Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
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- ItemA ciência na literatura barretiana: o conto literário nas aulas de física em uma perspectiva sociocultural(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-11) Lima, Silvana Souza; Gomes, Emerson FerreiraA presente pesquisa é análise e elaboração de um material didático, partindo do conto “Congresso Pan-Palentário”, do autor Lima Barreto. Foi realizada com os alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo do primeiro ano, com uma abordagem e perspectiva sociocultural. Para isto, nos valemos de referenciais discursivos (BAKHTIN, 2006) para a análise do conto e de referenciais socioculturais (FREIRE, 1987; SNYDERS, 1988; VIGOTSKI, 2001) para a elaboração e a realização das atividades. A sequência didática foi composta por 10 aulas de 45 minutos, divididas em VII momentos (blocos) para sua realização. As aulas se basearam em interpretaçãoe estudos dos personagens. Utilizamos a análise de discurso para identificar aspectos de enunciados pertencentes à ciência antes e após as aulas, através da interpretação inicial dos alunos e após a leitura do conto. Com um questionário final, observamos que as aulas contribuíram para ajudar os alunos na intepretação do conto, pois eles demonstraram alegria e satisfação. Esses estudantes foram protagonistas e o professor, um mediador da integração do conhecimento prévio com o conhecimento formal (SNYDERS, 1988). Por fim, resultando dessa pesquisa, elaboramos um produto educacional que é composto por uma revista de divulgação de ensino, que contempla a sequência didática, uma reflexão sobre o ato de ler e sugestões para os professores com materiais de aproximação cultural e ensino de ciências.
- ItemAgricultura convencional versus agricultura orgânica: uma proposta de ensino CTS(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 02/10/2018) Benevides, Raquel Rodrigues Teixeira; Miranda Junior, PedroO ensino de ciências contextualizado por meio da discussão de temas sociocientíficos relevantes, fundamentada em conceitos científicos aprendidos em sala de aula, contribui para a formação ampla dos estudantes, capacitando-os para atuar de forma crítica na resolução de questões cotidianas e sociais. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e analisar uma sequência de ensino investigativo (SEI) elaborada a partir dos referenciais CTS. A SEI elaborada com a temática ?agricultura convencional versus agricultura orgânica? constituiu-se de dois ciclos de atividades diversificadas, a fim de contribuir para o ensinoaprendizagem, com os seguintes objetivos: 1) motivar os estudantes para a construção de conceitos de Química Orgânica; 2) contribuir para a compreensão da linguagem química; 3) compreender a função da química para o desenvolvimento tecnológico e para a sociedade; 4) estimular a reflexão, a discussão e a argumentação dos estudantes; 5) instigar a discussão do tema agricultura e a produção de alimentos, possibilitando o debate de ideias e a articulação da tríade CTS, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão frente a situações reais; 6) inserir os estudantes na cultura científica escolar. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em uma escola pública estadual do município de Embu das Artes (SP), com uma turma de 26 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, observação das aulas, registros em diário de campo, produção dos estudantes e gravações em áudio do júri simulado. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram diversas potencialidades da SEI, tais como: a motivação dos estudantes; um ensino contextualizado; a articulação das relações CTS; a aprendizagem de conceitos químicos; a tomada de posicionamento crítico; o estímulo ao trabalho cooperativo; a contribuição para a prática reflexiva da professora participante. Os principais desafios da SEI foram: a precariedade da estrutura física da escola para o desenvolvimento de aulas diferenciadas; a desmotivação dos alunos no início da SEI para argumentação e leitura de textos; a pouca familiaridade dos alunos com realização de práticas investigativas. Durante o desenvolvimento das atividades observou-se um amplo interesse dos alunos acerca da temática abordada e maior participação e argumentação nos debates sobre os impactos socioambientais causados pela agricultura convencional. A análise propiciou estabelecer articulações CTS nas produções dos alunos a partir das reavaliações das hipóteses para as problemáticas propostas nos ciclos I e II da SEI. Os debates durante as atividades, a entrevista com trabalhadores de horta urbana, a construção da horta e o júri simulado, possibilitaram o posicionamento crítico dos estudantes frente à questão abordada e ainda a construção de conceitos de química orgânica. A abordagem CTS vai ao encontro da função social do ensino defendida neste trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, como subsídios para formação da autonomia crítica dos estudantes e para a tomada de posicionamento frente a questões sociocientíficas, a partir de conhecimentos e valores e para a compreensão do pano de fundo presente nos discursos de especialistas e no desenvolvimento científico e tecnológico
