Teses e Dissertações
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- ItemA autoavaliação institucional como instrumento da gestão escolar democrática: uma pesquisa exploratória sobre o lnstituto Federal de São Paulo campus Caraguatatuba(Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), 2024-02-07) Pinho, Márcio Augusto Andrade de; Ferreira, Sandra Lúcia; Martins, Ida Carneiro; Rosa, Sanny Silva daEsse estudo busca compreender como se dá a articulação entre os processos de autoavaliação institucional realizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os processos de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/ campus Caraguatatuba, destacando como investigar os processos de autoavaliação institucional e sua articulação com os processos de gestão. Parte-se do pressuposto de que a autoavaliação institucional pode fornecer subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da gestão escolar desenvolvida na instituição. Assim, para tanto, buscou-se realizar uma abordagem empírica tratando-se de uma revisão crítica da literatura sobre os processos de autoavaliação, com vistas a contextualização dos aspectos da evolução do processo educacional no Brasil, com destaque para a Gestão Escolar na contemporaneidade e a implantação da Gestão Escolar democrática no país. Buscou-se também explorar as avaliações internas e externas, com ênfase na autoavaliação institucional como instrumento de Gestão Escolar, analisando o PDI e o Plano de Avaliação Institucional do IFSP campus Caraguatatuba referentes aos anos de 2019 a 2021, nos quais foram ouvidos discentes, docentes e corpo técnico administrativo. Os resultados destes estudos proporcionaram a compreensão sobre a efetividade dos processos de autoavaliação, no campus Caraguatatuba, indicando, com isso, a necessidade de elaboração de uma proposta de intervenção, denominada INTERVEN-CPA. Essa proposta visa atingir a comunidade interna do IFSP do referido campus em duas perspectivas: a compreensão da importância da participação no processo de avaliação e a criação de uma cultura de pertencimento pelos discentes, por meio da ampliação da divulgação e do acesso aos canais de comunicação, incluindo redes sociais. Portanto, o trabalho se posiciona como um suporte para o aprimoramento da autoavaliação institucional no campus Caraguatatuba, propondo ações relevantes para promover a participação ativa da comunidade acadêmica nos processos de avaliação e contribuir para a qualidade da gestão educacional, como a capacitação dos profissionais envolvidos, fornecendo-lhes conhecimentos e habilidades para realizar avaliações mais precisas e eficientes, além de fomentar a cultura da avaliação na Instituição.
- ItemA autoria na interpretação de Libras para o Português: aspectos prosódicos e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018-12-01) Santos, Ricardo Ferreira; Brait, ElisabethA modalidade de interpretação simultânea (IS) de Libras para a Língua Portuguesa tem ganhado espaços em várias atividades na esfera educacional. A atuação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais /Língua Portuguesa (TILSP), nesse contexto, demanda articulações de cunho teórico-prático para que o discurso em Libras possa ser compreendido por interlocutores que desconhecem essa língua. Devido à formação genérica e à falta de prática, alguns intérpretes apresentam dificuldades e insegurança em mobilizar discursos em interações comunicativas. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa é analisar a autoria e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual, por meio da entoação expressiva presente na IS de Libras/Língua Portuguesa na esfera acadêmico-científica: gênero conferência. A entoação, elemento prosódico, está presente na produção e percepção de cada palavra ou do enunciado, na fala oral ou na língua de sinais. Por esse motivo nossas perguntas de pesquisa são: (i) como os marcadores não-manuais no discurso em Libras podem influenciar a prosódia na Língua Portuguesa, em específico a entoação; (ii) como o intérprete constrói os sentidos na IS por meio da entoação na Língua Portuguesa; (iii) como se constitui a autoria na mobilização enunciativo- discursiva entre a Libras e Língua Portuguesa na perspectiva verbo-visual. Por meio da fundamentação teórica em uma perspectiva dialógica fundamentada no Círculo de Bakhtin, dos estudos da verbo-visualidade de Beth Brait, aqui entendida como as diversas materializações em forma texto em uma dimensão verbal e visual constitutivos na produção e construções de sentidos, e da Teoria Interacional da Entoação (TEI) de David Brazil, realizamos um deslocamento metodológico dos enunciados a partir dos signos verbais em língua de sinais e da materialização dos signos verbo-visuais entoacionais por meio da complexa mobilização enunciativo-discursiva realizada na interpretação da Libras para a Língua Portuguesa em conferências. Escolhemos como corpus duas interpretações simultâneas de Libras para modalidade oral (Língua Portuguesa) realizadas pelos TILSP no II Evento-Libras: Encontros e Desencontros – realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. As análises mostram que as intérpretes na atividade interpretativa simultânea, em um ambiente dialogicamente agitado, repleto de tensões das vozes sociais, atravessadas por discursos políticos, polêmicos e com tons irônicos, realizam ou apresentam algumas dificuldades na construção de sentidos por meio da compreensão ativa responsiva e pela posição verbo-visual-axiológica, materializadas nas escolhas prosódicas, constituindo a autoria na interpretação. Espera-se que esta pesquisa colabore com as investigações da prosódia e construção de sentidos entre as modalidades Libras/Língua Portuguesa, com o propósito de contribuir com a formação do intérprete de Libras e as atividades de trabalho desses profissionais.
