Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
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- ItemEstudo sobre interfaces de ensino superior à distância e usuários com transtornos funcionais específicos(IFSP, 2021-02-18) Peres, Sandyara Beatriz Doro; Paz, Nelson da SilvaEste trabalho tem o objetivo evidenciar qual o efeito no aprendizado de discentes que possuem Transtornos Funcionais Específicos quando da disposição de interfaces gráficas em plataformas digitais que fornecem ensino superior à distância. Hoje, os usuários desse perfil possuem dificuldades que comprometem o aprendizado, podendo ser estas – ou a combinação destas – os transtornos de leitura, da expressão escrita, da matemática e por fim o déficit de atenção com ou sem hiperatividade. Estas dificuldades têm por característica disfunções nas duas áreas do lobo frontal cerebral, isto é, tanto no córtex motor quanto no córtex pré-frontal. Para descobrir a relação entre o transtorno e experiência do usuário, é realizada uma pesquisa de campo para o levantamento de discentes que se enquadram nessas características e já tenham tido contato com alguma plataforma de ensino a fim de entrevistá-los e entender suas dificuldades durante sua usabilidade, listando as dificuldades em comum bem como mostrando os problemas sem divulgar o nome das plataformas em questão. Como conclusão espera-se apresentar relatórios que evidenciam que a maneira a qual as interfaces são construídas pode sim interferir no aprendizado desses usuários.
- ItemEtnomatemática nos livros didáticos do 6º ano : as quatro operações aritméticas fundamentais(IFSP, 2023-05-25) Costa, Natália Serra da; Silva, Mário Barbosa da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia daO presente trabalho tem o propósito de investigar como o livro didático de matemática aborda o componente curricular das quatro operações fundamentais sob a ótica da Etnomatemática dentro da fase de transição entre o professor polivalente e os professores específicos que ocorre no 6º Ano. As discussões referentes a essa metodologia vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com os trabalhos do Professor Doutor Ubiratan D’Ambrósio, porém há muitos profissionais de matemática que ainda não tiveram o acesso a essa informação, por isso, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa de campo de cunho documental e bibliográfico reunindo referências a partir de pesquisas de campo para responder como a presença dessa metodologia pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem em matemática, expondo vantagens em abranger aspectos culturais existentes no território nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde existe uma grande interação do concreto com o abstrato. Dessa forma, a interatividade entre distintas experiências seria utilizada para a compreensão e respeito aos valores individuais/sociais dos grupos culturais para que se torne cotidiano, aumento e recuperação da autoestima em relação aos saberes e fazeres dos educandos e transformando-os em protagonistas da construção do próprio conhecimento. Portanto ao analisar o Currículo Paulista e o Aprender Sempre, não encontramos situações de aprendizagem e habilidades da BNCC relacionadas a etnomatemática e as operações fundamentais; verificamos que o conhecimento do professor em Resolução de Problemas e Etnomatemática é essencial para o ensino-aprendizagem e ampliação do conteúdo previsto no Livro Didático.
- ItemExplorando a mineração de dados em análise de vendas: Uma abordagem com K-means e apriori(IFSP, 2023-12-08) Santos, Breno; Pontes, Guilherme; Cortez, Luiz Gustavo Leal; Costa, Rodrigo Rebelo da; Gomes, Eduardo HenriqueEste projeto aborda a aplicação de técnicas avançadas de análise de dados no contexto de vendas, destacando a implementação dos algoritmos Apriori para descoberta de regras de associações e o algoritmo K-Means para segmentação de clientes através de clusterização. Utilizando uma abordagem baseada em aprendizado de máquina, o sistema proporciona insights valiosos para gestores ao revelar padrões de compra, relações entre produtos e clusters de clientes. A padronização efetiva dos dados emerge como fator crucial, permitindo não apenas a aplicação de algoritmos, mas também proporcionando uma visão sólida e abrangente. O projeto resulta em um dashboard intuitivo e personalizável que se destaca por sua capacidade de apresentar informações cruciais de maneira clara e acessível.
