Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Álgebra"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemModelando a álgebra: uma proposta didática de abordagem de equações do 1° grau a partir da modelagem matemática(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-24) Silva, Eliabe Momberg da; Moro, Marcel Alves; Calefe, Michele; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo daO presente trabalho tem como estudo o uso da Modelagem Matemática para o ensino e aprendizagem de equações, principalmente a do primeiro grau, na educação básica. O objetivo foi investigar como a álgebra, em relação ao tópico de equação do primeiro grau, é frequentemente abordada, se é funcional ou não tal realidade, e realizar uma alternativa pedagógica para abordar o conceito de equação em perspectiva dinâmica, proporcionando um progresso do pensamento algébrico, através da capacidade de matematização de situações problemas usando equação do primeiro grau. Neste estudo, pretendemos investigar o papel da Modelagem Matemática na resolução de problemas que envolvam equações do primeiro grau, como é tida mediante a BNCC a álgebra, e analisar os níveis de proficiência de estudantes brasileiros segundo os dados do PISA 2018. Procuramos compreender como a Modelagem Matemática poderia contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico, suas implicações para a aprendizagem dos conceitos relacionados às equações de primeiro grau, e, a partir disso, produzir uma sequência didática capaz de orientar professores que buscam um ensino diferenciado e eficiente sobre esses conceitos.
- ItemUm levantamento algébrico sobre argumentação e provas matemáticas nos diversos níveis de ensino(IFSP, 2023-05-25) Len Shirasu, Kauan; Leandro, Ednaldo José; Oliveira, Estela Mara de; Oliveira, Francisco deO desenvolvimento da capacidade de argumentação e prova matemática é estudado com a intenção de contribuir com a formação do estudante, para que se torne um cidadão capaz de se expressar de forma adequada, fazer argumentações convincentes e corretas, ser crítico em relação as informações apresentadas, descobrir padrões, e saber escolher meios adequados de confirmação de resultados que lhe sejam importantes. Assim este trabalho consiste em apresentar um levantamento da Argumentação e Provas matemáticas elaboradas por alunos ingressantes na licenciatura em Matemática envolvendo tópicos de Álgebra e tratar a sua importância no processo de ensino-aprendizagem e a implementação de provas matemáticas e argumentação na formação docente em matemática no Ensino da Educação Básica. Para esse levantamento foi elaborado um questionário envolvendo a Álgebra, cujo o público alvo foram os alunos ingressantes do IFSP-Campus Itaquaquecetuba do primeiro semestre de 2020 e no de 2022 com a amostra de 30 alunos ingressantes, neste trabalho foi utilizado a análise descritiva dos dados coletados, junto com uma análise similar a análise coesiva manual, que indicou que 66,7% dos entrevistados possuem dificuldades em construir argumentos válidos, e os 33,3% que conseguiram demonstrar e provar, foram aqueles que reconheceram os conceitos de provas e argumentação na resolução do questionário.