Química Industrial
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Química Industrial por Título
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAplicação de Metodologia Kaizen na produção industrial de um produto agrícola(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-20) Silva, Kleber Batista da; Pereira, Mauro Teixeira; Mendes, Fabrício BrunoCom a globalização e a aproximação dos mercados produtores e consumidores, tornou-se cada vez mais necessário produzir com alta qualidade, preços baixos e com o menor tempo possível. Atualmente, uma das estratégias adotadas pelas empresas competitivas e lucrativas é utilizar ferramentas que auxiliem no controle e/ou redução de desperdícios e melhore o processo produtivo. Portanto, o objetivo desse trabalho é reduzir o ciclo produtivo e a variação operacional em uma indústria localizada em Suzano, que fabrica produtos voltados ao mercado Home e Personal Care e agrícola. Nesse contexto, a filosofia Lean Manufacturing, com o auxílio de ferramentas como: mapeamento de processo, fluxograma de processo, diagrama de Ishikawa, 5W2H, ciclo de melhoria contínua (PDCA), SMART e carta de controle, foram excelentes aliados no que diz respeito às melhorias propostas por este trabalho. Dessa forma foi possível mapear, identificar e analisar os problemas existentes, que impactavam no ciclo do produto e na alta variação operacional e propor melhorias, que foram realizadas e analisadas, após a sua implantação. Estas melhorias aplicadas ao processo produtivo, geraram uma redução no ciclo produtivo de 23,5% e um aumento de produtividade de 30,8%, proporcionando uma melhoria relevante para a empresa, sem recorrer a grandes investimentos.
- ItemAvaliação da atividade antibacteriana da Mikania glomerata em formulação cosmética(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-27) Costa, Aline Jesus da; Santos, Julie Anne Abdala Elias dos; Silva, Vanessa Reis Vargas da; Lima, Alexandre Correia deO uso de produtos inibidores de odor como os desodorantes e antiperspirantes pela população ocorre a várias gerações, porém, atualmente, se tem uma maior preocupação com as substâncias que compõem esses produtos. Alguns estudos associam essas substâncias a possíveis doenças, como o Alzheimer devido à presença de compostos de alumínio nas formulações. As empresas buscam alternativas a essa problemática com produtos que tenham como princípio ativo compostos naturais que não sejam tóxicos aos seus consumidores, porém os preços elevados os tornam pouco acessíveis. Por isso, este trabalho buscou apresentar uma alternativa viável com o princípio ativo cumarina presente nas folhas da Mikania glomerata, conhecida popularmente como guaco. Para analisar a eficiência deste princípio ativo foram realizados extratos para aplicação em formulações naturais sólidas e líquidas e, então, avaliada sua eficiência, em teste in vitro, contra a bactéria Staphylococcus aureus. Para verificar a eficiência da extração utilizou-se o método da cromatografia em camada delgada. Com os resultados, concluiu-se que é possível aplicar o princípio ativo em uma formulação natural, entretanto, é necessário que outros testes, avaliações e análises quantitativas para determinação da concentração ideal para uma ação antimicrobiana mais eficiente.
- ItemAvaliação técnica de culturas para extração de óleo vegetal com foto em produção de biodiesel(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-20) Souza, Diego Barboza de; Akisue, Rafael AkiraPesquisas relacionadas ao desenvolvimento de combustíveis renováveis são de suma importância para a conservação do meio ambiente. O uso dos combustíveis fósseis se deu a partir da Revolução Industrial, porém, apesar da indústria petroquímica ter impulsionado vários avanços tecnológicos, ela acaba sendo responsável por diversos problemas ambientais e o custo do barril de petróleo tende a aumentar a cada ano. Uma das alternativas para os combustíveis advindos do petróleo é a utilização dos combustíveis produzidos com o uso de biomassa. Um dos combustíveis originados da biomassa é o biodiesel que pode ser produzido pela transesterificação, esterificação ou craqueamento de óleos vegetais. Os óleos podem ser extraídos por prensagem mecânica ou por solventes. Muitos processos utilizam os dois métodos, em conjunto, visando um melhor rendimento. Neste sentido, foi realizada uma extensa revisão bibliográfica para analisar os tipos de matérias-primas e os processos que demonstrem um maior rendimento e viabilidade econômica. Foi dado enfoque nos óleos de soja e dendê que apresentaram aspectos mais positivos que as demais culturas estudadas neste trabalho. Contudo, as vantagens oferecidas pelo cultivo de dendê, superam as vantagens da soja, apresentando um excelente rendimento para produção em massa de biodiesel.
