Navegando por Campus "BIRIGUI"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da atenção na relação professor-aluno no contexto tecnocientífico(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012-11-23) Santos, Genivaldo de Souza; Carvalho, Alonso Bezerra de; Pagni, Pedro Ângelo; Bueno, Sinésio Ferraz; Mendonça, Samuel; Cerqueira, Teresa Cristina SiqueiraA atenção faz parte de uma temática geralmente esquecida e não valorizada pela filosofia e por sua história, na medida em que ela mantém laços com os pressupostos fundamentais da filosofia moderna, e à medida que esta “maneira” de fazer filosofia, historicamente datada é adotada, como sendo “a” própria Filosofia, configurando uma agenda filosófica bastante restrita, que na ânsia de “certeza” e “clareza” é levada a ignorar um campo de temas fundamentais para a (auto) compreensão do humano e de maneiras outras de se produzir conhecimento sobre ele. É sabido que a filosofia, a partir da modernidade, buscou compreender a realidade por meio da exclusividade de um conhecimento racional, claro e distinto, “purificado” de sua vinculação com o mundo da vida. Fazendo desta, um objeto destacado e separado, face à consciência do sujeito que se reconhece como categoria ontológica, superior e independente do mundo, capaz de produzir a partir de si um conhecimento objetivo e seguro da realidade, radicalizando substancialmente o dualismo platônico, que doravante passam a ser tomados, sujeito (alma) e objeto (materialidade), como substâncias antagônicas e hierarquicamente diferentes. Com este cenário conceitual, a modernidade apostou em um mundo baseado no conhecimento científico, cujos excessos são experimentados cotidianamente na sociedade tecnocientífica, desvalorizando maneiras outras de abordar o fenômeno humano, e de modos outros de produção de conhecimento. Deste modo, a atenção, como um tema genuinamente filosófico, ganhou importância e foi recuperado por estudiosos da filosofia antiga que, numa espécie de “desvio” dos pressupostos modernos, perceberam que a filosofia, em sua plenitude, não poderia ser considerada apenas como uma produção/exposição de um sistema teórico, desligado da experiência que fazemos no mundo, mas, que ela deveria ser tomada como “modo de viver” que nos implica profundamente e que é praticado e exercitado, tendo como finalidade uma espécie de autotransformação, que possa nos tornar dignos do que nos acontece. O tema da atenção se insere como um tema de importância filosófica por meio deste registro, que busca não tanto informar, mas antes provocar um efeito de formação, ultrapassando o sentido epistemológico atribuído ao termo e delineando-se como um tema eminentemente ético, na medida em que implica uma atitude que procura uma sintonia e um procedimento mais adequado à situação. Como nova temática, que busca sua inserção no debate filosófico e pedagógico, carece de uma sistematização, o que buscaremos com este trabalho, na tentativa de problematizarmos a atitude atenta ou se quisermos, a prática ou o exercício da atenção e sua importância ética na relação professor-aluno. Para pensarmos o tema da atenção como uma prática e/ou um exercício filosófico, em seu “desvio” dos pressupostos modernos, recorreremos aos trabalhos de Pierre Hadot, que recupera da antiguidade grega e helenística a importância da atenção nos 'exercícios espirituais'. Para tematizarmos a atenção na contemporaneidade, face aos limites de uma visão tecnocientífica de homem e de mundo, recorreu a Josep Maria Esquirol, autor que estabelece uma relação umbilical entre o tema da atenção e do respeito. Para nós, isto se apresenta como uma possibilidade de fazermos frente às imposições da sociedade, da indiferença e do consumo que impregnam as relações humanas contemporâneas, especialmente as constituídas no interior das salas de aulas.
- ItemAções lúdicas e suas contribuições aos processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-01-25) Andreazi, Silvania Gallo; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro; Castro, Rosane Michelli de; Pirola, Nelson AntonioO foco deste estudo foi a investigação sobre os conceitos e práticas pedagógicas de ações lúdicas nos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio - ETIEM de uma instituição da Rede Federal de Ensino localizada no interior paulista. A pesquisa abordou a ludicidade no processo de aprendizagem e sua aproximação com a pedagogia participativa, oportunizando ao aluno situações que ressaltam a espontaneidade, a criatividade e a integração nos processos de cultura e de saberes vivenciados, criando situações para a construção do seu conhecimento e de seu desenvolvimento como cidadão autônomo, responsável e ativo para a transformação de sua realidade. Nesse sentido, considerando as particularidades dos alunos adolescentes, bem como as especificidades dessa modalidade de ensino, a questão central da pesquisa foi: Qual a relação entre o lúdico e os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos de ETIEM? Esse contexto conduziu a investigação a traçar como objetivo geral: identificar a relação entre as ações lúdicas utilizadas na prática pedagógica do ETIEM e suas contribuições para os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos dos cursos pesquisados. A abordagem do estudo foi definida como quali-quantitativa descritiva direcionada à educação e a análise e interpretação dos dados tiveram como base a estratégia de triangulação metodológica. O desenvolvimento da pesquisa abrangeu a investigação bibliográfica e documental sobre a ludicidade e o ETIEM, ampliando por meio de conhecimentos teóricos, a compreensão sobre a diversidade das ações lúdicas no contexto social e educacional e as repercussões das políticas públicas nos processos educativos. Na sequência, para investigar as concepções de professores e alunos de seis turmas dos cursos do ETIEM sobre a ludicidade como procedimento didático, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos 33 professores e 204 alunos responderam aos questionários com questões abertas e fechadas. A pesquisa contou com a observação participante da pesquisadora em 54 aulas e em 7 eventos da instituição, assim como a utilização do diário de campo para registro e acompanhamento das etapas do plano de investigação. Ao término da análise dos dados, observou-se nos julgamentos dos alunos que as ações lúdicas facilitam e ajudam no aprendizado dos conteúdos e proporcionam a sensação de bem-estar, contribuindo para a sua participação na aula, o que reflete de forma positiva no seu desenvolvimento integral, pois instiga reflexões sobre situações cotidianas que favorecem à criticidade e autonomia. O estudo evidenciou a escassez de pesquisas envolvendo os termos ludicidade/lúdico e ETIEM e que apesar de ter sido constatado o uso constante de ações lúdicas nos cursos pesquisados e seus benefícios didáticos, foi apontado pelos professores a lacuna em sua formação pedagógica sobre o assunto, limitando saberes e a propositura de atitudes lúdicas.
