Engenharia Civil

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    Uso da metodologia BIM para auxílio no fluxo de dados de manutenção predial
    (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-01) Gonçalves, Ana Carolina Akemi Fujinohara; Correa, Ricardo Henrique Alves
    Atualmente, a manutenção predial se faz ausente em diversas edificações por todo o país, e isto mostra-se alarmante, pois manifestações patológicas surgem em função de diversas causas e são sinais de irregularidades nas construções. Logo, se não inspecionadas e corrigidas, acarretam problemas que podem gerar danos irreparáveis e até fatalidades. Com o desenvolvimento tecnológico de softwares e conceitos como a modelagem de informação (BIM), junto com a preocupação sobre a gestão das manutenções, surgem melhorias de processos de preservação e métodos de análise de condições das edificações. O objetivo é propor um fluxo de trabalho para a gestão de manutenção dos edifícios que compõem o Instituto Federal Câmpus Votuporanga através da inspeção predial e utilização de programa computacional com metodologia BIM a partir do bloco G. Para desenvolvimento do trabalho, efetuou-se um levantamento de projetos do bloco G e sua modelagem no software Autodesk® Revit. Em seguida realizou-se uma inspeção predial do bloco com uso de formulários para identificação das manifestações patológicas. Logo após, os dados obtidos foram inseridos no modelo BIM, por meio da parametrização de elementos segundo a metodologia criada. Esta visa a futura implementação e interoperabilidade com outros softwares BIM, proporcionando uma organização de informações para trabalhos posteriores como análises e monitoramentos de elementos estruturais, além de manutenções. Assim, a metodologia proposta mostrou-se viável pois as vistorias são padronizadas devido uso dos formulários e permitem o registro completo dos aspectos das manifestações patológicas. Além disso, o registro delas com a ferramenta BIM permite a identificação diretamente no modelo virtual 3D e a criação de um banco de dados que pode ser realimentado com novas informações em futuras vistorias para acompanhamento das irregularidades através de parâmetros específicos para a gestão da manutenção.
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    Avaliação da viabilidade de implantação de cortinas verdes em habitações populares: estudo de caso no município de Votuporanga – SP
    (IFSP, 2022-11-25) Valdambrini, Ana Cristina; Kaimoti, Naiara Luchini de Assis
    O projeto estudou a viabilidade de implantação de cortinas verdes em habitações populares na cidade de Votuporanga-SP, como alternativa prática e de baixo custo para melhorar as condições de conforto térmico em edificações já consolidadas. Cortinas verdes, comprovado por diversos estudos, são recomendadas a ser implantadas em situações nas quais haja incidência solar direta em paredes externas. A pesquisa teve como objetivo estudar a tipologia padrão de um núcleo habitacional já implantado do Município de Votuporanga-SP e identificar as unidades com maiores indicações para receber cortinas verdes. Por meio de análise da orientação geográfica de implantação do empreendimento e dos lotes, foi possível identificar as habitações com posicionamento mais crítico à insolação, e portanto com recomendação de intervenção usando cortina verde como possível solução para garantir conforto térmico no interior dos ambientes. Através de análises realizadas, estas mostraram que o conjunto habitacional estudado pode receber intervenção para melhorar as condições de conforto dessas habitações, com a possível implantação das cortinas verdes cumprindo esse objetivo.
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    Estudo da acessibilidade para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida na região central da cidade de Votuporanga
    (IFSP, 2022-11-25) Lemos, Bárbara; Mendes de Seixas, Claudiner
    O presente estudo visa a verificação da acessibilidade para pessoas com deficiência física com foco nos cadeirantes e com mobilidade reduzida na região central da cidade de Votuporanga-SP, como forma de apontar possíveis falhas e alternativas para solucioná-las. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas e levantamentos de campo desenvolvidos pela autora no período de Março/2022 a Julho/2022 e teve como objetivo o levantamento dos problemas relacionados a acessibilidade urbana da cidade, verificando possíveis soluções como forma de proporcionar maior autonomia às pessoas que possuem algum tipo de condição que dificulte sua mobilidade. Ao avaliar a situação da área central foi possível estudar a viabilidade técnica de alterações que podem tornar a cidade mais acessível para todas as pessoas, visto que nesta região se concentra a maior parte do comércio local. O levantamento mostrou irregularidades nas rampas que possuem largura e inclinação inadequadas, escassez de faixa de pedestres e calçadas inadequadas, as vagas para PcDs estão dentro da quantidade permitida pela norma, mas poderiam ser encontradas em maior quantidade.
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    Construção milenar de madeira no Japão: templos budistas e mansões ninja
    (IFSP, 2022-11-29) Sugiyama, Bruna Sayuri; Marin, Cristiane Prado
    As construções com estrutura de madeira mais antigas e preservadas até a atualidade estão localizadas no Japão. A maior característica dessas estruturas são os encaixes entre os elementos construtivos que possibilitam a conexão utilizando somente a madeira, sem nenhum prego ou parafuso. Esta técnica foi passada com a chegada do budismo no Japão alterando de maneira definitiva a arquitetura daquele país. Além dos templos budistas, as conexões entalhadas foram usadas nos castelos e mansões dos ninjas com finalidade de criar compartimentos e passagens secretas. A técnica de ligação entalhada japonesa ainda sobrevive como parte da cultura no Japão e essas construções milenares são exemplares da excelente funcionalidade do sistema construtivo em madeira.
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    O estado da arte do dimensionamento de pavimento flexível no Brasil
    (IFSP, 2022-12-05) Carmo, Caio Henrique Pelaio do; Ramos, Angélica Paiva
    No atual cenário brasileiro, ainda é muito significativa a realização de transportes de cargas e pessoas por meio da malha rodoviária, indicando uma grande solicitação do pavimento devido ao alto volume de tráfego. Com isso, torna-se essencial um adequado dimensionamento, a fim de atender com qualidade e segurança os usuários das vias durante o período de vida útil para o qual o pavimento foi projetado. Tendo em vista essa necessidade de dimensionamento, durante muito tempo foi utilizado metodologias empíricas que atenderam de forma satisfatória o tráfego no Brasil. O principal método de dimensionamento de pavimento flexível no Brasil, conhecido como método do DNER, tem como principais parâmetros de cálculo o CBR (California Bearing Ratio) e o número N. Essa metodologia empírica utiliza tais parâmetros para proteger o pavimento contra a ruptura por cisalhamento, no entanto, não é levado em consideração a fadiga do revestimento asfáltico e nem a análise de tensões e deformações que podem ocorrer na estrutura do pavimento. A partir disso estudos mais relevantes passaram a ser desenvolvidos com o principal objetivo de aprimorar os métodos de dimensionamento dos pavimentos através de uma análise mecanística, como por exemplo o software MeDiNa – Método de Dimensionamento Nacional, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Em decorrência disto, esse trabalho tem como finalidade demonstrar a evolução do dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil, através da compilação de trabalhos publicados até a atualidade, mostrando como foi o processo de desenvolvimento e os resultados obtidos em cada metodologia desenvolvida até o presente momento.