Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Publicador "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)"
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência do espaço escolar no aprendizado considerando o modelo pedagógico interacionista: estudo de caso realizado na EMEF. Professor Pedro Sommerhauzer(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-01-10) Pereira, Nathália Noronha; Correa, Ricardo Henrique AlvesPara que os alunos possam ter um bom aprendizado e melhorem seu rendimento escolar, diversos fatores são relevantes. Dentre eles, está a influência do ambiente escolar. A arquitetura de uma Instituição de Ensino pode influenciar positivamente ou negativamente no aprendizado dos alunos, pois o conforto de um ambiente escolar projetado adequadamente permite aos alunos condições necessárias para um bom rendimento escolar. Questões como poluição visual, limpeza e organização constante, iluminação e ventilação adequadas são fatores que influenciam diretamente tornando o ambiente agradável e favorável ao aprendizado. O que se pretende através desse trabalho, é entender como o espaço escolar pode influenciar a aprendizagem, levando-se em consideração um modelo pedagógico interacionista. Como metodologia, este estudo analisou a arquitetura de uma escola municipal da cidade de Quintana-SP observando os aspectos arquitetônicos e pedagógicos e suas correlações. Como resultados são apontados aspectos do ambiente escolar que condicionados ao modelo pedagógico podem ser aperfeiçoados melhorando assim o processo de ensino e aprendizagem.
- ItemAnálise comparativa entre alvenaria convencional e paredes de concreto auto adensável(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-06) Pagliarani, Gustavo Henrique; Pagliuso, Mara ReginaA indústria da construção civil brasileira tem buscado soluções que visam substituir os tradicionais métodos de construção por processos com maior grau de industrialização, com o mínimo de perda de materiais, implantação dos sistemas de controle de qualidade e que ainda garantam o desempenho da edificação. O concreto é um material amplamente disseminado devido à sua versatilidade, durabilidade e resistência, podendo ser encontrado desde projetos residenciais, rodovias, pontes, edifícios, usinas hidrelétricas e nucleares, enfim, sua aplicabilidade, adaptabilidade e eficiência são inúmeras. O Concreto Auto Adensável - CAA possui propriedades fundamentais, como: fluidez, habilidade passante e resistência à segregação. Em contrapartida a alvenaria convencional ou de bloco cerâmico por sua vez é a mais conhecida e a mais usada no Brasil, enquanto o método de paredes de concreto é tido como uma das soluções na Engenharia Civil, principalmente por ser um processo construtivo com a vantagem de demandar um menor tempo de execução quando comparado a outros métodos. Este trabalho justifica-se pelo fato de que a definição do sistema construtivo deve ser embasada no conhecimento de suas particularidades, processo, etapas e ferramentas. O principal objetivo é comparar os métodos de construção de paredes com Concreto Auto Adensável e de Alvenaria Convencional.
- ItemAnálise comparativa entre treliças Howe, Pratt e Warren: estudo de caso de um galpão industrial em Votuporanga - SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-02) Pierin, Larissa Cristina Silva; Rodrigues, Mara Regina PagliusoO uso de estruturas metálicas treliçadas para galpões industriais é visto desde o período da Revolução Industrial, como uma solução de acelerar e baratear as construções de fábricas. Este trabalho tem como objetivo analisar tipos de estruturas de treliça, visando determinar o melhor aproveitamento para um caso estudado. Para isso, estudou-se três tipos de geometria utilizadas em galpões metálicos de utilização industrial. Contou-se com a hipótese da estrutura localizada na região industrial de Votuporanga-SP para determinação das ações sobre as estruturas a serem dimensionadas. Após a definição das características da construção, realizou-se o levantamento das ações que a estrutura está submetida, seguindo as normas vigentes, para o dimensionamento das treliças através de software computacional. O dimensionamento feito através do software apontou que o uso de treliça tipo Warren apresenta um melhor rendimento frente a situação estudada, demonstrando um menor uso de material e menor custo.