- ItemFound.Me: aplicação para compartilhamento de informações sobre pessoas desaparecidas(IFSP, 2022-01-12) Barbosa, Brenno Bezerra; Natalo, Diego Pereira Gonzalez; Quintairos, Matilde PerezEste trabalho acompanha o desenvolvimento da ferramenta FOUND.ME, a qual é uma aplicação web para o compartilhamento de informações sobre pessoas desaparecidas e que possui como principal objetivo auxiliar nas buscas pelas mesmas. Foram utilizadas tecnologias altamente presentes no mercado como o React.js e o Node.js aliados a conceitos teóricos como experiência do usuário e design thinking, buscando sempre tornar o fluxo de trabalho o mais simples, intuitivo e confortável possível para os usuários.
- ItemGEOWAR: uma proposta didática para o ensino de geometria(IFSP, 2021-11-27) Santos, Raphael Felipe dos; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Sallum Neto, Farid; Campos, Ayumi Kato deEste projeto tem como proposta o desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de Geometria, mais especificamente o ensino do cálculo de área de figuras planas. Trata-se de um jogo de cartas desenvolvido durante o tempo do autor como residente do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Itapetininga. O objetivo da proposta é facilitar o ensino do cálculo de áreas de figuras planas, tornando o tema mais atrativo para os alunos e apresentar ao professor uma alternativa para o ensino de geometria. Além de mostrar o desenvolvimento do jogo, é apresentada uma sequência didática com a explanação das aulas para a aplicação do Geowar.
- ItemHunterest: uma proposta de software para auxílio em refeições externas(IFSP, 2021) Peleje, Gustavo Moreira; Thomé, Jader; Rossignolli, Júlio César Monteiro; Ferreira, Regivaldo SousaCompreendendo o papel da tecnologia como o de viabilizar e de facilitar a vida do cidadão na sociedade. Ferramentas que lhes garantam qualidade de vida, bons serviços, boas experiências, comodidade são extremamente bem vindas. Neste trabalho, propusemos a utilização de uma ferramenta desenvolvida por nós no decorrer desses 2 últimos anos, no objetivo de possibilitar aos clientes, uma experiência completa dentro da busca por melhores ambientes gastronômicos disponíveis no mercado. Trata-se do Hunterest, um serviço de busca e de sugestão de restaurantes que permite pré-definir seu destino, antes mesmo de sair de casa, baseando-se em características pré-determinadas, com base no gosto individual por ambientes para se estar, melhores preços, melhores cardápios, etc.
- ItemIdentificação de manifestações de clientes de instituições bancárias em redes sociais utilizando inteligência artificial(IFSP, 2021-12-04) Araújo, Iago Vitor; Santos, Victor Moreira dos; Silva, Vinicius Augusto da; Teixeira, Fabio; Ferreira, Regivaldo Sousa; Xavier, Rogério Aparecido CampanariObjetivo: Identificar automaticamente o relato da experiência de Clientes com produtos de instituições bancárias no Twitter por meio da aplicação de técnicas de Inteligência Artificial. Métodos: Foram classificados manualmente 4.374 tweets relacionados a produtos oferecidos por bancos e respectivas manifestações negativas de clientes. Estes tweets foram utilizados para o treinamento de um classificador baseado em cálculos probabilísticos. Um grafo com os resultados da classificação e conexões oriundas da rede social foi construído e apresentado por meio de um sítio eletrônico. Resultados: A classificação final da base de textos pelo classificador atingiu 70% de precisão, 67% para revocação e 69% no F-measure. Conclusão: As técnicas de Inteligência Artificial relacionadas ao reconhecimento de entidades em redes sociais apresentadas neste artigo são promissoras e alcançaram níveis de precisão e revocação satisfatórios, no ponto de vista que as postagens passam despercebidas e não agregam valor aos serviços prestados pelas instituições bancárias.
- ItemImplementação de um algoritmo para despolarização de notícias utilizando o IBM Watson(IFSP, 2021-06-22) Bonin, Gabriel Matallo; Veronese, Thalita BiazzuzEste trabalho de conclusão de curso consiste na implementação de um algoritmo para despolarização de notícias utilizando o sistema cognitivo IBM Watson. A partir de uma notícia fornecida pelo usuário, o algoritmo extrai metadados, e a partir deles realiza buscas por notícias sobre o mesmo assunto em sites jornalísticos previamente selecionados. A análise de sentimentos do texto de entrada e dos textos obtidos nessa busca é utilizada para apresentar diferentes perspectivas sobre a mesma notícia, na tentativa de despolarizar o tema principal. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a prevenção e a mitigação do problema da disseminação de notícias falsas, incentivando a formação crítica dos leitores.
