Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino fundamental I: uma revisão de literatura(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-09) Sizinando, Mirla; Pereira, Vagner; Mazote, Maria Célia; Basconi, TatianeAs Tecnologias da Informação e Comunicação permeiam todos os espaços sociais e fazem parte da vida dos estudantes estando diretamente presente no ambiente escolar. O professor passa a ser atuante direto de transformação, o estudo e a pesquisa o auxiliará no processo de formação permanente que lhe servirá de base para a utilização das mídias em suas aulas visando à aprendizagem de seus alunos. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão dos aspectos positivos e negativos do uso das mídias em sala de aula a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. O principal objetivo deste estudo é pesquisar e analisar a presença e aplicação das TICs na área educacional apontando os pontos positivos e negativos de seu uso no ensino fundamental I. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu no ano de 2018 sendo realizada por meio de busca no Portal de Periódicos da CAPES cruzando-se os termos “Tecnologias da Informação e Comunicação” AND “Ensino fundamental” e “TICs” AND “Ensino fundamental”. Para análise foram selecionados 9 artigos e 1 capítulo de livro referente aos últimos 10 anos que relacionava o uso das TICs no Ensino Fundamental I, assim como documentos que regem e norteiam o Ensino Fundamental I como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1997) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica (DCNs) (BRASIL, 2013) e mais recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, N/D). O trabalho apresenta como resultado a importância das TICs no campo educacional e suas contribuições para a melhoria da qualidade do ensino desde que alguns desafios sejam superados, tais como a necessidade de investimentos do governo e adequada formação acadêmica dos professores, assim como a implantação nos currículos escolares da utilização das TICs como conteúdos, infraestrutura e suporte teórico, técnico e prático, capacitação continuada do corpo docente e planejamento das aulas. Uma vez superados esses desafios, acredita-se que o uso das TICs na educação deva gerar muito mais aspectos positivos do que negativos. O estudo também mostrou a necessidade de mais estudos experimentais com o uso das TICs no Ensino Fundamental I para que se sustentem a hipótese de haver melhorias na aprendizagem e desempenho dos alunos pelo uso dos recursos tecnológicos.
- ItemA poesia na sala de aula e seu papel transformador na formação de leitores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Toledo, Ivanilde; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera Lúcia; Tiggemann, IaraA criança tem contato desde muito cedo com a poesia, através das cantigas de ninar, das brincadeiras de ruas, canções folclóricas. Desse modo, questiona-se por que não ampliar esse contato na sala de aula, uma vez que a poesia permite que se brinque com as palavras e sons? Por que os professores ainda fazem pouco uso de um recurso tão rico? Como a poesia auxilia na formação de leitores? Refletindo sobre essas indagações, percebeu-se a necessidade de investigar a importância da poesia na sala de aula, seu papel na formação do leitor e oferecer algumas sugestões de trabalho para o estudo desse gênero textual. Seu objetivo é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância da poesia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto poético é o meio eficaz para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e de suas competências leitoras e simbólicas. É necessário, então, propor exercícios de imaginação, fantasia, criatividade, de maneira lúdica e prazerosa, apresentando assim, o papel transformador na formação literária no contexto escolar. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, textos e artigos disponibilizados na internet, para levantamento da situação em questão, a fim de coletar dados para a fundamentação teórica e justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. Entre os autores estudados serão abordaddos textos de Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fanny Abramovich, Fernando Paixão e Regina Ziberman; complementando com os artigos pesquisados. Constatou-se, desse modo, que a poesia é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o resgate do prazer e do encantamento encontrado no trabalho com poesia na sala de aula.
