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- ItemA construção político e normativa do IFSP: a garantia do direito constitucional à educação básica e o conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2019-12-10) Heeren, Marcelo; Silva, Marta; Lemes, Sebastião; Silva, Hilda; Ribeiro, Ricardo; Mamede, Whisner; Oliveira, RicardoO objetivo do presente trabalho foi analisar a trajetória política e normativa do Ensino Básico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) (2008-2018), identificando as normativas internas da política educacional do IFSP que garantem a efetivação dos princípios educacionais previstos na CF/88 e as contradições existentes com as modificações orientadas pela reforma do Ensino Médio de 2017. A pesquisa segue abordagem de pesquisa qualitativa em educação com destaque para a pesquisa e análise documental dos textos legais da Educação Nacional, bem como dos documentos norteadores do Ensino Médio da Rede Federal, além das normativas específicas do IFSP. Podemos observar que as normativas internas do IFSP são coerentes com as prerrogativas estabelecidas no artigo n° 206 da CF/88, estabelecendo a construção e desenvolvimento de um conjunto de estruturas e ações institucionais que permitem o exercício ao direito social à Educação, principalmente em relação à garantia do acesso, permanência e êxito dos estudantes do Ensino Básico, condição incrementada juntamente com uma política de valorização profissional docente e efetiva participação democrática dos estudantes no cotidiano de construção e elaboração política e normativa da instituição. O Ensino Médio Integrado, forma do Ensino Básico desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, tem como finalidade a formação integral do estudante, eliminando a dualidade histórica existente entre formação técnica e propedêutica, trazendo aos estudantes a possibilidade de uma formação que viabilize sua participação não somente em atividades de natureza laboral, mas também em assuntos de natureza social, cultural e política associadas às demandas especificas da sua localidade. A lei da reforma do Ensino Médio de 2017 orienta um conjunto de modificações no currículo do Ensino Médio, alterando a carga horária dos cursos, as disciplinas e conteúdos obrigatórios, estimulando a especialização precoce dos estudante em determinadas áreas do conhecimento, bem como favorecendo o cumprimento de carga horária do Ensino Médio em instituições externas à escola e com atividades que não compõem os Projetos Políticos Pedagógicos da unidade de ensino. Portanto, o IFSP se configura como uma instituição que contribui com a garantia do exercício ao direito à Educação Básica, sendo necessário o reconhecimento da mesma enquanto parte de uma política pública de Educação que reafirma o compromisso com a democratização e qualidade da Educação Nacional. Ademais, as análises realizadas indicam uma relação conflitante entre as normativas do Ensino Médio Integral do IFSP em relação à estrutura pedagógica, objetivos e finalidades desta etapa da Educação Básica e as modificações indicadas pela reforma do Ensino Médio.
- ItemA importância da atenção na relação professor-aluno no contexto tecnocientífico(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012-11-23) Santos, Genivaldo de Souza; Carvalho, Alonso Bezerra de; Pagni, Pedro Ângelo; Bueno, Sinésio Ferraz; Mendonça, Samuel; Cerqueira, Teresa Cristina SiqueiraA atenção faz parte de uma temática geralmente esquecida e não valorizada pela filosofia e por sua história, na medida em que ela mantém laços com os pressupostos fundamentais da filosofia moderna, e à medida que esta “maneira” de fazer filosofia, historicamente datada é adotada, como sendo “a” própria Filosofia, configurando uma agenda filosófica bastante restrita, que na ânsia de “certeza” e “clareza” é levada a ignorar um campo de temas fundamentais para a (auto) compreensão do humano e de maneiras outras de se produzir conhecimento sobre ele. É sabido que a filosofia, a partir da modernidade, buscou compreender a realidade por meio da exclusividade de um conhecimento racional, claro e distinto, “purificado” de sua vinculação com o mundo da vida. Fazendo desta, um objeto destacado e separado, face à consciência do sujeito que se reconhece como categoria ontológica, superior e independente do mundo, capaz de produzir a partir de si um conhecimento objetivo e seguro da realidade, radicalizando substancialmente o dualismo platônico, que doravante passam a ser tomados, sujeito (alma) e objeto (materialidade), como substâncias antagônicas e hierarquicamente diferentes. Com este cenário conceitual, a modernidade apostou em um mundo baseado no conhecimento científico, cujos excessos são experimentados cotidianamente na sociedade tecnocientífica, desvalorizando maneiras outras de abordar o fenômeno humano, e de modos outros de produção de conhecimento. Deste modo, a atenção, como um tema genuinamente filosófico, ganhou importância e foi recuperado por estudiosos da filosofia antiga que, numa espécie de “desvio” dos pressupostos modernos, perceberam que a filosofia, em sua plenitude, não poderia ser considerada apenas como uma produção/exposição de um sistema teórico, desligado da experiência que fazemos no mundo, mas, que ela deveria ser tomada como “modo de viver” que nos implica profundamente e que é praticado e exercitado, tendo como finalidade uma espécie de autotransformação, que possa nos tornar dignos do que nos acontece. O tema da atenção se insere como um tema de importância filosófica por meio deste registro, que busca não tanto informar, mas antes provocar um efeito de formação, ultrapassando o sentido epistemológico atribuído ao termo e delineando-se como um tema eminentemente ético, na medida em que implica uma atitude que procura uma sintonia e um procedimento mais adequado à situação. Como nova temática, que busca sua inserção no debate filosófico e pedagógico, carece de uma sistematização, o que buscaremos com este trabalho, na tentativa de problematizarmos a atitude atenta ou se quisermos, a prática ou o exercício da atenção e sua importância ética na relação professor-aluno. Para pensarmos o tema da atenção como uma prática e/ou um exercício filosófico, em seu “desvio” dos pressupostos modernos, recorreremos aos trabalhos de Pierre Hadot, que recupera da antiguidade grega e helenística a importância da atenção nos 'exercícios espirituais'. Para tematizarmos a atenção na contemporaneidade, face aos limites de uma visão tecnocientífica de homem e de mundo, recorreu a Josep Maria Esquirol, autor que estabelece uma relação umbilical entre o tema da atenção e do respeito. Para nós, isto se apresenta como uma possibilidade de fazermos frente às imposições da sociedade, da indiferença e do consumo que impregnam as relações humanas contemporâneas, especialmente as constituídas no interior das salas de aulas.
