Produção Acadêmica e Científica
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- ItemAnálise técnica de ferramentas de teste de software para garantia de qualidade em aplicativos mobile(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 0019-05-16) Bolzan, Eduardo Gonçalves Lins; Balthazar, Glauber da Rocha; Oliveira, Fábio Feliciano de; Sovat, Ricardo BarzOs aplicativos de dispositivos móveis obtiveram um aumento significativo de downloads nos últimos anos devido a grande demanda de ferramentas virtuais utilizadas no cotidiano da população. Isso obrigou as empresas fabricantes deste tipo de software adotarem a utilização de ferramentas para garantir a qualidade dos aplicativos produzidos devido aos problemas relacionados ao desenvolvimento das aplicações como erros e falhas na programação que podem comprometer um produto final. A finalidade deste trabalho é apresentar um estudo técnico das ferramentas que garantam a qualidade no desenvolvimento de aplicativos através da verificação da utilização de softwares de testes, visando apresentar um relatório de uso e qualidade para poderem ser adotados pelos desenvolvedores na criação de aplicativos para o ambiente mobile. Para tanto este trabalho realiza um levantamento técnico destas ferramentas de teste; apresenta suas formas de utilização (instalação,configuração, forma de manuseio, etc); analisa como elas se adequam a diferentes tipos de requisitos de software; e apresenta a execução destas ferramentas nestes requisitos com o objetivo final de analisar como elas se comportam gerando um relatório que apresente as garantias de cada ferramenta perante um determinado tipo (natureza) de requisitos. Assim, este trabalho apresenta o objetivo de auxiliar aos desenvolvedores na escolha de determinadas ferramentas para cada conjunto de requisitos que o aplicativo tenha, garantindo que o número de erros e falhas no desenvolvimento seja minimizado
- ItemMaestro FC: Aplicação Web para Auxiliar os Usuários do Fantasy Game Cartola FC(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 0019-05-19) Bogarin, Bruno; Silva, Everton Josué da; Melo Júnior, Alencar; Souza, Draylson Micael deO presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do sistema Maestro FC. O Maestro FC é uma aplicação web voltada ao auxílio de jogadores do fantasy game Cartola FC, que simula equipes virtuais com atletas reais baseados no Campeonato Brasileiro de Futebol. O grande número de possibilidades de escalação para uma equipe em uma rodada do Cartola FC torna a tarefa de selecionar os melhores jogadores um grande desafio. O sistema aqui desenvolvido oferece uma ferramenta de análise comparativa e estatística de atletas apresentando visualmente os dados através gráficos e tabelas. Além disso, o Maestro FC também oferece uma ferramenta de sugestão de escalação utilizando um algoritmo de otimização na tomada de decisão, previamente desenvolvido pelo orientador do projeto, baseado nas preferências e restrições do usuário para elaborar a melhor equipe virtual. O sistema web em conjunto com o algoritmo de otimização apresentou resultados superiores quando comparados aos resultados do jogador de Cartola FC com mais pontos em um uma edição.
- ItemCentral microcontrolada para automação residencial: controle sem fio para sensores e atuadores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2015) Florêncio, Guilherme; Ferreira, MarcosEste trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de automação residencial, uma espécie de supervisório residencial, que mostra o mapeamento do sistema elétrico da casa. O sistema é dotado de um arquivo de dados, que receberá informações obtidas pelos diversos sensores espalhados pela residência, permitindo a verificação do cômodo e/ou do período com maior consumo de energia elétrica através do Excel,com a plotagem de gráficos, obtendo controle sobre dispositivos eletroeletrônicos e oferecendo ao usuário a comodidade de ligar ou desligar lâmpadas ou qualquer outro sistema que esteja interligado à central de controle, o que possibilitará a diminuição de gastos desnecessários de energia elétrica. O acompanhamento do sistema pelo usuário é facilitado por meio do uso de um aplicativo, que permitirá a verificação do estado dos periféricos ligados ao sistema através de smartphone ou tablet. Este aplicativo é capaz de monitorar as entradas do sistema, assim como controlar as saídas. O trabalho visa ao desenvolvimento de um projeto de fácil configuração, o que permitirá que pessoas com o mínimo de experiência tenham a oportunidade de realizar a instalação. O sistema tem como principal meio de comunicação a utilização da transmissão e recepção sem fio entre os módulos periféricos e a placa controladora central, cuja instalação dispensa a necessidade de passar cabos nos conduítes, reduzindo riscos de interferência eletromagnética nas transmissões de dados. Desta forma, buscou-se desenvolver um sistema de custo viável, de fácil manuseio pelo usuário e com bom potencial para acompanhamento e melhoria da eficiência energética residencial.
