Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
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Navegando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por Campus "CATANDUVA"
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- ItemAnálise e Exploração de Vulnerabilidades no Protocolo UPnP Estudo de caso em um dispositivo roteado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-07-01) Silva Junior, Jose Emílio; Mota, Rafael; Valentini, Edivaldo; Nakamura , Luis Hideo; Prando, EltonO presente trabalho apresenta uma análise e exploração de vulnerabilidades em ambientes da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), justificando alcançar a segurança dos usuários nas atividades e aplicações neste tipo de cenário. O objetivo geral do estudo é demonstrar condições favoráveis e seguras, em ambientes interconectados, ao utilizar dispositivos e protocolos com recursos de funcionamento em tipo de redes de configuração zero. Um tipo de configuração, geralmente executada pelo protocolo UPnP (Universal Plug and Play ou Ligar e Usar), que facilita os usuários a instalarem de maneira simples seus equipamentos em uma rede. O trabalho mostra um estudo de caso, como espécie de simulação, no qual é criado um ambiente virtualizado utilizando um sistema operacional de roteador vulnerável (OpenWrt). Ferramentas, códigos e configurações demonstram o possível ataque realizando “furos” no firewall do roteador e deixando-o assim exposto na Internet. Situação perigosa a ponto de entender que, nessa situação, o atacante tem total liberdade em toda a rede interna (privada). Como resultados do experimento, orientações e discussões são descritas para possibilitar correções e minimizar tais vulnerabilidades. É válido dobrar a atenção para as vulnerabilidades atuantes nesse tipo de configuração, buscando possibilidades para mitigar essas ameaças. As condições relatadas nesse estudo ––esclarecerão o quão perigoso é, por exemplo, deixar uma porta de conexão de rede desnecessariamente aberta, atraindo invasores mal-intencionados. Também priorizar a verificação, existência de suporte e disponibilidades de atualizações em aplicações e dispositivos computacionais, reforçam a segurança contra ameaças e ataques.
- ItemAplicação classificadora de discurso de ódio na rede social do Twitter baseada em machine learning(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-01) Carleci, André; Dias, Yago; Teixeira, Márcio; Valentini, Edivaldo; Nakamura, Luis HideoNo contexto atual as redes sociais dominam grande parte desse mundo digital em que o número de usuários é cada vez mais alto e cada vez mais influente nas vidas das pessoas em geral. Esse universo das redes sociais proporciona que seus usuários possam agir de maneira livre, dando a capacidade de se expressarem como quiserem, ainda tendo um possível grau de anonimato. O surgimento do discurso de ódio nesse meio é devido a essa liberdade e desse certo grau de anonimato que existe, onde ocorre ataques relacionados a um indivíduo ou a um grupo com relação a su a cor, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual ou qualquer outro possível aspecto passível de discriminação. Foi assim então proposta uma aplicação classificadora de discurso de ódio, que utiliza em seu desenvolvimento diversas tecnologias como conceitos e técnicas de machine learning e processamento de linguagem natural. A linguagem de programação escolhida para o desenvolvimento da aplicação foi Python, devido a sua simplicidade e a quantidade de bibliotecas disponíveis. Como resultados obtidos, a aplicação conseguiu uma precisão média de acertos de 68% durante os testes. Entretanto, ao ser alimentada com frases coletadas da rede social Twitter, a aplicação teve dificuldade para classificá-las, principalmente aquelas que não eram consideradas discurso de ódio. Concluiu-se que, como trabalho futuro, uma das formas de melhorar a aplicação seria inserindo uma nova categoria, como neutra, para casos em que a frase alimentada não é considerada discurso de ódio.
- ItemAplicando mineração de textos para análise de tweets referentes às eleições presidenciais de 2018(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2018-11-26) Cristiani, André Luis; Lieira, Douglas; Maschi, Luis Fernando; Meneguette, RodolfoA conexão com a internet está presente na vida das pessoas o tempo todo, seja por smartphones, tablets, notebooks, computadores, entre outros. A utilização de redes sociais está cada vez mais comum no Brasil e em todo o mundo, e muitas companhias e pessoas utilizam-nas para divulgar produtos, serviços e opiniões, fato que as transformou em poderosas fontes de informação sobre os mais variados temas. Identificar essas opiniões e sentimentos é uma ótima estratégia para tomada de decisão de uma empresa. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é coletar dados de uma rede social em específico, no caso o Twitter, referentes às eleições presidenciais do ano de 2018 e classificá-los como: positivo, negativo, neutro e ambíguo, utilizando técnicas de mineração de textos juntamente com o algoritmo de classificação Naive Bayes. Este método classificador se mostrou eficaz, chegando a atingir uma acurácia de 92% para um dos datasets coletados e ficando em uma média de 74,20% em relação à acurácia de todos. Para divulgar os resultados da classificação foi desenvolvido um website que continha informações sobre os candidatos, os eventos que eles participaram e suas classificações exibidas graficamente. O website foi disponibilizado e divulgado cinco dias antes do segundo turno das eleições, tendo 270 acessos durante este período.
