Licenciatura em Matemática
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Navegando Licenciatura em Matemática por Campus "ITAPETININGA"
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- ItemA evasão em cursos de licenciatura em matemática: uma análise comparativa(IFSP, 2023-05-24) Bressanini, Ana Vitória Domingos; Costa, Matheus Moreira; Moro, Marcel Alves; Pavani, Victor VazO problema da evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é uma questão preocupante e desafiadora. Esse estudo teve como objetivo analisar e comparar os índices de evasão de Licenciatura em Matemática a partir de alguns artigos selecionados com os números encontrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Itapetininga. Para atingir o objetivo proposto, onze artigos foram selecionados da literatura para análise, e uma revisão integrativa foi realizada para uma melhor compreensão dos dados. A evasão é um problema que afeta todas as universidades estudadas, com motivos variados que incluem a falta de tempo para conciliar trabalho e estudo, dificuldades acadêmicas, histórico educacional e até mesmo idade, embora seja importante destacar que esses motivos não podem ser generalizados, já que cada aluno, universidade e corpo docente devem ser tratados de forma individual. Ao comparar os dados analisados, foi possível perceber que os índices de evasão no IFSP são menores do que os encontrados na literatura. Contudo, é importante ressaltar que cada universidade pode utilizar critérios diferentes para classificar evasão, e que a quantidade de alunos também pode variar, tornando difícil uma comparação precisa com os dados do IFSP. A compreensão dos fatores que influenciam a evasão nos cursos de Licenciatura em Matemática é fundamental para a elaboração de estratégias e ações que visem minimizar esse problema. Além disso, a análise dos índices de evasão pode ajudar as universidades a identificar as principais causas da evasão e desenvolver políticas e programas que contribuam com soluções efetivas para esse obstáculo enfrentado.
- ItemA formação para a cidadania nas propostas da BNCC e da Escola da Ponte: um estudo comparativo à luz da Matemática Crítica(IFSP, 2023-11-07) Oliveira, Caio Vinícius Dalla Vechia de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lombardi, Marina Salles Leite; Lagoeiro, Fabio GomesSegundo a Constituição Federal de 1988, a formação que resulta do sistema educacional brasileiro deve compreender um indivíduo plenamente desenvolvido, capaz de exercer sua cidadania e desenvolver habilidades para o exercício do trabalho. Diante desta garantia constitucional, a motivação deste trabalho está em investigar de que modo o processo educativo pode contribuir na formação de indivíduos conscientes para o exercício de sua cidadania. Para isso, na presente pesquisa foi desenvolvido um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Escola da Ponte. Como delimitação e linha de análise, o objetivo do estudo foi identificar, nas suas respectivas propostas, evidências de aproximação ou distanciamento em relação ao objetivo constitucional de formar para a cidadania. O delineamento metodológico desse percurso investigativo, de natureza qualitativa, perpassa pelo estudo documental acerca da BNCC e da Escola da Ponte, bem como da revisão bibliográfica relacionada a essa temática. Como perspectiva metodológica de análise de dados, adotamos a Matemática Crítica e seus elementos constitutivos, que se configuraram, no decorrer do estudo, como eixos de análise. Os dados evidenciaram um distanciamento da BNCC em relação ao objetivo constitucional, quando comparada à proposta da Escola da Ponte. Uma vez que a BNCC apresenta caráter normativo de abrangência nacional, isso implica reconhecer o risco de promover uma formação educacional aquém do declarado constitucionalmente.
- ItemA utilização do Geoplano e do Geoespaço para o ensino de perímetro, área e volume nos anos finais do Ensino Fundamental(IFSP, 2021-11-27) Morais, Leonardo Guilherme Ferreira de; Pavani, Victor Vaz; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato deO presente estudo direciona a utilização do Geoplano e do Geoespaço para o auxílio do ensino de perímetro, área e volume, contemplando todo o processo de construção de cada material e de como cada um deles pode ser utilizado na resolução de exercícios e desafios propostos. O trabalho aborda também o que é esperado de habilidade e objetos de conhecimentos no campo da Matemática, em específico no ensino de Grandezas e Medidas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada ano da segunda etapa do Ensino Fundamental. Os conteúdos de perímetro, área e volume são apresentados de maneira conjunta com o material manipulável correspondente, com o intuito de aproximar o conceito teórico ao prático. Uma proposta de atividades será deixada para a familiarização com os materiais manipuláveis e para aplicação dos conceitos abordados no decorrer deste trabalho.