- ItemImplementação dos níveis de desenvolvimento (LOD) integrados com a tabela SINAPI(IFSP, 2022-12-03) Paixão, Vitória Bossa; Correa, Ricardo Henrique AlvesNa modelagem BIM (Building Information Modeling) é necessário determinar em qual LOD (Level of Development - Nível de Desenvolvimento) cada elemento é representado. Tal definição gera um modelo com informações objetivas, claras e precisas. Com a expansão da metodologia BIM, percebeu-se que o processo de orçamentação é prejudicado pela omissão de informações. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os níveis LOD para representação de elementos de um projeto, considerando a integração com o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). Para a análise, foi criada uma Tabela de Elementosdo Modelo para classificar cada componente do projeto e com a realização de tentativas de modelagem com cada nível LOD no software Autodesk Revit® até atingir condições para a implementação do código SINAPI. Foi possível observar que os elementos integrados com dados do SINAPI devem ser modelados no LOD 300, já indicado por algumas diretrizes. Entretanto, observou-se que o SINAPI considera critérios de quantificação diferentes em relação ao software Autodesk Revit®, dificultando a incorporação do SINAPI nos modelos BIM. Esse obstáculo foi constatado nos materiais chapisco e emboço, sendo necessário analisar se existia ou não presença de vãos nas paredes e, a partir disso, foram sugeridas soluções para os critérios de quantificação dos materiais que apresentaram dificuldade na integração do LOD com o SINAPI.
- ItemInclusão de alunos com autismo nas aulas de matemática(IFSP, 2023-05-11) Costa, Marcos Júnior da; Oliveira, Estela Mara de; Silva, Rilda Simone Maia da; Oliveira, Francisco deO presente trabalho tem como objetivo investigar, através de uma pesquisa qualitativa, a inclusão de alunos com TEA em aulas de matemática fazendo o uso de suas principais características e singularidades. Metodologicamente trata-se de uma análise documental e observação participante sobre a Inclusão de alunos com Autismo nas aulas de Matemática. Para tal pesquisa, foram utilizados artigos de revistas e jornais científicos, publicações divulgadas em diários do governo brasileiro por meio eletrônico, através de buscas em bases de dados na internet concernente à Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Wef of Science, Periódicos Capes. Com uma prática adequada do ensino e aprendizagem de forma inclusiva, acaba sendo possível melhorar o funcionamento mental de nível superior do autismo e identificando oportunidades e necessidades educacionais e, assim, sistematizando informações. Entende -se que essas práticas requerem o uso de recursos promotores de aprendizagem de forma as percepções e ensinamentos que são direcionados aos alunos. O pensamento participativo, reforçado pelo uso de tecnologias e materiais concretos, pode estimular a redefinição da didática e criar oportunidades de aprendizagem para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de matemática, proporcionando estratégias de ensino e aprendizagem para esses alunos.
- ItemInfluência da variação do ângulo de saída da ferramenta no processo de usinagem de uma liga de alumínio sem lubri-refrigeração(IFSP, 2022-12-14) Boura, Henrique Brandão; Oliveira, Wlademir Reginaldo de; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti; Hansted, Felipe Augusto SantiagoO processo de torneamento é um dos processos de usinagem mais adotados no mundo, e consiste na obtenção de peças com o perfil de revolução. Atualmente a indústria busca alternativas mais econômicas e eficientes para maximizar a produção enquanto mantém um alto padrão de qualidade com menor gasto de recursos. O conhecimento acerca das características de usinabilidade de um determinado material permite que uma melhor estratégia de produção seja elaborada, aumentando assim a eficiência do processo para diversos materiais, como o alumínio. A geometria de uma ferramenta de corte impacta na qualidade do processo, e um desses componentes em particular está diretamente relacionado ao sistema de formação de cavacos–o ângulo de saída. O projeto aqui apresentado é um comparativo direto entre ferramentas de aço rápido cuja única diferença é o ângulo de saída, variando de 20º negativos até 20º positivos, em incrementos de 10º.Ao final desse experimento ficou comprovado que uma ferramenta de -20º apresenta melhor consumo de potência e menor acúmulo de aresta postiça ao passo que uma ferramenta de 0º consegue fornecer um melhor acabamento superficial.
