Licenciatura em Física
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- ItemLevitação acústica e ensino de ondas estacionárias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-19) Sorensen, Rafael do Nascimento; Lino, Alex; Thomazini, Luis Fernando Viviani; Teixeira, Ricardo Roberto PlazaEste trabalho tem como objetivo analisar a utilização de um aparato experimental de levitação acústica para empregar o conceito de levitação no ensino de ondas estacionárias durante as aulas de ondulatória. Além disso, na sequência didática elaborada, foi levado em consideração a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e aprendizagem significativa crítica de Moreira, buscando que os alunos alcancem uma aprendizagem com significados. A sequência didática utilizou o levitador acústico como potencial motivador para abordar o conceito de ondas estacionárias, e os resultados da pesquisa foram obtidos através de um questionário respondido pelos alunos, antes e após a aplicação da sequência didática. A análise dos dados obtidos indica que a sequência didática em conjunto com o aparato experimental cumpriu com o seu papel, pois foi possível observar indícios de aprendizagem significativa nas respostas dadas pelos alunos, assim, comprovando a possibilidade do uso do levitador acústico como potencial motivador no ensino de ondas estacionárias.
- ItemA História e Filosofia da Ciência como subsídio para o ensino da Termodinâmica: a reprodução do experimento do equivalente mecânico do calor(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-19) Silva, Lara Cardoso Nunes da; Lino, Alex; Santos, Jurandi Leão; Ferreira, Regina ThaíseO trabalho propôs o desenvolvimento, aplicação e análise de resultados de sequências didáticas de ensino voltadas à experimentação de conceitos físicos contextualizados a partir da História e Filosofia da Ciência, no tema das contribuições da Termodinâmica para as Revoluções Industriais, especificamente, a conservação de energia. A verificação do impacto dessa vertente histórico-filosófica e experimental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes foi feita a partir de pré e pós-testes na forma de mapas conceituais, sendo possível perceber, a partir dos resultados, não apenas considerável assimilação das figuras e contexto histórico, como também a compreensão e conexão de alguns dos conceitos físicos apresentados.
- ItemA caracterização de conhecimentos prévios acerca do conceito de energia como obstáculos epistemológicos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-18) Nogueira, Larissa Siqueira Vieira; Lino, Alex; Santos, Ângela Maria dos; Tavano, Patrícia TeixeiraEste trabalho buscou compreender a influência do conhecimento prévio na aprendizagem de conceitos físicos que envolvem a ideia de energia. Ao analisarmos o conceito de energia historicamente, conseguimos localizar quatro importantes obstáculos: a confusão existente entre os conceitos de força e energia; a fraca utilização de um princípio de conservação para explicação de determinados fenômenos; restrição da compreensão do conceito à sua dimensão de movimento e a materialização ou substancialização da energia. Uma vez identificados estes obstáculos históricos, houve o desenvolvimento de um questionário qualitativo, que, posteriormente, foi aplicado um questionário aos alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio e acadêmicos de Engenharia Civil e Licenciatura em Física, todos do IFSP – campus Caraguatatuba, com a finalidade de investigar se estes mesmos obstáculos estão presentes nas estruturas cognitivas dos alunos em forma de concepções alternativas. Os resultados foram analisados tendo por base a análise de conteúdo de Laurence Bardin e concluiu-se que, dentre os 65 alunos avaliados: 52 interpretam a energia como não conservativa; 46 não distinguem força de energia; 40 qualificam a energia como algo substancial e 32 a associam somente ao movimento. Verificou-se também uma similaridade entre as concepções encontradas e as dificuldades históricas enfrentadas. Sendo assim, este trabalho buscou as seguintes contribuições para o Ensino de Ciências: a caracterização de conhecimentos prévios como dificultadores da aprendizagem e a correlação teórica entre a aprendizagem significativa e os obstáculos epistemológicos.
- ItemAs concepções sobre marés dos estudantes do Litoral Norte Paulista: investigando as relações existentes com o desenvolvimento histórico do conceito(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-18) Godoy, Rodrigo Henrique Revelete; Lino, Alex; Santos, Ângela Maria dos; Santos, Jurandi LeãoO tema deste trabalho tem como vertente o estudo da história de como se desenvolveu a explicação do efeito de maré, assim como investigar a existência de obstáculos epistemológicos sobre o tema entre os alunos do litoral norte paulista. Para isso o presente trabalho teve como objetivos realizar uma revisão bibliográfica em textos e artigos sobre o desenvolvimento do conceito de maré, identificando as dificuldades enfrentadas ao longo da história. Posteriormente foram elaborados e aplicados questionários a alunos do IFSP-CAR, com o objetivo de verificar a existência dessas dificuldades, as concepções alternativas. Ao final deste trabalho foi possível afirmar que uma sequência histórica do desenvolvimento da explicação das marés é construída onde são identificados quatro obstáculos ao entendimento do conceito e apenas um deles é encontrado entre os dezoito participantes. Além disso, é identificado que que, desse total, dezesseis apontam a Lua e seu efeito gravitacional como principal causador do efeito de maré. Porém, a pequena faixa de pessoas abrangidas indica que para uma conclusão mais segura é necessário que mais pessoas e grupos, participem futuramente.
- ItemAlterações estruturais no cavalete de um violino e a influência sobre o timbre(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-24) Souza, Diego Corrêa Peres de; Thomazini, Luiz Fernando Viviani; Santos, Jurandi Leão; Cláudio, KleucioEste trabalho avaliou as alterações no timbre de um violino devido às modificações estruturais realizadas em seu cavalete. Comparou-se o som produzido entre cavaletes não modificados (CNM) e modificados (CM) a partir da retirada dos “ouvidos” e do “coração” desta peça. Uma pesquisa de percepção sonora averiguou se as pessoas identificam diferenças sonoras entre violinos com CNM ou CM. O espectro de intensidade e frequências das notas musicais produzidas por instrumentos com CNM e CM foi analisado quantitativamente, mostrando existir diferenças significativas no timbre de instrumentos com CM, principalmente na região mais aguda. A pesquisa de percepção sonora corroborou os resultados encontrados na análise quantitativa.
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