- ItemAs vozes de funcionárias de escolas estaduais paulistas: (trans)formação, (re)construção identitária e atuação no espaço escolar.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-09-26) Souza, Leandro Aparecido de; Gomes, Alberto Albuquerque; Rodrigues, Silvia Adriana; Monlevade, João Antônio Cabral de; Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Parente, Claudia da Mota DarosEsta tese de doutorado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, vinculada à Linha de Pesquisa 4 “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como tema a formação profissional das funcionárias da educação e como objeto de estudo a percepção delas a respeito das reverberações de seu processo formativo. Dessa forma, foi definido como objetivo compreender os reflexos e as contribuições da formação inicial em serviço das funcionárias das secretarias das escolas estaduais paulistas, que concluíram o curso Técnico em Secretaria Escolar, para a (re)construção de sua identidade, profissional e social, e para sua atuação no espaço escolar. Como objetivos específicos foram definidos: discutir os processos objetivos e subjetivos relacionados à construção da identidade profissional e social; compreender a proposta de formação presente no currículo do curso Técnico em Secretaria Escolar ofertado pelo Campus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; abordar a legislação sobre as funcionárias da educação na estrutura da Secretaria da Educação do estado de São Paulo; verificar e discutir os reflexos da formação das funcionárias sobre a (re)construção de sua identidade profissional e social; e averiguar as contribuições da formação profissional para novas práticas no espaço escolar. Esta investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida às luzes do campo epistemológico da fenomenologia, tendo a pesquisa (auto)biográfica como método e fonte de pesquisa. A entrevista narrativa, nos moldes descritos por Sandra Jovchelovitch e Martin W. Bauer (2008), foi a ferramenta utilizada para ouvir as funcionárias e a análise compreensiva-interpretativa de Elizeu Clementino de Souza (2004; 2014) para a interpretação das narrativas. A discussão sobre os mecanismos da construção das identidades profissional e social foi assentada nos estudos de Claude Dubar (1998; 2005; 2009) e Peter L. Berger e Thomas Luckmann (2004). A análise da proposta curricular do curso técnico baseou-se em teóricos do currículo como Michael W. Apple (2008), José Gimeno Sacristán (2013), Tomaz Tadeu Silva (2010) e Michael Young (2013; 2014a; 2014b;). Também são analisados os documentos “Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação – Em cena, os funcionários de escola” e o caderno de Orientações Gerais do Profuncionário. Além disso, foi realizado um estudo sobre o histórico legal das funcionárias da educação na estrutura da educação do estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas com seis funcionárias e a partir das narrativas emergiram nove unidades de análise: Experiência da formação; Reflexos da formação: novas práticas no espaço escolar; Conceito de educação; Identidade para si; Identidade para o outro; Utilização do termo “tia”; Clima escolar; Relações interpessoais; e Crítica ao Estado. O desenvolvimento desta pesquisa está estruturado para defender a seguinte tese: “O curso Técnico em Secretaria Escolar contribuiu para a (trans)formação das funcionárias da educação sobre a percepção de si mesmas, para a (re)construção de sua identidade profissional e para o aperfeiçoamento de sua atuação no espaço escolar. No entanto, a identidade gerada é imprecisa, pois, ainda que no âmbito subjetivo elas se apropriem da identidade de educadora, socialmente elas não se sentem reconhecidas pela totalidade dos membros da comunidade escolar”.
- ItemAvaliação experimental da eficiência térmica de coletor solar plano com barreiras internas.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019-03-01) Garcia, Rafael Paiva; Scalon, Vicente Luiz; Oliveira, Santiago Del Rio; Silva, Celso Luiz da; Marchi Neto, Ismael de; Silva, Rodrigo Correa daA mudança na geração de energia através de fontes não renováveis para fontes renováveis é uma grande preocupação mundial e nacional, que tem impulsionado pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias na área de energia renovável. Neste cenário, a energia solar é uma excelente alternativa, por ter um grande potencial e diversas aplicações. Com isso, este trabalho tem o objetivo de analisar melhorias na eficiência de coletor solar plano, equipamento utilizado no aquecimento de água através da energia solar, ao adicionar barreiras na cavidade de ar confinado entre a sua placa absorvedora e a sua cobertura de vidro. As barreiras bloqueiam o fluxo de ar, provocado pela convecção interna, diminuindo as perdas de calor. A análise foi realizada em quatro coletores, nos quais foram adicionados de uma a quatro barreiras e comparados com um coletor sem barreira como referência. Para isso, foi construída uma bancada de teste com todos equipamentos necessários para obter a eficiência em coletor solar plano. Os resultados dos ensaios mostraram que não houve uma variação significativa da absorção de radiação solar, já que a eficiência máxima manteve-se inalterada. Porém, houve uma diminuição da perda de calor ao adicionar as barreiras, sendo esse resultado diretamente relacionado a inclinação da curva de eficiência usada na análise de coletor solar plano. Os resultados mostram que a inclinação varia em -2,05%, -5,12% e 2,94%, para duas a quatro barreiras, respectivamente. Portanto, as barreiras diminuem a perda de calor para o meio, havendo um número ótimo de barreiras para cada projeto de coletor solar plano.
- ItemCálculo de funções de Wannier para Nanomateriais: cumuleno e grafeno(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-04-28) Ribeiro, Allan Victor; Afonso, Alexys Bruno; Arantes Júnior, Jeverson Teodoro; Batagin Neto, Augusto; Malvezzi, Andre Luiz; Sambrano, Julio RicardoGregory H. Wannier, em 1937, introduziu uma representação dos orbitais eletrônicos cristalinos em termos de funções ortogonais localizadas relacionadas com os orbitais atômicos. Posteriormente, tais funções foram denominadas de funções de Wannier. Nos últimos 30 anos, estudos têm apontado um crescente interesse da comunidade científica por estas funções, as quais se apresentam como uma poderosa ferramenta para a investigação de propriedades eletrônicas dos materiais. No presente trabalho, calculamos as funções de Wannier de sistemas nanométricos uni e bidimensionais. Inicialmente abordamos o cumuleno, que consiste em uma cadeia de átomos de carbono equidistantes. As funções de Bloch são obtidas por meio de uma aproximação tight binding e as funções de Wannier, usuais e generalizadas, são calculadas a partir delas. São discutidas as relações entre as funções de Wannier generalizadas obtidas por meio da aproximação tight binding e os orbitais híbridos sp. Isto é explicado mediante um cálculo alternativo das funções de Wannier, com a resolução de um problema de autovalores generalizado. As funções de Wannier das bandas pz do grafeno também são calculadas a partir das funções de Bloch obtidas por meio de uma aproximaçãao tight binding. Elas assemelham-se a um par ligante-antiligante de orbitais moleculares, e suas propriedades de simetria e localização são discutidas. Finalmente, por meio de uma combinação dos pacotes PWscf (baseado em ondas planas e na teoria do funcional da densidade) e wannier90, são calculadas as funções de Bloch e as funções de Wannier de máxima localização para arranjos atômicos com periodicidade em uma (cumuleno) e duas (grafeno) dimensões. Há boa concordância qualitativa entre os resultados da aproximação tight binding e da teoria do funcional da densidade. Deve-se ressaltar que a primeira abordagem não usa réplicas dos sistemas nanométricos e permite aprofundar o entendimento das propriedades e do significado físico das funções de Wannier.
