Teses e Dissertações dos Servidores
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Navegando Teses e Dissertações dos Servidores por Campus "PIRITUBA"
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- ItemA escrita metabiográfica de Ana Miranda em Musa Praguejadora: a vida de Gregório de Matos(Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 2022-02-17) Horta, Patrícia; Rocha, Fátima Cristina Dias; Oliveira, Ana Lúcia Machado de; Oliveira, Leonardo Davino de; Regina, Anne Greice Soares La; Topan, Juliana de SouzaA obra Musa Praguejadora, de Ana Miranda, publicada em 2014, constitui material interessante para análise das manifestações contemporâneas do gênero biográfico. Como metabiografia de Gregório de Matos e Guerra, Musa Praguejadora reconstitui o arco de existência do poeta seiscentista e o ambiente da Bahia colonial, por meio de costura original de minuciosa pesquisa histórica com releitura e reescrita de poemas atribuídos ao biografado. Antes da publicação de Musa Praguejadora, Ana Miranda já havia explorado a figura de Gregório de Matos (em Boca do Inferno, 1989) e de outros escritores brasileiros em romances metabiográficos. O que Musa Praguejadora traz de novo é que Ana Miranda experimenta, pela primeira vez em seu itinerário literário, a metabiografia romanceada, que simula a forma de uma biografia histórica. A metabiografia, gênero tributário da metaficção historiográfica, promove releituras do passado e reflexões acerca do hidridismo entre ficção e pesquisa histórica, típico do gênero biográfico. Desse modo, em Musa Praguejadora, Ana Miranda reconstrói o personagem Gregório de Matos, a partir, igualmente, dos discursos históricos e dos discursos ficcionais que moldaram sua figura no imaginário brasileiro. A presente pesquisa analisa os processos da escrita metabiográfica de Ana Miranda na composição de Musa Praguejadora.
- ItemA formação leitora sob o olhar da complexidade: reconexões e caminhos(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2022-09-23) Marioto, Rita Roberta; Freire, Maximina Maria; Zanotto, Mara Sophia; Passarelli, Lilian Maria Ghiuro; Ferraz, Ariane Macedo Melo; Brauer, Karin Cláudia NinO presente trabalho apresenta como foco de pesquisa o fenômeno formação leitora na Educação Básica, na perspectiva de professores de Língua Portuguesa. A pesquisa empreendida situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e foi orientada pela seguinte pergunta: Qual a natureza do fenômeno formação leitora, na perspectiva do professor de Língua Portuguesa da Educação Básica, sob o olhar da Complexidade? O referencial teórico utilizado na pesquisa estrutura-se no eixo da epistemologia complexa (MORIN, 2000, 2015a, 2018), que orientou as reflexões sobre as relações entre ciência e conhecimento, focalizando a (re-)ligação dos saberes; e no eixo dos estudos sobre a formação do leitor em língua materna (SAMUELS e KAMIL, 1984; SILVEIRA, 2005; MORTATTI, 2004; SOARES, 2012a, 2012b; KLEIMAN, 1995, 2004, 2013; STREET, 2014; ROJO e MOURA, 2012, 2019; BUNZEN, 2011; COSSON, 2013; GERALDI, 2015; RANGEL, 2020), a partir do qual foi construído um painel sobre os conceitos que orientam a atuação do docente de Língua Portuguesa e a formação do leitor. A metodologia utilizada foi a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) (FREIRE, 2010, 2012, 2017), que objetiva descrever e interpretar fenômenos complexos da experiência humana, chegando-se aos temas e subtemas que caracterizam a essência do fenômeno observado. A pesquisa investigou docentes de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica e, como instrumentos de pesquisa, foram utilizados, além de questionário de perfil, relatos de experiência pessoal de formação leitora e conversa hermenêutica, os quais foram textualizados e tematizados. A partir do processo interpretativo da AHFC, a essência do fenômeno revelou os seguintes temas: Instituição, Enfrentamento, Materialidade, Virtualidade, Dificuldade, Incentivo e Eros. Considerando as descobertas da pesquisa e a base teórica mobilizada, o trabalho revela a possibilidade de um leitor compreendido à luz da epistemologia complexa, identificado como um intérprete ecossistêmico dos sentidos nos quais se vê entremeado, bem como a possibilidade de um docente leitor multidimensional, para o qual se propõe, como recurso à sua constituição, a auto-heteroecoformação leitora docente (FREIRE e LEFFA, 2013). O trabalho destaca, por fim, o potencial da epistemologia complexa para a pesquisa com a formação de leitores, com vistas ao aprofundamento dos estudos que compreendem as relações entre a formação leitora docente e a vivência como formador de leitores em língua materna na Educação Básica.
