Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 35
  • Item
    Um modelo de processo para o manejo populacional de animais domésticos e domesticados suportado por Tecnologias da Informação e Comunicação
    (IFSP, 2023-12-19) Yoshimoto, Lauro dos Santos; Martins, Osvandre Alves
    A falta de controle populacional de animais domésticos representa um grave problema de Saúde Pública associado a diversas doenças como zoonoses, maus-tratos, acidentes causados por atropelamentos ou mordidas. As medidas profiláticas para esse problema são complexas e geralmente são direcionadas aos órgãos públicos para a elaboração de ações táticas e estratégicas voltadas ao manejo da população em alta densidade. No entanto, não são facilmente encontrados exemplos de processos delineados, apoiados nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e aplicáveis a nível municipal. Assim, propõe-se um modelo de processo de manejo populacional de animais domésticos e domesticados, envolvendo a utilização de um conjunto integrado de tecnologias na forma de identificadores digitais e sistemas de informação. O RUP (Rational Unified Process) foi utilizado como base metodológica para definição de papéis (funções no processo), atividades e artefatos (modelos de registros, documentos e informações). O BPM (Business Process Modeling) foi utilizado como ferramenta para produção de definições associadas, levando em consideração os conceitos, a legislação, os métodos, as tecnologias e a gestão da saúde animal de animais domésticos e domesticados em nível municipal. No que diz respeito às TIC, considera-se o emprego de microchips e o desenvolvimento de um sistema de informações para o qual se concebeu um protótipo inicial baseado em tecnologia No-code, esta, pertencente ao contexto RAD (Rapid Application Development). Obteve-se assim uma base fundamental, documentada na forma de diagramas, capaz de servir como base à definição de instâncias de processos de gestão específicos, bem como o desenvolvimento de soluções informáticas capazes de serem eficazmente adotadas por autoridades municipais.
  • Item
    Babyassist: um sistema monitor de recém-nascido para pais surdos
    (IFSP, 2023-12-14) Ribeiro, Vinicius Araújo; Lopes, Ivan Oliveira; Franciscani, Juliana de Fátima; Lopes, Ivan Oliveira
    No Brasil, aproximadamente 1% da população é composta por pessoas com alguma deficiência auditiva, que declararam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum ouvir. Deste grupo da população, cerca de 16% está na fase adulta e podem ser pais. Entendendo que os pais surdos podem não ser confiantes de sua capacidade na criação dos filhos, o trabalho realizado apresenta o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis chamada BabyAssist, que visa auxiliá-los no monitoramento de seus bebês. A aplicação utiliza o microfone do celular para detectar e processar sons emitidos pelo recémnascido, em especial o choro, que pode indicar que a criança precisa de atenção. Quando a aplicação identifica um sinal sonoro relevante, ela envia automaticamente um SMS1 para o celular dos pais. Para garantir que sejam alertados, são realizadas integrações entre o celular e um smartwatch2. Quando o SMS é recebido, o smartwatch vibra e exibe uma notificação visual. O sistema oferece uma solução simples, inovadora e acessível para ajudar os pais surdos a acompanhar com segurança o bem-estar de seus filhos, proporcionando maior autonomia. Espera-se que esse trabalho contribua para a melhoria da qualidade de vida de famílias compostas por pais surdos, fornecendo-lhes uma ferramenta valiosa para o cuidado de seus recém-nascidos.
  • Item
    Mapeamento de estabelecimentos de saúde e comerciais durante a pandemia
    (IFSP, 2021-01-21) Quittó, Guilherme Bottion; Santos, Jonathan Dias dos; Jesus, Leandro Almeida de; Teixeira, Fabio; Ferruzzi, Adriano José; Xavier, Rogério Aparecido Campanari
    O presente projeto tem como intuito diminuir a quantidade de aglomerações e consecutivamente, a propagação de casos de COVID-19 em São Paulo, Brasil. Durante a pandemia do coronavírus, foi cientificamente provado que manter o distanciamento social e evitar aglomerações são duas principais maneiras de combater os crescentes números de mortos e infectados (KENNEDY et al., 2020) . Portanto, o objetivo do trabalho é fornecer um aplicativo que permite ao usuário pesquisar estabelecimentos e lugares ao qual a pessoa deseja frequentar, obter informações sobre o número de contaminados aos arredores daquela localidade, adquirir dados sobre a quantidade de indivíduos que estão presentes no determinado local e possíveis outras horas que aquele estabelecimento pode encontrar-se mais vazio.
  • Item
    Solução computacional para negociação automatizada no mercado de ativos da B3
    (IFSP, 2021-01-27) Pereira, Natã Nunes Alvares; Ancioto, Alex Sandro Rodrigues; Ferreira, Regivaldo Sousa; Zadi, Igor Calebe
    Expert Advisors (EAs) são algoritmos de negociação (trade) automatizada para ativos financeiros, no Brasil utiliza-se muito o nome robôs para esse tipo de algoritmo, que são executados através de um programa de negociação, o algoritmo foi desenvolvido para a plataforma MetaTrader 5 (MT5). A solução proposta é um EA visando automatizar a negociação de ativos na bolsa de valores do Brasil, a B3. A pesquisa e o desenvolvimento trazem uma solução superior em relação as disponíveis no mercado, que tem um resultado de lucros consistente, código aberto e completamente gratuita, sendo uma solução única, publicada na comunidade que carece de robôs disponíveis com bons resultados. O desenvolvimento apresentou resultados financeiros consistentes, a publicação na comunidade foi feita com sucesso e permite aprimoramentos futuros no algoritmo.
  • Item
    Hunterest: uma proposta de software para auxílio em refeições externas
    (IFSP, 2021) Peleje, Gustavo Moreira; Thomé, Jader; Rossignolli, Júlio César Monteiro; Ferreira, Regivaldo Sousa
    Compreendendo o papel da tecnologia como o de viabilizar e de facilitar a vida do cidadão na sociedade. Ferramentas que lhes garantam qualidade de vida, bons serviços, boas experiências, comodidade são extremamente bem vindas. Neste trabalho, propusemos a utilização de uma ferramenta desenvolvida por nós no decorrer desses 2 últimos anos, no objetivo de possibilitar aos clientes, uma experiência completa dentro da busca por melhores ambientes gastronômicos disponíveis no mercado. Trata-se do Hunterest, um serviço de busca e de sugestão de restaurantes que permite pré-definir seu destino, antes mesmo de sair de casa, baseando-se em características pré-determinadas, com base no gosto individual por ambientes para se estar, melhores preços, melhores cardápios, etc.