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Navegando Teses e Dissertações por Publicador "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)"
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- ItemA autoria na interpretação de Libras para o Português: aspectos prosódicos e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018-12-01) Santos, Ricardo Ferreira; Brait, ElisabethA modalidade de interpretação simultânea (IS) de Libras para a Língua Portuguesa tem ganhado espaços em várias atividades na esfera educacional. A atuação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais /Língua Portuguesa (TILSP), nesse contexto, demanda articulações de cunho teórico-prático para que o discurso em Libras possa ser compreendido por interlocutores que desconhecem essa língua. Devido à formação genérica e à falta de prática, alguns intérpretes apresentam dificuldades e insegurança em mobilizar discursos em interações comunicativas. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa é analisar a autoria e construção de sentidos na perspectiva verbo-visual, por meio da entoação expressiva presente na IS de Libras/Língua Portuguesa na esfera acadêmico-científica: gênero conferência. A entoação, elemento prosódico, está presente na produção e percepção de cada palavra ou do enunciado, na fala oral ou na língua de sinais. Por esse motivo nossas perguntas de pesquisa são: (i) como os marcadores não-manuais no discurso em Libras podem influenciar a prosódia na Língua Portuguesa, em específico a entoação; (ii) como o intérprete constrói os sentidos na IS por meio da entoação na Língua Portuguesa; (iii) como se constitui a autoria na mobilização enunciativo- discursiva entre a Libras e Língua Portuguesa na perspectiva verbo-visual. Por meio da fundamentação teórica em uma perspectiva dialógica fundamentada no Círculo de Bakhtin, dos estudos da verbo-visualidade de Beth Brait, aqui entendida como as diversas materializações em forma texto em uma dimensão verbal e visual constitutivos na produção e construções de sentidos, e da Teoria Interacional da Entoação (TEI) de David Brazil, realizamos um deslocamento metodológico dos enunciados a partir dos signos verbais em língua de sinais e da materialização dos signos verbo-visuais entoacionais por meio da complexa mobilização enunciativo-discursiva realizada na interpretação da Libras para a Língua Portuguesa em conferências. Escolhemos como corpus duas interpretações simultâneas de Libras para modalidade oral (Língua Portuguesa) realizadas pelos TILSP no II Evento-Libras: Encontros e Desencontros – realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. As análises mostram que as intérpretes na atividade interpretativa simultânea, em um ambiente dialogicamente agitado, repleto de tensões das vozes sociais, atravessadas por discursos políticos, polêmicos e com tons irônicos, realizam ou apresentam algumas dificuldades na construção de sentidos por meio da compreensão ativa responsiva e pela posição verbo-visual-axiológica, materializadas nas escolhas prosódicas, constituindo a autoria na interpretação. Espera-se que esta pesquisa colabore com as investigações da prosódia e construção de sentidos entre as modalidades Libras/Língua Portuguesa, com o propósito de contribuir com a formação do intérprete de Libras e as atividades de trabalho desses profissionais.
