Licenciatura em Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFracasso escolar: fatores intra e extraescolar que acentuam a problemática.(2024-01-31) Luiz, Lauren Nicolau de Campos; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente artigo baseia-se em uma pesquisa documental quali-quantitativa sobre a produção do fracasso escolar. Como objetivo, visa-se entender quais os aspectos sociais, psicológicos, educacionais, históricos e raciais que produzem a problemática, com foco no processo de culpabilização do aluno. Ao final, espera-se compreender quais os aspectos fundamentais da produção do fracasso escolar, utilizando dados nacionais de plataformas como o Censo Escolar, INEP e MEC, e autores renomados da área da educação, como Maria Helena Souza Patto, Flávia Asbahr, Maria Aparecida Affonso Moysés e Cecília Azevedo Lima Collares, afim também de delimitar novas perspectivas a serem estudadas futuramente
- ItemPossibilidades do coensino para a promoção da inclusão escolar de estudantes autistas(2023-12-08) Ross, Maria Eduarda; Andriolly, Mary Grace Pereira; Vilaronga, Carla Ariela RiosO objetivo dessa pesquisa é analisar as reflexões dos professores em relação ao potencial do coensino no atendimento de estudantes autistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como sujeitos professores de educação especial de um município do interior paulista, que participaram do curso de Formação Continuada (FIC) “Estratégias formativas e práticas de coensino", no primeiro semestre de 2023. Os dados remetem as principais possibilidades, desafios e barreiras enfrentados e quais suas perspectivas em relação à promoção do ensino colaborativo na educação inclusiva e de atendimento educacional especializado. Os resultados apontam a necessidade de cursos de formação voltada à prática do ensino colaborativo que sejam menos teóricos e focadas nas necessidades dos professores, criando condições que facilitem o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes com TEA. Assim, como apontam para o fortalecimento de apoios para o atendimento de estudantes no contexto da sala comum.
- ItemReflexões sobre o acesso ao capital cultural, a partir de uma experiência de mediação(2024-03-13) Marciano, Maria Isabel Modesto; Moretti, Andrezza CamposA experiência com mediação de exposições culturais possibilita troca de conhecimentos por meio do estabelecimento de diálogos sobre diferentes ambientes, pessoas e objetos de Arte. Desse modo, este trabalho tem como objetivo refletir sobre como visitas guiadas a exposições temáticas podem fomentar a identificação e ampliação do capital cultural dos participantes e como este reconhecimento pode contribuir para a formação do licenciado em Pedagogia. Para tanto, foram realizados estudos sobre o conceito de capital cultural e de mediação cultural e descritas vivências, de modo que diferentes contextos pudessem ser evidenciados e analisados. Especificamente, foram utilizadas narrativas autobiográficas como estratégia metodológica e foram apresentadas e analisadas de três cenas vivenciadas em um estágio não obrigatório, realizado no SESC Sorocaba, entre junho e setembro de 2022, durante a mediação da exposição Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros. As reflexões advindas da análise dessas cenas demonstraram que, a conduta dos participantes era diferente conforme a classe social originária, que qualquer indivíduo pode se envolver em espaços culturais e refletir sobre obras de arte, mesmo sem conhecimento avançado nesses espaços e que tais conhecimentos podem contribuir com a formação em Pedagogia, pois o professor realiza, cotidianamente mediações culturais em seu cotidiano, na medida em que deve selecionar conteúdos e desenvolver reflexões com os estudantes.
- ItemRepresentações sociais sobre a infância no contexto neoliberal: as camadas da invisibilização(2024-03-11) Silva, Marcella de Mello; Garnica, Tamyris Proença BonilhaO presente trabalho busca analisar as representações sociais sobre a infância tendo em vista o contexto neoliberal, a fim de evidenciar os efeitos sobre as práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é identificar o viés mercadológico no contexto escolar, analisando-os em paralelo com representações e práticas alinhadas à lógica neoliberal, buscando entender, por meio de pesquisas e análises bibliográficas, a relação entre essas práticas e manifestações com a construção da Representação Social sobre a infância considerando suas diferentes nuances. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, realizou-se uma busca e análise de pesquisas e estudos já elaborados para discorrer acerca do tema, a fim de destacar a importância de uma educação humanizadora e emancipatória, e trazendo possibilidades para alcançá-la.