- ItemProtótipo robô hexápode microcontrolado por plataforma móvel para inspeção e telemetria do ambiente(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2015-12-02) Grefener Filho, José Eduardo; Costa, Marcos; Fonseca, Everthon; Natividade, PabloA alta taxa de velocidade do crescimento tecnológico na criação de novos recursos ou no método de produção, possibilita atualmente a descentralização tecnológica,ou seja, antes apenas grandes empresas ou grandes centros tecnológicos utilizavam plataforma móvel para o controle de manipuladores robóticos ou robótica móvel, entretanto essa tecnologia pode ser aplicada em projetos simples, garantindo baixo custo, confiabilidade e robustez. O presente trabalho apresenta a construção de um protótipo robô hexápode biologicamente inspirado em um inseto para ser usado como plataforma móvel de telemetria aferindo parâmetros do ambiente, porém o trabalho não se estende no sentido de analisar apenas a construção física, será abordado neste trabalho conceitos teóricos relacionado com a parte física. O projeto estrutural fundamentou-se em poliestireno de alta resistência, o controle por comunicação wireless, o processamento do circuito transmissor Arduino e o circuito receptor por um microcontrolador.O modelo é equivalente à de manipuladores paralelos, em que cada pata é controlada por três servo motores, contendo ao todo três graus de liberdade.Com essa abordagem, é possível controlar a posição de cada junta de acordo com um sistema de coordenadas fixo. No entanto, o modelo é estendido no sentido de levarem conta que em um ciclo de marcha algumas patas estiveram em contato com o solo e outras não.Para o controle, usou-se um aplicativo disponível no Google PlayStore, tendo como principal objetivo realizar a interface de controle entre o protótipo e o operador, as informações serão transmitidas ao Arduino através de comunicação bluetooth, posteriormente enviadas ao microcontrolador via comunicação wireless, interpretando o algoritmo e transmitindo ao atuador,gerando os movimentos.No recurso de medição dos dados no ambiente,utiliza-se transdutores para a aferição dos parâmetros, o processamento será micro controlado e após a análise, consiste em envia-los ao Arduino por transceiver, plotando gráficos em uma homepage.Sua principal contribuição será a criação de uma estrutura aberta que possa ser utilizada em diferentes aplicações, como monitoramento de parâmetros de um estoque ou armazém, além de contribuir com uma plataforma didática.
- ItemAutomação e adaptação de uma prensa térmica(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2015-12-03) Nascimento, Artur; Mioralli, Paulo Cesar; Joaquim, Ricardo Cezar; Rodero, GabrielEste trabalho visa à adaptação e automação de uma prensa térmica que se encontra no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Catanduva,bem como apresentaras etapas de planejamento e de confecção do equipamento.A prensa foi construída com a finalidade de prensar e aquecer um material formado de polietileno e alumínio presente nas caixas de leite longa vida.Contudo foi observado que, durante o funcionamento do equipamento, este apresentava algumas limitações como falta de segurança, ausência de controle de temperatura e deficiências na estrutura física, tornando difícil o seu manuseio por parte do operador.Mediante tais constatações, modificações foram propostas para minimizar os problemas observados. As melhorias na prensa realizadas neste projeto incluem uma readequação da estrutura mecânica e a implementação de dispositivos eletrônicos para o controle de temperatura do equipamento e a movimentação remota do atuador. Na readequação da estrutura mecânica destaca-se uma melhoria na força do atuador e a implantação de isolamento nas chapas que envolvem as resistências térmicas,de forma a minimizar a troca térmica convectiva entre as chapas e o meio externo. No que tange às implementações eletrônicas na prensa, foi desenvolvido um sistema para controlar algumas atividades remotamente,através de aparelhos que suportem aplicativos androide tenham comunicação Bluetooth. Neste sistema é possível programara temperatura desejada, visualizar a temperatura que as chapas se encontram e controlar o movimento do atuador. Com essas melhorias pôde-se agregar benefícios à utilização do maquinário: aumento da segurança; facilitação do manuseio do equipamento por parte do operador e; possibilidade de prensagem e aquecimento de uma gama maior de materiais, usando temperaturas programadas.
