Práticas para o Ensino Fundamental I
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- ItemA importância da literatura infantil e dos livros-brinquedos nas séries iniciais do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-04) Pirola, Aline; Fróes, Marilda; Feba, Berta Lúcia; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera LúciaO presente trabalho abordará o tema Literatura Infantil e os livros-brinquedos, tem como objetivo leitura e análise de livros-brinquedos. Inserida no universo da criança, a literatura infantil tem uma grande importância no desenvolvimento do individuo, principalmente no processo de leitura e escrita. Os livros são objetos especiais, principalmente nas relações que as crianças estabelecem com o mundo na ação do brincar, por isso mesmo, podem ser entendidos como objetos de criação e imaginação. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão de alguns livros-brinquedos a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. Com o objetivo de despertar a criticidade do aluno diante do mundo por meio das obras literárias, este trabalho mostrará os fatores que contribuem para a formação de não leitores: a forma como a leitura é ensinada, evolução tecnológica, correria do dia-a-dia advinda das condições socioeconômicas,modificação da cultura da nossa sociedade, condições socioeconômicas, e mostraráque o papel da escola diante de toda essa realidadeé fazer uma reflexão sobre suas práticas no ensino da leitura, revisando seu projeto político pedagógico e as práticas docentes.Os livros infantis, em geral, são analisados, estudados e discutidos em três dimensões: dimensão material, dimensão verbal e dimensão não verbal. Constata-se que no universo da literatura infantil o livro-brinquedo se faz presente, é uma ferramenta rica e dinâmica, faz com que o leitor leia e manuseie, unindo a leitura e o brincar, pois olivro é visto como componente central do processo de estímulo, criação e invenção de formas simbólicas e narrativas,estimulando a criança a imaginar e criar.
- ItemA alfabetização e a aprendizagem: desafios do Professor alfabetizador(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022) Lima, Ana Clécia; Benedini, Larissa; Tiggemann, Iara; Lopes Junior, CarlosNo presente trabalho se reconhece que a aprendizagem dos alunos e o seu processo de alfabetização ocorrem por meio da prática profissional, haja vista que os docentes são os mediadores, assim, quando se considera o processo de ensino e aprendizagem de uma criança, constata-se que o aprendizado da leitura e da escrita requerem capacidades consideradas como básicas e que são desenvolvidas de maneira espontânea pelas crianças, mas que podem, e devem, ser reforçadas dentro da escola, por meio da figura do professor e com a proposição de atividades consideradas como adequadas. Desse modo, considerou-se que os problemas de aprendizagem e as dificuldades no processo de alfabetização que podem emergir ao longo do processo educativo são muito amplos, e, com isso, foram estabelecidos os objetivos da pesquisa: como objetivo geral espera-se destacar o papel da alfabetização para aprendizagem da criança, e como objetivo específico ressaltar a importância do educador na alfabetização e na aprendizagem. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia de revisão bibliográfica, foi adotado também um estudo quantitativo e qualitativo, no qual foi realizado um questionário semi estruturado composto de 10 questões de foro aberto e fechado, com a participação de 16 professores especialistas no assunto. Conclui-se que todos os participantes da pesquisa concordam que alfabetização consiste em um processo que é iniciado antes mesmo dos educandos começaram a frequentar a escola e que, posteriormente, é formalizado no Ensino Fundamental, por meio da aquisição da leitura e da escrita.
- ItemA colaboração do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática no ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-01) Godoi, Bianca; Pena, Caio; Lopes Junior, Carlos; Pereira, VagnerPretende-se com este trabalho mostrar que o xadrez pode atuar como mediador desenvolvendo capacidades motoras e também cognitivas durante as aulas do ensino fundamental I. Utilizando o xadrez podemos trabalhar o raciocínio lógico dos discentes e consequentemente permitindo que os mesmos venham a ter melhores resultados em seus estudos. O xadrez é considerado um dos jogos mais antigos e populares no mundo todo. Dentro das escolas o xadrez vem ganhando cada vez mais adeptos, pois é um jogo que estimula o jogador na tomada de decisões lógicas, facilitando assim o ensino dos conteúdos escolares e desenvolvendo a capacidade de avaliar as atitudes a serem realizadas. A parceria entre o aluno e o jogo devem caminhar em paralelo, e cabe ao professor encontrar ferramentas adequadas para que o interesse não seja perdido. Na matemática o xadrez é capaz de desenvolver no aluno a sua capacidade de reflexão, estimulando e motivando a descobrir novas jogadas, consequentemente aprendendo sempre mais. O xadrez utiliza as noções de espaço de aritmética (valor das peças e noções de troca), análise combinatória, cálculo de possibilidades e estatística. Alguns autores reforçam o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento dos estudantes ainda crianças. Este trabalho utilizou o método analítico descritivo baseado apenas em pesquisas bibliográficas.
