Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
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- ItemUma proposta de ensino de logaritmos utilizando os conceitos de modelagem matemática(IFSP, 01/03/2016) Niwa, Seiji; Tiago, Graziela MarchiEsta pesquisa de cunho teórico tem por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino de logaritmos utilizando as ideias da Modelagem Matemática por meio de fases para uma possível aplicação para turmas de Licenciatura em Matemática. Em nossa pesquisa percebemos que embora tenha um número significativo de trabalhos sobre ensino de logaritmos, poucas utilizam a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino, fato este que foi uma das motivações da pesquisa. Sobre o movimento histórico da Modelagem Matemática apresentaremos as ideias iniciais, desde a utilização deste conceito na Educação Matemática até a aplicação dela no ensino. Analisamos diferentes ideias de pesquisadores desta grande área até chegarmos a um consenso de utilizar a ideia da Modelagem Matemática por meio de fases proposta por Beltrão. Na parte final elaboramos uma sequência didática com uma análise de cada exercício proposto contendo também diversas sugestões de trabalhos que servirão de subsídio ao professor que sentir necessidade de reforçar determinado assunto
- ItemQualidade de vida no currículo da formação docente(IFSP, 01/09/2016) GianfaldoniI, Ivo; Novaes, Diva ValérioNeste trabalho, propusemos um projeto que possa ser trabalhado interdisciplinarmente em todos os seis cursos de formação de professores, oferecidos em uma instituição pública. Defendemos que é tarefa da formação de professores, oferecer preparo que favoreça a manutenção da saúde física e mental, do professor no exercício da docência. De maneira recíproca, a qualidade de vida dos alunos interfere na qualidade da aprendizagem. O grande número de professores desmotivados ou com a saúde debilitada, como largamente divulgado em pesquisas nacionais e internacionais, dá relevância para este estudo. A tarefa da formação de professores na Educação Básica comprometida com o preparo do aluno para o exercício da cidadania, como consta na lei 9394/1996 (LDB) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais: Para a Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-Raciais, convergem para a compreensão de que oferecer plena formação ao indivíduo, tem associações com a saúde e bem-estar dos professores e alunos. Estabelecemos uma discussão à luz de autores que discutem Qualidade de Vida, psicopatologia do trabalho, formação de professores e a profissão docente. Assim, esta pesquisa é bibliográfica e documental. Buscamos responder a seguinte questão: Como desenvolver um Projeto de Ensino nos cursos de Formação de Professores, para discutir a Qualidade de Vida no exercício docente? Definimos um grupo de temas apontados como importantes, em pesquisa bibliográfica entre os quais se inclui a legislação educacional. Realizamos uma pesquisa no currículo destes cursos para verificar quais temas eram ou não trabalhados. Identificamos que alguns destes temas eram bem trabalhados em determinado curso, mas não em outros. Outros temas não eram abordados em nenhum dos cursos. No projeto interdisciplinar elaborado, propomos que os temas já trabalhados em algum curso sejam socializados com os demais, e oferecemos subsídios para que se trabalhem aqueles que não figuram em nenhum dos cursos
- ItemPromoção de saberes docentes e articulação teórico-prática entre um grupo de Licenciandos em Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID(IFSP, 01/09/2016) Lima, Cássio de Siqueira; Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso deNo que diz respeito à formação profissional de professores, as pesquisas em educação indicam a importância de se considerar as realidades educativas e o cotidiano dos docentes no processo de sua formação, seja ele inicial e contínuo. No âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), por meio do Subprojeto do Curso de Licenciatura em Física do Campus São Paulo do IFSP, buscou-se compreender possibilidades de promoção de saberes docentes e da formação teórico-prática entre os licenciados bolsistas do programa, evidenciadas juntamente com a aprendizagem das atividades diversas que desmandam salas de aula concretas. Para tanto, por ser a pesquisa constituída por fenômenos socialmente construídos, com o apoio da metodologia de análise de conteúdo, foram analisados questionários respondidos pelos "pibidianos" que frequentaram uma escola conveniada ao Programa, quando estes foram convidados a avaliar sua formação profissional, o que permitiu a identificação de saberes docentes promovidos (da formação profissional, disciplinares, curriculares, experienciais) e a importância das parcerias profissionais
