Engenharia Mecânica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Mecânica por Campus "ITAPETININGA"
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA estrutura organizacional dentro de uma startup: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-12) Moraes, Vinicius Cocorullo Fabri; Medeiros, William Wagner; Gianelli, Bruno Fernando; Melo, Emanuel Benedito deAs startups são instituições criadas em ambientes de grande incerteza e pelo fato de apresentarem um modelo de negócio de base tecnológica diferente da base tradicional precisam ser abordadas com uma análise diferenciada em relação a estruturação organizacional. O presente trabalho apresenta o estudo de caso da estrutura organizacional dentro do projeto de startup Agriloggi que inicialmente trouxe a ideia de uma plataforma de marketplace para a comercialização de produtos agrícolas para os produtores de Itapetininga e posteriormente, com a tentativa de validação do modelo de negócio, mudou a estratégia para uma plataforma com modelo White Label para atender as necessidades de comercialização com identidade visual e redução de custos dos produtores e comerciantes entrevistados. Para o desenvolvimento da estrutura organizacional, foram geradas, inicialmente, atividades a serem executadas a partir de requisitos levantados pela equipe. O estudo bibliográfico auxiliou no entendimento e avaliação do caminho de responsabilidade de cada indivíduo, na metodologia identificada e na avaliação de possíveis cargos como empresa consolidada. A estrutura organizacional adhocrática e metodologia ágil com framework Scrum foram utilizadas e identificadas no projeto com separação e coordenação das atividades do projeto, auxílio na rápida execução das tarefas com a descentralização das decisões no fluxo de trabalho, ciclos de trabalho semanais para a implementação de incrementos, integrantes com funções de Product Owner e Scrum Master e a mudança rápida de estratégia do projeto validada pelos produtores e comerciantes de Itapetininga.
- ItemAnálise comparativa de métodos de PVD na produção de revestimentos superficiais de alta qualidade: um estudo detalhado dos processos de evaporação e Sputtering(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-15) Mascai, Fábio Augusto Amaral; Gianelli, Bruno Fernando; Herrera, Cristhiano da Costa; Silva, Edmilson Antonio daA Deposição Física de Vapor (Physical Vapor Deposition -PVD) é uma técnica amplamente utilizada para a aplicação de revestimentos finos em uma variedade de substratos. Este estudo visa explorar osdiversos tipos de reatores de PVD e sua influência na qualidadee desempenho dos revestimentos produzidos.Nessepresente trabalhamos, analisamosdiferentes métodossendo eles, Evaporatione Sputtering, identificando suas características, forma de trabalho e impacto nas propriedades dos filmes depositados,vantagens e desvantagens.Considerados como os parâmetrosrelacionados apressão, temperatura, taxa de deposição, e composição do vapor,durante o processo,impactamno resultadofinal. Ao final da pesquisa, foipossível destacar as melhoresopçõesdependendo da sua aplicação.
- ItemAnálise da influência da temperatura de revenimento no aço SAE5160 para cutelaria(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-02) Rodrigues, Gabriel Nogueira; Cruz Junior, Eli Jorge da; Silva, Mário Luiz Nunes da; Gianelli, Bruno FernandoO tratamento térmico tem por finalidade a modificação das propriedades mecânicas dos aços por meio do aquecimento e resfriamento controlados, tendo como parâmetros o tempo e temperatura do processo, de modo a promover modificações microestruturais que promovam ao material as propriedades desejadas. Durante o processo de fabricação de lâminas, a etapa de tratamento térmico confere a qualidade e resistência das peças produzidas, tornando imprescindível a cautela na escolha do processo a ser aplicado. O presente estudo teve por finalidade observar as alterações microestruturais ocorridas no aço SAE 5160,quando submetido a diferentes temperaturas de revenimento, bem como a avaliação de sua dureza. Foram empregadas técnicas de microscopia ótica a fim de identificar os microconstituintes formados no processo, os quais mostraram-se como variações morfológicas da martensita ao longo do espaço amostral. Os valores de dureza apresentaram redução conforme o aumento da temperatura de revenimento, cujo fato mostrou-se condizente com as análises metalográficas e comparação com bibliografia.
