Licenciatura em Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia por Autor "Garnica, Tamyris Proença Bonilha"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFracasso escolar: fatores intra e extraescolar que acentuam a problemática.(2024-01-31) Luiz, Lauren Nicolau de Campos; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente artigo baseia-se em uma pesquisa documental quali-quantitativa sobre a produção do fracasso escolar. Como objetivo, visa-se entender quais os aspectos sociais, psicológicos, educacionais, históricos e raciais que produzem a problemática, com foco no processo de culpabilização do aluno. Ao final, espera-se compreender quais os aspectos fundamentais da produção do fracasso escolar, utilizando dados nacionais de plataformas como o Censo Escolar, INEP e MEC, e autores renomados da área da educação, como Maria Helena Souza Patto, Flávia Asbahr, Maria Aparecida Affonso Moysés e Cecília Azevedo Lima Collares, afim também de delimitar novas perspectivas a serem estudadas futuramente
- ItemRepresentação social de família em livros didáticos: uma problematização sob o olhar das questões de gênero, raça e sexualidade(2024-03-11) Kowalski, Julia Pereira; Garnica, Tamyris Proença BonilhaEsta pesquisa foi construída a partir do questionamento acerca das representações sociais de família em livros didáticos, muito utilizados em escolas brasileiras, com o intuito de provocar a reflexão em educadores. Tendo em vista que a sociedade vem passando por mudanças, sabemos que o conceito de família também sofre alterações. A família nuclear (composta por um casal heterossexual e seus filhos) não é o único modelo familiar possível, existente e/ou almejado por todos. O objetivo primordial deste trabalho é problematizar as representações sociais sobre família presentes em dois livros didáticos do 1º ano do ensino fundamental, adotados por uma escola da rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista. Para isso, adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, a partir da análise de conteúdos após revisão bibliográfica em textos sobre atemática. Considerou-se o contexto histórico das representações sociais; a perspectivados marcadores sociais de gênero, raça e sexualidade. Concluiu-se que as representações sociais de família nas ilustrações analisadas priorizaram a família nuclear, hetero parental, branca, de classe média.
- ItemRepresentações sociais sobre a infância no contexto neoliberal: as camadas da invisibilização(2024-03-11) Silva, Marcella de Mello; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente trabalho busca analisar as representações sociais sobre a infância tendo em vista o contexto neoliberal, a fim de evidenciar os efeitos sobre as práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é identificar o viés mercadológico no contexto escolar, analisando-os em paralelo com representações e práticas alinhadas à lógica neoliberal, buscando entender, por meio de pesquisas e análises bibliográficas, a relação entre essas práticas e manifestações com a construção da Representação Social sobre a infância considerando suas diferentes nuances. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, realizou-se uma busca e análise de pesquisas e estudos já elaborados para discorrer acerca do tema, a fim de destacar a importância de uma educação humanizadora e emancipatória, e trazendo possibilidades para alcançá-la.
- ItemRepresentações sociais sobre as professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2024-01-31) Lima, Luciana Aparecida de; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente trabalho visa compreender as representações sociais sobre as professoras que atuam na educação infantil e no ensino fundamental sobre a profissão e as razões que as levam a se autointitular "tia" ou recusarem o uso do termo. Trata-se de um estudo bibliográfico em que foram selecionados livros, teses e artigos a partir de temas como: as representações sociais da docência, a identidade do professor, valorização docente, profissionalização do magistério, relações de gênero e docência. A pesquisa foi embasada, portanto, a partir de aportes teóricos desenvolvidos por autores da área, a exemplo de Freire, 2007; Santos, 2010; Rufino, 2020; Saviani, 2009 e Sousa e Magalhães, 2021. Dentre os resultados obtidos, os estudos têm indicado que as representações sociais das professoras são formadas a partir do contexto histórico da profissão, dos grupos e contextos em que vivem, além de questões políticas e econômicas, fatores fundamentais para a formação dos indivíduos e a construção de identidades profissionais. Ao término deste trabalho é esperado que esse assunto provoque a reflexão dos leitores sobre a importância da valorização da profissão docente, sobretudo, considerando as questões de gênero e sobre como estas poderão se perceber enquanto trabalhadoras que exercem uma função fundamental para o desenvolvimento da sociedade.