- ItemMatemática e música: desvendando essa relação na perspectiva do ensino híbrido(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 02/03/2018) Souza, Izabel Simone; Tiago, Graziela MarchiEssa pesquisa aborda as relações entre Matemática e Música, que normalmente são tratadas como ciências completamente isoladas uma da outra. Pretende-se revelar nesse trabalho analogias e semelhanças existentes entre esses dois campos do saber, capazes de possibilitar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados ao Ensino Híbrido no ensino e aprendizagem da Matemática. As relações entre estas áreas foram associadas também às teorias do Pensamento Analógico para a construção de significados. Esse trabalho é baseado principalmente nas teorias de Abdounur, Bacich e Moran, procurando desenvolver novas ferramentas que possam ser utilizadas no ensino de Matemática, visando indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados a partir da Música, numa perspectiva de desenvolver algo significante aos alunos, professores e educadores, trabalhamos com A Sala de Aula Invertida e a Rotação por Estações, utilizando materiais diferenciados como um afinador de violão, vídeo sobre a Matemática na Música e a representação das funções trigonométricas ? seno, no papel quadriculado. Acredita-se que isso possa ser alcançado a partir da junção de aspectos teóricos e práticos do ensino de Matemática, desde que essa junção esteja relacionada a algo que desperte o interesse dos alunos, no caso, a Música. São apresentadas estratégias de aplicação e desenvolvimento de modelos Matemáticos, que resultaram em uma proposta didática, anexa à dissertação, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica
- ItemAgricultura convencional versus agricultura orgânica: uma proposta de ensino CTS(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 02/10/2018) Benevides, Raquel Rodrigues Teixeira; Miranda Junior, PedroO ensino de ciências contextualizado por meio da discussão de temas sociocientíficos relevantes, fundamentada em conceitos científicos aprendidos em sala de aula, contribui para a formação ampla dos estudantes, capacitando-os para atuar de forma crítica na resolução de questões cotidianas e sociais. Este trabalho tem por objetivo desenvolver e analisar uma sequência de ensino investigativo (SEI) elaborada a partir dos referenciais CTS. A SEI elaborada com a temática ?agricultura convencional versus agricultura orgânica? constituiu-se de dois ciclos de atividades diversificadas, a fim de contribuir para o ensinoaprendizagem, com os seguintes objetivos: 1) motivar os estudantes para a construção de conceitos de Química Orgânica; 2) contribuir para a compreensão da linguagem química; 3) compreender a função da química para o desenvolvimento tecnológico e para a sociedade; 4) estimular a reflexão, a discussão e a argumentação dos estudantes; 5) instigar a discussão do tema agricultura e a produção de alimentos, possibilitando o debate de ideias e a articulação da tríade CTS, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão frente a situações reais; 6) inserir os estudantes na cultura científica escolar. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em uma escola pública estadual do município de Embu das Artes (SP), com uma turma de 26 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, observação das aulas, registros em diário de campo, produção dos estudantes e gravações em áudio do júri simulado. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram diversas potencialidades da SEI, tais como: a motivação dos estudantes; um ensino contextualizado; a articulação das relações CTS; a aprendizagem de conceitos químicos; a tomada de posicionamento crítico; o estímulo ao trabalho cooperativo; a contribuição para a prática reflexiva da professora participante. Os principais desafios da SEI foram: a precariedade da estrutura física da escola para o desenvolvimento de aulas diferenciadas; a desmotivação dos alunos no início da SEI para argumentação e leitura de textos; a pouca familiaridade dos alunos com realização de práticas investigativas. Durante o desenvolvimento das atividades observou-se um amplo interesse dos alunos acerca da temática abordada e maior participação e argumentação nos debates sobre os impactos socioambientais causados pela agricultura convencional. A análise propiciou estabelecer articulações CTS nas produções dos alunos a partir das reavaliações das hipóteses para as problemáticas propostas nos ciclos I e II da SEI. Os debates durante as atividades, a entrevista com trabalhadores de horta urbana, a construção da horta e o júri simulado, possibilitaram o posicionamento crítico dos estudantes frente à questão abordada e ainda a construção de conceitos de química orgânica. A abordagem CTS vai ao encontro da função social do ensino defendida neste trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, como subsídios para formação da autonomia crítica dos estudantes e para a tomada de posicionamento frente a questões sociocientíficas, a partir de conhecimentos e valores e para a compreensão do pano de fundo presente nos discursos de especialistas e no desenvolvimento científico e tecnológico