- ItemRelatos de experiência de professores do Ensino Fundamental I sobre a inclusão na Escola Regulas: teoria X prática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-28) Soares, Lorena; Jimenez, Ricardo; Rocha, Antônio; Cavassani, Thiago; Fernandes, RafaelAtualmente, a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é um assunto que vem ganhando força e visibilidade. Entretanto, sabe-se que muito ainda tem de ser feito para que esse processo possa ser realizado com êxito. A parti daí, é proposto neste trabalho conhecer como funciona o processo de inclusão dentro da rede regular de ensino. Para atingir este objetivo, foram selecionados vinte (20) professores de Ensino Fundamental I, da rede Municipal da cidade de Catanduva, para responder a um questionário contendo perguntas que contemplavam desde os tipos de deficiência com que esses professores trabalham e/ou trabalharam, informações a respeito da sua formação inicial/continuada, conhecimento sobre a legislação específica de Educação Especial, sua opinião sobre o processo de inclusão dentro da escola regular, bem como seus sentimentos diante da atual situação. Posteriormente as respostas foram organizadas em gráficos e comparadas com a legislação vigente, permitindo uma reflexão e análise dos possíveis contrastes presentes nesse processo. Finalmente, a pesquisa possibilitou apontar que a realidade do processo de inclusão vivenciado dentro da escola regular ainda caminha devagar, e nem tudo que está previsto na lei acontece de fato dentro das escolas. É fundamental que esse processo seja revisto, replanejado com novas estratégias, métodos e recursos, e que novas pesquisas seja feitas para que se tenha informações sobre os possíveis entraves presentes nesse processo.
- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemPedagogia hospitalar: as estratégias que norteiam a prática pedagógica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-07) Pimentel, Patrícia; Silva, Diego; Piovezan, Patrícia; Batista, Ana Carla; Parro, Maria CláudiaEste trabalho teve como objetivo traçar um panorama a respeito da pedagogia hospitalar no Brasil e as estratégias adotadas no país para atuação com alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I (anos iniciais) em classe hospitalar. Para tanto, foi utilizada abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a revisão bibliográfica de diversos autores sobre o tema Pedagogia Hospitalar, estudo da Base Nacional Comum Currícular, desde o ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I, bem como estudo de documentos. A educação está presente em nossas vidas desde infância e acompanha-nos em diversas situações de nossa vida, mesmo que este momento seja a hospitalização. A Pedagogia Hospitalar surgiu da necessidade histórica de adaptar crianças hospitalizadas a uma nova forma de educação para que, quando internadas, não sofressem com a hostilidade do ambiente hospitalar, mas que fossem vistas como ser em constante desenvolvimento que necessita de acompanhamento físico, social, psicológico e cognitivo. Ensinar no ambiente hospitalar não diz respeito apenas a trabalhar conteúdos formais do currículo escolar. Dessa forma, a educação hospitalar é caracterizada como uma proposta inclusiva que insere o hospitalizado no sentido de educar para o mundo, para a vida, para as dificuldades e para a mudança. A classe hospitalar é o espaço educativo que ultrapassa a sala de aula e que tem características próprias de ensino, o que necessita de estratégias específicas na formação do pedagogo. A equipe pedagógica que atua em ambiente hospitalar, deve garantir ao aluno hospitalizado o acesso ao saber, porém o papel da educação no hospital vai além de diretrizes curriculares comuns ao ensino regular, o pedagogo deve propiciar à criança a compreensão do espaço hospitalar, de sua doença e suas vivências nessa nova fase, utilizando-se da sensibilidade, do lúdico, do saber social.
