Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
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- ItemAnálise técnica de ferramentas de teste de software para garantia de qualidade em aplicativos mobile(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 0019-05-16) Bolzan, Eduardo Gonçalves Lins; Balthazar, Glauber da Rocha; Oliveira, Fábio Feliciano de; Sovat, Ricardo BarzOs aplicativos de dispositivos móveis obtiveram um aumento significativo de downloads nos últimos anos devido a grande demanda de ferramentas virtuais utilizadas no cotidiano da população. Isso obrigou as empresas fabricantes deste tipo de software adotarem a utilização de ferramentas para garantir a qualidade dos aplicativos produzidos devido aos problemas relacionados ao desenvolvimento das aplicações como erros e falhas na programação que podem comprometer um produto final. A finalidade deste trabalho é apresentar um estudo técnico das ferramentas que garantam a qualidade no desenvolvimento de aplicativos através da verificação da utilização de softwares de testes, visando apresentar um relatório de uso e qualidade para poderem ser adotados pelos desenvolvedores na criação de aplicativos para o ambiente mobile. Para tanto este trabalho realiza um levantamento técnico destas ferramentas de teste; apresenta suas formas de utilização (instalação,configuração, forma de manuseio, etc); analisa como elas se adequam a diferentes tipos de requisitos de software; e apresenta a execução destas ferramentas nestes requisitos com o objetivo final de analisar como elas se comportam gerando um relatório que apresente as garantias de cada ferramenta perante um determinado tipo (natureza) de requisitos. Assim, este trabalho apresenta o objetivo de auxiliar aos desenvolvedores na escolha de determinadas ferramentas para cada conjunto de requisitos que o aplicativo tenha, garantindo que o número de erros e falhas no desenvolvimento seja minimizado
- ItemMaestro FC: Aplicação Web para Auxiliar os Usuários do Fantasy Game Cartola FC(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 0019-05-19) Bogarin, Bruno; Silva, Everton Josué da; Melo Júnior, Alencar; Souza, Draylson Micael deO presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do sistema Maestro FC. O Maestro FC é uma aplicação web voltada ao auxílio de jogadores do fantasy game Cartola FC, que simula equipes virtuais com atletas reais baseados no Campeonato Brasileiro de Futebol. O grande número de possibilidades de escalação para uma equipe em uma rodada do Cartola FC torna a tarefa de selecionar os melhores jogadores um grande desafio. O sistema aqui desenvolvido oferece uma ferramenta de análise comparativa e estatística de atletas apresentando visualmente os dados através gráficos e tabelas. Além disso, o Maestro FC também oferece uma ferramenta de sugestão de escalação utilizando um algoritmo de otimização na tomada de decisão, previamente desenvolvido pelo orientador do projeto, baseado nas preferências e restrições do usuário para elaborar a melhor equipe virtual. O sistema web em conjunto com o algoritmo de otimização apresentou resultados superiores quando comparados aos resultados do jogador de Cartola FC com mais pontos em um uma edição.
- ItemResgata bichos: sistema web para ajuda no resgate de animais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-27) Lima, Izabela Moreira Germer de; Beluzo, Carlos EduardoOs animais domésticos estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Muitas vezes fazem parte da família, como um ente querido e uma situação de fuga do animal gera momentos de aflição para todos os envolvidos. Este projeto teve como objetivo desenvolver um sistema web, compatível com dispositivos móveis, para ser uma ferramenta de auxílio no resgate de animais que estejam nesta situação. Assim, o sistema tem como público alvo dois tipos de usuários finais: pessoas que desejam encontrar seus animais que tenham sido perdidos, e também pessoas que encontram animais perdidos e desejam notificar a presença deles na região para avisar o dono. Utilizando informações e imagens armazenadas em um banco de dados relacional, ferramentas de geolocalização e mecanismo de notificações por e-mail, o sistema tem como intuito promover o engajamento dos usuários do sistema, a fim de aumentar as possibilidades de um resgate. Além disso, o projeto possibilita que animais abandonados que foram resgatados sejam colocados para adoção e assim ajudar a diminuir a população animal que moram nas ruas das cidades.