- ItemAnálise do uso de um chatbot para o apoio ao ensino de inglês utilizando conceitos do pensamento complexo(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2021-05-19) Zadi, Igor Calebe; Monteiro, Ana MariaAs habilidades de leitura e escrita são essenciais para o desenvolvimento do aprendizado de uma língua estrangeira e o processo de comunicação é fundamental para o aprimoramento dessas habilidades. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se um chatbot é um interlocutor viável e eficaz para o ensino de inglês como segunda língua utilizando a abordagem pedagógica do Pensamento Complexo. Para isso foi desenvolvido um protótipo cujos requisitos são provenientes de conceitos da abordagem do Pensamento Complexo e também de aspectos da vontade de se comunicar (Willingness To Communicate - WTC). Este chatbot é apresentado ao aluno como um personagem em um jogo do tipo RPG. As avaliações permitiram verificar o impacto do seu uso quanto à motivação e a vontade de se comunicar dos alunos ao interagirem com o protótipo e aos aspectos de aprendizagem.
- ItemCaminhos para o abandono escolar: uma análise das dinâmicas de aproximação e distanciamento com relação à escola em uma periferia na cidade de São Paulo(Universidade de São Paulo (USP), 2023-03-08) Rodrigues, Maysa Ciarlariello Cunha; Augusto, Maria Helena Oliva; Corrochano, Maria Carla; Oliveira, Régia Cristina; Tomizaki, Kimi AparecidaEsse trabalho investigou os sentidos que os jovens pesquisados atribuíam às suas experiências de abandono, faltas, permanência e retornos à escola, buscando dinâmicas recorrentemente associadas aos contextos de distanciamentos, mas também de aproximações com a instituição, por meio de uma pesquisa predominantemente qualitativa que envolveu indivíduos que residiam no distrito de Pirituba, na zona noroeste da cidade de São Paulo. Dessa forma, tentou compreender diferentes tipos de experiências escolares, entre as quais: situações em que o jovem havia abandonado a instituição e permanecia fora dela; outras em que, após um período de abandono, havia retomado os estudos; circunstâncias em que havia cogitado a evasão, porém, sem consolidar esse plano e; por fim, trajetórias mais regulares, em que o abandono nunca foi ideado ou concretizado. De um ponto de vista teórico, a investigação se apoiou, principalmente, nos conceitos de experiência social (DUBET, 2006) e de experiência escolar (DUBET; MARTUCCELLI, 1998), evidenciando a ideia de experiência não simplesmente enquanto vivência, mas como a atividade cognitiva de dar sentido para aquilo que é vivenciado (inclusive ao processo de escolarização). Com o objetivo de acessar conjunturas heterogêneas de escolarização, a pesquisa abarcou, empiricamente, três colégios estaduais e um federal, localizados em Pirituba, além de indivíduos em situação de evasão escolar. Os procedimentos de pesquisa corresponderam à aplicação de um questionário objetivo nas escolas no ano de 2019, seguido de entrevistas em profundidade com os jovens selecionados a partir desse instrumento e com aqueles que estavam desvinculados das instituições, mas foram acessados indiretamente, além de entrevistas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos. Como resultado, foi possível, em primeiro lugar, observar grande ambiguidade nas ideias de abandono e de evasão escolar, muitas vezes indistintas, do ponto de vista dos jovens, de reprovações por faltas e, portanto, avaliadas como rupturas menos bruscas, o que sugere que a questão seja pensada mais em termos de dinâmicas de aproximação e afastamento do que de abandono e/ou evasão. A partir desse ponto de vista, foi possível destacar sete tipos de movimentos de distanciamento, a saber: certas lógicas vinculadas à decisão por trabalhar; vivências de sofrimento psicológico; experiências de bullying e de isolamento; estabelecimento de uma desconfiança mais pronunciada com relação à escola; aposta no empreendedorismo como caminho alternativo para a realização socioeconômica; sensação de que não se aprende com a instituição e; a perda ou ausência de uma pessoa relevante para o processo de escolarização (sendo esta última inspirada, principalmente, na releitura que Bernard Lahire (2008) realizou a partir do conceito de habitus de Pierre Bourdieu (2014). Além disso, outro achado de pesquisa importante, compatível com a literatura mobilizada (MARTUCCELLI, 2007a, 2007b; DUBET, 1994, 2006; SENNET, 2012; EHRENBERG, 2010) foi a tendência à auto responsabilização pelos jovens com relação