- ItemA autoria na tradução artístico-poética da Língua Portuguesa para a Libras: (in)visibilidade em dimensão verbo-visual(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2022-12-01) Santos, Ricardo Ferreira; Brait, ElisabethO objetivo desta tese é investigar a atividade tradutória de texto artístico-poético da Língua Portuguesa (LP) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da descrição, interpretação e análise dos elementos verbais, verbo-visuais e extraverbais que marcam a autoria na produção do objeto estético. Atualmente, observamos um crescimento da tradução de poemas da LP para Libras e sua divulgação em sites de compartilhamento na internet. Como consequência direta dessa atividade emergente e ligada a um determinado gênero discursivo (poema), ocorre uma mudança significativa na compreensão de como realizar uma obra tradutória para uma língua de sinais nos materiais audiovisuais. Com isso, as perguntas de pesquisa são: (i) como se constitui a(s) autoria(s) na tradução de textos artístico-poéticos da LP para a Libras?; (ii) quais posições valorativas e estratégicas os sujeitos responsáveis em realizar a obra tradutória assumem diante da materialidade semiótico-ideológica presente nos textos a serem traduzidos?; e (iii) de que forma ocorrem os apagamentos e a inserção de outros elementos semióticos-ideológicos na mobilização enunciativo-discursiva e no processo de criação do novo material verbo-visual na obra tradutória? A partir desses questionamentos, nossa hipótese é a de que os sujeitos discursivos, responsáveis pela obra tradutória artístico- poética, por meio do processo de recriação-cocriação, realizam visibilidades e invisibilidades semiótico-ideológicas e, consequentemente, produzem sentidos diversos daqueles produzidos no poema. Com isso, constroem um outro objeto estético, ou seja, uma poética verbo-visual. A pesquisa se fundamentou na perspectiva dialógica da linguagem, advinda do Círculo de Bakhtin, nos estudos da verbo-visualidade e da tradução e interpretação de línguas de sinais (ETILS). Em primeiro lugar, realizamos a escolhas de três textos artístico-poéticos traduzidos da LP para Libras em vídeos postados no canal YouTube: “Todas as manhãs”, poema de Conceição Evaristo, traduzido por Mirian Caxilé, Lívia Vilas Boas, Edinho Santos e Nayara Rodrigues (2016); “Liberdade”, poema de Carlos Drummond de Andrade, tradução de Uziel Ferreira e Grécia Catarina (2017); “Laço de fita”, poema de Castro Alves, tradução de Jonatas Medeiros (2016). Os critérios da escolha e delimitação do corpus foram: (i) a presença de algumas similaridades na composição estética dos materiais audiovisuais; (ii) o texto da tradução em Libras ser realizado por determinados sujeitos e o produto audiovisual ser enunciado por outro corpo-texto (sujeito discursivo); e (iii) a produção e a finalização do produto audiovisual ser realizada por uma equipe de profissionais. Posteriormente, realizou-se um estudo qualitativo do tipo analítico-descritivo e analítico-comparativo com base no diálogo entre a perspectiva dialógica e os ETILS. A análise foi feita por meio da observação dos elementos verbo-visuais presentes na tradução e na comparação das relações constituídas no texto de partida (poema em LP) e no texto de chegada (poema em Libras). Espera-se que este projeto colabore com a investigação, compreensão e produção da tradução da LP para a Libras, incidindo na formação do TILS e na inclusão e visibilidade dos surdos como sujeitos de atividades poético-estéticas
- ItemA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional : proposta de roteiro didático para seu ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-02-28) Lisauskas, Fabio Ferrite; Mossin, Dr. Eduardo AndréA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo é tarefa interdisciplinar, envolvendo mais diretamente conhecimentos da matemática financeira, Gestão e Economia. Do ponto de vista da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata-se de conteúdo politécnico, que se aplica às diferentes tecnologias produtivas na avaliação de alternativas de alocação do capital disponível para investimento das organizações, e oportuniza o uso da matemática financeira no contexto empresarial ao nível do Ensino Médio. Na dinâmica do capitalismo contemporâneo, as atividades produtivas sofrem a ameaça crescente da financeirização da economia, com a emergência de opções financeiras para valorização do capital que têm apresentado atratividade crescente em relação às alternativas de alocação produtiva. Paralelamente, a inovação tecnológica contemporânea tem se voltado à automação de processos produtivos, diminuindo a dependência de mão de obra para a produção de bens e serviços a atenderem as diferentes necessidades humanas. A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo se torna um conteúdo que pode problematizar essas ameaças ao mundo do trabalho em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMI), fortalecendo a formação omnilateral dos alunos, em integração curricular do trabalho, da ciência e da cultura. Para isso, um direcionamento específico do trabalho didático precisa ser planejado, no que o Produto Educacional desenvolvido por esta pesquisa vem a auxiliar. O trabalho se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em EPT. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e avaliar um roteiro didático para o ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico do EMI. Um Produto Educacional que procura contextualizar o uso da matemática financeira em âmbito organizacional, trabalhar a modelagem em planilha eletrônica e fortalecer a formação omnilateral dos estudantes. O desenvolvimento da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, seguindo métodos de avaliação de novos produtos educacionais e que envolveu a aplicação de uma Oficina elaborada a partir de uma primeira versão do Roteiro. Ocorrida no Câmpus Sertãozinho do IFSP, a aplicação do Produto com nove alunos do EMI gerou evidências para a avaliação do Roteiro inicial a partir da observação pelo pesquisador e dos questionários respondidos pelos alunos participantes e pelo docente que aplicou a Oficina. A versão final do Roteiro, consolida um conjunto de orientações, possibilidades e conteúdos voltados ao ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico e de formação omnilateral no EMI. O Roteiro está estruturado a partir dos seis tempos curriculares propostos por Marise Ramos para o EMI (problematização, instrumentalização, experimentação, orientação, sistematização e consolidação) que incorporam proposições da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani. Uma proposta de ensino a ser adotada por quem se abra a uma experimentação responsável da inovação curricular no Ensino Médio, encontrando no EMI um contexto escolar privilegiado para avanços de aplicação da matemática financeira em âmbito empresarial e no qual a interdisciplinaridade envolvida na avaliação econômica dos investimentos produtivos pode contribuir para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemA biblioteca na formação humana: permanência e metamorfose(Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2020-03-26) Pereira, Luís Carlos; Almeida, Cleide Rita Silvério deEsta dissertação tem como objeto de estudo o uso do acervo de duas bibliotecas universitárias – a do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da pesquisa foi verificar o uso do acervo a partir da percepção que os profissionais das referidas bibliotecas têm de seus usuários, considerando diferenças e afinidades entre o meio impresso e o meio digital como suporte para a pesquisa científica. A investigação, de abordagem qualitativa, recorre a fontes bibliográficas, documentais e de campo a partir da teoria do ―pensamento complexo‖ de Edgar Morin. Para alcançar o que se propôs, foram levantados os referenciais teóricos sobre o tema, bem como se realizou uma entrevista semiestruturada com onze funcionários de ambas as bibliotecas. A partir da fundamentação teórica, da análise e da interpretação dos dados coletados, foi possível compreender de forma mais ampla o uso da informação em seus diferentes suportes por uma sociedade hiperconectada. Os resultados indicaram que os alunos de graduação utilizam mais os formatos impressos de leitura do que os de pós-graduação. Em relação aos docentes, a preferência pelos suportes impressos está diretamente ligada à faixa etária – professores mais jovens têm maior adesão aos formatos digitais. Apesar desses dados, os suportes digitais de leituras são bem vistos como recursos complementares. Esta pesquisa, portanto, apresenta potencial para ampliar as reflexões no que diz respeito aos estudos acerca da funcionalidade e do papel da biblioteca universitária no processo de formação do aluno, bem como pode proporcionar um melhor entendimento sobre o ato da leitura em seus variados suportes.