- ItemSistema online para avaliação de desempenho dos alunos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-28) Lopes, Felipe Matheus; Freitas, Fernando de AlmeidaA maior parte da elaboração, aplicação e correção de provas para avaliar o desempenho dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo campus Campinas são feitas de forma manual, exigindo um esforço do professor para preparar a avaliação de acordo com o assunto e dificuldade pretendidos. Para ajudar na melhoria deste processo, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema online para avaliação de estudantes baseado em uma plataforma web para uso interno. Além disso, com as informações estruturadas sobre as avaliações é possível analisar mais facilmente o desempenho dos alunos e identificar possíveis assuntos que determinado aluno ou grupo de indivíduos encontraram maior dificuldade, ajudando assim, o professor a aumentar sua produtividade na análise de desempenho dos estudantes.
- ItemIservice : sistema de administração de serviços aplicando ITIL e COBIT(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-28) Pagliarini, Guilherme dos Santos; Souza, Jackson Gomes SoaresOs frameworks ITIL e COBIT proporcionam conceitos e processos que ajudam as empresas de TI estruturarem seus objetivos. Esses objetivos geralmente podem ser: buscar o máximo de desempenho no nível operacional por meio de tecnologia, manter os riscos de TI controlados etc. Empresas que atuam na área de tecnologia da informação muitas vezes podem apresentar dificuldades em gerenciar seus serviços. Muitas vezes por não possuir um sistema de gerenciamento, ou então, utilizar um sistema que não está atendendo os objetivos da organização. Isto pode acarretar as empresas certos gastos adicionais, devido ao retrabalho dos serviços que não foram gerenciados adequadamente. Este trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação que utiliza princípios baseados nos frameworks ITIL e COBIT buscando melhorias na qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Para tal, deu-se a estrutura deste projeto por meio de um processo descritivo, desde a infraestrutura às funcionalidades de alto nível, utilizando a linguagem PUP, framework Laravel 5.4 como padrão de design de software e MySQL como sistema de banco de dados. Desse modo chegou-se ao produto final que contempla um sistema de apoio ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação utilizando princípios de ITIL e COBIT.
- ItemJogo educativo infantil para auxílio à leitura de mundo no contexto higiene pessoal(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-29) Ferreira, Mateus Krejci; Beluzo, Carlos EduardoCrianças com poucos anos de vida já manuseiam aparelhos celulares tablets e com putadores entre outros meios digitais com facilidade. Dito isso, jogo tem sido uma forma de estratégia didática explorada no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nesta via, este trabalho tem como objetivo elaborar um jogo com o tema de higiene, o qual visa aproximar as crianças dessa seção do mundo que é a higiene pessoal. Dadas ferramentas específicas de criação de jogos, aplicativos em HTML5, imagens e sons, este trabalho irá utilizar como motor do jogo a Game Engine Construct 2, onde será programado toda a lógica e construção das telas do jogo, e a ferramenta Apache Cordova para construir aplicativos nativos baseados em um projeto HTML5 para as plataformas mais conhecidas, entretanto para este trabalho o foco será a plataforma Android. Também serão utilizados programas de código aberto como, Audacity, o qual servirá para fazer as conversões e tratamentos nos áudios utilizados no desenvolvimento do jogo, e InkScape, que será primordial para criação de toda a parte gráfica do aplicativo. Ao término deste trabalho será possível a criação de um jogo completo, contendo três módulos de jogo para a escolha do usuário. Contudo, é previsto que haja a inclusão de mais módulos de jogo e também a melhoria da parte gráfica apresentada no jogo.
- ItemJogo para o ensino de História “A Coluna”(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-03) Montier, Paulo Eduardo Silva; Carrega, Patrick Gustavo; Melo, Rafael Oliveira; Rodrigues, Sérgio Ricardo; Pereira, Sérgio FigueiredoEste trabalho trata sobre o desenvolvimento de um jogo educativo do gênero de plataforma para auxiliar o aprendizado de jovens em idade escolar na disciplina de história. O jogo A Coluna retrata o movimento de caráter político conhecido como Coluna Prestes, ocorrido entre os anos de 1925 e 1927. Encabeçado por militares de baixa patente que estavam insatisfeitos com as políticas da República Velha, o movimento reivindicava dentre outras coisas, universalização do ensino básico, ensino superior gratuito e o voto secreto. Este projeto foi desenvolvido utilizando o motor de jogos Byond e a linguagem de programação Dream Maker porque estas ferramentas foram as que melhor se adequaram aos requisitos do projeto.
