Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 822
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA aprendizagem baseada em problemas em um curso técnico integrado ao ensino médioSouza, Caroline Almeida de
- ItemA autoavaliação institucional como instrumento da gestão escolar democrática: uma pesquisa exploratória sobre o lnstituto Federal de São Paulo campus Caraguatatuba(Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), 2024-02-07) Pinho, Márcio Augusto Andrade de; Ferreira, Sandra Lúcia; Martins, Ida Carneiro; Rosa, Sanny Silva daEsse estudo busca compreender como se dá a articulação entre os processos de autoavaliação institucional realizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os processos de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/ campus Caraguatatuba, destacando como investigar os processos de autoavaliação institucional e sua articulação com os processos de gestão. Parte-se do pressuposto de que a autoavaliação institucional pode fornecer subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da gestão escolar desenvolvida na instituição. Assim, para tanto, buscou-se realizar uma abordagem empírica tratando-se de uma revisão crítica da literatura sobre os processos de autoavaliação, com vistas a contextualização dos aspectos da evolução do processo educacional no Brasil, com destaque para a Gestão Escolar na contemporaneidade e a implantação da Gestão Escolar democrática no país. Buscou-se também explorar as avaliações internas e externas, com ênfase na autoavaliação institucional como instrumento de Gestão Escolar, analisando o PDI e o Plano de Avaliação Institucional do IFSP campus Caraguatatuba referentes aos anos de 2019 a 2021, nos quais foram ouvidos discentes, docentes e corpo técnico administrativo. Os resultados destes estudos proporcionaram a compreensão sobre a efetividade dos processos de autoavaliação, no campus Caraguatatuba, indicando, com isso, a necessidade de elaboração de uma proposta de intervenção, denominada INTERVEN-CPA. Essa proposta visa atingir a comunidade interna do IFSP do referido campus em duas perspectivas: a compreensão da importância da participação no processo de avaliação e a criação de uma cultura de pertencimento pelos discentes, por meio da ampliação da divulgação e do acesso aos canais de comunicação, incluindo redes sociais. Portanto, o trabalho se posiciona como um suporte para o aprimoramento da autoavaliação institucional no campus Caraguatatuba, propondo ações relevantes para promover a participação ativa da comunidade acadêmica nos processos de avaliação e contribuir para a qualidade da gestão educacional, como a capacitação dos profissionais envolvidos, fornecendo-lhes conhecimentos e habilidades para realizar avaliações mais precisas e eficientes, além de fomentar a cultura da avaliação na Instituição.
- ItemA autoria na interpretação de Libras para o Português: aspectos prosódicos e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018-12-01) Santos, Ricardo Ferreira; Brait, ElisabethA modalidade de interpretação simultânea (IS) de Libras para a Língua Portuguesa tem ganhado espaços em várias atividades na esfera educacional. A atuação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais /Língua Portuguesa (TILSP), nesse contexto, demanda articulações de cunho teórico-prático para que o discurso em Libras possa ser compreendido por interlocutores que desconhecem essa língua. Devido à formação genérica e à falta de prática, alguns intérpretes apresentam dificuldades e insegurança em mobilizar discursos em interações comunicativas. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa é analisar a autoria e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual, por meio da entoação expressiva presente na IS de Libras/Língua Portuguesa na esfera acadêmico-científica: gênero conferência. A entoação, elemento prosódico, está presente na produção e percepção de cada palavra ou do enunciado, na fala oral ou na língua de sinais. Por esse motivo nossas perguntas de pesquisa são: (i) como os marcadores não-manuais no discurso em Libras podem influenciar a prosódia na Língua Portuguesa, em específico a entoação; (ii) como o intérprete constrói os sentidos na IS por meio da entoação na Língua Portuguesa; (iii) como se constitui a autoria na mobilização enunciativo- discursiva entre a Libras e Língua Portuguesa na perspectiva verbo-visual. Por meio da fundamentação teórica em uma perspectiva dialógica fundamentada no Círculo de Bakhtin, dos estudos da verbo-visualidade de Beth Brait, aqui entendida como as diversas materializações em forma texto em uma dimensão verbal e visual constitutivos na produção e construções de sentidos, e da Teoria Interacional da Entoação (TEI) de David Brazil, realizamos um deslocamento metodológico dos enunciados a partir dos signos verbais em língua de sinais e da materialização dos signos verbo-visuais entoacionais por meio da complexa mobilização enunciativo-discursiva realizada na interpretação da Libras para a Língua Portuguesa em conferências. Escolhemos como corpus duas interpretações simultâneas de Libras para modalidade oral (Língua Portuguesa) realizadas pelos TILSP no II Evento-Libras: Encontros e Desencontros – realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. As análises mostram que as intérpretes na atividade interpretativa simultânea, em um ambiente dialogicamente agitado, repleto de tensões das vozes sociais, atravessadas por discursos políticos, polêmicos e com tons irônicos, realizam ou apresentam algumas dificuldades na construção de sentidos por meio da compreensão ativa responsiva e pela posição verbo-visual-axiológica, materializadas nas escolhas prosódicas, constituindo a autoria na interpretação. Espera-se que esta pesquisa colabore com as investigações da prosódia e construção de sentidos entre as modalidades Libras/Língua Portuguesa, com o propósito de contribuir com a formação do intérprete de Libras e as atividades de trabalho desses profissionais.
