Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
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- ItemA comunicação pública na promoção da informação: a utilização dos perfis em sites de redes sociais por órgãos públicos frente à pandemia da COVID-19: um estudo exploratório(IFSP, 2021-01-20) Silva, Beatriz Souza; Guida, Julianna Alves; Bardelotte, Luis Felipe Bueno; Butcher, Rodolfo; Godinho, Denise; Feitosa, WilianA comunicação pública como promotora de informações de interesse coletivo é imprescindível no cenário instaurado pela crise pandêmica da COVID-19. Com a internet e suas mídias, a distribuição das informações, verdadeiras ou falsas, é facilitada. Torna-se essencial a presença governamental on-line, com a finalidade de fomentar as medidas de prevenção, para amenizar a propagação do vírus e conter inverdades que prejudiquem sua credibilidade e, consequentemente, a adesão da população frente a essas recomendações. Neste contexto, o presente trabalho idealizou analisar a utilização de sites de redes sociais, por Órgãos Públicos de Saúde. Para tal, observaram-se os perfis da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Ministério da Saúde do Brasil e o Serviço Nacional de Saúde de Portugal no Instagram, Facebook e momentaneamente no Twitter. Por meio de uma pesquisa quantitativa, fundamentada na análise das publicações dos Órgãos supracitados em três períodos pré-estabelecidos de tempo, pretendeu-se a compreensão do engajamento do cidadão em busca de informação e interação por essas vias. Os resultados obtidos apresentam que a interação da população com Instituições Públicas tendem a diminuir durante a pandemia, sendo imprescindível a promoção de Políticas públicas para informar o cidadão em todo o período reforçando medidas preventivas de saúde. Por fim, o trabalho apresenta reflexões sobre o cenário estudado e debate a eficiência das Políticas, fazendo um panorama do que os Órgãos precisam adotar para a otimização da comunicação pública no futuro.
- ItemA estrutura organizacional dentro de uma startup: um estudo de caso(IFSP, 2022-12-12) Moraes, Vinicius Cocorullo Fabri; Medeiros, William Wagner; Gianelli, Bruno Fernando; Melo, Emanuel Benedito deAs startups são instituições criadas em ambientes de grande incerteza e pelo fato de apresentarem um modelo de negócio de base tecnológica diferente da base tradicional precisam ser abordadas com uma análise diferenciada em relação a estruturação organizacional. O presente trabalho apresenta o estudo de caso da estrutura organizacional dentro do projeto de startup Agriloggi que inicialmente trouxe a ideia de uma plataforma de marketplace para a comercialização de produtos agrícolas para os produtores de Itapetininga e posteriormente, com a tentativa de validação do modelo de negócio, mudou a estratégia para uma plataforma com modelo White Label para atender as necessidades de comercialização com identidade visual e redução de custos dos produtores e comerciantes entrevistados. Para o desenvolvimento da estrutura organizacional, foram geradas, inicialmente, atividades a serem executadas a partir de requisitos levantados pela equipe. O estudo bibliográfico auxiliou no entendimento e avaliação do caminho de responsabilidade de cada indivíduo, na metodologia identificada e na avaliação de possíveis cargos como empresa consolidada. A estrutura organizacional adhocrática e metodologia ágil com framework Scrum foram utilizadas e identificadas no projeto com separação e coordenação das atividades do projeto, auxílio na rápida execução das tarefas com a descentralização das decisões no fluxo de trabalho, ciclos de trabalho semanais para a implementação de incrementos, integrantes com funções de Product Owner e Scrum Master e a mudança rápida de estratégia do projeto validada pelos produtores e comerciantes de Itapetininga.