- ItemA ciência na literatura barretiana: o conto literário nas aulas de física em uma perspectiva sociocultural(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-11) Lima, Silvana Souza; Gomes, Emerson FerreiraA presente pesquisa é análise e elaboração de um material didático, partindo do conto “Congresso Pan-Palentário”, do autor Lima Barreto. Foi realizada com os alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo do primeiro ano, com uma abordagem e perspectiva sociocultural. Para isto, nos valemos de referenciais discursivos (BAKHTIN, 2006) para a análise do conto e de referenciais socioculturais (FREIRE, 1987; SNYDERS, 1988; VIGOTSKI, 2001) para a elaboração e a realização das atividades. A sequência didática foi composta por 10 aulas de 45 minutos, divididas em VII momentos (blocos) para sua realização. As aulas se basearam em interpretaçãoe estudos dos personagens. Utilizamos a análise de discurso para identificar aspectos de enunciados pertencentes à ciência antes e após as aulas, através da interpretação inicial dos alunos e após a leitura do conto. Com um questionário final, observamos que as aulas contribuíram para ajudar os alunos na intepretação do conto, pois eles demonstraram alegria e satisfação. Esses estudantes foram protagonistas e o professor, um mediador da integração do conhecimento prévio com o conhecimento formal (SNYDERS, 1988). Por fim, resultando dessa pesquisa, elaboramos um produto educacional que é composto por uma revista de divulgação de ensino, que contempla a sequência didática, uma reflexão sobre o ato de ler e sugestões para os professores com materiais de aproximação cultural e ensino de ciências.
- ItemA construção político e normativa do IFSP: a garantia do direito constitucional à educação básica e o conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2019-12-10) Heeren, Marcelo; Silva, Marta; Lemes, Sebastião; Silva, Hilda; Ribeiro, Ricardo; Mamede, Whisner; Oliveira, RicardoO objetivo do presente trabalho foi analisar a trajetória política e normativa do Ensino Básico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) (2008-2018), identificando as normativas internas da política educacional do IFSP que garantem a efetivação dos princípios educacionais previstos na CF/88 e as contradições existentes com as modificações orientadas pela reforma do Ensino Médio de 2017. A pesquisa segue abordagem de pesquisa qualitativa em educação com destaque para a pesquisa e análise documental dos textos legais da Educação Nacional, bem como dos documentos norteadores do Ensino Médio da Rede Federal, além das normativas específicas do IFSP. Podemos observar que as normativas internas do IFSP são coerentes com as prerrogativas estabelecidas no artigo n° 206 da CF/88, estabelecendo a construção e desenvolvimento de um conjunto de estruturas e ações institucionais que permitem o exercício ao direito social à Educação, principalmente em relação à garantia do acesso, permanência e êxito dos estudantes do Ensino Básico, condição incrementada juntamente com uma política de valorização profissional docente e efetiva participação democrática dos estudantes no cotidiano de construção e elaboração política e normativa da instituição. O Ensino Médio Integrado, forma do Ensino Básico desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, tem como finalidade a formação integral do estudante, eliminando a dualidade histórica existente entre formação técnica e propedêutica, trazendo aos estudantes a possibilidade de uma formação que viabilize sua participação não somente em atividades de natureza laboral, mas também em assuntos de natureza social, cultural e política associadas às demandas especificas da sua localidade. A lei da reforma do Ensino Médio de 2017 orienta um conjunto de modificações no currículo do Ensino Médio, alterando a carga horária dos cursos, as disciplinas e conteúdos obrigatórios, estimulando a especialização precoce dos estudante em determinadas áreas do conhecimento, bem como favorecendo o cumprimento de carga horária do Ensino Médio em instituições externas à escola e com atividades que não compõem os Projetos Políticos Pedagógicos da unidade de ensino. Portanto, o IFSP se configura como uma instituição que contribui com a garantia do exercício ao direito à Educação Básica, sendo necessário o reconhecimento da mesma enquanto parte de uma política pública de Educação que reafirma o compromisso com a democratização e qualidade da Educação Nacional. Ademais, as análises realizadas indicam uma relação conflitante entre as normativas do Ensino Médio Integral do IFSP em relação à estrutura pedagógica, objetivos e finalidades desta etapa da Educação Básica e as modificações indicadas pela reforma do Ensino Médio.
- ItemA docência no ensino técnico integrado ao ensino médio durante o ensino remoto: as significações de professores de um campus do IFSP(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021) Bayer, Julia Sotto-Maior; Aguiar, Vania Maria Junqueira de; Ferretti, Celso João; Ronca, Antônio Carlos Caruso; Aguiar, Wanda Maria Junqueira deEste estudo fundamentou-se na Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, com o objetivo de explicitar e analisar as significações sobre a docência no ensino técnico integrado ao ensino médio, desenvolvida durante o ensino remoto. Diante da história centenária da Rede Federal de EPT e da proposição do Ensino Médio Integrado, que passou a ser desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, questionou-se acerca dos movimentos constitutivos das significações de docentes sobre sua prática em um campus novo do IFSP, dada a desvalorização da formação para a docência na história da rede. A dualidade estrutural estabelecida na educação brasileira e as características da formação profissionalizante, tradicionalmente ofertada nas instituições de educação profissional, compuseram o contexto do desenvolvimento do trabalho docente e da proposição da integração do ensino técnico ao ensino médio. Com a pandemia de COVID-19, o processo de implementação do ensino remoto emergencialmente organizado no IFSP foi incorporado como mediação constitutiva da totalidade social da docência. Foram entrevistados seis professores atuantes no ensino técnico integrado ao ensino médio, dois de disciplinas de formação profissional e quatro de formação geral. As entrevistas foram inspiradas nas metodologias das entrevistas reflexivas e das conversações. O material foi analisado a partir do procedimento dos Núcleos de Significação, por meio dos quais articulou-se dois núcleos. Núcleo 1 - “Acho que outros campi, que cresceram com todas essas mudanças, foram entendendo o porquê dessas mudanças”: entre a cultura institucional e as novas propostas educacionais no processo de expansão da Rede Federal de EPT. Núcleo 2 - “[...] a nossa qualidade do ensino não era aquela que a gente gostaria, antes da pandemia, por n razões, com a pandemia vai piorar com certeza, sabe?”: As reflexões de professores sobre o trabalho que desenvolvem e suas condições no curso do ensino remoto. Por meio do processo analítico interpretativo desenvolvido evidenciou-se que a cultura estabelecida na história da educação de técnicos no país constitui as significações dos docentes e é tensionada por novas possibilidades apresentadas à docência a partir da transformação institucional em Instituto Federal. Essas referências apareceram nas significações de nossos participantes, apresentadas de diversas maneiras: por apontamentos de continuidade ou ruptura na trajetória docente, pela apresentação de ênfase na formação técnica no campus ou considerar a ênfase no ensino médio, pela queixa de pouco espaço para a formação humana, pela vontade de promover uma educação crítica e integrada e pela disputa acerca das atividades possíveis à docência no IFSP. A organização emergencial do ensino remoto evidenciou uma crise pedagógica na instituição, que é parte de uma crise conjuntural. A integração, pautada na interdisciplinaridade, foi destacada como fundamento para constituir, no interior da instituição, atividades possíveis para tensionar politicamente a orientação da educação ofertada aos jovens.