- ItemAnálise das fontes de energia do Brasil no contexto dos veículos elétricos e de combustão(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-06) Guerra, Claudinei; Herrera, Cristhiano da CostaEste trabalho explora a relação entre a utilização de carros elétricos e carros a combustão no Brasil. O Brasil,como muitos países em desenvolvimento, está em uma encruzilhada energética. A dependência de combustíveis fósseis, especialmente para transporte, é uma grande preocupação ambiental e econômica.Oscarros elétricos, que são alimentados por energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis, oferecem uma alternativa promissora. Eles são mais eficientes, produzem menos emissões de gasesde efeito estufa e podem ser alimentados por energia renovável. No entanto, a adoção de carros elétricos no Brasil tem sido lenta devido a vários desafios. Estes incluem o alto custo dos veículos elétricos, a falta de infraestrutura de recarga e a falta de políticas governamentais de incentivo.Por outro lado, os carros a combustão, que funcionam com gasolina, diesel ou etanol, são atualmente maioriano Brasil. Embora sejam menos eficientes e mais poluentes do que os carros elétricos, eles são mais acessíveis e têm uma infraestrutura de abastecimento bem estabelecida.O trabalhoanalisa essas questões em detalhes, explorando as vantagens e desvantagens de ambos os tipos de veículos. Em última análise, o trabalhoconclui que, embora os carros elétricos tenham um grande potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufae melhorar a segurança energética do Brasil, são necessárias políticas robustas e investimentos significativos para superar os desafios à sua adoção.
- ItemAplicação da metodologia FMECA para análise de confiabilidade de um trocador automático de rolos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-14) Rodrigues, Karina Maria; Santos, Rafael dos; Carvalho, Fabio de Oliveira; Gianelli, Bruno FernandoEste trabalho abordou a importância da manutenção com técnicas avançadas na indústria de celulose e papel, com foco específico em um trocador automático de rolos. O objetivo principal foi aplicar a metodologia FMECA (Análise dos Modos de Falhas, Efeitos e Criticidade) para identificar e mitigar falhas no equipamento, melhorando sua confiabilidade e disponibilidade. Por meio da análise de dados históricos e da aplicação de ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, através da FMECA identificou-se 15 componentes críticos e 46 modos de falha. Medidas corretivas tais como a mudança no armazenamento das fitas e a implementação de uma rotina de limpeza foram realizadas, resultando em uma redução significativa das falhas e custos de manutenção. A análise também incluiu a revisão dos planos de manutenção e o treinamento da equipe, levando a uma melhoria expressiva na confiabilidade do equipamento, que passou de 71% para 94%. O estudo demonstrou a eficácia do emprego da metodologia FMECA na otimização da gestão de manutenção e na garantia da operação contínua e eficiente dos equipamentos industriais.
- ItemAplicação da metodologia PDCA e de ferramentas de qualidade na análise de defeito no papel miolo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-02) Barbosa, Gabriela do Prado; Santos, Rafael dos; Pereira, Felipo Augusto; Gianelli, Bruno FernandoA necessidade de substituição de embalagens de fontes não renováveis por soluções mais sustentáveis é evidente e, neste contexto, o papel torna-se um grande protagonista, sendo que sua qualidade é essencial para que essa matéria prima seja amplamente utilizada no mercado. Portanto, é fundamental que para se destacar as empresas produtoras de papel tenham como prioridade a qualidade dos produtos, a melhoria contínua dos processos e o foco no cliente como parte da cultura. O presente trabalho traz a aplicação da metodologia ciclo PDCA, combinado com as ferramentas de qualidade 5W2H, brainstorming e cinco porquês, para a redução de reclamações procedentes em uma fábrica de papel miolo, pelo modo de defeito trinca na onda. O defeito trinca na onda foi o modo de defeito mais reclamado durante ano de 2020 e impactou significativamente o índice de qualidade que representa o nível de satisfação do cliente para com a empresa produtora. Após a aplicação da metodologia de qualidade PDCA, foi possível identificar a oportunidade de aumentar o conhecimento operacional sobre os efeitos do controle da variável pH na produção das bobinas e implementar um poka-yoke a fim de evitar novas ocorrências do defeito. Após a implementação das ações ao final do ano de 2021foi possível verificar uma redução de 93% nas bobinas reclamadas por esse modo de defeito, quando comparado ao ano 2020, o que representa a efetividade do emprego da metodologia PDCA.