- ItemAnálise da congruência entre os conteúdos avaliados nos itens de biologia do ENEM (2009 a 2014), a matriz de referência e a proposta curricular do estado de São Paulo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-11) Mancini, Giovanna Vianna; Cintra, Elaine PaviniO objetivo dessa dissertação foi analisar os itens de Biologia apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2014, conforme as dimensões da análise do conhecimento e da demanda cognitiva da Taxonomia de Bloom Revisada. Em adição, foi verificado a congruência parcial entre os conteúdos presentes nestes itens, a matriz de referência do ENEM e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008. Resumidamente, foram caracterizados 96 itens a partir da elaboração de uma sentença descritora para cada um por diversos profissionais da área. Em relação aos objetos do conhecimento ou conteúdos analisados foi possível verificar que uma porcentagem significativa de itens, cerca de 36%, avaliou conceitos de Ecologia. Pela análise da tabela bidimensional, a maioria dos itens de biologia do referido período estão localizados em domínios com demandas de baixa ordem cognitiva (LOCS), em contraste a apenas 14,6% dos itens associados às demandas de alta ordem cognitiva (HOCS). Seguindo-se os preceitos de Web, foi verificado que: (i) a categoria “categorical concurrence” não foi plenamente satisfatória entre a Matriz de Referência e os itens, pela não contemplação de vários objetos de conhecimento; (ii) O critério de alinhamento “range of knowledge correspondance” indicou que houve uma boa congruência entre o que é avaliado nos itens e o currículo de biologia do Estado de São Paulo e (iii) “Depth of knowledge consistency” houve pouca congruência por privilegiar mais itens LOCs em detrimento ao HOCs. Este trabalho demonstrou de forma concisa e elegante que a verificação da congruência entre os itens de Biologia aplicados no ENEM e seus respectivos documentos norteadores precisa ser aprimorada através de uma readequação dos itens a serem contemplados em futuras provas do ENEM.
- ItemAnálise das potencialidades do uso do modelo híbrido de rotação por estações no ensino de química orgânica no ensino médio(2019) Silva, Andressa SodréNesta dissertação de mestrado apresenta-se uma pesquisa que teve como objetivo analisar as potencialidades do uso do modelo híbrido de Rotação por Estações (RE), para o ensino de química orgânica. A proposta de uso do Ensino híbrido e de seus modelos exige uma série de ações e reflexões para que haja mudança no ensino tradicional proporcionando a personalização do ensino. O planejamento e implementação das atividades seguiu os seguintes passos: i) a avaliação diagnóstica; ii) seleção e planejamento das atividades; iii) o planejamento e adequação do espaço da aprendizagem; iv) a integração da equipe escolar e, finalmente, v) a implementação, que aplica o modelo híbrido escolhido que se considerou mais adequado à realidade escolar. Os passos ocorreram no primeiro bimestre de 2017, e as aulas planejadas tiveram duração média de 90 minutos e foram aplicadas em duas Turmas (A e B) com 19 e 24 alunos, respectivamente, do terceiro Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual em São Paulo. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa de uma pesquisa-ação. Os dados da pesquisa foram coletados utilizando diferentes instrumentos: observação dos participantes com fotos durante a aplicação do modelo de RE e Questionários inicial e final, on-line e nas Avaliações diagnósticas e temáticas (finais). Para análise das respostas a questões abertas ou dissertativas utilizou-se análise textual discursiva, as categorias retiradas das questões oriundas do Questionário Final, objetivaram identificar em que grau os objetivos das atividades foram alcançados, e além disso, verificar aceitação e engajamento dos alunos nas atividades. As análises apontaram que a otimização do tempo, a mediação docente, a maior flexibilidade nas atividades e fluidez para a realização dos objetivos são pontos chave para promover a autonomia dos estudantes e a mudança do papel do professor. Percebeu-se que há uma gama muito grande de atividades de planejamento e há a necessidade de ferramentas que facilitem a introdução das atividades que envolvem TDICs e TICs nas aulas. Os resultados indicam também que o modelo escolhido pode ajudar efetivamente a reposicionar os papeis dos estudantes e do docente e pode ser uma boa escolha para promover uma mudança progressiva no Ensino Básico
- ItemAnálise das relações de gênero percebidas num curso de robótica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-02-03) Taques-Villagran, Julyana Gomes; Killner, Gustavo IsaacEsta pesquisa avalia se o conceito de gênero pode ser considerado como um organizador social na divisão de trabalhos coletivos em um curso de robótica, área predominantemente masculina. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com 638 estudantes do 6º ao 9º ano de uma escola da rede privada da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Neste estudo se analisou como os sujeitos da pesquisa se organizavam livremente em grupos nos diferentes anos. Foi utilizada uma abordagem mista, incluindo pesquisa documental, observação in situ, questionários e entrevistas com estudantes. Ao final, a partir dos agrupamentos observados e da triangulação dos dados obtidos, foi possível identificar que o gênero se constitui como organizador social para as atividades em grupo neste curso, além de evidenciar o chamado efeito tesoura já na educação básica. Foi possível associar o sucessivo afastamento feminino das atividades de robótica à profecia autorrealizadora, ao efeito Matilda e à superação desse distanciamento à presença de professoras nessa área historicamente masculinizada.