- ItemA escrita metabiográfica de Ana Miranda em Musa Praguejadora: a vida de Gregório de Matos(Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 2022-02-17) Horta, Patrícia; Rocha, Fátima Cristina Dias; Oliveira, Ana Lúcia Machado de; Oliveira, Leonardo Davino de; Regina, Anne Greice Soares La; Topan, Juliana de SouzaA obra Musa Praguejadora, de Ana Miranda, publicada em 2014, constitui material interessante para análise das manifestações contemporâneas do gênero biográfico. Como metabiografia de Gregório de Matos e Guerra, Musa Praguejadora reconstitui o arco de existência do poeta seiscentista e o ambiente da Bahia colonial, por meio de costura original de minuciosa pesquisa histórica com releitura e reescrita de poemas atribuídos ao biografado. Antes da publicação de Musa Praguejadora, Ana Miranda já havia explorado a figura de Gregório de Matos (em Boca do Inferno, 1989) e de outros escritores brasileiros em romances metabiográficos. O que Musa Praguejadora traz de novo é que Ana Miranda experimenta, pela primeira vez em seu itinerário literário, a metabiografia romanceada, que simula a forma de uma biografia histórica. A metabiografia, gênero tributário da metaficção historiográfica, promove releituras do passado e reflexões acerca do hidridismo entre ficção e pesquisa histórica, típico do gênero biográfico. Desse modo, em Musa Praguejadora, Ana Miranda reconstrói o personagem Gregório de Matos, a partir, igualmente, dos discursos históricos e dos discursos ficcionais que moldaram sua figura no imaginário brasileiro. A presente pesquisa analisa os processos da escrita metabiográfica de Ana Miranda na composição de Musa Praguejadora.
- ItemA formação leitora sob o olhar da complexidade: reconexões e caminhos(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2022-09-23) Marioto, Rita Roberta; Freire, Maximina Maria; Zanotto, Mara Sophia; Passarelli, Lilian Maria Ghiuro; Ferraz, Ariane Macedo Melo; Brauer, Karin Cláudia NinO presente trabalho apresenta como foco de pesquisa o fenômeno formação leitora na Educação Básica, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa. A pesquisa empreendida situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e foi orientada pela seguinte pergunta: Qual a natureza do fenômeno formação leitora, na perspectiva do professor de Língua Portuguesa da Educação Básica, sob o olhar da Complexidade? O referencial teórico utilizado na pesquisa estrutura-se no eixo da epistemologia complexa (MORIN, 2000, 2015a, 2018), que orientou as reflexões sobre as relações entre ciência e conhecimento, focalizando a (re-)ligação dos saberes; e no eixo dos estudos sobre a formação do leitor em língua materna (SAMUELS e KAMIL, 1984; SILVEIRA, 2005; MORTATTI, 2004; SOARES, 2012a, 2012b; KLEIMAN, 1995, 2004, 2013; STREET, 2014; ROJO e MOURA, 2012, 2019; BUNZEN, 2011; COSSON, 2013; GERALDI, 2015; RANGEL, 2020), a partir do qual foi construído um painel sobre os conceitos que orientam a atuação do docente de Língua Portuguesa e a formação do leitor. A metodologia utilizada foi a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) (FREIRE, 2010, 2012, 2017), que objetiva descrever e interpretar fenômenos complexos da experiência humana, chegando-se aos temas e subtemas que caracterizam a essência do fenômeno observado. A pesquisa investigou docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica e, como instrumentos de pesquisa, foram utilizados, além de questionário de perfil, relatos de experiência pessoal de formação leitora e conversa hermenêutica, os quais foram textualizados e tematizados. A partir do processo interpretativo da AHFC, a essência do fenômeno revelou os seguintes temas: Instituição, Enfrentamento, Materialidade, Virtualidade, Dificuldade, Incentivo e Eros. Considerando as descobertas da pesquisa e a base teórica mobilizada, o trabalho revela a possibilidade de um leitor compreendido à luz da epistemologia complexa, identificado como um intérprete ecossistêmico dos sentidos nos quais se vê entremeado, bem como a possibilidade de um docente leitor multidimensional, para o qual se propõe, como recurso à sua constituição, a auto-heteroecoformação leitora docente (FREIRE e LEFFA, 2013). O trabalho destaca, por fim, o potencial da epistemologia complexa para a pesquisa com a formação de leitores, com vistas ao aprofundamento dos estudos que compreendem as relações entre a formação leitora docente e a vivência como formador de leitores em língua materna na Educação Básica.
