Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA

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    O uso do ambiente virtual de aprendizagem em apoio ao ensino remoto emergencial: um estudo à luz das representações sociais de estudantes de licenciatura em física.
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023) Anunciação, Osias de Barros; Corrallo, Marcio Vinicius
    A pandemia da Covid-19 produziu um grande impacto nas vidas de estudantes, educadores e,demais segmentos da sociedade em nível global, onde algumas ações foram tomadas para evitar ou diminuir os riscos do contágio, com o isolamento social e/ou distanciamento social. A partir dessas necessidades, surgiu a modalidade de ensino remoto emergencial. Esta pesquisa objetivou mapear as representações sociais de um grupo de estudantes do curso de licenciatura em física de uma instituição pública de ensino superior sobre o uso do ambiente virtual de aprendizado para apoio ao ensino remoto emergencial, o referencial teórico-metodológico foi a Teoria do Núcleo Central, de Jean-Claude Abric. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base nas respostas coletadas num questionário utilizando a Técnica de Associação Livre Palavras aplicado, a 69 respondentes do curso de licenciatura de física. Buscou-se identificar, por meio dos resultados, uma melhor apreensão da complexidade das relações sociais que envolvem as dimensões cognitivas, afetivas e sociais, bem como os processos culturais inerentes ao processo de ensino e aprendizado com o emprego do AVA em apoio ao ERE. Os resultados sinalizam que a ferramenta foi bem recebida, porém ainda há dúvidas sobre a forma de uso, indicando a uma possibilidade de falta de preparo por parte do docente o que torna dificultoso oportunizar ao docente a criação de um ambiente de ensino virtual, capaz de atender as demandas do ERE, assim como no ensino presencial.
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    Ensino de ciências por investigação: o que dizem professores polivalentes de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo antes e após uma formação em contexto?
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023) Pereira, Henrique; Marques, Amanda; Marques, Amanda; Miranda Junior, Pedro; Locatelli, Solange
    São diversas as demandas às quais os docentes polivalentes precisam atender quando do ensino dos conteúdos de ciências, disciplina historicamente caracterizada como complexa. Diante da construção histórica do ensino de ciências em seu processo de escolarização, faz-se necessário um olhar acerca de como se dá este ensino e seus desdobramentos; no que tange a sua metodologia, alguns questionamentos não se permitem estar ausentes, por vezes definida como ineficaz e/ou ineficiente segundo avaliações as mais diversas, internas ou externas ao sistema de ensino. Diante do contexto apresentado, pergunta-se: o que dizem professores polivalentes sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI)? O presente trabalho teve por objetivos específicos: a) realizar um levantamento bibliográfico inicial sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI); b) analisar, nos documentos curriculares propostos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2007 a 2019, para os anos iniciais do ensino fundamental, a presença/ausência do ensino de ciências por investigação; c) investigar a compreensão de docentes polivalentes que atuam em uma escola municipal de ensino fundamental sobre ensino de ciências por investigação; d) Planejar e propor atividades de formação em contexto aos professores participantes da pesquisa sobre ensino de ciências por investigação e) analisar a compreensão dos docentes sobre ensino de ciências por investigação após a participação nas atividades de formação; f) produzir, a partir do material elaborado para a formação continuada dos docentes para a pesquisa, uma sequência pedagógica formativa que possa ser utilizada no processo de formação continuada de professores polivalentes para o Ensino de Ciências por Investigação. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação-pedagógica (PAPe) com amparo em Maria A. S. Franco (2016), e teve como instrumentos para coleta de dados, questionários iniciais de sondagem e gravação de encontros com apresentação de atividades/contextualização/problematização, bem como das discussões em grupo com questões base. Os dados foram analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos de Bardin (2011). Como principais referenciais teóricos, destacamos: Carvalho (2013, 2015), em ensino de ciências por investigação, e Freire (2019) para formação de professores. Sobre ENCI identificamos heterogeneidade quanto ao entendimento do significado e do sentido. Sobre ENCI e polivalência, parte dos docentes sente-se despreparada e insegura, e os professores indicam ainda a necessidade de processos de formação continuada. Em relação aos documentos curriculares percebeu-se a partir de levantamento bibliográfico uma tendência no sentido da orientação pedagógica na perspectiva do ENCI. De acordo com a análise dos dados da entrevista final percebemos ainda uma dissonância nos discursos dos professores polivalentes entre aqueles que concebem e se percebem como profissionais que têm como atribuição este campo do saber e aqueles que entendem que é uma disciplina a qual necessita-se de uma especialista. O produto educacional constitui-se em uma sequência pedagógica formativa sobre ensino de ciências por investigação para professores polivalentes, valendo-se dos resultados obtidos mediante aplicação de pesquisa com a mesma sequência, considerando as redefinições necessárias.
