Humanidades - Educação, Política e Sociedade
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Humanidades - Educação, Política e Sociedade por Publicador "IFSP"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPrecisamos de mais espaços de cultura para crianças, adolescentes e jovens nos territórios periféricos na cidade de São Paulo?(IFSP, 2023-08-08) Ferreira, Tamires Marlene da Silva; Verdi, Elisa Favaro; Silva, Vagner Luis da; Pugliese, Renato MarconO presente trabalho de conclusão faz uma reflexão sobre seguinte temática: precisamos de mais espaços de cultura para crianças, adolescentes e jovens nos territórios periféricos na cidade de São Paulo, mais especificamente em Itaquera, Cidade Líder, São Rafael e São Mateus? Tendo em vista o nosso contexto histórico e nessa atual conjuntura que vivemos com a falta de equidade para a população periférica e a falta de acessos aos equipamentos de cultura voltados para crianças, adolescestes e jovens das periferias, mesmo com o decorrer das lutas sociais em prol da garantia de direitos culturais, ainda precisamos avançar em políticas públicas de cultura na sua totalidade territorial com igualdade social. Através dos dados do Mapa da Desigualdade de 2022 e referências bibliográficas, o presente trabalho analisa a falta de políticas públicas de cultura que atendam aos territórios das periferias.
- ItemPsicoterapia nas plataformas digitais: os impasses entre a flexibilização do trabalho, profissão, ética e prática clínica de psicoterapeutas em atendimento a distância no Brasil(IFSP, 2022) Proença, Felipe Carniero de; Silva, Vagner Luis da; Mao Júnior, José Rodrigues; Souza, Danilo Amorim deO presente trabalho tem como propósito analisar os impactos dos fenômenos de flexibilização e de plataformização do trabalho no expediente de psicoterapeutas, partindo dos contextos de crise econômica mundial, reestruturação do capitalismo e regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Tais movimentos, portanto, são observados a partir de fins da década de 1960. O trabalho ainda busca articular as mudanças no sistema produtivo com a organização e o desenvolvimento da profissão nos últimos cinquenta anos. Presta-se a formular melhor entendimento das bases que antecederam a consolidação de tecnologias e meios que, após o ano de 2015, acarretaram no surgimento dos serviços de atendimento psicoterápico sob demanda, ofertados por plataformas digitais. Pretende investigar características da precarização laboral digital e de procedimentos recorrentes no Capitalismo Plataforma, capazes de interferir no expediente e nas prescrições aos profissionais da clínica psicoterápica. Recorre à revisão bibliográfica sobre o tema e ao levantamento de instrumentos legais que orientam profissionais (Código de Ética e Resoluções) e amparam empresas que operam por meio destas tecnologias (Termos de Uso e Políticas de Privacidade). Considera as contradições entre as imposições colocadas pelas detentoras dos meios digitais e as recomendações feitas aos terapeutas, através de suas entidades representativas. Assim sendo, conclui que tais limites poderiam ser superados com a mobilização dos profissionais (a despeito de sua caracterização como autônomos), de modo a exigirem oportunidades condizentes com as práticas da clínica tradicional.
- ItemPunição e encarceramento: breve revisão histórica e apontamentos contemporâneos(IFSP, 2021-06-17) Carvalho, Nathane Gabriele Monteiro de; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Moreira, Maria de Fátima das Neves; Silva, Vagner Luis daTrata-se de pesquisa exploratória, através de levantamento bibliográfico, com intuito de compreender a prática do encarceramento e da punição, a partir de revisão histórica e análise da contemporaneidade. Serão identificados na literatura alguns dos/as principais autores/as que debatem a temática. As cadeias e todo o sistema punitivo são assuntos de destaque na sociedade, seja através das discussões cotidianas e do senso comum, seja nos meios de comunicação, e nos discursos dos representantes do Estado. Atualmente, pede-se por mais cadeias e punição, mesmo que constatada a ineficácia da resolução dos problemas que o cárcere se propõe a realizar. Compreendemos, que, na realidade, o papel das cadeias e punições ao longo da história até os dias atuais tem como reais intuitos a regulação do mercado de trabalho, a manutenção e fortalecimento do racismo, e a punição dos indesejáveis.