- ItemA importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da aprendizagem em estudantes do Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Thomé, Simone; Heeren, Marcelo; Pereira, Gabriel; Natera, RafaelA Psicomotricidade é uma ciência que busca entender a relação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento de aspectos emocionais, afetivos e da aprendizagem dos indivíduos. Especificamente quando abordamos o desenvolvimento dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Psicomotricidade se apresenta como um conjunto de ações que contribuem com o aprendizado, proporcionando o adequado desenvolvimento motor das crianças, favorecendo assim suas estruturas afetivas e emocionais. É importante reconhecermos que o início da alfabetização, com a construção do sistema de escrita e leitura, é uma ação que necessita do desenvolvimento motor inerente àquela ação desejada. Nesse contexto, o estudo da Psicomotricidade e seus aspectos, pode contribuir para melhorar a compreensão sobre as dificuldades observadas nas crianças durante o processo de alfabetização em conjunto com o desenvolvimento motor e os esquemas corporais. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar a importância dos movimentos na formação e estruturação dos elementos da Psicomotricidade dos estudantes do Ensino Fundamental I, buscando identificar a relação existente com o desenvolvimento do processo de alfabetização. Foi realizado um estudo bibliográfico em sites e plataformas, buscando artigos que discutissem essa temática. Podemos perceber que a Educação Psicomotora pode influenciar positivamente o processo de alfabetização das crianças, contribuindo também com o desenvolvimento emocional, afetivo e motor.
- ItemA intervenção psicomotora como benefício para alunos no Ensino Fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-08) Silva, Catiane; Silva, Diego; Heeren, Marcelo; Tiggemann, Iara; Lopes Júnior, CarlosA psicomotricidade é uma ciência que vem sendo aprimorada nas últimas décadas. Surgiu na área neurológica com fins medicinais, pois justificava fenômenos clínicos e teve grande êxito ao ser introduzida na educação como apoio para desenvolvimento motor e de caráter. Na atualidade, essa ciência tem sua prática na educação infantil (de zero a cinco anos de idade) dando base ao conteúdo total de sala de aula, sendo o principal pilar da aprendizagem. Entretanto, ao chegar no ensino fundamental I (de seis a dez anos) a abordagem psicomotora é diminuída na rotina do aluno, sobressaindo-se as atividades no papel, com poucas ações interativas e apenas duas horas semanais de educação física. Esta mudança abrupta pode gerar trauma, desinteresse e perda de significado do processo educativo para muitas crianças, o que culmina em dificuldades de aprendizagem. Este trabalho apresenta a psicomotricidade como intervenção benéfica para alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo teórico queteve sua coleta de dados e pesquisa realizados no prazo de um ano. A sequência de fatos descritos e suas justificativas foram embasados em autores referenciados. Com este trabalho, pretende-se apresentar ao pedagogo a importância acadêmica das atividades e treinos motores, frisar seu apoio no desenvolvimento humano nessa faixa etária, e trazer sugestões de atividades funcionais junto com a teoria na busca de expandir o entendimento sobre o assunto.