- ItemAnálise da profundidade de penetração de cloretos em dois traços de concreto(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-07) Samará, Vinicius Dorta; Morgan, Gabriel HenriqueO estudo da penetração de cloretos é um tópico fundamental para análise das estruturas de concreto armado, pois os cloretos reduzem o pH do seu interior, possibilitando a quebra da barreira passivadora das armaduras, tornando-as suscetíveis a corrosão. A extensa área litorânea é um agravante desse fenômeno, devido à grande concentração de cloretos presentes na água do mar, portanto são necessários estudos para utilização correta do concreto armado nessas regiões, prevenindo futuras manifestações patológicas em estruturas nas obras próximas as regiões litorâneas. Tendo em vista esses pontos, o presente trabalho visa a avaliar a penetração de cloretos nos corpos de prova de concreto em condição acelerada e em um ambiente agressivo com alta concentração de cloretos. Para isso, foram confeccionados 44 corpos de prova de 2 traços diferentes, um com relação água/cimento de 0,45 e outro com relação 0,65. Do total de amostras, 22 corpos de prova foram submetidos a exposição cíclica, em água salgada, por um período de 60 dias após a cura, e os outros 22 corpos foram mantidos em condições laboratoriais. Posteriormente, foram aferidas as profundidades de penetração em cada traço, por meio da análise colorimétrica, realizada com aspersão de nitrato de prata em cada amostra. Os corpos de prova com menor relação água/cimento, ou seja, os de 0,45, obtiveram resultados dentro da norma NBR 6118 (ABNT, 2014). Já os corpos de prova com 0,65, provaram-se inviáveis para proteção das armaduras em ambientes com classe de agressividade IV.
- ItemAnálise da qualidade da arborização urbana do município de Santa Adélia - SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-30) Stefano, Júlia Fernandes de; Correa, Ricardo Henrique AlvesArborização urbana é toda vegetação, principalmente arbórea, presente no perímetro urbano. Ela é de suma importância para o bem-estar da população na saúde física e mental, proporciona a estabilidade do microclima, conforto ambiental e diminui a poluição. Como finalidade, o planejamento arbóreo tem papel fundamental para que haja bem-estar e equilíbrio da área, uma vez que é indicado pelo Plano de Arborização Urbana do Município de Santa Adélia (2018) que cada espécie tenha entre 10% e 15 % dos plantios, por razões estéticas e fitossanitárias. O presente estudo produziu uma análise quantitativa da arborização urbana através do levantamento em campo e identificação das espécies arbóreas do município de Santa Adélia - SP. A partir desta análise, foi realizado o mapeamento georreferenciado dessa vegetação, utilizando o software QGis em conjunto com o aplicativo gratuito para celulares Android, o UTM GeoMap, com o objetivo de melhorar a visualização da distribuição arbórea no município e obter o quantitativo de espécies e indivíduos arbóreos. Como resultado, obteve-se que a vegetação arbórea da cidade apresentou grande diversidade de espécies. Contudo, mesmo com esse índice elevado, existem espécies com poucos exemplares; sendo a espécie mais populosa a Oiti, com 54,86% do total e a segunda espécie mais frequente o Ipê com 4,60%, mostrando a distribuição quantitativa irregular nas espécies.