- ItemA autoria na tradução artístico-poética da Língua Portuguesa para a Libras: (in)visibilidade em dimensão verbo-visual(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2022-12-01) Santos, Ricardo Ferreira; Brait, ElisabethO objetivo desta tese é investigar a atividade tradutória de texto artístico-poético da Língua Portuguesa (LP) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da descrição, interpretação e análise dos elementos verbais, verbo-visuais e extraverbais que marcam a autoria na produção do objeto estético. Atualmente, observamos um crescimento da tradução de poemas da LP para Libras e sua divulgação em sites de compartilhamento na internet. Como consequência direta dessa atividade emergente e ligada a um determinado gênero discursivo (poema), ocorre uma mudança significativa na compreensão de como realizar uma obra tradutória para uma língua de sinais nos materiais audiovisuais. Com isso, as perguntas de pesquisa são: (i) como se constitui a(s) autoria(s) na tradução de textos artístico-poéticos da LP para a Libras?; (ii) quais posições valorativas e estratégicas os sujeitos responsáveis em realizar a obra tradutória assumem diante da materialidade semiótico-ideológica presente nos textos a serem traduzidos?; e (iii) de que forma ocorrem os apagamentos e a inserção de outros elementos semióticos-ideológicos na mobilização enunciativo-discursiva e no processo de criação do novo material verbo-visual na obra tradutória? A partir desses questionamentos, nossa hipótese é a de que os sujeitos discursivos, responsáveis pela obra tradutória artístico- poética, por meio do processo de recriação-cocriação, realizam visibilidades e invisibilidades semiótico-ideológicas e, consequentemente, produzem sentidos diversos daqueles produzidos no poema. Com isso, constroem um outro objeto estético, ou seja, uma poética verbo-visual. A pesquisa se fundamentou na perspectiva dialógica da linguagem, advinda do Círculo de Bakhtin, nos estudos da verbo-visualidade e da tradução e interpretação de línguas de sinais (ETILS). Em primeiro lugar, realizamos a escolhas de três textos artístico-poéticos traduzidos da LP para Libras em vídeos postados no canal YouTube: “Todas as manhãs”, poema de Conceição Evaristo, traduzido por Mirian Caxilé, Lívia Vilas Boas, Edinho Santos e Nayara Rodrigues (2016); “Liberdade”, poema de Carlos Drummond de Andrade, tradução de Uziel Ferreira e Grécia Catarina (2017); “Laço de fita”, poema de Castro Alves, tradução de Jonatas Medeiros (2016). Os critérios da escolha e delimitação do corpus foram: (i) a presença de algumas similaridades na composição estética dos materiais audiovisuais; (ii) o texto da tradução em Libras ser realizado por determinados sujeitos e o produto audiovisual ser enunciado por outro corpo-texto (sujeito discursivo); e (iii) a produção e a finalização do produto audiovisual ser realizada por uma equipe de profissionais. Posteriormente, realizou-se um estudo qualitativo do tipo analítico-descritivo e analítico-comparativo com base no diálogo entre a perspectiva dialógica e os ETILS. A análise foi feita por meio da observação dos elementos verbo-visuais presentes na tradução e na comparação das relações constituídas no texto de partida (poema em LP) e no texto de chegada (poema em Libras). Espera-se que este projeto colabore com a investigação, compreensão e produção da tradução da LP para a Libras, incidindo na formação do TILS e na inclusão e visibilidade dos surdos como sujeitos de atividades poético-estéticas
- ItemA docência no ensino técnico integrado ao ensino médio durante o ensino remoto: as significações de professores de um campus do IFSP(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021) Bayer, Julia Sotto-Maior; Aguiar, Vania Maria Junqueira de; Ferretti, Celso João; Ronca, Antônio Carlos Caruso; Aguiar, Wanda Maria Junqueira deEste estudo fundamentou-se na Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, com o objetivo de explicitar e analisar as significações sobre a docência no ensino técnico integrado ao ensino médio, desenvolvida durante o ensino remoto. Diante da história centenária da Rede Federal de EPT e da proposição do Ensino Médio Integrado, que passou a ser desenvolvido nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, questionou-se acerca dos movimentos constitutivos das significações de docentes sobre sua prática em um campus novo do IFSP, dada a desvalorização da formação para a docência na história da rede. A dualidade estrutural estabelecida na educação brasileira e as características da formação profissionalizante, tradicionalmente ofertada nas instituições de educação profissional, compuseram o contexto do desenvolvimento do trabalho docente e da proposição da integração do ensino técnico ao ensino médio. Com a pandemia de COVID-19, o processo de implementação do ensino remoto emergencialmente organizado no IFSP foi incorporado como mediação constitutiva da totalidade social da docência. Foram entrevistados seis professores atuantes no ensino técnico integrado ao ensino médio, dois de disciplinas de formação profissional e quatro de formação geral. As entrevistas foram inspiradas nas metodologias das entrevistas reflexivas e das conversações. O material foi analisado a partir do procedimento dos Núcleos de Significação, por meio dos quais articulou-se dois núcleos. Núcleo 1 - “Acho que outros campi, que cresceram com todas essas mudanças, foram entendendo o porquê dessas mudanças”: entre a cultura institucional e as novas propostas educacionais no processo de expansão da Rede Federal de EPT. Núcleo 2 - “[...] a nossa qualidade do ensino não era aquela que a gente gostaria, antes da pandemia, por n razões, com a pandemia vai piorar com certeza, sabe?”: As reflexões de professores sobre o trabalho que desenvolvem e suas condições no curso do ensino remoto. Por meio do processo analítico interpretativo desenvolvido evidenciou-se que a cultura estabelecida na história da educação de técnicos no país constitui as significações dos docentes e é tensionada por novas possibilidades apresentadas à docência a partir da transformação institucional em Instituto Federal. Essas referências apareceram nas significações de nossos participantes, apresentadas de diversas maneiras: por apontamentos de continuidade ou ruptura na trajetória docente, pela apresentação de ênfase na formação técnica no campus ou considerar a ênfase no ensino médio, pela queixa de pouco espaço para a formação humana, pela vontade de promover uma educação crítica e integrada e pela disputa acerca das atividades possíveis à docência no IFSP. A organização emergencial do ensino remoto evidenciou uma crise pedagógica na instituição, que é parte de uma crise conjuntural. A integração, pautada na interdisciplinaridade, foi destacada como fundamento para constituir, no interior da instituição, atividades possíveis para tensionar politicamente a orientação da educação ofertada aos jovens.