- ItemEstudo de métodos para o refinamento de segmentação em imagens de ressonância magnética cerebral(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2017-12-04) Borges, Camila dos Santos; Carvalho, Tiago José deDesde a descoberta das imagens médicas, estas vem sendo um grande pilar na medicina atual. Essas imagens tornaram-se base de diagnósticos, considerando que permitem a análise da estrutura interna de um paciente sem que seja necessário a utilização de métodos invasivos. Automatização de processos é um foco de diversos estudos. Na medicina inclusive, esses tipos de estudo passam a ser de grande importância, visto que diversos procedimentos realizados por especialistas da área tendem a ser cansativos e maçantes. Um exemplo desses procedimentos, é a análise de imagens médicas. Existem métodos que auxiliam o profissional na identificação de partes importantes da imagem, como as segmentações semiautomáticas ou automáticas. Porém, tais métodos de segmentação são propensos a erros. Dessa forma, notou-se a necessidade de desenvolvimento de métodos complementares à segmentação que tornem a análise das imagens médicas mais eficiente. O foco deste trabalho é o estudo e implementação de um algoritmo capaz de classificar pixels de imagens e gerar imagens classificadas automaticamente. O método consiste em treinar classificadores de diferentes formas, utilizar esses classificadores, separadamente, para a classificação de imagens de teste, gerar uma nova imagem classificada e fazer a junção da imagem classificada gerada com a versão segmentada desta mesma imagem. Apesar de terem sido implementados quatro formas diferentes de treinar um classificador, concluiu-se, com base nos experimentos realizados, que o descritor Vizinhança 1 foi o mais eficiente. Mesmo com bons resultados, muito tem para estudar e experimentar em relação aos métodos propostos para aprimorar os resultados e tornar a utilização do método viável em ambientes reais.
- ItemProposta de algoritmos para classificação de carta do jogo Magic: the gathering(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-05) Marcos, Daniel Brai Gonzales; Fernandes, Danilo DouradinhoA tecnologia tem auxiliado - quando não substituído completamente, a atividade humana em diversas áreas ao longo das décadas, um processo acentuado após a Terceira Revolução Industrial. Todavia, várias áreas, notadamente aquelas conside radas como "estratégicas", ainda carecem de tecnologia e consideram a participação humana como essencial. Neste contexto, surgiram várias tecnologias e ramos da ciência que tentam suprir essa nova demanda, como a aprendizagem de máquinas (machine learning) e as pesquisas em inteligência artificial. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a tecnologia pode ser usada na atividade de construção de baralhos para o jogo de cartas Magic: The Gathering, uma atividade onde a tomada de decisão humana parece ser indispensável e crítica para a obtenção de desempenhos satisfatórios em torneios. Neste trabalho proceder-se-á com a criação de uma taxonomia para classificação das cartas existentes no jogo e com o desenvolvimento de um algoritmo para identificação destas, alocando-as em uma ou mais das classes previamente definidas. Objetiva-se com esse processo a obtenção de uma base de dados classificada que facilite o desenvolvimento de trabalhos futuros abordando o tema.
- ItemPrevisão de nível de bacia hidrográfica utilizando rede neural artificial do tipo LSTM(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-07) Bem-Haja, Augusto Krejci; Carvalho, Tiago José deOs desastres naturais são um antigo perigo para o bem estar e a sobrevivência da humanidade. Prever quando ocorrerão, onde, e em que intensidade, é determinante para a mitigação dos riscos, perdas e danos materiais à população. Este trabalho aplica conceitos de inteligência artificial, mais especificamente numa especialização do aprendizado de máquina chamada aprendizado profundo. Propõe a elaboração de um modelo capaz de predizer o nível de uma bacia hidrológica, a partir da informação de sensores de chuva e nível, nela instalados, visando promover alertas a população potencialmente afetada. O modelo utiliza um tipo de algoritmo de aprendizado profundo chamado Long Short-Time Memory, que é um tipo de rede neural recorrente bastante adequado a problemas de regressão em séries temporais. O modelo apresentou bons resultados, nas métricas aplicadas, e demonstrou ser um modelo viável.