- ItemAutomatização de chamada com reconhecimento facial(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-08) Barbosa, Yan; Teixeira, Márcio; Valentini, Edivaldo; Nakamura, Luis HideoEste trabalho apresenta um estudo sobre inteligência artificial e visão computacional tendo como principal foco o reconhecimento facial, realizados a fim da elaboração de um sistema de reconhecimento facial feito para automatização do processo de chamada escolar. O sistema tem como seu principal objetivo realizar a automatização do processo de chamada e marcação de presença de alunos em sala de aula, para diminuir o tempo perdido durante a realização manual do processo e torná-lo menos repetitivo para os professores e menos desgastante para os alunos. Ele foi desenvolvido e dividido em duas versões, cada uma utilizando uma forma diferente de se realizar o reconhecimento facial de alunos cadastrados. As versões foram testadas e avaliadas de acordo com diferentes parâmetros pré-estabelecidos, para que os principais aspectos de cada uma sejam destacados, e a versão com melhor desempenho e confiabilidade do sistema seja identificada, e seu desempenho individual avaliado, a fim de determinar se o sistema possui o desempenho necessário para ser considerado funcional e confiável.
- ItemAutomatização de incidentes e chamados entre Plataformas servicenow a partir de integração das instâncias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-07) Taccari, Gabriela; Bueno, Isabela Cristina; Polastri, Paulo Cesar; Maschi, Luis Fernando; Lieira, DouglasAplicações baseadas em nuvem estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e atraindo crescentemente novos usuários e empresas que visam migrar para o digital devido a sua praticidade de flexibilidade. Este trabalho apresenta um componente modularizado para a plataforma ServiceNow voltada para consultorias, tendo em vista o crescimento do números de novos projetos emergindo no mercado, e, consequentemente, um melhor controle e gestão dos chamados abertos pelos clientes. Para melhor entender o cenário dessas empresas, foi realizada uma pesquisa para entender os principais módulos ativos da ferramenta, bem como as reais necessidades em relação ao controle de incidentes. Isso direcionou o trabalho de construção do componente, que por sua vez automatiza o controle dos incidentes em uma única instância, para facilitar a administração pela consultoria.
- ItemControle de acesso por biometria com Arduino(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Moreira, Gabriel; Amaral, João Vitor; Maschi, Luis Fernando; Valentini, Edivaldo; Xavier, RicardoÉ uma plataforma que gerencia o acesso a determinado local com o uso de digital. Todo sistema de controle de acesso tem como principal característica autenticar de forma segura se o usuário tem ou não permissão para acessar algo ou determinado lugar, seja ela por usuário e senha ou por biometria. O objetivo central do trabalho é o desenvolvimento da plataforma que possibilite ao usuário a inclusão, exclusão e o controle do acesso por meio da digital, podendo os usuários dar permissões a determinados lugares ou pessoas diferentes, dando um feedback de acesso ao usuário, sendo aprovado ou negado o acesso. Propõe-se, assim, o desenvolvimento da plataforma em duas etapas, a montagem do código que rodará no arduino e preparar o site para retornar as informações necessária a serem exibidas no visor do projeto. O mais importante são as realizações das tarefas de executar o código, rodar os testes e verificar a possível existência de falsas identificações.