- ItemAnálise de uma sequência de ensino investigativa no ensino de química realizada com um grupo de estudantes surdos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 24/03/2017) Florentino, Carla Patrícia Araújo; Miranda Junior, PedroAtividades desenvolvidas nas aulas de Química que promovem a participação dos estudantes de maneira significativa podem possibilitar a compreensão do conhecimento científico e contribuir para a formação de cidadãos críticos preparados para tomada de decisão perante problemas reais da sociedade. O objetivo deste trabalho de mestrado é analisar a potencialidade de uma sequência de ensino investigativa (SEI) no ensino de Química para um grupo de estudantes surdos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola com proposta de ensino bilíngue. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método da pesquisaação. A SEI, elaborada com o tema gerador ?leite adulterado?, foi desenvolvida em três etapas: I) concepções iniciais dos estudantes, problematização e levantamento de hipóteses; II) atividade experimental; III) sistematização e discussão pós-experimento. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da observação participante, da gravação das aulas, das produções dos estudantes e da entrevista semiestruturada. Em cada etapa buscou-se analisar as potencialidades da SEI na construção de conceitos químicos a partir do tema abordado. Os resultados indicaram que a SEI possibilitou aos estudantes elaboração de argumentos mais fundamentados ao discutir soluções ao problema proposto, contribuindo para internalização de conhecimentos científicos, promovendo pensamento crítico e autônomo. Além disso, o debate do tema e a comunicação em sala de aula na língua natural do surdo (Libras) propiciaram a construção do conhecimento e promoveram maior envolvimento dos estudantes nas atividades realizadas.
- ItemAnálise dos impactos do SARESP nas políticas públicas para formação contínua de professores de matemática da SEE/SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 27/03/2017) Santos, Giselle BarretoEste trabalho tem por objetivo analisar em que medida os resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) são orientadores de políticas públicas para formação de professores no contexto específico do ensino de Matemática na rede estadual paulista. Para tal, realizou-se pesquisa documental com vistas a analisar as políticas públicas atuais, o Currículo de Matemática para o Estado de São Paulo, as matrizes de referência para avaliação do SARESP e os resultados apresentados nos relatórios pedagógicos desta avaliação, a fim de verificar o desempenho dos alunos e a relação dos temas apresentados nos resultados com os temas citados nos documentos oficiais. Foram também realizadas entrevistas direcionadas aos professores da rede pública de São Paulo, e uma pesquisa documental sobre quais ações de formação contínua foram desenvolvidas e seus respectivos temas, com vistas a verificar, principalmente, se os temas aplicados nas ações de formação desenvolvidas pela diretoria estão relacionados com temas apresentados nos relatórios pedagógicos do SARESP. Após análise documental, verificamos que os resultados da avaliação externa minimamente são utilizados nas ações de formação contínua de professores, percebemos que a SEE/SP utiliza o modelo clássico da formação contínua, conforme destaca CANDAU (2008). Como perspectiva, elaboramos de um relatório final direcionado para os profissionais de educação e professores, que os orientarão sobre temas para as ações desenvolvidas à formação continuada de professores especialistas em matemática pela SEE/SP.