- ItemAplicativo móvel para coleta de dados através da aplicação de questionários online e em larga escala(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-07) Belém, Tiago Melo; Andrade, Cecília Pereira deUm segmento que sempre se mostrou essencial dentro da Pesquisa de Marketing é o das Pesquisas de Mercado. Afinal, conhecer a opinião do mercado consumidor de seus produtos é um fator crítico em qualquer tomada de decisão corporativa. Entretanto, os avanços das tecnologias ao nosso redor vêm proporcionando mudanças drásticas em modelos de negócios que já estavam no mercado há muito tempo e com as Pesquisas de Mercado isso não é diferente. É preciso propor novas perspectivas para realização dessas pesquisas, que se alinhem com as diretrizes do mundo atual e do nosso futuro. Por isso, como alternativa dentro deste paradigma, foi proposta a criação de uma aplicação para dispositivos móveis que permita a aplicação de questionários em larga escala e de uma forma alternativa, alcançando parcelas específicas do mercado consumidor de forma anônima, e com uma abordagem ainda pouco explorada. Utilizando o modelo de dados NoSQL baseado no banco de dados Google Firebase e combinando um aplicativo móvel desenvolvido para o sistema operacional Android à uma aplicação Web desenvolvida em Java utilizando o framework VRaptor, foi possível desenvolver um sistema capaz de atender às necessidades do mercado de maneira objetiva e com bom desempenho, resultando em uma nova ferramenta para coleta de dados que tem potencial de crescimento e rentabilidade.
- ItemRede social corporativa: melhorando a comunicação interna dos setores do Campus Cubatão(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-09) Emigdio, Barbara de Jesus; Azevedo, Jeniffer Costa de; Jesus, Larissa Noemi Matos de; Dantas, Lydia Maria de Souza; Nascimento Junior, NelsonO presente projeto tem como finalidade desenvolver uma rede social corporativa, para os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo do Campus Cubatão. Neste cenário, a carência de uma ferramenta de comunicação interna mais ágil para os servidores do campus gera dificuldades especificamente na troca de informações de maneira rápida e eficiente, trazendo um impacto negativo no desenvolvimento de suas atividades. Com a implantação da rede social corporativa no Campus, será possível conectar-se a um ambiente com características semelhantes às redes sociais convencionais, como o chat online, que facilitará o acesso às informações entre os servidores. A elaboração da fundamentação teórica ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica dos conceitos e aspectos de comunicação interna e redes sociais organizacionais, com base em diversos autores. Dessa forma, espera-se que o projeto auxilie o cotidiano dos servidores proporcionando melhorias na comunicação interna e na interatividade dos diversos setores do campus.
- ItemEstimando inconsistências em imagens de pessoas geradas por computador para a análise forense de documentos digitais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2017-12-11) Alves, Matheus Teles de Paiva; Carvalho, Tiago José de; Belluzo, Carlos; Theophilo, AntonioEsse trabalho realiza um estudo a fim de diferenciar uma imagem gerada por computador (CG) de uma gerada por foto (PG) com a analise da íris de uma pessoa na imagem. Conforme as tecnologias de computação gráfica vêm melhorando em realismo, elas criam a necessidade do desenvolvimento de métodos que distingam realidade de ficção já que torna-se cada vez mais difícil para uma pessoa realizar esta diferenciação. O objetivo deste projeto é separar os componentes difuso e especular da íris, de forma que seja possível reconstruir o componente difuso. A partir de tal procedimento, utilizamos este componente para analisar imagens de CG e PG, de forma a procurarmos detalhes que nos permitam diferenciar imagens de CG de imagens de PG.
- ItemSistema colaborativo de interação produtor-pesquisador para o diagnóstico precoce de doenças em plantas a partir da análise de imagens(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-11) Barzagli, Gabriel Viseli; Corrêa, Andreiwid ShefferO crescimento da população mundial traz inúmeras preocupações, entre elas se haverá comida suficiente para suprir a demanda das pessoas nas próximas décadas. Estima-se que parte do problema pode ser resolvido por meio da redução do desperdício de alimentos, sendo que uma das etapas onde ocorre maior desperdício é no cultivo e armazenamento. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma aplicação que proporcione e incentive a comunicação entre produtores e pesquisadores, com a intenção de reduzir o desperdício na cadeia produtiva pelo diagnóstico precoce de doenças. Parte-se de uma solução com o uso de um aplicativo móvel para enviar fotos dos sintomas para uma rede colaborativa depesquisadores onde se tem mecanismos para analisar e publicar um diagnóstico por meio de uma interface web.