- ItemA utilização do Scratch para o desenvolvimento de lógica matemática no ensino fundamental anos finais(IFSP, 2022-11-25) Silvério, Vitor Santos; Campos, Ayumi Kato de; Moro, Marcel Alves; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica relacionada à utilização do ambiente Scratch em salas de aulas, buscando analisar as diferentes aplicações no contexto escolar, no Ensino Fundamental. Também traz uma breve apresentação do Scratch, uma plataforma de programação em blocos, que permite a criação de jogos, dentre outras possibilidades. Por último, foi criada uma proposta de atividade visando colaborar com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos.
- ItemAnálise de repositórios matemáticos com recursos didático-pedagógicos para professores da educação básica(IFSP, 2019-11-12) Miranda, Asaphe de Barros; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Pavani, Victor Vaz; Ferraz Junior, Wilton MoreiraA maneira pela qual se ensina vem evoluindo nas últimas décadas. Hoje pode-se observar diversas correntes pedagógicas e um avanço no estímulo ao uso de tecnologia dentro na escola. Alguns professores, neste cenário, buscam maneiras de trazer ludicidade para suas aulas utilizando jogos, dobraduras, materiais concretos entre outras. Atrelado a esta realidade, sabe-se que, infelizmente, grande parte destes, por conta da grade de aulas intensa, não conseguem conciliar o tempo do preparo das aulas com a aula em si e, quando se aventuram em pesquisar recursos na internet, acabam se perdendo em meio a tantas páginas, sendo grande parte delas não objetivas e não claras, desestimulando o docente nessa missão. A ideia deste projeto é analisar alguns repositórios na internet, destacar os pontos positivos e negativos e, então, descrever o quão elevantes são os epositórios online já existentes. Além de alguns repositórios utilizados como exemplo, analisar-se-ão três específicos–Currículo+, o Portal do Professor e o Matemática multimídia (M3)–através dos seguintes critérios: Usabilidade, Sistema de Busca, Suporte ao Docente e Destaques. Por fim, os repositórios serão analisados de maneira quantitativa, expressos numa tabela por meio de uma escala.
- ItemCódigo de barras, CPF e criptografia RSA: conceitos matemáticos envolvidos(IFSP, 2019-11-13) Lima, Lenilson Xavier; Campos, Ayumi Kato de; Pavani, Victor Vaz; Fortunato, IvanA matemática está presente em toda parte; a todo o momento o ser humano tem contato com números ou aplicações, porém muitas pessoas não notam que tudo ao seu redor tem algo envolvendo a matemática, pois, na maioria das vezes as mesmas não procuram, e não têm a curiosidade de saber o que está por trás das aplicações. Este trabalho pretende instigar nos leitores a curiosidade e a procura de aplicações matemáticas. Nesse sentido, apresentam-se os conceitos matemáticos envolvidos em três aplicações, duas delas são conhecidas e muito utilizadas por todos, são elas: CPF e Código de barras, e a outra aplicação é a Criptografia RSA, uma aplicação também bastante utilizada, mas não tão conhecida. Além disso, o trabalho apresenta algumas propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Ensino Básico.