- ItemA participação estudantil na definição das políticas pedagógicas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), à luz do princípio de gestão democrática(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-03-17) Pereira, Kleber Chaves; Fonseca, Genaro; Gracioli, Maria; Reis, MárcioA Constituição Federal de 1988 e a Lei 9394/1996 definiram o modelo de gestão democrática como princípio norteador para o ensino público. Entretanto, algumas dificuldades ainda se colocam diante da sua consolidação, principalmente no que diz respeito à inserção dos estudantes neste processo. Assim, a presente pesquisa documental objetivou analisar a efetiva participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional na construção das políticas pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), especificamente no campus Catanduva. Considera-se aqui que a gestão democrática do ensino público pressupõe a superação de um modelo de participação meramente executório por outro que confira aos atores do processo a previsão de competências para uma atuação estendida às dimensões de planejamento, de avaliação, de fiscalização e, principalmente, de deliberação sobre as políticas públicas. Foram analisadas as normativas institucionais, bem como as atas provenientes das reuniões de órgãos colegiados no intuito de verificarmos a presença de indicadores, tais como a autonomia e o poder de decisão desses estudantes na identificação de suas demandas e na proposição, discussão e deliberação das políticas pedagógicas institucionais. Para tanto, empregou-se a Análise de Conteúdo como método de exame sobre os dados obtidos. Verificou-se a existência de progressos significativos na regulamentação institucional, com a previsão normativa de espaços formais e de instrumentos de gestão que incluem os estudantes nos processos de decisão sobre as políticas institucionais. Entretanto, a análise da dinâmica de funcionamento destes mecanismos de gestão evidenciou inoportunas contradições nos processos de participação estudantil se tomarmos, como seu sinônimo, a relação dialética entre a autonomia e o poder deliberativo.
- ItemA representação da literatura em comunidades virtuais de leitores e o reflexo na leitura do cânone(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-04-11) Batista, Patrícia; Antunes, Benedito; Gonçalves, Marta; Pereira, Danglei; Betella , Gabriela; Cecantini, João LuisA formação do leitor literário, aluno do ensino médio, ainda é um grande desafio nos contextos de ensino. Sendo assim, cremos que apreender as representações da literatura das quais os jovens se apropriam seja um passo importante a ser dado na busca por mudanças no ensino da literatura. Por isso, entendemos que a análise da representação da literatura disseminada no contexto escolar requer sua compreensão, antes, como prática cultural que, constituída dentro de uma estrutura social ampla, também a representa. Daí a relevância de reconhecermos a relação da literatura com as novas formas de interação social. Orientados nesse sentido, definimos como objetivo central deste trabalho de pesquisa a análise das representações de literatura emersas do ambiente virtual, por meio da investigação de comunidades virtuais de leitores, e do ambiente escolar. Nossa hipótese de pesquisa considera o surgimento de novos modelos de letramento literário no meio digital, apesar de ainda predominar nas comunidades virtuais de leitores investigadas a representação de literatura já existente na escola. Ou seja, cremos que a inserção do discurso literário nos dois ambientes se efetive a partir de algumas práticas fundantes parecidas, o que leva à reapropriação de modelos pré-existentes da representação de literatura. No ambiente digital, a investigação de duas comunidades virtuais de leitores, Skoob e Booktube, permitiu a identificação de práticas igualmente constituídas a partir de uma determinada representação da literatura. A leitura de uma obra - Vidas secas, de Graciliano Ramos - representativa do cânone brasileiro, divulgada por uma booktuber e por membros da comunidade Skoob, também nos auxiliou nesta investigação. Por meio do exame das orientações oficiais da educação referentes ao ensino da literatura das últimas décadas buscamos captar os fundamentos norteadores da prática do professor no ensino médio, os quais, consequentemente, levam à apropriação de um modelo da representação de literatura pelo aluno. Em relação ao percurso metodológico, definimos esta pesquisa como qualitativa e de cunho antropológico, ancorada na netnografia e na análise documental. Quanto ao aporte teórico, adotamos uma perspectiva que contempla a tradição do valor da literatura como formação, segundo Candido (2011), fundamentando nossas reflexões na definição de literatura a partir de Barthes (2009, 2012), na teoria das representações sociais de Chartier (1991, 1988), nas noções de distinção social propostas por Bourdieu (2002, 2007, 2011), nos conceitos de letramento metamidiático definidos por Lemke (2010) e de cultura participativa e convergente apresentados por Jenkins (2015). Os resultados desta investigação apontam para mudanças bastante significativas na representação dos sujeitos envolvidos nesse processo, o que pode suscitar reflexões e novos encaminhamentos para uma mudança nos modos de se relacionar com a literatura no ambiente escolar. Cremos que a relação estabelecida entre as formas específicas de interação dos leitores e esses novos suportes requer atenção, uma vez que pode revelar procedimentos capazes de promover uma relação mais profícua entre leitor e texto literário, um grande desafio nos atuais contextos tradicionais de ensino.
- ItemAções lúdicas e suas contribuições aos processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-01-25) Andreazi, Silvania Gallo; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro; Castro, Rosane Michelli de; Pirola, Nelson AntonioO foco deste estudo foi a investigação sobre os conceitos e práticas pedagógicas de ações lúdicas nos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio - ETIEM de uma instituição da Rede Federal de Ensino localizada no interior paulista. A pesquisa abordou a ludicidade no processo de aprendizagem e sua aproximação com a pedagogia participativa, oportunizando ao aluno situações que ressaltam a espontaneidade, a criatividade e a integração nos processos de cultura e de saberes vivenciados, criando situações para a construção do seu conhecimento e de seu desenvolvimento como cidadão autônomo, responsável e ativo para a transformação de sua realidade. Nesse sentido, considerando as particularidades dos alunos adolescentes, bem como as especificidades dessa modalidade de ensino, a questão central da pesquisa foi: Qual a relação entre o lúdico e os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos de ETIEM? Esse contexto conduziu a investigação a traçar como objetivo geral: identificar a relação entre as ações lúdicas utilizadas na prática pedagógica do ETIEM e suas contribuições para os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos dos cursos pesquisados. A abordagem do estudo foi definida como quali-quantitativa descritiva direcionada à educação e a análise e interpretação dos dados tiveram como base a estratégia de triangulação metodológica. O desenvolvimento da pesquisa abrangeu a investigação bibliográfica e documental sobre a ludicidade e o ETIEM, ampliando por meio de conhecimentos teóricos, a compreensão sobre a diversidade das ações lúdicas no contexto social e educacional e as repercussões das políticas públicas nos processos educativos. Na sequência, para investigar as concepções de professores e alunos de seis turmas dos cursos do ETIEM sobre a ludicidade como procedimento didático, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos 33 professores e 204 alunos responderam aos questionários com questões abertas e fechadas. A pesquisa contou com a observação participante da pesquisadora em 54 aulas e em 7 eventos da instituição, assim como a utilização do diário de campo para registro e acompanhamento das etapas do plano de investigação. Ao término da análise dos dados, observou-se nos julgamentos dos alunos que as ações lúdicas facilitam e ajudam no aprendizado dos conteúdos e proporcionam a sensação de bem-estar, contribuindo para a sua participação na aula, o que reflete de forma positiva no seu desenvolvimento integral, pois instiga reflexões sobre situações cotidianas que favorecem à criticidade e autonomia. O estudo evidenciou a escassez de pesquisas envolvendo os termos ludicidade/lúdico e ETIEM e que apesar de ter sido constatado o uso constante de ações lúdicas nos cursos pesquisados e seus benefícios didáticos, foi apontado pelos professores a lacuna em sua formação pedagógica sobre o assunto, limitando saberes e a propositura de atitudes lúdicas.
