos professores um obstáculo aos projetos educativos de suas famílias. O foco recai na interação entre estas e os educadores, particularmente os freireanos,cujo projeto escolar, oriundo da educação popular, é contestado por uma representaçãoconservadora do povo brasileiro. O trabalho é uma reflexão sobre as promessas e dilemas da democratização da escola num tempo de incertezas que fazem dela um terreno fértil para a radicalização conservadora, o desengajamento educativo e a ressignificação das utopias pedagógicas.
- ItemO discurso do Diccionario de la lengua española (RAE) em diferentes condições de produção: língua, sujeitos e sentidos(Universidade de São Paulo (USP), 2018-03-16) Oliveira, Ana Paula Fabro de; Celada, Maria Teresa; Fajul, Adrian Pablo; Lauria, Daniela; Nunes, José Horta; Silveira, Verli Fátima Petri daNesta pesquisa nos propomos uma análise do discurso do Diccionario de la lengua española (DLE), da Real Academia Española (RAE), a partir de uma entrada teoricamente orientada pela Análise de Discurso pecheuxtiana em articulação com a História das Ideias Linguísticas, tal como vem sendo desenvolvida a partir dos anos 90 em certos projetos da academia brasileira. Dessa forma, concebemos o dicionário enquanto um instrumento linguístico e o abordamos como objeto discursivo, isto é, como "um discurso sobre a língua", produzido em "certas condições sociais e históricas" (NUNES, 2010, p. 7). O percurso de nossa análise se organiza em função do objetivo de compreender como certas condições de produção, nas quais se reconfiguram as relações de força, produzem deslocamentos de diversa índole no discurso do dicionário. A textualização da pesquisa se organiza em duas partes. Na primeira, atravessando diferentes condições de produção que vão desde a fundação da RAE, em 1713, à publicação da última edição do DLE, em 2014 refletimos sobre o processo de institucionalização dessa Academia e examinamos os prefácios do dicionário a fim de analisar como são significados a língua, o próprio dicionário, a RAE (e os acadêmicos a ela vinculados) e o "outro", não projetado apenas como possível leitor ou consulente, mas na complexa diversidade de um universo que inclui adversários ou falantes não necessariamente pensados como interlocutores ou sujeitos passíveis de serem atingidos pelo processo de interpelação presente na obra. O movimento de análise permite dar visibilidade aos deslocamentos e continuidades na projeção desses imaginários. Na segunda parte, tendo como foco as condições de produção vinculadas às independências dos países americanos e à imposição do regime franquista na Espanha, analisamos em certos prefácios e verbetes as posições do sujeito discursivo e o modo pelo qual se significam as línguas ameríndias e espanholas que constituem nossa série discursiva. As análises desenvolvidas, além de trazerem elementos para se pensar a circulação do discurso dicionarístico em diferentes conjunturas sócio-históricas, permitem também uma reflexão sobre determinados movimentos no plano da produção de sentidos, em sua imbricação com as relações de poder em importantes momentos na história dos dicionários da Academia.
- ItemPolíticas sociais de ativação e forma jurídica: conformação dos direitos sociais e sua condução lano-americano(Universidade de São Paulo (USP), 2024-01-20) Orio, Luís Henrique; Santos, Ronaldo Lima dosAs políticas de ativação para o trabalho consistem em uma tendência verificada no curso das transformações do Estado social em direção à conformação de modelos de proteção social de orientação neoliberal. Sua concretização se dá por intermédio de políticas sociais que tensionam de alguma forma seus beneficiários a que trabalhem ou, pelo menos, busquem trabalho e se qualifiquem para tanto. Trata-se de uma tendência de conformação dos direitos sociais que redimensiona o papel da assistência social em relação aos direitos trabalhista e previdenciário no interior dos seus sistemas de proteção. Interpretando este fenômeno com os aportes teórico-metodológicos da crítica da forma jurídica, constata-se que este tipo de medida expressa as determinações da nova organização da produção capitalista que se desenvolve com a reestruturação produtiva a partir dos anos 1970. Tal política social encontra suas determinações na forma jurídica, portanto opera suas funcionalidades pelo sujeito de direito e pela ideologia jurídica, promovendo a gestão e a reprodução da superpopulação relativa e revigorando o pacto social entre capital e trabalho. Na América Latina, para além disso, as políticas de ativação regulam a proporção da superpopulação relativa estagnada e fazem avançar o processo de abstração qualificada da força de trabalho para os novos padrões de produção.