- ItemCompetência em informação na Educação Profissional: uma análise nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFSP-Câmpus Birigui(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2022-12-10) Rissi, Viviane Renata Ventura; Coronel, Ani Caroline RomeroTomando como parâmetro a educação profissional de nível médio e sua finalidade em preparar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do domínio de técnicas e procedimentos; a presente pesquisa, objetivando estudar as diferentes situações de aprendizagem exigida pela Sociedade da Informação, buscou evidenciar o nível de conhecimento e habilidades informacionais presentes na prática discente dos alunos matriculados no ensino médio integrado do IFSP – Câmpus Birigui. Demonstrando a necessidade de se desenvolver, ainda na escola, ações que possam contribuir para a efetivação e ampliação do desenvolvimento de tais competências no processo formativo do aluno, seja socialmente, quanto profissionalmente; foram analisadas as metodologias e procedimentos adotados pelos alunos na construção de trabalhos escolares, identificando por meio da prática discente o comportamento, as dificuldades e as lacunas de conhecimento apresentadas pelos mesmos. Logo, pela interpretação dos resultados, verifica-se que apesar dos alunos do ensino médio integrado possuírem conhecimento e habilidades informacionais em determinadas áreas, ainda encontram dificuldades em utilizar os recursos e as estratégias disponíveis, o que indiretamente influencia na resolução de problemas em situações cotidianas, muitas vezes provocada pela desinformação ou até mesmo pelo excesso de informação. Para finalizar, reforçando o compromisso da educação em proporcionar ao estudante uma aprendizagem autônoma, a pesquisa sugere por meio de ações educativas, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária; a inserção no currículo escolar de um programa educativo direcionado ao desenvolvimento da competência em informação.
- ItemConstrução de significados matemáticos em experiências computacionais educativas construcionistas orientadas pelos pensamentos reflexivo e computacional(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-04-15) Barbosa, Luciana Leal da Silva; Maltempi, Marcus Vinicius; Fino, Carlos Nogueira; Ferreira, Fernando Ilídio Silva; Valente, José Armando; Notare, Márcia RodriguesNesta pesquisa temos como objetivo compreender como pode acontecer a construção de significados matemáticos quando o aprendiz parte de ideias matemáticas intuitivas, sugeridas enquanto está engajado em suas experiências computacionais educativas construcionistas (ExCEC), e busca transformá-las em conceitos matemáticos formais relacionados a essas ideias. Optamos pela metodologia qualitativa de pesquisa para produzir dados junto a uma turma de crianças com idades de 9 a 12 anos que frequentavam a Ong. Empreendedor Mirim, localizada na cidade de Birigui (SP). A pesquisa de campo foi desenvolvida num ambiente naturalístico em que crianças e professora-pesquisadora interagiram entre si e com seu meio, agindo e refletindo sobre o resultado de suas ações com liberdade de ação e de pensamento. Neste contexto, decidimos pela abordagem metodológica Design Based Research (DBR) para a construção do design da pesquisa, com o objetivo de pensar e selecionar os procedimentos metodológicos mais adequados ao alcance de nossos objetivos. Nos dados produzidos procuramos por evidências que nos ajudassem a responder a seguinte questão: Como os pensamentos reflexivo e computacional influenciam a construção de significados matemáticos que partem de ideias intuitivas, durante experiências computacionais educativas construcionistas (ExCEC)? Para tanto, construímos as ExCEC considerando os projetos de programação desenvolvidos no Scratch pelas crianças como uma unidade de investigação, contemplando os sujeitos participantes, os programas e/ou dispositivos robóticos construídos, os vídeos com as gravações dos encontros e os registros escritos pela professora e pelas crianças em seus diários de campo. Cada ExCEC foi apresentada através de histórias de aprendizagem que narram os fatos e acontecimentos contextualizando-os em um enredo que tenta aproximar o leitor das experiências vividas pelos sujeitos participantes. As ExCEC construídas foram analisadas à luz dos pressupostos teóricos do Construcionismo e do Pensamento Computacional de Seymour Papert e da Filosofia da Experiência de John Dewey. Suas teorias foram alvos de investigações e reflexões profundas resultando na construção da Seção 4 desta tese, que tece diálogos e correspondências entre as ideias desses autores. A partir da inquirição sobre as experiências, e sendo norteados por nossa pergunta de pesquisa, construímos um modelo customizado de análise dos dados, o Modelo Movimento Matemático-PC (MM-PC), o qual tem como objetivo mapear o processo de transformação que ideias matemáticas e computacionais intuitivas, construídas pela própria criança, sofrem rumo à formalização dessas ideias. O modelo MM-PC construído corrobora as ideias de intuição de Papert e de sugestão de Dewey, contribuindo para sistematizar o processo de transformação que a compreensão sobre um determinado conceito pode sofrer enquanto é construído pelo próprio aprendiz. Os resultados alcançados evidenciam que teoria e prática se coadunam num processo de aprendizagem matemática construcionista e pela experiência, desenvolvido através de uma ExCEC, a qual é orientada e motivada por um propósito do aprendiz que age e reflete sobre suas ações. Além disso, evidenciamos que a definição de pensamento computacional contempla a propriedade da modelagem dinâmica e que uma ExCEC sofre intervenções da mediação questionadora da professora, e é orientada pelo pensamento reflexivo computacional das crianças para a compreensão e resolução das situações problemáticas que permeiam sua experiência.
- ItemControle chaveado de sistemas Fuzzy T-S com incertezas paramétricas e atraso no tempo(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-11-11) Pereira, Gustavo Jorge; Teixeira, Marcelo Carvalho Minhoto; Cardim, Rodrigo; Faria, Flavio Andrade; Gadotti, Marta Cilene; Souza, Wallysonn Alves deNesta tese são propostas condições que garantem a estabilidade de uma classe de sistemas não lineares com incertezas paramétricas e atraso no tempo, com a especificação da taxa de decaimento e utilizando um controle chaveado. Os projetos dos controladores são realizados com base no modelo fuzzy Takagi-Sugeno (T-S) com representação exata do sistema não linear com atraso no tempo. Novos teoremas são propostos com condições baseadas em desigualdades matriciais lineares (do inglês Linear Matrix Inequalities - LMIs) e funcional de Lyapunov-Krasovskii (L-K) com intuito de obter vários ganhos para o controlador. O controlador chaveado, em um certo instante de tempo, é formado por um único ganho, escolhido entre um conjunto de ganhos previamente projetados, que é determinado pela lei de chaveamento. Essa lei retorna o menor valor da derivada temporal do funcional de L-K. Os controladores chaveados apresentam um desempenho melhor ou igual, quando comparados com o controlador de ganho único na realimentação do vetor de estado, e as LMIs utilizadas para determinar os ganhos do controle chaveado são mais relaxadas do que as LMIs que determinam o ganho único, pois proporcionam áreas factíveis maiores ou iguais. Para verificar a eficácia da metodologia proposta, nesta tese são apresentadas simulações numéricas abordando projetos de controladores chaveados e de ganho único para modelos fuzzy T-S com atraso no tempo e parâmetros incertos, incluindo por exemplo um sistema Truck-Trailer.