- ItemDesenvolvimento de um aplicativo de achados e perdidos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Cícero dos Santos; Meneguette, Rodolfo; Valentini, Edivaldo; Roma, ErosEste projeto tem como objetivo propor melhorias no mecanismo de gestão de achados e perdidos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Catanduva - SP. Por meio de estudo de caso realizado e de observação e aplicação de questionário no local, foi identificado algumas falhas no recebimento e coleta de informações sobre o objeto e uma necessidade de melhoria nesse processo. Na pesquisa, foi constatado que não havia um padrão para o processo de recebimento e armazenamento dos objetos achados, e, nem para a devolução. Assim, a proposta deste projeto é otimizar o processo de achados e perdidos do IFSP campus Catanduva com o desenvolvimento de um aplicativo móvel que coleta informações nos locais onde se encontram os patrimônios
- ItemDesenvolvimento de um jogo em Java: Tales of Eliann(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-01-29) Guilherme, Leonardo; Pedrasoli, Michael; Valentini, Edivaldo; Lieira, Douglas; Ancioto, AlexOs jogos eletrônicos, além de fazerem muito sucesso, estão tendo sua procura ainda maior com a situação de pandemia global porque são utilizados como uma "válvula de escape" e de imersão, contra o estresse e preocupações, pois enquanto joga, o jogador desfruta de uma experiência divertida e relaxante. Dessa forma, com base nesse tipo de entretenimento, o objetivo desse estudo e do presente trabalho, foi de desenvolver um jogo eletrônico de mecânica simples utilizando a linguagem Java, mas que traga um certo nível de desafio ao jogador fazendo com que ele tenha um entretenimento que possa ser repetido várias vezes. Buscando a melhor experiência possível para o jogador e utilizando do foco competitivo dos jogos, foi desenvolvido o jogo Tales of Eliann utilizando o estilo de jogo dungeon crawler, no qual o objetivo é o avanço de fases com inimigos pelo mapa e itens que podem ser coletados tanto para restaurar suas energias e auxiliar a continuar avançando, quanto também itens que desbloqueiam passagens para que se possa ir para a próxima área. é utilizado um temporizador para mostrar ao jogador seu tempo atual e após a conclusão de todas as fazes e mostrar seu recorde de tempo. No jogo eletrônico apresentado, o jogador tem a meta de tentar alcançar e sempre melhorar seu tempo. O resultado final é um jogo divertido, de imersão e competitivo.
- ItemE-wallet: sistema web de controle financeiro(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-08) Giusti, Renan; Santiloto, Pedro Henrique; Maschi, Luis Fernando; Carvalho, Murilo; Xavier, RicardoEste trabalho de conclusão de curso engloba a proposição de melhorias para o setor financeiro econômico para o investidor. Houve a construção de um website onde será definido como uma plataforma acessível e intuitiva, tendo como principal objetivo, oferecer ao usuário um melhor controle financeiro, dando uma visão ampla de suas contas, faturas, investimentos, criptomoedas que exibirá o valor de cada uma e mostrará o lucro/prejuízo e investimento do usuário, orçamentos, contas a pagar e a receber. A E-WALLET ("e" de eletrônico, "wallet" de carteira) é um website programado pelas linguagens HTML, CSS, JavaScript, PHP e MySQL com integração de API.
- ItemEmissão de certificados e diplomas com blockchain(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Rodrigues Junior, André Luís; Simão Neto, João Antonio; Teixeira, Márcio; Valentin, Edivaldo; Xavier, RicardoO trabalho consiste em fazer a emissão e validação de documentos digitais, com ênfase em instituições de ensino que emitem diplomas ou certificados e que também recebem os mesmos. O objetivo principal do trabalho foi desenvolver uma aplicação que emita um documento na rede blockchain, uma vez que o mesmo se torna imutável perante tentativas de fraude ou adulteração das informações contidas nele, e que seja possível validá-lo na própria blockchain, gerando confiabilidade e segurança entre os mais diversos processos, tais como de admissão na empresa ou ingresso em programas de mestrado e doutorado. Sendo assim, a aplicação foi dividida em duas etapas, que partindo de sua função, foi emitir e validar documentos diplomas ou certificados com segurança. Posteriormente, foi possível concluir que a rede de blocos é um local seguro e confiável para armazenar diversos tipos de ativos (documentos) digitais, no entanto, nossa arquitetura peer-to-peer encontra-se com falhas, visto que os nós da rede não se enxergam e a sua correção será feita em trabalhos futuros.