- ItemA formação leitora sob o olhar da complexidade: reconexões e caminhos(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2022-09-23) Marioto, Rita Roberta; Freire, Maximina Maria; Zanotto, Mara Sophia; Passarelli, Lilian Maria Ghiuro; Ferraz, Ariane Macedo Melo; Brauer, Karin Cláudia NinO presente trabalho apresenta como foco de pesquisa o fenômeno formação leitora na Educação Básica, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa. A pesquisa empreendida situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e foi orientada pela seguinte pergunta: Qual a natureza do fenômeno formação leitora, na perspectiva do professor de Língua Portuguesa da Educação Básica, sob o olhar da Complexidade? O referencial teórico utilizado na pesquisa estrutura-se no eixo da epistemologia complexa (MORIN, 2000, 2015a, 2018), que orientou as reflexões sobre as relações entre ciência e conhecimento, focalizando a (re-)ligação dos saberes; e no eixo dos estudos sobre a formação do leitor em língua materna (SAMUELS e KAMIL, 1984; SILVEIRA, 2005; MORTATTI, 2004; SOARES, 2012a, 2012b; KLEIMAN, 1995, 2004, 2013; STREET, 2014; ROJO e MOURA, 2012, 2019; BUNZEN, 2011; COSSON, 2013; GERALDI, 2015; RANGEL, 2020), a partir do qual foi construído um painel sobre os conceitos que orientam a atuação do docente de Língua Portuguesa e a formação do leitor. A metodologia utilizada foi a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) (FREIRE, 2010, 2012, 2017), que objetiva descrever e interpretar fenômenos complexos da experiência humana, chegando-se aos temas e subtemas que caracterizam a essência do fenômeno observado. A pesquisa investigou docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica e, como instrumentos de pesquisa, foram utilizados, além de questionário de perfil, relatos de experiência pessoal de formação leitora e conversa hermenêutica, os quais foram textualizados e tematizados. A partir do processo interpretativo da AHFC, a essência do fenômeno revelou os seguintes temas: Instituição, Enfrentamento, Materialidade, Virtualidade, Dificuldade, Incentivo e Eros. Considerando as descobertas da pesquisa e a base teórica mobilizada, o trabalho revela a possibilidade de um leitor compreendido à luz da epistemologia complexa, identificado como um intérprete ecossistêmico dos sentidos nos quais se vê entremeado, bem como a possibilidade de um docente leitor multidimensional, para o qual se propõe, como recurso à sua constituição, a auto-heteroecoformação leitora docente (FREIRE e LEFFA, 2013). O trabalho destaca, por fim, o potencial da epistemologia complexa para a pesquisa com a formação de leitores, com vistas ao aprofundamento dos estudos que compreendem as relações entre a formação leitora docente e a vivência como formador de leitores em língua materna na Educação Básica.