- ItemAnálise do assoreamento da represa considerando os levantamentos das seções hidráulicas na represa do córrego Marinheirinho(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-21) Silva, Vinícius Toschi da; Megda, Cláudia ReginaEm virtude do crescente assoreamento de rios, córregos e represas, que provoca a diminuição do volume de água em determinada seção hidráulica de um manancial, fazse hoje imperativo a busca de esforços para manter as seções hidráulicas com áreas constantes para viabilizar a captação de água para tratamento e distribuição para a cidade. Observa-se que existe uma grande relação entre o tipo de uso e ocupação do solo com o assoreamento em corpos hídricos, ou seja, quanto mais exposto está o solo, maior a probabilidade de haver erosões e consequentemente produção de sedimentos nas represas. A represa do Córrego Marinheirinho pertencente a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 15 (UGRHI-15) da bacia Turvo/Grande localizada no noroeste paulista, é a principal captação superficial de água da cidade de Votuporanga para abastecer a população local. Ao redor desta represa percebe-se um processo de degradação ambiental intenso, que pode ser ocasionado devido à urbanização desordenada, falta de preservação da vegetação nativa na área de drenagem do córrego, e outros fatores que provocam o seu assoreamento. A partir do levantamento de perfis da profundidade da lâmina d’água em cada seção hidráulica da represa foi possível fazer a comparação de dois cenários diferentes. Foi realizado com os dados encontrados, o levantamento das seções em AutoCAD, onde pode-se comparar a profundidade da água na represa com os dados dos anos de 2000 e 2015 e posteriormente avaliou-se a perca de 116.855,95 m³ na capacidade de armazenamento de água na represa, o que equivale a uma perca volumétrica de 19,37% em apenas 15 anos. Esta conclusão torna-se importante para a companhia de saneamento básico, para verificar se o processo de assoreamento na represa ocorreu nos anos estudados e evite que se intensifique nos próximos anos, pois isso pode inviabilizar futuramente a operação do sistema de abastecimento da cidade pela ausência de água.
- ItemAnálise dos locais críticos de acidentes de trânsito urbano no município de Santa Fé do Sul em 2021(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-25) Ribeiro, Isabella Todero Alves; Correa, Ricardo Henrique AlvesOs acidentes de trânsito são responsáveis por causar danos tanto físicos quanto emocionais aos envolvidos. Suas causas têm vários fatores incluídos como imprudência do condutor, má organização viária no planejamento urbano e até fenômenos da natureza. Os estudos sobre acidentes de trânsito no Brasil são escassos e descontinuados, sendo necessário aprofundar o conhecimento no assunto para pensar em medidas preventivas e de controle. Nesse caso, o objeto de estudo foi analisar os dados de acidentes de trânsito ocorridos no ano de 2021 no município de Santa Fé do Sul, para identificar os locais críticos, utilizando a metodologia de classificação da severidade produzida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) no programa PARE. Em seguida, mapeá-los por meio de ferramentas de geoprocessamento, possibilitando um maior conhecimento sobre seus desdobramentos. Isso foi feito a partir da coleta de dados dos boletins elaborados pela polícia militar e o mapeamento pelo programa computacional QGIS. Assim, os acidentes foram categorizados em uma base cartográfica que possibilitou identificar os pontos críticos na cidade.
- ItemAnálise estrutural de lajes retangulares simplesmente apoiadas pelo método de Lévy: módulo de programa on-line(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-17) Fernandes, Jonatan Vitor de Melo; Nirschl, Gustavo CabrelliNos dias atuais, graças à evolução e inovação tecnológica, existem diversos programas que realizam a análise estrutural de vários tipos diferentes de estruturas. Posto isso, grande parte desses programas apresentam apenas os resultados dessas análises e não o processo necessário para obtê-los. Tendo isso em vista, foi elaborado um módulo de programa nas linguagens de página de internet (HTML/JavaScript) que permite a análise estrutural de lajes simplesmente apoiadas sujeitas a carregamento distribuído sobre toda a superfície utilizando a solução de Lévy. O módulo desenvolvido foi inserido em um programa já existente chamado IFESTRUT-LAJES (NEV, 2020) que permite o desenho de lajes, criado pelo grupo de pesquisa NEVE, do IFSP campus Votuporanga. A principal característica deste módulo é que ele permite a criação de um relatório detalhado no formato PDF (portable document format) com todo o procedimento de cálculo utilizado, podendo ser utilizado por alunos, professores ou até mesmo profissionais da área, como ferramenta de estudo ou recurso auxiliar na metodologia de ensino. O módulo já se encontra publicado no site do referido grupo de pesquisa, dentro do IFESTRUT-LAJES (NEV, 2020).