- ItemEstudo e aplicação do Phishing visando a conscientização da segurança cibernética entre usuários e organizações(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-14) Silva, Jhovana; Andrade, Larissa; Valentini, Edivaldo; Lieira, Douglas; Carvalho, MuriloObservando o avanço da tecnologia, das ameaças virtuais e, consequentemente, das recorrentes estatísticas registradas sobre invasões e ataques cibernéticos que se aproveitaram de alguma vulnerabilidade e comprometeram dados e informações de milhares de organizações pelo mundo inteiro, viu-se a necessidade de abordar sobre a segurança da informação – mais especificamente sobre o estudo da principal causa dos ciberataques: o Phishing. Inicialmente são apresentados alguns conceitos sobre segurança da informação, as principais ameaças, o que elas causam, como acontecem e como podem comprometer a continuidade dos negócios. São apresentadas ainda as formas de ocorrência do Phishing, suas etapas, bem como sua relação com o e-mail spoofing e a engenharia social. Por fim, tendo em vista tamanho desconhecimento da população a respeito dessa ameaça, que é a principal responsável pelos prejuízos e riscos virtuais, o objetivo deste trabalho é alertar e conscientizar as pessoas, as organizações e principalmente os próprios desenvolvedores de sistemas sobre o problema que ela representa, baseando-se no fato de que o fator humano é o elo mais fraco da segurança (MITNICK; SIMON, 2003). A fim de demonstrar o funcionamento do Phishing e registrar a quantidade de alvos que caíram na armadilha de um e-mail falso, foram realizadas clonagens e desenvolvimento de páginas Web integradas ao banco de dados.
- ItemFast Pharma(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-25) Cagnin, Francisco; Marques, Pablo; Teixeira, Márcio; Valentini, Edivaldo; Nakamura, Luis HideoO sistema Fast Pharma foi desenvolvido para fazer a intermediação das compras de produtos farmacêuticos através de um aplicativo de celular focado apenas para os clientes e um sistema web para as farmácias. Temos como maior objetivo levar facilidade e a praticidade para a vida do usuário que o utilizar. O sistema engloba todas as características de um aplicativo de , no qual o usuário terá uma tela para pesquisar o medicamento que precisa ou esteja necessitando. Tal pesquisa poderá ser filtrada por farmácias que estão na cidade onde mora, levando em consideração o telefone, endereço de localização da farmácia. O usuário com o Fast Pharma, não terá que ficar pesquisando telefones de farmácias que ele acha que tem o remédio que está procurando, ligar para o local, tendo a possibilidade de o local estar com bastantes clientes e não atendam o telefone, ou sair por aí atrás de um medicamento em específico, gastando o dobro do tempo e se estressando mais ainda. O foco da aplicação é diminuir esse tempo de espera e acabar com essas buscas de farmácia em farmácia atrás de um remédio. Tendo o aplicativo em mãos é só pesquisar pelo produto e fazer o pedido que o entregador da farmácia vai até sua casa, sem você precisar se locomover até a farmácia.
- ItemFerramenta de recombinação de recursos educacionais abertos compatíveis com diferentes estilos de aprendizagem(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2018-11-26) Baptista, Matheus; Leal, Matheus; Silva, Marco Antônio; Carvalho, Lúcio Rodrigo; Polastri, Paulo CésarAtualmente existe uma preocupação dos educadores para que seus estudantes realmente aprendam sobre determinados assuntos. Com a popularização da internet, muitos repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) foram criados e cada vez mais os educadores estão se interessando por isso. Nesse sentido, foi desenvolvida uma ferramenta intitulada REALIF que utiliza diversas tecnologias, padrões e modelos de desenvolvimento. Com base no padrão de metadados IEEE-LOM e na utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA’s), foi possível desenvolver uma ferramenta capaz de compilar Recursos Educacionais Abertos (REA’s), a qual tem a responsabilidade de mensurar os mesmos através do Modelo de Estilos de Aprendizagem de Felder e Silverman. Dessa forma é possível que o educador saiba graficamente quais os Estilos de Aprendizagem (EDA’s) que seu conteúdo vai atingir, beneficiando também o aluno, que terá um conteúdo especialmente para ele para o auxílio do seu aprendizado.