- ItemA poesia na sala de aula e seu papel transformador na formação de leitores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-27) Toledo, Ivanilde; Mazote, Maria Célia; Silva, Vera Lúcia; Tiggemann, IaraA criança tem contato desde muito cedo com a poesia, através das cantigas de ninar, das brincadeiras de ruas, canções folclóricas. Desse modo, questiona-se por que não ampliar esse contato na sala de aula, uma vez que a poesia permite que se brinque com as palavras e sons? Por que os professores ainda fazem pouco uso de um recurso tão rico? Como a poesia auxilia na formação de leitores? Refletindo sobre essas indagações, percebeu-se a necessidade de investigar a importância da poesia na sala de aula, seu papel na formação do leitor e oferecer algumas sugestões de trabalho para o estudo desse gênero textual. Seu objetivo é destacar a importância da vivência poética para a criança, bem como a grande relevância da poesia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto poético é o meio eficaz para o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e de suas competências leitoras e simbólicas. É necessário, então, propor exercícios de imaginação, fantasia, criatividade, de maneira lúdica e prazerosa, apresentando assim, o papel transformador na formação literária no contexto escolar. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros, revistas, textos e artigos disponibilizados na internet, para levantamento da situação em questão, a fim de coletar dados para a fundamentação teórica e justificar os limites e contribuições da própria pesquisa. Entre os autores estudados serão abordaddos textos de Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fanny Abramovich, Fernando Paixão e Regina Ziberman; complementando com os artigos pesquisados. Constatou-se, desse modo, que a poesia é uma ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o resgate do prazer e do encantamento encontrado no trabalho com poesia na sala de aula.
- ItemA psicopedagogia e o lúdico no processo de alfabetização e letramento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Duarte, Marisa; Molinari, FrancineSabe-se que a alfabetização e o letramento são importantes para todo o aprendizado infantil, no entanto, reconhece-se, também, que inúmeros são os desafios enfrentados na prática pedagógica e que, consequentemente, geram os desníveis de aprendizagem dentro das salas de aula, influenciando a prática pedagógica e a aquisição de conhecimento de todos os alunos. Dessa forma, a presente pesquisa parte da premissa de que as unidades educacionais precisam atualizar sua metodologia de ensino, recorrendo a todas as ferramentas possíveis para conquistar seus alunos e para superar os problemas de aprendizagem destes, e, para isso, tem-se, neste trabalho, o objetivo geral de destacar como a psicopedagogia e o lúdico podem contribuir com o processo de alfabetização e letramento e os objetivos específicos de explanar os conceitos de alfabetização e letramento, psicopedagogia e lúdico, de modo que, ao término do mesmo, seja possível relacionar todos os conceitos, fazendo com que se complementem. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica e recorre-se ao trabalho de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1991, 1994), Soares (2003, 2010), Bossa (2007), Lazzarotto (2010), Stroh (2010), entre outros. A partir desses pressupostos, de um modo geral, torna-se possível destacar que a psicopedagogia e o lúdico se tornam importantes para o processo de alfabetização e letramento, pois, enquanto a psicopedagogia identifica os problemas e dificuldades de aprendizagem e propõe atividades para superá-los, o lúdico, aliado a essa prática, transforma esse processo em algo significativo e prazeroso, ensinando, ao mesmo tempo em que diverte.
- ItemAutismo na escola: a perspectiva dos profissionais da educação que não atuam em sala de aula(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-19) Oliveira, Sheilla; Lopes Junior, Carlos; Amo, Gabriela; Xavier, RicardoO presente trabalho tem como objetivo apresentar o atendimento ao autista no ambiente escolar na perspectiva de profissionais da educação fora da sala de aula a partir de um relato de experiência. As informações usadas para análise foram obtidas a partir de pesquisa bibliográfica bem como da observação in loco e da prática. Neste trabalho foram abordadas questões sobre a escola e sua função na formação do aluno como cidadão, desde a definição de autismo à legislação com destaque ao atendimento educacional especializado, a inclusão no ambiente escolar e ainda os aspectos da educação especial e inclusiva. Os resultados demonstraram que têm ocorrido avanços neste cenário nas últimas décadas, mas ainda se trata de um processo lento e dotado de percalços. O atendimento a autistas em sala de aula está distante do objetivo que se tem por inclusão por diversos motivos, que foram citados ao longo do trabalho, sendo os principais a qualificação dos profissionais da educação, a dificuldade no diagnóstico, ausência de recurso e de informação, entre outras. Além de que, existe uma falta de informação por parte da sociedade e até mesmo dos profissionais da educação sobre o autismo e de como proceder, o que muitas vezes leva a retrocessos e também a falta de políticas públicas que efetivem esse processo. Embora existam leis que garantem direitos básicos como salas de recursos multifuncionais, adaptações às necessidades, acessibilidade e etc. Até o momento não são observados na prática ou muitas vezes são insuficientes. Com isso, é possível concluir que há muito o que ser feito para que a inclusão seja implementada de fato e, a necessidade de formação e qualificação dos docentes e demais profissionais da educação, para que o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista seja efetivo, eficaz e sobretudo inclusivo e acolhedor.