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    Educomunicação socioambiental: uma proposta de curso aberto, online e massivo (MOOC) para professores de ciências da natureza
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-10-26) Sanches, Marina Matera; Matsumoto, Márcio Yuji
    A questão socioambiental tem se mostrado cada vez mais presente na sociedade contemporânea, onde há uma forte tendência à aquisição de bens de consumo que levam ao esgotamento dos recursos naturais, gerando desastres ambientais e aumentando a produção de resíduos que contribuem para o aprofundamento das desigualdades sociais. Envolver a comunidade escolar e promover práticas pedagógicas centradas no protagonismo e empoderamento dos estudantes, de forma que possam atuar como cidadãos transformadores de sua realidade, são desafios para os professores da educação básica. Pensando nisso, eles podem desenvolver projetos de educação socioambiental e estimular a produção de produtos educomunicativos com os estudantes, com foco no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com o objetivo de desenvolver um MOOC com a temática Educomunicação Socioambiental, a partir de ferramentas de Design Instrucional voltado para a formação continuada dos professores de Ciências da Natureza, foi elaborado como produto educacional um curso aberto, online e massivo (MOOC), denominado “Educação Ambiental: reflexões e práticas educomunicativas”, com carga horária de 40 horas, para profissionais da educação básica com formação na área de Ciências da Natureza, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o planejamento do curso foi utilizada a ferramenta de design instrucional Mapa de Atividades. Os conteúdos foram elaborados a partir de um processo de curadoria, sendo posteriormente ambientados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Canvas LMS, onde os professores tiveram acesso a textos, vídeos, videoaulas, hiperlinks, entre outros tipos de mídia de forma autoinstrucional, sem a presença de mediadores ou tutores, realizando atividades avaliativas com autocorreção. Ao final do MOOC, a partir de um questionário semiestruturado, foi possível verificar a opinião dos participantes. Os dados coletados foram organizados e interpretados com base em análises estatísticas univariadas e evidenciou-se um resultado positivo em relação à satisfação com o MOOC na formação continuada dos professores participantes.
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    THA: análise de uma proposta de ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus a partir de experimentos de física no ensino fundamental.
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-03-26) Cavalcanti, Winderson Ribeiro; Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso de
    O presente trabalho buscou analisar uma proposta de ensino e os possíveis caminhos das aprendizagens de estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Educação Básica de uma escola pública, relativo ao tema funções polinomiais de 1º e 2º graus, empregando como recurso didático, experimentos de Física, bem como analisar as potencialidades, contribuições e desafios ao ensino da Matemática, encontrados ao usar experimentos de outra área de conhecimento para seus conteúdos. Entende-se que esta pesquisa contribui para o ensino da Matemática à medida em que pôde proporcionar ao professor uma possibilidade de discutir, de forma interdisciplinar, um tema prescrito nos documentos orientadores do currículo escolar, assim como pode permitir aos docentes reflexões sobre uma alternativa de prática de ensino. A pesquisa possui um caráter qualitativo e quanto aos seus procedimentos e do tipo pesquisaação, e se fundamenta sobre os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na Trajetória Hipotética de Aprendizagem de Simon, sob uma perspectiva construtivista para o ensino da Matemática. Respalda-se na metodologia da análise de conteúdo para interpretação e análise dos dados coletados, por meio de quinze intervenções didáticas nas aulas de Matemática, totalizando 30 horas-aula, de duasturmas do ano/série escolhidos para o respectivo estudo. Os dados coletados são originários dos registros dos estudantes, distribuídos em Grupos A e B e do professor pesquisador, que buscou apresentar como principais resultados desta pesquisa: i) a potencialidade de garantir o desenvolvimento das aprendizagens de funções polinomiais utilizando experimentos de Física; ii) a proposição de alterações possíveis e necessárias na proposta inicial de trajetória hipotética de aprendizagem, empenhando-se em adequar seu alcance ao público que foi destinado, culminando na apresentação de uma trajetória hipotética de aprendizagem final, analisada, avaliada e comentada na forma de produto educacional do presente estudo.
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    Análise da congruência entre os conteúdos avaliados nos itens de biologia do ENEM (2009 a 2014), a matriz de referência e a proposta curricular do estado de São Paulo
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-11) Mancini, Giovanna Vianna; Cintra, Elaine Pavini
    O objetivo dessa dissertação foi analisar os itens de Biologia apresentados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2014, conforme as dimensões da análise do conhecimento e da demanda cognitiva da Taxonomia de Bloom Revisada. Em adição, foi verificado a congruência parcial entre os conteúdos presentes nestes itens, a matriz de referência do ENEM e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008. Resumidamente, foram caracterizados 96 itens a partir da elaboração de uma sentença descritora para cada um por diversos profissionais da área. Em relação aos objetos do conhecimento ou conteúdos analisados foi possível verificar que uma porcentagem significativa de itens, cerca de 36%, avaliou conceitos de Ecologia. Pela análise da tabela bidimensional, a maioria dos itens de biologia do referido período estão localizados em domínios com demandas de baixa ordem cognitiva (LOCS), em contraste a apenas 14,6% dos itens associados às demandas de alta ordem cognitiva (HOCS). Seguindo-se os preceitos de Web, foi verificado que: (i) a categoria “categorical concurrence” não foi plenamente satisfatória entre a Matriz de Referência e os itens, pela não contemplação de vários objetos de conhecimento; (ii) O critério de alinhamento “range of knowledge correspondance” indicou que houve uma boa congruência entre o que é avaliado nos itens e o currículo de biologia do Estado de São Paulo e (iii) “Depth of knowledge consistency” houve pouca congruência por privilegiar mais itens LOCs em detrimento ao HOCs. Este trabalho demonstrou de forma concisa e elegante que a verificação da congruência entre os itens de Biologia aplicados no ENEM e seus respectivos documentos norteadores precisa ser aprimorada através de uma readequação dos itens a serem contemplados em futuras provas do ENEM.