- ItemAs concepções sobre o Teorema Fundamental da Aritmética de professores de Matemática da rede pública paulista, sob o olhar da teoria APOS(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021-09-02) D'Almeida, Joice; Bianchini, Barbara Lutaif; Lima, Gabriel Loureiro de; Oliveira, Gerson Pastre de; Paiva, Maria Auxiliadora Vilela; Resende, Marilene RibeiroEsta tese tem por objetivo investigar as concepções e os conhecimentos de professores de Matemática, atuantes na rede estadual paulista a respeito do Teorema Fundamental da Aritmética, que é um tema integrante da Teoria Elementar dos Números. O trabalho, desenvolvido no contexto de uma pesquisa qualitativa, contou com a participação de eis professores de Matemática voluntários e atuantes na rede pública paulista. A fundamentação teórica da pesquisa se deu à luz da teoria APOS, de Ed Dubinsky, que descreve o caminho para a construção de conceitos matemáticos, por meio de mecanismos mentais – interiorização, encapsulação e tematização – e estruturas mentais, também Chamadas de concepções – Ação, Processo, Objeto e Esquema. Elaborou-se uma Decomposição Genética , elemento componente da teoria utilizada, em que se descreveu as possíveis construções mentais que um indivíduo constrói para a compreensão do Teorema Fundamental da Aritmética e de conceitos vinculados a ele. Como teoria auxiliar na análise dos conhecimentos revelados pelos professores, baseou - se no modelo teórico do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática, o MTSK. Para a produção de dados, elaborou - se um documento contendo questões sobre sua formação, sua experiência profissional e seu entendimento sobre a Teoria dos Números, para a caracterização dos participantes e outro, contendo seis questões sobre conceitos relacionados ao Teorema Fundamental da Aritmética , que foram respondidos pelos professores. Posteriormente, realizou - se uma entrevista semiestruturada com cada docente, com intervenção nos registros anteriormente realizados, buscando analisar a compreensão sobre elementos como os conceitos de múltiplo e divisor, sobre a unicidade da decomposição em fatores primos e sobre a utilização desta representação em contextos internos e externos à temática central. Os resultados indicam que alguns dos participantes apresentam dificuldades na definição de múltiplos e divisores e a maioria não reconheceu a unicidade da decomposição em fatores primos. Além disso, para este grupo de docentes, as propriedades provenientes desta representação são pouco consideradas para a decisão sobre a divisibilidade e o ser múltiplo de um número inteiro, sendo as estratégias dominantes a utilização do procedimento da divisão com resto zero e os critérios de divisibilidade. Acredita-se que os resultados aqui divulgados trouxeram uma contribuição importante para o escopo de estudos relacionados ao Teorema Fundamental da Aritmética.
- ItemAs pesquisas produzidas pelos docentes do Instituto Federal de São Paulo/Campus Suzano e suas relações com ensino e extensão (2013 – 2020)(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2023-12-16) Ferreira, Maria Aparecida Bueno; Chiozzini, Daniel FerrazO trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas realizadas pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus Suzano e sua relação com as atividades de ensino e extensão. Parte-se do pressuposto de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é preconizada pela legislação que rege o ensino superior tecnológico no país, porém, a bibliografia de referência e os resultados obtidos indicam que a efetiva realização desse dispositivo legal é bastante complexa e encontra entraves que variam de acordo com a realidade de cada instituição. Utilizando o referencial teórico-metodológico da História Oral, por meio de entrevistas temáticas, foram mapeadas algumas pesquisas realizadas entre 2013 e 2020 pelos docentes do Campus Suzano. Também foram identificados quem são os envolvidos com a produção acadêmica (docentes, discentes, empresas e organizações não governamentais) e foi discutido como essas pesquisas se articulavam com as atividades de ensino e extensão. Tomou-se Gatti (2002), Gadotti (2017), Moita e Andrade (2009) e Nogueira (2005), como referências na definição do tripé ensino, pesquisa e extensão, assim como a legislação correspondente ao tema. Foi constatada a falta de sistematização das pesquisas e a existência de uma estrutura departamental que não favorece a articulação