- ItemFormação e reconhecimento ao educador: o papel do professor eventual(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-16) Sales, Roseli; Mergulhão, Adriano; Lopes Junior, Carlos; Pereira, GabrielEntre as mais diversas relações de poder existentes na sociedade moderna, é comum que jamais se imagine qualquer tipo de animosidade entre educadores. Esta é, infelizmente, uma verdade vivenciada pelos professores eventuais, substitutos dos professores titulares, em cargos que por vezes sequer são vistos como profissão. Na história da educação, a formação do educador é composta por teorias e vivências que só são possíveis graças às relações entre educadores, o que também se torna uma grande dificuldade. A forma como os colegas e a sociedade vê o professor eventual o inclui em um ramo profissional sem atuação concreta, por apenas um período, como se este fosse somente um guardador de carros enquanto o dono está fora. É, no entanto, no aluno que deve recair o foco de qualquer tipo de estratégia. Se o professor titular se ausenta, o professor eventual tem completas condições de retomar o trabalho e dar continuidade ao processo de aprendizado. Esta, no entanto, é uma tarefa que fica imensamente mais fácil quando existe trabalho em equipe, colaboração da escola e respeito pelo profissional que se dispõe a fazer a tarefa quando o professor titular não tem condições. Considerando, portanto, a importância do educador eventual, esta pesquisa teve como objetivo geral o de analisar qual a real contribuição do professor eventual no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos definidos buscaram Compreender a história da educação no Brasil para determinar em que momento o professor eventual foi inserido entre os atores do processo pedagógico; Analisar a necessidade e a demanda do professor eventual, assim como o seu reconhecimento, no processo histórico educacional; Mapear estratégias que possam contribuir para reflexão acerca de como sua força de trabalho poderia ser melhor utilizada. É possível dizer que, tanto objetivo geral como específicos foram alcançados durante a elaboração, já que foi possível vislumbrar a imagem do professor eventual como um importante ator no processo educacional, compreendendo também quais as principais dificuldades desse profissional e os meios possíveis para tornar o seu trabalho ainda mais efetivo.
- ItemLivros didáticos de ciências do ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-10) Ramos, Nayara; Pereira, Vagner; Prata, Guilherme; Fróes, MarildaEste trabalho apresenta uma análise dos conteúdos de Física nos livros didáticos de Ciências do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental I adotados pela Secretaria Municipal de Educação de Catanduva/SP. Além da classificação dos conteúdos nas diferentes subáreas da Física, as propostas foram classificadas em: conceituais, procedimentais e atitudinais. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo e evidenciaram a presença significativa da Física de forma interdisciplinar com as demais áreas que compõem as Ciências da Natureza, como a Biologia e a Química. Além disso, a análise constatou a presença de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que são essenciais para a formação cidadã dos alunos. Levando em consideração que o livro didático é, muitas vezes, o principal recurso utilizado pelo professor, as obras analisadas contemplam os conteúdos de Física de forma significativa e satisfatória, tornando assim um recurso útil para a aprendizagem de Ciências. Os conteúdos contidos nas obras analisadas correspondem aos presentes na Base Nacional Comum Curricular, reforçando a sua importância para o Ensino de Ciências e, particularmente, o de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemMúsica e o método fônico de alfabetização(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-19) Barbosa, Rosicleidi; Lopes Junior, Carlos; Molinari, Francine; Benedini, LarissaO presente artigo traz a investigação sobre a prática da alfabetização integrada à música no contexto pedagógico dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Segundo as observações de autores como Soares (2005), Ferreiro (2011), Freire (1967), e documentos que fomentam o campo educacional, define-se a alfabetização como o ensino essencial das habilidades de leitura e escrita dentro de um sistema alfabético, sistematizada nos primeiros anos da educação formal, como também constitui-se na representação da linguagem humana, produzindo significado no coletivo. Através de pesquisa bibliográfica e documental evidenciou-se, que a escolha de um método adequado, que valorize o educando e o ambiente social em que se encontra, pode auxiliar na sua aprendizagem e garantir uma instrução dinâmica e prazerosa para a criança, além disso, a utilização da música ligada ao ensino alfabético pode motivar a confiança, diversão, e também estimular o desenvolvimento cognitivo que é um dos elementos principais da área educativa. Neste trabalho, por meio de verificação de dados apresentados, o método Fônico, que funciona a partir da relação direta entre fonema e grafema, iniciando a aprendizagem dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes, formando assim, as sílabas e as palavras, é um dos métodos sugeridos para essa etapa, por se aproximar das propostas expressas dos documentos norteadores da educação, tais como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), da mesma maneira que esta metodologia favorece a formação da consciência fonológica que propicia a aquisição da leitura e escrita, e também a formação da linguagem.