- ItemControle cooperativo de conversores distribuídos para aprimoramento da qualidade de energia elétrica em microrredes isoladas(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022) Rodrigues, Diego Tardivo; Paredes, Helmo Kelis Morales; Pomílio, José Antenor; Alonso, Augusto Matheus dos Santos; Amasifen, Juan Carlos Cebrian; Gonçalves, Alessandro Serrão GonçalvesMicrorredes trifásicas a 4-fios apresentam grandes desafios de operação uma vez que podem se tornar desbalanceadas, com a presença de componentes de sequência negativa e zero na tensão e na corrente. Quando estas microrredes operam de forma isolada, os desequilíbrios bem como a distorções harmônicas produzidas por cargas não lineares e desbalanceadas podem afetar a qualidade da energia e a estabilidade de operação do sistema. Adicionalmente, evitar uma possível sobrecarga de uma unidade geradora, proporcionado pela distribuição de cargas na microrrede bem como diferentes impedâncias de linha entre barramentos, tem sido atualmente um desafio. Logo a presente tese propõe contribuições focadas no compartilhamento de potência ativa, reativa, harmônicos e desequilíbrios em uma microrrede (MR) trifásica a 4-fios quando operada em modo ilhado. Os controladores são desenvolvidos para compartilhar vproporcionalmente essas potências entre as unidades de geração distribuída (GD), com base no algoritmo consensus agindo de modo distribuído e utilizando o conceito de impedância virtual. Isto deve evitar sobrecarregar as unidades de GD uma vez que o sistema de controle deve garantir um compartilhamento adequado destas potências entre os GDs da MR. Em primeiro momento o trabalho apresenta uma estratégia para o compartilhamento de potências (ativa, reativa, harmônica e desbalanço) na MR, fazendo uso da CPT (do inglês Conservative Power Theory) no domínio das componentes simétricas generalizadas, bem como do algoritmo consensus para geração de impedâncias virtuais. Com esta técnica foi possível obter o desacoplamento dos efeitos das componentes de sequência negativa e zero no compartilhamento da potência de desbalanço o que é demonstrado por meio de uma análise comparativa com a metodologia encontrada na literatura, a qual faz uso da CPT. Na sequência é proposto um novo sistema de controle com foco no compartilhamento de corrente eficaz por fase ao invés do compartilhamento de potências. Este sistema é baseado também no algoritmo de consensus para equalizar o valor eficaz da corrente entre as fases dos GDs na MR isolada a 4-fios contendo cargas desequilibradas e não-lineares. Para fazer isto é utilizado um controle de droop por fase para regular a magnitude da tensão, e o compartilhamento da corrente harmônica é realizado utilizando o conceito de impedância virtual. Adicionalmente o controle proposto garante regulação de tensão, fazendo com que a MR opere no seu valor nominal de tensão. O algoritmo consensus além de propiciar compartilhamento do valor eficaz da corrente, também proporciona o compartilhamento igualitário do valor eficaz da corrente harmônica entre cada fase de cada GD que compõe a MR, bem como garante que a distorção harmônica da tensão no PAC de cada GD permaneça dentro dos limites definidos pelas normas. Resultados de simulações demonstram o funcionamento e a efetividade da estratégia de controle proposta. Por fim é apresentada uma nova proposta (usando o mesmo cenário do sistema estudado no início do trabalho), para que o compartilhamento das potências (ativa, reativa, harmônica e desbalanço) seja realizada por GD monofásicos e trifásicos da MR. Neste caso o droop foi alterado para regular a tensão por fase, bem como o algoritmo consensus e as impedâncias virtuais que também foram ajustadas por fase. Com isso, foi possível que geradores monofásicos ao serem inseridos na MR trifásica de 4-fios possam também compartilhar suas potências, ajudando na operação da MR.
- ItemDesenvolvimento de um dinamômetro biomédico ergonômico com comunicação com dispositivos móveis(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-05-12) Paulo, Danilo Pazian; Carvalho, Aparecido Augusto de; Sanches, Marcelo Augusto Assunção; Ribeiro, Alexandre Alves de LimaDinamômetros biomédicos são equipamentos utilizados para medir forças exercidas pelas mãos. Com o uso deste tipo de equipamento, é possível realizar avaliações biomecânicas das mãos de pacientes que após cirurgias, acidentes ou patologias osteomioarticulares, tiveram redução na sua capacidade de exercer forças com as mãos. O objetivo deste trabalho foi a implementação de um dinamômetro biomédico ergonômico, de fácil utilização, com capacidade de comunicação com diferentes tipos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O projeto realizado se constitui no aprimoramento de duas versões anteriores de dinamômetros implementadas no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Engenharia Biomédica da UNESP – Campus de Ilha Solteira. Testes em voluntários utilizando o dinamômetro desenvolvido e um dinamômetro comercial da marca SAEHAN, e posterior análise estatística dos dados revelam uma excelente confiabilidade intra-examinador para o dinamômetro desenvolvido, com coeficiente de correlação intraclasse médio de 0,95 entre os diferentes grupos analisados, e de 0,98 para o dinamômetro SAEHAN. A análise estatística revela também uma excelente confiabilidade concorrente para as medidas realizadas pelo dinamômetro desenvolvido em relação às do dinamômetro SAEHAN, sendo de 0,93 para mãos dominantes e 0,92 para mãos não dominantes. Assim, o dinamômetro desenvolvido é confiável, válido e comparável com o dinamômetro SAEHAN quando adotados os mesmos procedimentos de exame de preensão palmar.