- ItemDispositivos móveis digitais e sistemas de resposta em sala de aula: investigando possibilidades no processo pedagógico que busca diálogo com os alunos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 05/07/2018) Oliveira, Cristiano Santana Cunha de; Kirkorian, José Paulo CuryA pesquisa teve como objetivo investigar possibilidades de favorecer a interação dialógica entre professores e estudantes em uma sala de aula a partir do uso de recursos didáticos oferecidos por um software da família conhecida como Classroom Response System, ou Sistema de Resposta em Sala de Aula, por meio dos smartphones dos estudantes. A plataforma selecionada foi a Nearpod?, uma opção com documentação e alguns recursos gratuitos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma (docente e estudantes) de um curso superior em Tecnologia, em disciplina cujo tema era a Eletrostática. Quatro intervenções didáticas foram desenvolvidas em conjunto com o professor a fim de utilizar a tecnologia em situações do cotidiano da sala de aula. O docente e o pesquisador, que atuou em observação participante, alternaram-se na condução das aulas. A coleta de dados das interações dialógicas e atitudinais ocorreram durante as intervenções didáticas com Dispositivos Móveis Digitais e visaram registrar a relação pedagógica, a fim de oportunizar a análise do tipo de interação e sua relação com a tecnologia. Para o tratamento qualitativo de dados foram adotadas como fontes primárias a gravação audiovisual das aulas e o relatório dos registros de uso, gerado e disponibilizado pelo sistema. O processo de análise se fundamentou na Análise Temática de Conteúdo. Como resultados da pesquisa, observamos que o uso da tecnologia nessa abordagem repercute na interação professor-alunos e pode favorecer o docente a assumir postura dialógica ampliando a participação e a voz do aluno além de poder contribuir com a dinâmica da aula. Contudo, é preciso ressaltar que apesar dos aspectos promissores sugeridos pelo uso da plataforma, evidenciou-se que o preparo e a disposição real do professor para propor a dialogicidade a seus alunos é essencial
- ItemConhecimentos mobilizados por uma professora de matemática de estudantes surdos: análise de uma prática em uma escola bilíngue(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 11/08/2017) Teófilo, Flávia Roberta Porto; Traldi Junior, ArmandoO presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os conhecimentos mobilizados por uma professora de matemática, a partir de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), para um grupo de estudantes surdos sobre função afim. Foi utilizada uma abordagem qualitativa do tipo intervencionista. Os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada com a professora pesquisada, filmagens das aulas e um diário de campo. Esta pesquisa tem como fundamentação teórica os trabalhos de Simon (1995) sobre o uso da THA no ensino de matemática em uma perspectiva construtivista e os trabalhos de Shulman (1986) no que concerne aos conhecimentos do professor. Como componente do Ciclo de Ensino desenvolvido por Simon, a THA foi elaborada a partir dos resultados de pesquisas sobre função afim considerando, enquanto escolha didática, as teorias de Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e a Pedagogia Visual de Campello (2008). A partir da análise dos dados coletados, é possível afirmar que a THA pode ser utilizada para verificar os conhecimentos mobilizados pelos professores. Em relação ao professor de surdo, é possível afirmar que o conhecimento da cultura e das especificidades destes estudantes, da língua de sinais articulada com a língua portuguesa, dos recursos visuais, do pedagógico e do conteúdo específico são essenciais no processo de ensino
- ItemO ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseada em problemas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 14/03/2016) Souza, Débora Vieira de; Fonseca, Rogério Ferreira daApresentamos aqui algumas reflexões envolvendo o ensino e a aprendizagem de noções de Cálculo Diferencial e Integral. Amparada em aportes teóricos pertinentes, busca-se propor atividades para abordar noções de Cálculo, como limites e derivadas, tomando como princípio norteador uma metodologia ativa, no caso, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Espera-se integrar conteúdos e conceitos matemáticos com as práticas profissionais de universitários, promovendo aprendizagens significativas. Por meio da inserção de problemas motivadores, reais ou realísticos, almeja-se amenizar certos entraves observados no ensino e na aprendizagem de Cálculo, bem como promover a construção de conhecimentos transdisciplinares
- ItemO ensino de fungos e a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2015(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 14/03/2017) Macedo, Edimar Cristiano; Menolli Junior, NelsonEm decorrência da relevância do ensino de fungos na educação básica e das contribuições do livro didático para a aprendizagem de conteúdos, o objetivo deste trabalho foi analisar quais conteúdos conceituais procedimentais e atitudinais relativos ao tema fungos estão presentes em alguns livros didáticos de biologia do ensino médio e de que forma esses conteúdos são abordados. Para desenvolver essa proposta, foi realizada uma pesquisa documental na qual foram selecionados os capítulos sobre fungos das coleções de livros didáticos de biologia indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015. Os resultados indicam que a fragmentação de conteúdos conceituais é predominante, existindo poucas oportunidades de integrar os conhecimentos em uma rede conceitual capaz de estabelecer relações entre os conteúdos estudados. Os conteúdos procedimentais e atitudinais tiveram papel secundário na abordagem das características dos fungos e nem todos os autores se preocuparam em relacionar conteúdos de diferentes tipologias no decorrer do capítulo. Algumas oportunidades de melhoria podem ser levantadas a fim de integrar diferentes tipos de conteúdos no ensino de temas da biologia, uma vez que a preponderância da fragmentação de conteúdos conceituais na prática pouco contribui para a superação de um ensino liberal tradicional que até o momento não se mostrou eficiente para universalizar o acesso a um ensino de qualidade