- ItemAspectos do processo de ensino-aprendizagem de matemática por um grupo de estudantes surdos do ensino médio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 31/08/2016) Silva, Patrícia Santos da; Traldi Junior, ArmandoO objetivo deste estudo foi compreender aspectos do processo de ensinoaprendizagem em relação a Libras, a Língua Portuguesa e a Linguagem Matemática, de um grupo de estudantes surdos, do ensino médio ao realizarem atividades relacionadas à noção de função. Foi utilizada a abordagem qualitativa, além disso, o estudo apresenta características da pesquisa-ação. Os dados coletados foram obtidos por meio de: uma entrevista semiestruturada com os estudantes surdos, diário de campo, filmagens das aulas, e os protocolos das atividades dos estudantes. Foram selecionadas cinco atividades, com o objetivo de desenvolver no estudante surdo a Linguagem Matemática, por meio do estudo algébrico, apresentando o estudo das funções como forma de compreensão da noção de variação entre grandezas, dependência, regularidade e da generalização. Participaram do estudo 13 estudantes surdos do 1º ano do ensino médio de uma escola bilíngue. A partir das filmagens das aulas e da análise das cinco atividades desenvolvidas, é possível afirmar que a sinalização das atividades em Libras possibilitou uma melhor ompreensão do que as atividades solicitavam. O grupo demonstrou uma preocupação maior em entender o significado isolado das palavras, ao invés de entender o contexto. Em relação à escrita da língua portuguesa, todos os estudantes conseguiram registrar suas ideias de estratégias para a resolução das atividades. Notou-se que o uso dos recursos visuais é importante no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo, desde que os signos sejam conceituados
- ItemAspectos motivacionais no ensino de matemática em espaço não formal na rede pública municipal de Taboão da Serra(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-02-25) Barros, Marcos Paes de; Matsumoto, Márcio YujiO “Matematicando no Parque” é um evento anual de matemática, público, gratuito, em ambiente de aprendizagem não formal institucionalizado, no qual as escolas da rede pública municipal de Taboão da Serra apresentam atividades que desenvolvem o raciocínio lógico. O objetivo deste trabalho é investigar os fatores motivacionais decorrentes da participação dos alunos da rede pública do Ensino Fundamental 1 de Taboão da Serra no “Matematicando no Parque” a fim de compreender o impacto do evento no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, identificamos e categorizamos as diferentes abordagens de aprendizagem presentes nas últimas edições do evento, propusemos um questionário a fim de mensurar a percepção dos alunos em relação aos fatores motivacionais envolvidos no processo de ensinoaprendizagem e aplicamos este questionário, de forma online, tanto para alunos que quanto para os que nunca frequentaram o evento, para efeito de comparação. Para os alunos que já participaram do evento, propusemos uma extensão do questionário com perguntas exclusivas cuja a finalidade foi compreender o impacto do evento em uma perspectiva motivacional. Além da análise estatística dos resultados do questionário, analisamos depoimentos de professores que participaram do processo com o intuito de confirmar ou infirmar a hipótese de que os alunos aprendem matemática de forma mais eficiente motivados por causa do “Matematicando no Parque”. Por fim, foi desenvolvido um guia de orientações para a feitura do “Matematicando Virtual”, evento online inspirado no “Matematicando no Parque”, a partir de uma ideia que surgiu ao longo da pesquisa, após o cancelamento do evento presencial no período de pandemia de COVID-19.
- ItemAtividades investigativas na educação de jovens e adultos(2019) Bonisson, Sara Alves da SilvaConsolidar a permanência dos alunos e promover um ensino de Ciências contextualizado com a vida dos estudantes são alguns dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades de caráter investigativo são uma estratégia pedagógica que procura diversificar o ensino por meio de uma abordagem problematizadora, investigativa e que possibilita aos alunos a aplicação e a compreensão de conceitos relacionados à Ciência. Tendo em vista o Ensino por Investigação, este trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência de ensino investigativa (SEI) acerca da descoberta, das aplicações e do uso de antibióticos e avaliar as contribuições do uso dessa abordagem para a Alfabetização Científica com base na matriz de competências e habilidades científicas do PISA (Programme for International Student Assessment) aos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São Paulo. Para elaboração da SEI, foi levado em conta os Parâmetros Curriculares para Educação