- ItemInfluência do ângulo de inclinação dos painéis fotovoltaicos na geração de energia elétrica(IFSP, 2023-12-07) Vaz, Diego Rochel; Herrera, Cristhiano da Costa; Carvalho, Fabio de Oliveira; Varasquim, Francisco Mateus Faria de AlmeidaA energia solar é uma forma de energia renovável que vem sendo utilizada atualmente, mas que ainda possui margem para melhorar a eficiência na transformação da energia solar em energia elétrica. Um dos parâmetros importantes na eficiência dos sistemas fotovoltaicos é o ângulo de inclinação de um painel solar. Este trabalho tem o objetivo de gerar uma análise observando a geração de energia elétrica em um painel solar nos ângulos de inclinação de 0°, 23,6° e 50°. Os ensaios foram realizados em novembro com auxílio de dois multímetros responsáveis por registrar variações de corrente e tensão conforme o módulo variava sua angulação, os resultados apresentados apontam que o ângulo de 50° e 23,6° são mais eficientes na geração de energia elétrica do que o ângulo de 0° para os horários ensaiados. Com a realização dos testes, outra constatação foi que as nuvens têm impacto significativo na quantidade de energia elétrica gerada pelo painel e o tipo de radiação que incide sobre a placa também apresenta efeitos sobre a geração de energia elétrica.
- ItemInformática na gestão de agricultura familiar: gestão de serviços, produtos, insumos e finanças para pequenos produtores rurais(IFSP, 2022-12-12) Santana, Beatriz Oliveira de; Gabriel, Wellinson Caio; Gobbi Primo, Andre Luis; Prando, Eduardo de Pieri; Gobbi Primo, Andre LuisO presente projeto tem como objetivo desenvolver uma aplicação web e um aplicativo mobile para auxiliar os proprietários de agronegócios familiares a gerenciar de forma mais eficaz suas empresas e promover mais tecnologia para pequenos produtores que enfrentam dificuldades na gestão de seus negócios. O sistema será composto por um módulo financeiro para controlar entradas e saídas de dinheiro e o custo de produção de suas plantações, para que seja possível saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo e assim auxiliar na tomada de decisões, e um módulo para organizar as rotinas de trabalho da propriedade, para que se tenha um histórico de todos os processos realizados, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos, evitar desperdício de insumos e aumentar a lucratividade.
- ItemInstrumento de medição que auxilia em ações preventivas na evasão do curso de Licenciatura em Matemática(IFSP, 2023) Gomes, Leonildo Freitas; Esteves, Anderson Alves; Silva, Afrâncio Tenório da; Telles, Priscila Moreira CorrêaO ensino superior é importante na vida das pessoas por muitas razões; em primeiro lugar, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades especializados em uma determinada área, o que pode ajudar a se destacarem em sua profissão ou a obterem empregos mais bem remunerados e com maior potencial de crescimento. Além de desenvolver o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, contribuindo para a emancipação e a ascensão social. Quando um estudante desiste, evade de um curso superior, ele potencialmente compromete seu futuro. É trabalho de todos, principalmente da instituição de ensino, criar ações preventivas que contribuam para a permanência dos alunos. O IFSP campus Itaquaquecetuba é uma Instituição de Ensino Superior pública; no processo de observação do curso de Licenciatura em Matemática, foi constatada a quantidade de lugares vagos em cada sala, devido à evasão. A fim de contribuir com a mitigação deste índice, esse trabalho tem por objetivo elaborar um instrumento de diagnóstico que estipule a probabilidade de evasão de um discente com base em suas características e bagagem pessoal. Esse instrumento teve como base teórica as obras A Reprodução e Escritos de Educação de Pierre Bourdieu, junto à revisão sistemática que compilaram os tipos e causas de evasão com base nas características dos estudantes e da instituição. Foram coletados os dados dos estudantes via questionário, e esses dados foram utilizados para a constituição do perfil de cada um; para isso, foi utilizado a similaridade de Jaccard por meio da linguagem de programação, o que possibilitou encontrar a intersecção, o ponto em comum entre os estudantes e desenvolver um perfil de evasor. Quando uma nova turma ingressar, tornou-se possível comparar e notar o perfil de cada calouro com o perfil do evasor dos anos anteriores e, assim, sendo possível efetuar ações preventivas contra a evasão.