aos infortúnios que lhes ocorriam, não apenas no que toca ao fracasso escolar, mas a vários aspectos de suas vidas, o que pareceu, quase sempre, contribuir para o afastamento com relação aos estudos. Por fim, a pesquisa identificou também alguns elementos associados ao engajamento com a instituição, bem como duas formas de atribuição de significado positivo para ela: uma primeira, mais comum, em que a escola carrega um valor moral muito forte, sem que isto seja percebido ou racionalizado pelo jovem e, um segundo, menos frequente, mas mais eficaz, em que é criada uma interpretação pessoal e familiar contrária ao ingresso precoce no mercado de trabalho, abarcando a construção de um autoimagem positiva e a disposição para estabelecer planos realistas e bem desenvolvidos para o futuro que incluam a escola, mesmo que haja uma dimensão de crítica à instituição.
- ItemEnsino da matemática e a Pedagogia de Paulo Freire: olhares oblíquos por uma educação matemática emancipadora(Universidade de São Paulo (USP), 2023-03-21) Teruzzi, Alessandro Emilio; Santos, Vinicio de Macedo; Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini d; Lima, Wanessa Aparecida Trevizan de; Moura, Manoel Oriosvaldo de; Valle, Júlio César Augusto doMesmo diante do reconhecimento mundial de Paulo Freire na academia e nas lutas dos movimentos populares, ainda existe uma defasagem na contribuição das suas ideias no campo da educação matemática. Assim, esta pesquisa de cunho teórico articula algumas ideias fundamentais presentes nos escritos de Freire, principalmente na obra "Pedagogia do oprimido", com conceitos da educação matemática: a concepção do ser humano como entidade inacabada, em busca de ser mais; a relação dialética entre teoria e prática (práxis); as dimensões dialógicas e fundamentalmente democráticas do processo educativo; a crítica à educação bancária; a dinâmica e o significado do tema gerador; as dimensões interligadas à figura do professor; a interconexão entre os processos educativo e revolucionário; e a análise dialética dos processos e relações no mundo e, em particular, nas práticas educativas. A presente reflexão busca compreender, a partir de um olhar oblíquo que ilumine lugares periféricos e não convencionais, as relações entre a epistemologia matemática e a dinâmica professor-aluno, utilizando elementos da filosofia, historiografia, sociologia (principalmente a crítica e a pragmática), psicologia e sociolinguística. Analisa-se a importância do frame e do mito na orientação do significado do discurso sobre a concepção da matemática e do papel dos alunos. Inspirado no humanismo engajado de Paulo Freire, propõe-se uma abordagem humanista e dialética da matemática como produção social, sujeita às contradições das sociedades que a produziram e difundem. Questiona-se a possibilidade de a matemática ser compreendida como uma experiência democrática, bem como o significado de analisá-la sob as categorias políticas de esquerda e direita. Neste contexto, defende-se a necessidade de promover uma dimensão democrática e dialogante no ensino da matemática, ecoando a importância da dimensão dialógica de Paulo Freire. A perspectiva da sociologia pragmática é utilizada para argumentar a relevância da fala do aluno (o ator em ação e/ou em situação crítica) na construção do ambiente da sala de aula e das próprias ideias matemáticas. Discute-se a dimensão violenta do ensino da matemática, tanto no âmbito simbólico quanto socioeconômico, e como tal violência relaciona-se à ideia de educação bancária. Estas questões são colocadas em constante disputa e em tensão dialética com as dimensões libertadoras da educação. A reflexão da sociolinguística é empregada para destacar a negação e o silenciamento da norma linguística popular falada por grupos oprimidos, em relação à norma culta da língua defendida e utilizada por opressores. Considera-se que a história da matemática é um recurso valioso, especialmente sob a perspectiva de Walter Benjamin, que convida a "escovar a contrapelo" a história devido às ações de silenciamento e espoliação perpetradas pelos opressores sobre os objetos matemáticos. A fim de articular os temas geradores com as atividades matemáticas, investiga-se a necessidade de encarar a matemática não somente como uma ferramenta para solucionar problemas, mas como uma dimensão do ser humano, em que o humano a (re)cria e a utiliza para discutir as grandes questões da vida. Por fim, estas ideias e perspectivas são articuladas em três situações concretas.