- ItemAssociando inconsistências de iluminação e ruído para detectar falsificações de imagens(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-11) Soldera, Fernando Vinícius; Carvalho, Tiago José deA utilização de imagens para comunicação é um fato presente na vida cotidiana das pessoas. Entretanto, tais imagens podem ser facilmente adulteradas, muitas vezes com o intuito de prejudicar e enganar pessoas. Existem trabalhos que utilizam informações de iluminação e outros que utilizam ruído, para a detecção de falsificações de imagens do tipo composição. Este trabalho tem por objetivo explorar a possibilidade de associação dos dois tipos de informações, visando obter uma melhor acurácia, comparado ao método de detecção utilizando a iluminação. A partir de uma imagem suspeita, o algoritmo converte a imagem em quatro espaços de cores próprios, para realçar características de iluminação, e calcula para cada um o ruído. Através do cálculo de ruído de cada espaço de cor, é feita, por uma rede neural, a extração de características. Por fim, um método de aprendizado de máquina faz a classificação binária das imagens, de acordo com o vetor de características que é obtido no processo de filtragem da rede neural. Com a implementação do método foi obtido uma acurácia de 90.5% em um dos espaços de cores.
- ItemSistema web para controle de horas trabalhadas de funcionários de uma empresa de desenvolvimento de software(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-12) Geron, Arthur Ribeiro; Silva, Everton Josué daA crescente demanda no setor de desenvolvimento de Softwares por empresas torna essencial o gerenciamento da produtividade, assim como do tempo útil de trabalho do funcionário. Ao se aumentar a precisão sobre as reais horas úteis de um funcionário, melhora-se o gerenciamento de custo e prazo de um projeto, os quais são essenciais para que ele tenha um orçamento, desenvolvimento e prazo estáveis. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma plataforma Web simples, amigável e concisa de controle de horas trabalhadas dos funcionários de uma empresa de desenvolvimento de software. Tornando possível aos líderes de equipes ou gerentes visualizarem de maneira mais clara e concisa como, quando e onde o funcionário utilizou seu tempo útil de trabalho. Este projeto foi desenvolvido utilizando linguagens de programação como ASP.NET, JavaScript e HTML5. O desenvolvimento foi realizado em 5 etapas: coleta de requisitos, desenvolvimento e implementação do SGBD, desenvolvimento e implementação das interfaces do sistema Web, integração do SGBD com as interfaces, desenvolvimento e aplicação do Caso de Uso e reparos finais. O sistema foi desenvolvido dentro do prazo, se tornando uma ferramenta prática que facilitou o gerenciamento das horas trabalhadas dos funcionários da empresa Bearing Point. Possibilitando uma melhor visualização e gerenciamento do desempenho e empenho de cada funcionário.
- ItemEstudo comparativo de técnicas de segmentação automática de imagens médicas por modelos de forma(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2017-12-12) Galerani, Bruno Henrique; Martins, Samuel BotterImagens médicas são fundamentais para a medicina moderna, uma vez que permitem que especialistas visualizem e estudem estruturas internas do corpo humano sem a necessidade de técnicas ou procedimentos invasivos. Uma importante etapa para uma análise quantitativa e qualitativa de estruturas anatômicas, como órgãos e tumores, é a segmentação da imagem médica, consistida por duas tarefas fortemente acopladas, conhecidas como reconhecimento e delineamento, ou seja, localizar objetos na imagem e determinar as fronteiras dos mesmos. Diversas técnicas automáticas de segmentação de imagens médicas têm sido propostas, as quais utilizam-se de conhecimentos prévios sobre os objetos a serem segmentados para realizar a segmentação de uma imagem. Este trabalho objetiva o estudo e desenvolvimento de três técnicas automáticas por modelos de forma, conhecidas como single atlas, multi-atlas label fusion e atlas probabilístico. As técnicas foram comparadas em uma base de imagens de ressonância magnética T1 de pacientes com epilepsia capturadas antes e após os procedimentos cirúrgicos.
