Licenciatura em Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Sequência didática para o ensino de termodinâmica baseada em experimentos utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso
    (IFSP, 2023-11-09) Queiroz, Max Alexandre Padua de; Oliveira, Alexandre Melo de
    O presente estudo aborda uma sequência didática destinada ao ensino da Termodinâmica, fundamentada na utilização de experimentos que empregam materiais de baixo custo e fácil acesso, com o intuito de avaliar o impacto do ensino investigativo baseado em experimentação no processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, busca-se a compreensão dos conceitos físicos inerentes à Termodinâmica por meio de experimentos de baixo custo e fácil acesso, bem como a promoção do desenvolvimento de habilidades manuais e o estímulo ao trabalho em equipe. A pesquisa compreendeu a realização de nove experimentos em uma instituição de ensino estadual em Iturama, Minas Gerais, todos centrados no tema da Termodinâmica. Após a execução de cada experimento, os discentes foram submetidos a questionários, cujas respostas foram posteriormente coletadas, compiladas e submetidas a análise. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes demonstraram um substancial entendimento da sequência didática proposta, expressaram satisfação em relação às atividades realizadas e, de maneira notável, os discentes que presenciaram a condução dos experimentos apresentaram desempenho superior àqueles que não tiveram essa oportunidade. Portanto, a presente pesquisa conclui que a sequência didática desenvolvida exerceu um papel crucial no aprimoramento do desempenho dos alunos nas avaliações.
  • Item
    Cálculo de integrais a partir do Teorema Fundamental do Cálculo aplicado à difeomorfismos
    (IFSP, 2023-09-29) Santos, Rafaela Coutinho de Oliveira; Reis, Saulo Portes dos
    Na presente monografia, visamos desenvolver um método autoral de resolução de integrais a partir de funções inversas diferenciáveis denominadas de difeomorfismo. O teorema deste trabalho é fundamentado e estruturado na área de Cálculo Diferencial e Integral e nos basearemos principalmente no Teorema Fundamental do Cálculo. Desta forma, faz-se necessária uma revisão bibliográfica dos conteúdos comumente vistos nos cursos de Cálculo, o que também permitirá um paralelo entre a Física e a Matemática, corroborando em uma melhor compreensão de fenômenos físicos exemplificados ao longo dos capítulos. No desenvolvimento do teorema, utilizaremos algumas ferramentas matemáticas já existentes, tais como, derivadas, integrais e o estudo de funções inversas. Com esse aprofundamento, teremos a base necessária para aplicá-los e elaborar o teorema proposto. Dessa forma, os resultados esperados para esta monografia consistem em definir o difeomorfismo da maneira mais precisa possível, a fim de auxiliar na compreensão de cálculo de integrais menos triviais e obter uma visualização geométrica para análise de áreas das funções estudadas. Por fim, esperamos que o teorema em questão auxilie estudantes de graduação na área de exatas a obterem um conhecimento mais amplo das técnicas de integração.