- ItemDivisão do trabalho inovador: análise do papel do Estado na perspectiva dos organismos de apoio de Birigui-SP(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015-06-11) Cerizza, Andréia de Alcantara; Paulino, Luís Antônio; Cordeiro, Marcos; Camargo, José Marangoni; Le Bourlegat, Cleonice Alexandre; Silva, MauriO objetivo central da tese foi analisar como a localidade, por meio de seus organismos de apoio e governança, conceitua a inovação, sua realização nos setores produtivos e as dificuldades para promovê-la, bem como vislumbra e se apropria das políticas de inovação do Estado, a partir das interações institucionais existentes no território. Dentre os objetivos específicos, procurou-se: (a) desenvolver um estudo sobre inovação e interações institucionais; (b) elencar as principais políticas públicas de inovação no Brasil entre 2004 e 2014 e os instrumentos de apoio financeiro, técnico e gerencial à inovação vigentes; (c) descrever sobre a formação do Arranjo Produtivo Local calçadista – APL de Birigui; (d) elencar os organismos de apoio no setor calçadista (APL) e em outros setores produtivos de Birigui - SP; (e) analisar como os organismos de apoio e governança percebem a inovação, a atuação do Estado na questão de políticas públicas de inovação e a existência de interação entre o local e as institucionalidades federais. Adotou-se como hipótese a ideia de que a localidade, pelos seus organismos de apoio, não possui um vínculo consistente com as institucionalidades federais que promovem e apoiam a inovação, numa perspectiva sistêmica, pela falta de comunicação eficiente e eficaz entre o Estado e o local, de forma a efetivar as políticas de inovação na localidade.
- ItemEmpatia, educomunicação e práticas docentes: curricularização da cultura da paz na educação profissional, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Birigui(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2019-12-07) Rocha, Marileide Andrade de Jesus; Coronel, Ani Caroline Romero; Benitez, Flávio Portillo; Villalba, Moisés; Arrúa, Maria AngélicaO presente trabalho tem como objetivo apresentar de que forma a compreensão das competências da educação, da educação emocional e cultura de paz auxiliam a potencializar o desenvolvimento de práticas significativas da educação na comunicação e na aprendizagem interativa-colaborativa no currículo da Educação Profissional Tecnológica (EPT) do IFSP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Birigui. Ademais, buscou-se descrever a história da EPT no Brasil e a influência do mercado mundial na construção dos currículos profissionais tecnológicos da rede federal de ensino. A investigação orientou o desenvolvimento de projetos contínuos de vivências de comunicação não violenta, metodologias ativas com o envolvimento da família, educandos e educadores com práticas inovadoras no cenário da cultura de paz e educação para a paz mediadas pelas tecnologias digitais, como o enfrentamento das diversas formas de violência. Igualmente, procurou-se sugerir a inserção da Cultura de Paz e Educação para Paz como componente curricular em todos os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) do IFSP Campus Birigui. O desenvolvimento do estudo foi direcionado pela pesquisa bibliográfica, descritiva e pesquisa de campo. Os instrumentos, os convites e os termos de pesquisa foram entregues aos participantes, maiores e menores, nos formatos impressos e digital. O roteiro composto de questionários com perguntas abertas e fechadas no formato do Google Forms foi encaminhado para os e-mails e o WhatsApp dos servidores e estudantes de 2019. A pesquisa foi submetida à abordagem quantitativa e qualitativa – “qualiquanti” ou mista. A análise dos dados possibilitou a compreensão da importância de desenvolvimento de uma nova política de comunicação, de ofertas de cursos de formação inicial e continuada de alfabetização de cultura da paz e educação para paz nos ambientes físico e ciberespaço e projetos ecossistêmicos com o envolvimento intencional das pessoas da comunidade interna e externa. Concluiu-se que o estudo apontou a necessidade de construção permanente de uma cultura de paz nos processos de comunicação, nas atividades técnico-laborais, e experienciar o benefício do bem-estar com e para pessoas nesse território de aprendizagem profissional. O projeto deste trabalho foi analisado e aprovado pelo CEP – Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP pela Plataforma Brasil, registrada pelo parecer nº 3.685.634/CEP/IFSP. É mister retomar a busca contínua pelos novos tesouros – estudos pela riqueza de aprendizagem do equilíbrio da sensibilidade e da razão, da interinfluência cultural somadas à inovação das práticas de comunicação assertiva nas relações humanas, do novo ensinar-aprender significativo estruturados na pedagogia do amor, nos pilares da educação e cultura de paz fundamentais para a formação integral do ser humano educador e aprendente em todos os níveis de ensino. O estudo está aberto a novas contribuições em prol do bem coletivo.
- ItemEnsino e aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira no ensino médio e sua articulação com a educação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Birigui- SP(Universidad Gran Asunción (UNIGRAN), 2019-12-07) Santos, Joyce Helena Ferreira dos; Coronel, Ani Caroline Romero; Villalba, Moisés; Arrúa, Maria AngélicaEsta investigação pretende discorrer sobre o ensino e aprendizagem da Língua Espanhola observando as atividades e práticas do espanhol como língua estrangeira no Brasil no contexto do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração e Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) no campus Birigui- SP. O ponto de partida para esta articulação é a Lei 11.161/2005 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de espanhol nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas. Esta pesquisa será bibliográfica, pois traz os documentos legais, tais como a Constituição Brasileira, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Orientações para o Ensino Médio em Língua Estrangeira e outros. O estudo destaca as práticas e ressalta o intercultural e a interdisciplinaridade como caminhos para a aprendizagem bem como o entendimento da Educação Profissional no mundo globalizado. Também existe a preocupação do uso das tecnologias educacionais tão presentes no ensino. No decorrer da investigação haverá a coleta de dados mediante o uso de questionário aos docentes, alunos e entrevistas com os servidores. O objetivo é explicar e analisar o processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira a partir de vivências e experiências comunicativas de modo que a pesquisa proporcione o protagonismo no aluno e o dinamismo no ensino. Os questionamentos da pesquisa são: Como ensinar o espanhol como língua estrangeira no Ensino Médio diante do fato do espanhol ser uma disciplina optativa? Quais são os aspectos relevantes para o ensino do espanhol no Ensino Médio Educação Profissional? Que ferramentas usar no ensino do espanhol? Quais as atividades que mais estimulam os alunos e que gêneros utilizar? Essas questões permearão a investigação.