- ItemSaberes docentes para o trabalho com educação científica na educação infantil : ampliando as aprendizagens das crianças(IFSP, 15/08/2016) Ferreira, Bernadete Magda Granado; Marques, Amanda Cristina Teagno LopesEste trabalho tem como principal objetivo refletir sobre os saberes necessários ao professor polivalente para o trabalho com educação científica desde a Educação Infantil. Tratando-se de crianças pequenas, a aproximação com o conhecimento científico deve considerar as características próprias das crianças e suas infâncias. Dessa maneira, o problema de pesquisa assim se anuncia: Quais são os saberes necessários ao professor polivalente para o trabalho com a educação científica no contexto da Educação Infantil? A metodologia proposta é o estudo de caso (YIN, 2001) e os procedimentos para coleta de dados utilizados foram: observação da prática pedagógica de professores polivalentes, entrevista com os professores, coordenação e direção da escola pesquisada e análise dos documentos produzidos por este agrupamento. Como referencial teórico sobre formação de professores e saberes da docência recorreremos a Freire (1996), Oliveira-Formosinho (2002) e Pimenta (1999); Arce et al (2011), Bizzo (2009), Cachapuz et al (2005), Carvalho e Gil-Pérez (1998), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) nos ajudam com as reflexões necessárias sobre a educação científica, e para compreendermos melhor a função social da Educação Infantil, além de Barbosa (2009) e Bujes (2001), utilizamos a legislação que regulamenta esta modalidade de ensino, bem como outros documentos oficiais que debatem o currículo proposto a essa etapa da escolaridade. Como resultado, indicamos que para constituição de trabalho que atenda às particularidades da Educação Infantil e aos modos próprios de produção do conhecimento científico, a formação de professores de Educação Infantil deve levar em conta a constituição de saberes sobre a criança, as infâncias e sobre a função social da Educação Infantil; para compreenderem como se investiga nas ciências, a constituição de saberes do pensar científico; e, finalmente, para romper com práticas cristalizadas e estabelecer novo modo de pensar, agir e trabalhar (CACHAPUZ et al, 2005) e também para constituírem sua identidade de professor de Educação Infantil, os saberes pedagógicos. Consideramos esses saberes necessários à construção de práticas que possibilitem a promoção da educação científica também no contexto da Educação Infantil, sem com isso descaracterizá-la
- ItemCiências na educação infantil: canções em abordagens reflexivas sobre o meio ambiente(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 15/12/2020) Soares, Érika Dias; Gomes, Emerson FerreiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma canções infantis permitem processos de reflexão sobre a ciência na Educação Infantil. Para seu desenvolvimento, foram aplicadas duas sequências didáticas que valorizaram o brincar e a ludicidade na resolução de questões sobre preservação do meio ambiente e aspectos gerais relacionados às ciências da natureza. As sequências lúdicas e reflexivas partiram de duas canções, uma canção compõe o CD Zoró dos Bichos Esquisitos (2014), do artista Zeca Baleiro, e a outra do CD Bafafá (2017) da dupla Palavra Cantada, ambas possibilitam a abordagem e a discussão de temáticas ambientais. As propostas foram desenvolvidas em uma turma da Educação Infantil de uma escola localizada na região metropolitana de São Paulo, onde a pesquisadora exerce a função de Professora de Educação Básica I. As sequências de atividades buscaram articular a temática “meio ambiente” com as canções e foram baseadas nos aspectos de interação (VIGOTSKI, 1991) e satisfação cultural (SNYDERS, 1988) nas propostas voltadas ao público infantil. As análises seguiram o referencial discursivo apresentado por Bakhtin (2009 [1929]) ao considerar a criança como produtora de discurso. Foram analisados dois momentos de construção discursiva: uma composição realizada no final da primeira sequência e uma roda de conversa como finalização das intervenções. Como resultado, destacamos que a partir do uso de canções como forma de promover interações discursivas na Educação Infantil, o potencial das crianças na abordagem de temáticas relacionadas às ciências da natureza e a sua abordagem social são revelados. A pesquisa gerou um produto educacional composto por sugestões de atividades desenvolvidas que possibilitam a discussão de temáticas ambientais e sociais com o público da Educação Infantil. O material é destinado a professores atuantes e em formação e que tenham interesse no processo educativo em ciências de forma lúdica e reflexiva.
