Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 93
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemA alfabetização e a aprendizagem: desafios do Professor alfabetizador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Lima, Ana Clécia; Benedini, Larissa; Tiggemann, Iara; Lopes Junior, CarlosNo presente trabalho se reconhece que a aprendizagem dos alunos e o seu processo de alfabetização ocorrem por meio da prática profissional, haja vista que os docentes são os mediadores, assim, quando se considera o processo de ensino e aprendizagem de uma criança, constata-se que o aprendizado da leitura e da escrita requerem capacidades consideradas como básicas e que são desenvolvidas de maneira espontânea pelas crianças, mas que podem, e devem, ser reforçadas dentro da escola, por meio da figura do professor e com a proposição de atividades consideradas como adequadas. Desse modo, considerou-se que os problemas de aprendizagem e as dificuldades no processo de alfabetização que podem emergir ao longo do processo educativo são muito amplos, e, com isso, foram estabelecidos os objetivos da pesquisa: como objetivo geral espera-se destacar o papel da alfabetização para aprendizagem da criança, e como objetivo específico ressaltar a importância do educador na alfabetização e na aprendizagem. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi adotado também um estudo quantitativo e qualitativo, no qual foi realizado um questionário semi estruturado composto de 10 questões de foro aberto e fechado, com a participação de 16 professores especialistas no assunto. Conclui-se que todos os participantes da pesquisa concordam que alfabetização consiste em um processo que é iniciado antes mesmo dos educandos começaram a frequentar a escola e que, posteriormente, é formalizado no Ensino Fundamental, por meio da aquisição da leitura e da escrita.
- ItemA arte de contar histórias: um olhar sobre o conto e os novos contadores de histórias(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-17) Rodrigues, Adriana Souza Lima; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Topan, Juliana de Souza; Picosque, Tatiana AparecidaEste trabalho tem por objetivo compreender, a arte de contar histórias na contemporaneidade em contexto urbano. Para tanto utilizamos como fonte de pesquisa bibliográfica as obras A renovação do conto: emergência de uma prática oral de Maria de Lourdes Patrini (2005) e A arte da palavra e da escuta de Regina Machado (2015). Ao se interpretar esses dois textos pudemos identificar que a arte de contar histórias ressurge em contexto urbano, como uma manifestação artística dentro dos ambientes da escola e da biblioteca, e toma outros espaços socioculturais, num movimento que acontece em vários países e que começa a ser estudado no ambiente das universidades, buscando compreender o ressurgimento da narração oral do conto e a performance dos novos contadores de histórias. Os dois textos analisados contribuíram para reforçar a importância e necessidade da arte de contar histórias em contexto urbano, como função educacional, social, ética e estética, tendo como referências o conto, o narrador e o ouvinte, na construção de uma possibilidade de formação humana e transformação social.
- ItemA classe média fardada: uma análise histórica das motivações do tenentismo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-05-26) Bortoleto, João Vitor; Silva, Vagner Luis da; Correa, Rubens Arantes; Souza, Danilo Amorim deO trabalho tem por propósito entender o fenômeno do tenentismo — movimento militar de oposição aos governos da Primeira República a partir dos anos 1920 — à luz da conjuntura econômica, política e social do período. Procuramos delimitar o movimento como resultado das transformações que se cristalizaram na sociedade brasileira nas primeiras quatro décadas de regime republicano. O estudo baseou-se em um levantamento bibliográfico de historiadores, economistas e cientistas políticos para avaliar a conjuntura em questão, como a centralidade da política econômica em torno do café, o crescimento das forças oposicionistas, o rompimento do pacto oligárquico e o fortalecimento da ideologia intervencionista nos quarteis. Concluímos que é possível estabelecer relações entre a estrutura militar com a dinâmica de classes que se observa na sociedade, bem como tirar daí possíveis interpretações acerca dos limites do tenentismo.