- ItemConstrução de um jogo para auxiliar no processo de aprendizagem do plano cartesiano e função afim(IFSP, 2021-01-04) Lopes, Ramon Moreira; Campos, Ayumi Kato de; Costa, Matheus Moreira; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho leva em conta a atual geração de alunos que se encontra em sala de aula e o alto grau de afinidade e interesse que possui com a tecnologia e os jogos. Considerando isso, tem como objetivo evidenciar os pontos positivos de combinar a informática através de um jogo eletrônico como ensino do conteúdo de plano cartesiano e função afim. O jogo foi desenvolvido pelo próprio autor através do software GDevelop e busca auxiliar no processo de aprendizagem, ao utilizar propriedades positivas dos jogos como elementos gráficos, variação de posição em tempo real no plano cartesiano, geração de reta através de dois pontos, entre outros recursos. São abordadas algumas dificuldades encontradas no processo de criação do jogo e também as vantagens de o professor desenvolver o próprio jogo para os alunos. Foram trabalhadas as propriedades propostas como exibição de elementos gráficos e respostas dinâmicas ao jogador, assim como os principais elementos de um jogo como cenário, sons, ação, entre outros. Por último, são mostrados os principais objetivos alcançados e o que ainda não foi possível de ser executado ao levar-se em conta esta época de isolamento social em que o jogo foi concluído e o que se planeja fazer no futuro.
- ItemENEF e BNCC: análise de vínculo para uma educação financeira na educação básica(IFSP, 2021-11-27) Rocha Neto, João; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Baroni, Ana Karina Cancian; Sallum Neto, FaridEsta pesquisa tem como essência, avaliar a importância da Educação Financeira em nossa sociedade atual, principalmente no período relativo que vivenciamos agora, com o período pós pandêmico, e com as legislações que começam a ser vinculadas e atendidas até o ano de 2022, que são basicamente a obrigatoriedade da aplicação da BNCC no Currículo Escolar e o começo de uma nova formação para o Ensino Médio, instituído de Novo Ensino Médio (NEM). Buscando, então, trazer à tona a importância deste novo conhecimento no cotidiano escolar dos alunos, principalmente, da Educação Básica. Nela, tem-se por objetivo trabalhar os contextos históricos desta temática, sobretudo os processos desta evolução relativos ao campo de atuação da área de Matemática, sendo esta área a que mais atende a demanda deste conhecimento, mas não atendendo especificamente a este campo, pois a Educação Financeira pode ser trabalhada de diversas perspectivas. Ela não está apenas relacionada ao saber investir e poupar, mas sim em transformar e criar nas pessoas o pensamento consciente, ético e responsável. O presente trabalho traz em sua estrutura a relação da Educação Financeira na BNCC, parte-se da análise deste tema em função das competências e habilidades da base, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e até o Novo Ensino Médio. A análise dar-se-á dos materiais produzidos pela ENEF em parceria com a CONEF para os conteúdos de Educação Financeira que a BNCC requer em cada um dos respectivos anos da Educação Básica, para o trabalho da Educação Financeira de forma transversal.
- ItemEnsino de Matemática para alunos com Síndrome de Asperger: revisão sistemática de teses e dissertações(IFSP, 2019-11-13) Ormindo, Larissa Fernanda; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Orlando, Rosemeire Maria; Busatta, Mariana Ribeiro; Lagoeiro, Fabio GomesDurante muitos anos as pessoas com deficiência tiveram suas capacidades de aprendizagem inviabilizadas e, quando passaram a ser reconhecidas, deu-se início a um longo período de discussões sobre qual seria a instituição responsável pela escolarização desse aluno. Após décadas de iniciativas de segregação e exclusão, a princípio espacialmente e posteriormente em seus métodos, as políticas públicas reconheceram que a educação formal na perspectiva inclusiva parece ser um dos caminhos. No ano de 1996, o Brasil aprovou uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96 – a partir da qual o país passou a caminhar nessa perspectiva, considerando a importância da matrícula de todos os alunos, independentemente de suas condições, nas escolas de ensino regular e estabelecendo normas para efetivar essa prática. Todavia, mesmo 23 anos após essa normalização, o país ainda enfrenta dificuldades em se adequar à oferta de um ensino, enquanto direito social, com qualidade. Diante desse contexto, este trabalho de revisão sistemática e de cunho qualitativo apresenta reflexões acerca das pesquisas voltadas para o ensino inclusivo na educação básica, especificamente na área de matemática, para alunos com síndrome de Asperger, trazendo uma breve análise das pesquisas realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os dados aqui apresentados apontam para a escassez de trabalhos que estabelecem a articulação entre o ensino de matemática e o processo de ensino e aprendizagem de alunos com a síndrome de Asperger, o que reitera a necessidade e relevância de pesquisas como esta. O intuito é contribuir com os estudos na área da educação matemática em interface com a educação inclusiva, incentivando novos pesquisadores a se aprofundarem sobre a temática, que permanece ainda pouco explorada.