- ItemAnálise do posicionamento e deslocamento articular em exercícios resistidos por modelos ocultos de Markov: desenvolvimento e validação do método(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020-09-11) Peres, André Bairros; Pessôa Filho, Dalton Muller; Pessôa Filho, Dalton Muller; Rodrigues, Sergio Tosi; Maciel, Cleiton Domingos; Neiva, Cassiano Merussi; Mello Filho, José Américo deIdentificar a estabilidade do posicionamento articular humano permite a análise de perfis comuns durante as ações motoras de transporte de objetos e do próprio corpo. Esta análise apresenta grande relevância em algumas atividades profissionais que exigem a comparação entre seres, objetos ou ações. Dentre as atividades laborais nas quais o reconhecimento de padrões se torna importante está a postura, o desempenho motor e o distúrbio locomotor patológico. O uso de tecnologias permite ao profissional obter informações mais precisas durante a análise dos diferentes perfis motores e permitir um julgamento apropriado quanto à necessidade de melhorias de controle das ações. Os modelos ocultos de Markov - MOM são modelos estatísticos com grande aplicabilidade e eficiência no reconhecimento de padrões. Este trabalho analisou o uso de MOM no reconhecimento de alterações de posições articulares que modificam a execução de referência de exercícios físicos resistidos: rosca direta e agachamento livre. Dez voluntários realizaram três execuções de cada exercício com diferentes cargas: 0%, 25% e 50% do peso corporal para o exercício de rosca e 0%, 50% e 75% para o agachamento. As execuções foram gravadas em câmera de vídeo digital, considerando apenas movimentos no plano sagital. Dados de deslocamentos de articulações foram obtidos mediante captura de coordenadas cartesianas das trajetórias percorridas. Análises de variância identificaram as execuções que sofreram alterações significativas (p < 0,05) de valores de deslocamento com as alterações de carga. MOM treinados com dados de execuções sem carga conseguiram distinguir as execuções que sofreram alterações do padrão de movimentos pelo aumento da carga. Profissionais da área também analisaram os movimentos das articulações e os resultados de suas avaliações atingiram até 90% de concordância com o modelo proposto. Os resultados obtidos mostraram que MOM apresentam viabilidade na identificação de alterações de padrão de movimentos mono e multiarticulares, com sobrecarga, pela análise de posicionamento articular. Mostraram também possibilidade de serem avaliados os movimentos registrados em vídeos obtidos sem qualquer referência métrica de dados. Com a participação de avaliadores humanos também se mostrou o alinhamento do método com a interpretação profissional de execuções adequadas.
- ItemAs vozes de funcionárias de escolas estaduais paulistas: (trans)formação, (re)construção identitária e atuação no espaço escolar.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-09-26) Souza, Leandro Aparecido de; Gomes, Alberto Albuquerque; Rodrigues, Silvia Adriana; Monlevade, João Antônio Cabral de; Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Parente, Claudia da Mota DarosEsta tese de doutorado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, vinculada à Linha de Pesquisa 4 “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como tema a formação profissional das funcionárias da educação e como objeto de estudo a percepção delas a respeito das reverberações de seu processo formativo. Dessa forma, foi definido como objetivo compreender os reflexos e as contribuições da formação inicial em serviço das funcionárias das secretarias das escolas estaduais paulistas, que concluíram o curso Técnico em Secretaria Escolar, para a (re)construção de sua identidade, profissional e social, e para sua atuação no espaço escolar. Como objetivos específicos foram definidos: discutir os processos objetivos e subjetivos relacionados à construção da identidade profissional e social; compreender a proposta de formação presente no currículo do curso Técnico em Secretaria Escolar ofertado pelo Campus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; abordar a legislação sobre as funcionárias da educação na estrutura da Secretaria da Educação do estado de São Paulo; verificar e discutir os reflexos da formação das funcionárias sobre a (re)construção de sua identidade profissional e social; e averiguar as contribuições da formação profissional para novas práticas no espaço escolar. Esta investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida às luzes do campo epistemológico da fenomenologia, tendo a pesquisa (auto)biográfica como método e fonte de pesquisa. A entrevista narrativa, nos moldes descritos por Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer (2008), foi a ferramenta utilizada para ouvir as funcionárias e a análise compreensiva-interpretativa de Elizeu Clementino de Souza (2004; 2014) para a interpretação das narrativas. A discussão sobre os mecanismos da construção das identidades profissional e social foi assentada nos estudos de Claude Dubar (1998; 2005; 2009) e Peter L. Berger e Thomas Luckmann (2004). A análise da proposta curricular do curso técnico baseou-se em teóricos do currículo como Michael W. Apple (2008), José Gimeno Sacristán (2013), Tomaz Tadeu Silva (2010) e Michael Young (2013; 2014a; 2014b;). Também são analisados os documentos “Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação – Em cena, os funcionários de escola” e o caderno de Orientações Gerais do Profuncionário. Além disso, foi realizado um estudo sobre o histórico legal das funcionárias da educação na estrutura da educação do estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas com seis funcionárias e a partir das narrativas emergiram nove unidades de análise: Experiência da formação; Reflexos da formação: novas práticas no espaço escolar; Conceito de educação; Identidade para si; Identidade para o outro; Utilização do termo “tia”; Clima escolar; Relações interpessoais; e Crítica ao Estado. O desenvolvimento desta pesquisa está estruturado para defender a seguinte tese: “O curso Técnico em Secretaria Escolar contribuiu para a (trans)formação das funcionárias da educação sobre a percepção de si mesmas, para a (re)construção de sua identidade profissional e para o aperfeiçoamento de sua atuação no espaço escolar. No entanto, a identidade gerada é imprecisa, pois, ainda que no âmbito subjetivo elas se apropriem da identidade de educadora, socialmente elas não se sentem reconhecidas pela totalidade dos membros da comunidade escolar”.