- ItemLivros didáticos de ciências do ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-10) Ramos, Nayara; Pereira, Vagner; Prata, Guilherme; Fróes, MarildaEste trabalho apresenta uma análise dos conteúdos de Física nos livros didáticos de Ciências do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental I adotados pela Secretaria Municipal de Educação de Catanduva/SP. Além da classificação dos conteúdos nas diferentes subáreas da Física, as propostas foram classificadas em: conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo e evidenciaram a presença significativa da Física de forma interdisciplinar com as demais áreas que compõem as Ciências da Natureza, como a Biologia e a Química. Além disso, a análise constatou a presença de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que são essenciais para a formação cidadã dos alunos. Levando em consideração que o livro didático é, muitas vezes, o principal recurso utilizado pelo professor, as obras analisadas contemplam os conteúdos de Física de forma significativa e satisfatória, tornando assim um recurso útil para a aprendizagem de Ciências. Os conteúdos contidos nas obras analisadas correspondem aos presentes na Base Nacional Comum Curricular, reforçando a sua importância para o Ensino de Ciências e, particularmente, o de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemSistema gerenciador de pedidos de compras para supermercados atacadistas(IFSP, 2019-12-01) Silva, Priscila Guimarães da; Kuhn, Rafael Ribeiro; Oliveira, Wesley Santos de; Calle, FerdinandoEste trabalho tem o objetivo de criar um aplicativo de celular para venda de produtos, e um website de gestão de pedidos online para supermercados atacadistas. Observou-se que algumas redes de supermercado atacadistas utilizam o setor de televendas como principal canal de venda para os clientes varejistas. O operador de televendas é, em muitos casos, o único ponto de contato do cliente com o supermercado atacadista, sendo contatado diversas vezes ao dia por telefone ou por mensagem de celular para fornecer informações sobre situação de pedidos de compra, preços de produtos e disponibilidade em estoque. Esse tipo de interação repetitiva pode ocasionar em falha na comunicação, informações inconsistentes e demora no atendimento. Visando otimizar a interação entre as partes, propõe-se desenvolver um aplicativo de celular para compra de produtos, onde os clientes varejistas possam solicitar e acompanhar seus pedidos de compra em tempo real, e um website de gestão de pedidos, onde o atendente de televendas poderá visualizar e gerenciar todos pedidos de compra realizados pelo aplicativo. Será utilizado um banco de dados que simule o banco de dados de um supermercado atacadista real. Com esse sistema o cliente terá autonomia para realizar pedidos de compra sem a necessidade de entrar em contato com o televendas e terá acesso fácil às informações dos pedidos. O operador de televendas terá visão de todos os pedidos de compras que foram realizados, podendo aprovar ou reprovar e consultar a disponibilidade de produtos em estoque.
- ItemAspectos operacionais, logísticos e de gestão do comércio eletrônico: análise dos fatores críticos de sucesso(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-06-20) Gonçalves, Nairan CamachoAo longo dos anos os consumidores têm mudado seus hábitos de consumo, e o e commerce está se tornando cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Partindo dessa afirmação verificou-se a oportunidade de pesquisar sobre os fatores mais importantes para o sucesso de uma loja virtual. Os conceitos utilizados nesse trabalho abordam temas como o gerenciamento de operações e logística, e os fatores críticos de sucesso para e-commerce. Para definir esses conceitos foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. A presente pesquisa é classificada como qualitativa e exploratória, tendo como o intuito auxiliar a empresa estudada a ingressar no e-commerce brasileiro, para tal obteve-se um resultado satisfatório, confirmando as proposições teóricas, além de indicar estudos futuros acerca de índices gerenciais e financeiros, bem como oportunidades de melhoria para a empresa pesquisada.
- ItemA influência da web 2.0 na forma do romance: do ambiente virtual ao texto na obra de Daniel Galera(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-12-16) Pugliese, Rafael Marcon; Silva, Vanessa Regina Ferreira da; Silva, Laura de Assis Souza e; Santos, Geovana GentiliEste trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos romances de Daniel Galera Barba ensopada de sangue (2012) e Meia-noite e vinte (2016), como a disseminação da internet na sociedade contemporânea influencia tanto ao sistema literário quanto à composição estrutural dos textos ficcionais. Para tanto, utilizamos o conceito de Sistema Literário proposto por Antonio Candido e estudos bibliográficos sobre a carreira de Galera para selecioná-lo como objeto de estudo representativo para a pesquisa. Quanto ao corpus ficcional, serão analisados elementos narrativos das obras bem como a maneira como suas histórias são estruturadas, para apontar indícios que demonstram marcas do período em que foram escritas e sua relação com as formas de leitura características do hipertexto utilizado na navegação da web, uma vez que esses elementos colaboram para a construção de significados nas obras expostas. Este trabalho contribui para a compreensão da Literatura Contemporânea e para o estudo de Daniel Galera como uma voz literária de destaque dessa produção artística.