- ItemEstratégias de aprendizagem e evasão escolar na Licenciatura em Matemática: analisando a realidade de um Instituto Federal de Educação(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-10-11) Mendonça, Aline Graciele; Pirola, Nelson Antônio; Boruchovitch, Evely; Acioly-Régnier, Nadja Maria; Dias, Josete Leal; Caetano, Richael SilvaAs estratégias de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos, possibilitando a autorregulação do processo de aprendizagem, envolvendo aspectos cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivos e comportamentais, podendo a falta de seu uso estar relacionada com a evasão escolar em cursos de Licenciatura em Matemática, uma vez que muitos evadem por dificuldades de aprendizagem. Assim, esta pesquisa tem como pergunta de investigação: em que medida a evasão escolar pode estar relacionada com as estratégias de aprendizagem de licenciandos em Matemática de um Instituto Federal de Educação? A partir dessa problemática, o objetivo geral é identificar e analisar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos licenciandos em Matemática, matriculados e evadidos de um Instituto Federal de Educação, e relacionar esses resultados com a evasão escolar. Pauta-se em uma abordagem que utiliza métodos quantitativos e qualitativos, ou seja, de tipo misto, em que os dados são analisados dialeticamente, a partir das seguintes etapas: 1ª etapa – estudo teórico bibliográfico e documental, que envolveu pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e buscas nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) e nos documentos oficiais da instituição pesquisada; 2ª e 3ª etapa – construção e aplicação dos instrumentos de pesquisa: dois questionários de caracterização (alunos matriculados e evadidos) e Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários Licenciandos em Matemática (EEA-ULM), adaptada para a área da Matemática a partir da Escala de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), de Santos e Boruchovitch (2013, 2020); 4ª etapa – realização de um minicurso, com o objetivo de possibilitar a reflexão sobre as estratégias de aprendizagem de alunos ingressantes de um dos câmpus participantes, a partir das respostas deles na escala EEAULM. Participaram desta pesquisa 267 alunos pertencentes a 13 câmpus que possuíam curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal do Estado de São Paulo; desses, 83 são alunos que já evadiram dos cursos de Licenciatura em Matemática e 184 eram alunos matriculados quando participaram desta pesquisa; dentre esses matriculados, participaram da 4ª etapa cinco alunos ingressantes de um dos câmpus. Como resultados principais, tem-se que: a) as análises dos PPC e dos documentos oficiais possibilitaram um diagnóstico da instituição, indicando a necessidade de reflexões e ações para promoção das estratégias de aprendizagem e a diminuição da evasão escolar; b) a validação inicial da EEA-ULM apresentou alta confiabilidade interna, com alfa de Cronbach da escala total em 0,896 e resultados superiores na análise fatorial, em comparação com a EEA-U; c) os motivos de evasão dos alunos participantes são variados e neste estudo foram divididos em dois grupos, um grupo dos alunos que evadiram por dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação para aprender Matemática (Grupo 1 A) e o outro grupo dos alunos que evadiram por motivos diversos (Grupo 1 B); além dos grupos 1 A e 1 B, os alunos matriculados foram nomeados de Grupo 2 e seus dados analisados em comparação com os demais grupos; d) as relações entre evasão escolar e as estratégias de aprendizagem são evidenciadas em alunos que evadem por motivos de dificuldades de aprendizagem ou falta de motivação escolar (Grupo 1 A), apontando que, para esses alunos, a não utilização de estratégias, tanto para aprender quanto para motivar-se, ou a utilização apenas de estratégias de aprendizagem do tipo cognitivas de ensaio ou elaboração simples contribuiu na desistência do curso. Assim, sugere-se que as instituições que ofertam cursos de Licenciatura em Matemática desenvolvam projetos de intervenção voltados à promoção das estratégias de aprendizagem enquanto ação para diminuição da evasão.
- ItemEx docente : invenções do devir-guerreiro no professor de matemática(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016-08-09) Tártaro, Tássia Ferreira; Souza, Antonio Carlos Carrera de; Leite, César Donizetti Pereira; Bovo, Audria Alessandra; Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira; Rodrigues, Thiago DondaEssa pesquisa é uma composição realizada com professores, alunos, Nietzsche, Foucault, Deleuze sobre como somos constituídos por linhas de força que nos subjetivam a todo instante e quais são as possibilidades de resistência que podemos criar diante de tais processos de subjetivação. O objetivo é apresentar uma discussão sobre a formação de professores buscando a possibilidade da existência de um espírito livre segundo Nietzsche (2005,2008a, 2008b, 2012a, 2012b, 2012c) que tenha o cuidado de si, conforme Foucault (1984, 1985, 2010), enfim, um nômade capaz de devir-guerreiro de acordo com Deleuze e Guatarri (1996) em um curso de licenciatura em matemática. Para isso, a produção de dados foi feita por meio de cartografias de subjetividades humanas com oito professores de matemática e uma pedagoga do ensino básico da rede pública, sete professores de um curso de Licenciatura em Matemática e cartografias coletivas com os licenciandos deste mesmo curso de licenciatura que forneceram fluxos de pensamentos sobre a formação, tais como: Quem forma quem? Como o sujeito se torna um professor de matemática? Como se dão as trajetórias de formação do licenciando em matemática? Qual a contribuição do curso de licenciatura para a formação dos professores? Qual tipo de profissional nossos cursos de licenciatura tem formado? Será que as linhas de força de nossos cursos de licenciatura em Matemática têm auxiliado na invenção de sujeitos capazes de resistir às subjetivações existentes em tal curso? Enfim, podemos encontrar espíritos livres em um curso de licenciatura em matemática? Tais questões proporcionaram um movimento que descreve as rupturas, os encontros, as fugas, os agenciamentos, as resistências, as arborescências, os rizomas que são (re) criados continuamente neste movimento de se inventar.
- ItemFabricação de compósito cerâmico a base de zircônia com adição de nanotubos de carbono(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-07-23) Gerlin Neto, Vicente; Foschini, Cesar Renato; Bianchi, Eduardo Carlos; Gonçalves, Gilberto de Magalhães Bento; Fortulan, Carlos Alberto; Suchicital, Carlos T.A.A zircônia (ZrO2) se tornou uma cerâmica muito utilizada principalmente para implantes dentários e próteses tendo em vista sua alta dureza, resistência ao desgaste, biocompatibilidade e, principalmente, alta tenacidade à fratura quando comparada com diferentes cerâmicas, sendo a zircônia chamada até mesmo de ‘aço cerâmico’. Mesmo diante destas características, mudanças no corpo de zircônia são projetadas para aumentar ainda mais sua tenacidade à fratura, com adição de diferentes componentes em sua matriz cerâmica. Com isso, o objetivo desta tese é produzir um compósito com base de zircônia adicionando nanotubos de carbono à sua matriz (com 0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0% em massa de nanotubos na matriz cerâmica) e estudar a influência destes nanotubos nas propriedades mecânicas dos corpos de zircônia. Os pós para produção dos compósitos foram misturados utilizando o solvente N, N Dimetilformamida. A suspensão foi então agitada por ultrassom e misturada via moinho de bolas, com posterior secagem da suspensão líquida em estufa a vácuo. Os pós foram então compactados uniaxial e isostaticamente antes de serem submetidos à sinterização a 1.350 °C para produção de corpos de prova. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios a fim de caracterizar as propriedades físicas e mecânicas dos materiais, com medição da densidade baseada no princípio de Arquimedes, medida da retração linear, ensaios de flexão em cada amostra até a ruptura e ensaios de microdureza Vickers. Também foi realizado caracterização microestrutural dos pós compósitos, dos compósitos a verde e das superfícies de fratura dos corpos submetidos à flexão, por meio de microscopia eletrônica de varredura. A análise tanto dos pós cerâmicos quanto dos compósitos a verde mostrou uma boa dispersão dos nanotubos de carbono principalmente com 0,5 e 1,0% de nanotubos em massa na matriz cerâmica e também revelaram como os mesmos têm tendência a se aglomerar após os processos de mistura realizados à maiores concentrações (1,5 e 2,0% em massa). Os corpos de prova sinterizados apresentaram retração linear com média próxima a 20% em cada condição e densidade relativa em torno 94%, para a zircônia pura, e de 91%, para o compósito com 1,0% em massa de nanotubos de carbono, com uma queda para 84% nas amostras com 2,0%. Com relação as propriedades mecânicas, a tensão limite de resistência à flexão aumentou de 459 MPa para aproximadamente 486 MPa da zircônia pura para a com 1,0% de nanotubos de carbono, caindo para 250 MPa quando 2,0% de nanotubos foram adicionados, mostrando influência direta dos nanotubos nas propriedades mecânicas da cerâmica, diminuindo sua resistência mecânica. A análise fractográfica mostrou também que os nanotubos de carbono não oxidaram ou sumiram das superfícies de fratura dos compósitos sinterizados e, aliados aos diferentes resultados das propriedades mecânicas dos compósitos, é possível afirmar que a hipótese de que é possível se produzir compósitos de nanotubos de carbono com métodos convencionais de mistura e sinterização é válida e pode abrir uma nova opção na produção de compósitos à base de zircônia.