- ItemA evasão em cursos de licenciatura em matemática: uma análise comparativa(IFSP, 2023-05-24) Bressanini, Ana Vitória Domingos; Costa, Matheus Moreira; Moro, Marcel Alves; Pavani, Victor VazO problema da evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é uma questão preocupante e desafiadora. Esse estudo teve como objetivo analisar e comparar os índices de evasão de Licenciatura em Matemática a partir de alguns artigos selecionados com os números encontrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Itapetininga. Para atingir o objetivo proposto, onze artigos foram selecionados da literatura para análise, e uma revisão integrativa foi realizada para uma melhor compreensão dos dados. A evasão é um problema que afeta todas as universidades estudadas, com motivos variados que incluem a falta de tempo para conciliar trabalho e estudo, dificuldades acadêmicas, histórico educacional e até mesmo idade, embora seja importante destacar que esses motivos não podem ser generalizados, já que cada aluno, universidade e corpo docente devem ser tratados de forma individual. Ao comparar os dados analisados, foi possível perceber que os índices de evasão no IFSP são menores do que os encontrados na literatura. Contudo, é importante ressaltar que cada universidade pode utilizar critérios diferentes para classificar evasão, e que a quantidade de alunos também pode variar, tornando difícil uma comparação precisa com os dados do IFSP. A compreensão dos fatores que influenciam a evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é fundamental para a elaboração de estratégias e ações que visem minimizar esse problema. Além disso, a análise dos índices de evasão pode ajudar as universidades a identificar as principais causas da evasão e desenvolver políticas e programas que contribuam com soluções efetivas para esse obstáculo enfrentado.
- ItemA experimentação como abordagem para o ensino de Física: uma proposta do uso de lentes de gelatina como estratégia para o ensino de óptica geométrica(IFSP, 2022-11-30) Trindade, Italo Rogerio Milani; Gonçalves, Eduardo RogérioA óptica é um dos campos de estudo da física e os fenômenos por ela abordados estão presentes em diversas situações de nosso cotidiano. Um dos ramos que se destaca é o estudo de lentes, devido a diversas aplicações que vão desde a construção de microscópios e equipamentos de observação astronômica até a correção de alguns problemas de visão. Muitos estudos propõem a abordagem experimental como alternativa metodológica para o ensino de física, inclusive apresentando resultados promissores quando se analisa a aprendizagem dos estudantes. Em razão disso, o presente trabalho possui como principal objetivo a produção, com um baixo custo, de lentes esféricas feitas de gelatina para auxiliar no ensino, intencionando contribuir para a correção do fato de que, muitas vezes, o tema é tratado, em sala de aula, de maneira apenas teórica. Tanto as lentes quanto os lasers são de baixo custo de produção e são relativamente de fácil acesso. O experimento com a gelatina aproximou os efeitos ao máximo em relação às lentes convencionais.
- ItemA formação para a cidadania nas propostas da BNCC e da Escola da Ponte: um estudo comparativo à luz da Matemática Crítica(IFSP, 2023-11-07) Oliveira, Caio Vinícius Dalla Vechia de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lombardi, Marina Salles Leite; Lagoeiro, Fabio GomesSegundo a Constituição Federal de 1988, a formação que resulta do sistema educacional brasileiro deve compreender um indivíduo plenamente desenvolvido, capaz de exercer sua cidadania e desenvolver habilidades para o exercício do trabalho. Diante desta garantia constitucional, a motivação deste trabalho está em investigar de que modo o processo educativo pode contribuir na formação de indivíduos conscientes para o exercício de sua cidadania. Para isso, na presente pesquisa foi desenvolvido um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escola da Ponte. Como delimitação e linha de análise, o objetivo do estudo foi identificar, nas suas respectivas propostas, evidências de aproximação ou distanciamento em relação ao objetivo constitucional de formar para a cidadania. O delineamento metodológico desse percurso investigativo, de natureza qualitativa, perpassa pelo estudo documental acerca da BNCC e da Escola da Ponte, bem como da revisão bibliográfica relacionada a essa temática. Como perspectiva metodológica de análise de dados, adotamos a Matemática Crítica e seus elementos constitutivos, que se configuraram, no decorrer do estudo, como eixos de análise. Os dados evidenciaram um distanciamento da BNCC em relação ao objetivo constitucional, quando comparada à proposta da Escola da Ponte. Uma vez que a BNCC apresenta caráter normativo de abrangência nacional, isso implica reconhecer o risco de promover uma formação educacional aquém do declarado constitucionalmente.