- ItemA autoria na tradução artístico-poética da Língua Portuguesa para a Libras: (in)visibilidade em dimensão verbo-visual(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2022-12-01) Santos, Ricardo Ferreira; Brait, ElisabethO objetivo desta tese é investigar a atividade tradutória de texto artístico-poético da Língua Portuguesa (LP) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da descrição, interpretação e análise dos elementos verbais, verbo-visuais e extraverbais que marcam a autoria na produção do objeto estético. Atualmente, observamos um crescimento da tradução de poemas da LP para Libras e sua divulgação em sites de compartilhamento na internet. Como consequência direta dessa atividade emergente e ligada a um determinado gênero discursivo (poema), ocorre uma mudança significativa na compreensão de como realizar uma obra tradutória para uma língua de sinais nos materiais audiovisuais. Com isso, as perguntas de pesquisa são: (i) como se constitui a(s) autoria(s) na tradução de textos artístico-poéticos da LP para a Libras?; (ii) quais posições valorativas e estratégicas os sujeitos responsáveis em realizar a obra tradutória assumem diante da materialidade semiótico-ideológica presente nos textos a serem traduzidos?; e (iii) de que forma ocorrem os apagamentos e a inserção de outros elementos semióticos-ideológicos na mobilização enunciativo-discursiva e no processo de criação do novo material verbo-visual na obra tradutória? A partir desses questionamentos, nossa hipótese é a de que os sujeitos discursivos, responsáveis pela obra tradutória artístico- poética, por meio do processo de recriação-cocriação, realizam visibilidades e invisibilidades semiótico-ideológicas e, consequentemente, produzem sentidos diversos daqueles produzidos no poema. Com isso, constroem um outro objeto estético, ou seja, uma poética verbo-visual. A pesquisa se fundamentou na perspectiva dialógica da linguagem, advinda do Círculo de Bakhtin, nos estudos da verbo-visualidade e da tradução e interpretação de línguas de sinais (ETILS). Em primeiro lugar, realizamos a escolhas de três textos artístico-poéticos traduzidos da LP para Libras em vídeos postados no canal YouTube: “Todas as manhãs”, poema de Conceição Evaristo, traduzido por Mirian Caxilé, Lívia Vilas Boas, Edinho Santos e Nayara Rodrigues (2016); “Liberdade”, poema de Carlos Drummond de Andrade, tradução de Uziel Ferreira e Grécia Catarina (2017); “Laço de fita”, poema de Castro Alves, tradução de Jonatas Medeiros (2016). Os critérios da escolha e delimitação do corpus foram: (i) a presença de algumas similaridades na composição estética dos materiais audiovisuais; (ii) o texto da tradução em Libras ser realizado por determinados sujeitos e o produto audiovisual ser enunciado por outro corpo-texto (sujeito discursivo); e (iii) a produção e a finalização do produto audiovisual ser realizada por uma equipe de profissionais. Posteriormente, realizou-se um estudo qualitativo do tipo analítico-descritivo e analítico-comparativo com base no diálogo entre a perspectiva dialógica e os ETILS. A análise foi feita por meio da observação dos elementos verbo-visuais presentes na tradução e na comparação das relações constituídas no texto de partida (poema em LP) e no texto de chegada (poema em Libras). Espera-se que este projeto colabore com a investigação, compreensão e produção da tradução da LP para a Libras, incidindo na formação do TILS e na inclusão e visibilidade dos surdos como sujeitos de atividades poético-estéticas
- ItemA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico da educação profissional : proposta de roteiro didático para seu ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2020-02-28) Lisauskas, Fabio Ferrite; Mossin, Dr. Eduardo AndréA avaliação econômica de projetos de investimento produtivo é tarefa interdisciplinar, envolvendo mais diretamente conhecimentos da matemática financeira, Gestão e Economia. Do ponto de vista da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata-se de conteúdo politécnico, que se aplica às diferentes tecnologias produtivas na avaliação de alternativas de alocação do capital disponível para investimento das organizações, e oportuniza o uso da matemática financeira no contexto empresarial ao nível do Ensino Médio. Na dinâmica do capitalismo contemporâneo, as atividades produtivas sofrem a ameaça crescente da financeirização da economia, com a emergência de opções financeiras para valorização do capital