- ItemEstudo sobre o uso de jogos para o ensino de língua estrangeira baseados na teoria do pensamento complexo(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2021-05-21) Montanher, Renato Cristiano; Monteiro, Ana MariaA gamificação é utilizada como uma metodologia ativa para o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, associando objetivos didáticos ao uso de tecnologia da informação e comunicação para potencializar o ambiente de ensino. Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar, sob aspectos de motivação, experiência de usuário e percepção de aprendizagem, o uso de jogos para o ensino de língua inglesa utilizando uma abordagem que utiliza conceitos do Pensamento Complexo. Com esse propósito, foi estruturado um jogo a partir de elementos gamificados associados a missões, de modo que o aluno à medida que evolui na roteirização do jogo, interage com aspectos gramaticais e sintáticos de língua inglesa, com recursos audiovisuais, e a caracterização de ambiente lúdico de treinamento, guiado por conceitos do Pensamento Complexo. Para validar o trabalho, foi feito um experimento que utilizou uma adaptação de um modelo específico para jogos digitais que avalia a motivação, a experiencia e a percepção de aprendizagem dos usuários.
- ItemJohn Stuart Mill: um liberal socialista?(Universidade de São Paulo (USP), 2023-08-14) Bulgarelli, Ana Paula; Ostrensky, Eunice; Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto; Cruz, André Kaysel Velasco eEsta dissertação tem como propósito investigar a possibilidade de conciliação entre socialismo e liberalismo no interior da obra milliana, buscando compreender o que John Stuart Mill, considerado um liberal clássico pela literatura canônica, teria querido dizer quando se autodeclara socialista e partidário de um "socialismo qualificado" em sua Autobiografia (1873). Trata-se de examinar, então, qual era o entendimento do autor acerca do socialismo e do liberalismo a partir do contexto social e linguístico de sua época para, com base nele, inteligir o modo como essas concepções se articulam de forma a compor um mesmo ideal de sociedade. Com vistas a esse fim, buscou-se traçar o processo que levou Mill a conceber uma possível transição do capitalismo ao socialismo e as razões que o teriam feito eleger certos ideais liberais e socialistas em detrimento de outros. A pesquisa baseia-se sobretudo na análise dos textos Princípios de economia política (1852, 3ª ed.), A Liberdade (1859), Autobiografia (1873) e Capítulos sobre o socialismo (1879), além de menções pontuais a outros textos e cartas do autor.