- ItemContribuições do uso do livro didático digital nas práticas docentes no ensino de química(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 17/03/2016) Costa, Ricardo Augusto Marques da; Collet, Lucia Scott Franco De Camargo AzziEste projeto investigou possíveis mudanças nas práticas dos professores frente ao uso do livro didático digital (LDD). Cada vez mais presente nas salas de aula, devido ao avanço tecnológico atual, o LDD apresenta características peculiares que, com vantagens e desvantagens inerentes, propicia diversos recursos metodológicos e aproxima-se mais da realidade tecnológica do aluno. Adotou-se como referencial metodológico a análise textual discursiva em que a estrutura textual é elaborada por meio de categorias resultantes da análise das entrevistas. Os dados coletados junto a professores de Química de Ensino Médio, de escolas particulares da cidade de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, visou compreender quais as contribuições têm o livro didático digital nas aulas destes professores. Assim, segundo a análise textual discursiva, as transcrições foram unitarizadas, categorizadas e, posteriormente, formando um corpo de texto. Percebeu-se que os professores têm papel central para o LDD ser bem sucedido e que o desconhecimento das ferramentas do LDD, superficialidade ao se analisar o livro que será adotado e imposição pela adoção deste geram sua subutilização. Além do mais, a mobilização dos alunos para a utilização do livro depende muito dos comandos dados pelos professores. A partir disto, foram propostas maneiras de atuação na formação continuada dos professores, com a finalidade de uma utilização plena do LDD nas aulas
- ItemReflexões sobre o ensino de Química baseadas no diálogo entre o ENEM e o Currículo Estadual Paulista(IFSP, 19/09/2016) Ciszevski, Elisa de Oliveira Silvério; Cintra, Elaine PaviniEsta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo principal verificar a correlação entre os conceitos de Química, avaliados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), frente aos documentos norteadores da educação paulista: o Currículo e o Material Didático Pedagógico. A partir de uma análise documental, procurou-se estabelecer um diálogo, sob a ótica dos Objetos de Conhecimento, entre as questões de Química das edições de 2009 a 2013 do Exame, o Material Didático Pedagógico composto pelo Caderno do Aluno e o Caderno do Professor e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Este trabalho investigou a extensão com que o material oferecido nas Unidades Escolares subsidia os alunos na construção dos conhecimentos e respalda-os para a resolução das situações-problema apresentadas nas questões de Química do ENEM. Após análise, concluiu-se que os conteúdos programáticos sugeridos pelo Currículo Oficial contemplam a maioria dos Objetos de Conhecimento exigidos para o exame nos anos avaliados. A exceção observada diz respeito ao conhecimento relacionado à química orgânica, uma vez que foi verificada a ausência ou abordagem não suficiente de conceitos relacionados às reações orgânicas no material didático. Diante da similaridade entre os conceitos abordados nestes documentos, os resultados desta investigação indicam que este exame externo pode ser considerado uma opção para a construção dos conhecimentos nas salas de ensino médio, podendo ser um instrumento de apoio ao educador e ao aluno no processo ensino aprendizagem na disciplina Química. O Produto Educacional resultante dessa pesquisa é um Relatório Pedagógico que poderá servir como referência para a reflexão sobre este Exame e sua influência no âmbito escolar e nas atividades curriculares de alunos e professores
- ItemEducação CTS: uma experiência didática com o tema “substâncias psicoativas”(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 20/12/2016) Oliveira, Thais de Cássia; Miranda Junior, PedroNesta dissertação de mestrado apresentamos uma pesquisa que teve como objetivo identificar as potencialidades e os desafios encontrados no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) orientada para uma Educação que articule os elementos da tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) a partir do tema sociocientífico ?substâncias psicoativas?. A SD foi realizada no período de um bimestre, durante as aulas de Química para uma turma de 40 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa-ação, em que o observador é participante natural e sistematiza as observações das próprias aulas enquanto professor-pesquisador. A pesquisa foi organizada em três etapas: (i) levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos; (ii) Desenvolvimento da SD e coleta de dados; (iii) tratamento e análise dos dados. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de diferentes instrumentos: observação participante, questionários inicial e final, filmagens das aulas e posterior transcrição, produções dos estudantes e entrevista semiestruturada. A análise dos resultados da pesquisa aponta que a Educação CTS é facilitadora para apropriação pelos estudantes de conceitos científicos relacionados ao tema em discussão, promove uma efetiva contextualização do ensino de Ciências, possibilita aos estudantes a utilização do conhecimento para leitura de sua realidade e desenvolve nos alunos a capacidade de articular a interrelação da Ciência-Tecnologia-Sociedade associada à temática ?substâncias psicoativas?. A Educação CTS oportuniza discussões em sala de aula sobre aspectos sociocientíficos vinculados a problemas sociais, o que normalmente não se observa quando se pratica um ensino tradicional de Ciências, além de instigar a reflexão do professor sobre a sua própria prática e sobre o seu papel na Educação e da função social da escola. Consideramos que o trabalho realizado alcançou os objetivos da Educação CTS e que, portanto, a intervenção didática desenvolvida a partir de um tema sociocientífico contribuiu para formação do aluno como cidadão crítico e atuante na sociedade em que vive e que se fundamenta de conhecimentos científicos para tomada de decisão e formação de valores
- ItemFormação continuada em matemática de professores do Ensino Fundamental I(2016) Mendes, MirelaVárias modalidades de formação continuada têm sido vivenciadas pelos professores, entretanto existe espaço no campo da pesquisa para uma análise de como essas modalidades de formação têm chegado aos professores e qual sua efetiva contribuição para o desenvolvimento profissional deles. Assim, nesta pesquisa de mestrado escolheu-se explorar a modalidade de formação aula compartilhada, em Educação Matemática, do professor de Ensino Fundamental I, buscando responder à seguinte questão: quais as possibilidades e os limites da aula compartilhada como modalidade de formação continuada em Matemática? Essa pesquisa tem como objetivos: 1.Analisar o avanço dos professores na elaboração do seu planejamento de Matemática; 2. Verificar as mudanças nas crenças desses profissionais quanto ao ensino dessa disciplina; 3. Identificar possíveis desafios à concretização da proposta (limites). Do ponto de vista metodológico, optou-se pela realização de pesquisa-ação, na qual a pesquisadora atuou como formadora da modalidade pesquisada. Para coleta de dados, recorreu-se à realização de entrevista, questionário, registros do processo da formação e análise de planejamentos elaborados pelos professores participantes da pesquisa, antes e após a vivência da formação, investigando possíveis mudanças na ação dos docentes participantes da pesquisa (três), que teve como lócus uma escola estadual localizada em uma Comunidade, em São Paulo. .A intenção foi analisar qualitativamente a contribuição da modalidade aula compartilhada para a formação contínua do professor de Ensino Fundamental I em Matemática, em uma escola pública. Como referencial teórico para a análise dos dados coletados, utilizaram-se as tendências em Educação Matemática descritas por Fiorentini (1995); os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Bicudo (1999). Buscou-se, ao investigar essa modalidade de formação, encontrar algumas possibilidades de intervenção junto aos professores rumo à melhoria da qualidade do ensino de Matemática no Ensino Fundamental I
- ItemReflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de matemática em um curso técnico integrado ao ensino médio(IFSP, 2017) Tangerino, Lauro IvanApresentamos neste trabalho os principais aspectos de uma metodologia de ensino ativa, a saber, a Aprendizagem Baseada em Problemas; faremos reflexões acerca de suas vantagens, desvantagens e suas potencialidades. Assumimos como pressuposto que o ensino de Matemática em um curso técnico de nível médio precisa estar substancialmente articulado aos conhecimentos técnicos, científicos, sociais e profissionais. Não é suficiente apenas enfatizar as abstrações e formalizações de conceitos matemáticos, é imprescindível associá-los a aplicações práticas e também às realidades profissionais dos estudantes, a fim de desenvolver, por meio de problemas reais ou realísticos, habilidades e competências elementares à sua formação. Para tanto, acreditamos que conexões entre as diversas disciplinas devem ser propostas, por isso, apresentaremos