que têm apresentado atratividade crescente em relação às alternativas de alocação produtiva. Paralelamente, a inovação tecnológica contemporânea tem se voltado à automação de processos produtivos, diminuindo a dependência de mão de obra para a produção de bens e serviços a atenderem as diferentes necessidades humanas. A avaliação econômica de projetos de investimento produtivo se torna um conteúdo que pode problematizar essas ameaças ao mundo do trabalho em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado (EMI), fortalecendo a formação omnilateral dos alunos, em integração curricular do trabalho, da ciência e da cultura. Para isso, um direcionamento específico do trabalho didático precisa ser planejado, no que o Produto Educacional desenvolvido por esta pesquisa vem a auxiliar. O trabalho se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em EPT. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e avaliar um roteiro didático para o ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico do EMI. Um Produto Educacional que procura contextualizar o uso da matemática financeira em âmbito organizacional, trabalhar a modelagem em planilha eletrônica e fortalecer a formação omnilateral dos estudantes. O desenvolvimento da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, seguindo métodos de avaliação de novos produtos educacionais e que envolveu a aplicação de uma Oficina elaborada a partir de uma primeira versão do Roteiro. Ocorrida no Câmpus Sertãozinho do IFSP, a aplicação do Produto com nove alunos do EMI gerou evidências para a avaliação do Roteiro inicial a partir da observação pelo pesquisador e dos questionários respondidos pelos alunos participantes e pelo docente que aplicou a Oficina. A versão final do Roteiro, consolida um conjunto de orientações, possibilidades e conteúdos voltados ao ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo como conteúdo politécnico e de formação omnilateral no EMI. O Roteiro está estruturado a partir dos seis tempos curriculares propostos por Marise Ramos para o EMI (problematização, instrumentalização, experimentação, orientação, sistematização e consolidação) que incorporam proposições da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani. Uma proposta de ensino a ser adotada por quem se abra a uma experimentação responsável da inovação curricular no Ensino Médio, encontrando no EMI um contexto escolar privilegiado para avanços de aplicação da matemática financeira em âmbito empresarial e no qual a interdisciplinaridade envolvida na avaliação econômica dos investimentos produtivos pode contribuir para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemA biblioteca na formação humana: permanência e metamorfose(Universidade Nove de Julho (UNINOVE), 2020-03-26) Pereira, Luís Carlos; Almeida, Cleide Rita Silvério deEsta dissertação tem como objeto de estudo o uso do acervo de duas bibliotecas universitárias – a do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da pesquisa foi verificar o uso do acervo a partir da percepção que os profissionais das referidas bibliotecas têm de seus usuários, considerando diferenças e afinidades entre o meio impresso e o meio digital como suporte para a pesquisa científica. A investigação, de abordagem qualitativa, recorre a fontes bibliográficas, documentais e de campo a partir da teoria do ―pensamento complexo‖ de Edgar Morin. Para alcançar o que se propôs, foram levantados os referenciais teóricos sobre o tema, bem como se realizou uma entrevista semiestruturada com onze funcionários de ambas as bibliotecas. A partir da fundamentação teórica, da análise e da interpretação dos dados coletados, foi possível compreender de forma mais ampla o uso da informação em seus diferentes suportes por uma sociedade hiperconectada. Os resultados indicaram que os alunos de graduação utilizam mais os formatos impressos de leitura do que os de pós-graduação. Em relação aos docentes, a preferência pelos suportes impressos está diretamente ligada à faixa etária – professores mais jovens têm maior adesão aos formatos digitais. Apesar desses dados, os suportes digitais de leituras são bem vistos como recursos complementares. Esta pesquisa, portanto, apresenta potencial para ampliar as reflexões no que diz respeito aos estudos acerca da funcionalidade e do papel da biblioteca universitária no processo de formação do aluno, bem como pode proporcionar um melhor entendimento sobre o ato da leitura em seus variados suportes.
