Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA por Assunto "Aprendizagem baseada em problemas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseada em problemas(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 14/03/2016) Souza, Débora Vieira de; Fonseca, Rogério Ferreira daApresentamos aqui algumas reflexões envolvendo o ensino e a aprendizagem de noções de Cálculo Diferencial e Integral. Amparada em aportes teóricos pertinentes, busca-se propor atividades para abordar noções de Cálculo, como limites e derivadas, tomando como princípio norteador uma metodologia ativa, no caso, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Espera-se integrar conteúdos e conceitos matemáticos com as práticas profissionais de universitários, promovendo aprendizagens significativas. Por meio da inserção de problemas motivadores, reais ou realísticos, almeja-se amenizar certos entraves observados no ensino e na aprendizagem de Cálculo, bem como promover a construção de conhecimentos transdisciplinares
- ItemReflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de conceitos matemáticos(IFSP, 21/09/2016) Gouvêa, Gisele de; Fonseca, Rogério Ferreira daNo presente trabalho, faremos considerações acerca de uma “nova” metodologia de ensino ativa: referimo-nos à Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). A palavra “nova” se refere à utilização desta metodologia no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. O interesse por essa temática surgiu por meio do contato com algumas pesquisas que utilizam o PBL no ensino de engenharia, medicina e outras áreas de conhecimento. Em geral, essa metodologia auxilia na articulação entre teoria e prática profissional, o que nos parece relevante também para o ensino e aprendizagem de matemática, diante dos desafios impostos pela sociedade contemporânea, ou seja, uma sociedade que cada vez mais busca profissionais que atuem de forma crítica, criativa e participativa em suas áreas de atuação. Indicamos como produto final dois problemas exemplares e suas respectivas orientações didáticas, de acordo com os preceitos da metodologia de ensino aqui adotada.
- ItemReflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de matemática em um curso técnico integrado ao ensino médio(IFSP, 2017) Tangerino, Lauro IvanApresentamos neste trabalho os principais aspectos de uma metodologia de ensino ativa, a saber, a Aprendizagem Baseada em Problemas; faremos reflexões acerca de suas vantagens, desvantagens e suas potencialidades. Assumimos como pressuposto que o ensino de Matemática em um curso técnico de nível médio precisa estar substancialmente articulado aos conhecimentos técnicos, científicos, sociais e profissionais. Não é suficiente apenas enfatizar as abstrações e formalizações de conceitos matemáticos, é imprescindível associá-los a aplicações práticas e também às realidades profissionais dos estudantes, a fim de desenvolver, por meio de problemas reais ou realísticos, habilidades e competências elementares à sua formação. Para tanto, acreditamos que conexões entre as diversas disciplinas devem ser propostas, por isso, apresentaremos considerações a respeito da interdisciplinaridade e suas conexões com a Aprendizagem Baseada em Problemas voltada a questões relevantes à sociedade atual, que podem motivar e enriquecer o aprendizado de conceitos matemáticos na Formação Profissional integrada à Educação Básica. Um dos principais objetivos desta pesquisa é investigar teoricamente as potencialidades do uso de uma metodologia de ensino ativa, no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos em um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFSP, Câmpus São Paulo, buscando favorecer a articulação entre o conhecimento matemático e as competências profissionais do profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo, como produto final, a proposição de alguns problemas de acordo com os preceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como as respectivas orientações didáticas para auxiliar professores em sua utilização na sala de aula