- ItemPráticas integrativas e complementares: análise de corpora e glossário bilíngue português/inglês para tradutores(Universidade de São Paulo (USP), 2017-12-08) Teixeira, Luana Mara Almeida; Zucchi, Angela Maria Tenório; Araujo, Mariangela de; Ottaiano, Adriane Orenha; Tagnin, Stella Esther OrtweilerA busca por saúde e bem-estar é intrínseca ao ser humano. Além da medicina convencional ou alopática, existem numerosas modalidades terapêuticas consideradas parte da Medicina Complementar e Alternativa (MCA). No Brasil, essas terapias foram chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PIC), definidas pela Portaria nº 971, de 3 de maio de 2006 do Ministério da Saúde. Embora sejam amplamente utilizadas com apoio da Organização Mundial da Saúde, faltam materiais de suporte aos tradutores sobre esse tema. Dessa forma, procuramos desenvolver um glossário bilíngue português brasileiro/inglês britânico dessa área de especialidade, por meio da compilação de corpora comparáveis nos dois idiomas, escolhendo textos representativos sobre essa temática. Para a realização desse trabalho, utilizamos como referenciais teóricos a Linguística de Corpus e a Terminologia Bilíngue. Como ferramenta computacional usamos o WordSmith Tools. Após a compilação dos corpora, utilizando artigos acadêmicos, livros, textos de sites institucionais e legislação, examinamos a linguagem utilizada na área de PIC e extraímos os termos pertinentes à pesquisa por meio de uma análise quantitativa e qualitativa. Verificamos a ocorrência de termos simples, compostos, complexos e siglas. Em seguida, buscamos os equivalentes em língua inglesa para os termos selecionados. Nem todos os equivalentes foram encontrados no corpus em inglês, portanto, realizamos nova busca usando a web como corpus. Explicitamos a macroestrutura e a microestrutura propostas e apresentamos a primeira versão do glossário,com exemplos de contextos de uso autêntico em ambos os idiomas. Propusemo-nos também a buscar os equivalentes em inglês para uma terapia desenvolvida no Brasil cuja terminologia ainda não tivesse sido vertida para o inglês. Foi escolhida a terapia floral baseada na alquimia, da qual elaboramos um corpus, extraímos os termos mais representativos e buscamos os equivalentes em inglês por meio de pesquisas pontuais. Elaboramos um glossário ilustrado deplantas utilizadas na produção das essências florais utilizadas nessa terapia. Esperamos contribuir com um material de apoio inicial aos tradutores da área de PIC, além de incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas sobre essa lingua de especialidade.
- ItemRevisitando imagens pelas lentes de Aleksandr Sokurov: uma abordagem a partir de Taurus, Moloch e O Sol(Universidade de São Paulo (USP), 2020-08-28) Levy, Gabriela Peters Gonçalves; Menezes, Paulo Roberto Arruda de; Augusto, Maria Helena Oliva; Bernava, Cristian Carla; Rovai, Mauro LuizEste estudo parte da análise fílmica e busca compreender os significados associados à imagem de Lenin, Hitler e Hirohito em Taurus (Aleksandr Sokurov, 2001), Moloch (Aleksandr Sokurov, 1999) e O Sol (Aleksandr Sokurov, 2005). A amostra os coloca em momentos distintos do exercício de sua liderança de modo a tencionar os fundamentos de legitimação de seus governos propondo diferentes diálogos com a tipologia weberiana. Nesse sentido, o estudo vai além de uma discussão sobre a capacidade ou a incapacidade de governar de cada protagonista apontando para diferentes potencialidades sociológicas ao propor um outro olhar para o passado e, em especial, para o modo como a imagem de cada um de seus protagonistas permanece no presente. Para tanto, o esforço de análise se volta ao modo de contar, de colorir e de montar a história, bem como ao uso dos sons, diálogos e silêncios e percebe cada uma das obras como uma narrativa completa e acabada que dialoga, respectivamente, com a história e com a memória soviética, alemã e japonesa sem, no entanto, crer que as personagens e as situações que aparecem na narrativa são uma cópia fiel dos livros de história ou dos desejos nunca revelados de seus participantes.