- ItemA colaboração do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-01) Godoi, Bianca; Pena, Caio; Lopes Junior, Carlos; Pereira, VagnerPretende-se com este trabalho mostrar que o xadrez pode atuar como mediador desenvolvendo capacidades motoras e também cognitivas durante as aulas do ensino fundamental I. Utilizando o xadrez podemos trabalhar o raciocínio lógico dos discentes e consequentemente permitindo que os mesmos venham a ter melhores resultados em seus estudos. O xadrez é considerado um dos jogos mais antigos e populares no mundo todo. Dentro das escolas o xadrez vem ganhando cada vez mais adeptos, pois é um jogo que estimula o jogador na tomada de decisões lógicas, facilitando assim o ensino dos conteúdos escolares e desenvolvendo a capacidade de avaliar as atitudes a serem realizadas. A parceria entre o aluno e o jogo devem caminhar em paralelo, e cabe ao professor encontrar ferramentas adequadas para que o interesse não seja perdido. Na matemática o xadrez é capaz de desenvolver no aluno a sua capacidade de reflexão, estimulando e motivando a descobrir novas jogadas, consequentemente aprendendo sempre mais. O xadrez utiliza as noções de espaço de aritmética (valor das peças e noções de troca), análise combinatória, cálculo de possibilidades e estatística. Alguns autores reforçam o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento dos estudantes ainda crianças. Este trabalho utilizou o método analítico descritivo baseado apenas em pesquisas bibliográficas.
- ItemA conjuntura chilena e o governo Allende: uma perspectiva gramsciana(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Silva Junior, Antonio Alves; Silva, Vagner Luis daEste trabalho estuda a conjuntura do Chile durante o governo de Salvador Allende junto com a Unidade Popular no triênio de 1970-1973. Buscamos apresentar este período através dos conceitos elaborados pelo pensador italiano, Antonio Gramsci (1891-1937), com uma breve apresentação dos escritos do próprio autor e o entendimento de seus intérpretes. Abordamos os conceitos de sociedade civil, bloco histórico, hegemonia e hegemonia internacional para explicar as questões internas e internacionais da conjuntura chilena por meio de uma pesquisa descritiva. Em seu desenvolvimento mostraremos os aspectos eleitorais e as ações tomadas pelo governo em uma relação dialética com a sociedade civil frente aos interesses das classes dominantes no país, e por fim passaremos pelos aspectos internacionais e a conjuntura da Guerra Fria na América Latina. Em suas considerações finais mostramos que o governo Allende não detinha dos aparelhos hegemônicos necessários para a implementação de um regime socialista, enquanto as classes dominantes estavam organizadas interna e internacionalmente.
- ItemA expansão territorial da cana-de-açúcar no início do século XXI(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-05-30) Nogueira, Natália Renata; Oliveira, Alécio Rodrigues deEste trabalho analisou as mudanças no padrão de distribuição regional da produção de cana-de-açúcar no período de 2000 a 2021 e identificou as regiões de destaque na expansão da cultura. O Coeficiente de Redistribuição Regional foi utilizado para este fim, além de um levantamento na literatura sobre aspectos políticos e econômicos associados ao setor e a construção de mapas para identificar e ilustrar a distribuição da produção. Os resultados indicam que a principal mudança no padrão de distribuição regional se deu na primeira década dos anos 2000, período no qual a região Centro-Oeste assumiu a segunda posição em termos de produção, com destaque para as mesorregiões Sul Goiano e Sudoeste do Mato Grosso do Sul. Essas regiões são caracterizadas por grandes estabelecimentos, com área mecanizável, clima propício e bem definido, além de terem feito parte de importantes projetos associados ao setor Sucroenergético, o que parece ter munindo-as de condições favoráveis à expansão da cana-de-açúcar e seus subprodutos.