- ItemPlataforma de busca e indexação em nuvem privada(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-12) Ribeiro, Renato dos Santos; Corrêa, Andreiwid ShefferA busca por arquivos é algo comum no dia a dia, e o próprio sistema operacional nos dá suporte a uma interface básica de busca. Entretanto, essa ferramenta é limitada e não é adequada ao meio empresarial, onde há pastas de rede com milhares e até milhões de arquivos. Isso traz um grande desafio quanto ao modo de disponibilizar estes arquivos, pois o custo computacional para a indexação é alto, e sua não indexação faz a busca ser muito lenta. Adiciona-se o complicador de que muitas vezes o documento está digitalizado com seu conteúdo como imagem, o que já não o torna acessível à maioria dos sistemas de busca que vem por padrão no computador. Deste modo, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma plataforma web que possa servir para armazenar arquivos e busca de documentos por conteúdo. O projeto foi desenvolvido utilizando a linguagem Groovy, com o front end utilizando as seguintes tecnologias: Html5, CSS, e Javascript, com React. O armazenamento dos dados indexados foi feito com o Elasticsearch. O sistema atingiu seus objetivos, tendo uma busca com cobertura 40% superior ao Google Drive, que é uma aplicação semelhante. Entretanto a precisão do Google Drive foi 16% mais eficiente e a medida F, teve uma vantagem de 3% em relação ao sistema desenvolvido.
- ItemEstimando inconsistências em imagens de pessoas geradas por computador para a análise forense de documentos digitais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2017-12-12) Geron, Arthur Ribeiro; Silva , Everton Josué daA crescente demanda no setor de desenvolvimento de Softwares por empresas torna essencial o gerenciamento da produtividade, assim como do tempo útil de trabalho do funcionário. Ao se aumentar a precisão sobre as reais horas úteis de um funcionário, melhorar se o gerenciamento de custo e prazo de um projeto, os quais são essenciais para que ele tenha um orçamento, desenvolvimento e prazo estáveis. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma plataforma Web simples, amigável e concisa de controle de horas trabalhadas dos funcionários de uma empresa de desenvolvimento de software. Tornando possível aos líderes de equipes ou gerentes visualizarem de maneira mais clara e concisa como, quando e onde o funcionário utilizou seu tempo útil de trabalho. Este projeto foi desenvolvido utilizando linguagens de programação como ASP.NET, JavaScript e HTML5. O desenvolvimento foi realizado em 5 etapas: coleta de requisitos, desenvolvimento e implementação do SGBD, desenvolvimento e implementação das interfaces do sistema Web, integração do SGBD com as interfaces, desenvolvimento e aplicação do Caso de Uso e reparos finais. O sistema foi desenvolvido dentro do prazo, se tornando uma ferramenta prática que facilitou o gerenciamento das horas trabalhadas dos funcionários da empresa Bearing Point. Possibilitando uma melhor visualização e gerenciamento do desempenho e empenho de cada funcionário.
- ItemMedviewer, uma solução robusta para a exibição de imagens médicas em dispositivos móveis(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2017-12-13) Rossi, Vinícius Maimone; Martins, Samuel BotterO MedViewer é um visualizador de imagens médicas tridimensionais, com foco na usabilidade, desenvolvido para o sistema operacional Android. O software foi desenvolvido em C# e Java, usando como editor gráfico o motor de jogos Unity3D. O aplicativo apresenta funções de busca e agregação das imagens presentes no dispositivo, exibição de imagens médicas no formato scene, exibição de máscaras de segmentação das imagens médicas e zoom. Como padrão de apresentação, usa-se o Material Design, recomendado pela Google para a criação de soluções móveis. Essa aplicação se beneficia do Unity3D para facilitar a implementação de interfaces gráficas, com boa performance e robustez, o que se provou uma escolha adequada, oferecendo um processo de desenvolvimento simples, rápido e sem grandes percalços. O resultado final se revelou acima das expectativas, a aplicação apresentou ótima performance, mesmo num ecossistema de recursos computacionais limitados, como é o caso de smartphones. Além disso, sua facilidade de uso e interface simplificada à coloca em situação de equiparidade com outras soluções disponíveis no mercado.