Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Autor "Campos, Ayumi Kato de"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA utilização do Geoplano e do Geoespaço para o ensino de perímetro, área e volume nos anos finais do Ensino Fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Morais, Leonardo Guilherme Ferreira de; Pavani, Victor Vaz; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato deO presente estudo direciona a utilização do Geoplano e do Geoespaço para o auxílio do ensino de perímetro, área e volume, contemplando todo o processo de construção de cada material e de como cada um deles pode ser utilizado na resolução de exercícios e desafios propostos. O trabalho aborda também o que é esperado de habilidade e objetos de conhecimentos no campo da Matemática, em específico no ensino de Grandezas e Medidas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada ano da segunda etapa do Ensino Fundamental. Os conteúdos de perímetro, área e volume são apresentados de maneira conjunta com o material manipulável correspondente, com o intuito de aproximar o conceito teórico ao prático. Uma proposta de atividades será deixada para a familiarização com os materiais manipuláveis e para aplicação dos conceitos abordados no decorrer deste trabalho.
- ItemA utilização do Scratch para o desenvolvimento de lógica matemática no ensino fundamental anos finais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-25) Silvério, Vitor Santos; Campos, Ayumi Kato de; Moro, Marcel Alves; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica relacionada à utilização do ambiente Scratch em salas de aulas, buscando analisar as diferentes aplicações no contexto escolar, no Ensino Fundamental. Também traz uma breve apresentação do Scratch, uma plataforma de programação em blocos, que permite a criação de jogos, dentre outras possibilidades. Por último, foi criada uma proposta de atividade visando colaborar com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos.
- ItemCódigo de barras, CPF e criptografia RSA: conceitos matemáticos envolvidos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2019-11-13) Lima, Lenilson Xavier; Campos, Ayumi Kato de; Pavani, Victor Vaz; Fortunato, IvanA matemática está presente em toda parte; a todo o momento o ser humano tem contato com números ou aplicações, porém muitas pessoas não notam que tudo ao seu redor tem algo envolvendo a matemática, pois, na maioria das vezes as mesmas não procuram, e não têm a curiosidade de saber o que está por trás das aplicações. Este trabalho pretende instigar nos leitores a curiosidade e a procura de aplicações matemáticas. Nesse sentido, apresentam-se os conceitos matemáticos envolvidos em três aplicações, duas delas são conhecidas e muito utilizadas por todos, são elas: CPF e Código de barras, e a outra aplicação é a Criptografia RSA, uma aplicação também bastante utilizada, mas não tão conhecida. Além disso, o trabalho apresenta algumas propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Ensino Básico.
- ItemConstrução de um jogo para auxiliar no processo de aprendizagem do plano cartesiano e função afim(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-04) Lopes, Ramon Moreira; Campos, Ayumi Kato de; Costa, Matheus Moreira; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho leva em conta a atual geração de alunos que se encontra em sala de aula e o alto grau de afinidade e interesse que possui com a tecnologia e os jogos. Considerando isso, tem como objetivo evidenciar os pontos positivos de combinar a informática através de um jogo eletrônico como ensino do conteúdo de plano cartesiano e função afim. O jogo foi desenvolvido pelo próprio autor através do software GDevelop e busca auxiliar no processo de aprendizagem, ao utilizar propriedades positivas dos jogos como elementos gráficos, variação de posição em tempo real no plano cartesiano, geração de reta através de dois pontos, entre outros recursos. São abordadas algumas dificuldades encontradas no processo de criação do jogo e também as vantagens de o professor desenvolver o próprio jogo para os alunos. Foram trabalhadas as propriedades propostas como exibição de elementos gráficos e respostas dinâmicas ao jogador, assim como os principais elementos de um jogo como cenário, sons, ação, entre outros. Por último, são mostrados os principais objetivos alcançados e o que ainda não foi possível de ser executado ao levar-se em conta esta época de isolamento social em que o jogo foi concluído e o que se planeja fazer no futuro.