- ItemEnsino de otimização linear com recursos computacionais para o ensino médio(IFSP, 2019-11-12) Silva, Alex Roberto da; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Barros, Vicente Pereira de; Barberino, Marina R. B.Neste trabalho abordar-se-ão os problemas de otimização linear que podem ser trabalhados no Ensino Médio, visando reforçar os conceitos que são trabalhados nesta etapa da Educação Básica. Ao solucionar os problemas apresentados, será possível desenvolver conceitos básicos por meio da modelagem matemática, tendo por objetivos tanto aprimorar o pensamento e o raciocínio matemático quanto ajuda-los a resolver problemas que envolvam situações reais, como por exemplo, em economia e logística. Além disso, com os problemas dados, utilizar-se-ão alguns recursos computacionais como ferramental adicional de abordagem didática.
- ItemGEOWAR: uma proposta didática para o ensino de geometria(IFSP, 2021-11-27) Santos, Raphael Felipe dos; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da; Sallum Neto, Farid; Campos, Ayumi Kato deEste projeto tem como proposta o desenvolvimento de uma atividade lúdica para o ensino de Geometria, mais especificamente o ensino do cálculo de área de figuras planas. Trata-se de um jogo de cartas desenvolvido durante o tempo do autor como residente do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Itapetininga. O objetivo da proposta é facilitar o ensino do cálculo de áreas de figuras planas, tornando o tema mais atrativo para os alunos e apresentar ao professor uma alternativa para o ensino de geometria. Além de mostrar o desenvolvimento do jogo, é apresentada uma sequência didática com a explanação das aulas para a aplicação do Geowar.
- ItemJogo sobre adição e subtração: uma visão educacional por meio da gamificação(IFSP, 2022-11-25) Borges, Filipe de Carvalho; Moro, Marcel Alves; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton MoreiraEste trabalho descreve o processo na criação de um jogo digital educacional para o Ensino Fundamental I, com a premissa de auxiliar o ensino da Matemática em operações de adição e subtração. O jogo foi pensado durante a graduação e desenvolvido de forma funcional pela engine da Unity utilizando a linguagem de programação C#, motivado pela disciplina Informática na Educação, e posteriormente finalizado para o trabalho de conclusão do curso, moldando-o através de estudos sobre outros trabalhos nos quais são utilizados jogos como ferramentas de ensino, Objetos de Aprendizagem, Gamificação e direcionamentos dos documentos normativos da educação brasileira. Propõe-se uma sequência didática com a utilização do jogo como principal ferramenta no processo de aprendizagem, direcionando o professor que a utilizará quanto a todo o processo pelo qual deverá refletir e os caminhos a tomar para que os estudantes se mantenham engajados e a aplicação do jogo não se torne apenas outra forma de expor o conteúdo, e sim uma metodologia ativa, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.
- ItemJogos digitais no ensino da geometria plana(IFSP, 2023-11-06) Lobato, Mariana Lamboglia; Campos, Ayumi Kato de; Ferraz Junior, Wilton Moreira; Rodrigues, Bianca Sabrina AguiarEste trabalho tem como objetivos compreender os benefícios dos Jogos Digitais ao ensino de Geometria para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e trazer uma proposta de Jogo Digital que contempla algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular do sexto ano. Para a construção deste trabalho foi empregada uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como base de dados Periódicos Capes. Foram selecionados artigos que abordam os jogos no ensino da Matemática, uso de tecnologias e recursos digitais e o ensino de Geometria no Ensino Fundamental Anos Finais. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir quanto ao conhecimento de ferramentas digitais no ensino, dentre as quais, o uso de Jogos Digitais no ensino da Geometria, com seus benefícios e ressalvas, além da compreensão da importância do professor nesse processo de ensino aprendizagem. O trabalho também apresenta uma proposta de um Jogo Digital para ser utilizado em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais.