- ItemO discurso do Diccionario de la lengua española (RAE) em diferentes condições de produção: língua, sujeitos e sentidos(Universidade de São Paulo (USP), 2018-03-16) Oliveira, Ana Paula Fabro de; Celada, Maria Teresa; Fajul, Adrian Pablo; Lauria, Daniela; Nunes, José Horta; Silveira, Verli Fátima Petri daNesta pesquisa nos propomos uma análise do discurso do Diccionario de la lengua española (DLE), da Real Academia Española (RAE), a partir de uma entrada teoricamente orientada pela Análise de Discurso pecheuxtiana em articulação com a História das Ideias Linguísticas, tal como vem sendo desenvolvida a partir dos anos 90 em certos projetos da academia brasileira. Dessa forma, concebemos o dicionário enquanto um instrumento linguístico e o abordamos como objeto discursivo, isto é, como "um discurso sobre a língua", produzido em "certas condições sociais e históricas" (NUNES, 2010, p. 7). O percurso de nossa análise se organiza em função do objetivo de compreender como certas condições de produção, nas quais se reconfiguram as relações de força, produzem deslocamentos de diversa índole no discurso do dicionário. A textualização da pesquisa se organiza em duas partes. Na primeira, atravessando diferentes condições de produção que vão desde a fundação da RAE, em 1713, à publicação da última edição do DLE, em 2014 refletimos sobre o processo de institucionalização dessa Academia e examinamos os prefácios do dicionário a fim de analisar como são significados a língua, o próprio dicionário, a RAE (e os acadêmicos a ela vinculados) e o "outro", não projetado apenas como possível leitor ou consulente, mas na complexa diversidade de um universo que inclui adversários ou falantes não necessariamente pensados como interlocutores ou sujeitos passíveis de serem atingidos pelo processo de interpelação presente na obra. O movimento de análise permite dar visibilidade aos deslocamentos e continuidades na projeção desses imaginários. Na segunda parte, tendo como foco as condições de produção vinculadas às independências dos países americanos e à imposição do regime franquista na Espanha, analisamos em certos prefácios e verbetes as posições do sujeito discursivo e o modo pelo qual se significam as línguas ameríndias e espanholas que constituem nossa série discursiva. As análises desenvolvidas, além de trazerem elementos para se pensar a circulação do discurso dicionarístico em diferentes conjunturas sócio-históricas, permitem também uma reflexão sobre determinados movimentos no plano da produção de sentidos, em sua imbricação com as relações de poder em importantes momentos na história dos dicionários da Academia.
- Item"O infinito amanhecer da eternidade" ou "condenados à vida escura" : valores cristãos na literatura vampiresca para jovens adultos(Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2020-08-03) Topan, Juliana de Souza; Lopes, Marcos Aparecido; Cano, Jefferson; Silva, Alexander Meireles da; Villas Boas, Alex Vicentim; Volobuef, KarinEsta pesquisa tem como objetivo analisar as imagens do vampiro, enquanto personagem mítica e literária, em produções narrativas voltadas para jovens adultos na primeira década do século XXI, nos Estados Unidos e no Brasil, a partir das séries Os sete (1999-2008), de André Vianco e Twilight [Crepúsculo] (2005-2008), de Stephenie Meyer. Partindo da abordagem do mito e sua relação com crenças e rituais associados à morte, bem como do trânsito da figura do vampiro da cultura oral europeia para os textos escritos e literários, nos séculos XVIII e XIX, constata-se uma ambiguidade entre características monstruosas e humanizadas na construção do vampiro ficcional, cuja civilização e humanização intensificam-se no cinema e na literatura do século XX. Levando em conta tais variações dessa personagem nos séculos XIX e XX, e situando Os sete e Crepúsculo no contexto da produção cultural e literária para jovens adultos no final do século XX e início do século XXI, observa-se, por um lado, a manutenção de características tradicionais do mito do vampiro (que o associam à morte e a uma origem e atributos demoníacos); por outro, sua “domesticação”, isto é, sua integração ao modo de vida humano (pela constituição de laços familiares) e a seus imperativos morais, relacionados a uma ótica cristã e mórmon que permeia a saga de Meyer. Além das representações do Diabo cristão presentes na série Os sete, apresenta-se, nesta e em Crepúsculo, a descrição de alguns vampiros a partir de atributos divinos cristãos como o amor incondicional, a compaixão, a perfeição, a onipotência. Por fim, constata-se, na série de Vianco, a influência de imagens apocalípticas na descrição de batalhas entre o bem e o mal, representados tanto em entidades religiosas, como anjos e demônios, quanto em sua associação à luta contra o crime organizado e a violência urbana. Conclui-se, pela análise de todos esses elementos, que a grande aceitação do público e o sucesso comercial dessas obras relacionam-se não apenas a fórmulas narrativas de fácil consumo, mas à familiaridade dos leitores com o sistema de crenças que as perpassa, bastante difundido e arraigado nas culturas estadunidense e brasileira, fortemente influenciadas pelo cristianismo.