- ItemEquipamento microcontrolado para coleta e compactação de latas de alumínio(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2015-12-09) Tassi, Everton; Costa, Fabiano; Rigatti, Aldo Marcel; Martin Júnior, JairCom o intuito de promover a reciclagem e a reutilização do alumínio o presente projeto propõe a construção de um equipamento compacto e semiautomático para coleta e compactação de latas de alumínio. A compactação das latas de alumínio permite a diminuição do volume dos reservatórios de armazenamento nos pontos de coleta,permitindo que os mesmos sejam instalados em locais de grande circulação de pessoas (supermercados, postos de combustíveis, centros comerciais, bares e restaurantes). O equipamento proposto possibilita a geração de renda e incentiva a reciclagem de materiais. O sistema de compactação de latas de alumínio baseia-se em um mecanismo biela-manivela, movido por um motor de baixa potência acoplado em dois redutores de velocidade (polias e rosca sem-fim), acionado, monitorado e controlado por um sistema microcontrolado constituído por uma plataforma Arduino e por sensores indutivos, infravermelhos e de fim de curso.O equipamento desenvolvido no presente trabalho é capaz de coletar, compactar e armazenar de forma semiautomática latas de alumínio descartadas pelos consumidores, podendo ser incorporado a entidades de prestação de serviços públicos (filantrópicas) favorecendo a sociedade em geral.
- ItemEstoque automatizado com enfoque acadêmico para auxílio didático(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2016) Mariano, Felipe; Martin Júnior, Jair; Vasconcelos, Alberto; Gati, RodrigoEste trabalho tem como objetivo elaborar e construir um artifício tecnológico voltado à didática, propondo o desenvolvimento de um manipulador robótico do tipo cartesiano atuante nos eixos X, Y e Z, capaz de auxiliar na metodologia de ensino dentro das salas de aula, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico, interessante e produtivo. A constante evolução das tecnologias não surge somente com o intuito de substituir algo, mas também para complementar e melhorar modos de execução de diversas atividades, sem restringir-se às áreas operacionais ou administrativas de uma indústria, mas abrangendo ambientes e situações que vão desde um simples brinquedo em posse de uma criança, até um equipamento de alta complexidade utilizado por especialistas aeroespaciais, por exemplo. O presente projeto apresenta uma proposta ainda maior e muito abordada atualmente, definida como Robótica Educacional, que por meio da utilização de recursos tecnológicos no âmbito educacional, possibilita ao aluno aprimorar habilidades e competências nas mais diversas áreas do conhecimento, destaque para o desenvolvimento e potencialização do raciocínio lógico, senso crítico e criatividade para a superação de problemas.
- ItemAutomação residencial utilizando Arduino e Wi-fi(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2016-11-21) Baldissera, Luiz Gustavo; Gatti, Rodrigo; Fonseca, Everthon; Natividade, PabloEste projeto apresenta a especificação e implementação de um protótipo de automação residencial que controlará a iluminação e o deck de piscina à distância através de um smartphone Androide um microcontrolador Arduino. O smartphone torna-se um controle universal da casa podendo controlar a iluminação e motores à distância utilizando comunicação Wi-Fi.A partir de um aplicativo produzido no APP Inventor (Applicattions Inventor II), a interface simples com botões intuitivos facilita a vida do usuário. Para a realização da automatização, são necessários, os softwares Open-source Arduino Integrated Development Environment (IDE), que realizará a tradução dos dados enviados pelo smartphone via Wi-Fi para o roteador,e do roteador ao Arduino, o App Inventor é responsável pela produção da interface de comunicação entre usuário e máquina, as partes físicas como o hardware Arduino, para processamento e comandos, sensores ópticos para integração dos modos da casa e finalmente a maquete como representação de uma casa. O smartphone enviará os dados através da placa Ethernet Shield, para o Arduino que realizará o processo.