- ItemA importância do uso de jogos no ensino da porcentagem na educação básica(IFSP, 2022-05-05) Santos, Simone Prazeres dos; Oliveira, Francisco de; Leandro, Ednaldo José; Chaves, CheienneEste presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da utilização de jogos no ensino de porcentagem na educação básica, tendo em vista que esta ferramenta serve como um estímulo e facilitador à aprendizagem dos alunos. A relevância deste trabalho se justifica pela dificuldade que muitos estudantes apresentam em relação a este conteúdo, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, configurando assim uma lacuna de aprendizado. Inserido no contexto da educação financeira, o conteúdo de porcentagem deve ser trabalhado como um pilar e, portanto, deve evitar que seu aprendizado se torne difícil, pois a lacuna perdurará pelos anos subsequentes de estudos e no cotidiano do estudante. Utilizando uma abordagem geral para o específico, este trabalho pretende efetuar uma introdução ao ensino da matemática financeira a partir do Ensino Fundamental II, em conformidade com os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais. Em seguida, será demonstrado a sua importância no cotidiano dos estudantes, particularizando para o conteúdo de porcentagem. A proposta deste trabalho é mostrar a importância do uso de jogos matemáticos em sala de aula, bem como o papel do professor e as vantagens e desvantagens em sua utilização. Também será apresentada uma sequência didática da aplicação do Jogo Tabuleiro da Porcentagem. A escolha desse jogo se deu pelo fato de ser simples, fácil de executar e pelo seu alto potencial de fixação do tema porcentagem.
- ItemA solução de problemas de otimização no ensino médio por meio da abordagem geométrica do método simplex com apoio do software geogebra(IFSP, 2022-09-15) Abad, Matheus Ferreira; Oliveira, Francisco de; Oliveira, Estela Mara de; D'Almeida, Joice; Toledo, PedroOs problemas de otimização têm várias aplicações dentro da pesquisa operacional (PO), que é a área do conhecimento que explica e desenvolve métodos para auxiliar na tomada das melhores decisões e utilização dos recursos possíveis dentro das atuações humanas, como por exemplo em ciências, engenharia, economia e logística. Entre os métodos de otimização para problemas de programação linear (PPL), o Método Simplex (MS) é um dos mais utilizados. É um dos mais importantes algoritmos inventados no século XX, voltado para otimizar PPL, neste método modelamos a função objetivo e as inequações de restrição para utilizar na totalidade os recursos disponíveis. No MS destacam-se três abordagens: geométrica, algébrica e tabular. O objetivo principal é estabelecer uma transposição didática da abordagem geométrica (AG) para o Ensino Médio (EM), assim a metodologia consiste em modelar problemas utilizando AG, apresentar exemplos, trabalhos relacionados e construir um produto didático que dê instruções de como lidar com essas questões utilizando o software GeoGebra como apoio.
- ItemA utilização do Geoplano e do Geoespaço para o ensino de perímetro, área e volume nos anos finais do Ensino Fundamental(IFSP, 2021-11-27) Morais, Leonardo Guilherme Ferreira de; Pavani, Victor Vaz; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato deO presente estudo direciona a utilização do Geoplano e do Geoespaço para o auxílio do ensino de perímetro, área e volume, contemplando todo o processo de construção de cada material e de como cada um deles pode ser utilizado na resolução de exercícios e desafios propostos. O trabalho aborda também o que é esperado de habilidade e objetos de conhecimentos no campo da Matemática, em específico no ensino de Grandezas e Medidas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada ano da segunda etapa do Ensino Fundamental. Os conteúdos de perímetro, área e volume são apresentados de maneira conjunta com o material manipulável correspondente, com o intuito de aproximar o conceito teórico ao prático. Uma proposta de atividades será deixada para a familiarização com os materiais manipuláveis e para aplicação dos conceitos abordados no decorrer deste trabalho.
- ItemA utilização do Scratch para o desenvolvimento de lógica matemática no ensino fundamental anos finais(IFSP, 2022-11-25) Silvério, Vitor Santos; Campos, Ayumi Kato de; Moro, Marcel Alves; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica relacionada à utilização do ambiente Scratch em salas de aulas, buscando analisar as diferentes aplicações no contexto escolar, no Ensino Fundamental. Também traz uma breve apresentação do Scratch, uma plataforma de programação em blocos, que permite a criação de jogos, dentre outras possibilidades. Por último, foi criada uma proposta de atividade visando colaborar com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos.