considerações a respeito da interdisciplinaridade e suas conexões com a Aprendizagem Baseada em Problemas voltada a questões relevantes à sociedade atual, que podem motivar e enriquecer o aprendizado de conceitos matemáticos na Formação Profissional integrada à Educação Básica. Um dos principais objetivos desta pesquisa é investigar teoricamente as potencialidades do uso de uma metodologia de ensino ativa, no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos em um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFSP, Câmpus São Paulo, buscando favorecer a articulação entre o conhecimento matemático e as competências profissionais do profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo, como produto final, a proposição de alguns problemas de acordo com os preceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como as respectivas orientações didáticas para auxiliar professores em sua utilização na sala de aula
- ItemFormação de professores em contexto para o desenvolvimento de práticas de educação ambiental crítica na escola(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017) Ribeiro, Tatiane Guimarães de Oliveira; Marques, Amanda Cristina Teagno LopesA urgência em formar cidadãos emancipados, críticos e transformadores da realidade socioambiental em que estão inseridos torna o papel da escola cada vez mais importante. A educação escolar apresenta-se como uma possibilidade de apropriação de conhecimentos e valores que possam contribuir para o desenvolvimento e melhoria do modo de viver; é neste meio que se promove a educação de maneira sistematizada e com objetivos para a formação de crianças conscientes e ativas. O desenvolvimento de práticas de educação ambiental (EA) na escola favorece essa formação no âmbito do meio ambiente; por outro lado, é necessário que os professores tenham claros os conceitos e fundamentos de educação ambiental para que suas práticas não sejam esvaziadas de conhecimentos e objetivos bem definidos. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades e os desafios da formação de professores em seu contexto de trabalho para o desenvolvimento da EA dentro da escola de Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, desenvolvida em uma pré-escola municipal da cidade de São Paulo. Como aportes teóricos, adotamos autores que discutem Educação Ambiental e formação de professores, com destaque para Mauro Guimarães (2004), Marcos Reigota (1994), Genebaldo Freire Dias (1992), Paula Brugger (1994), Julia Formosinho (2002), Isabel Alarcão (2001), Paulo Freire (1987, 1991). Como resultados, apontamos que a formação em contexto possui o desafio de romper com concepções tradicionais arraigadas, o que torna a mudança de práticas e sua organização com base em uma concepção crítica um processo bastante complexo. Por outro lado, a formação realizada no contexto da escola sensibilizou professores que não se envolviam com tema EA a se envolverem, articulou o coletivo, mobilizando ações de EA na escola, atendeu às demandas da escola e dos professores, dialogando com problemas reais. As ações e as práticas de EA na escola tornaram-se mais intencionais e houve a promoção de momentos de reflexão coletiva e troca de experiências entre os docentes em busca de um objetivo comum, com vistas ao desenvolvimento de práticas de educação ambiental na escola que envolvessem a todos
- ItemValores e significados percebidos na relação entre professores de matemática e o sistema de ensino licitado por uma rede municipal de ensino(2018) Pico, Cleicimara Regina MódoloA pesquisa, que se apresenta visa investigar a relação de um grupo de professores de matemática, de uma rede municipal de ensino, e o sistema de ensino licitado por este município. A fundamentação deste trabalho encontra-se em trabalhos de Sacristán (2017) sobre os níveis do currículo prescrito, do currículo apresentado aos professores, e do currículo modelado pelos professores. Para compreender mais especificamente a relação dos professores com os materiais curriculares utilizamos como base os trabalhos de Remillard (2005) e de Brown (2002) sobre como os que os professores utilizam os materiais curriculares de Matemática em suas aulas a partir da análise feita por Januário (2016) com base nos trabalhos dos autores já supracitados. A pesquisa realizada é qualitativa, os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionário e entrevista semiestruturada e analisados por meio da metodologia de análise textual discursiva. A análise dos dados traz elementos que demonstram que entre as categorias de reprodução, adaptação e improvisação Remillard (2005) e de Brown (2002), os professores da rede municipal utilizam?se com maior frequência da adaptação para desenvolver suas atividades que envolvem o uso do material didático em sala de aula. Também aponta esta investigação para um necessário cuidado de discussão junto aos professores da rede sobre o processo de licitação do sistema de ensino, do material distribuído que é parte deste, na promoção de uma formação continuada mais significativa, e um currículo moldado que favoreça o processo de ensino e de aprendizagem