- ItemManipulador robótico para auxílio educacional(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2016-11-30) Siqueira Junior, Luiz Carlos; Martin Júnior, Jair; Gati, Rodrigo; Coelho, WelingtonO presente trabalho tem como objetivo,desenvolver um manipulador de 4 graus de liberdade, com juntas rotacionais. Cada junta será acionada por um servo-motor, e o seu órgão terminal constituirá uma garra robótica de dois dedos, acionada por um servo-motor. Terá sua estrutura mecânica feita em cano PVC, para ser mais leve e de fácil manutenção. A finalidade do projeto é desenvolver um manipulador para auxilio educacional, pois os que são encontrados no mercado possuem um custo elevado e são complexos. Visto que uma robótica educacional bem aplicada torna a aprendizagem mais dinâmica e motivadora, possibilitando os estudantes desenvolver habilidades e competências como trabalho e pesquisa, aprendendo a lidar com dificuldades na solução de problemas. Podendo ser muito utilizado em aulas tanto de ensino superior, técnico e até em escolas fundamentais, pois engloba muitas áreas, como programação, física, cinemática, robótica, entre outras. Os estudantes terão uma vasta gama de possibilidade ao usá-lo, pois o manipulador estará acoplado a uma mesa com um tabuleiro de jogo da velha.
- ItemControle de acesso veicular utilizando a tecnologia QR Code(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2016-11-30) Rapina, Jhonatan; Joaquim, Ricardo; Costa, Fabiano; Rigatti, AldoA necessidade de maior segurança é uma questão de grande importância no mundo atual, seja em casa, instituições públicas e privadas.Uma das tecnologias utilizadas em sistemas de segurança é a tecnologia de identificação por QR Code, que permite a transferência de dados por meio de uma câmera fotográfica digital, que faz sua decodificação. Considerando as vantagens desta tecnologia, este trabalho apresenta um sistema de controle de acesso utilizando a tecnologia QR Code,uma plataforma computacional Raspberry Pi (lógica computacional) e Arduíno (interface com sensores e atuadores). O projeto desenvolvido utiliza um protótipo de cancela para simular o acesso do usuário, dividindo o processo de controle de acesso em dois módulos: a verificação de acesso e o sistema microcontrolado. A verificação de acesso é responsabilidade da Raspberry, que utiliza um código em Python para a consulta do banco de dados no servidor e se comunica com o Arduíno, responsável pelo controle do hardware, via comunicação serial. O sistema microcontrolado desenvolvido com a plataforma de programação do próprio Arduíno, permite controlar por meio de sensores a posição da cancela, a presença do veiculo e o acionamento do motor. Uma vez que o usuário tem sua tag identificada e permissão de entrada, seu acesso é registrado no banco de dados podendo ser gerado um relatório do sistema.
- ItemConcepção e análise térmica de um coletor solar de baixo custo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2016-12-16) Cunha, Diogo; Mioralli, Paulo César; Rigatti, Aldo; Natividade, PabloA energia solar e o estudo de sua captação, transformação e armazenamento intriga a cúpula cientifica há tempos devido ao fato de se ter uma grande dificuldade na utilização, aproveitamento e armazenamento da energia fornecida, seja como energia térmica de calor latente ou em outras possíveis alternativas como, por exemplo, ageração de energia elétrica proporcionada por painéis fotovoltaicos ou por usinas heliotérmicas. Dentre as formas de armazenamento de energia térmica está a utilização de sistemas domésticos de aquecimento de água com uso de energia solar. Tais sistemas apresentam como componentes principais o reservatório térmico (boiler) e o coletor solar, sendo este uma estrutura que dispõe de diferentes tipos e modelos. O tipo amplamente utilizado em residências brasileiras é o coletor solar de placa plana com cobertura, o qual apresenta custo significativo no mercado, tornando-se inviável sua aquisição por famílias de baixa renda. O coletor solar deste trabalho consiste de uma estrutura de policloreto de polivinila (PVC) em formato de uma placa plana. Toda a superfície da placa é envernizada e possui uma camada externa de tinta térmica preta,de forma a proporcionar uma maior captação das irradiações solares. A esta placa estão acoplados dois tubos, também em PVC, em cada uma de suas extremidades para compor a entrada e saída de água do sistema onde são mensurados parâmetros como vazão e temperatura da água. Para obter os parâmetros necessários para a realização da análise térmica.