- ItemPolíticas educacionais e formação docente na educação infantil: uma análise do Programa Mesa Educadora para a primeira infância (2008-2017)(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2021-04-08) Castro, Moacir Silva de; Ciampi, Helenice; CiampiA pesquisa tem como objeto de estudo as políticas educacionais voltadas para a formação continuada na Educação Infantil. Teve como objetivo investigar uma proposta de formação continuada intitulada “Mesa Educadora para a Primeira Infância”, que visa capacitar docentes e demais profissionais da escola para a melhoria da educação na primeira infância. Pretende-se, a partir da análise de materiais oferecidos pelo referido programa, identificar como as políticas educacionais implantadas no Brasil entre o final do século XX e início do século XXI, tendo o Estado e os organismos internacionais como proponentes, interferem nos processos de formação docente da Educação Infantil. Temos, como hipótese, que o referido Programa opera a serviço da agenda neoliberal implementada nos últimos anos no Brasil. O município de Araçariguama (SP) foi escolhido como universo da pesquisa, pois nele o pesquisador atuou como docente e coordenador pedagógico entre os anos de 2009 e 2017. O recorte temporal da pesquisa vai de 2008 (ano que a proposta teve início no Estado de São Paulo) até 2017 (encerramento da pesquisa de campo em Araçariguama). Os resultados das análises evidenciam que as políticas educacionais para a educação infantil no Brasil, em especial a “Mesa Educadora para a Primeira Infância”, estão mais voltadas para atender orientações de organismos internacionais e interesses econômicos de grandes grupos do que em resolver as urgentes questões da educação infantil e da formação de seus profissionais.
- ItemRumo ao RH das organizações do futuro? um estudo sobre mudanças na gestão de pessoas em empresas estabelecidas no Brasil(Universidade de São Paulo (USP), 2018-05-11) Trindade, Luciano Henrique; Albuquerque, Lindolfo Galvao de; Amorim, Wilson Aparecido Costa de; Barbosa, Robson; Bianchi, Eliane Maria Pires Giavina; Zucco, AlbaAs organizações estão desenvolvendo negócios cada vez mais complexos e operando em ambientes instáveis. No atual ambiente de negócios, o contexto onde estas organizações se encontram é volátil, incerto, caótico e ambíguo. Buscando estabelecer um padrão de alta performance que lhes garanta a vantagem competitiva e a sustentabilidade empresarial, a capacidade de se adaptar torna-se uma competência com importância crescente e, em alguns mercados, determinante. A busca de seu próprio redesenho, estudando e desenvolvendo novos modelos, torna-se uma preocupação permanente destas organizações de alta performance, que passam a operar em redes, coordenadas por meio de sua cultura, sistemas de informação e com alta mobilidade de talentos. Serão estas as “organizações do futuro” segundo teóricos e práticos. Para o sucesso dessa transformação disruptiva, da configuração e funcionamento das organizações, a Administração de Recursos Humanos (ARH) não tem o mero papel de acompanhar essas mudanças, mas de liderar sua condução, adotando novas práticas e assumindo novas responsabilidades. O objetivo do presente trabalho foi o de verificar quais mudanças ocorreram na ARH de empresas estabelecidas no Brasil. Estariam estas mudanças indo ao encontro do perfil das organizações do futuro mesmo em um contexto da crise político-econômica que assola o pais? Seriam tais mudanças disruptivas, delineando novos modelos e configurações ou, ao contrário, estariam cooperando para uma cada vez maior homogeneização do que está se fazendo: o isoformismo institucional? Diante de tantas questões importantes girando em torno da ARH a presente pesquisa que buscou se posicionar na linha de fronteira do conhecimento no campo de pesquisa da Administração de RH (ARH), voltando seu olhar para as expectativas de futuro da área. Houve um esforço de pesquisa para manusear e analisar, em uma perspectiva qualitativa, uma massa de informações de um relevante número de empresas, algo que é sempre complexo. A partir de dados coletados em 150 organizações estabelecidas no Brasil, consideradas como de referência em ARH, foi possível observar mudanças e avaliar se abraçando novas demandas, práticas e responsabilidades, ou se continuam restritas às atividades e responsabilidades tradicionalmente presentes na literatura.