- ItemLições de Malba Tahan sobre ser um perfeito mau professor: contribuições para docência contemporânea(IFSP, 2023-11-08) Souza, Anya Lis Rodrigues; Fortunato, Ivan; Mesquita, Aline Luz; Massoni, Lucélia MirandaO presente trabalho visa conhecer a figura de Julio Cesar de Mello e Souza, com uma breve biografia, bem como sua maior criação, o personagem Malba Tahan. Ainda propõe-se conhecer seu legado e seus escritos, com ênfase no livro “A Arte de Ser um Perfeito Mau Professor”. Sendo assim, este trabalho busca explanar a visão de Malba Tahan sobre o que significa ser um professor, e quais seriam os comportamentos os docentes deveriam evitar. Este trabalho apresentará evidências da importância deste livro específico de Malba Tahan para o ofício docente, ao ter como objetivo principal: retratar as lições da obra para a docência contemporânea, e destacar as características que nos tornam bons professores. Como metodologia de pesquisa, temos a revisão bibliográfica com elementos de resenha crítica, pois o foco está na análise de um único livro do autor. Ao final, espera-se que este trabalho não apenas enriqueça nossa compreensão da influência de Malba Tahan com relação à educação, mas principalmente inspire educadores e futuros educadores a uma constante fuga das características de um perfeito mau professor.
- ItemMetodologia sala de aula invertida para o ensino de função afim(IFSP, 2023-11-07) Bicudo, Fernanda Gonçalves; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Stülp, PatríciaO tema deste trabalho é a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida no ensino de Função Afim. Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo tem por objetivo compreender e analisar o uso da metodologia no ensino da matemática, especialmente nos casos em que se observa grande dificuldade por parte dos alunos. Percebe-se que, ao introduzir o conceito de funções e de variável, eleva-se a complexidade no seguinte sentido: no Ensino Fundamental, as letras representam incógnitas, ou seja, terão seus valores descobertos, como, por exemplo, numa equação; já no nível deste trabalho, no Ensino Médio, as letras não possuem valor fixo, mas são variáveis, assim como os valores associados a elas por meio da função. A metodologia da Sala de Aula Invertida mostra-se eficiente em diversas áreas do conhecimento, embora na área de Ensino de Matemática não seja tão comum. Nos quatro únicos trabalhos (dois artigos e duas dissertações) encontrados nessa área, a metodologia em questão mostrou-se muito eficaz. Esses fatos explicitaram a necessidade de novas pesquisas envolvendo tal metodologia na área do ensino da matemática e motivaram esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho, há a sugestão de uma sequência didática para o ensino de Função Afim, por meio da metodologia Sala De Aula Invertida, preparada com o intuito de proporcionar ao estudante uma maneira mais clara para a compreensão do assunto.
- ItemModelando a álgebra: uma proposta didática de abordagem de equações do 1° grau a partir da modelagem matemática(IFSP, 2022-11-24) Silva, Eliabe Momberg da; Moro, Marcel Alves; Calefe, Michele; Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo daO presente trabalho tem como estudo o uso da Modelagem Matemática para o ensino e aprendizagem de equações, principalmente a do primeiro grau, na educação básica. O objetivo foi investigar como a álgebra, em relação ao tópico de equação do primeiro grau, é frequentemente abordada, se é funcional ou não tal realidade, e realizar uma alternativa pedagógica para abordar o conceito de equação em perspectiva dinâmica, proporcionando um progresso do pensamento algébrico, através da capacidade de matematização de situações problemas usando equação do primeiro grau. Neste estudo, pretendemos investigar o papel da Modelagem Matemática na resolução de problemas que envolvam equações do primeiro grau, como é tida mediante a BNCC a álgebra, e analisar os níveis de proficiência de estudantes brasileiros segundo os dados do PISA 2018. Procuramos compreender como a Modelagem Matemática poderia contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico, suas implicações para a aprendizagem dos conceitos relacionados às equações de primeiro grau, e, a partir disso, produzir uma sequência didática capaz de orientar professores que buscam um ensino diferenciado e eficiente sobre esses conceitos.