- ItemResponsabilidade socioambiental em uma pequena empresa de cosméticos: um estudo de caso no município de São Paulo(IFSP, 2021-06-15) Jantorpe, Izabella Cristhina; Santos, Luciana Cavalcanti Maia; Amaral, Bruno Sérgio do; Alcântara, Danilo Marcondes deA sustentabilidade é cada dia mais necessária para as companhias manterem sua competitividade no mercado sem causar danos ao meio ambiente e à sociedade, o que no passado era considerado incompatível. Levando isso em consideração o objetivo desse estudo é caracterizar os fatores que influenciam a adoção de práticas de responsabilidade socioambiental em uma empresa de pequeno porte do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, localizada na cidade de São Paulo. A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória no formato de estudo de caso que se utilizou como fonte de coleta de dados de: revisão da literatura, análise de documentos internos, observação direta não participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apresentaram que os principais fatores motivadores para a empresa foram: os valores pessoais da proprietária, a missão da empresa, a legislação, as demandas governamentais, competitividade frente aos concorrentes e imagem corporativa para consumidores e demais stakeholders. Foi evidenciada uma lacuna de estudos que abordam os temas de responsabilidade socioambiental e pequenas empresas em conjunto, demonstrando a oportunidade de pesquisas significativas na área, o que é de extrema importância para que empresas que estão buscando adotar práticas de responsabilidade socioambiental encontrem informações úteis e seguras.
- ItemRevisão do projeto político pedagógico: perspectivas de uma educação escolar quilombola(IFSP, 2023) Lins, Wesley Gomes; Castro, Moacir Silva deEste Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de elaborar um Relato de Experiência, sobre o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Barão de Grajaú - Educação Escolar Quilombola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Comunidade Cajueiro I, localizada no município de Alcântara, no Estado do Maranhão. A investigação foi construída com uso da metodologia de Análise Documental, constituída pelo Projeto Político Pedagógico da escola, elaborado em 2013 pela comunidade escolar e pelas legislações federais, estaduais e municipais que orientam a gestão de Políticas Públicas de educação para as relações étnico-raciais e para a qualidade da educação escolar quilombola. A constituição de um Grupo Focal, metodologia utilizada para o levantamento de dados e informações em torno da revisão do PPP da escola, favoreceu a elaboração de uma investigação qualitativa com participação ativa da comunidade. As estratégias de escuta com o grupo focal foram desenvolvidas pela equipe de profissionais das organizações sociais Comunidade Educativa CEDAC, a Cidade Escola Aprendiz, pelo investigador e só aplicadas após a validação da gestão escolar. A pesquisa encontrou consonâncias entre as narrativas e reflexões produzidas pelo Grupo Focal com as diretrizes nacionais voltadas para a educação das relações étnico-raciais e quilombola que trouxeram importantes perspectivas da comunidade escolar sobre a revisão do PPP que podem referenciar redes de ensino que gerenciam escolas quilombolas no escopo de suas responsabilidades, bem como organizações sociais que com eles estabelecem parcerias de trabalho.
- ItemSegreçação e urbanização precária: o distrito anhanguera e a reprodução urbana da classe trabalhadora na metrópole de São Paulo(IFSP, 2021) Pereira, Marcos Antonio; Alcântara, Danilo Marcondes de; Silva, Marco Antônio Teixeira da; Silva, Vagner Luis daO presente trabalho busca, por meio de uma pesquisa de cunho exploratório, discutir aspectos do processo de urbanização recente e “desordenado” ocorrido no distrito de Anhanguera, localizado na região noroeste da cidade de São Paulo - SP. Levantamos por meio de pesquisa bibliográfica e audiovisual alguns pontos sobre o processo de desenvolvimento urbano pautado no modelo industrial do século XX, que teve grande ênfase no Estado de São Paulo, e como esse modelo acentuou a luta de classes para além do ambiente das fábricas e gerou desigualdades também no espaço da cidade. Promoveu-se a segregação dos mais pobres e o consequente espraiamento da mancha urbana, reproduzida e expandida por meio do padrão periférico de ocupação e autoconstrução, atingindo as fronteiras de um dos últimos distritos com expressiva disponibilidade de terras na cidade para diminuir o conflito por moradias nas áreas centrais, e como forma de escamotear a ineficácia de um Estado que se mostrou pouco eficiente em solucionar o déficit habitacional da classe trabalhadora cada vez mais impulsionada à informalidade.