- ItemSistema de raciocínio baseado em casos qualitativos: um estudo no domínio do futebol de robôs humanoides(Centro Universitário FEI (FEI), 2018-08-06) Homem, Thiago Pedro Donadon; Bianchi, Reinaldo Augusto da Costa; Tonidandel, Flavio; Lopes, Guilherme Alberto Wachs; Ralha, Célia Ghedini; Wainer, JacquesO desenvolvimento de agentes autônomos capazes de realizar tarefas com a mesma destreza que a realizada pelos ser humanos é um dos desafios da Inteligência Artificial e Robótica. Isto motiva a pesquisa em robôs humanoides inteligentes, em especial, o futebol robôs humanoides como um banco de ensaio, pois trata-se de um ambiente dinâmico e que, cada agente em um time deve escolher a melhor ação visando maximizar o resultado do time, isto é, vencer a partida. Neste contexto, este trabalho apresenta um novo algoritmo para o Raciocínio Baseado em Casos Qualitativos (QCBRL), um modelo de Raciocínio Baseado em Casos que utiliza um formalismo do Raciocínio Espacial Qualitativo para representar, resgatar e reutilizar casos por meio de relações espaciais qualitativas entre os objetos no ambiente. Combinado com o método de Aprendizado por Reforço, o QCBRL permite ao agente aprender novos casos qualitativos em tempo de execução, sem a realização prévia de uma etapa de aprendizagem. Visando evitar os casos que não resultem em máximo desempenho, o QCBRL realiza a manutenção da base de casos, excluindo estes casos e aprendendo novos (mais adequados) casos. Os experimentos e análises do QCBRL foram realizados em cenários de futebol de robôs simulados e com robôs humanoides reais. Os resultados da execução do QCBRL mostram que o processo de resgate foi cerca de três vezes mais rápido e que o robô marcou uma média maior de gols do que os métodos com modelagem quantitativa.
- ItemSistema para avaliação de expressões emocionais em ambientes virtuais de aprendizagem(Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), 2022-11-07) Favareto, André Luiz; Bonacin, RodrigoUm dos desafios para professores em educação a distância é conseguir avaliar em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) fatores não formais relacionados ao seus discentes, tais como: emoção, envolvimento, empenho, felicidade, frustração, entre outros. Isso é um processo natural da docência que acontece presencialmente com o docente ao interagir com seus alunos. Os AVAs modernos utilizam linguagens formais, como perguntas e respostas, jogos, leituras, entre outros, porém não conseguem reproduzir a avaliação somativa, que leva em conta as reações emocionais que o discente demonstra no ato da aplicação avaliativa. Tendo em vista esse contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de softwares capazes de apoiar os docentes na avaliação da expressão emocional dos alunos em atividades avaliativas, tais como a análise das expressões faciais. Com esse apoio, o docente pode aprimorar, por exemplo, suas práticas de ensino e conteúdo, bem como o desenvolvimento dos alunos em atividades remotas. O objetivo deste trabalho é pesquisar e propor uma solução que possa, por meio de ferramentas SCORM (Sharable Content Object Reference Model), integrar AVAs e seus SGA (Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem) com um serviço de Software de Análise de expressão de Emoções (SAE). Este SAE analisa imagens por webcam no momento da realização da atividade remota e o sistema proposto gera relatórios síncronos e assíncronos para proporcionar feedback aos docentes e responsáveis por aplicações remotas. Com isso, espera-se apoiar o docente no entendimento da reação emocional dos alunos em atividades avaliativas e adaptar seu conteúdo para um maior engajamento dos discentes em atividades remotas. A solução proposta foi avaliada por especialistas, alunos e professores em um cenário real de aprendizagem.