- ItemGEOWAR: uma proposta didática para o ensino de geometria(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-11-27) Santos, Raphael Felipe dos; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Sallum Neto, Farid; Campos, Ayumi Kato deEste projeto tem como proposta o desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de Geometria, mais especificamente o ensino do cálculo de área de figuras planas. Trata-se de um jogo de cartas desenvolvido durante o tempo do autor como residente do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Itapetininga. O objetivo da proposta é facilitar o ensino do cálculo de áreas de figuras planas, tornando o tema mais atrativo para os alunos e apresentar ao professor uma alternativa para o ensino de geometria. Além de mostrar o desenvolvimento do jogo, é apresentada uma sequência didática com a explanação das aulas para a aplicação do Geowar.
- ItemJogo sobre adição e subtração: uma visão educacional por meio da gamificação(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-25) Borges, Filipe de Carvalho; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho descreve o processo na criação de um jogo digital educacional para o Ensino Fundamental I, com a premissa de auxiliar o ensino da Matemática em operações de adição e subtração. O jogo foi pensado durante a graduação e desenvolvido de forma funcional pela engine da Unity utilizando a linguagem de programação C#, motivado pela disciplina Informática na Educação, e posteriormente finalizado para o trabalho de conclusão do curso, moldando-o através de estudos sobre outros trabalhos nos quais são utilizados jogos como ferramentas de ensino, Objetos de Aprendizagem, Gamificação e direcionamentos dos documentos normativos da educação brasileira. Propõe-se uma sequência didática com a utilização do jogo como principal ferramenta no processo de aprendizagem, direcionando o professor que a utilizará quanto a todo o processo pelo qual deverá refletir e os caminhos a tomar para que os estudantes se mantenham engajados e a aplicação do jogo não se torne apenas outra forma de expor o conteúdo, e sim uma metodologia ativa, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.
- ItemJogos digitais no ensino da geometria plana(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-11-06) Lobato, Mariana Lamboglia; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton Moreira; Rodrigues, Bianca Sabrina AguiarEste trabalho tem como objetivos compreender os benefícios dos Jogos Digitais ao ensino de Geometria para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e trazer uma proposta de Jogo Digital que contempla algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular do sexto ano. Para a construção deste trabalho foi empregada uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como base de dados Periódicos Capes. Foram selecionados artigos que abordam os jogos no ensino da Matemática, uso de tecnologias e recursos digitais e o ensino de Geometria no Ensino Fundamental Anos Finais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir quanto ao conhecimento de ferramentas digitais no ensino, dentre as quais, o uso de Jogos Digitais no ensino da Geometria, com seus benefícios e ressalvas, além da compreensão da importância do professor nesse processo de ensino aprendizagem. O trabalho também apresenta uma proposta de um Jogo Digital para ser utilizado em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.
- ItemMetodologia sala de aula invertida para o ensino de função afim(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-11-07) Bicudo, Fernanda Gonçalves; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Stülp, PatríciaO tema deste trabalho é a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida no ensino de Função Afim. Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo tem por objetivo compreender e analisar o uso da metodologia no ensino da matemática, especialmente nos casos em que se observa grande dificuldade por parte dos alunos. Percebe-se que, ao introduzir o conceito de funções e de variável, eleva-se a complexidade no seguinte sentido: no Ensino Fundamental, as letras representam incógnitas, ou seja, terão seus valores descobertos, como, por exemplo, numa equação; já no nível deste trabalho, no Ensino Médio, as letras não possuem valor fixo, mas são variáveis, assim como os valores associados a elas por meio da função. A metodologia da Sala de Aula Invertida mostra-se eficiente em diversas áreas do conhecimento, embora na área de Ensino de Matemática não seja tão comum. Nos quatro únicos trabalhos (dois artigos e duas dissertações) encontrados nessa área, a metodologia em questão mostrou-se muito eficaz. Esses fatos explicitaram a necessidade de novas pesquisas envolvendo tal metodologia na área do ensino da matemática e motivaram esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho, há a sugestão de uma sequência didática para o ensino de Função Afim, por meio da metodologia Sala De Aula Invertida, preparada com o intuito de proporcionar ao estudante uma maneira mais clara para a compreensão do assunto.