entre pesquisa e extensão, uma vez que existe uma Coordenadoria de Extensão e outra de Pesquisa e Inovação, constituindo sistemas isolados. Também foram localizados entraves ligados à legislação que rege a contratação de docentes e a ausência da participação ativa de técnicos administrativos nos projetos. Além disso, os depoimentos também mostram que os desafios que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Institucional estão, de alguma forma, presentes nas pesquisas e/ou projetos de extensão que realizam. No que se refere à instituição, os entrevistados apontam a necessidade de ampliação dos laboratórios de pesquisa, o fornecimento de verbas para o seu desenvolvimento e a realização de encontros para a divulgação das produções realizadas
- ItemOcupações estudantis: um estudo psicopolítico sobre movimentos paulistas de 2015 e 2016(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2019) Rosa, Leandro; Sandoval, Salvador; Sawaia , Bader; Segurado, Rosemary; Silva, Ana Paula; Hur, DomenicoEste trabalho objetivou analisar o processo de práxis política de estudantes que participaram de ocupações escolares no estado de São Paulo em 2015 e 2016. As ocupações de 2015 se deram em oposição à proposta de reorganização escolar elaborada pelo governo estadual. O movimento nacional de 2016 possuía, como principais reivindicações, a rejeição à PEC 241 e à Reforma do Ensino Médio (MP 746). As ocupações se caracterizaram por formas horizontais e autônomas de organização. Para gerir o espaço, os estudantes organizavam-se em comissões: comunicação, limpeza, alimentação, segurança, etc. As decisões eram tomadas coletivamente e não havia lideranças instituídas. A vinculação entre atividades de formação, culturais e artísticas foi uma forte marca do movimento. Os participantes da pesquisa são das cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Barretos (SP) e Catanduva (SP). O corpus empírico foi construído junto a dezenove (19) jovens que participaram de ocupações estudantis, além de quatro (4) docentes e um (1) funcionário técnico administrativo do IF Catanduva. A ocupação de Catanduva (SP) compõe a maior parte do corpus. Os instrumentos utilizados na produção do material empírico foram entrevistas semiestruturadas, grupos focais e observações participantes. A análise do corpus teve a práxis política como categoria estruturante. Tal categoria é entendida a partir da articulação entre a psicologia histórico-cultural e o pensamento de Gramsci. A articulação entre os referenciais gramsciano e vigotskiano busca abordar a práxis política de maneira complexa, considerando de forma não dicotômica suas esferas macro e microssociais. A análise do corpus é organizada a partir de três dimensões indissociáveis: práxis política; potência de agir; aprendizado e desenvolvimento. A práxis política dos alunos tocou níveis macrossociais no que se referia a algumas de suas reivindicações finais, mas também atuou em níveis microssociais. A partir das ocupações, as rígidas hierarquias entre professores e estudantes foram questionadas; as relações de poder dentro das instituições se transformaram. São relatados vários desgastes físicos e mentais sofridos pelos estudantes durante os movimentos. Desde noites mal dormidas até violências – simbólicas principalmente, mas também físicas – perpetradas por opositores - colegas, professores, gestores, pais e policiais -, que geraram ataques à potência de agir e à saúde dos jovens. No entanto, mesmo diante de tais situações, foi possível criar espaços nos quais bons encontros eram produzidos: conversas, oficinas, brincadeiras, confraternizações, vitórias políticas, etc. Os estudantes organizaram diversos momentos de formação nas escolas ocupadas: debates, palestras, oficinas entre outras. Os jovens contam que as relações nas quais estavam imersos durante as ocupações foram fundamentais para mudanças em suas formas de pensar, sentir e agir. Aparentemente, mais do que o ensino de determinado conteúdo formal, as relações concretas propiciadas pelos movimentos possibilitaram o desenvolvimento desses estudantes em esferas significativas de suas vidas. As ocupações criaram ambientes – físicos e sociais - que favoreceram o aumento de potência de agir, democratização psicossocial e práxis política multitudinária. Um ambiente com tais características será denominado como campo de potência‖. Pretende-se que tal conceito passa ser útil em análises e práticas psicopolíticas em contextos diversos.