- ItemDo laboratório à estação de tratamento: estratégias em função do pH para remoção de cromo hexavalente(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-20) Freitas, Eduardo Melo Silva; Pacucone, Lucas Estevão; Maia, Thiago Alexandre Costa; Mendes, Fabrício BrunoEste trabalho de conclusão de curso visa buscar alternativas, e/ou melhorias de processos de tratamento efluentes industriais oriundos da indústria galvânica com o foco no tratamento do metal tóxico (Cromo Hexavalente, Cr6+). Diante disso, buscou se investigar a variável pH na redução química do Cromo Hexavalente (Cr6+), onde por sua vez, quantificou-se algumas informações como: custo final de processo, tempo de reação e viabilidade econômica. Em escala laboratorial, separou-se 1 litro de uma amostra contaminada com cromo hexavalente para os ensaios em diferentes regiões de pH para a redução química (2,3,4,5,6,7 e 8), reduziu-se o material com metabissulfito de sódio e após a respectiva reação, realizou-se a etapa de físico químico do material. Para isso, dosou-se agente alcalinizante hidróxido de cálcio 30% e agente coagulante PAC 18, realizando a floculação em pH 10,0 para completa precipitação do cromo trivalente (Cr3+). Os resultados mostraram um melhor aproveitamento cinético e de eficiência no tratamento em regiões de pH próximo à 2,0. No entanto, conforme soube-se o pH, constata-se uma maior dificuldade e aumento no tempo de reação, onde por sua vez, adquiriu-se uma água com maior valores de DQO (demanda química de oxigênio) e aumento significativo nos valores de produto químico consumido, além do aumento do volume de lodo e presença de cor.
- ItemEstudo da biodisponibilidade de macro e micronutrientes a partir de subprodutos de micro-organismo fermentadores de melaço(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-20) Zanardi, Beatriz Cabral; Luna, Leandro da Silva Alves; Manhani, Maria RaquelA agricultura é uma atividade essencial para a produção de alimentos em todo mundo. Com o crescimento populacional, a expansão da produção de alimentos torna-se cada vez mais necessária. Diante desse cenário, o Brasil busca o uso de tecnologias para garantir a produtividade desejada, onde os fertilizantes desempenham papel importante no enriquecimento do solo e no desenvolvimento das plantações. Muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o intuito de que a quantidade de nutrientes provenientes dos fertilizantes seja absorvida com maior aproveitamento pelas plantas, diminuindo os baixos percentuais de absorção e acúmulos no solo. Os ácidos orgânicos desempenham importantes funções na relação solo-planta, podendo atuar de forma direta, favorecendo a solubilidade de elementos como fósforo, potássio e zinco, pelo estímulo de atividade microbiana. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos ácidos orgânicos produzidos por Lactobacillus buchneri e Brettanomyces lambicus cultivadas separadametne e em conjunto em soluções de melaço a 10% e a 20% na biodisponibilidade de macro e micronutrientes presentes em fertilizantes. As soluções de melaço a 10% fermentadas apresentaram a melhor resposta em custobenefício e em aumento de biodisponibilidade Os nutrientes para os quais se obteve maior ganho foram o fósforo com aproximadamente 14,5% de conversão e o zinco com 15% de ganho.
- ItemPotenciais aplicações de complexos de terras raras em biomarcadores tumorais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-20) Fonseca, Ana Carolina Pinto da; Silva, Carla Caroline Prado e; Dias, Milena Oliveira; Assução, Israel Pereira deO câncer mata milhões de pessoas no mundo por ano. A prevenção é o método mais eficiente para assegurar a sua cura, logo, vem crescendo as pesquisas sobre novos métodos para o diagnóstico precoce da doença. O estudo de terras raras em relação ao câncer ressalta as suas propriedades luminescentes através do fenômeno chamado efeito antena, o qual aumenta a intensidade da emissão de luz dos complexos formados com íons das terras raras (TR). Esses elementos são usados em diversos dispositivos do nosso dia-dia e em casos mais voltados para área médica, os marcadores biológicos constituídos por eles irradiam luzes condizente ao elemento e a sua observação vai ser uma indicação positiva para a presença de alguma substância, como células cancerígenas no caso de biomarcadores tumorais. Este trabalho procurou pesquisar na literatura moléculas em potencial para uso como biomarcadores tumorais. Foram encontradas moléculas orgânicas como lactato, quitosana complexada ao ácido fólico ligadas no íons TR3+. Outro tipo de molécula pesquisada e que se mostrou promissora são as nanopartículas para conversão ascendente (UCNPs). Pode, então, concluir que existem moléculas orgânicas que apresentam baixa citotoxicidade e emitem luz diferenciadas em tecidos tumorais, possuindo um alto potencial para uso na detecção e prevenção do câncer.
- ItemUtilização da semente de melancia como fonte de zinco(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-20) Ricci, Caroline de Oliveira; Costa , Thais Lopes; Leite, Marcela de SouzaFalar sobre o desperdício, é falar sobre um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta. Enquanto toneladas de alimentos são desperdiçadas, parte da população passa fome e sofre desnutrição. O aproveitamento integral dos alimentos consiste em utilizar o alimento como um todo, ou seja, incluir as partes não convencionais na alimentação, por exemplo, as sementes, ricas em vitaminas e minerais. A melancia é uma das principais hortaliças-fruto produzidas no Brasil e é composta por partes não convencionais, no qual, 2% referem-se às sementes. Um dos micronutrientes presentes na semente da melancia é o zinco, cuja deficiência é um problema de saúde pública no Brasil. Diante disso, a proposta do presente artigo foi o estudo da utilização da semente de melancia como fonte de zinco. Este trabalho realizou um levantamento bibliográfico para obter informações sobre as diferentes formas de consumo das sementes de melancia em prol da diminuição da deficiência de zinco no organismo. Percebe-se que as sementes de melancia apresentam versatilidade de consumo e potencial nutricional, tornando-se um auxílio de forma complementar na dieta da população, principalmente nos países em desenvolvimento.