- ItemA identidade dos Institutos Federais de Educação: o velho resiste em morrer e o novo não consegue nascer(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2023-07-27) Rocha, João Antônio; Nosella, Paolo; Ferretti, Celso; Nascimento, Manoel; Martins, Marcos; Santos, JoséOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são parte de um processo de reordenamento e reconfiguração da educação profissional, iniciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após a sanção do Decreto n.º 5.154/2004, em substituição ao de n.º 2.208/1997, anteriormente sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A presente tese, fundamentada numa análise teórico-crítica da política para a educação profissional que permeou os governos Lula/Dilma (2003-2016), tem como objetivo principal investigar e analisar o processo de construção da identidade dos Institutos Federais a partir da compreensão dos seus dilemas político-pedagógicos. No que diz respeito ao procedimento teórico-metodológico, inicialmente, buscamos elaborar um estudo sobre a trajetória da rede de escolas técnicas federais do Brasil, com base nos documentos, diretrizes e legislação que orientaram a concepção de criação dos Institutos Federais. Em seguida, através de uma revisão bibliográfica associada à análise de fontes documentais e documentos legais, essa pesquisa pretendeu compreender a trama que se esconde por trás das políticas educacionais, que historicamente direcionam os jovens mais pobres para o ensino médio profissionalizante. Constatamos que, para melhor compreensão das faces da crise dos Institutos Federais, é pertinente identificar os dilemas que têm orientado as (in) decisões político-pedagógicas da nova institucionalidade dos Institutos Federais.
- ItemA importância da atenção na relação professor-aluno no contexto tecnocientífico(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012-11-23) Santos, Genivaldo de Souza; Carvalho, Alonso Bezerra de; Pagni, Pedro Ângelo; Bueno, Sinésio Ferraz; Mendonça, Samuel; Cerqueira, Teresa Cristina SiqueiraA atenção faz parte de uma temática geralmente esquecida e não valorizada pela filosofia e por sua história, na medida em que ela mantém laços com os pressupostos fundamentais da filosofia moderna, e à medida que esta “maneira” de fazer filosofia, historicamente datada é adotada, como sendo “a” própria Filosofia, configurando uma agenda filosófica bastante restrita, que na ânsia de “certeza” e “clareza” é levada a ignorar um campo de temas fundamentais para a (auto) compreensão do humano e de maneiras outras de se produzir conhecimento sobre ele. É sabido que a filosofia, a partir da modernidade, buscou compreender a realidade por meio da exclusividade de um conhecimento racional, claro e distinto, “purificado” de sua vinculação com o mundo da vida. Fazendo desta, um objeto destacado e separado, face à consciência do sujeito que se reconhece como categoria ontológica, superior e independente do mundo, capaz de produzir a partir de si um conhecimento objetivo e seguro da realidade, radicalizando substancialmente o dualismo platônico, que doravante passam a ser tomados, sujeito (alma) e objeto (materialidade), como substâncias antagônicas e hierarquicamente diferentes. Com este cenário conceitual, a modernidade apostou em um mundo baseado no conhecimento científico, cujos excessos são experimentados cotidianamente na sociedade tecnocientífica, desvalorizando maneiras outras de abordar o fenômeno humano, e de modos outros de produção de conhecimento. Deste modo, a atenção, como um tema genuinamente filosófico, ganhou importância e foi recuperado por estudiosos da filosofia antiga que, numa espécie de “desvio” dos pressupostos modernos, perceberam que a filosofia, em sua plenitude, não poderia ser considerada apenas como uma produção/exposição de um sistema teórico, desligado da experiência que fazemos no mundo, mas, que ela deveria ser tomada como “modo de viver” que nos implica profundamente e que é praticado e exercitado, tendo como finalidade uma espécie de autotransformação, que possa nos tornar dignos do que nos acontece. O tema da atenção se insere como um tema de importância filosófica por meio deste registro, que busca não tanto informar, mas antes provocar um efeito de formação, ultrapassando o sentido epistemológico atribuído ao termo e delineando-se como um tema eminentemente ético, na medida em que implica uma atitude que procura uma sintonia e um procedimento mais adequado à situação. Como nova temática, que busca sua inserção no debate filosófico e pedagógico, carece de uma sistematização, o que buscaremos com este trabalho, na tentativa de problematizarmos a atitude atenta ou se quisermos, a prática ou o exercício da atenção e sua importância ética na relação professor-aluno. Para pensarmos o tema da atenção como uma prática e/ou um exercício filosófico, em seu “desvio” dos pressupostos modernos, recorreremos aos trabalhos de Pierre Hadot, que recupera da antiguidade grega e helenística a importância da atenção nos 'exercícios espirituais'. Para tematizarmos a atenção na contemporaneidade, face aos limites de uma visão tecnocientífica de homem e de mundo, recorreu a Josep Maria Esquirol, autor que estabelece uma relação umbilical entre o tema da atenção e do respeito. Para nós, isto se apresenta como uma possibilidade de fazermos frente às imposições da sociedade, da indiferença e do consumo que impregnam as relações humanas contemporâneas, especialmente as constituídas no interior das salas de aulas.
- ItemA leitura de romances na sala de aula e sua contribuição para uma educação humanizadora e integral : proposta de formação de professore(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-09-17) Freitas, Selma Amaral de; Cordeiro, Maria Beatriz GameiroEsta pesquisa, de natureza qualitativa – vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) –, parte das seguintes questões: como professores concebem o ensino de literatura e leitura no Ensino Médio Integrado? Que lugar ocupa o ensino da leitura de romances, na sala de aula, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa? Qual a relevância da leitura de romances na promoção de uma formação humanizadora e integral? Como um produto educacional, baseado em atividades voltadas para uma formação humanizadora, poderia subsidiar o docente no ensino da leitura do romance na sala de aula? Na tentativa de responder a esses questionamentos e com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o ensino de literatura e o papel da leitura de romances no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, realizou-se uma coleta de dados, por meio de entrevista narrativa a professores de Língua Portuguesa de cinco câmpus do Instituto Federal São Paulo, em que se constatou que não somente a leitura de romances, mas, também, a leitura literária tem sido deixada à margem nas aulas de literatura, que têm se dedicado à historiografia e aos movimentos de época. A teoria que embasa a pesquisa parte de concepções e legislações que defendem o caráter humanizador sobre o qual deve fundar-se a Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio Integrado, além da compreensão a respeito dos conceitos de literatura e a reflexão acerca da leitura de romances como um direito humano a ser garantido aos estudantes. Após análise dos dados, elaborou-se um Produto Educacional configurado como uma proposta de formação de professores com foco na leitura de romances e constituído de sugestões de atividades de leitura e análise do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto – baseada no dialogismo bakhtiniano e no letramento literário – como um modelo didático a ser desenvolvido em sala de aula. A aplicação da proposta de formação de professores ocorreu por meio de um curso de extensão EaD, oferecido a docentes e licenciandos de Língua Portuguesa e outras áreas, vinculado ao IFSP, por meio da plataforma Moodle. Como resultado, constatouse que o curso supre a carência da formação inicial em modelos de leitura de romances durante as aulas, além de ter promovido um espaço para a discussão entre os pares durante a imersão nas atividades propostas. Observou-se, após a coleta, análise dos dados e a aplicação do Produto Educacional, que os romances não ocupam centralidade nas aulas de Língua Portuguesa, no entanto, os docentes entendem a necessidade da introdução desse gênero nas aulas por ser um meio de promover a formação humanizadora e integral dos estudantes.
