Engenharia Mecânica

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    Estudo de um motor PSI 2.4L bicombustível de uma empilhadeira Yale GP070VX e análise de falha
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-16) Monteiro, Wallasse Gleison Romão; Santos, Rafael dos; Herrera, Cristhiano da Costa; Gianelli, Bruno Fernando
    Este trabalho teve como objetivo investigar a causa da falha de um motor de empilhadeira movido a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), um tipo de motor amplamente utilizado devido à sua eficiência e menor impacto ambiental. A falha ocorreu após apenas 204 horas de uso. A importância deste estudo está na necessidade de melhorar a operação, manutenção e confiabilidade desses motores, essenciais para a continuidade das operações de movimentação de cargas. A investigação incluiu uma análise detalhada das condições do motor, abrangendo inspeção visual de componentes, medição de alinhamentos e avaliação dos níveis de lubrificação. Foram identificadas três anomalias principais: baixo nível de óleo, correia desajustada e uma anormalidade na polia do comando de válvulas, que não se movimentava corretamente e apresentava desgaste. Embora a causa-raiz da falha não tenha sido determinada com precisão, o estudo ressaltou a importância da manutenção preventiva, como a verificação regular do nível de óleo e o ajuste adequado da correia. Este trabalho contribui para o avanço do conhecimento técnico na área e oferece insights valiosos para a indústria que utiliza empilhadeiras movidas a GLP.
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    Aplicação da metodologia FMECA para análise de confiabilidade de um trocador automático de rolos
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2024-08-14) Rodrigues, Karina Maria; Santos, Rafael dos; Carvalho, Fabio de Oliveira; Gianelli, Bruno Fernando
    Este trabalho abordou a importância da manutenção com técnicas avançadas na indústria de celulose e papel, com foco específico em um trocador automático de rolos. O objetivo principal foi aplicar a metodologia FMECA (Análise dos Modos de Falhas, Efeitos e Criticidade) para identificar e mitigar falhas no equipamento, melhorando sua confiabilidade e disponibilidade. Por meio da análise de dados históricos e da aplicação de ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, através da FMECA identificou-se 15 componentes críticos e 46 modos de falha. Medidas corretivas tais como a mudança no armazenamento das fitas e a implementação de uma rotina de limpeza foram realizadas, resultando em uma redução significativa das falhas e custos de manutenção. A análise também incluiu a revisão dos planos de manutenção e o treinamento da equipe, levando a uma melhoria expressiva na confiabilidade do equipamento, que passou de 71% para 94%. O estudo demonstrou a eficácia do emprego da metodologia FMECA na otimização da gestão de manutenção e na garantia da operação contínua e eficiente dos equipamentos industriais.
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    Projeto e construção de uma máquina CNC de pequeno porte
    (IFSP, 2021-12-01) Cordeiro, Mário Vinícius da Silva; Oliveira, Wlademir Reginaldo de; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gusmão, Leonardo Lima
    Este trabalho se refere ao desenvolvimento e fabricação de uma máquina controlada por comando numérico computadorizado de pequeno porte, podendo ser convertida em uma impressora 3D, gravadora a laser ou fresadora, auxiliando na prototipagem de placas de circuito impresso ou na fabricação de componentes de próteses ortopédicas. Os componentes de software e hardwar e utilizados no projeto são o Universal G-Code Sender (UGS) e Arduino Uno, respectivamente. Ambos de código aberto e livre acesso. A estrutura mecânica é composta por componentes em MDFcom 15 mm de espessura e o conjunto de transmissão de potência é formado por fusos trapezoidais acionados por motores de passo modelo Nema 17. O mecanismo de deslizamento é composto por guias cilíndricas e rolamentos lineares. A linguagem de programação utilizada é o código G, a comunicação é feita por uma interface USB entre um computador pessoal e a máquina CNC, permitindo que os códigos inseridos pelo operador sejam compilados e as informações enviadas aos drivers de acionamento dos motores de passo, realizando a automação dos processos. Os testes foram feitos utilizando um módulo laser de 6W adaptado ao eixo árvore (z) e o projeto se mostrou viável para aplicações de impressão 3D e gravação a laser, podendo atingir precisão de décimos de milímetros à uma taxa de avanço de 300 mm/min.
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    Um estudo teórico sobre o desempenho dos sensores de oxigênio de banda larga de motores de combustão interna ciclo Otto
    (IFSP, 2021-11-30) Moreno, Vinícius Duarte Gonsalves Garcia; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gianelli, Bruno Fernando; Santos, Rafael dos
    Este trabalho aborda um estudo teórico a respeito do funcionamento dos sensores de oxigênio(sonda lambda) em motores de combustão interna ciclo Otto, tem por objetivo principal contribuir para a difusão do conhecimento científico dentro da comunidade automotiva. Através do estudo a respeito de sondas de oxigênio de banda larga, assim como sua comparação com seu modelo antecessor de banda estreita, este trabalho busca compreender a real influência deste sensor no que se refere a fatores como potência, torque e consumo de um motor. Para isso foram utiliza dos gráficos e tabelas provenientes de um estudo de caso, assim como entrevistas com profissional da área de injeção eletrônica, que através da experiência, foi capaz de agregar ainda mais fatores que apontam para um melhor desempenho relativo de motores equipados com sonda de banda larga.
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    Manutenção preventiva em frota: controle e procedimentos para revisões em veículos do ciclo Otto
    (IFSP, 2021-12-03) Fogaça, Marcus Vinicius Seabra; Herrera, Cristhiano da Costa; Cruz Junior, Eli Jorge da; Gianelli, Bruno Fernando
    No cenário atual com a competividade entre as empresas, os conceitos de manutenção tendem a ser estudados e aplicados com a finalidade de utilizar de forma eficiente seus conceitos, uma vez que afetam diretamente os custos das empresas. No controle dos veículos da frota da empresa a gestão da manutenção preventiva é importante pois reduz os custos com as manutenções corretivas e diminui a quantidade de paradas inesperadas permitindo a disponibilidade integral da frota de veículos. Os veículos funcionando corretamente, contribuem com a preservação do meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes, como a emissão de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), entre outros... Esses gases em geral são gerados na combustão incompleta do combustível. Com os veículos revisados e regulados, a emissão desses gases é reduzida e permite a minimização do consumo de combustível. O presente trabalho, visa o desenvolvimento, estruturação e controle para uma gestão de manutenção preventiva, utilizando planilhas para controle, checklist de manutenção preventiva, e procedimentos bem definidos e estruturados.