- ItemGame learning : um jogo educacional para crianças: desenvolvimento de um jogo 2D para dispositivos móveis(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-26) Fernandes, Danielle; Pereira, Rickson; Lieira, Douglas; Maschi, Luis Fernando; Murari, RitaEste projeto apresenta o desenvolvimento de um jogo 2D, que pode ser utilizado como ferramenta de apoio educacional para crianças entre cinco e sete anos de idade. O jogo é uma aplicação nativa para dispositivos móveis, para a plataforma Android, desenvolvido em JavaScript e React Native. A proposta da aplicação é que crianças aprendam inglês, matemática e português enquanto jogam. No século XXI, a tecnologia e, principalmente, a internet estão presentes no cotidiano de todos, inclusive das crianças. Devido à grande imersão destas na tecnologia, justificam-se novas formas de aprendizado que possam atrair a atenção deste público, que possui facilidade para interagir com dispositivos eletrônicos – especialmente tablets e smartphones – e que preferem aprender de uma maneira mais moderna e inovadora. O objetivo da aplicação proposta é que seja uma ferramenta de auxílio para educadores, pais e responsáveis que desejam que as crianças vivenciem novas formas de aprendizado além do ambiente escolar, fora sala de aula. Além disso, ser uma aplicação gratuita para que, independente do contexto social em que a criança esteja inserida, ela possa ter acesso à educação utilizando recursos tecnológicos através da internet. O aplicativo conta com três disciplinas, sendo quatro fases disponíveis para cada uma, contabilizando o total de 156 atividades. Com três modelos de interação de jogos diferentes, incluindo recursos de imagem e som, a criança pode experimentar diferentes formas de aprendizado a cada tela visitada. O jogo conta também com um sistema de pontuação relativo à quantidade de atividades concluídas pelo usuário em cada disciplina
- ItemHome Guard: sistema de reconhecimento facial para proteção residencial(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-29) Araújo, Paulo Henrique; Silva, Vitor; Teixeira, Márcio; Maschi, Luis Fernando; Nakamura, Luis HideoOs altos índices de criminalidade no estado de São Paulo apontaram uma média anual de 12 mil casos de invasões em residências que demonstram a necessidade de um sistema de vigilância residencial e também a ausência do mesmo nas propriedades do estado. Grande parte dos sistemas de vigilância utilizam câmeras para monitoramento e gravação do espaço da edificação, o uso deste tipo de projeto de segurança afronta o invasor tornando o delito menos provável, no entanto, se faz necessário a disponibilidade de investimento que para muitos não é acessível. Por meio de estudos sobre inteligência artificial aplicada no reconhecimento facial e com uso da metodologia exploratória, procedeu-se o desenvolvimento de uma solução que explora o uso de ferramentas, em sua maioria de cunho gratuito e outras ferramentas de baixo custo para vigiar as residências de forma inteligente com uso câmeras IP atreladas sistema que identifica o rosto de usuários previamente cadastrados como reconhecido e também detectar rostos não reconhecidos, durante o processo de reconhecimento é possível salvar uma imagem registrando o momento ou até mesmo gravá-lo.
- ItemInternet com segurança para crianças através da gamificação(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Moraes, Jonathan; Ranzani Júnior, Pedro Luís; Valentini, Edivaldo; Maschi, Luis Fernando; Murari, RitaEste projeto apresenta uma ferramenta de ensino-aprendizagem que visa a educação e conscientização das crianças acerca da utilização da internet com segurança. A partir das observações e análises feitas sobre os riscos e danos nos quais as crianças, entre 9 a 12 anos, estão sujeitas ao navegarem na internet, verificou-se a necessidade de elaborar este trabalho. Para tanto, utilizou-se o processo da gamificação juntamente a cartilha Internet Segura para Crianças com o objetivo de fornecer conhecimentos e auxiliar as crianças em questões de segurança e cuidados no mundo virtual, isso por meio dos desafios educativos que foram desenvolvidos. O projeto foi implementado para dispositivos móveis Android devido a sua utilização entre as crianças e os dados armazenados na nuvem em um serviço oferecido pelo Firebase. Com este trabalho espera-se que as crianças possam estar aptas a navegar pela internet de forma mais segura e consciente, evitando os possíveis riscos e malefícios por ela oferecidos.
- ItemIrrigação do projeto AgroflorIF(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-03) Gomes, Luiz Antonio; Geraldo, Tulio; Lobato, Daniel; Roman, Eros; Carvalho, LúcioBuscamos com esse projeto agregar e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de análise e desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de São Paulo campus Catanduva. A partir das dificuldades apresentadas no controle de irrigação e sensoriamento do projeto AgroflorIF do IFSP Catanduva, desenvolvemos um sistema automatizado com sensores baseados no microcontrolador ESP32 alimentados por painéis fotovoltaicos, contando com sistema web e um banco de dados integrado onde se torna possível ter informações sobre o solo e o controle da irrigação de qualquer lugar. O sistema criado apresentará um fácil escalonamento onde só será preciso ligar os novos sensores e configurá-lo no sistema.