- ItemPedagogia hospitalar: as estratégias que norteiam a prática pedagógica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-07) Pimentel, Patrícia; Silva, Diego; Piovezan, Patrícia; Batista, Ana Carla; Parro, Maria CláudiaEste trabalho teve como objetivo traçar um panorama a respeito da pedagogia hospitalar no Brasil e as estratégias adotadas no país para atuação com alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I (anos iniciais) em classe hospitalar. Para tanto, foi utilizada abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a revisão bibliográfica de diversos autores sobre o tema Pedagogia Hospitalar, estudo da Base Nacional Comum Currícular, desde o ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I, bem como estudo de documentos. A educação está presente em nossas vidas desde infância e acompanha-nos em diversas situações de nossa vida, mesmo que este momento seja a hospitalização. A Pedagogia Hospitalar surgiu da necessidade histórica de adaptar crianças hospitalizadas a uma nova forma de educação para que, quando internadas, não sofressem com a hostilidade do ambiente hospitalar, mas que fossem vistas como ser em constante desenvolvimento que necessita de acompanhamento físico, social, psicológico e cognitivo. Ensinar no ambiente hospitalar não diz respeito apenas a trabalhar conteúdos formais do currículo escolar. Dessa forma, a educação hospitalar é caracterizada como uma proposta inclusiva que insere o hospitalizado no sentido de educar para o mundo, para a vida, para as dificuldades e para a mudança. A classe hospitalar é o espaço educativo que ultrapassa a sala de aula e que tem características próprias de ensino, o que necessita de estratégias específicas na formação do pedagogo. A equipe pedagógica que atua em ambiente hospitalar, deve garantir ao aluno hospitalizado o acesso ao saber, porém o papel da educação no hospital vai além de diretrizes curriculares comuns ao ensino regular, o pedagogo deve propiciar à criança a compreensão do espaço hospitalar, de sua doença e suas vivências nessa nova fase, utilizando-se da sensibilidade, do lúdico, do saber social.
- ItemPercepção de professores sobre o uso de realidades virtual e aumentada no Ensino Fundamental(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-15) Torres, Letícia; Pereira, Vagner; Tosta, Christiann; Paranhos, RafaelAs realidades virtual e aumentada são tecnologias que permitem a inserção do ser humano no mundo digital. Este trabalho consiste em refletir sobre a aceitabilidade do uso dessas ferramentas tecnológicas como estratégias didáticas em sala de aula, pelo olhar de professores da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa de campo foi delineada como estudo de caso com análise qualitativa de dados. O trabalho tem como objetivo principal apresentar essa tecnologia e entender a possibilidade de uso em sala de aula, por intermédio da experiência e conhecimentos de professores que tenham relação com o ensino fundamental. Essas tecnologias foram apresentadas aos professores por meio de uma oficina e os dados foram coletados por meio de dois questionários, um aplicado antes e outro após oficina. Devido a pandemia, a oficina ocorreu de forma remota e os questionários aplicados pelo Google Forms. Os resultados sugerem que 90% dos professores acreditam que essas tecnologias podem ser usadas em sala de aula. Assim, os dados indicam que existe a possibilidade do trabalho pedagógico com tecnologias de realidades virtual e aumentada no ambiente escolar, com a finalidade de facilitar e aprimorar a aprendizagem.