- ItemDetector de metais em alimentos embalados transportados por uma esteira(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017) Rael, Higor; Mioralli, PauloO presente projeto propôs a construção de um detector de metais acoplado a uma esteira transportadora. O foco de uso deste detector de metais é o ramo alimentício,mais especificamente cereal como feijão, farinha, arroz entre outros. Toda a construção do projeto foi realizada com materiais de baixo custo e fácil aquisição no mercado. A estrutura do equipamento foi construída em madeira onde foram acoplados: o motor, o detector de metais, os roletes, o cilindro pneumático, a esteira de lona e também as rampas de alimentação, saída e remoção do produto já embalado. Como base de apoio do equipamento usou-se uma chapa de madeira MDF. O circuito detector foi projetado com referência em um circuito RLC (Resistivo, Capacitivo e Indutivo)possuindo uma bobina utilizada como “bobina exploradora”e um circuito oscilador.A embalagem é inserida no processo por meio de uma rampa alimentadora,sendo levada pela esteira de lona e passando pela bobinado detector de metais. O motor usado para movimentação é um motor DC (Direct Current). Havendo uma detecção, a embalagem contaminada é retirada do processo através de um cilindro pneumático,descartando assim o produto contaminado,fazendo com que somente o produto livre de partículas metálicas continue até o final do processo e deslize pela rampa de saída. Todo processo é monitorado por um microcontrolador Atmega 328P na plataforma Arduino.
- ItemProtótipo de uma plataforma robótica móvel(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-05-24) Malavais, Renan; Martin Júnior, JairO presente trabalho apresenta a construção de uma plataforma robótica móvel que funciona em modo autônomo com intuito de aferir parâmetros do ambiente de um estoque ou armazém contendo produtos alimentícios, o mesmo realizou o monitoramento e coleta de dados que foram obtidos com auxílio de sensores, armazenando os dados de temperatura e umidade do local onde a plataforma robótica móvel transitará. O robô móvel fez um trajeto passando por uma prateleira, onde é composto por um módulo contendo sensor de temperatura e umidade DHT 11, plataforma Arduino UNO, módulo de radiofrequência NRF24l01, envio das informações para o robô móvel, e baterias recarregáveis como fonte de alimentação. Os dados de temperatura e umidade enviados ao robô móvel é registrado em um mini cartão SD. Com a coleta dos dados feita no ambiente amostral, cujo o mesmo também objeto do estudo, analisou-se a ocorrência de variações dos parâmetros (temperatura e umidade) ao longo do dia, realizando a comparação com os valores pré-determinados pelo fabricante e gerando gráficos demonstrativos. A estrutura do robô foi desenvolvida em material acrílico, auxiliando na redução de peso e facilitando a fabricação devido ao fato de ser um material termoplástico rígido com baixa resistência a transformação mecânica. O controle do protótipo se deu ao protocolo de radiofrequência, sendo microcontrolado por um sistema embarcado do tipo Arduino. O controle dos motores DC com auxilio de um circuito do tipo ponte H, tendo como finalidade acionar econtrolar os motores contidos no projeto. O sensor DHT 11 efetuou a leitura da temperatura e umidade, onde as informações foram plotadas em tempo real em um display LCD fixado na parte superior do robô móvel. A simulação das mudanças de temperatura e umidade ocorreram com ajustes no climatizador do ambiente. O sensor ultrassônico é utilizado para detectar objetos que possam interferir na trajetória do robô, não deixando esbarrar em nenhum elemento que esteja a sua frente. A plataforma robótica é guiada através de uma linha preta (robô seguidor de linha) em torno da prateleira. A fonte de alimentação do módulo do sistema e do robô móvel foi feita por baterias recarregáveis de 3.7 V e 300 mAh.