- ItemAnálise qualitativa do espaço público: Estudo de caso das praças da Zona Norte de Votuporanga SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-01-20) Toma, Leonardo Hitoshi; Corrêa, Ricardo Henrique AlvesOs espaços públicos de lazer são locais de recreação e encontros que cerceiam a história das sociedades e refletem o seu desenvolvimento social e cultural. Com o advento das novas tecnologias de comunicação e do aperfeiçoamento dos espaços privados para o entretenimento, esses locais vêm se tornando cada vez mais obsoletos e ficam em segundo plano como escolha de reunião. O modo que os cidadãos se comportam perante esses espaços são fundamentais para definir de maneira mais assertiva as ações de planejamento e gestão destes locais destinados à comunidade. O objetivo dessa pesquisa em nível superior (graduação) foi verificar junto aos moradores da Zona Norte da cidade de Votuporanga/SP, suas percepções sobre a qualidade e da utilização das praças de seu entorno. Para tanto, se fez necessário a caracterização da população de estudo, por meio da aplicação de um questionário afim de identificar o seu comportamento perante o lazer, as atividades praticadas no tempo livre e quais os usos que levam a apropriação desses espaços públicos. Desse modo, o presente estudo e seus resultados servirão de auxílio ao Poder Público a fim de suprir as carências encontradas quanto aos aspectos relacionados a qualidade do espaço e a atribuição de elementos condizentes com os hábitos de lazer individual diversos, além da manutenção e conservação do espaço, propriedades estéticas, sensação de segurança e de descanso.
- ItemAvaliação da utilização do sistema BIM em escritórios de projeto e construtoras no município de São José do Rio Preto - SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-29) Barros, Vitoria Beatriz Aguiar de; Correa, Ricardo Henrique AlvesO avanço da tecnologia proporcionou para a construção civil importantes melhoras no desenvolvimento e na execução dos projetos. Estes avanços tiveram um grande salto com o surgimento do sistema BIM. O presente trabalho visa avaliar a utilização desse sistema no município de São José do Rio Preto - SP, buscando entender o cenário atual de aplicação da tecnologia e quais são os dificultadores para essa implementação. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e da aplicação de um questionário on-line, por meio do Google Formulários, a empresas de projeto e construtoras, com objetivo de entender o nível de conhecimento e de aplicabilidade do sistema BIM no município, os obstáculos de implementação e as possíveis melhorias na implementação apontadas pelos entrevistados. A pesquisa obteve 21 respostas, que confirmaram o cenário apontado na revisão bibliográfica, indicando o atraso na implementação e no uso do sistema no município e constatando uma visão conservadora e resistente a adesão do BIM.
- ItemAvaliação da viabilidade de implantação de cortinas verdes em habitações populares: estudo de caso no município de Votuporanga – SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-25) Valdambrini, Ana Cristina; Kaimoti, Naiara Luchini de AssisO projeto estudou a viabilidade de implantação de cortinas verdes em habitações populares na cidade de Votuporanga-SP, como alternativa prática e de baixo custo para melhorar as condições de conforto térmico em edificações já consolidadas. Cortinas verdes, comprovado por diversos estudos, são recomendadas a ser implantadas em situações nas quais haja incidência solar direta em paredes externas. A pesquisa teve como objetivo estudar a tipologia padrão de um núcleo habitacional já implantado do Município de Votuporanga-SP e identificar as unidades com maiores indicações para receber cortinas verdes. Por meio de análise da orientação geográfica de implantação do empreendimento e dos lotes, foi possível identificar as habitações com posicionamento mais crítico à insolação, e portanto com recomendação de intervenção usando cortina verde como possível solução para garantir conforto térmico no interior dos ambientes. Através de análises realizadas, estas mostraram que o conjunto habitacional estudado pode receber intervenção para melhorar as condições de conforto dessas habitações, com a possível implantação das cortinas verdes cumprindo esse objetivo.