- ItemA caixa de cores : o conhecimento dos alunos como ponto de partida para o diálogoAlves, Maria Cecília Leôncio
- ItemA ciência na literatura barretiana: o conto literário nas aulas de física em uma perspectiva sociocultural(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2020-12-11) Lima, Silvana Souza; Gomes, Emerson FerreiraA presente pesquisa é análise e elaboração de um material didático, partindo do conto “Congresso Pan-Palentário”, do autor Lima Barreto. Foi realizada com os alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo do primeiro ano, com uma abordagem e perspectiva sociocultural. Para isto, nos valemos de referenciais discursivos (BAKHTIN, 2006) para a análise do conto e de referenciais socioculturais (FREIRE, 1987; SNYDERS, 1988; VIGOTSKI, 2001) para a elaboração e a realização das atividades. A sequência didática foi composta por 10 aulas de 45 minutos, divididas em VII momentos (blocos) para sua realização. As aulas se basearam em interpretaçãoe estudos dos personagens. Utilizamos a análise de discurso para identificar aspectos de enunciados pertencentes à ciência antes e após as aulas, através da interpretação inicial dos alunos e após a leitura do conto. Com um questionário final, observamos que as aulas contribuíram para ajudar os alunos na intepretação do conto, pois eles demonstraram alegria e satisfação. Esses estudantes foram protagonistas e o professor, um mediador da integração do conhecimento prévio com o conhecimento formal (SNYDERS, 1988). Por fim, resultando dessa pesquisa, elaboramos um produto educacional que é composto por uma revista de divulgação de ensino, que contempla a sequência didática, uma reflexão sobre o ato de ler e sugestões para os professores com materiais de aproximação cultural e ensino de ciências.
- ItemA constituição do professor no contexto da educação inclusivaSilva, Fabiano Pires da
- ItemA construção político e normativa do IFSP: a garantia do direito constitucional à educação básica e o conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017(Universidade Estadual Paulista (UNESP) , 2019-12-10) Heeren, Marcelo; Silva, Marta; Lemes, Sebastião; Silva, Hilda; Ribeiro, Ricardo; Mamede, Whisner; Oliveira, RicardoO objetivo do presente trabalho foi analisar a trajetória política e normativa do Ensino Básico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) (2008-2018), identificando as normativas internas da política educacional do IFSP que garantem a efetivação dos princípios educacionais previstos na CF/88 e as contradições existentes com as modificações orientadas pela reforma do Ensino Médio de 2017. A pesquisa segue abordagem de pesquisa qualitativa em educação com destaque para a pesquisa e análise documental dos textos legais da Educação Nacional, bem como dos documentos norteadores do Ensino Médio da Rede Federal, além das normativas específicas do IFSP. Podemos observar que as normativas internas do IFSP são coerentes com as prerrogativas estabelecidas no artigo n° 206 da CF/88, estabelecendo a construção e desenvolvimento de um conjunto de estruturas e ações institucionais que permitem o exercício ao direito social à Educação, principalmente em relação à garantia do acesso, permanência e êxito dos estudantes do Ensino Básico, condição incrementada juntamente com uma política de valorização profissional docente e efetiva participação democrática dos estudantes no cotidiano de construção e elaboração política e normativa da instituição. O Ensino Médio Integrado, forma do Ensino Básico desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, tem como finalidade a formação integral do estudante, eliminando a dualidade histórica existente entre formação técnica e propedêutica, trazendo aos estudantes a possibilidade de uma formação que viabilize sua participação não somente em atividades de natureza laboral, mas também em assuntos de natureza social, cultural e política associadas às demandas especificas da sua localidade. A lei da reforma do Ensino Médio de 2017 orienta um conjunto de modificações no currículo do Ensino Médio, alterando a carga horária dos cursos, as disciplinas e conteúdos obrigatórios, estimulando a especialização precoce dos estudante em determinadas áreas do conhecimento, bem como favorecendo o cumprimento de carga horária do Ensino Médio em instituições externas à escola e com atividades que não compõem os Projetos Políticos Pedagógicos da unidade de ensino. Portanto, o IFSP se configura como uma instituição que contribui com a garantia do exercício ao direito à Educação Básica, sendo necessário o reconhecimento da mesma enquanto parte de uma política pública de Educação que reafirma o compromisso com a democratização e qualidade da Educação Nacional. Ademais, as análises realizadas indicam uma relação conflitante entre as normativas do Ensino Médio Integral do IFSP em relação à estrutura pedagógica, objetivos e finalidades desta etapa da Educação Básica e as modificações indicadas pela reforma do Ensino Médio.