- ItemInteligência artificial para a farmacovigilância em postagens no twitter relacionadas a antidepressivos(IFSP, 2021-12-04) Paixão, Beatriz Silva; Gregorato, Katheleen Cristine; Teixeira, Fabio; Ferruzzi, Adriano José; Azevedo Neto, José Osório de OliveiraO período de isolamento social teve diversos resultados, como, por exemplo, o impacto psicológico, fazendo com que grande parte da população consumisse antidepressivos e o aumento no uso de redes sociais, tornando-as valiosas fontes de dados. Objetivo: Construção de uma solução computacional que identifique automaticamente relatos de efeitos adversos relacionados a antidepressivos postados na rede social Twitter. Método: Criação de uma base de dados com 9.571 mil postagens coletadas da rede social. Utilização de técnicas de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, reconhecimento de entidades nomeadas e grafos para demonstração dos resultados. Resultados: O reconhecimento de entidades nomeadas alcançou valores de f-score superiores a 0,58. Uma aplicação web foi construída para demonstrar as conexões entre usuários e relatos de efeitos adversos. Conclusão: A rede social mostrou-se uma fonte de dados poderosa para efeitos de farmacovigilância, pois o modelo de classificador apresentou resultados satisfatórios e promissores.
- ItemInteração entre crianças e inteligência artificial: um estudo a partir de testes com a alexa(IFSP, 2022-12-13) Ozaki Junior, Roberto Akira; Rodas, Cecilio Merlotti; Rodas, Cecilio MerlottiA inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que estuda o pensamento computacional, possibilitando que uma máquina possa pensar, formular hipóteses, resolver problemas semelhante a um ser humano. Essa tecnologia foi desenvolvida com base no cérebro humano, Deep Learning, composta por neurônios que são interligados entre si, formando uma rede neural artificial. Essa rede recebe um grande fluxo de dados, e a partir deles ela começa a identificar padrões e a tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. Assim como o processo de desenvolvimento humano, a criança, desde sua formação no ventre, começa a buscar a aprender, por meio dos estímulos externos, como o mundo funciona. E, na busca por entender o princípio do conhecimento, Jean Piaget desenvolveu a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo, explicando em que cada fase da vida é possível aprender algo novo, estruturando sua teoria partindo do nascimento até o final da vida. Este trabalho tem como objetivo incentivar e monitorar os alunos a interagirem com a inteligência artificial, para que se possa identificar quais foram os desafios encontrados por crianças ao lidarem com a inteligência artificial. A interação durou cerca cinco minutos, individualmente, para que não sofressem influência, e foi todo o tempo acompanhada para que não houvesse uma interação mal intencionada e para que caso a criança precisasse de ajuda, o pesquisador estaria ali para auxiliar. Após a interação, a criança respondeu o questionário contendo 12 questões, sobre a interação da criança e seu conhecimento prévio sobre inteligência artificial.