- ItemA importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem em estudantes do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Thomé, Simone; Heeren, Marcelo; Pereira, Gabriel; Natera, RafaelA Psicomotricidade é uma ciência que busca entender a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e da aprendizagem dos indivíduos. Especificamente quando abordamos o desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade se apresenta como um conjunto de ações que contribuem com o aprendizado, proporcionando o adequado desenvolvimento motor das crianças, favorecendo assim suas estruturas afetivas e emocionais. É importante reconhecermos que o início da alfabetização, com a construção do sistema de escrita e leitura, é uma ação que necessita do desenvolvimento motor inerente àquela ação desejada. Nesse contexto, o estudo da Psicomotricidade e seus aspectos, pode contribuir para melhorar a compreensão sobre as dificuldades observadas nas crianças durante o processo de alfabetização em conjunto com o desenvolvimento motor e os esquemas corporais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação dos elementos da Psicomotricidade dos estudantes do Ensino Fundamental I, buscando identificar a relação existente com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foi realizado um estudo bibliográfico em sites e plataformas, buscando artigos que discutissem essa temática. Podemos perceber que a Educação Psicomotora pode influenciar positivamente o processo de alfabetização das crianças, contribuindo também com o desenvolvimento emocional, afetivo e motor.
- ItemA importância da representatividade lésbica no teatro: desconstruindo estereótipos e rompendo com o apagamento histórico(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-08-07) Laranjeira, Beatriz Torres; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem como objetivo abordar a importância da representatividade lésbica no teatro como uma ferramenta essencial para desconstruir estereótipos e combater o apagamento histórico das mulheres lésbicas ao longo dos séculos. A pesquisa busca compreender conceitos relacionados à historicidade, identidade e representatividade lésbica nas artes, com ênfase nas artes cênicas. A metodologia empregada é de cunho teórico, com base em levantamento bibliográfico que inclui autores fundamentais e peças teatrais relevantes para a temática. Ao analisar as peças selecionadas para a pesquisa, juntamente com os conceitos explorados sobre o tema, percebemos que a cultura ocidental, marcada por uma visão binária e heteronormativa, marginalizou outras orientações sexuais, como o lesbianismo. O teatro lésbico desempenha um papel crucial ao apresentar representações autênticas das vivências lésbicas, humanizando essas mulheres e desafiando a visão estigmatizada da sexualidade feminina. Portanto, a representatividade lésbica no teatro emerge como um ato de resistência e empoderamento, permitindo que essas mulheres tenham voz e visibilidade perante a sociedade.
- ItemA importância dos contos de fada na formação da personalidade da criança do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-12) Calabone, Franciele; Natera, Rafael; Pereira, Gabriel; Sgarbi, DiógenesEste artigo científico tem como finalidade ressaltar a importância dos contos de fadas na vida da criança. Os principais objetivos são destacar os aspectos dos contos de fadas, as suas influências na formação e no desenvolvimento da personalidade infantil, a resolução dos conflitos internos e as consequências ocasionadas caso a criança seja privada de conhecer os contos. Também abordaremos como esses contos podem ser trabalhados dentro da sala de aula de modo que as crianças entendam e consigam fazer relações com seu cotidiano. O trabalho está pautado em pesquisas bibliográficas, principalmente de autores como Bruno Bettelheim (1980) e Fanny Abramovich (2004), que analisam várias características apresentadas sobre vários contos e como a criança usa a fantasia, a imaginação e a criatividade de forma significativa, projetando-as na realidade, fundamentando a importância da utilização dos contos de fadas. A presente pesquisa é de significativa importância, pois a personalidade infantil é constituída até aos doze anos; por conseguinte, devemos proporcionar meios para favorecer essa construção.
- ItemA influência da web 2.0 na forma do romance: do ambiente virtual ao texto na obra de Daniel Galera(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-16) Pugliese, Rafael Marcon; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Silva, Laura de Assis Souza e; Santos, Geovana GentiliEste trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos romances de Daniel Galera Barba ensopada de sangue (2012) e Meia-noite e vinte (2016), como a disseminação da internet na sociedade contemporânea influencia tanto ao sistema literário quanto à composição estrutural dos textos ficcionais. Para tanto, utilizamos o conceito de Sistema Literário proposto por Antonio Candido e estudos bibliográficos sobre a carreira de Galera para selecioná-lo como objeto de estudo representativo para a pesquisa. Quanto ao corpus ficcional, serão analisados elementos narrativos das obras bem como a maneira como suas histórias são estruturadas, para apontar indícios que demonstram marcas do período em que foram escritas e sua relação com as formas de leitura características do hipertexto utilizado na navegação da web, uma vez que esses elementos colaboram para a construção de significados nas obras expostas. Este trabalho contribui para a compreensão da Literatura Contemporânea e para o estudo de Daniel Galera como uma voz literária de destaque dessa produção artística.