- ItemA participação estudantil na definição das políticas pedagógicas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), à luz do princípio de gestão democrática(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2023-03-17) Pereira, Kleber Chaves; Fonseca, Genaro; Gracioli, Maria; Reis, MárcioA Constituição Federal de 1988 e a Lei 9394/1996 definiram o modelo de gestão democrática como princípio norteador para o ensino público. Entretanto, algumas dificuldades ainda se colocam diante da sua consolidação, principalmente no que diz respeito à inserção dos estudantes neste processo. Assim, a presente pesquisa documental objetivou analisar a efetiva participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico Profissional na construção das políticas pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), especificamente no campus Catanduva. Considera-se aqui que a gestão democrática do ensino público pressupõe a superação de um modelo de participação meramente executório por outro que confira aos atores do processo a previsão de competências para uma atuação estendida às dimensões de planejamento, de avaliação, de fiscalização e, principalmente, de deliberação sobre as políticas públicas. Foram analisadas as normativas institucionais, bem como as atas provenientes das reuniões de órgãos colegiados no intuito de verificarmos a presença de indicadores, tais como a autonomia e o poder de decisão desses estudantes na identificação de suas demandas e na proposição, discussão e deliberação das políticas pedagógicas institucionais. Para tanto, empregou-se a Análise de Conteúdo como método de exame sobre os dados obtidos. Verificou-se a existência de progressos significativos na regulamentação institucional, com a previsão normativa de espaços formais e de instrumentos de gestão que incluem os estudantes nos processos de decisão sobre as políticas institucionais. Entretanto, a análise da dinâmica de funcionamento destes mecanismos de gestão evidenciou inoportunas contradições nos processos de participação estudantil se tomarmos, como seu sinônimo, a relação dialética entre a autonomia e o poder deliberativo.
- ItemA percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em curso de inglês para propósitos acadêmicos no contexto do programa idiomas sem fronteiras(Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2018-02-27) Della Rosa, Stefanie Fernanda Pistoni; Augusto-Navarro, Eliane Hércules; Viana, Nelson; Lima, Denise de Paula Martins de Abreu e; Furlan, Claudia Jotto Kawachi; Barçante, MagaliEste estudo tem como objetivo analisar a percepção e a atuação de aprendizes em relação à autonomia em um curso de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) com foco na habilidade escrita (redação acadêmica) a partir de compreensão de seus papéis e responsabilidades, bem como papéis e responsabilidades de professores e do material didático. Tais compreensões são imperativas quando pensado o desenvolvimento da autonomia do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem de línguas para além da sala de aula, sobretudo quando se almeja a participação efetiva na comunidade discursiva científica à qual esse aprendiz-pesquisador é afiliado ou pretende filiar-se. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nas teorias de Inglês para Propósitos Específicos (ROBINSON, 1991; HUTCHINSON e WATERS, 2006; DUDLEY-EVANS e ST. JOHN, 2010) e sua vertente Inglês para Propósitos Acadêmicos (FLOWERDEW e PEACOCK, 2001, HYLAND, 2006; JORDAN, 2012), bem como nas teorias de Autonomia (BENSON, 2006; 2011; LITTLE, 1991; 1995) e de Material Didático (TOMLINSON, 2012, 2014; HARWOOD 2005, 2010, 2014; RICHARDS 2001, 2014). Adota-se como natureza metodológica o estudo de caso, orientado pelo paradigma qualitativo de pesquisa, cujos dados foram coletados a partir de questionário semiestruturado, observação de aulas e entrevistas. O contexto para coleta de registro foi um curso de redação acadêmica em língua inglesa oferecido pelo programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) em uma de suas universidades parceiras. A análise de dados revela que para haver o fomento da autonomia do aprendiz em cursos de Inglês para Propósitos Acadêmicos é necessário o trabalho colaborativo entre professores e aprendizes, sugerindo o redimensionamento de seus papéis, evidenciando i) a tomada de responsabilidades dos aprendizes no processo de ensino-aprendizagem a partir do engajamento ativo e reflexão sobre tal processo, e ii) a prática docente voltada para a orientação e inclusão dos aprendizes nas escolhas que os envolvem. Os resultados indicam a relevância no sentido de que cursos cujo foco seja o ensino de Inglês para Propósitos Acadêmicos sejam pensados de modo a sensibilizar aprendizes para os conceitos de gênero acadêmico e comunidade discursiva, focando na reflexão orientada sobre o uso informado da língua para atingir um propósito comunicativo compartilhado pela comunidade discursiva, assim como a consideração dos materiais didáticos como recurso essencial para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz. Para pesquisas futuras ressaltamos a importância de maior atenção à autonomia do professor, desde sua formação inicial, em virtude da íntima relação entre a autonomia do professor e a autonomia do aprendiz.