- ItemIpkiss: Inteligência Artificial para monitoramento do uso de máscaras de proteção(IFSP, 2021-01-21) Pereira Junior, Alexandre; Teixeira, FabioDevido ao crescimento de casos de COVID-19 no ano de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orientou a utilização de máscaras com o intuito de diminuir o contágio da doença. O Município de São Paulo tornou obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos públicos, conforme o artigo 7 do decreto 59396 deste ano. Objetivo : O projeto proposto tem como objetivo implementar uma solução computacional que permita monitorar a utilização de máscaras de proteção em ambientes públicos. Método : O sistema computacional utiliza a linguagem Python e suas bibliotecas, com destaque ao OpenCV para o tratamento de imagens e a incorporação do classificador Haar Cascade no projeto; o framework de desenvolvimento web Flask foi utilizado para criar um painel de controle auxiliando a visualização dos dados obtidos na detecção. Resultados : Foi desenvolvida uma aplicação web permitindo a detecção e armazenamento de imagens das pessoas que não estão utilizando máscaras, com baixo custo de implantação. O Classificador apresentou uma precisão, revocação e f1-score 63%, 93% e 75%, respectivamente. Conclusão : O sistema foi capaz de detectar faces que estavam sem máscara de proteção por meio da implementação do algoritmo Haar Cascade. A utilização do framework de desenvolvimento web Flask permitiu a criação do protótipo e integração dos componentes da aplicação. Os dados gerados pelo sistema foram armazenados em um banco de dados não relacional na nuvem, possibilitando a análise dos dados. Discussão : A precisão alcançada pelo algoritmo Haar Cascade utilizado neste projeto foi satisfatória, no entanto, novos experimentos serão conduzidos para explorar novas técnicas de visão computacional, como a utilização de aprendizado profundo.
- ItemJapão - Uma padaria na palma da sua mão(IFSP, 2022-01-14) Andrade, Lucas Dantonio Navarro; Hernandez , Oliver Ramos; Lima, Pedro Henrique Botelho; Rago, Cesar Augusto PascaliEm uma sociedade quase toda conectada, em que tecnologia se alia com diversos serviços na intenção de oferecer a melhor e mais prática solução para as pessoas, seja pelo advento dos novos modos de vida e de trabalho ou pela quarentena causada pela pandemia de coronavírus. Sendo assim, torna-se imprescindível explorar novos nichos a todo momento, sendo o do tradicional café da manhã, o foco deste projeto. Como objetivo principal, o presente trabalho irá propor a criação de um aplicativo prático, acessível e intuitivo, que oferecerá produtos encontrados em padarias, com a opção de agendar entregas diárias. Uma ferramenta prática e fácil de usar, com o objetivo de trazer conforto e praticidade aos usuários.
- ItemJogo sobre adição e subtração: uma visão educacional por meio da gamificação(IFSP, 2022-11-25) Borges, Filipe de Carvalho; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho descreve o processo na criação de um jogo digital educacional para o Ensino Fundamental I, com a premissa de auxiliar o ensino da Matemática em operações de adição e subtração. O jogo foi pensado durante a graduação e desenvolvido de forma funcional pela engine da Unity utilizando a linguagem de programação C#, motivado pela disciplina Informática na Educação, e posteriormente finalizado para o trabalho de conclusão do curso, moldando-o através de estudos sobre outros trabalhos nos quais são utilizados jogos como ferramentas de ensino, Objetos de Aprendizagem, Gamificação e direcionamentos dos documentos normativos da educação brasileira. Propõe-se uma sequência didática com a utilização do jogo como principal ferramenta no processo de aprendizagem, direcionando o professor que a utilizará quanto a todo o processo pelo qual deverá refletir e os caminhos a tomar para que os estudantes se mantenham engajados e a aplicação do jogo não se torne apenas outra forma de expor o conteúdo, e sim uma metodologia ativa, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.
- ItemJogos digitais no ensino da geometria plana(IFSP, 2023-11-06) Lobato, Mariana Lamboglia; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton Moreira; Rodrigues, Bianca Sabrina AguiarEste trabalho tem como objetivos compreender os benefícios dos Jogos Digitais ao ensino de Geometria para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e trazer uma proposta de Jogo Digital que contempla algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular do sexto ano. Para a construção deste trabalho foi empregada uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como base de dados Periódicos Capes. Foram selecionados artigos que abordam os jogos no ensino da Matemática, uso de tecnologias e recursos digitais e o ensino de Geometria no Ensino Fundamental Anos Finais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir quanto ao conhecimento de ferramentas digitais no ensino, dentre as quais, o uso de Jogos Digitais no ensino da Geometria, com seus benefícios e ressalvas, além da compreensão da importância do professor nesse processo de ensino aprendizagem. O trabalho também apresenta uma proposta de um Jogo Digital para ser utilizado em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.