- ItemA contribuição do ensino de inglês para fins específicos (ESP) na formação omnilateral no ensino médio integradoMaestro, Rosana Cristina Cancian
- ItemA docência no ensino técnico integrado ao ensino médio durante o ensino remoto: as significações de professores de um campus do IFSP(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021) Bayer, Julia Sotto-Maior; Aguiar, Vania Maria Junqueira de; Ferretti, Celso João; Ronca, Antônio Carlos Caruso; Aguiar, Wanda Maria Junqueira deEste estudo fundamentou-se na Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, com o objetivo de explicitar e analisar as significações sobre a docência no ensino técnico integrado ao ensino médio, desenvolvida durante o ensino remoto. Diante da história centenária da Rede Federal de EPT e da proposição do Ensino Médio Integrado, que passou a ser desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, questionou-se acerca dos movimentos constitutivos das significações de docentes sobre sua prática em um campus novo do IFSP, dada a desvalorização da formação para a docência na história da rede. A dualidade estrutural estabelecida na educação brasileira e as características da formação profissionalizante, tradicionalmente ofertada nas instituições de educação profissional, compuseram o contexto do desenvolvimento do trabalho docente e da proposição da integração do ensino técnico ao ensino médio. Com a pandemia de COVID-19, o processo de implementação do ensino remoto emergencialmente organizado no IFSP foi incorporado como mediação constitutiva da totalidade social da docência. Foram entrevistados seis professores atuantes no ensino técnico integrado ao ensino médio, dois de disciplinas de formação profissional e quatro de formação geral. As entrevistas foram inspiradas nas metodologias das entrevistas reflexivas e das conversações. O material foi analisado a partir do procedimento dos Núcleos de Significação, por meio dos quais articulou-se dois núcleos. Núcleo 1 - “Acho que outros campi, que cresceram com todas essas mudanças, foram entendendo o porquê dessas mudanças”: entre a cultura institucional e as novas propostas educacionais no processo de expansão da Rede Federal de EPT. Núcleo 2 - “[...] a nossa qualidade do ensino não era aquela que a gente gostaria, antes da pandemia, por n razões, com a pandemia vai piorar com certeza, sabe?”: As reflexões de professores sobre o trabalho que desenvolvem e suas condições no curso do ensino remoto. Por meio do processo analítico interpretativo desenvolvido evidenciou-se que a cultura estabelecida na história da educação de técnicos no país constitui as significações dos docentes e é tensionada por novas possibilidades apresentadas à docência a partir da transformação institucional em Instituto Federal. Essas referências apareceram nas significações de nossos participantes, apresentadas de diversas maneiras: por apontamentos de continuidade ou ruptura na trajetória docente, pela apresentação de ênfase na formação técnica no campus ou considerar a ênfase no ensino médio, pela queixa de pouco espaço para a formação humana, pela vontade de promover uma educação crítica e integrada e pela disputa acerca das atividades possíveis à docência no IFSP. A organização emergencial do ensino remoto evidenciou uma crise pedagógica na instituição, que é parte de uma crise conjuntural. A integração, pautada na interdisciplinaridade, foi destacada como fundamento para constituir, no interior da instituição, atividades possíveis para tensionar politicamente a orientação da educação ofertada aos jovens.