- ItemEstacionamento inteligente(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-05-24) Aguetoni, Lucas; Natividade, PabloCom o constante aumento da frota de veículos automotores e o não crescimento proporcional da quantidade de vagas de estacionamento, o momento de estacionar acaba sendo um transtorno, gerando congestionamentos e perda de tempo para sociedade. Pensando também no meio ambiente que é agredido devido à liberação do monóxido de carbono em função da queima excessiva de combustível, este projeto visa facilitar a procura de vagas em estacionamentos, diminuindo assim o tempo que o condutor normalmente gasta para encontrar uma vaga de estacionamento disponível. O sistema é dotado de um conjunto de sensores infravermelhos que são responsáveis pela leitura da presença de veículo em cada vaga do estacionamento. Estes se comunicam com uma central de controle desenvolvida tendo como base a plataforma de desenvolvimento Arduino Uno®. A central de controle faz a varredura dos sensores através de entradas digitais localizadas em um barramento I²C, que irá realizar a verificação da disponibilidade de vaga e exibirá em um display LCD 16x4. A central possui um sistema de controle de cancelas e sinalização para os condutores, as mesmas são simuladas através de servo motores que identificam a chegada do veículo por meio de sensores infravermelhos de passagem, que reconhecem o sentido de tráfego do veículo. A sinalização é composta por Led’s nas cores verde para disponível e vermelho indicando a presença de veículo em cada vaga facilitando a localização da vaga ao condutor.
- ItemProtótipo transportador de correia plana seletor de materiais metálicos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-06-05) Fernandes, Rodrigo; Natividade, Pablo; Joaquim, Ricardo; Martin Junior, JairCada vez mais, têm-se buscado um meio de transportar materiais de forma eficiente e econômica. O transporte através de correia é hoje o meio mais usado para produtos a granel, sendo também utilizado em processos de industriais de diversos setores, tais como mineração, siderurgia, pedreiras, agronegócios, usinas e tornearias. Uma das grandes vantagens do uso de uma transportadora é otimizar o deslocamento de materiais dentro de um determinado estabelecimento, sempre objetivando a facilidade e versatilidade da produção. Este trabalho demonstra o projeto e desenvolvimento de um tipo de esteira transportadora que faz a separação de materiais metálicos e não metálicos, podendo ser aplicado em situações que compreendem desde a separação inicial da matéria prima até o processo final de uma produção. Seu funcionamento se baseia na utilização de um motor de corrente continua,que fornece o torque necessário para que os cilindros movimentem a correia, levando o objeto até o seu destino. A velocidade da movimentação aplicada no sistema é controlada por um sinal PWM que altera a velocidade de rotação desses cilindros. Um sistema microcontrolado faz o acionamento do motor de corrente continua e o monitoramento dos objetos postos sobre a esteira,sensores informam se o objeto é um metal ferroso ou não ferroso. Posterior as leituras dos sensores, o programa aciona o servomotor imprimindo movimentação em uma haste seletora que separa e faz a contagem de objetos conforme suas características ferromagnéticas. O equipamento desenvolvido no presente trabalho é capaz de transportar, separar e contar os objetos de forma semiautomática, fornecendo agilidade e economia em atividades produtivas na linha de produção.
- ItemResgata bichos: sistema web para ajuda no resgate de animais(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-27) Lima, Izabela Moreira Germer de; Beluzo, Carlos EduardoOs animais domésticos estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Muitas vezes fazem parte da família, como um ente querido e uma situação de fuga do animal gera momentos de aflição para todos os envolvidos. Este projeto teve como objetivo desenvolver um sistema web, compatível com dispositivos móveis, para ser uma ferramenta de auxílio no resgate de animais que estejam nesta situação. Assim, o sistema tem como público alvo dois tipos de usuários finais: pessoas que desejam encontrar seus animais que tenham sido perdidos, e também pessoas que encontram animais perdidos e desejam notificar a presença deles na região para avisar o dono. Utilizando informações e imagens armazenadas em um banco de dados relacional, ferramentas de geolocalização e mecanismo de notificações por e-mail, o sistema tem como intuito promover o engajamento dos usuários do sistema, a fim de aumentar as possibilidades de um resgate. Além disso, o projeto possibilita que animais abandonados que foram resgatados sejam colocados para adoção e assim ajudar a diminuir a população animal que moram nas ruas das cidades.