- ItemAspectos socioculturais e políticos na especialização do conhecimento do professor de Matemática: interfaces entre o Programa Etnomatemática e o modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK)(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2021-12-02) Ribeiro, Renato Douglas Gomes Lorenzetto; Miarka, Roger; Oliveira, Cristiane Coppe de; Conrado, Andréia Lunkes; Albanase, Veronica; Rodriguez, Nuria de Los Angeles ClimentAssume-se, tendo como norte o Programa Etnomatemática, que os contextos socioculturais e políticos influenciam de forma determinante a produção de conhecimento, tanto na esfera coletiva quanto na individual, e que essa influência apresenta as mais variadas interfaces. Explorou-se uma em particular, enfocada no conhecimento do professor de matemática, em sua prática profissional específica, que incorpora tais contextos nos quais seus estudantes estão imersos. Dá-se destaque principalmente ao conhecimento docente que leva em consideração o conhecimento do educando, com origem em sua realidade imediata, e que tem potencial de valorizá-lo e de permitir que ela seja objeto de reflexão crítica por parte do estudante. Adota-se a noção de conhecimento especializado do professor de matemática e evidenciam-se exemplos do processo de especialização do conhecimento. Dentre as compreensões aqui realizadas, destacam-se as relacionadas com a motivação do docente e fatores que facilitam ou dificultam determinadas práticas e que, por sua vez, impulsionam ou bloqueiam os processos de produção de novos conhecimentos por parte do professor. Utiliza-se o modelo do conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) e a teoria fundamentada (Grounded Theory) tendo como principal referencial a Etnomatemática em uma perspectiva d’ambrosiana. O estudo, em duas etapas distintas, envolveu dois professores de matemática que lecionam para estudantes de mesma faixa etária (Ensino Médio), um espanhol e outro brasileiro, e produziu dados com observação de suas práticas, questionários com questões abertas e de entrevistas semiestruturadas. Para garantir uma análise com caráter holístico, desenvolveu-se uma abordagem metodológica específica composta por três movimentos que consideram releituras de metodologias consolidadas, o primeiro baseado na teoria fundamentada, o segundo no modelo MTSK e o terceiro, que revisita os dois primeiros simultaneamente aos dados primários com um olhar atrelado ao Programa Etnomatemática. Foi possível, nas duas etapas da pesquisa, estimular os docentes a exporem conhecimentos que se referem à realidade imediata dos estudantes e reconhecidos como provenientes de ambientes externos à escola e discutir as relações que fazem com as especificidades do ensino de matemática. A interação entre a Etnomatemática e a noção de conhecimento especializado do professor de matemática, com auxílio do modelo MTSK, produziu uma proposta de compreensão do conhecimento como parte de uma rede complexa que inclui vários elementos, em especial as crenças e as ações dos docentes, em que o caráter central é atribuído não aos elementos, mas às conexões entre eles. O estudo em si foi capaz de assumir o papel de uma atividade formativa para os docentes participantes e isso foi evidenciado pela comparação de seus discursos entre uma entrevista e outra. Considera-se que foram realizadas contribuições teóricas para o contexto de pesquisa sobre o conhecimento do professor, tais como um detalhamento dos produtos culturais representados pela tríade artefatos / sociofatos / mentefatos, o entendimento de que a especialização do conhecimento é identificada quando se analisa o conjunto de conhecimentos e não somente os especializados e a proposta de que a rede formada por crenças, conhecimentos e ações do docente se torna cada vez mais entrelaçada, fazendo com que os elementos sustentem uns aos outros, facilitando novas conexões com elementos compatíveis ao passo que prejudicam novas conexões quando incompatíveis. As compreensões que o estudo permitiu, as propostas teóricas e a realização de entrevistas que produzem espaços formativos ao docente parecem promissoras para futuras atividades de formação de professores.
- ItemAutoproteção para a camada de aplicação: uma abordagem baseada em técnicas de aprendizado e no laço de controle MAPE-K(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-02-03) Martins, Ronaldo; Affonso, Frank José; Teixeira, Márcio; Costa, KeltonAo longo da última década nota-se que as pessoas e diferentes tipos de organizações estão se tornando cada vez mais dependentes de sistemas de software, que podem ser caracterizados como aplicações voltadas para Web, orientados a serviços e móveis. Em paralelo, observa-se também que aplicações baseadas em serviços (do inglês, Service-based Applications – SApps) representa um cenário exponencial de utilização em dispositivos como smartphones, tablets, smart TVs e híbridos. Nessa direção, as atuais tecnologias de conexão 5G e dispositivos de Internet das Coisas prometem aumentar a velocidade de tráfego, diminuir a latência de conexão e aumentar a presença de dispositivos conectados à Internet. Diante desse contexto, as vulnerabilidades e ameaças de segurança oferecem riscos permanentes para este tipo de aplicação (SApps), pois nota-se o surgimento de novas técnicas maliciosas em proporções similares ou superiores. A área de cibersegurança voltada para a camada de aplicação é deficiente em profissionais especializados, além de não existir uma cultura estabelecida entre os desenvolvedores de software em criar aplicações seguras. O cenário exposto mostra que existe uma lacuna entre a dependência da atuação de seres humanos para operacionalizar mecanismos defensivos das aplicações capazes de lidar com ameaças/vulnerabilidades que surgem a todo momento. Motivado pelo cenário exposto, foi conduzido neste trabalho de mestrado acadêmico uma revisão da literatura sobre autoproteção de sistemas baseada em modelos inteligentes, que permite apoiar a detecção de ameaças/vulnerabilidades e ações maliciosas. Com base nos resultados desse mapeamento, uma abordagem de autoproteção para SApps foi desenvolvida para apoiar a detecção de ações maliciosas e a aplicação de contramedidas em tempo de execução. Por meio de loops de controle MAPE-K em uma estratégia escalar, modelos de classificação inteligentes podem ser gerados para detectar diferentes tipos de ameaças/vulnerabilidades. Assim, este trabalho apresenta como contribuições principais: (i) o desenvolvimento de processos e soluções que viabilizem a autoproteção de SApps; (ii) um conjunto de boas práticas que podem ser aplicadas durante o projeto e codificação de softwares autoprotegidos; e (iii) um design escalável quanto ao número de ameaças/vulnerabilidades que essa abordagem possa implementar. Como forma de avaliar a abordagem proposta neste trabalho, um estudo de caso foi conduzido utilizando uma aplicação chamada AppPetShop, uma SApp que foi executada em uma plataforma real de nuvem para simular situações reais de ataques por meio de ferramentas de teste de penetração. Ao final, a abordagem proposta neste trabalho foi comparada com as soluções de autoproteção disponíveis na literatura e os resultados mostram que a mesma pode ser uma solução factível para proteção da camada de aplicação em tempo de execução.