- ItemAvaliação dos usos das águas subterrâneas e superficiais no abastecimento público na cidade de Votuporanga-SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-25) Viana, Levi Laridondu; Oliveira, Carlos Eduardo Maia deA água é um fator imprescindível à manutenção da vida, por isso é necessário compreender a sua utilização na sociedade e nos sistemas naturais. É um recurso natural importante para a agricultura, indústria, comércio e demais setores da sociedade. O abastecimento público de água é uma das pautas de destaque na elaboração de políticas públicas. Na cidade de Votuporanga-SP, o abastecimento urbano é feito através da captação em cinco pontos: represa do córrego Marinheirinho e dos poços profundos das zonas norte, sul, oeste e sudeste, administrados pela Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga (SAEV Ambiental). Baseado neste pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar cada um desses pontos de captação de água a fim de compor um relatório detalhado de cada poço, apontando a data de perfuração, profundidade, vazão, temperatura de entrada e saída da água, cloração, fluoretação, reservação, classificar quanto ao uso, além da identificação do tipo de formação rochosa de cada poço. A visitação técnica e a análise dos dados coletados revelaram que os poços profundos da zona sul e norte abastecem cerca de 62,84% da população, da zona sudeste estava em manutenção durante a visitação e o da região oeste está em perfeito funcionamento, porém precisa receber uma obra de interligação entre as redes de distribuição de água visto que, atualmente, abastece somente o bairro Pacaembu. Verificou-se que a SAEV capta água dos poços profundos proveniente do aquífero Guarani, especificamente das formações geológicas Botucatu e Pirambóia. A represa municipal está sofrendo um processo de assoreamento devido à perda de parte de sua mata ciliar, necessitando obra de desassoreamento e reflorestamento. Por fim, conclui-se que houve diminuição na vazão dos poços devido ao aumento da demanda por água por conta do crescimento exponencial da população, havendo necessidade, por consequência, de se perfurar novos poços profundos. Espera-se que os resultados desta pesquisa auxiliem profissionais e pesquisadores que precisam de informações a respeito do abastecimento público de água em Votuporanga-SP.
- ItemAvaliação pós ocupação da percepção da qualidade de vida de moradores de habitações de interesse social acessíveis: estudo de caso no conjunto habitacional Fraternidade I no município de São José do Rio Preto- SP(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-11-29) Fujita, Juliana Paula; Correa, Ricardo Henrique AlvesPara a execução de uma obra é necessário prezar pela qualidade do ambiente em que os moradores irão residir. Ao ser bem planejada e realizada, pressupõe-se que terá uma longa vida útil e com poucos transtornos e manutenção. Portanto, a qualidade de vida do morador está amplamente relacionada com a obra e com sua funcionalidade para o mesmo. Quando se trata de habitações acessíveis, a preocupação é maximizada, pois é de extrema importância que haja uma sintonia entre morador e o ambiente em que reside, para que se sinta confortável e integrado.Por essa razão, é necessário que a qualidade de vida do morador seja elevada. O presente estudo pretende avaliar as condições de pós-ocupação e qualidade de vida relacionados à acessibilidade e ao Desenho Universal percebida pelos moradores das unidades habitacionais de interesse social acessíveis construídas em um empreendimento no município de São José do Rio Preto - SP por meio da AvaliaçãoPós Ocupação (APO) e aplicação de questionário do instrumento WHOQOL-Bref.
- ItemCaracterização da mão de obra das edificações particulares do município de Votuporanga(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-01-24) Santana, Bruna Silva; Rodrigues, Mara Regina PagliusoA construção civil se mostra um importante segmento da economia, uma vez que o número de trabalhadores da área é elevado, porém o setor se encontra com falta de qualificação da mão de obra. Este trabalho analisou as características pessoais e profissionais do nível operacional da Construção Civil do município de Votuporanga, com o intuito de verificar quais as necessidades de estudo, para que os profissionais consigam evoluir dentro do seu ambiente de trabalho, de forma a melhorar seus métodos e consequentemente reduzir dentro do canteiro de obras, o tempo, custo e impacto ambiental. O questionário levantou as indagações previstas pelas revisões bibliográficas, organizou os aspectos encontrados para assim, propor soluções para o aperfeiçoamento do processo produtivo. Pode ser observada a carência de ensino e qualificação, visto que grande parte dos entrevistados não possuem qualquer tipo de ensino. Todavia, os mesmos mostraram interesse em realizar cursos e treinamentos se houvesse a disponibilização de forma gratuita.