- ItemHuman action recognition based on spatiotemporal features from videos(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) , 2020-12-22) Silva, Murilo Varges da; Marana, Aparecido Nilceu; Cerri, Ricardo; Papa, João Paulo; Marques, Fátima de Lourdes dos Santos Nunes; Pereira, Clayton ReginaldoAtualmente, existe uma alta demanda para o desenvolvimento de novas técnicas de reconhecimento automático de padrões em vídeos, como por exemplo para o reconhecimento automático de ações humanas, demanda essa motivada pelos avanços nas tecnologias de produção, armazenamento, transmissão e compartilhamento de vídeos, tais avanços desencadearam a produção de um grande volume de vídeos que para serem úteis necessitam de tratamento automatizado. Dentre as principais aplicações do reconhecimento de ações humanas em vídeos, destacam-se: vigilância em locais públicos, detecção de quedas de idosos em suas residências, automação em lojas com sistema de checkout sem atendentes, detecção de ações de pedestres por parte de veículos autônomos, detecção de conteúdo inadequado postado na internet, como violência ou pornografia, etc. O reconhecimento automático de ações em vídeos é uma tarefa desafiadora, pois para se obter boas taxas de acurácia é necessário trabalhar com informações espaciais (por exemplo, formas encontradas em um único quadro do vídeo) e informações temporais (por exemplo, padrões de movimentos encontrados entre os quadros do vídeo). Nesta tese são propostos novos métodos para reconhecimento automático de ações humanas a partir de informações espaço-temporais extraídas de vídeos. Inicialmente, foram avaliadas diferentes arquiteturas de Redes Neurais de Convolução 3D (3D CNN - Convolutional Neural Networks) no contexto de detecção de pornografia em vídeos. Após, foram propostos novos métodos para o reconhecimento de ações humanas baseados em informações espaço-temporais extraídas de poses 2D. O uso de poses 2D se mostrou uma estratégia promissora, pois exige um custo computacional menor se comparado com técnicas que utilizam aprendizado de máquina em profundidade, além disso ao se utilizar poses 2D ao invés das imagens brutas pode-se preservar a privacidade das pessoas e dos ambientes onde as câmeras de vídeos estão instaladas. O método proposto, apresentou taxas de acurácia compatíveis com o estado-da-arte nas bases de dados públicas em que os experimentos foram realizados.
- ItemModelagem em superfícies inclinadas das radiações global e difusa usando técnicas de aprendizado de máquina(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018-05-30) Marques, Adriano de Souza; Escobedo, João Francisco; Dal Pai, Alexandre; Ulson, José Alfredo Covolan; Sarnighausen, Valéria Cristina Rodrigues; Barros, Renato Correia deNeste trabalho é realizado um estudo para estimar a transmissividade da radiação global (Ktβh) e a fração difusa (Kdβh) incidentes em uma superfície com inclinação de 22,85° na base horária utilizando técnicas de aprendizado de máquina (TAM), a partir de dados obtidos no período de 1998 a 2001 em Botucatu/SP/Brasil. As estimativas foram realizadas usando uma série de combinações de variáveis astronômicas e geográficas por meio de três técnicas de redes neurais artificiais (RNA) do tipo Perceptron Multicamadas (MLP), Função de Base Radial (RBF) e Regressão Generalizada (GRNN) e do Sistema Adaptativo de Inferência Neuro Fuzzy (ANFIS). Como referência foram elaborados modelos estatísticos (ME) de regressão linear e polinomial. No Capítulo 1 as estimativas de (Ktβh) foram realizadas por combinações de variáveis medidas e calculadas a partir da irradiação global na superfície horizontal (HgH) e nas estimativas de (Kdβh) utilizou-se combinações de variáveis medidas e calculadas a partir de (HgH) e da irradiação global na superfície inclinada (Hgβ). No Capítulo 2 as estimativas de (Kdβh) foram realizadas por combinações de variáveis medidas e calculadas a partir das irradiações difusa (HdH) e global (HgH) obtidas na superfície horizontal. Os indicadores estatísticos r (correlação), RMSE(%) (precisão) e MBE(%) (exatidão) foram utilizados para avaliar os resultados das estimativas. No capítulo 1 os melhores resultados nas estimativas de (Ktβh) a partir das combinações realizadas com (HgH) foram: MLP - RMSE=3,73%; RBF - RMSE=3,99%; GRNN - RMSE=5,27%; ANFIS - RMSE=3,78% e ME - RMSE=6,65%. Nesse caso os indicadores de precisão mostram uma redução de aproximadamente 44% com o uso da técnica (MLP) em comparação ao modelo estatístico (ME). Nas estimativas de (Kdβh) a partir das combinações de (HgH) os melhores resultados foram: MLP - RMSE=21,69%; RBF - RMSE=25,43%; GRNN - RMSE=29,39%; ANFIS - RMSE=23,08% e - ME - RMSE=35,35%. Da mesma forma os indicadores de precisão mostram uma redução de aproximadamente 39% com o uso da técnica (MLP) em comparação ao modelo estatístico (ME). E nas estimativas de (Kdβh) a partir das combinações realizadas com (Hgβ) os melhores resultados foram: MLP - RMSE=20,32%; RBF - RMSE=21,95%; GRNN - RMSE=29,11%; ANFIS - RMSE=21,75% e ME - RMSE=36,48%. Os indicadores de precisão mostram uma redução de aproximadamente 44% com o uso da técnica (MLP) em comparação ao modelo estatístico (ME). No capítulo 2 as melhores estimativas de (Kdβh) a partir das combinações realizadas com (HdH) foram: MLP - RMSE=4,03%; RBF - RMSE=5,84%; GRNN - RMSE=10,85%; ANFIS - RMSE=4,15% e ME - RMSE=12,42%. Os indicadores de precisão mostram uma redução de aproximadamente 67% com o uso da técnica (MLP) em comparação ao modelo estatístico (ME). Nas estimativas de (Kdβh) a partir de (HgH) os melhores resultados foram: MLP - RMSE=21,69%; RBF - RMSE=25,43%; GRNN - RMSE=29,39%; ANFIS - RMSE=23,08% e ME - RMSE=35,35%. Os indicadores de precisão mostram uma redução de aproximadamente 39% com o uso da técnica (MLP) em comparação ao modelo estatístico (ME). Os resultados mostram que a técnica de rede neural artificial MLP apresentou os melhores índices em todas as estimativas de (Ktβh) e (Kdβh) com reduções significativas quando comparadas aos resultados obtidos com as estimativas obtidas com os modelos estatísticos. Pela análise dos resultados é possível observar que o uso das técnicas de aprendizado de máquina (TAM) nas combinações de variáveis propostas e com os dados obtidos de Botucatu/SP, se apresentam como alternativa aos modelos estatísticos (ME) para estimar as variáveis de (Ktβh) e (Kdβh).