- ItemA intervenção psicomotora como benefício para alunos no Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-08) Silva, Catiane; Silva, Diego; Heeren, Marcelo; Tiggemann, Iara; Lopes Júnior, CarlosA psicomotricidade é uma ciência que vem sendo aprimorada nas últimas décadas. Surgiu na área neurológica com fins medicinais, pois justificava fenômenos clínicos e teve grande êxito ao ser introduzida na educação como apoio para desenvolvimento motor e de caráter. Na atualidade, essa ciência tem sua prática na educação infantil (de zero a cinco anos de idade) dando base ao conteúdo total de sala de aula, sendo o principal pilar da aprendizagem. Entretanto, ao chegar no ensino fundamental I (de seis a dez anos) a abordagem psicomotora é diminuída na rotina do aluno, sobressaindo-se as atividades no papel, com poucas ações interativas e apenas duas horas semanais de educação física. Esta mudança abrupta pode gerar trauma, desinteresse e perda de significado do processo educativo para muitas crianças, o que culmina em dificuldades de aprendizagem. Este trabalho apresenta a psicomotricidade como intervenção benéfica para alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo teórico queteve sua coleta de dados e pesquisa realizados no prazo de um ano. A sequência de fatos descritos e suas justificativas foram embasados em autores referenciados. Com este trabalho, pretende-se apresentar ao pedagogo a importância acadêmica das atividades e treinos motores, frisar seu apoio no desenvolvimento humano nessa faixa etária, e trazer sugestões de atividades funcionais junto com a teoria na busca de expandir o entendimento sobre o assunto.
- ItemA poesia na sala de aula e seu papel transformador na formação de leitores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Toledo, Ivanilde; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera Lúcia; Tiggemann, IaraA criança tem contato desde muito cedo com a poesia, através das cantigas de ninar, das brincadeiras de ruas, canções folclóricas. Desse modo, questiona-se por que não ampliar esse contato na sala de aula, uma vez que a poesia permite que se brinque com as palavras e sons? Por que os professores ainda fazem pouco uso de um recurso tão rico? Como a poesia auxilia na formação de leitores? Refletindo sobre essas indagações, percebeu-se a necessidade de investigar a importância da poesia na sala de aula, seu papel na formação do leitor e oferecer algumas sugestões de trabalho para o estudo desse gênero textual. Seu objetivo é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância da poesia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto poético é o meio eficaz para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e de suas competências leitoras e simbólicas. É necessário, então, propor exercícios de imaginação, fantasia, criatividade, de maneira lúdica e prazerosa, apresentando assim, o papel transformador na formação literária no contexto escolar. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, textos e artigos disponibilizados na internet, para levantamento da situação em questão, a fim de coletar dados para a fundamentação teórica e justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. Entre os autores estudados serão abordaddos textos de Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fanny Abramovich, Fernando Paixão e Regina Ziberman; complementando com os artigos pesquisados. Constatou-se, desse modo, que a poesia é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o resgate do prazer e do encantamento encontrado no trabalho com poesia na sala de aula.