de Jovens e Adultos (PCEJA) do primeiro e do segundo segmento do Ensino Fundamental, o perfil da turma obtido pelo questionário socioeconômico, os conhecimentos prévios adquiridos por meio do questionário inicial, o tema proposto pelos alunos por meio de um questionário final e os parâmetros de competências e habilidades do PISA. Partindo de uma questão-problema contextualizada sobre a automedicação, a SEI compreende quatro atividades diversificadas que envolvem experimentação, aula dialogada, leitura de texto de divulgação científica e conteúdo audiovisual. A pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários (prévio, final e socioeconômico), observação participante e elaboração e aplicação da SEI. Os dados coletados foram submetidos ao método de análise de conteúdo, por meio da criação de categorias mediante as respostas dos alunos nas questões presentes na SEI. Os resultados indicam que as categorias elaboradas por meio das estruturas das respostas dos alunos da EJA apresentam indicadores significativos de Alfabetização Científica, se enquadrando nas competências e habilidades científicas do PISA. Além disso, os resultados demonstraram contribuições da SEI, como: prática de discussão, ensino contextualizado, motivação nos alunos, otimização do trabalho cooperativo, tomada de posicionamento crítico e desenvolvimento dos conhecimentos prévios. Os principais desafios para aplicação da SEI foram: resistência dos alunos da EJA no trabalho em grupo, disposição dos estudantes ao chegar em sala de aula e pontualidade e frequência. Em contrapartida notou-se interesse, envolvimento e comprometimento dos alunos ao realizar as atividades, além do desenvolvimento da autonomia. O Ensino por Investigação trabalhado nesta pesquisa possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decição de forma consciente, a formação da autonomia e a análise e a resolução de situações-problemas, propondo explicações e conclusões
- ItemBebês e crianças do berçário como cientistas das coisas: valorizando suas pesquisas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-03-31) Barbosa, Fabiana França; Marques, Amanda Cristina Teagno LopesA pesquisa tem como objeto de estudo o currículo do berçário, e objetiva analisar de que forma a intervenção do professor nos espaços, tempos e materiais oferecidos às crianças possibilitam a pesquisa e a construção de saberes científicos feito por bebês e crianças bem pequenas, ainda que não seja comum usarmos esse termo quando nos referimos à Educação Infantil. O trabalho constou com uma pesquisa qualitativa e aspectos que se aproximaram de uma pesquisa-ação estratégica e a análise dos dados a partir da observação participante. As etapas de pesquisa que puderam viabilizar a consecução do objetivo pretendido foram: a) pesquisa bibliográfica sobre legislação, currículo da educação infantil com relação a organização de tempos, espaços e materiais, o papel do educador e modelos pedagógicos inspirados nas pedagogias participativas; b) proposição de intervenções no espaço que possibilita a aproximação a elementos dos saberes científicos; c) observação e registro das interações e pesquisas dos bebês e crianças nas ambiências; d) análise das experiências nas ambiências e as interações dos bebês e crianças em sua articulação a saberes científicos. Para tal, assumimos a perspectiva das pedagogias participativas, considerando as possibilidades do trabalho com uma pedagogia não transmissiva. O referencial teórico da pesquisa está ancorado em documentos do governo federal, em Freire, com o suporte da legislação e do currículo, em Formosinho, Oliveira-Formosinho, Goldschmied, Jackson, Falk, Malaguzzi, elucidando um olhar para as pedagogias participativas; Dewey e Bruner com os aspectos da criança pesquisadora, Forneiro, Oliveira-Formosinho, Hoyuelos, Barbosa, Fochi, Horn, com vistas a compor os estudos sobre as ambiências e a valorização do educador no contexto da indissociabilidade entre educar e cuidar. Como resultados, indicamos as potencialidades dos bebês e suas pesquisas diante dos materiais e dos espaços organizados, destacando seu lugar de agência e capacidade investigativa, bem como a importância do planejamento de tempos, espaços e materialidades que ofereçam desafios e possibilidades de exploração. Espera-se contribuir para a construção de um currículo no qual bebês e crianças são vistos como pesquisadores, o educador como facilitador e mediador e o espaço também como um educador. No produto educacional, produzimos três documentos apresentando um deles narrando as pesquisas dos bebês na perspectiva das mini histórias, um material didático com olhar cuidadoso para a organização de contextos educativos e um terceiro com o relato da participação das famílias no contexto das escolas da infância.