- ItemAs vantagens da baterias de lítio: um estudo de caso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-06) Alves, Libni Momberg; Herrera, Cristhiano da Costa; Goulart, Pedro Roberto; Rodrigues, Weliton do CarmoAs baterias de composição de Lítio podem contribuir com a melhoria de eficiência energética e por isso foi o objeto desse estudo. O objetivo é mostrar as principais características da bateria de Lítio em relação às demais baterias, explanar sobre o Sistema de Gerenciamento da bateria (BMS) que se torna necessário quando feita a utilização das células de íons de Lítio. Realizando um comparativo com a bateria de Chumbo numa aplicação para armazenamento de energia solar em termos de capacidade de armazenamento de energia, tempo de garantia, quantidade de ciclos, peso e custos percebeu-se que a bateria de Lítio se saiu superior em todos os aspectos, exceto no custo e comprovando a viabilidade e o vasto campo ainda a ser explorado com o uso dessa tecnologia.
- ItemAvaliação da variação da rotação na soldagem FSW na liga de alumínio 1100(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-02) Silva, Rafael Albino Comin; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida; Cruz Junior, Eli Jorge da; Hansted, Felipe Augusto SantiagoO presente trabalho configura-se como uma análise pratica do impacto de diferentes rotações da ferramenta na geração de uma boa junta soldada pelo método de soldagem por fricção e agitamento(FSW). O processo de soldagem FSW é um método que utiliza uma ferramenta rotativa com um pino não consumível para realizar a soldagem de matérias na faixa de temperatura viscoelástica, este processo permite a união de materiais iguais ou dissimilares de mesma espessura ou diferentes espessuras, contudo a configuração de seus parâmetros assim como combinação das diferentes partes da geometria da ferramenta não é obtida de forma simples, sendo necessários vários testes e pesquisas bibliográficas para combinar os parâmetros de forma a possibilitar a geração de uma junta soldada de qualidade. Neste trabalho foram utilizados amostras de liga de alumínio 1100 com dimensões de 100mm x 20mm x 02mm respectivamente comprimento, largura e espessura por ser um material largamente utilizado na indústria. Para realização dos ensaios foi utilizado um centro de usinagem CNC da marca Veker modelo LVK-175, ferramentas FSW usinadas de aço SAE 5160 e uma matriz para fixação das amostras. A analise dos resultados foram feitas por inspeção visual e através de macrografia realizado em um microscópio óptico ZEISS Stemi DV4 com ampliação máxima de 32x. Nestas analises foi constatado que a combinação de 40mm/min de avanço alinhado a 3,7mm de penetração da ferramenta e 1000RPM de rotação da ferramenta foi a configuração que gerou uma melhor união do material, ainda há espaço para melhorar alguns parâmetros como por exemplo o comprimento do pino da ferramenta, contudo os resultados obtidos por meio deste estudo se mostraram satisfatórios.
- ItemCálculo do balanço de fases de aços inoxidáveis superduplex soldados à laser utilizando Image J(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-12-01) Teixeira, Bruno Venancio Morato; Cruz Junior, Eli Jorge da; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida; Manarelli, Flávio HenriqueEsse trabalho consiste na análise de micrografias do cordão de solda de lâminas de um aço inoxidável superduplex UNS S32750 unido através de soldagem a laser Nd:YAG pulsado. Essas imagens serão tratadas utilizando o software de código aberto GIMP e as análises de área serão calculadas através de outro software gratuito chamado FIJI (Fiji Is JustImageJ).O objetivo da análise é comparar diferentes tempos de soldagem em amostras com diferentes elementos gamagênicos, cobalto e níquel. Ambos foram depositados na amostra utilizando eletrólise e tem como função recuperar as características do aço após a fusão que ocorre na soldagem. Essas características são perdidas pois há uma diminuição de fração deaustenitacomrelaçãoàferrita,queoriginalmenteédeaproximadamente50%. Os resultados mostraram que a adição desses metais gamagênicos aumentaram consideravelmente a fração de austenita, por serem estabilizantes da mesma,eesseaumentofoidiretamenteproporcionalaotempodesoldagemparaambosos materiais.