- ItemPrincesas negras de Kiusam de Oliveira: um mergulho no livro Omo Obá(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-30) Oliveira, Jocelma; Fróes, Marilda; Benedini, Larissa; Molinari, Francine“Era uma vez”, assim se iniciam as histórias de princesas que comumentetemosacesso, geralmente a linda moça é apresentada como pura, inocente, claracomooneve, muito bondosa e meiga que sofre inúmeros desafios, mas estásempreàespera pois um lindo príncipe vai encontra-la e salvá-la. A literaturainfantil estárepleta de histórias que povoam o imaginário das crianças desde cedo, noentanto,elas não refletem as características da maior parte do povo brasileiro, ouseja,apresentam uma total ausência de representatividade do negro. Aoestudararepresentação do negro na literatura nos damos conta de como estasedeudeforma estereotipada. A promulgação da Lei Federal 10.639/03 favoreceuapublicação de obras de autores negros que mudaram umpouco estecenário,fortalecendo desta forma a Literatura Negro-brasileira (Cuti, 2010). Opresentetrabalho objetiva analisar a representação de princesas negras no livroOmoObá–Histórias de na obra de Kiusam de Oliveira buscando compreender oqueéaLiteratura Negro-Brasileira e em que ela se diferencia da literatura afro-brasileira,assim como investigar a contribuição das princesas negras na obra deKiusamdeOliveira para a construção de uma auto imagem positiva e combateaoracismodesde a infância. Por acreditar no poder da literatura no desenvolvimentodacriançaé que afirmamos a importância de enegrecer nossas histórias, dando vozatodaapluralidade da infância no Brasil.
- ItemRelatos de experiência de professores do Ensino Fundamental I sobre a inclusão na Escola Regulas: teoria X prática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-28) Soares, Lorena; Jimenez, Ricardo; Rocha, Antônio; Cavassani, Thiago; Fernandes, RafaelAtualmente, a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é um assunto que vem ganhando força e visibilidade. Entretanto, sabe-se que muito ainda tem de ser feito para que esse processo possa ser realizado com êxito. A parti daí, é proposto neste trabalho conhecer como funciona o processo de inclusão dentro da rede regular de ensino. Para atingir este objetivo, foram selecionados vinte (20) professores de Ensino Fundamental I, da rede Municipal da cidade de Catanduva, para responder a um questionário contendo perguntas que contemplavam desde os tipos de deficiência com que esses professores trabalham e/ou trabalharam, informações a respeito da sua formação inicial/continuada, conhecimento sobre a legislação específica de Educação Especial, sua opinião sobre o processo de inclusão dentro da escola regular, bem como seus sentimentos diante da atual situação. Posteriormente as respostas foram organizadas em gráficos e comparadas com a legislação vigente, permitindo uma reflexão e análise dos possíveis contrastes presentes nesse processo. Finalmente, a pesquisa possibilitou apontar que a realidade do processo de inclusão vivenciado dentro da escola regular ainda caminha devagar, e nem tudo que está previsto na lei acontece de fato dentro das escolas. É fundamental que esse processo seja revisto, replanejado com novas estratégias, métodos e recursos, e que novas pesquisas seja feitas para que se tenha informações sobre os possíveis entraves presentes nesse processo.