- ItemO uso de simuladores computacionais como recurso didático nas aulas de física(2018) Braga, Alex de SousaO objetivo principal desta pesquisa foi verificar as contribuições que o uso de um simulador computacional pode proporcionar para a aprendizagem quando utilizado como instrumento de problematização inicial ou como instrumento de aplicação do conhecimento no tema energia elétrica e a conta de luz mensal. A sequência didática utilizada para tal tem como referencial teórico os momentos de aprendizagem propostos por Delizoicov. A metodologia de investigação adotada baseia-se em uma pesquisa qualitativa, apoiada num estudo de caso envolvendo 24 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública estadual de Guarulhos-SP. Para a realização da pesquisa, os alunos foram divididos em dois grupos: A e B, cada um deles contendo 12 alunos. No caso do grupo A, os alunos utilizaram o simulador como instrumento de problematização inicial, e no grupo B como instrumento de aplicação do conhecimento. Os dados foram coletados por meio de questionários, atividades de investigação sobre uma conta de luz residencial, questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. A análise dos dados foi feita por meio de uma ficha de análise dos resultados obtidos. Os resultados sugerem que a utilização do simulador como instrumento de problematização inicial contribui para a aprendizagem no tema pesquisado da mesma forma quando utilizado como instrumento de aplicação do conhecimento. Nesse contexto é possível afirmar também que a combinação entre simulação computacional e os momentos de aprendizagem de Delizoicov, se mostrou capaz de gerar nos alunos um amadurecimento dos conceitos estudados, além do comprometimento, interesse, bom desempenho, maior autonomia e independência para a realização das atividades. Os resultados indicam que uma parcela significativa de alunos evoluíram na capacidade de levantar hipóteses, trazer conhecimentos prévios sobre o tema e também se posicionar criticamente sobre os assuntos relacionados ao consumo de energia elétrica. Um aspecto comum observado nos dois grupos foi à interação ocorrida entre os alunos, dos alunos com a atividade realizada com o simulador, e também do diálogo constante entre o professor e os alunos acerca das situações apresentadas
- ItemCiclos de modelagens(2018) Kamada, WilianVivemos em uma época em que o uso da tecnologia em sala de aula já não é apenas mais uma questão duvidosa sobre o seu enorme potencial didático. Passamos ao ponto em que a sua inserção passa a ser necessária diante dos diversos e diferentes recursos que existem e são disponibilizados instantaneamente para o educador e o educando. O uso das tecnologias didáticas educativas proporciona a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, aumenta a motivação dentro e fora da sala de aula e atrela o cotidiano com a prática. Esta pesquisa apresenta o caráter qualitativo, sob a forma de pesquisa ? ação, que mostrou a utilização do Arduino com o Ciclos de Modelagens propostos pelo David Hestenes (1996) para os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar ? Unidade Centro, instituição a qual o pesquisador também é professor. A sua utilização envolveu os conteúdos de calorimetria, termodinâmica e eletricidade, mas que podem ser estendidos para outros assuntos das Ciências da Natureza e para Matemática. Da mesma forma, esta pesquisa pode ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental, médio ou superior. O seu desenvolvimento envolveu a utilização da placa Arduino pelos grupos de estudantes em sala de aula e no laboratório de informática, para que desenvolvessem modelos que explicassem fenômenos sobre a termologia, baseados na elaboração da programação, da montagem experimental e delimitação da validade do modelo. Foi presenciado a total participação dos estudantes na elaboração dos ciclos e ocorreu um aumento do aprendizado de conceitos físicos. E apesar do Arduino requisitar um planejamento e conhecimento prévio, a sua aplicação ajudou a desenvolver uma aprendizagem significativa no Ensino de Física