- ItemA representação da literatura em comunidades virtuais de leitores e o reflexo na leitura do cânone(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022-04-11) Batista, Patrícia; Antunes, Benedito; Gonçalves, Marta; Pereira, Danglei; Betella , Gabriela; Cecantini, João LuisA formação do leitor literário, aluno do ensino médio, ainda é um grande desafio nos contextos de ensino. Sendo assim, cremos que apreender as representações da literatura das quais os jovens se apropriam seja um passo importante a ser dado na busca por mudanças no ensino da literatura. Por isso, entendemos que a análise da representação da literatura disseminada no contexto escolar requer sua compreensão, antes, como prática cultural que, constituída dentro de uma estrutura social ampla, também a representa. Daí a relevância de reconhecermos a relação da literatura com as novas formas de interação social. Orientados nesse sentido, definimos como objetivo central deste trabalho de pesquisa a análise das representações de literatura emersas do ambiente virtual, por meio da investigação de comunidades virtuais de leitores, e do ambiente escolar. Nossa hipótese de pesquisa considera o surgimento de novos modelos de letramento literário no meio digital, apesar de ainda predominar nas comunidades virtuais de leitores investigadas a representação de literatura já existente na escola. Ou seja, cremos que a inserção do discurso literário nos dois ambientes se efetive a partir de algumas práticas fundantes parecidas, o que leva à reapropriação de modelos pré-existentes da representação de literatura. No ambiente digital, a investigação de duas comunidades virtuais de leitores, Skoob e Booktube, permitiu a identificação de práticas igualmente constituídas a partir de uma determinada representação da literatura. A leitura de uma obra - Vidas secas, de Graciliano Ramos - representativa do cânone brasileiro, divulgada por uma booktuber e por membros da comunidade Skoob, também nos auxiliou nesta investigação. Por meio do exame das orientações oficiais da educação referentes ao ensino da literatura das últimas décadas buscamos captar os fundamentos norteadores da prática do professor no ensino médio, os quais, consequentemente, levam à apropriação de um modelo da representação de literatura pelo aluno. Em relação ao percurso metodológico, definimos esta pesquisa como qualitativa e de cunho antropológico, ancorada na netnografia e na análise documental. Quanto ao aporte teórico, adotamos uma perspectiva que contempla a tradição do valor da literatura como formação, segundo Candido (2011), fundamentando nossas reflexões na definição de literatura a partir de Barthes (2009, 2012), na teoria das representações sociais de Chartier (1991, 1988), nas noções de distinção social propostas por Bourdieu (2002, 2007, 2011), nos conceitos de letramento metamidiático definidos por Lemke (2010) e de cultura participativa e convergente apresentados por Jenkins (2015). Os resultados desta investigação apontam para mudanças bastante significativas na representação dos sujeitos envolvidos nesse processo, o que pode suscitar reflexões e novos encaminhamentos para uma mudança nos modos de se relacionar com a literatura no ambiente escolar. Cremos que a relação estabelecida entre as formas específicas de interação dos leitores e esses novos suportes requer atenção, uma vez que pode revelar procedimentos capazes de promover uma relação mais profícua entre leitor e texto literário, um grande desafio nos atuais contextos tradicionais de ensino.
- ItemAções lúdicas e suas contribuições aos processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021-01-25) Andreazi, Silvania Gallo; Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro; Castro, Rosane Michelli de; Pirola, Nelson AntonioO foco deste estudo foi a investigação sobre os conceitos e práticas pedagógicas de ações lúdicas nos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio - ETIEM de uma instituição da Rede Federal de Ensino localizada no interior paulista. A pesquisa abordou a ludicidade no processo de aprendizagem e sua aproximação com a pedagogia participativa, oportunizando ao aluno situações que ressaltam a espontaneidade, a criatividade e a integração nos processos de cultura e de saberes vivenciados, criando situações para a construção do seu conhecimento e de seu desenvolvimento como cidadão autônomo, responsável e ativo para a transformação de sua realidade. Nesse sentido, considerando as particularidades dos alunos adolescentes, bem como as especificidades dessa modalidade de ensino, a questão central da pesquisa foi: Qual a relação entre o lúdico e os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos de ETIEM? Esse contexto conduziu a investigação a traçar como objetivo geral: identificar a relação entre as ações lúdicas utilizadas na prática pedagógica do ETIEM e suas contribuições para os processos de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos alunos dos cursos pesquisados. A abordagem do estudo foi definida como quali-quantitativa descritiva direcionada à educação e a análise e interpretação dos dados tiveram como base a estratégia de triangulação metodológica. O desenvolvimento da pesquisa abrangeu a investigação bibliográfica e documental sobre a ludicidade e o ETIEM, ampliando por meio de conhecimentos teóricos, a compreensão sobre a diversidade das ações lúdicas no contexto social e educacional e as repercussões das políticas públicas nos processos educativos. Na sequência, para investigar as concepções de professores e alunos de seis turmas dos cursos do ETIEM sobre a ludicidade como procedimento didático, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos 33 professores e 204 alunos responderam aos questionários com questões abertas e fechadas. A pesquisa contou com a observação participante da pesquisadora em 54 aulas e em 7 eventos da instituição, assim como a utilização do diário de campo para registro e acompanhamento das etapas do plano de investigação. Ao término da análise dos dados, observou-se nos julgamentos dos alunos que as ações lúdicas facilitam e ajudam no aprendizado dos conteúdos e proporcionam a sensação de bem-estar, contribuindo para a sua participação na aula, o que reflete de forma positiva no seu desenvolvimento integral, pois instiga reflexões sobre situações cotidianas que favorecem à criticidade e autonomia. O estudo evidenciou a escassez de pesquisas envolvendo os termos ludicidade/lúdico e ETIEM e que apesar de ter sido constatado o uso constante de ações lúdicas nos cursos pesquisados e seus benefícios didáticos, foi apontado pelos professores a lacuna em sua formação pedagógica sobre o assunto, limitando saberes e a propositura de atitudes lúdicas.