- ItemPolítica educacional e processo formativo: a construção da identidade profissional do funcionário da educação básica.(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017-06-05) Souza, Leandro Aparecido de; Gomes, Alberto Albuquerque; Lima, Vanda Moreira Machado; Barreiro, Iraíde Marques de FreitasEsta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”, tem como objetivo compreender como se processa a construção da identidade profissional dos funcionários da educação básica, identificando sua relação com a escola e a educação nacional. A discussão introduzida no cenário brasileiro sobre a valorização desses funcionários considera a escola e seus ambientes como espaços educativos. A educação como a principal função social da escola engloba a aquisição de valores e habilidades, em uma prática de trabalho coletiva e participativa, em que o funcionário não é mais compreendido como um serviçal de segunda ordem, mas reconhecido pelos instrumentos normativos como profissional da educação, sendo seu trabalho articulado ao do professor. Por meio dessa perspectiva sua atuação é redimensionada, passando a contribuir com a construção, com o desenvolvimento e com a qualidade da educação. Nossa investigação iniciou-se pela análise da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio de elementos do ciclo de política de Stephen J. Ball, abordando desde a introdução de sua discussão no cenário nacional, o seu processo de construção, suas alterações, até sua viabilização em um dos cursos técnicos de formação do Profuncionário. Pautando-nos na Sociologia das Profissões, buscamos compreender o processo de construção da identidade profissional do funcionário da educação, realizando uma abordagem histórica sobre sua presença e atuação nas instituições escolares. Discutimos a estruturação dos cursos de formação para essa categoria, assinalando suas especificidades. A trajetória metodológica nos possibilitou identificar a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise qualitativa, como a mais adequada para a consecução de nossa proposição. A pesquisa nos evidenciou que os funcionários da educação básica têm conquistado, por meio de normas legislativas e de políticas públicas de formação, instrumentos que corroboram tanto para a superação de sua invisibilidade histórica, quanto para a construção de sua identidade profissional.
- ItemPráticas pedagógicas: tendências à luz dos estilos de aprendizagem(Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2022-03-16) Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Barros , Daniela Melaré Vieira; Vercelli, Lígia de Carvalho Abões; Gitahy, Raquel Rosan Christino; Fusaro, Márcia do Carmo Felismino; Batista, Ana Maria Haddad; Higuchi, Agnaldo KeitiEsta pesquisa se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Nove de Julho, especificamente, na linha de pesquisa em Educação Popular e Cultura. As indagações que orientaram a pesquisa foram: Os estilos de aprendizagem dos professores são reproduzidos nos seus estilos de ensino, implicando no planejamento e desenvolvimento da sua prática pedagógica? Os professores reconhecem a importância de identificarem os estilos de aprendizagem dos seus alunos visando ao desenvolvimento de planejamento mais articulado com a realidade na qual atuam? Os professores reconhecem que os alunos possuem estilos de aprendizagem diferentes e que olhar para esse aspecto pode quebrar barreiras, facilitando o processo de ensino e de aprendizagem? Como os professores sistematizam os estilos de aprendizagem dos alunos para subsidiar o planejamento de suas práticas pedagógicas? Diante desses questionamentos, o objetivo geral desta investigação foi analisar a viabilidade de aplicação dos estilos de aprendizagem para fundamentar as práticas pedagógicas em um Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de São Paulo, câmpus situado no interior do estado. Como objetivos específicos, delineou-se: identificar nos documentos oficiais e institucionais – Projeto Político-Pedagógico Institucional, Organização Didática, Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – evidências de diretrizes referentes aos elementos: estilos de aprendizagem, estilos de ensino, estratégias de ensino e estratégias de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas; analisar como as evidências dos elementos compreendidos no processo de ensino e de aprendizagem que subsidiam as práticas pedagógicas colaboram para a aprendizagem. A abordagem adotada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: Projeto Político-Pedagógico Institucional, Organização Didática, Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem; Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino e entrevista semiestruturada on-line. Para organização e análise dos dados, pautou-se na estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo, fundamentados na teoria dos estilos de aprendizagem. O universo da pesquisa contou com a participação de treze professores e vinte e dois alunos que cursaram o terceiro e último ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os principais resultados evidenciam que os estilos de aprendizagem dos professores, juntamente com a experiência pessoal e profissional, influenciam nos estilos de ensino, sendo o guia da prática pedagógica. Os professores utilizam diferentes estratégias de ensino, reconhecem que os alunos usam diversas estratégias de aprendizagem, mas não conseguem articular a potencialidade destes elementos, de modo a quebrar barreiras que impedem a aprendizagem. Sendo assim, os professores não sistematizam os estilos de aprendizagem dos alunos para pautar ou subsidiar as práticas pedagógicas devido à dificuldade de planejar e desenvolver pedagogicamente as estratégias de ensino e de lidar com a heterogeneidade nas preferências de aprendizagem. Por fim, é urgente a necessidade de mais estudos e pesquisas que explorem as correlações entre os estilos e estratégias de ensino e de aprendizagem para fundamentar práticas pedagógicas menos excludentes e mais personalizadas.