Engenharia Civil

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    Estudo da prototipagem de sensor de par galvânico na detecção de cloretos no interior de concreto
    (IFSP, 2022-12-03) Brito, Higor Henrique Gomes de; Seixas, Claudiner Mendes de
    Por todo o mundo, bilhões de dólares são investidos anualmente na recuperação de estruturas de concreto armado que sofrem diversas formas de corrosão, dentre elas, a corrosão por ataque de cloretos, que é a mais comum em regiões litorâneas. Assim como as doenças humanas, as patologias da construção civil são mais fáceis de serem sanadas quando descobertas precocemente e, como consequência, traz a diminuição nos custos finais de manutenção. Em contrapartida, existe uma dificuldade para identificar as patologias do concreto em suas fases iniciais devido à dificuldade de se obter sensores de monitoramento, pois seus custos são elevados. Destarte, o barateamento desta tecnologia pode trazer diversos benefícios direta ou indiretamente ligados a isto. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo o estudo e prototipagem de um sensor capaz de identificar a presença dos cloretos no interior do concreto. Isso foi possível utilizando um sensor de par galvânico composto por dois eletrodos, um de aço carbono (SAE 1010/1020) e outro de cobre (Cu 99,9%), de forma que, quando em contato com o ambiente agressivo no interior do concreto, demonstram a perturbação em seus valores de ddp do par de eletrodos. Para isso, os sensores foram instalados em prismas de concreto em dois diferentes valores de resistência característica à compressão que, para sofrer corrosão acelerada pela ação de cloretos, foram submetidos a ciclos de molhagem e secagem em solução de água (H2O) e sal não iodado (NaCl). O sensor desenvolvido mostrou a capacidade de identificar a presença de cloretos, no entanto, não foi possível identificar os níveis de concentração de cloretos no interior do concreto.
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    Ligações metálicas: análise do mecanismo de ruptura por cisalhamento de bloco
    (IFSP, 2022-12-02) Santos, Iago Oliveira; Marin, Cristiane Prado
    Na análise estrutural busca-se determinar os esforços internos e externos a fim de verificar a atuação dos elementos estruturais frente a tais solicitações. Uma estrutura deve suportar carregamentos extremos, ao longo da vida útil, sem entrar em colapso ou apresentar danos severos. Nas estruturas metálicas, grande atenção deve ser dada às ligações, pois deve-se atender diversos critérios de segurança propostos em norma. Um desses critérios é o Colapso por Rasgamento. Esse colapso estrutural é mais relevante quando são combinadas numa mesma ligação chapas finas ligadas por conectores. Como nas peças estruturais em perfil laminado utiliza-se, na maioria dos casos, chapas grossas, motivou-se a ideia desse trabalho que consiste em simular ligações com chapa fina (3 mm de espessura) e grossa (5 mm de espessura), usando conectores metálicos, com a finalidade de compreender melhor o mecanismo de ruptura. Assim, foi proposta uma ligação cujo cálculo teórico apontava para a ruptura por cisalhamento de bloco, tanto para a chapa de 3 mm quanto para a chapa de 5 mm. Na sequência essas ligações foram ensaiadas à tração e o resultado constatou a projeção teórica, com ruptura por cisalhamento de bloco em todas as situações.
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    Caracterização física e mecânica de uma mistura de resíduo de construção civil para aplicação em pavimento
    (IFSP, 2022-12-05) Pavani, Isabela Boldorini; Ramos, Angélica Paiva
    No cenário econômico atual de constante desenvolvimento, a geração de resíduo é um problema que cresce com a mesma rapidez. Dentre esses resíduos, há o resíduo da construção civil, o qual compõe uma parcela significativa do montante total. Devido ao grande volume de resíduo produzido, e aos impactos que seu descarte inadequado causa ao meio ambiente, busca-se cada vez mais alternativas para reaproveitá-lo, a fim de diminuir seus efeitos negativos causados na natureza. Portanto, esse trabalho consiste em estudar o agregado reciclado produzido a partir do RCC processado pela empresa Mejan, de modo a definir sua viabilidade em camadas da pavimentação. Para isso foi proposto uma mistura com diferentes porcentagens de RCC, com a qual realizou-se ensaios em laboratório para caracterização física e mecânica. Os resultados obtidos se mostraram satisfatórios para que a mistura possa ser empregada na camada de sub-base de pavimentos flexíveis e contribuíram de forma significativa para pesquisas futuras relacionadas ao tema.
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    Análise dos locais críticos de acidentes de trânsito urbano no município de Santa Fé do Sul em 2021
    (IFSP, 2022-11-25) Ribeiro, Isabella Todero Alves; Correa, Ricardo Henrique Alves
    Os acidentes de trânsito são responsáveis por causar danos tanto físicos quanto emocionais aos envolvidos. Suas causas têm vários fatores incluídos como imprudência do condutor, má organização viária no planejamento urbano e até fenômenos da natureza. Os estudos sobre acidentes de trânsito no Brasil são escassos e descontinuados, sendo necessário aprofundar o conhecimento no assunto para pensar em medidas preventivas e de controle. Nesse caso, o objeto de estudo foi analisar os dados de acidentes de trânsito ocorridos no ano de 2021 no município de Santa Fé do Sul, para identificar os locais críticos, utilizando a metodologia de classificação da severidade produzida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) no programa PARE. Em seguida, mapeá-los por meio de ferramentas de geoprocessamento, possibilitando um maior conhecimento sobre seus desdobramentos. Isso foi feito a partir da coleta de dados dos boletins elaborados pela polícia militar e o mapeamento pelo programa computacional QGIS. Assim, os acidentes foram categorizados em uma base cartográfica que possibilitou identificar os pontos críticos na cidade.
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    Análise estrutural de lajes retangulares simplesmente apoiadas pelo método de Lévy: módulo de programa on-line
    (IFSP, 2022-11-17) Fernandes, Jonatan Vitor de Melo; Nirschl, Gustavo Cabrelli
    Nos dias atuais, graças à evolução e inovação tecnológica, existem diversos programas que realizam a análise estrutural de vários tipos diferentes de estruturas. Posto isso, grande parte desses programas apresentam apenas os resultados dessas análises e não o processo necessário para obtê-los. Tendo isso em vista, foi elaborado um módulo de programa nas linguagens de página de internet (HTML/JavaScript) que permite a análise estrutural de lajes simplesmente apoiadas sujeitas a carregamento distribuído sobre toda a superfície utilizando a solução de Lévy. O módulo desenvolvido foi inserido em um programa já existente chamado IFESTRUT-LAJES (NEV, 2020) que permite o desenho de lajes, criado pelo grupo de pesquisa NEVE, do IFSP campus Votuporanga. A principal característica deste módulo é que ele permite a criação de um relatório detalhado no formato PDF (portable document format) com todo o procedimento de cálculo utilizado, podendo ser utilizado por alunos, professores ou até mesmo profissionais da área, como ferramenta de estudo ou recurso auxiliar na metodologia de ensino. O módulo já se encontra publicado no site do referido grupo de pesquisa, dentro do IFESTRUT-LAJES (NEV, 2020).