- ItemAvaliação experimental da eficiência térmica de coletor solar plano com barreiras internas.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-03-01) Garcia, Rafael Paiva; Scalon, Vicente Luiz; Oliveira, Santiago Del Rio; Silva, Celso Luiz da; Marchi Neto, Ismael de; Silva, Rodrigo Correa daA mudança na geração de energia através de fontes não renováveis para fontes renováveis é uma grande preocupação mundial e nacional, que tem impulsionado pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias na área de energia renovável. Neste cenário, a energia solar é uma excelente alternativa, por ter um grande potencial e diversas aplicações. Com isso, este trabalho tem o objetivo de analisar melhorias na eficiência de coletor solar plano, equipamento utilizado no aquecimento de água através da energia solar, ao adicionar barreiras na cavidade de ar confinado entre a sua placa absorvedora e a sua cobertura de vidro. As barreiras bloqueiam o fluxo de ar, provocado pela convecção interna, diminuindo as perdas de calor. A análise foi realizada em quatro coletores, nos quais foram adicionados de uma a quatro barreiras e comparados com um coletor sem barreira como referência. Para isso, foi construída uma bancada de teste com todos equipamentos necessários para obter a eficiência em coletor solar plano. Os resultados dos ensaios mostraram que não houve uma variação significativa da absorção de radiação solar, já que a eficiência máxima manteve-se inalterada. Porém, houve uma diminuição da perda de calor ao adicionar as barreiras, sendo esse resultado diretamente relacionado a inclinação da curva de eficiência usada na análise de coletor solar plano. Os resultados mostram que a inclinação varia em -2,05%, -5,12% e 2,94%, para duas a quatro barreiras, respectivamente. Portanto, as barreiras diminuem a perda de calor para o meio, havendo um número ótimo de barreiras para cada projeto de coletor solar plano.
- ItemAvaliação técnica, econômica e social para a implantação de microrredes em sistemas de distribuição de energia elétrica(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-05-21) Cipolla, Pedro Luís Maturano; Amasifen, Juan Carlos Cebrian; Arioli, Fernanda Caseño Trindade; Zvietcovich, Wilingthon GuerraDevido à crescente necessidade da utilização da energia elétrica como elemento ativo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, novas tecnologias têm sido empregadas nos sistemas elétricos buscando, por um lado, melhorar a qualidade da energia produzida e distribuída por empresas do setor elétrico e, por outro lado, o desenvolvimento econômico e social das pessoas atendidas nos grandes e pequenos centros de consumo. Para tanto, neste trabalho propõe-se um novo indicador, denominado de Índice de Viabilidade de Microrredes (IVM) para determinar a atratividade na instalação de uma Microrrede elétrica em uma determinada região geográfica com potencial para o desenvolvimento econômico e social nas comunidades. O IVM visa auxiliar as empresas elétricas do setor e as instituições governamentais no planejamento e implantação de projetos de Microrredes elétricas. Sendo assim, o IVM utiliza uma metodologia que permite avaliar a viabilidade para a implantação de Microrredes elétricas em rede de distribuição de energia elétrica por meio do tratamento agregado de indicadores técnicos, econômicos e sociais. Como resultado deste trabalho foram obtidos os maiores valores de IVM para setores com regiões de maior carência por investimentos sociais, além de verificar índices técnicos e econômicos envolvidos para o sistema elétrico nestas mesmas áreas. Conclui-se que há maneiras de implantar os sistemas de Microrredes elétricas em áreas de uma rede elétrica principal, com maior efetividade dos recursos aplicados.
- ItemCálculo de funções de Wannier para Nanomateriais: cumuleno e grafeno(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-04-28) Ribeiro, Allan Victor; Afonso, Alexys Bruno; Arantes Júnior, Jeverson Teodoro; Batagin Neto, Augusto; Malvezzi, Andre Luiz; Sambrano, Julio RicardoGregory H. Wannier, em 1937, introduziu uma representação dos orbitais eletrônicos cristalinos em termos de funções ortogonais localizadas relacionadas com os orbitais atômicos. Posteriormente, tais funções foram denominadas de funções de Wannier. Nos últimos 30 anos, estudos têm apontado um crescente interesse da comunidade científica por estas funções, as quais se apresentam como uma poderosa ferramenta para a investigação de propriedades eletrônicas dos materiais. No presente trabalho, calculamos as funções de Wannier de sistemas nanométricos uni e bidimensionais. Inicialmente abordamos o cumuleno, que consiste em uma cadeia de átomos de carbono equidistantes. As funções de Bloch são obtidas por meio de uma aproximação tight binding e as funções de Wannier, usuais e generalizadas, são calculadas a partir delas. São discutidas as relações entre as funções de Wannier generalizadas obtidas por meio da aproximação tight binding e os orbitais híbridos sp. Isto é explicado mediante um cálculo alternativo das funções de Wannier, com a resolução de um problema de autovalores generalizado. As funções de Wannier das bandas pz do grafeno também são calculadas a partir das funções de Bloch obtidas por meio de uma aproximaçãao tight binding. Elas assemelham-se a um par ligante-antiligante de orbitais moleculares, e suas propriedades de simetria e localização são discutidas. Finalmente, por meio de uma combinação dos pacotes PWscf (baseado em ondas planas e na teoria do funcional da densidade) e wannier90, são calculadas as funções de Bloch e as funções de Wannier de máxima localização para arranjos atômicos com periodicidade em uma (cumuleno) e duas (grafeno) dimensões. Há boa concordância qualitativa entre os resultados da aproximação tight binding e da teoria do funcional da densidade. Deve-se ressaltar que a primeira abordagem não usa réplicas dos sistemas nanométricos e permite aprofundar o entendimento das propriedades e do significado físico das funções de Wannier.