- ItemGeoprocessamento aplicado ao estudo e implantação de ciclovia no distrito de Vila Carrão, São Paulo(IFSP, 2020-12-20) Santos, Sidney dos; Garo Júnior, Wagner RobertoEste estudo visa propor um modelo para auxiliar na tomada de decisão da melhor localidade para se propor a implantação de uma ciclovia, assim como. analisar os critérios necessários à sua aceitação por parte dos ciclistas. Para isso, pretende-se demonstrar as aplicações de técnicas de geoprocessamento com ênfase no planejamento e mobilidade urbana. A região na qual ocorre o estudo situa-se no município de São Paulo, onde foram levantados os diversos fatores que influenciam a utilização das bicicletas, tendo como horizonte o ano de 2017, no qual foram disponibilizados novos dados da "Pesquisa Origem Destino" . O uso do geoprocessamento na pesquisa mostrou-se prático para a obtenção de dados e modelos, que possibilitaram a confecção de mapas temáticos, referentes aos deslocamentos, declividade e concentração de polos geradores, capazes de auxiliares os processos de tomadas de decisões assertivas na instalação de uma via ciclável, conectando e promovendo a intermodalidade. Como resultado, a pesquisa propiciou um modelo alternativo para contribuir em medidas mais assertivas quanto a localidade de uma ciclovia, levando em consideração estimular o uso mais amplo dessa modalidade de transporte.
- ItemO impacto do desenvolvimento de um sistema de logística reversa no varejo de supermercados sobre a percepção do consumidor(IFSP, 2020-12-20) Santos, Catarina Fraga da Silva; Filenga, DouglasA sustentabilidade é um assunto que vem ganhando cada vez mais importância entre os consumidores. Diante disso, a Logística Reversa - que consiste no fluxo de retorno aos fabricantes ou comerciantes, de bens tangíveis quando perdem suas funcionalidades - é a base para elaboração deste estudo, no qual se buscou entender as mais fortes correlações de variáveis entre tal prática pelo setor supermercadista varejista e a percepção do consumidor final, visando entender se a Logística Reversa pode se tornar um diferencial competitivo. Assim, o problema de pesquisa do presente trabalho foi identificar a correlação entre o desenvolvimento e a prática de um sistema estabelecido. O estudo deu-se por meio de uma pesquisa quantitativa, analisando-se a relação entre as práticas de incentivo à Logística Reversa e a preferência do consumidor final. Como resultado, observou-se que 85% dos entrevistados considera importante que os supermercados mostrem preocupação com a Logística Reversa, entretanto, não estariam dispostos a pagar mais caro por um produto ecologicamente correto, e não sendo tal fator um motivo de preferência pelo cliente.
- ItemMovimentos de mulheres e ditadura: aproximações e distanciamentos entre o MFPA e o movimento feminista(IFSP, 2021) Sousa, Michele Pereira; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosEsse trabalho traz um pouco de como as mulheres se articularam durante a ditadura militar brasileira, considerando como marco para essas manifestações o ano de 1975, que foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher que, mesmo de maneira indireta, legitimou a atuação política das mulheres e foi responsável por uma efervescência de manifestações no Brasil. Essa excitação levou a diversas formas de organização feminina, entre elas estão o Movimento Feminino Pela Anistia (MFPA) e o Movimento Feminista. Ambos tinham o objetivo de impulsionar a atuação de mulheres na política e questionar as práticas arbitrárias do governo ditatorial. Mesmo tendo objetivos e práticas em comum não é possível classificá-los como variantes do mesmo movimento, um indício disso é a negação do feminismo por parte de Therezinha de Godoy Zerbini, uma das fundadoras do MFPA e dirigente nacional do movimento. Por isso essa pesquisa exploratória apresenta a história dos dois movimentos; aponta elementos na história de vida de Therezinha Zerbini que podem ajudar a compreender sua resistência em relação ao feminismo, prática comum a outras mulheres também; exibe os movimentos de aproximação e distanciamento entre os dois grupos; aponta as conquistas que ambos obtiveram; além de reflexões sobre as formas de abordar os estudos sobre movimentos femininos.