- ItemCaracterização física e mecânica de uma mistura de resíduo de construção civil para aplicação em pavimento(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-05) Pavani, Isabela Boldorini; Ramos, Angélica PaivaNo cenário econômico atual de constante desenvolvimento, a geração de resíduo é um problema que cresce com a mesma rapidez. Dentre esses resíduos, há o resíduo da construção civil, o qual compõe uma parcela significativa do montante total. Devido ao grande volume de resíduo produzido, e aos impactos que seu descarte inadequado causa ao meio ambiente, busca-se cada vez mais alternativas para reaproveitá-lo, a fim de diminuir seus efeitos negativos causados na natureza. Portanto, esse trabalho consiste em estudar o agregado reciclado produzido a partir do RCC processado pela empresa Mejan, de modo a definir sua viabilidade em camadas da pavimentação. Para isso foi proposto uma mistura com diferentes porcentagens de RCC, com a qual realizou-se ensaios em laboratório para caracterização física e mecânica. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios para que a mistura possa ser empregada na camada de sub-base de pavimentos flexíveis e contribuíram de forma significativa para pesquisas futuras relacionadas ao tema.
- ItemComparativo entre rotinas de cálculo aplicadas aos elementos tracionados e comprimidos de madeira lamelada colada cruzada(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-16) Aguiar, Fabricio da Silva; Marin, Cristiane PradoO recente e inovador sistema estrutural em Madeira Lamelada Colada Cruzada (MLCC), popularmente conhecido pela sigla CLT do inglês Cross Laminated Timber, é tema de estudo deste trabalho que visa à compreensão das diferentes rotinas de cálculo apresentadas para essa tecnologia. Os painéis de madeira lamelada colada cruzada, bastante utilizados como lajes, paredes e até telhados de edificações, são concebidos pela sobreposição de camadas de lamelas de madeira coladas perpendicularmente entre si. O estudo comparativo aqui desenvolvido entre dois principais manuais de referência mundial foca no dimensionamento à tração e compressão dos elementos em MLCC. Por se tratar de um material compósito e relativamente novo na construção civil existem diversas particularidades e considerações abordadas nas diretrizes fazendo-se necessária a confrontação de cada uma delas. Notou-se que as divergências encontradas entre os manuais estão nos fatores de ajuste de resistência que variam de acordo com cada país e estudos realizados sobre o material. Verificou-se, conforme os exemplos desenvolvidos, que na normativa europeia existe um conservadorismo no que se refere à correção da resistência para a tração paralela, enquanto que para a compressão paralela às fibras a diretriz norte-americana fornece fatores de resistência mais conservadores.
- ItemConcreto permeável com agregado reciclado: caracterização para uso em pavimento permeável(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-12-02) Simões, Mariana Nuccitelli; Trigo, Ana Paula MorenoAtualmente, com a expansão urbana há duas grandes questões preocupantes: a impermeabilização do solo e a geração de resíduos de construção civil (RCC). A compactação do solo e o asfaltamento dificultam a infiltração da água, que podem gerar alagamentos nas áreas mais baixas. Os resíduos gerados, quando dispostos irregularmente, causam obstrução de vias, proliferação de vetores, assoreamento de córregos e rios, etc. O uso de pavimentos de concreto permeável elaborados com agregados de RCC é uma solução inovadora e sustentável para essa problemática. Este trabalho incorpora agregados reciclados na produção de concretos permeáveis para aplicação em pavimentos. Foram realizados ensaios de caracterização de traços de concreto permeável estudados por Furini (2021). A pesquisa tem apoio da empresa Mejan Ambiental, com fornecimento do agregado reciclado. Este trabalho, obteve uma forma sustentável de produção do concreto permeável, além de uma melhor destinação para o resíduo oriundo da construção civil.