- ItemCondições Relaxadas para o Controle Chaveado com Especificação da Região de Operação de Modelos Fuzzy T-S Incertos utilizando Otimizadores não Derivativos(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-01-23) Franco Junior, Ary; Teixeira, Marcelo Carvalho MinhotoEsta tese apresenta condições relaxadas para o projeto de controladores chaveados, para plantas não lineares com parâmetros incertos descritas exatamente através de modelos fuzzy Takagi-Sugeno (T-S), utilizando matrizes A(α) e B(α) , através da busca extremal realizada por um otimizador não derivativo. A ideia principal da estratégia de controle proposta foi mitigar a influência das incertezas na matriz de entrada B(α). Foi considerada uma região de operação para a modelagem fuzzy T-S exata da planta e o chaveamento dos ganhos do controlador é feito através de um otimizador não derivativo, visando a minimização de uma função de Lyapunov quadrática para o sistema realimentado. O conhecimento do vetor dos pesos normalizados α na modelagem fuzzy T-S da planta, que no caso depende de parâmetros incertos e não linearidades da planta, não é necessário na implementação da lei de controle chaveada proposta. O otimizador não derivativo, que é um tipo de controle extremal, é usado para buscar o máximo ou mínimo de uma função. Foi realizada uma revisão de seu funcionamento, e como exemplo de sua operação, ele foi utilizado para ser o Rastreador do Ponto de Máxima Potência (MPPT) na simulação de um sistema fotovoltaico. Outros tipos de controle por busca extremal também são brevemente descritos. A representação exata dos sistemas não lineares incertos e/ou com não linearidades é feita exatamente por modelos fuzzy T-S incertos, que possuem funções de pertinência incertas e modelos locais conhecidos. Mas, como a representação do sistema através de combinação convexa obtida é válida apenas em uma região do espaço de estados, não há garantias de que o vetor de estado do sistema permaneça nessa região. O procedimento de projeto se inicia com a inclusão de LMIs que garantam a permanência das trajetórias do sistema em uma região de operação especificada, dada uma região de condições iniciais, em três teoremas diferentes disponíveis na literatura que até então garantiam a estabilidade assintótica global do ponto de equilíbrio x = 0 do sistema fuzzy T-S. Além disso, são adicionadas LMIs que garantam uma taxa de decaimento mínima (tempo de resposta), bem como uma restrição no sinal de controle. Foram comparadas as regiões de factibilidade destes três teoremas adaptados e escolhido o que apresenta a maior região factível, para obter os ganhos do controlador. Os parâmetros do otimizador não derivativo foram então definidos e ajustados. Foram realizadas simulações numéricas para um pêndulo invertido, contendo incerteza na massa do carrinho, em quatro cenários possíveis. Em todos os casos o sistema foi controlado e se manteve dentro da região de operação especificada. As condições de projeto para os controladores chaveados utilizando otimizadores não derivativos propostos, nos casos estudados, apresentaram áreas factíveis maiores do que as obtidas para o projeto de uma classe de controladores chaveados disponível na literatura. Este fato ilustra o principal resultado desta tese, que é a relaxação das condições para o projeto de controladores chaveados utilizando otimizadores não derivativos, mitigando no projeto a influência das incertezas na matriz de entrada B(α) da planta, representada através de modelos fuzzy T-S.
- ItemConstrução de significados matemáticos em experiências computacionais educativas construcionistas orientadas pelos pensamentos reflexivo e computacional(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-04-15) Barbosa, Luciana Leal da Silva; Maltempi, Marcus Vinicius; Fino, Carlos Nogueira; Ferreira, Fernando Ilídio Silva; Valente, José Armando; Notare, Márcia RodriguesNesta pesquisa temos como objetivo compreender como pode acontecer a construção de significados matemáticos quando o aprendiz parte de ideias matemáticas intuitivas, sugeridas enquanto está engajado em suas experiências computacionais educativas construcionistas (ExCEC), e busca transformá-las em conceitos matemáticos formais relacionados a essas ideias. Optamos pela metodologia qualitativa de pesquisa para produzir dados junto a uma turma de crianças com idades de 9 a 12 anos que frequentavam a Ong. Empreendedor Mirim, localizada na cidade de Birigui (SP). A pesquisa de campo foi desenvolvida num ambiente naturalístico em que crianças e professora-pesquisadora interagiram entre si e com seu meio, agindo e refletindo sobre o resultado de suas ações com liberdade de ação e de pensamento. Neste contexto, decidimos pela abordagem metodológica Design Based Research (DBR) para a construção do design da pesquisa, com o objetivo de pensar e selecionar os procedimentos metodológicos mais adequados ao alcance de nossos objetivos. Nos dados produzidos procuramos por evidências que nos ajudassem a responder a seguinte questão: Como os pensamentos reflexivo e computacional influenciam a construção de significados matemáticos que partem de ideias intuitivas, durante experiências computacionais educativas construcionistas (ExCEC)? Para tanto, construímos as ExCEC considerando os projetos de programação desenvolvidos no Scratch pelas crianças como uma unidade de investigação, contemplando os sujeitos participantes, os programas e/ou dispositivos robóticos construídos, os vídeos com as gravações dos encontros e os registros escritos pela professora e pelas crianças em seus diários de campo. Cada ExCEC foi apresentada através de histórias de aprendizagem que narram os fatos e acontecimentos contextualizando-os em um enredo que tenta aproximar o leitor das experiências vividas pelos sujeitos participantes. As ExCEC construídas foram analisadas à luz dos pressupostos teóricos do Construcionismo e do Pensamento Computacional de Seymour Papert e da Filosofia da Experiência de John Dewey. Suas teorias foram alvos de investigações e reflexões profundas resultando na construção da Seção 4 desta tese, que tece diálogos e correspondências entre as ideias desses autores. A partir da inquirição sobre as experiências, e sendo norteados por nossa pergunta de pesquisa, construímos um modelo customizado de análise dos dados, o Modelo Movimento Matemático-PC (MM-PC), o qual tem como objetivo mapear o processo de transformação que ideias matemáticas e computacionais intuitivas, construídas pela própria criança, sofrem rumo à formalização dessas ideias. O modelo MM-PC construído corrobora as ideias de intuição de Papert e de sugestão de Dewey, contribuindo para sistematizar o processo de transformação que a compreensão sobre um determinado conceito pode sofrer enquanto é construído pelo próprio aprendiz. Os resultados alcançados evidenciam que teoria e prática se coadunam num processo de aprendizagem matemática construcionista e pela experiência, desenvolvido através de uma ExCEC, a qual é orientada e motivada por um propósito do aprendiz que age e reflete sobre suas ações. Além disso, evidenciamos que a definição de pensamento computacional contempla a propriedade da modelagem dinâmica e que uma ExCEC sofre intervenções da mediação questionadora da professora, e é orientada pelo pensamento reflexivo computacional das crianças para a compreensão e resolução das situações problemáticas que permeiam sua experiência.