- ItemServiços para a população em situação de rua no município de São Paulo: uma perspectiva da gestão de políticas públicas(IFSP, 2022-11-01) Alves, Paulo Cezar Guerra; Picosque, Tatiana Aparecida; Alcântara, Danilo Marcondes de; Silva, Vagner Luis daO presente trabalho tem como objetivo central relacionar os principais conceitos dos estudos sobre gestão de políticas públicas aplicados aos serviços e políticas socioassistenciais no município de São Paulo, com ênfase aos programas e equipamentos públicos voltados à população em situação de rua. Para isso, esta monografia vincula diversos elementos, tais como a legislação vigente acerca da Assistência Social, como ocorre a atribuição de competências entre os níveis governamentais no sistema federativo brasileiro, quais os dispositivos que regulamentam os organismos competentes para a provisão das políticas e programas, assim como exposição de gráficos, mapas e tabelas, tanto oficiais quanto de estudos de pesquisa, e, por fim, literatura crítica sobre a urbanização do município de São Paulo e de políticas públicas. Deste modo, compreende-se que a cidade de São Paulo apresenta ampla autonomia político-administrativa na gestão de políticas sociais, o que indica avanço da prerrogativa constitucional de maior protagonismo de gestão e execução à esfera municipal. Todavia, considerando-se o caráter multidimensional da pobreza, notória é a falta de articulação e definição de competências entre os diversos setores da gestão pública, comprometendo a eficácia das políticas socioassistenciais, o que poderia ser amenizado com a adoção de uma gestão intersetorial nas políticas sociais do município.
- ItemTransformação do espaço urbano na cidade de São Paulo (1886-1945)(IFSP, 2022-06-20) Alves, Priscila Aline Borges; Silva, Vagner Luis da; Mao Júnior, José Rodrigues; Souza, Danilo Amorim deEste trabalho estuda a transformação do espaço urbano da cidade de São Paulo na virada do século XIX para o século XX, mais precisamente entre os anos de 1886 e 1945. Busca evidenciar os meios de exclusão social encobertos por práticas e instrumentos de organização, saneamento e modernização do espaço urbano. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em seu desenvolvimento, mostra um panorama dos fatores que incentivaram o crescimento paulistano e suas consequências sobre o espaço da cidade. Em seguida, analisa o pensamento urbanístico da época de inspiração higienista, buscando apreender o modelo de cidade desejado para São Paulo. Após isso, estuda três formas de atuação de grupos sociais com poderes de intervenção sobre a cidade: legislação urbanística, construção de vilas operárias e planos urbanos. Em suas considerações finais, observa que em cada uma das ações estudadas, ocorre a valorização das áreas centrais para satisfação das elites, enquanto as camadas populares são afastadas para as regiões periféricas e precárias em infraestrutura. Como isso, conclui que as ações estudadas foram cruciais para a conformação de uma estrutura urbana excludente e reprodutora de desigualdades socioeconômicas.
- ItemUma análise da produção teórica sobre trabalho infantil em periódicos do campo de serviço social brasileiro(IFSP, 2023-08-11) Lima, Tereza Cristina Sousa de; Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Santos, Ana Carolina Vila Ramos dos; Castro, Moacir Silva deEste trabalho buscou analisar a abordagem da temática do trabalho infantil nas produções acadêmicas da área de Serviço Social. Para isto, foi realizado um levantamento das revistas do campo, publicadas entre 2010 e 2020 e classificadas como Qualis A1, o mais alto índice segundo o indicador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nivel Superior (CAPES). Observou-se que, ainda que parte destas publicações problematizem as questões estruturais relacionadas a essa forma de violação de direitos, há uma escassez de produção acadêmica sobre o tema. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de ampliar o debate e o enfoque nas pesquisas sobre trabalho infantil no âmbito do Serviço Social. A temática do trabalho infantil é de extrema importância para a prática profissional do serviço social, e a sua abordagem nas pesquisas pode fornecer subsídios valiosos para ações de defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, exigindo maior atenção e aprofundamento em futuras investigações.