- ItemA caixa de cores: o conhecimento dos alunos como ponto de partida para o diálogo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 30/08/2016) Alves, Maria Cecília Leôncio; Gircoreano, José PauloNum mundo em que os estudantes têm acesso a inúmeras e variadas fontes de informação, a escola pública permanece aquém das possibilidades, criticada por manter métodos ultrapassados e desinteressantes, como a aula expositiva, com parcos resultados de aprendizagem. Dentro desse cenário, acreditamos que é necessário repensar o processo ensino e aprendizagem, estabelecendo um papel mais ativo para os alunos em relação ao seu aprendizado na sala de aula. Este trabalho traz o relato de uma atividade didática dentro de uma pesquisa de mestrado profissional que desenvolvemos e que objetiva colocar o aluno como protagonista do processo educativo. A atividade foi realizada com alunos de duas salas do Ensino Médio público de São Paulo e é baseada na construção de um diálogo entre professor e estudantes a partir das suas concepções de senso comum a respeito da formação e visão das cores. A interação é proporcionada pela tentativa de explicar o que o aluno vê num experimento chamado ?caixa das cores?. Com essa atividade esperamos contribuir para a melhora da prática docente, dando um exemplo de interação ativa na sala de aula. A fundamentação teórica se faz em torno das ideias de Piaget, Vygotsky, Ausubel, entre outros, que colocam o conhecimento prévio do aluno como fator a ser considerado no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que os alunos apresentaram uma grande dificuldade em expressar suas ideias, sendo necessário ao professor estimular e provocar o pensar sobre um fenômeno. Foi possível também abordar o conteúdo sobre a interação e formação das cores da luz de maneira mais motivadora e contextualizada, voltando-se a uma aplicação menos abstrata, preocupada com a compreensão e desenvolvimento cognitivo dos alunos
- ItemCiclos de modelagens(2018) Kamada, WilianVivemos em uma época em que o uso da tecnologia em sala de aula já não é apenas mais uma questão duvidosa sobre o seu enorme potencial didático. Passamos ao ponto em que a sua inserção passa a ser necessária diante dos diversos e diferentes recursos que existem e são disponibilizados instantaneamente para o educador e o educando. O uso das tecnologias didáticas educativas proporciona a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, aumenta a motivação dentro e fora da sala de aula e atrela o cotidiano com a prática. Esta pesquisa apresenta o caráter qualitativo, sob a forma de pesquisa ? ação, que mostrou a utilização do Arduino com o Ciclos de Modelagens propostos pelo David Hestenes (1996) para os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar ? Unidade Centro, instituição a qual o pesquisador também é professor. A sua utilização envolveu os conteúdos de calorimetria, termodinâmica e eletricidade, mas que podem ser estendidos para outros assuntos das Ciências da Natureza e para Matemática. Da mesma forma, esta pesquisa pode ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental, médio ou superior. O seu desenvolvimento envolveu a utilização da placa Arduino pelos grupos de estudantes em sala de aula e no laboratório de informática, para que desenvolvessem modelos que explicassem fenômenos sobre a termologia, baseados na elaboração da programação, da montagem experimental e delimitação da validade do modelo. Foi presenciado a total participação dos estudantes na elaboração dos ciclos e ocorreu um aumento do aprendizado de conceitos físicos. E apesar do Arduino requisitar um planejamento e conhecimento prévio, a sua aplicação ajudou a desenvolver uma aprendizagem significativa no Ensino de Física
- ItemCiências na educação infantil: canções em abordagens reflexivas sobre o meio ambiente(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 15/12/2020) Soares, Érika Dias; Gomes, Emerson FerreiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma canções infantis permitem processos de reflexão sobre a ciência na Educação Infantil. Para seu desenvolvimento, foram aplicadas duas sequências didáticas que valorizaram o brincar e a ludicidade na resolução de questões sobre preservação do meio ambiente e aspectos gerais relacionados às ciências da natureza. As sequências lúdicas e reflexivas partiram de duas canções, uma canção compõe o CD Zoró dos Bichos Esquisitos (2014), do artista Zeca Baleiro, e a outra do CD Bafafá (2017) da dupla Palavra Cantada, ambas possibilitam a abordagem e a discussão de temáticas ambientais. As propostas foram desenvolvidas em uma turma da Educação Infantil de uma escola localizada na região metropolitana de São Paulo, onde a pesquisadora exerce a função de Professora de Educação Básica I. As sequências de atividades buscaram articular a temática “meio ambiente” com as canções e foram baseadas nos aspectos de interação (VIGOTSKI, 1991) e satisfação cultural (SNYDERS, 1988) nas propostas voltadas ao público infantil. As análises seguiram o referencial discursivo apresentado por Bakhtin (2009 [1929]) ao considerar a criança como produtora de discurso. Foram analisados dois momentos de construção discursiva: uma composição realizada no final da primeira sequência e uma roda de conversa como finalização das intervenções. Como resultado, destacamos que a partir do uso de canções como forma de promover interações discursivas na Educação Infantil, o potencial das crianças na abordagem de temáticas relacionadas às ciências da natureza e a sua abordagem social são revelados. A pesquisa gerou um produto educacional composto por sugestões de atividades desenvolvidas que possibilitam a discussão de temáticas ambientais e sociais com o público da Educação Infantil. O material é destinado a professores atuantes e em formação e que tenham interesse no processo educativo em ciências de forma lúdica e reflexiva.