- ItemControle chaveado de sistemas Fuzzy T-S com incertezas paramétricas e atraso no tempo(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-11-11) Pereira, Gustavo Jorge; Teixeira, Marcelo Carvalho Minhoto; Cardim, Rodrigo; Faria, Flavio Andrade; Gadotti, Marta Cilene; Souza, Wallysonn Alves deNesta tese são propostas condições que garantem a estabilidade de uma classe de sistemas não lineares com incertezas paramétricas e atraso no tempo, com a especificação da taxa de decaimento e utilizando um controle chaveado. Os projetos dos controladores são realizados com base no modelo fuzzy Takagi-Sugeno (T-S) com representação exata do sistema não linear com atraso no tempo. Novos teoremas são propostos com condições baseadas em desigualdades matriciais lineares (do inglês Linear Matrix Inequalities - LMIs) e funcional de Lyapunov-Krasovskii (L-K) com intuito de obter vários ganhos para o controlador. O controlador chaveado, em um certo instante de tempo, é formado por um único ganho, escolhido entre um conjunto de ganhos previamente projetados, que é determinado pela lei de chaveamento. Essa lei retorna o menor valor da derivada temporal do funcional de L-K. Os controladores chaveados apresentam um desempenho melhor ou igual, quando comparados com o controlador de ganho único na realimentação do vetor de estado, e as LMIs utilizadas para determinar os ganhos do controle chaveado são mais relaxadas do que as LMIs que determinam o ganho único, pois proporcionam áreas factíveis maiores ou iguais. Para verificar a eficácia da metodologia proposta, nesta tese são apresentadas simulações numéricas abordando projetos de controladores chaveados e de ganho único para modelos fuzzy T-S com atraso no tempo e parâmetros incertos, incluindo por exemplo um sistema Truck-Trailer.
- ItemControle cooperativo de conversores distribuídos para aprimoramento da qualidade de energia elétrica em microrredes isoladas(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022) Rodrigues, Diego Tardivo; Paredes, Helmo Kelis Morales; Pomílio, José Antenor; Alonso, Augusto Matheus dos Santos; Amasifen, Juan Carlos Cebrian; Gonçalves, Alessandro Serrão GonçalvesMicrorredes trifásicas a 4-fios apresentam grandes desafios de operação uma vez que podem se tornar desbalanceadas, com a presença de componentes de sequência negativa e zero na tensão e na corrente. Quando estas microrredes operam de forma isolada, os desequilíbrios bem como a distorções harmônicas produzidas por cargas não lineares e desbalanceadas podem afetar a qualidade da energia e a estabilidade de operação do sistema. Adicionalmente, evitar uma possível sobrecarga de uma unidade geradora, proporcionado pela distribuição de cargas na microrrede bem como diferentes impedâncias de linha entre barramentos, tem sido atualmente um desafio. Logo a presente tese propõe contribuições focadas no compartilhamento de potência ativa, reativa, harmônicos e desequilíbrios em uma microrrede (MR) trifásica a 4-fios quando operada em modo ilhado. Os controladores são desenvolvidos para compartilhar vproporcionalmente essas potências entre as unidades de geração distribuída (GD), com base no algoritmo consensus agindo de modo distribuído e utilizando o conceito de impedância virtual. Isto deve evitar sobrecarregar as unidades de GD uma vez que o sistema de controle deve garantir um compartilhamento adequado destas potências entre os GDs da MR. Em primeiro momento o trabalho apresenta uma estratégia para o compartilhamento de potências (ativa, reativa, harmônica e desbalanço) na MR, fazendo uso da CPT (do inglês Conservative Power Theory) no domínio das componentes simétricas generalizadas, bem como do algoritmo consensus para geração de impedâncias virtuais. Com esta técnica foi possível obter o desacoplamento dos efeitos das componentes de sequência negativa e zero no compartilhamento da potência de desbalanço o que é demonstrado por meio de uma análise comparativa com a metodologia encontrada na literatura, a qual faz uso da CPT. Na sequência é proposto um novo sistema de controle com foco no compartilhamento de corrente eficaz por fase ao invés do compartilhamento de potências. Este sistema é baseado também no algoritmo de consensus para equalizar o valor eficaz da corrente entre as fases dos GDs na MR isolada a 4-fios contendo cargas desequilibradas e não-lineares. Para fazer isto é utilizado um controle de droop por fase para regular a magnitude da tensão, e o compartilhamento da corrente harmônica é realizado utilizando o conceito de impedância virtual. Adicionalmente o controle proposto garante regulação de tensão, fazendo com que a MR opere no seu valor nominal de tensão. O algoritmo consensus além de propiciar compartilhamento do valor eficaz da corrente, também proporciona o compartilhamento igualitário do valor eficaz da corrente harmônica entre cada fase de cada GD que compõe a MR, bem como garante que a distorção harmônica da tensão no PAC de cada GD permaneça dentro dos limites definidos pelas normas. Resultados de simulações demonstram o funcionamento e a efetividade da estratégia de controle proposta. Por fim é apresentada uma nova proposta (usando o mesmo cenário do sistema estudado no início do trabalho), para que o compartilhamento das potências (ativa, reativa, harmônica e desbalanço) seja realizada por GD monofásicos e trifásicos da MR. Neste caso o droop foi alterado para regular a tensão por fase, bem como o algoritmo consensus e as impedâncias virtuais que também foram ajustadas por fase. Com isso, foi possível que geradores monofásicos ao serem inseridos na MR trifásica de 4-fios possam também compartilhar suas potências, ajudando na operação da MR.
- ItemDesenvolvimento de um dinamômetro biomédico ergonômico com comunicação com dispositivos móveis(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-05-12) Paulo, Danilo Pazian; Carvalho, Aparecido Augusto de; Sanches, Marcelo Augusto Assunção; Ribeiro, Alexandre Alves de LimaDinamômetros biomédicos são equipamentos utilizados para medir forças exercidas pelas mãos. Com o uso deste tipo de equipamento, é possível realizar avaliações biomecânicas das mãos de pacientes que após cirurgias, acidentes ou patologias osteomioarticulares, tiveram redução na sua capacidade de exercer forças com as mãos. O objetivo deste trabalho foi a implementação de um dinamômetro biomédico ergonômico, de fácil utilização, com capacidade de comunicação com diferentes tipos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O projeto realizado se constitui no aprimoramento de duas versões anteriores de dinamômetros implementadas no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Engenharia Biomédica da UNESP – Campus de Ilha Solteira. Testes em voluntários utilizando o dinamômetro desenvolvido e um dinamômetro comercial da marca SAEHAN, e posterior análise estatística dos dados revelam uma excelente confiabilidade intra-examinador para o dinamômetro desenvolvido, com coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,95 entre os diferentes grupos analisados, e de 0,98 para o dinamômetro SAEHAN. A análise estatística revela também uma excelente confiabilidade concorrente para as medidas realizadas pelo dinamômetro desenvolvido em relação às do dinamômetro SAEHAN, sendo de 0,93 para mãos dominantes e 0,92 para mãos não dominantes. Assim, o dinamômetro desenvolvido é confiável, válido e comparável com o dinamômetro SAEHAN quando adotados os mesmos procedimentos de exame de preensão palmar.