- ItemAcessibilidade e legislação no Brasil(IFSP, 2021-12-14) Silva, Luana Rose da; Feitosa, Wilian Ramalho; Munhoz, Igor PoleziAcessibilidade e leis que existem, como ela é e como funciona na prática, como a acessibilidade funciona em nichos específicos, feito com estudo de casos, leis e normas, lugares públicos e privados se são aplicadas e como são aplicadas, pesquisa feitas inteiramente on-line, pontos de vista tirados de artigos, matérias. Um assunto não comum dificilmente abordado como falado em pouquíssimos documentos existe uma escassez sobre todo assusto que gira em torno de deficiências o que torna mais difícil quando se quer falar sobre o assunto, acessibilidade só e lembrada por aqueles que precisam dela ou por quem trabalha inteiramente com o assunto, para quem não precisa dificilmente será lembrada ou falada, mostra a acessibilidade de uma forma que entendam que aquele que precisa tem o direito de ir e vir de qualquer lugar sem precisar de qualquer ajuda ou pegar atalhos para o seu caminho final. De acordo com o DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.Art. 2o Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico. (Brasília, 20 de dezembro de 1999; 178o da Independência e 111o da República.)
- ItemAdote: Análise de perfil para a guarda responsável de animais(IFSP, 2021-01-20) Silva, Yasmin Xavier da; Xavier, Rogério Aparecido Campanari; Homem, Thiago Pedro Donadon; Teixeira, Fabio OliveiraO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo, que visa a utilização da análise de perfis para que as adoções de animais sejam realizadas de forma responsável. Para identificar os principais problemas enfrentados pelas ONGs com o abandono de animais, foi aplicado um questionário que permitisse definir quais as principais motivações para a ocorrência do abandono, e quais são as estratégias utilizadas para a escolha da pessoa que adotará o animal. A partir desta análise, foi possível identificar quais são os pontos que precisam de maior atenção ao aplicar o questionário com possíveis adotantes. Ao estabelecer a importância de cada pergunta que compõe o questionário, foram atribuídos pontos a cada uma das opções de resposta para contabilizar a compatibilidade entre animal e adotante, facilitando a escolha da ONG. Ademais, também foram estabelecidos critérios para ordenar a listagem de animais com base nas respostas obtidas no questionário, a fim de dar prioridade aos animais que mais se assemelham ao perfil do usuário.
- ItemAlguns formalismos matemáticos utilizados em espectroscopia de impedância – circuito RC(IFSP, 2022-12-06) Oliveira, Gabriel Willian Callegari de; Reis, Saulo Portes dosEste trabalho discute alguns dos principais formalismos matemáticos utilizados em espectroscopia de impedância, técnica muito utilizada por estudantes de pós-graduação em áreas como: física, físico-química e ciências dos materiais. Esse ramo de estudo é pouco explorado em cursos de graduação, tendo por consequência poucas referências acessíveis a esse público, motivo pelo qual se nota uma procura por textos didáticos que abordam o conteúdo. Diante desse cenário, a presente monografia tem por objetivo servir como um material de orientação para os estudantes que se identificam ou necessitam aprender sobre o tema. No texto serão definidos conceitos físicos a partir de grandezas puramente reais ou complexas (para os casos em que a tensão é senoidal). Ainda que possa parecer paradoxal a utilização de números imaginários na definição de grandezas físicas reais, essa abordagem torna as operações matemáticas mais simples. Serão realizadas duas modelagens matemáticas para circuitos elétricos, sendo eles: puramente resistivos, puramente capacitivos e mistos (paralelo e série). A primeira demonstração é feita utilizando apenas números reais; logo após, a demonstração é realizada por meio de números complexos. Notamos que ambas modelagens (puramente real e complexa) são coerentes entre si. Também serão abordados outros formalismos (reais e complexos) utilizados em espectroscopia de impedância, classificando-os entre grandezas extensivas ou intensivas e as relações entre elas, por exemplo: impedância-resistividade, admitância-condutividade e capacitância-permissividade. Além disso, será discutido o conceito de Módulo elétrico, momento em que serão estabelecidas algumas analogias com o conceito físico de Módulo de Cisalhamento. Durante as demonstrações, alguns resultados importantes são levantados e discutidos, como por exemplo: a defasagem entre a tensão e a corrente em um capacitor e os significados físicos para os parâmetros reais e imaginários de cada grandeza complexa abordada no trabalho. Uma vez que os formalismos abordados são construídos a partir de números complexos, é de grande relevância que sejam representados também no plano complexo, ou seja, no diagrama de Argand-Gauss. Por último será demonstrado matematicamente a definição de tangente da perda dielétrica, em que o conceito é tratado de forma simples, discutindo qualitativamente a relação entre a dissipação e o armazenamento de energia em um dielétrico. As demonstrações matemáticas e as discussões teóricas, foram pensadas para serem de fácil compreensão, podendo contribuir para a aprendizagem dos estudantes que se interessem pela área.