- ItemCaracterização de amostra de espuma de alumínio Liga 6101-T6 por meio de análise de porosidade, corrosão e resistividade(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-01) Raphael, Igor; Gianelli, Bruno Fernando; Goulart, Pedro Roberto; Nossa, Tamires de SouzaO alumínio, é um material metálico amplamente disponível na crosta terrestre na forma de óxido e, após processamento, possui diversas propriedades vantajosas, tais como baixa densidade (cerca de um terço da densidade do ferro) e boa resistência mecânica proporcionalmente à sua densidade. É amplamente empregado nos mais diversos setores da indústria, estima-se que 80% do peso de um avião moderno é composto por alumínio. A partir da década de 40, foi desenvolvida uma nova técnica para fabricação do alumínio na forma de espuma metálica, possibilitando uma gama totalmente nova de aplicações na indústria. Assim como diversos materiais, esse metal também é suscetível à corrosão, logo diversos métodos de proteção superficial foram desenvolvidos, dentre esses, o processo de anodização. Este trabalho tem como objetivo compreender e comparar o efeito da anodização em amostras de espuma de alumínio liga 6101T. Para tal, foi feita a caracterização de duas amostras da liga, na forma de espuma metálica, sendo uma amostra estudada sem anodização e outra após este tratamento superficial. A comparação dos efeitos da anodização foi realizada por meio das análises das porosidades das amostras, do comportamento sob corrosão e das resistividades. Mostrando que o tratamento superficial resultou em um aumento da área dos poros, melhora na resistência à corrosão e não alterou a resistividade das amostras.
- ItemConstrução de um dispositivo medidor de condutividade térmica para fins didáticos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-01) Lara, Matheus Augusto Rodrigues; Melo, Emanuel Benedito de; Cruz Junior, Eli Jorge da; Teixeira, Jonny NelsonA base experimental no ensino de engenharia é fundamental, pois traz o ponto de vista prático e de como os fenômenos se comportam em ambientes próximos aos reais, enquanto a abordagem teórica se baseia em suposições e condições pré-estabelecidas, ambos os modelos de ensino devem ser abordados em conjunto para que o ensino possa atingir um exímio potencial e que a formação de engenheiros seja de qualidade para atender as demandas do mercado de trabalho.Entretanto, o alto custo de equipamentos muitas vezes impossibilita que este tipo de ensino seja aplicado nas universidades.Este trabalho tem por objetivo o projeto e construção de um dispositivo para ensaios térmicos em ambientes didáticos com custo menor do que os praticados pelo mercado, com intuito de demonstrar de forma prática o fenômeno de transferência de calor pelo mecanismo de condução através de diferentes materiais.Foi construído um protótipo de materiais acessíveis e de custo reduzido,o dispositivo foi testado experimentalmente e validado com resultados exitosos.
- ItemDesenvolvimento de filamento compósito de matriz polimérica TPS/PEBD com carga metálica AlSi10Mg para aplicação em manufatura aditiva(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-30) Delfino, Gustavo Moreira; Nossa, Tamires de Souza; Silva, Mário Luiz Nunes da; Assis, Cleiton Lazaro Fazolo deO processo de manufatura aditiva por impressão 3D permite a produção de peças com geometrias complexas, de maneira limpa, com equipamentos menores e portáteis. Atualmente, a impressão 3D é muito utilizada na fabricação de protótipos ou produtos poliméricos em diversas áreas. A incorporação de pó metálico aos filamentos poliméricos para a impressão 3D tem sido investigada com o intuito de aumentar a versatilidade da técnica e oferecer uma alternativa às técnicas de processamento por Fabricação por Filamento Fundido(FFF). A formulação do polímero ligante é decisiva para um processo de fabricação bem-sucedido. Esse estudo apresenta o desenvolvimento de um sistema ligante para a impressão 3D de filamento de AlSi10Mg. O ligante contém polietileno de baixa densidade (PEBD) e amido termoplástico (TPS). O PEBD garante a integridade estrutural durante a dissolução do ligante, promove a redução da viscosidade e o aumento na resistência e rigidez, enquanto o TPS, além de ser um polímero biodegradável, oferece flexibilidade aos filamentos. Foi realizado um levantamento do formato e analisada a distribuição do tamanho das partículas dos pós-metálicos antes de serem incorporados à matriz polimérica. Os filamentos compósitos foram produzidos por meio de extrusão reativa (REX), caracterizados mecanicamente e avaliados quanto a sua homogeneidade. O método de extrusão reativa se mostrou eficaz na produção de filamentos compósitos homogêneos com relação à carga metálica incorporada ao elemento ligante. Contudo, os filamentos extrudados apresentaram propriedades mecânicas inferiores às verificadas para os termoplásticos comumente aplicados no fabrico aditivo por FFF.