- ItemConhecimentos mobilizados por uma professora de matemática de estudantes surdos: análise de uma prática em uma escola bilíngue(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 11/08/2017) Teófilo, Flávia Roberta Porto; Traldi Junior, ArmandoO presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática, a partir de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), para um grupo de estudantes surdos sobre função afim. Foi utilizada uma abordagem qualitativa do tipo intervencionista. Os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada com a professora pesquisada, filmagens das aulas e um diário de campo. Esta pesquisa tem como fundamentação teórica os trabalhos de Simon (1995) sobre o uso da THA no ensino de matemática em uma perspectiva construtivista e os trabalhos de Shulman (1986) no que concerne aos conhecimentos do professor. Como componente do Ciclo de Ensino desenvolvido por Simon, a THA foi elaborada a partir dos resultados de pesquisas sobre função afim considerando, enquanto escolha didática, as teorias de Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e a Pedagogia Visual de Campello (2008). A partir da análise dos dados coletados, é possível afirmar que a THA pode ser utilizada para verificar os conhecimentos mobilizados pelos professores. Em relação ao professor de surdo, é possível afirmar que o conhecimento da cultura e das especificidades destes estudantes, da língua de sinais articulada com a língua portuguesa, dos recursos visuais, do pedagógico e do conteúdo específico são essenciais no processo de ensino
- ItemConhecimentos para o ensino de matemática e a formação inicial de professores de matemática(2019) Libório, Reginaldo Guilhermino CabralNesta pesquisa foi desenvolvido um estudo que busca responder a seguinte questão de pesquisa: Quais conhecimentos para o ensino de matemática (saberes a ensinar e para ensinar) se apresentam nos documentos oficiais de âmbito federal que normatizam a formação inicial de professores de matemática, no período de 1925 a 2017 e quais as principais alterações observadas entre estes documentos? A dissertação é organizada em formato multipaper, composta de um capítulo de introdução, dois artigos, um capítulo com considerações finais e um produto educacional. No primeiro artigo, realizou-se uma revisão da literatura, a partir de um mapeamento de trabalhos acadêmicos com o objetivo de compreender qual o tratamento que está sendo dado por pesquisadores da área de Educação Matemática ao objeto de pesquisa definido como currículo de cursos de licenciatura em matemática. No segundo artigo, desenvolveu-se um estudo documental, com o objetivo de compreender quais conhecimentos para o ensino de matemática (saberes a ensinar e para ensinar) se apresentam nos documentos oficiais de âmbito federal que normatizam a formação inicial de professores de matemática, no período de 1925 a 2017 e quais as principais alterações observadas entre esses documentos. Os pressupostos teóricos adotados nesta pesquisa estão relacionados às concepções sobre currículo, bem como aos saberes presentes na formação dos professores. Os resultados revelam que, para as pesquisas analisadas, os documentos curriculares oficiais possuem o papel de definir ?o que?, e ?como?, deve ser tratado o conhecimento nos cursos de licenciatura em matemática, e ainda que os ?saberes a ensinar? e os ?saberes para ensinar? estiveram presentes nas normativas oficiais para a configuração curricular dos cursos de licenciatura em matemática desde a implantação dos primeiros cursos, sendo que ao longo dos anos foram vários os modelos que predominaram, ora requisitando-se uma formação mais específica, ora uma formação mais pedagógica com a inclusão de temas com relevância social e a valorização da prática
- ItemConsiderações sobre e soluções dos problemas propostos do livro tópicos de teoria dos números da coleção PROFMAT(2019) Barbosa, Regis PradoEste trabalho apresenta as soluções dos problemas propostos do livro Tópicos de Teoria dos Números da Coleção PROFMAT. Há uma breve discussão sobre resolução de problemas matemáticos, especialmente nas teorias de George Polya e Terence Tao que mais contemplam problemas de olimpíada de matemática. De acordo com essas perspectivas, e a experiência do autor, foram feitas considerações sobre os problemas, incluindo uma categorização dos problemas em de aplicação, olimpíada de matemática iniciante, olimpíada de matemática avançado e problemas teóricos. O objetivo desta categorização é auxiliar o leitor no estudo destes problemas de acordo com seu perfil, possibilitando para cada indivíduo, desde o professor de matemática até o estudante de olimpíada de matemática, extrair o maior proveito possível dos problemas