- ItemPara além do “EVA VIU A UVA”: o colher e o semear sobre o caráter político-pedagógico e o trabalho socioeducativo de assistentes sociais(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2024-04-17) Silva, Williana Angelo da; Arregui, Carola Carbajal; Yazbek, Maria Carmelita; Martinelli, Maria Lucia; Ducasse, Jorge Fabian Cabaluz; Dantas, Maria BorgesEsta tese integra e aprofunda a análise sobre o caráter político-pedagógico e o trabalho socioeducativo de assistentes sociais, considerando sua materialização junto à comunidade acadêmica, mediante o tensionamento dos diferentes projetos de educação a partir da experiência de membras do Coletivo de Assistentes Sociais do IFSP. Nesse sentido, foi necessário identificar as implicações, conflitos e influências das contraditórias concepções e projetos de educação que repercutem nas condições de trabalho de assistentes sociais e em sua inter-relação com as/os demais sujeitas/os históricas/os envolvidas/os no processo educativo. Bem como contribuir para a sistematização e análise do trabalho de assistentes sociais do Coletivo de Assistentes Sociais do IFSP, com enfoque nas particularidades do caráter políticopedagógico e do trabalho socioeducativo. Além de identificar a relação dialética entre assistente social e a comunidade acadêmica no exercício de sua dimensão educativa inerente à profissão; e, por último, contribuir para a análise das potencialidades do trabalho socioeducativo na política de educação, pensado a partir dos eixos de atuação e do horizonte das atividades emancipatórias, bem como dos desafios para sua realização. Ou seja, esta pesquisa lança-se no desafio de compreender o que é o político-pedagógico da profissão, que prática educativa está entranhada em nós e o que de fato ousamos de ineditismo no trabalho socioeducativo por parte das profissionais de referência que integram o referido Coletivo. O percurso da pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvido com base no processo de sistematização de experiências, associado ao uso do memorial como recurso metodológico junto às assistentes sociais de referência. Contamos também com a participação de estudantes egressas/os para contribuir, a partir do memorial de suas experiências de vida e acadêmica, não estritamente relacionadas à interação com as assistentes sociais, mas contando com aspectos importantes das memórias elaboradas para construir ou legitimar parte da caracterização desse complexo campo de trabalho que é a educação profissional e tecnológica; um espaço que reproduz valores, culturas, conflitos, expressões da questão social. Evidenciamos que as condições objetivas experienciadas têm marcado a materialidade do trabalho e afetado o sentido e/ou as condições de efetivação do projeto profissional, ao mesmo tempo em que sofremos os constrangimentos e adoecimentos de nossa condição assalariada, intensificada pelos processos gerencialistas e burocratizantes no processamento do trabalho. Não obstante, o Coletivo tem potencial de gerar acolhida para as/os profissionais e de catalisar as forças nos processos de resistências, no exercício do caráter político-pedagógico e na materialização do trabalho socioeducativo, marcado por inéditos viáveis nas atividades educativas emancipatórias e contra-hegemônicas.
- ItemPolíticas educacionais e formação docente na educação infantil: uma análise do Programa Mesa Educadora para a primeira infância (2008-2017)(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021-04-08) Castro, Moacir Silva de; Ciampi, Helenice; CiampiA pesquisa tem como objeto de estudo as políticas educacionais voltadas para a formação continuada na Educação Infantil. Teve como objetivo investigar uma proposta de formação continuada intitulada “Mesa Educadora para a Primeira Infância”, que visa capacitar docentes e demais profissionais da escola para a melhoria da educação na primeira infância. Pretende-se, a partir da análise de materiais oferecidos pelo referido programa, identificar como as políticas educacionais implantadas no Brasil entre o final do século XX e início do século XXI, tendo o Estado e os organismos internacionais como proponentes, interferem nos processos de formação docente da Educação Infantil. Temos, como hipótese, que o referido Programa opera a serviço da agenda neoliberal implementada nos últimos anos no Brasil. O município de Araçariguama (SP) foi escolhido como universo da pesquisa, pois nele o pesquisador atuou como docente e coordenador pedagógico entre os anos de 2009 e 2017. O recorte temporal da pesquisa vai de 2008 (ano que a proposta teve início no Estado de São Paulo) até 2017 (encerramento da pesquisa de campo em Araçariguama). Os resultados das análises evidenciam que as políticas educacionais para a educação infantil no Brasil, em especial a “Mesa Educadora para a Primeira Infância”, estão mais voltadas para atender orientações de organismos internacionais e interesses econômicos de grandes grupos do que em resolver as urgentes questões da educação infantil e da formação de seus profissionais.