- ItemAdditive manufacturing of advanced ceramics by digital light processing: equipment, slurry, and 3D printing(Universidade de São Paulo (USP), 2022-11-25) Camargo, Ítalo Leite de; Fortulan, Carlos Alberto; Bock, Eduardo Guy Perpétuo; Carvalho, Jonas de; Foschini, Cesar Renato; Zavaglia, Cecília Amélia de CarvalhoA manufatura aditiva (MA) ou impressão 3D é um conjunto de tecnologias que fabrica corpos pela adição sucessiva de camadas. Tal técnica já é aplicada em todas as classes de materiais. Na fabricação cerâmica, a MA permite a produção de corpos em pequena escala, com maior liberdade de forma, menor custo e prazo de entrega reduzido. Dentre as tecnologias de MA, a fotopolimerização em cuba se destaca pela capacidade de produzir peças cerâmicas com excelente precisão dimensional e acabamento superficial. Contudo, existe uma escassez de equipamentos comerciais destinados a produzir cerâmica, baseados nessa tecnologia e com preço acessível, visto os desafios de lidar com a matéria-prima com alto carregamento de partículas. Neste trabalho, que aborda a fabricação de cerâmica avançada por fotopolimerização por projeção, foi testada a viabilidade do uso de um protótipo de impressora 3D top-down e de uma impressora comercial bottom-up comum (usualmente empregada na impressão 3D de polímeros) no processamento de materiais cerâmicos. Para isso, um protótipo de impressora 3D foi projetado e construído, criando-se um sistema de recobrimento inovador (patente depositada), composto por duas lâminas com funções distintas e sequenciais. Esse sistema visa superar o desafio de criação de camadas para as suspensões cerâmicas, que usualmente apresentam alta viscosidade. Além disso, suspensões fotopolimerizáveis foram desenvolvidas buscando atender os requisitos do processo relacionados ao alto carregamento cerâmico, comportamento reológico, parâmetros fotossensíveis e estabilidade. Os pós cerâmicos foram selecionados para avaliar o processo usando grupos distintos de cerâmica avançada: pó nanométrico (3Y-TZP) e pó submicrométrico (mulita eletrofundida). Além disso, a combinação de matéria-prima natural (zirconita) com alumina foi usada para investigar a formação in situ de compósitos mulita-zircônia em peças impressas. Assim, suspensões fotopolimerizáveis cerâmicas baseadas em um pó nanométrico de zircônia (3Y-TZP) foram desenvolvidas e caracterizadas, selecionando-se os componentes (monômero, fotoiniciador e dispersante) apropriados. Desta forma, obteve-se uma barbotina cerâmica capaz de validar o protótipo desenvolvido e fabricar corpos cerâmicos verdes. Contudo, a mesma formulação não foi adequada na impressora 3D comercial, devido ao seu comportamento reológico não ser compatível com o equipamento. Por sua vez, o pó submicrométrico de mulita permitiu o preparo de formulações com alto carregamento sólido (até 50 %v/v). Essas novas formulações foram usadas com sucesso nos dois equipamentos testados. Ainda, a formulação baseada na mistura de pós cerâmicos (zirconita e alumina) mostrou que a técnica pode ser combinada com sinterização reativa para criar compósitos in situ de mulita e zircônia. Após análise da decomposição térmica, um protocolo para o tratamento térmico foi criado e os corpos impressos foram submetidos à queima dos componentes orgânicos e sinterização. Ambos os equipamentos testados se mostraram capazes de criar peças cerâmicas densas (>95%) e com geometrias que seriam inviáveis ou até mesmo impossíveis por outros métodos de fabricação. As diversas caracterizações dos corpos sinterizados (resistência mecânica, microestrutura, etc.) indicam que ainda existem limitações quando a presente rota é comparada com os processos convencionais de fabricação. Por fim, acredita-se que o presente estudo contribui para o conhecimento relacionado à manufatura aditiva de cerâmicas e destaca-se por apresentar uma abordagem acessível aos laboratórios e pequenos fabricantes de produtos cerâmicos.
- ItemAdição e Subtração de Frações segundo o Método Desenvolvido por Leonhard Euler no seu Livro Einleitung zur Rechen-Kunst zum Gebrauch des Gymnasii bey der Kayserl (1738)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-09-30) Machado, Hercules D'Almeida; Luchetta, Valéria Ostete JannisO presente trabalho de dissertação – mestrado profissional em Matemática – apresenta o método de Leonhard Euler (matemático e cientista do século XVIII), no tocante ao ensino das operações de adição e subtração de frações. Este material é parte do livro escrito pelo mestre em 1735 intitulado Einleitung zur Rechen-Kunst zum Gebrauch des Gymnasii bey der Kayserl (1738), o qual foi idealizado, pelo referido mestre, para ser usado no curso dito Ginásio (Educação Básica) na recém criada Academia de Ciências de São Petersburgo (1727). A análise da História da Matemática, neste trabalho, é apresentada como ferramenta auxiliar para o ensino de Matemática: alguns usos são exemplificados e comentados, mas a proposta, aqui indicada, tem a intenção de estudar o assunto matemático à maneira como o mestre, originalmente, o desenvolveu e o praticou na sua época. Acreditamos que, assim, o aprendizado se torna mais claro e acarreta mais lucidez sobre o assunto. Assim, o método de Euler para o estudo das operações de adição e subtração de frações é desenvolvido seguindo-se esse princípio: na forma de tarefas didáticas, criadas para não só incrementar o ensino de tal assunto na Educação Básica (como foi a intenção de Euler na sua época), mas também permitir ao profissional da Educação conhecer o belo trabalho original do mestre e, também, aperfeiçoar-se. Apresenta-se, também, o modo que o assunto está sendo tratado na rede pública e reconhece-se, também, que o método de Euler sobre a adição e subtração de frações está em pleno acordo com os parâmetros da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Curriculo da Cidade do Município de São Paulo. Este material histórico encontrado no livro de Leonhard Euler Einleitung zur Rechen-Kunst zum Gebrauch des Gymnasii bey der Kayserl, é um convite para se visitar no tempo o século XVIII, na Rússia Imperial, e entender como o ensino das operações com frações era feito, como alguns pensamentos matemáticos da Educação Básica eram entendidos na época, e, também, perceber quão atual é, ainda, a maneira que tal método desenvolve o ensino desse tema.
- ItemAgilus: um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software(Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), 2015-06-03) Freitas, Renan Cavichi de; Cunha, Adilson Marques da; Forster, Carlos Henrique Quartucci; Dias, Luiz Alberto Vieira; Lemos, Otávio Augusto LazzariniEste trabalho de pesquisa propõe um método para avaliações de usabilidade em desenvolvimento ágil de software, visando melhorar a qualidade de seus produtos e a satisfação dos usuários. O método proposto, denominado AGILUS, envolveu três passos principais em sua concepção: Projeto de Interação; Verificação da Implementação; e Validação dos Incrementos do Produto. Em cada um desses passos, foram definidos métodos específicos de: Avaliação por Percurso Pluralístico em Protótipo; Avaliação Heurística; e Avaliação por Teste com Usuários. Esses métodos foram considerados complementares, adaptados e adequados para avaliações de usabilidade aplicáveis ao processo de desenvolvimento ágil, usando o framework Scrum. O método AGILUS, como principal contribuição desta pesquisa, foi concebido com base nos valores e princípios do Manifesto Ágil e nas características de Usabilidade. Para validação do método AGILUS foram realizados dois estudos de caso: um Sistema de Acompanhamento Sociopedagógico (SAS) e um Sistema de Gerenciamento de Eventos (SGE), ambos para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, São Paulo, Brasil. Além disso, algumas contribuições complementares, envolvendo técnicas, artefatos e métricas foram também definidas para realização das avaliações, assim como uma análise e discussão dos resultados da aplicação do método nos estudos de caso.