- ItemO feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar(IFSP, 2021) Nogueira, Yanê Pinheiro; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dosEste trabalho teve por objetivo analisar, a partir das obras de Guacira Lopes Louro, Gênero, sexualidade e educação (1997), e de Daniela Auad, Educar meninas e meninos, relações de gênero na escola (2019), como o feminismo, enquanto perspectiva epistemológica, pode contribuir no combate à desigualdade de gênero no ambiente escolar. As obras referem-se à escola como um espaço formador e de importantíssima função social a favor da igualdade. A metodologia na construção dessa monografia se deu por meio de leituras e fichamentos dos livros supracitados e de algumas fontes bibliográficas secundárias que contribuíram para a revisão e reflexão do tema estudado.
- ItemO sigma e a cruz: um estudo sobre a relação do integralismo com a igreja católica(IFSP, 2021) Ferreira, Leandro da Silva; Silva, Vagner Luis da; Picosque, Tatiana Aparecida; Alcântara, Danilo Marcondes deO presente trabalho trata do fascismo, na década de 30, século XX, aqui no Brasil. Entre os regimes totalitários que se desenvolveram no primeiro quartel do século XX está a AIB (Ação integralista Brasileira), liderada pelo poeta, jornalista e escritor Plínio Salgado (1895-1975). O fascismo, se originou na Itália de Mussolini e se espalhou por toda a Europa, chegando também à América Latina, em países como Brasil, Bolívia, Argentina, Chile etc. Muitos historiadores afirmam que, embora a AIB não tenha conquistado o poder, sua estrutura era a mais capacitada, comparando-se aos regimes nazifascistas da América Latina, para chegar ao palco central da política. Com uma pré-estrutura econômica muito bem estabelecida, boa hierarquia política construída, planos sociais, símbolos e hinos, e com uma camada da elite intelectual encabeçando a ideologia, durante os anos de 1932 e 1937 a AIB criou um “Estado dentro de um Estado”, por assim dizer. A presente pesquisa se foca apenas nas décadas de 1920 e 30, sendo que a primeira década é totalmente necessária para a explicar a contextualização – momento em que os regimes totalitários se espalham e suas ideias chegam até o Brasil, gerando assim a ideologia Integralista. Tendo como tema principal esclarecer a ligação entre a Igreja católica (partido) e a AIB, as motivações por trás deste estudo são de cunho contemporâneo, além da sua extrema importância para o entendimento do século XX e XXI, e do momento político atual em que o Brasil vive.
- ItemO tema da liberdade pelo prisma do criticismo kantiano(IFSP, 2021) Costa, Rubens de Oliveira; Picosque, Tatiana Aparecida; Costa, Martha Gabrielly Coletto; Santana Junior, Paulo Borges deO objetivo deste trabalho é abordar o tema da liberdade na filosofia de Immanuel Kant sob três aspectos: o primeiro decorre da passagem da ideia da metafísica clássica para a ideia da crítica, momento em que Kant estabelece o primeiro conceito da liberdade, ou seja, a liberdade negativa. O segundo aspecto decorre quando Kant estabelece as fórmulas do imperativo categórico, com objetivo de nortear as ações racionais com base no dever; nessa perspectiva, Kant se preocupa com a liberdade prática, ou seja, a liberdade positiva. Por fim, o terceiro aspecto da liberdade se concretiza quando o Direito delimita as ações externas, de modo que a legalidade jurídica voltar-se-á para o controle da liberdade externa, enquanto a moralidade se ocupará da liberdade interna. Desta maneira, através da imersão no criticismo kantiano, procura-se redimensionar o conceito da liberdade que se encontra problematizado em diversas obras do filósofo.
- ItemElementos para a interpretação geopolítica da crise na Venezuela(IFSP, 2021) Silveira Junior, Carlos Eduardo da; Souza, Danilo Amorim de; Chagas, Rodrigo Pereira; Silva, Vagner Luis daEste trabalho tem por objetivo propor elementos para uma análise geopolítica da crise venezuelana, em especial a partir de 2015. Utilizamos como objeto dessa análise geopolítica, estudos sobre a formação social e territorial da Venezuela, destacando sua inserção no sistema-mundo moderno-colonial, bem como análises dos processos contemporâneos e a limitada elaboração estatística sobre estes. Objetivou-se dessa forma iluminar os problemas de origem secular que perpassam a atual condição da Venezuela e contribuir para uma reflexão sobre esse tema que constantemente está presente nas discussões do ramo acadêmico e científico, bem como nos meios de comunicação.