- ItemA política da EPT na era do PT à luz da histórica desvalorização do trabalho manual no Brasil(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-05-20) Silva, Cristiane Bibiano; Pugliese, Renato Marcon; Corti, Ana Paula de Oliveira; Moreira, Maria de Fátima das NevesO presente Trabalho de Conclusão de Curso, que trata do tema da relação entre trabalho e educação, investigou as ações da política de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) durante os treze anos de governos do Partido dos Trabalhadores (PT) no âmbito federal, entre janeiro de 2003 e maio de 2016, período que compreende os dois mandatos do governo de Luís Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) e os mandatos da presidenta Dilma Rousseff (2011 a maio de 2016) até o golpe pelo qual foi afastada do executivo federal. A pesquisa teórica, teve como foco específico explorar a compreensão da política da EPT à luz da histórica desvalorização do trabalho manual que amplia o dualismo educacional entre o ensino técnico/educação profissional versus o ensino propedêutico/ensino médio regular. Ao longo do tempo foi construída a ideia de que o ensino técnico seria voltado para as classes populares e o ensino propedêutico destinado às elites. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi pautada pela revisão da literatura, seleção de estudos sobre o tema da educação profissional e tecnológica nos governos Lula e Dilma e análise dos materiais. Os resultados da pesquisa mostram que embora as contradições na condução da política educacional da EPT na gestão petista, com o envolvimento da iniciativa privada na elaboração da política, como do Pronatec, houve avanços na superação histórica do dualismo educacional, com a democratização do acesso ao ensino, especialmente em ações de valorização do ensino médio técnico integral.
- ItemA presença da diáspora africana no alargamento do território brasileiro e os processos que mutilam as cidadanias pretas: um percurso sobre o atlântico sul preto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-06-22) Santos, Éverton Silva dos; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Menezes, Maria Jose; Alcântara, Danilo Marcondes de; Moreira, Maria de Fátima das NevesO conceito diáspora africana permite (re)pensar as experiências africanas para além da transladação de seus corpos sobre o Atlântico, atuando no reordenamento do mundo. Neste sentido, este trabalho busca entender como a presença dos africanos em diáspora contribuem para entender a formação territorial do Brasil. Dessa forma, permitindo que a população preta se entenda enquanto sujeito da sua própria história. Este estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa que visa levantar dados para desconstruir a narrativa racista ainda presente no pensamento social brasileiro, e para isso foi utilizado como procedimento uma revisão bibliográfica sobre os elementos centrais desta pesquisa que envolvem o processo de diáspora africana, racismo e a formaçãodo território brasileiro.
- ItemA psicopedagogia e o lúdico no processo de alfabetização e letramento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Duarte, Marisa; Molinari, FrancineSabe-se que a alfabetização e o letramento são importantes para todo o aprendizado infantil, no entanto, reconhece-se, também, que inúmeros são os desafios enfrentados na prática pedagógica e que, consequentemente, geram os desníveis de aprendizagem dentro das salas de aula, influenciando a prática pedagógica e a aquisição de conhecimento de todos os alunos. Dessa forma, a presente pesquisa parte da premissa de que as unidades educacionais precisam atualizar sua metodologia de ensino, recorrendo a todas as ferramentas possíveis para conquistar seus alunos e para superar os problemas de aprendizagem destes, e, para isso, tem-se, neste trabalho, o objetivo geral de destacar como a psicopedagogia e o lúdico podem contribuir com o processo de alfabetização e letramento e os objetivos específicos de explanar os conceitos de alfabetização e letramento, psicopedagogia e lúdico, de modo que, ao término do mesmo, seja possível relacionar todos os conceitos, fazendo com que se complementem. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica e recorre-se ao trabalho de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1991, 1994), Soares (2003, 2010), Bossa (2007), Lazzarotto (2010), Stroh (2010), entre outros. A partir desses pressupostos, de um modo geral, torna-se possível destacar que a psicopedagogia e o lúdico se tornam importantes para o processo de alfabetização e letramento, pois, enquanto a psicopedagogia identifica os problemas e dificuldades de aprendizagem e propõe atividades para superá-los, o lúdico, aliado a essa prática, transforma esse processo em algo significativo e prazeroso, ensinando, ao mesmo tempo em que diverte.