- ItemDesenvolvimento de material compósito de fonte renovável produzido a partir do milho e bambu(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-05) Maricato, Nicolas Albertino Motta; Nossa, Tamires de Souza; Santos, Rafael dos; Hansted, Felipe Augusto SantiagoCom o advento dos polímeros sintéticos, o campo dos materiais foi profundamente impactado. Peças metálicas e de madeira foram amplamente substituídas por plásticos em várias aplicações, proporcionando resultados satisfatórios com propriedades notáveis e uma produção com custos mais baixos. Há uma crescente presença dos polímeros, observada não apenas em aplicações cotidianas, mas também em áreas de alto desempenho.No entanto, devido ao considerável volume de consumo e ao uso frequente em aplicações descartáveis, é essencial o direcionamento de estudos para o desenvolvimento de alternativas de materiais biodegradáveis ou provenientes de fontes renováveis, de maneira a reduzir o impacto ambiental gerado pelo descarte irresponsável. Este estudo concentrou-se na produção de um polímero termoplástico, de fonte renovável e biodegradável, derivado de amido de milho, em que o glicerol, um resíduo da indústria do biodiesel, foi utilizado como agente plastificante. Utilizando métodos de castinge extrusão reativa (REX), foram produzidos filmes e filamentos de creme-de-milho (CM), pré-gel (PG) e amido termoplástico (TPS). Para aprimorar as propriedades mecânicas, foram introduzidas fibras de bambu (FB) na matriz polimérica. Inicialmente, observou-seque as fibras de bambu tinham baixa adesão à matriz, necessitando, portanto, de tratamento alcalino com hidróxido de sódio (NaOH).Dentre as matrizes de filmes e filamentos avaliadas, aquela que apresentou o melhor desempenho mecânico, o TPS, foi escolhida para produção dos compósitos naturais. Nessas formulações, diferentes proporções de carga de bambu (5%, 10%, 15%, 20% e 30% em massa) foram incorporadas. A presença dessas cargas de bambu demonstrou um aumento significativo na resistência mecânica à tração e no módulo de elasticidade do TPS. Entretanto, houve uma redução na deformação. Assim, os resultados obtidos destacaram a viabilidade da aplicação dos compósitos de amido-bambu para o aprimoramento das propriedades mecânicas do amido termoplástico.
- ItemDesenvolvimento de novas ferramentas de gestão de manutenção em uma usina de beneficiamento de leite(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-30) Machado, Amauri Junio Vieira; Cruz Junior, Eli Jorge da; Rodrigues, Weliton do Carmo; Oliveira, Wlademir Reginaldo deA manutenção garante o desempenho e os resultados de uma indústria através da preservação e restauração de seus ativos. Trabalhando simplificadamente em função de evitar ou corrigir as falhas, sua atuação deve ser estratégica para que aproveite as oportunidades e os recursos disponibilizados. Seja na manutenção corretiva, preventiva, ou qualquer outro tipo de intervenção, é fundamental o registro e sobretudo o controle dessas das informações, para que elas possam ser aproveitadas para melhorar o desempenho dos equipamentos ou evitar futuras ocorrências. O desenvolvimento de fichas técnicas dos equipamentos e um ambiente de controle, visa padronizar e integrar essas informações, facilitando seu acesso, possibilitando a realização de uma análise de confiabilidade e principalmente de efetividade das ações. A utilização de uma ferramenta como Power BI é um elemento diferencial em que além de tornaras informações mais coerentes, com visuais envolventes e interativos, permite a cooperação entre equipes, setores e demais grupos interessados, que possam a ter uma visão mais abrangente sobre os processos.
- ItemDesenvolvimento de um robô cartesiano industrial acionado por eletropneumática ou CLP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-30) Santos, Arthur Rodrigues dos; Dias, Jefferson Aparecido; Herrera, Cristhiano da Costa; Oliveira, Wlademir Reginaldo deA automação pode ser considerada um dos pilares da indústria no mundo moderno. O robô industrial é uma das tecnologias mais utilizadas atualmente; capaz de executar tarefas complexas com alto nível de precisão. Por conta disso, existe uma crescente demanda por profissionais que sejam qualificados para lidar com este tipo de equipamento, e em um mercado extremamente competitivo, é imprescindível que instituições de ensino ofereçam aos discentes o conhecimento para que possam solucionar os mais diversos problemas nesta área. O objetivo deste trabalho é aproximar os discentes matriculados no IFSP -Campus Itapetinga no tema de automação e robótica industrial, através da utilização deste robô cartesiano em um sistema onde o aluno executará o conteúdo teórico aprendido em sala de aula para fixação dos conceitos adquiridos. Para isto, o desenvolvimento do robô foi realizado através dos softwares SolidWorks, FluidSim-P, EZOPCe SimaticManagerS7-300, utilizados para o desenho tridimensional do projeto, criação e simulação dos diagramas pneumáticos e eletropneumáticos, comunicação entre softwares e para a programação do CLP em linguagem ladder, respectivamente.