- ItemContribuições da estatística para a educação socioemocional na educação básica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 28/06/2017) Tamashiro, Jândela Cristiani Guilherme dos Santos; Novaes, Diva ValérioEsta pesquisa tem como objetivo verificar se uma sequência didática elaborada para o processo de ensino e aprendizagem de variáveis estatísticas, organização, apresentação, leitura e interpretação de gráficos e tabelas, favorecerá simultaneamente, o aprendizado socioemocional em um ou mais aspectos explicitados no programa Collaborative for Academic, Social and Emoctional Learning (CASEL): Autoconhecimento, Consciência social, Tomada de decisão responsável, Habilidade de relacionamento, Autogestão. Buscou-se responder à seguinte questão: Uma sequência didática elaborada para o ensino da Estatística, pode contribuir com algum aspecto da Educação Socioemocional? A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo. Para a coleta de dados utilizamos: protocolo das atividades realizadas, observação, gravação em áudio e roda de conversa. A pesquisa foi realizada com uma turma de estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo. Pode-se observar entre os jovens participantes da pesquisa, uma conscientização e socialização do exercício da empatia de alguns com os demais. Esse fato denota construção de competências de consciência social, que é a base para tomada de decisão responsável, pois eles conseguiram compreender os efeitos prejudiciais de ingerir bebida alcoólica, principalmente entre menores de idade. O produto final desse estudo é um relatório, contendo a sequência didática elaborada, a análise efetuada com nossas considerações futuras. Uma delas é a necessidade de ampliar tempo e frequência do trabalho com a interdisciplinaridade entre Estatística e Educação Socioemocional
- ItemContribuições das educação estatística, socioemocional e financeira para a saúde do cidadão.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2018) Frederic, Denise Jane Alves; Novaes, Diva ValérioEste trabalho teve como objetivo verificar as possibilidades de aprendizagem geradas por uma atividade que busca integrar Educação Matemática Crítica, Educação Estatística, Educação Financeira e Educação Socioemocional de maneira transdisciplinar no espaço das aulas de Matemática no currículo do sexto ano da Educação Básica. Nossos estudos apontaram causas que levam as pessoas a inadimplência e suas consequências, o número de endividados no Brasil aumenta de forma contínua, com picos de aceleração, tendo como consequência do endividamento o comprometimento da qualidade de vida pessoal bem como, repercute de forma negativa na vida social e na economia. No levantamento bibliográfico realizado nota-se que os enfoques dados em educação financeira, na Educação Básica, com frequência visam avaliar e orientar como e onde aplicar o dinheiro, estabelece discussões sobre escolhas da forma de pagamento, como a vista ou a prazo, principalmente em relação a cálculos de juros. Entendemos que é importante discutir também os aspectos emocionais envolvidos em questões financeiras. Dessa forma, supomos que com a consciência das armadilhas do marketing, a discussão sobre resultado de pesquisas da Ciência Hedônica, sobre o que realmente torna as pessoas felizes de maneira mais duradoura, e também, alguns aspectos de autogestão e de análise de dados favorecida por conhecimentos de Estatística, os estudantes poderão ser preparados para fazer melhores escolhas financeiras e obterem tomada de decisões fundamentadas e responsáveis. Elaboramos uma atividade transdisciplinar no contexto de Educação Financeira para ser aplicada no espaço destinado ao estudo da Estatística no 6º ano do Ensino Fundamental. Esta atividade além da formação estatística proposta no plano de ensino da turma instigou os alunos as primeiras reflexões sobre as necessidades humanas essenciais para uma vida saudável, estabelecendo a diferença entre consumo e consumismo, entre importante e essencial, bem como, distinguindo uma necessidade das diversas maneiras de satisfazer essa necessidade, sem comprometer a sustentabilidade da vida em nosso planeta.
- ItemContribuições do uso do livro didático digital nas práticas docentes no ensino de química(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 17/03/2016) Costa, Ricardo Augusto Marques da; Collet, Lucia Scott Franco De Camargo AzziEste projeto investigou possíveis mudanças nas práticas dos professores frente ao uso do livro didático digital (LDD). Cada vez mais presente nas salas de aula, devido ao avanço tecnológico atual, o LDD apresenta características peculiares que, com vantagens e desvantagens inerentes, propicia diversos recursos metodológicos e aproxima-se mais da realidade tecnológica do aluno. Adotou-se como referencial metodológico a análise textual discursiva em que a estrutura textual é elaborada por meio de categorias resultantes da análise das entrevistas. Os dados coletados junto a professores de Química de Ensino Médio, de escolas particulares da cidade de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, visou compreender quais as contribuições têm o livro didático digital nas aulas destes professores. Assim, segundo a análise textual discursiva, as transcrições foram unitarizadas, categorizadas e, posteriormente, formando um corpo de texto. Percebeu-se que os professores têm papel central para o LDD ser bem sucedido e que o desconhecimento das ferramentas do LDD, superficialidade ao se analisar o livro que será adotado e imposição pela adoção deste geram sua subutilização. Além do mais, a mobilização dos alunos para a utilização do livro depende muito dos comandos dados pelos professores. A partir disto, foram propostas maneiras de atuação na formação continuada dos professores, com a finalidade de uma utilização plena do LDD nas aulas