- ItemAnálise comparativa de métodos de PVD na produção de revestimentos superficiais de alta qualidade: um estudo detalhado dos processos de evaporação e Sputtering(IFSP, 2023-12-15) Mascai, Fábio Augusto Amaral; Gianelli, Bruno Fernando; Herrera, Cristhiano da Costa; Silva, Edmilson Antonio daA Deposição Física de Vapor (Physical Vapor Deposition -PVD) é uma técnica amplamente utilizada para a aplicação de revestimentos finos em uma variedade de substratos. Este estudo visa explorar osdiversos tipos de reatores de PVD e sua influência na qualidadee desempenho dos revestimentos produzidos.Nessepresente trabalhamos, analisamosdiferentes métodossendo eles, Evaporatione Sputtering, identificando suas características, forma de trabalho e impacto nas propriedades dos filmes depositados,vantagens e desvantagens.Considerados como os parâmetrosrelacionados apressão, temperatura, taxa de deposição, e composição do vapor,durante o processo,impactamno resultadofinal. Ao final da pesquisa, foipossível destacar as melhoresopçõesdependendo da sua aplicação.
- ItemAnálise comparativa entre treliças Howe, Pratt e Warren: estudo de caso de um galpão industrial em Votuporanga - SP(IFSP, 2022-12-02) Pierin, Larissa Cristina Silva; Rodrigues, Mara Regina PagliusoO uso de estruturas metálicas treliçadas para galpões industriais é visto desde o período da Revolução Industrial, como uma solução de acelerar e baratear as construções de fábricas. Este trabalho tem como objetivo analisar tipos de estruturas de treliça, visando determinar o melhor aproveitamento para um caso estudado. Para isso, estudou-se três tipos de geometria utilizadas em galpões metálicos de utilização industrial. Contou-se com a hipótese da estrutura localizada na região industrial de Votuporanga-SP para determinação das ações sobre as estruturas a serem dimensionadas. Após a definição das características da construção, realizou-se o levantamento das ações que a estrutura está submetida, seguindo as normas vigentes, para o dimensionamento das treliças através de software computacional. O dimensionamento feito através do software apontou que o uso de treliça tipo Warren apresenta um melhor rendimento frente a situação estudada, demonstrando um menor uso de material e menor custo.
- ItemAnálise da influência da temperatura de revenimento no aço SAE5160 para cutelaria(IFSP, 2021-12-02) Rodrigues, Gabriel Nogueira; Cruz Junior, Eli Jorge da; Silva, Mário Luiz Nunes da; Gianelli, Bruno FernandoO tratamento térmico tem por finalidade a modificação das propriedades mecânicas dos aços por meio do aquecimento e resfriamento controlados, tendo como parâmetros o tempo e temperatura do processo, de modo a promover modificações microestruturais que promovam ao material as propriedades desejadas. Durante o processo de fabricação de lâminas, a etapa de tratamento térmico confere a qualidade e resistência das peças produzidas, tornando imprescindível a cautela na escolha do processo a ser aplicado. O presente estudo teve por finalidade observar as alterações microestruturais ocorridas no aço SAE 5160,quando submetido a diferentes temperaturas de revenimento, bem como a avaliação de sua dureza. Foram empregadas técnicas de microscopia ótica a fim de identificar os microconstituintes formados no processo, os quais mostraram-se como variações morfológicas da martensita ao longo do espaço amostral. Os valores de dureza apresentaram redução conforme o aumento da temperatura de revenimento, cujo fato mostrou-se condizente com as análises metalográficas e comparação com bibliografia.