- ItemSegreçação e urbanização precária: o distrito anhanguera e a reprodução urbana da classe trabalhadora na metrópole de São Paulo(IFSP, 2021) Pereira, Marcos Antonio; Alcântara, Danilo Marcondes de; Silva, Marco Antônio Teixeira da; Silva, Vagner Luis daO presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa de cunho exploratório, discutir aspectos do processo de urbanização recente e “desordenado” ocorrido no distrito de Anhanguera, localizado na região noroeste da cidade de São Paulo - SP. Levantamos por meio de pesquisa bibliográfica e audiovisual alguns pontos sobre o processo de desenvolvimento urbano pautado no modelo industrial do século XX, que teve grande ênfase no Estado de São Paulo, e como esse modelo acentuou a luta de classes para além do ambiente das fábricas e gerou desigualdades também no espaço da cidade. Promoveu-se a segregação dos mais pobres e o consequente espraiamento da mancha urbana, reproduzida e expandida por meio do padrão periférico de ocupação e autoconstrução, atingindo as fronteiras de um dos últimos distritos com expressiva disponibilidade de terras na cidade para diminuir o conflito por moradias nas áreas centrais, e como forma de escamotear a ineficácia de um Estado que se mostrou pouco eficiente em solucionar o déficit habitacional da classe trabalhadora cada vez mais impulsionada à informalidade.
- ItemCultura, educação e território no noroeste paulistano(IFSP, 2021-01-14) Pradella, Carolina Rocha; Pugliese, Renato Marcon; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Guirotto, Eduardo DonizetiEste trabalho realiza um panorama sobre a presença do poder público no noroeste paulistano considerando educação, cultura e território como perspectivas analíticas. A pesquisa compreende o mapeamento das ações culturais e unidades educacionais por distritos e subprefeituras, a comparação dessas variáveis e a caracterização situacional da região. Para o desenvolvimento da investigação se recorreu ao levantamento dos dados públicos, tabulação desse conteúdo, composição das informações em tabelas comparativas e seleção de mapas ilustrativos. No processo do estudo foram considerados os documentos legislativos a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), o Plano Nacional de Cultura (2010) e o Plano Nacional de Educação (2014) e as contribuições teóricas de Antonio Candido (2005), Marilena Chaui (2016) e Milton Santos (2007).
- ItemA classe média fardada: uma análise histórica das motivações do tenentismo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-05-26) Bortoleto, João Vitor; Silva, Vagner Luis da; Correa, Rubens Arantes; Souza, Danilo Amorim deO trabalho tem por propósito entender o fenômeno do tenentismo — movimento militar de oposição aos governos da Primeira República a partir dos anos 1920 — à luz da conjuntura econômica, política e social do período. Procuramos delimitar o movimento como resultado das transformações que se cristalizaram na sociedade brasileira nas primeiras quatro décadas de regime republicano. O estudo baseou-se em um levantamento bibliográfico de historiadores, economistas e cientistas políticos para avaliar a conjuntura em questão, como a centralidade da política econômica em torno do café, o crescimento das forças oposicionistas, o rompimento do pacto oligárquico e o fortalecimento da ideologia intervencionista nos quarteis. Concluímos que é possível estabelecer relações entre a estrutura militar com a dinâmica de classes que se observa na sociedade, bem como tirar daí possíveis interpretações acerca dos limites do tenentismo.
- ItemO estímulo à criatividade na educação como forma de desenvolvimento social(IFSP, 2021-06-03) Carniato, Rogerio; Pugliese, Renato Marcon; Pilan, Hânia Cecília; Silva, Vagner Luis daCriatividade no ambiente escolar é um tema atual e que se mostra necessário para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. O objetivo central deste trabalho é discutir a formação de indivíduos, por meio de estímulos à criatividade e à inovação na escola, e seu potencial transformador de realidades sociais. A metodologia de pesquisa foi baseada num trabalho exploratório com levantamento bibliográfico de produções recentes sobre o tema. Como resultado foi possível identificar a necessidade de se criar métodos e políticas públicas para a inserção do estímulo criativo na educação básica, especialmente no âmbito da escola pública.