- ItemSistema online para avaliação de desempenho dos alunos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-28) Lopes, Felipe Matheus; Freitas, Fernando de AlmeidaA maior parte da elaboração, aplicação e correção de provas para avaliar o desempenho dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo campus Campinas são feitas de forma manual, exigindo um esforço do professor para preparar a avaliação de acordo com o assunto e dificuldade pretendidos. Para ajudar na melhoria deste processo, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema online para avaliação de estudantes baseado em uma plataforma web para uso interno. Além disso, com as informações estruturadas sobre as avaliações é possível analisar mais facilmente o desempenho dos alunos e identificar possíveis assuntos que determinado aluno ou grupo de indivíduos encontraram maior dificuldade, ajudando assim, o professor a aumentar sua produtividade na análise de desempenho dos estudantes.
- ItemIservice : sistema de administração de serviços aplicando ITIL e COBIT(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-28) Pagliarini, Guilherme dos Santos; Souza, Jackson Gomes SoaresOs frameworks ITIL e COBIT proporcionam conceitos e processos que ajudam as empresas de TI estruturarem seus objetivos. Esses objetivos geralmente podem ser: buscar o máximo de desempenho no nível operacional por meio de tecnologia, manter os riscos de TI controlados etc. Empresas que atuam na área de tecnologia da informação muitas vezes podem apresentar dificuldades em gerenciar seus serviços. Muitas vezes por não possuir um sistema de gerenciamento, ou então, utilizar um sistema que não está atendendo os objetivos da organização. Isto pode acarretar as empresas certos gastos adicionais, devido ao retrabalho dos serviços que não foram gerenciados adequadamente. Este trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação que utiliza princípios baseados nos frameworks ITIL e COBIT buscando melhorias na qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Para tal, deu-se a estrutura deste projeto por meio de um processo descritivo, desde a infraestrutura às funcionalidades de alto nível, utilizando a linguagem PUP, framework Laravel 5.4 como padrão de design de software e MySQL como sistema de banco de dados. Desse modo chegou-se ao produto final que contempla um sistema de apoio ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação utilizando princípios de ITIL e COBIT.
- ItemJogo educativo infantil para auxílio à leitura de mundo no contexto higiene pessoal(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-11-29) Ferreira, Mateus Krejci; Beluzo, Carlos EduardoCrianças com poucos anos de vida já manuseiam aparelhos celulares tablets e com putadores entre outros meios digitais com facilidade. Dito isso, jogo tem sido uma forma de estratégia didática explorada no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nesta via, este trabalho tem como objetivo elaborar um jogo com o tema de higiene, o qual visa aproximar as crianças dessa seção do mundo que é a higiene pessoal. Dadas ferramentas específicas de criação de jogos, aplicativos em HTML5, imagens e sons, este trabalho irá utilizar como motor do jogo a Game Engine Construct 2, onde será programado toda a lógica e construção das telas do jogo, e a ferramenta Apache Cordova para construir aplicativos nativos baseados em um projeto HTML5 para as plataformas mais conhecidas, entretanto para este trabalho o foco será a plataforma Android. Também serão utilizados programas de código aberto como, Audacity, o qual servirá para fazer as conversões e tratamentos nos áudios utilizados no desenvolvimento do jogo, e InkScape, que será primordial para criação de toda a parte gráfica do aplicativo. Ao término deste trabalho será possível a criação de um jogo completo, contendo três módulos de jogo para a escolha do usuário. Contudo, é previsto que haja a inclusão de mais módulos de jogo e também a melhoria da parte gráfica apresentada no jogo.
- ItemJogo para o ensino de História “A Coluna”(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-03) Montier, Paulo Eduardo Silva; Carrega, Patrick Gustavo; Melo, Rafael Oliveira; Rodrigues, Sérgio Ricardo; Pereira, Sérgio FigueiredoEste trabalho trata sobre o desenvolvimento de um jogo educativo do gênero de plataforma para auxiliar o aprendizado de jovens em idade escolar na disciplina de história. O jogo A Coluna retrata o movimento de caráter político conhecido como Coluna Prestes, ocorrido entre os anos de 1925 e 1927. Encabeçado por militares de baixa patente que estavam insatisfeitos com as políticas da República Velha, o movimento reivindicava dentre outras coisas, universalização do ensino básico, ensino superior gratuito e o voto secreto. Este projeto foi desenvolvido utilizando o motor de jogos Byond e a linguagem de programação Dream Maker porque estas ferramentas foram as que melhor se adequaram aos requisitos do projeto.