- ItemAnálise da profundidade de penetração de cloretos em dois traços de concreto(IFSP, 2022-11-07) SAMARÁ, Vinicius Dorta; MORGAN, Gabriel HenriqueO estudo da penetração de cloretos é um tópico fundamental para análise das estruturas de concreto armado, pois os cloretos reduzem o pH do seu interior, possibilitando a quebra da barreira passivadora das armaduras, tornando-as suscetíveis a corrosão. A extensa área litorânea é um agravante desse fenômeno, devido à grande concentração de cloretos presentes na água do mar, portanto são necessários estudos para utilização correta do concreto armado nessas regiões, prevenindo futuras manifestações patológicas em estruturas nas obras próximas as regiões litorâneas. Tendo em vista esses pontos, o presente trabalho visa a avaliar a penetração de cloretos nos corpos de prova de concreto em condição acelerada e em um ambiente agressivo com alta concentração de cloretos. Para isso, foram confeccionados 44 corpos de prova de 2 traços diferentes, um com relação água/cimento de 0,45 e outro com relação 0,65. Do total de amostras, 22 corpos de prova foram submetidos a exposição cíclica, em água salgada, por um período de 60 dias após a cura, e os outros 22 corpos foram mantidos em condições laboratoriais. Posteriormente, foram aferidas as profundidades de penetração em cada traço, por meio da análise colorimétrica, realizada com aspersão de nitrato de prata em cada amostra. Os corpos de prova com menor relação água/cimento, ou seja, os de 0,45, obtiveram resultados dentro da norma NBR 6118 (ABNT, 2014). Já os corpos de prova com 0,65, provaram-se inviáveis para proteção das armaduras em ambientes com classe de agressividade IV.
- ItemAnálise da qualidade da arborização urbana do município de Santa Adélia - SP(IFSP, 2022-11-30) Stefano, Júlia Fernandes de; Correa, Ricardo Henrique AlvesArborização urbana é toda vegetação, principalmente arbórea, presente no perímetro urbano. Ela é de suma importância para o bem-estar da população na saúde física e mental, proporciona a estabilidade do microclima, conforto ambiental e diminui a poluição. Como finalidade, o planejamento arbóreo tem papel fundamental para que haja bem-estar e equilíbrio da área, uma vez que é indicado pelo Plano de Arborização Urbana do Município de Santa Adélia (2018) que cada espécie tenha entre 10% e 15 % dos plantios, por razões estéticas e fitossanitárias. O presente estudo produziu uma análise quantitativa da arborização urbana através do levantamento em campo e identificação das espécies arbóreas do município de Santa Adélia - SP. A partir desta análise, foi realizado o mapeamento georreferenciado dessa vegetação, utilizando o software QGis em conjunto com o aplicativo gratuito para celulares Android, o UTM GeoMap, com o objetivo de melhorar a visualização da distribuição arbórea no município e obter o quantitativo de espécies e indivíduos arbóreos. Como resultado, obteve-se que a vegetação arbórea da cidade apresentou grande diversidade de espécies. Contudo, mesmo com esse índice elevado, existem espécies com poucos exemplares; sendo a espécie mais populosa a Oiti, com 54,86% do total e a segunda espécie mais frequente o Ipê com 4,60%, mostrando a distribuição quantitativa irregular nas espécies.
- ItemAnálise das fontes de energia do Brasil no contexto dos veículos elétricos e de combustão(IFSP, 2023-12-06) Guerra, Claudinei; Herrera, Cristhiano da CostaEste trabalho explora a relação entre a utilização de carros elétricos e carros a combustão no Brasil. O Brasil,como muitos países em desenvolvimento, está em uma encruzilhada energética. A dependência de combustíveis fósseis, especialmente para transporte, é uma grande preocupação ambiental e econômica.Oscarros elétricos, que são alimentados por energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis, oferecem uma alternativa promissora. Eles são mais eficientes, produzem menos emissões de gasesde efeito estufa e podem ser alimentados por energia renovável. No entanto, a adoção de carros elétricos no Brasil tem sido lenta devido a vários desafios. Estes incluem o alto custo dos veículos elétricos, a falta de infraestrutura de recarga e a falta de políticas governamentais de incentivo.Por outro lado, os carros a combustão, que funcionam com gasolina, diesel ou etanol, são atualmente maioriano Brasil. Embora sejam menos eficientes e mais poluentes do que os carros elétricos, eles são mais acessíveis e têm uma infraestrutura de abastecimento bem estabelecida.O trabalhoanalisa essas questões em detalhes, explorando as vantagens e desvantagens de ambos os tipos de veículos. Em última análise, o trabalhoconclui que, embora os carros elétricos tenham um grande potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufae melhorar a segurança energética do Brasil, são necessárias políticas robustas e investimentos significativos para superar os desafios à sua adoção.