- ItemDimensionamento de um guincho para movimentação depessoas acamadas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-07) Oliveira, Guilherme Henrique Roncoleta de; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti; Gianelli, Bruno Fernando; Cruz Junior, Eli Jorge daOs guinchos são desenvolvidos para elevação e movimentação de cargas em geral, onde estes equipamentos dividem-se em diversas capacidades e categorias com mecanismos que os tornam manuais ou automatizados, e com os mais diversos dispositivos visando a necessidade final do cliente.Contudo visando o benefício humano, os equipamentos de movimentação podem ser adequados a tarefas que envolvam pessoas que possuam alguma limitação ou possam estar passando por um período de recuperação, como a utilização de uma cadeira de rodas, muletas, macas, camas articuladas e assim por diante.O presente trabalho projeta e dimensiona um guincho para movimentação de pessoas acamadas com capacidade de até 150 kg, onde o equipamento promove facilidade e comodidade para famílias, cuidadores e enfermeiros que convivam diariamente com pessoas em estados de saúde limitados na sua rotina de locomoção.O dimensionamento é feito através de pesquisas de equipamentos já existentes no mercado, com a realização de cálculos teóricos amparados pelas normas ABNT vigentes para os principais modos de falha, e,modelagem 3D através do SolidWorks para simulação das maiores solicitações que os componentes do guincho devem suportar. O software Ftool para simulação dos esforços da estrutura também foi utilizado como apoio nos cálculos e resultados alcançados.O guincho utiliza materiais encontrados no mercado convencional, com um peso total de 52kg se demonstrou leve e condizente com equipamentos já comercializados.O custo com os materiais levantados possibilita uma margem para construção do equipamento, comparado aos guinchos já disponíveis para venda.A partir dos resultados obtidos pela simulação por elementos finitos no SolidWorks dos cálculos teóricos, foram comparados e verificados que os valores se encontram aceitáveis propondo um dimensionamento seguro e aprovado por normas.
- ItemDimensionamento de um sistema de transmissão para uma trefiladora de doces artesanais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-28) Rocha, Vinicius Nascimento; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti; Cruz Junior, Eli Jorge da; Silva, Mário Luiz Nunes daO dimensionamento de um sistema de transmissão é composto por diversas etapas e processos É necessário ter uma visão ampla do problema que deverá ser solucionado, estudando a fundo as variáveis para propor melhores alternativas para solução desse problema. O estudo se baseia na análise do processo produtivo de balas de coco, onde em um posto de trabalho ocorre a conformação do produto de forma artesanal. Assim, o objetivo principal desse estudo é dimensionar um sistema de transmissão para uma máquina de trefilação, esta que tem a finalidade esperada de padronização do produto final, melhorar a ergonomia e aumentar a produtividade. Nesse estudo foram definidas as exigências dinâmicas que o sistema de transmissão deveria suportar (como velocidade final das polias conformadoras, força resultante em cada polia, e potência necessária do motor) para posteriormente calcular quais seriam as configurações dos elementos de transmissão. Portanto os resultados obtidos foram o dimensionamento das correias sincronizadoras, polias, eixos, engrenagens e chavetas para um motor de 1 CV, de modo a definir uma possível configuração dos componentes da máquina para essa determinada potência. A definição dos componentes ficou coerente e o sistema de transmissão fabricável, no entanto o motor selecionado poderia ter uma potência menor e a transmissão de movimento do redutor para o terceiro eixo utilizando correias sincronizadoras exigiu uma distância de centro muito elevada, dessa forma seria plausível dimensionar a utilização de pinhão e coroa para essa fase da transmissão.