- ItemO uso de IoT no ambiente educacional para controle de presença(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-30) Degini, Luis Paulo; Lobato, Daniel; Maschi, Luis Fernando; Roman, Eros; Teixeira, MarcioA verificação da frequência dos alunos às aulas é algo que toma certo tempo de uma aula. A fim de melhorar e agilizar os processos para registrar a frequência dos alunos, a proposta é utilizar um sistema de localização interna com ajuda dos beacons, pequenos dispositivos transmissores de sinais bluetooth, para fazer a automação deste processo dando mais conforto ao docente durante a aula e aos discentes também, tornando, então, esta tarefa mais rápida e eficaz.
- ItemPets Nest: sistema para uma organização protetora de animais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-12) Oliveira, Enzo; Volke, Gustavo; Roman, Eros; Nakamura, Luis Hideo; Carvalho, MuriloO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação que foi realizada com o intuito de contribuir para uma causa especial, focada naqueles que são nossos companheiros de gerações: os animais de estimação. Foi pensando neles que desenvolvemos este trabalho, com a finalidade de conectar pessoas interessadas em adotar um animal ou que queiram realizar uma denúncia envolvendo animais, com pessoas que tem a disponibilidade para ajudar. Tendo em mente que muitos donos procuram parceiros e muitos animais esperam novos donos, o interesse de nosso projeto é ser uma plataforma que auxiliará ONGs protetoras de animais em processos rotineiros. Portanto, o sistema tem por finalidade armazenar em um banco de dados os cadastros de ambos os envolvidos, animais e pessoas, relacionando-os e fazendo essa conexão. As tecnologias utilizadas foram o Visual Basic (VB.NET) como linguagem de programação, para fazer toda a parte lógica do sistema, também foi utilizado o Windows Presentation Foundation (WPF) para fazer as interfaces do sistema que o usuário tem contato. Além disso, foi utilizado o banco de dados Firebird para persistir os dados necessários do sistema. O Entity Framework foi utilizado, para realizar a conexão do banco de dados com a parte lógica do sistema. Além disso, também foi feito o uso de uma classe para a critografia de senhas de usuários. Então, os resultados obtidos foram a possibilidade de cadastrar pessoas, animais, denúncias e o vínculo de adoção no sistema. Também foi feito o envio de mensagens com dados relevantes sobre o animal via e-mail e WhatsApp, foi utilizado o Google Maps para exibir a localização do animal presente na denúncia e o sistema também é capaz de gerar um arquivo pdf com dados referentes a adoção do animal. Por fim, também foi possível utilizar uma criptografia de senhas para autenticar os usuários do sistema.
- ItemSistema de Controle das Refeições e Mercadorias para o Refeitório Acadêmico do IFSP Câmpus Catanduva(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-12) Freitas, Felipe; Ranzani, Maria Fernanda; Nakamura, Luis; Valentini, Edivaldo; Carvalho, MuriloComo a tecnologia da informação está crescendo cada vez mais, ela vem proporcionando novas soluções para auxiliar na gestão de organizações, seja elas públicas ou privadas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Catanduva é responsável pela elaboração e compartilhamento das refeições semanais aos alunos matriculados no ensino médio. A instituição de ensino possui um processo de compras de mercadorias complexo e a nutricionista precisa gerenciar desde a aquisição, recebimentos dos alimentos até a montagem do cardápio semanal e conferência dos alunos que almoçarão no câmpus, entre inúmeras outras atividades. Esses fatores dificultam o gerenciamento dos processos de compras e controle de aluno, tornando seu funcionamento mais manual e demorado. Baseando-se nestas complexidades do gerenciamento da rotina administrativa nutricional do câmpus, este projeto foi desenvolvido utilizando PHP juntamente com tecnologias web como HTML, CSS, Javascript, com a intenção de auxiliar a nutricionista na criação de cardápios e nas atividades de gestão, além de proporcionar ao aluno uma forma mais simples e ágil de decidir se vai almoçar no câmpus e em quais dias da semana. Os resultados das pesquisas feitas com os possíveis usuários do sistema indicam que o seu uso agilizou o processo de controle e atividades da nutricionista do IFSP Câmpus Catanduva, em comparação com o atual processo de compra utilizando o planilhas eletrônicas (Excel), além do Google Keep para controle das refeições semanais. Os resultados mostraram que o IF Control, nome dado a ao sistema web, atingiu aos objetivos.