- ItemAnálise de dados para localização de mentoras para mulheres na tecnologia(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019-11-11) Kawakami, Letícia Sayuri; Fernandes, Danilo Douradinho; Oliveira, Fábio Feliciano de; Salazar, Zady CastañedaA presença feminina no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho relacionado à Tecnologia da Informação é visivelmente pequena quando comparada à participação masculina na área. Este cenário é desencadeado por uma série de fatores, como a falta de representatividade, desigualdade salarial, irrelevância dada às referências femininas, machismo, preconceitos, entre outros. Muitas mulheres têm utilizado a internet e as redes sociais para se aproximarem e se incentivarem em suas carreiras na área de tecnologia, através de comunidades online nas quais elas participam de discussões, organizam eventos, compartilham conhecimento e atuam em ações de mentoria e capacitação para o mercado de trabalho. As ações de mentoria realizadas por tais comunidades podem ser mais benéficas quando as pessoas envolvidas compartilham dos mesmos interesses, e a computação, por sua vez, pode contribuir com a obtenção deste êxito, processando e distribuindo dados que trafegam pela internet, aproximando as mulheres de acordo com seus interesses. O presente projeto tem por objetivo desenvolver um algoritmo de análise de dados provenientes de uma base de dados da comunidade de tecnologia, a partir da utilização de bibliotecas já existentes na linguagem de programação Python, para localização de mulheres através de dados geográficos, tempo de experiência profissional, conhecimentos e interesses das mesmas para que atuem na mentoria de outras mulheres na área de tecnologia. Para atingir tal objetivo, foram utilizados conceitos de Big Data e mineração de dados em conjunto com a linguagem de programação Python e bibliotecas presentes na linguagem. Este trabalho permitiu realizar a localização de possíveis mentoras para mulheres na área de tecnologia, bem como prover comparações entre a comunidade feminina e masculina, as quais possibilitaram concluir que, de fato, a discrepância entre a quantidade de homens e mulheres na área de tecnologia ainda é muito grande e que a análise de dados pode contribuir com a aproximação de mulheres e aumento da sua participação na área. Além disso, o trabalho também permitiu despertar novas abordagens e melhorias convenientes para estudo em trabalhos futuros.
- ItemAnálise de repositórios matemáticos com recursos didático-pedagógicos para professores da educação básica(IFSP, 2019-11-12) Miranda, Asaphe de Barros; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Pavani, Victor Vaz; Ferraz Junior, Wilton MoreiraA maneira pela qual se ensina vem evoluindo nas últimas décadas. Hoje pode-se observar diversas correntes pedagógicas e um avanço no estímulo ao uso de tecnologia dentro na escola. Alguns professores, neste cenário, buscam maneiras de trazer ludicidade para suas aulas utilizando jogos, dobraduras, materiais concretos entre outras. Atrelado a esta realidade, sabe-se que, infelizmente, grande parte destes, por conta da grade de aulas intensa, não conseguem conciliar o tempo do preparo das aulas com a aula em si e, quando se aventuram em pesquisar recursos na internet, acabam se perdendo em meio a tantas páginas, sendo grande parte delas não objetivas e não claras, desestimulando o docente nessa missão. A ideia deste projeto é analisar alguns repositórios na internet, destacar os pontos positivos e negativos e, então, descrever o quão elevantes são os epositórios online já existentes. Além de alguns repositórios utilizados como exemplo, analisar-se-ão três específicos–Currículo+, o Portal do Professor e o Matemática multimídia (M3)–através dos seguintes critérios: Usabilidade, Sistema de Busca, Suporte ao Docente e Destaques. Por fim, os repositórios serão analisados de maneira quantitativa, expressos numa tabela por meio de uma escala.