- ItemA transformação dos negócios: utilizando Business Intelligence como diferencial competitivo para empresas de pequeno porte(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-15) Brombati, Ana Beatriz de Campos; Prando, Eduardo de PieriA análise de Business Intelligence (BI) desempenha um papel cada vez mais relevante em empresas de pequeno porte, proporcionando uma vantagem competitiva crucial. As empresas de menor porte muitas vezes enfrentam recursos limitados e concorrência acirrada, o que torna o uso eficaz de dados uma necessidade premente. Através do BI, essas empresas podem coletar, processar e analisar dados de vendas, clientes e operações de forma mais eficaz. O BI permite uma visão mais profunda do desempenho de negócios, identificando tendências e padrões que podem orientar estratégias de vendas e marketing. Isso é fundamental para tomar decisões informadas e alocar recursos com mais eficiência, maximizando o retorno sobre o investimento. Além disso, a geração de relatórios e painéis interativos no BI simplifica o processo de acompanhamento e avaliação do desempenho, permitindo que as pequenas empresas identifiquem rapidamente áreas de melhoria e oportunidades de crescimento. Isso contribui para uma gestão mais ágil e eficaz. Ao investir em BI, as empresas de pequeno porte podem competir de maneira mais eficaz com concorrentes maiores, melhorar a experiência do cliente e alcançar um crescimento sustentável. Portanto, a análise de BI é uma ferramenta essencial para o sucesso e a sobrevivência no cenário empresarial atual, independentemente do tamanho da organização.
- ItemA user experience e customer experience: uma abordagem dos conceitos no contexto do ambiente de treinamento em uma software house(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-11) Trindade, Nazaréth Aparecida; Gobbi Primo, André LuisEste artigo propõe apresentar que com a disrupção tecnológica surge então a distinção entre Experiência do Usuário (UX) e Experiência do Cliente (CX), mesmo que estes possam ser o mesmo ator, porém em momentos distintos de sua jornada em contato com uma marca. Essa jornada do cliente em uma software house é o cenário usado para esse contexto. Em cada ponto de contato deste usuário com a marca, deve se oferecer experiência memoráveis de forma positiva e com qualidade. Demonstra se também que o conhecimento, cultura e habilidades do cliente e usuário, impactam na análise e resultado dos conceitos que são descritos na jornada, já que a experiência é algo subjetivo de cada indivíduo. A empresa precisa desenvolver em sua cultura o atendimento onde o foco é o cliente e dessa forma a equipe que os atende em cada ponto de sua jornada, necessita estar alinhada com a cultura da experiência do cliente em oferecer com empatia o suporte e treinamento a todos os perfis de clientes.
- ItemAlfabetização e letramento: análise do manual de práticas e acompanhamento da aprendizagem(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Nascimento, Carla Fernanda; Torezin, Flávia RobertaEste trabalho teve como objetivo investigar, a partir de breve revisão da literatura, de que forma os conceitos de alfabetização e letramento, conforme descritos pela teoria da psicogênese da língua escrita e desenvolvidos por diferentes teóricos brasileiros, aparecem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Tais conceitos têm sido basilares no desenvolvimento de políticas públicas brasileiras voltadas ao ciclo de alfabetização, entre elas o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A articulação teórica entre BNCC e PNA embasou o edital do PNLD 2023 e o “Guia PNLD 2023: Práticas e acompanhamento das aprendizagens”, documentos analisados neste trabalho.
- ItemAnálise da efetividade da ferramenta MASP para a solução de um problema em uma empresa do ramo químico com ênfase na qualidade do produto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-20) Barbosa, Luan Fernandes; Zampini, Eugenio de FeliceAs empresas do ramo químico precisam de processos cada vez mais eficientes para se manterem no mercado de forma competitiva. O presente trabalho tem como objetivo verificar a eficácia da aplicação da metodologia MASP em um processo químico. Durante o lançamento de um novo produto a empresa em questão sofre com alto número de perdas, com isso o custo do produto fica aquém do desejado. A companhia busca formas de reduzir este índice ao mínimo possível para obter maiores lucros. Diante disto, a ferramenta MASP foi escolhida pela simplicidade em resolver problemas, visando eficiência e eficácia em um curto período de tempo, buscando sempre resultados positivos, com ênfase na qualidade do produto. Desta maneira a aplicação foi inspirada na metodologia MASP para a redução do índice de rejeitos de um novo produto e o resultado foi atingido, pois o índice foi reduzido de 6,99% dos três primeiros meses de produção para 3,21% logo no primeiro mês após a implementação das ações propostas.