- ItemTecnologia da informação e comunicação no ensino fundamental I: uma revisão de literatura(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-11-09) Sizinando, Mirla; Pereira, Vagner; Mazote, Maria Célia; Basconi, TatianeAs Tecnologias da Informação e Comunicação permeiam todos os espaços sociais e fazem parte da vida dos estudantes estando diretamente presente no ambiente escolar. O professor passa a ser atuante direto de transformação, o estudo e a pesquisa o auxiliará no processo de formação permanente que lhe servirá de base para a utilização das mídias em suas aulas visando à aprendizagem de seus alunos. O trabalho se justifica pela importância e urgência do tema abordado e por trazer a reflexão dos aspectos positivos e negativos do uso das mídias em sala de aula a fim de orientar o trabalho pedagógico dos educadores. O principal objetivo deste estudo é pesquisar e analisar a presença e aplicação das TICs na área educacional apontando os pontos positivos e negativos de seu uso no ensino fundamental I. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados. A coleta de dados ocorreu no ano de 2018 sendo realizada por meio de busca no Portal de Periódicos da CAPES cruzando-se os termos “Tecnologias da Informação e Comunicação” AND “Ensino fundamental” e “TICs” AND “Ensino fundamental”. Para análise foram selecionados 9 artigos e 1 capítulo de livro referente aos últimos 10 anos que relacionava o uso das TICs no Ensino Fundamental I, assim como documentos que regem e norteiam o Ensino Fundamental I como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1997) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica (DCNs) (BRASIL, 2013) e mais recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, N/D). O trabalho apresenta como resultado a importância das TICs no campo educacional e suas contribuições para a melhoria da qualidade do ensino desde que alguns desafios sejam superados, tais como a necessidade de investimentos do governo e adequada formação acadêmica dos professores, assim como a implantação nos currículos escolares da utilização das TICs como conteúdos, infraestrutura e suporte teórico, técnico e prático, capacitação continuada do corpo docente e planejamento das aulas. Uma vez superados esses desafios, acredita-se que o uso das TICs na educação deva gerar muito mais aspectos positivos do que negativos. O estudo também mostrou a necessidade de mais estudos experimentais com o uso das TICs no Ensino Fundamental I para que se sustentem a hipótese de haver melhorias na aprendizagem e desempenho dos alunos pelo uso dos recursos tecnológicos.
- ItemUma reflexão sobre o ensino da língua inglesa e educação bilíngue para o autodesenvolvimento do aluno surdo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022) Souza, Néia; Molinari, Francine; Pena, Caio; Guilhen, Maria Célia; Benedini, LarissaAs leis que normatizam e regulamentam os planos educacionais sobre questões relativas à Educação Especial têm como embasamento a Constituição Federal de 1988, assim, as propostas educacionais que têm por intuito promover a inclusão escolar de alunos com surdez em escolas e classes inclusivas, vêm sendo elaboradas através do Decreto n. 5626/05 que previa a organização de turmas bilíngues, compostas por alunos surdos e ouvintes, onde as duas línguas, LIBRAS e Português devem ser empregadas no mesmo espaço educacional, assim, o objetivo desta pesquisa está voltado ao ensino da Língua inglesa para crianças surdas com uso do bilinguismo, L1 e L2, visto que esta metodologia pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do aluno e demais estudantes. Assim, define-se o inglês como uma língua franca (ILF). Pouco se tem estudado sobre esta forma do emprego do inglês e sua relação com a aprendizagem, porém vem se consolidando paulatinamente no intuito de ser mais valorizada no contexto escolar durante o ensino e a aprendizagem de língua inglesa dos aprendizes surdos, sendo esta um acréscimo pelo fato de ser uma língua já conhecida pela maioria dos falantes. Segundo alguns autores a língua inglesa, na contemporaneidade, é encontrada em contextos multilíngues, internacionais, na televisão, redes sociais, aplicativos diversos e jogos. Esta variedade pode ser chamada de bilinguismo para dois idiomas e plurilinguismo para três ou mais idiomas, seja para o indivíduo ou para uma comunidade de falantes. Assim o inglês pode estar presente no currículo escolar e o uso da Libras e do Português deve ser constante na sala de aula. Estudos sobre a Língua de Sinais estão cada vez mais bem estruturados e estão surgindo meios educacionais voltados para uma prática inclusiva. A importância do estudo da natureza da língua de sinais como sistema simbólico peculiar para o indivíduo surdo, que, por meio de desígnios de natureza gestual, espacial e visual, melhor traduzem os processos de percepção e obtenção da experiência da criança surda, desprovida da capacidade de escutar os sons da linguagem verbal articulada e aprendê-lapor meio de processos de aquisição próprios a um ouvinte.