Engenharia Mecânica

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    Dimensionamento de um guincho para movimentação depessoas acamadas
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-07) Oliveira, Guilherme Henrique Roncoleta de; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti; Gianelli, Bruno Fernando; Cruz Junior, Eli Jorge da
    Os guinchos são desenvolvidos para elevação e movimentação de cargas em geral, onde estes equipamentos dividem-se em diversas capacidades e categorias com mecanismos que os tornam manuais ou automatizados, e com os mais diversos dispositivos visando a necessidade final do cliente.Contudo visando o benefício humano, os equipamentos de movimentação podem ser adequados a tarefas que envolvam pessoas que possuam alguma limitação ou possam estar passando por um período de recuperação, como a utilização de uma cadeira de rodas, muletas, macas, camas articuladas e assim por diante.O presente trabalho projeta e dimensiona um guincho para movimentação de pessoas acamadas com capacidade de até 150 kg, onde o equipamento promove facilidade e comodidade para famílias, cuidadores e enfermeiros que convivam diariamente com pessoas em estados de saúde limitados na sua rotina de locomoção.O dimensionamento é feito através de pesquisas de equipamentos já existentes no mercado, com a realização de cálculos teóricos amparados pelas normas ABNT vigentes para os principais modos de falha, e,modelagem 3D através do SolidWorks para simulação das maiores solicitações que os componentes do guincho devem suportar. O software Ftool para simulação dos esforços da estrutura também foi utilizado como apoio nos cálculos e resultados alcançados.O guincho utiliza materiais encontrados no mercado convencional, com um peso total de 52kg se demonstrou leve e condizente com equipamentos já comercializados.O custo com os materiais levantados possibilita uma margem para construção do equipamento, comparado aos guinchos já disponíveis para venda.A partir dos resultados obtidos pela simulação por elementos finitos no SolidWorks dos cálculos teóricos, foram comparados e verificados que os valores se encontram aceitáveis propondo um dimensionamento seguro e aprovado por normas.
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    Projeto e desenvolvimento de um guincho para acamados
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-12) Souza, Guilherme Caldas de; Oliveira, Wlademir Reginaldo de; Santiago, Luiz Fernando Frezzatti; Goulart, Pedro Roberto
    Este trabalho desenvolve o projeto e propõe o desenvolvimento de um guincho acessível para facilitar a transferência de pessoas acamadas com limitações de mobilidade. Buscou-se criar uma solução de baixo custo que oferecesse segurança, praticidade e eficiência, visando melhorar a qualidade de vida desses indivíduos e de seus cuidadores, especialmente em locais com recursos limitados. A metodologia envolveu a concepção de um modelo simplificado utilizando materiais acessíveis e testes utilizando um softwarede confiabilidade para avaliar a funcionalidade e a segurança do guincho. Contextualizando os cálculos analíticos para aproximação de medidas e dados de resistência, seguida de uma confirmação dos resultados através do SolidWorks. Os resultados indicaram que o dispositivo desenvolvido apresentou uma aproximação nos dados quando comparados entre si (Analítico e Elementos Finitos). O guincho desenvolvido oferece uma alternativa acessível e funcional, podendo beneficiar comunidades com recursos limitados, melhorando a independência e a qualidade de vida dos envolvidos.
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    Análise comparativa de métodos de PVD na produção de revestimentos superficiais de alta qualidade: um estudo detalhado dos processos de evaporação e Sputtering
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-15) Mascai, Fábio Augusto Amaral; Gianelli, Bruno Fernando; Herrera, Cristhiano da Costa; Silva, Edmilson Antonio da
    A Deposição Física de Vapor (Physical Vapor Deposition -PVD) é uma técnica amplamente utilizada para a aplicação de revestimentos finos em uma variedade de substratos. Este estudo visa explorar osdiversos tipos de reatores de PVD e sua influência na qualidadee desempenho dos revestimentos produzidos.Nessepresente trabalhamos, analisamosdiferentes métodossendo eles, Evaporatione Sputtering, identificando suas características, forma de trabalho e impacto nas propriedades dos filmes depositados,vantagens e desvantagens.Considerados como os parâmetrosrelacionados apressão, temperatura, taxa de deposição, e composição do vapor,durante o processo,impactamno resultadofinal. Ao final da pesquisa, foipossível destacar as melhoresopçõesdependendo da sua aplicação.
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    Influência do ângulo de inclinação dos painéis fotovoltaicos na geração de energia elétrica
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-07) Vaz, Diego Rochel; Herrera, Cristhiano da Costa; Carvalho, Fabio de Oliveira; Varasquim, Francisco Mateus Faria de Almeida
    A energia solar é uma forma de energia renovável que vem sendo utilizada atualmente, mas que ainda possui margem para melhorar a eficiência na transformação da energia solar em energia elétrica. Um dos parâmetros importantes na eficiência dos sistemas fotovoltaicos é o ângulo de inclinação de um painel solar. Este trabalho tem o objetivo de gerar uma análise observando a geração de energia elétrica em um painel solar nos ângulos de inclinação de 0°, 23,6° e 50°. Os ensaios foram realizados em novembro com auxílio de dois multímetros responsáveis por registrar variações de corrente e tensão conforme o módulo variava sua angulação, os resultados apresentados apontam que o ângulo de 50° e 23,6° são mais eficientes na geração de energia elétrica do que o ângulo de 0° para os horários ensaiados. Com a realização dos testes, outra constatação foi que as nuvens têm impacto significativo na quantidade de energia elétrica gerada pelo painel e o tipo de radiação que incide sobre a placa também apresenta efeitos sobre a geração de energia elétrica.
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    Análise das fontes de energia do Brasil no contexto dos veículos elétricos e de combustão
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-06) Guerra, Claudinei; Herrera, Cristhiano da Costa
    Este trabalho explora a relação entre a utilização de carros elétricos e carros a combustão no Brasil. O Brasil,como muitos países em desenvolvimento, está em uma encruzilhada energética. A dependência de combustíveis fósseis, especialmente para transporte, é uma grande preocupação ambiental e econômica.Oscarros elétricos, que são alimentados por energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis, oferecem uma alternativa promissora. Eles são mais eficientes, produzem menos emissões de gasesde efeito estufa e podem ser alimentados por energia renovável. No entanto, a adoção de carros elétricos no Brasil tem sido lenta devido a vários desafios. Estes incluem o alto custo dos veículos elétricos, a falta de infraestrutura de recarga e a falta de políticas governamentais de incentivo.Por outro lado, os carros a combustão, que funcionam com gasolina, diesel ou etanol, são atualmente maioriano Brasil. Embora sejam menos eficientes e mais poluentes do que os carros elétricos, eles são mais acessíveis e têm uma infraestrutura de abastecimento bem estabelecida.O trabalhoanalisa essas questões em detalhes, explorando as vantagens e desvantagens de ambos os tipos de veículos. Em última análise, o trabalhoconclui que, embora os carros elétricos tenham um grande potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufae melhorar a segurança energética do Brasil, são necessárias políticas robustas e investimentos significativos para superar os desafios à sua adoção.