- ItemO ensino da matemática para surdos: um modelo utilizando recursos digitais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-24) Silveira, William Thales; Moreau, Alberto Luís Dario; Campos, Ayumi Kato de; Almeida, Greice Pinheiro deEste trabalho irá abordar aspectos para a educação do surdo. Quais ações e recursos que podem promover um ensino significativo? Para isso, mostraremos uma linha argumentativa com base em alguns pontos: a importância do ensino bilíngue, desafios para a educação matemática do surdo e utilização da TIC. O objetivo é trazer a reflexão sobre como estruturar uma aula significativa, com base na experiência adquirida pelo autor durante a participação de um projeto de ensino e com a colaboração de uma tradutora e intérprete de Libras. No final, foi proposta uma atividade de ensino, que trabalha conceitos matemáticos em cima de exercícios, levando em consideração toda a fundamentação desenvolvida no decorrer do trabalho.
- ItemO uso do software GeoGebra como recurso didático no ensino de funções trigonométricas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-25) Borri, Leonardo Bartoli; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Paula, Cristiane Aparecida Machado deEste trabalho investiga, com foco no Ensino Médio, algumas das dificuldades apresentadas no ensino-aprendizagem do conteúdo de Trigonometria. Também mostra experiências que funcionaram no ensino desse conteúdo por meio de utilização de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). No final do trabalho, há uma proposta de sequência didática para o ensino de funções trigonométricas, utilizando-se o software GeoGebra como recurso pedagógico.
- ItemRelações e benefícios em ensinar matemática por meio da música: um recurso para o ensino e aprendizagem de frações no fundamental - anos finais(IFSP, 2022-11-25) Lima, Raquel Meneguini Albuquerque; Lagoeiro, Fabio Gomes; Campos, Ayumi Kato de; Pavani, Victor VazOs conceitos matemáticos constituem-se numa importante área de conhecimento, porém a mesma é vista por muitos como algo abstrato e difícil. O presente trabalho visa investigar a contribuição da música no processo de ensino-aprendizagem da Matemática e estrutura-se a partir do seguinte questionamento: considerando as dificuldades em aprender Matemática, como apresentá-la de forma mais acessível e próxima do cotidiano do aluno por meio da música? Para responder a esta questão foram analisadas teses e dissertações referentes ao assunto encontradas na base de dados da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). A partir dessa análise constatou-se que ao relacionar a música com os conceitos matemáticos, o aprendizado torna-se mais eficiente, pois se torna mais significativo para o aluno. Além disso, o trabalho apresenta uma sequência didática elaborada para o ensino de Frações no Fundamental — Anos Finais, que tem por objetivo ser uma amostra e um estímulo para futuras pesquisas vinculadas ao tema.
- ItemUma abordagem gráfica para resolução de sistemas lineares com duas incógnitas para alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental(IFSP, 2021-01-05) Silva, Marcelo Roberto da; Pavani, Victor Vaz; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Campos, Ayumi Kato deA maioria dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, quando se depara com um sistema linear, sente dificuldade para resolvê-lo, pois envolve um conteúdo bastante abstrato: letras e números numa mesma sentença matemática. Neste trabalho, apresentaremos uma abordagem gráfica para a resolução de sistemas lineares de duas equações, com a utilização de papel quadriculado, de tabelas e do software GeoGebra. Abordaremos a história do plano cartesiano, a resolução de exercícios com sistemas lineares, a ferramenta digital GeoGebra e, para finalizar, apresentaremos um roteiro contendo a proposta de uma atividade elaborada com uma estrutura passo a passo, abordando graficamente o sistema linear. Esperamos que este trabalho contribua para o desenvolvimento do aluno e facilite o seu aprendizado.