- ItemRumo ao RH das organizações do futuro? um estudo sobre mudanças na gestão de pessoas em empresas estabelecidas no Brasil(Universidade de São Paulo (USP), 2018-05-11) Trindade, Luciano Henrique; Albuquerque, Lindolfo Galvao de; Amorim, Wilson Aparecido Costa de; Barbosa, Robson; Bianchi, Eliane Maria Pires Giavina; Zucco, AlbaAs organizações estão desenvolvendo negócios cada vez mais complexos e operando em ambientes instáveis. No atual ambiente de negócios, o contexto onde estas organizações se encontram é volátil, incerto, caótico e ambíguo. Buscando estabelecer um padrão de alta performance que lhes garanta a vantagem competitiva e a sustentabilidade empresarial, a capacidade de se adaptar torna-se uma competência com importância crescente e, em alguns mercados, determinante. A busca de seu próprio redesenho, estudando e desenvolvendo novos modelos, torna-se uma preocupação permanente destas organizações de alta performance, que passam a operar em redes, coordenadas por meio de sua cultura, sistemas de informação e com alta mobilidade de talentos. Serão estas as “organizações do futuro” segundo teóricos e práticos. Para o sucesso dessa transformação disruptiva, da configuração e funcionamento das organizações, a Administração de Recursos Humanos (ARH) não tem o mero papel de acompanhar essas mudanças, mas de liderar sua condução, adotando novas práticas e assumindo novas responsabilidades. O objetivo do presente trabalho foi o de verificar quais mudanças ocorreram na ARH de empresas estabelecidas no Brasil. Estariam estas mudanças indo ao encontro do perfil das organizações do futuro mesmo em um contexto da crise político-econômica que assola o pais? Seriam tais mudanças disruptivas, delineando novos modelos e configurações ou, ao contrário, estariam cooperando para uma cada vez maior homogeneização do que está se fazendo: o isoformismo institucional? Diante de tantas questões importantes girando em torno da ARH a presente pesquisa que buscou se posicionar na linha de fronteira do conhecimento no campo de pesquisa da Administração de RH (ARH), voltando seu olhar para as expectativas de futuro da área. Houve um esforço de pesquisa para manusear e analisar, em uma perspectiva qualitativa, uma massa de informações de um relevante número de empresas, algo que é sempre complexo. A partir de dados coletados em 150 organizações estabelecidas no Brasil, consideradas como de referência em ARH, foi possível observar mudanças e avaliar se abraçando novas demandas, práticas e responsabilidades, ou se continuam restritas às atividades e responsabilidades tradicionalmente presentes na literatura.
- ItemUma investigação da têmpera e revenimento após nitretação no aço ferramenta AISI H13(Universidade de São Paulo (USP), 2022-02-09) Nucci, José Eduardo; Canale, Lauralice de Campos Franceschini; Canale, Lauralice de Campos Franceschini; Santos, Givanildo Alves dos; Casteletti, Luiz Carlos; Almeida, Gisele Fabiane Costa; Fernandes, Frederico Augusto PiresO aço ferramenta AISI H13 apresenta boa combinação de resistência mecânica e tenacidade, sendo usado na fabricação de matrizes de extrusão de alumínio, matrizes de forjamento a quente e moldes para injeção de materiais não ferrosos e polímeros. Estas ferramentas estão sujeitas a tensões de tração e compressão, durante as etapas do processo de aquecimento e resfriamento, que levam à fadiga térmica e também, sofrem desgaste. Para estender a vida útil destas ferramentas novos tratamentos de superfícies vêm sendo pesquisados. No presente trabalho foi estudada a influência do tratamento de têmpera nas propriedades superficiais do aço AISI H13 nitretado. Primeiramente foi realizado nitretação a plasma a 520ºC com tempos de 12, 24 e 40 horas e ntretação a gás a 540ºC com durações de 42 e 84 horas. Em seguida os aços nitretados foram submetidos ao tratamento de têmpera a vácuo e em banho de sal na temperatura de 1030ºC com diferentes tempos de encharque. O tratamento de têmpera a vácuo ou em banho de sal do aço AISI H13 nitretado gerou um aumento na profundidade da camada nitretada provocada pela difusão de nitrogênio em direção ao núcleo do corpo de prova, redução na microdureza ao longo da camada nitretada e um leve aumento na microdureza do núcleo. Nesta nova camada nitretada, formada após têmpera, foi possível identificar, por difração de raios X, redução da intensidade dos picos referente às fases de nitretos ε e γ’, aparecimento de novos picos, tais como, fase α’ (martensita), fase austenita retida, novos nitretos, carbonetos e carbonitretos. Verificou-se também a influência do nitrogênio, presente na nova camada nitretada, na dureza superficial, plotando-se a curva de revenido para cinco condições diferentes de tratamento combinado de nitretação seguido de têmpera. Além disso, analisou-se o gradiente de microdureza na seção transversal dos corpos de prova revenidos a 520ºC. A presença do nitrogênio aumentou a dureza superficial do aço em até 1,57 HRC comparado ao aço AISI H13 tratado convensionalmente. Foi ainda realizado o ensaio de fadiga térmica em corpos de prova temperados e revenidos; temperados, revenidos e nitretados; e temperados, revenidos, nitretados e temperados. Os resultados dos ensaios indicaram que os corpos de prova apenas nitretados tiveram menor deformação superficial e maior densidade de trincas superficiais e na seção transversal. Os corpos de prova temperados e revenidos tiveram a menor taxa de propagação de trincas.