- ItemDivisão do trabalho inovador: análise do papel do Estado na perspectiva dos organismos de apoio de Birigui-SP(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015-06-11) Cerizza, Andréia de Alcantara; Paulino, Luís Antônio; Cordeiro, Marcos; Camargo, José Marangoni; Le Bourlegat, Cleonice Alexandre; Silva, MauriO objetivo central da tese foi analisar como a localidade, por meio de seus organismos de apoio e governança, conceitua a inovação, sua realização nos setores produtivos e as dificuldades para promovê-la, bem como vislumbra e se apropria das políticas de inovação do Estado, a partir das interações institucionais existentes no território. Dentre os objetivos específicos, procurou-se: (a) desenvolver um estudo sobre inovação e interações institucionais; (b) elencar as principais políticas públicas de inovação no Brasil entre 2004 e 2014 e os instrumentos de apoio financeiro, técnico e gerencial à inovação vigentes; (c) descrever sobre a formação do Arranjo Produtivo Local calçadista – APL de Birigui; (d) elencar os organismos de apoio no setor calçadista (APL) e em outros setores produtivos de Birigui - SP; (e) analisar como os organismos de apoio e governança percebem a inovação, a atuação do Estado na questão de políticas públicas de inovação e a existência de interação entre o local e as institucionalidades federais. Adotou-se como hipótese a ideia de que a localidade, pelos seus organismos de apoio, não possui um vínculo consistente com as institucionalidades federais que promovem e apoiam a inovação, numa perspectiva sistêmica, pela falta de comunicação eficiente e eficaz entre o Estado e o local, de forma a efetivar as políticas de inovação na localidade.
- ItemEmprego de topologia boost semicontrolada para mitigação do conteúdo harmônico de corrente em conversores de 12 pulsos(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-01-21) Pelicer Junior, João Carlos; Falcondes , José Mendes de Seixas; Paschoareli Junior, Dionizio; Souza, Julio Borges de; Brito, Moacyr Aureliano Gomes; Oliveira, Priscila da SilvaOs conversores multipulsos têm sido muito utilizados para a melhoria da qualidade de energia elétrica em sistemas de retificação trifásicos. O principal motivo para tal afirmação é a robustez apresentada por esses conversores, aliada às características intrínsecas da estrutura, que resulta no cancelamento natural de certas componentes de corrente na rede, devido ao defasamento angular provocado pela ação do transformador ou autotransformador utilizado. O que se propõe nesse trabalho é a substituição de cada ponte retificadora a diodos, presente no conversor de 12 pulsos, por uma topologia retificadora trifásica semicontrolada, baseada no conversor boost operando no modo de condução descontínuo (MCD), de modo que, seja possível reduzir de maneira significativa a DHT i (Distorção Harmônica Total de corrente), bem como, incorporar os volumosos transformadores de interfase (IPTs) aos indutores boost de alta frequência, resultando na redução de peso e volume. Foram confeccionadas duas versões do conversor de 12 pulsos com retificadores semicontrolados, uma utilizando transformador isolador e a outra um autotransformador. O que se verificou para ambas as configurações é que a estrutura apresenta um reduzido conteúdo harmônico de corrente se comparado ao conversor tradicional e que, ao se operar no modo de condução descontínuo, faz-se possível o emprego de uma lógica de controle simples, possibilitando assim empregar somente uma malha de tensão, e reduzir significativamente a DHT i do conversor.
- ItemEstratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-10-11) Mendonça, Aline Graciele; Pirola, Nelson Antônio; Boruchovitch, Evely; Acioly-Régnier, Nadja Maria; Dias, Josete Leal; Caetano, Richael SilvaAs estratégias de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos, possibilitando a autorregulação do processo de aprendizagem, envolvendo aspectos cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivos e comportamentais, podendo a falta de seu uso estar relacionada com a evasão escolar em cursos de Licenciatura em Matemática, uma vez que muitos evadem por dificuldades de aprendizagem. Assim, esta pesquisa tem como pergunta de investigação: em que medida a evasão escolar pode estar relacionada com as estratégias de aprendizagem de licenciandos em Matemática de um Instituto Federal de Educação? A partir dessa problemática, o objetivo geral é identificar e analisar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos licenciandos em Matemática, matriculados e evadidos de um Instituto Federal de Educação, e relacionar esses resultados com a evasão escolar. Pauta-se em uma abordagem que utiliza métodos quantitativos e qualitativos, ou seja, de tipo misto, em que os dados são analisados dialeticamente, a partir das seguintes etapas: 1ª etapa – estudo teórico bibliográfico e documental, que envolveu pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e buscas nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) e nos documentos oficiais da instituição pesquisada; 2ª e 3ª etapa – construção e aplicação dos instrumentos de pesquisa: dois questionários de caracterização (alunos matriculados e evadidos) e Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários Licenciandos em Matemática (EEA-ULM), adaptada para a área da Matemática a partir da Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), de Santos e Boruchovitch (2013, 2020); 4ª etapa – realização de um minicurso, com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre as estratégias de aprendizagem de alunos ingressantes de um dos câmpus participantes, a partir das respostas deles na escala EEAULM. Participaram desta pesquisa 267 alunos pertencentes a 13 câmpus que possuíam curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal do Estado de São Paulo; desses, 83 são alunos que já evadiram dos cursos de Licenciatura em Matemática e 184 eram alunos matriculados quando participaram desta pesquisa; dentre esses matriculados, participaram da 4ª etapa cinco alunos ingressantes de um dos câmpus. Como resultados principais, tem-se que: a) as análises dos PPC e dos documentos oficiais possibilitaram um diagnóstico da instituição, indicando a necessidade de reflexões e ações para promoção das estratégias de aprendizagem e a diminuição da evasão escolar; b) a validação inicial da EEA-ULM apresentou alta confiabilidade interna, com alfa de Cronbach da escala total em 0,896 e resultados superiores na análise fatorial, em comparação com a EEA-U; c) os motivos de evasão dos alunos participantes são variados e neste estudo foram divididos em dois grupos, um grupo dos alunos que evadiram por dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação para aprender Matemática (Grupo 1 A) e o outro grupo dos alunos que evadiram por motivos diversos (Grupo 1 B); além dos grupos 1 A e 1 B, os alunos matriculados foram nomeados de Grupo 2 e seus dados analisados em comparação com os demais grupos; d) as relações entre evasão escolar e as estratégias de aprendizagem são evidenciadas em alunos que evadem por motivos de dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação escolar (Grupo 1 A), apontando que, para esses alunos, a não utilização de estratégias, tanto para aprender quanto para motivar-se, ou a utilização apenas de estratégias de aprendizagem do tipo cognitivas de ensaio ou elaboração simples contribuiu na desistência do curso. Assim, sugere-se que as instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Matemática desenvolvam projetos de intervenção voltados à promoção das estratégias de aprendizagem enquanto ação para diminuição da evasão.