- ItemEfeito do tratamento térmico pré-soldagem no balanço de fases dos aços inoxidáveis superduplex soldados pelo processo GTAW(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-30) Chiaroti, Victor Hugo Carmanhan; Cruz Junior, Eli Jorge da; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida; Lemos, Gabriela PereiraNo cenário industrial, tem se mostrado um enorme aumento de estudos ligados a maiores eficiências de processos, ligado a isto, o presente trabalho objetivou a estudar parâmetros de tratamentos térmicos em aços inoxidáveis super duplex, muito utilizado em tubulações de diversas industrias, sejam elas, da área de papel e celulose, petrolífera, indústrias químicas e etc, por ser extremamente resistente a corrosão, principalmente por possuir como característica de composição, em média, 50% de austenita e 50% ferrita. Para o trabalho, foi feito a comparação de diferentes amostras, com tratamento térmico e sem tratamento térmico. Foi utilizado uma tensão de soldagem de 20V, uma corrente de 45A, uma velocidade de 500 mm/min e 15 l/min de gás de Argônio como parâmetro de soldagem em uma solda GTAW. Obteve-se o acréscimo de 10% de austenita para a solda que utilizou tratamento térmico, enquadrando na porcentagem mínima exigida nas literaturas.
- ItemEficiência energética no consumo de ar comprimido em sistemas pneumáticos industriais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Vieira, Otávio Augusto Pinto; Herrera, Cristhiano da Costa; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida; Oliveira, Wlademir Reginaldo deA eficiência energética dentro de um sistema de ar comprimido gera muitos benefícios em uma unidade fabril, como a redução do uso de recursos ambientais e redução de custos tão importantes nos dias atuais. Entre as inúmeras maneiras de melhorar a eficiência energética algumas serão abordados nesse trabalho, como a redução de orifícios que realizam sopros e ciclos contínuos ou intermitentes que permitiu uma redução no consumo acima de 50% nos equipamentos modificados. Outro método utilizado para melhoria foi a redução da pressão de trabalho em um equipamento sem acarretar modificações na velocidade e no tempo de ciclo da máquina que possibilitou uma redução no consumo acima de 25% e, por último, a substituição de geradores de vácuo que funcionam a partir do efeito Venturi por bombas de vácuo para aplicações locais que permitiram uma redução na energia consumida acima de 45%. A partir destas ações, o consumo de ar comprimido foi reduzido propiciando uma melhor eficiência energética.
- ItemEstudo da resistência de embutimento de pinos metálicos em madeiras de pinus segundo as normas técnicas ABNT NBR 7190, EN 383 e ASTM D5764(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-01) Leite, Mario Brenner Ferreira da Silva; Santos, Rafael dos; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti; Molina, Julio CesarA madeira é um elemento estrutural de grande importância na sociedade moderna, considerando sua versatilidade, alta resistência quando comparada ao seu peso, bem como seu caráter renovável e sustentável. No que tangem os projetos envolvendo esta matéria-prima, existem diversas técnicas de união utilizadas em estruturas, destacando-se as ligações por pinos metálicos, representadas por pregos, parafusos e barras de aço. O estudo destas ligações é de grande importância para o dimensionamento de estruturas com madeira. Dentre os principais instrumentos normativos que são utilizados nestes estudos destaca-se, no Brasil, a norma ABNT NBR 7190 (1997). Não obstante, muitos projetistas apontavam a necessidade de revisão e atualização nos parâmetros desta norma, o que resultou em uma nova publicação em 2022. Internacionalmente, as referências são as normas europeias EN 383 (2007), EUROCODE 5 (2004) e as americanas ASTM D5764 (2018) e NDS (2017). Cada uma dessas normas tem procedimentos específicos diferentes para a determinação da resistência ao embutimento. Neste trabalho realizou-se uma avaliação dos métodos empregados pelas normas brasileira, europeia e americana para a determinação da resistência ao embutimento de pinos metálicos em peças de madeira de pinus, bem como a caracterização física e mecânica da madeira utilizada. Obtiveram-se valores de densidade aparente e teor de umidade em consonância com a literatura, e classe de resistência C30 de acordo com a ABNT NBR 7190. Nas análises das resistências ao embutimento experimentais e analíticas, a EN 383 e o Eurocode 5 apresentaram os valores mais consistentes, favorecendo a segurança. A ASTM D5764 e o NDS 2017 apresentaram boa consistência para as resistências experimentais e calculadas na direção paralela, e a ABNT NBR 7190 na direção normal. Estatisticamente, as normas brasileira e americana não apresentaram diferenças significativas na direção normal às fibras. Na direção paralela às fibras, observou-se mais consistência entre as normas europeia e americana. A norma brasileira apresentou diferenças significativas quando comparada com as normas internacionais, como dimensões de corpos de prova e cálculos analíticos que desconsideram a massa específica da madeira.