- ItemConstrução de permeâmetro para carga constante de baixo custo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-18) Silva, Rafaela de Fátima Gomes da; Marin, Cristiane PradoO estudo geotécnico é de suma importância para engenharia civil, uma vez que a partir do mesmo obtemos projetos seguros e econômicos. A permeabilidade do solo é um dos fatores que possibilita tais projeções e o conhecimento dessa propriedade pode solucionar várias problemáticas na área da construção civil, principalmente no ramo de fundações e estradas. Este trabalho teve como objetivo a construção de um permeâmetro de carga constante em regime de escoamento laminar, usando recursos de baixo custo, avaliando a eficácia do dispositivo na obtenção do coeficiente de permeabilidade de amostras de solo. Devido a fácil disponibilidade e valor acessível, foram utilizados tubos e conexões de policloreto de vinila (PVC) como material para o corpo do permeâmetro. Com o permeâmetro construído foram avaliadas as permeabilidades da areia grossa sob diferentes condições de compactação: sem compactação, compactação normal e compactação na energia intermediária. Com a diminuição do índice de vazios em função da compactação, observou-se, também, como esperado, uma redução na permeabilidade do solo. Os valores variaram de 1,12.10-1 cm/s para o solo sem compactação para 7,3.10-2 cm/s para o solo compactado com energia intermediária. O permeâmetro construído foi considerado satisfatório, pois atingiu resultados coerentes a valores bibliográficos.
- ItemConstrução milenar de madeira no Japão: templos budistas e mansões ninja(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-11-29) Sugiyama, Bruna Sayuri; Marin, Cristiane PradoAs construções com estrutura de madeira mais antigas e preservadas até a atualidade estão localizadas no Japão. A maior característica dessas estruturas são os encaixes entre os elementos construtivos que possibilitam a conexão utilizando somente a madeira, sem nenhum prego ou parafuso. Esta técnica foi passada com a chegada do budismo no Japão alterando de maneira definitiva a arquitetura daquele país. Além dos templos budistas, as conexões entalhadas foram usadas nos castelos e mansões dos ninjas com finalidade de criar compartimentos e passagens secretas. A técnica de ligação entalhada japonesa ainda sobrevive como parte da cultura no Japão e essas construções milenares são exemplares da excelente funcionalidade do sistema construtivo em madeira.
- ItemEstudo Comparativo entre Drywall e Alvenaria de Blocos Cerâmicos Aplicada em Residência Térrea(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-12-17) Machado, Lucas de Melo; Megda, Cláudia ReginaAo longo dos anos a indústria da construção recebeu diversos avanços em suas técnicas e materiais empregados, sempre buscando tanto a otimização dos processos quanto o desenvolvimento de novos. Dentre esses processos surgiu a técnica drywall, que se destaca por ser uma forma rápida e prática de fazer a vedação interna de construções através de placas de gesso, cujo âmbito de aplicação se estende nas mais diversas situações, sejam divisórias de apartamentos em um prédio ou casas térreas. Neste estudo será realizada a análise da técnica drywall se comparada à alvenaria de vedação de blocos cerâmicos na vedação vertical de residências térreas, buscando apontar as principais diferenças no seu custo, execução e viabilidade, além de suas vantagens e desvantagens. Ao longo do estudo foi constatado que o sistema de gesso acartonado possui maior vantagem quando comparado à alvenaria de blocos cerâmicos nos mais diversos campos. Em relação ao custo tem-se uma variação de 5,6% entre os métodos, porcentagem que se torna expressiva quando comparada à diferença no valor para o lote de 464 casas de R$ 181.205,92, enquanto a mão de obra pode ser até cinco vezes mais produtiva, o desempenho acústico e o peso próprio também se destacam. O drywall possui uma resistência acústica 2,8 dB maior do que o bloco de alvenaria em sua posição de melhor isolamento e sendo cerca de 8,3 vezes mais leve, por fim, um dos principais pontos a ser trabalhado com uma visão de futuro, é a questão sustentável, cuja relevância no tema abordado só cresce a cada dia, visto que o sistema de gesso acartonado gera em média 15% menos entulho em uma obra.