- ItemO ensino da matemática para surdos: um modelo utilizando recursos digitais(IFSP, 2022-11-24) Silveira, William Thales; Moreau, Alberto Luís Dario; Campos, Ayumi Kato de; Almeida, Greice Pinheiro deEste trabalho irá abordar aspectos para a educação do surdo. Quais ações e recursos que podem promover um ensino significativo? Para isso, mostraremos uma linha argumentativa com base em alguns pontos: a importância do ensino bilíngue, desafios para a educação matemática do surdo e utilização da TIC. O objetivo é trazer a reflexão sobre como estruturar uma aula significativa, com base na experiência adquirida pelo autor durante a participação de um projeto de ensino e com a colaboração de uma tradutora e intérprete de Libras. No final, foi proposta uma atividade de ensino, que trabalha conceitos matemáticos em cima de exercícios, levando em consideração toda a fundamentação desenvolvida no decorrer do trabalho.
- ItemO ensino de equação do primeiro grau para alunos com deficiência visual: sistematização de estudos científicos(IFSP, 2021-01-04) Oliveira, Verônica Momberg Marques de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lagoeiro, Fabio Gomes; Costa, Matheus MoreiraA inclusão de alunos com deficiência no sistema escolar brasileiro é garantida por lei e tem sido discutida por meio de diversos documentos e normas nacionais e internacionais, como a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes (1975) e a Constituição Federal Brasileira (1988). A inserção dos alunos com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino é estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996). Estudar um período histórico permite ao homem entender a sua própria história; posto isso, ao se estudar o progresso da Educação Inclusiva, o educador pode compreender e analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência, visando trazer, para os dias de hoje, melhorias a serem implementadas nas salas de aula. Em contrapartida, fica sob responsabilidade da gestão das escolas replanejar e conduzir os ajustes em suas propostas pedagógicas de forma a garantir a inclusão desses alunos em todas as atividades feitas dentro ou fora da sala de aula regular, recorrendo a estratégias que diminuam os obstáculos impostos por suas limitações. No caso dos alunos com deficiência visual, o docente necessita conhecer e saber manipular as ferramentas disponíveis para auxiliar o aluno em sala de aula, como por exemplo, o Soroban. Além de, ao menos, possuir uma familiaridade com a escrita dos números e a escrita das letras em braile. Pode-se concluir então que o professor precisa de uma especialização para poder ter uma comunicação eficaz com o aluno e assim promover o processo de ensino e aprendizagem. Visando contribuir para o trabalho docente de conteúdos matemáticos, essa pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de pesquisas voltadas ao ensino de equações do primeiro grau para alunos com deficiência visual, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como a busca mais específica resultou em nenhuma pesquisa encontrada, buscou-se então, de uma maneira mais abrangente, sobre 'matemática deficiência visual'. A segunda busca resultou em nove artigos, dos quais seis se encontram analisados nessa pesquisa. Por fim, a conclusão aborda, brevemente, os resultados obtidos, a escassez de pesquisas na área, a importância do papel do professor, as dificuldades na sala de aula e uma proposta para futuras pesquisas na área da educação.
- ItemO ensino de teoria dos conjuntos a alunos com deficiência visual: mapeamento de pesquisas(IFSP, 2021-01-04) Medeiros, Priscila Nascimento de; Lagoeiro, Aline de Cássia Damasceno; Lagoeiro, Fabio Gomes; Costa, Matheus MoreiraEsse trabalho tem como tema o ensino de Matemática para alunos deficientes visuais, especificamente o ensino de Teoria dos Conjuntos. O desenvolvimento desse estudo permeia como objetivo geral o mapeamento de pesquisas sobre metodologias para o ensino de Teoria dos Conjuntos a alunos com deficiência visual. A metodologia utilizada foi um estudo de caráter qualitativo, que se iniciou com uma revisão bibliográfica de artigos e trabalhos acadêmicos que abordam o processo histórico da educação inclusiva pelo mundo e principalmente no Brasil. Após esse estudo, houve um aprofundamento sobre a deficiência visual e quais são suas principais características. Posteriormente, estudos específicos sobre a área da deficiência visual relacionada com o ensino de Matemática foram realizados, chegando propriamente ao ponto central da pesquisa, o levantamento, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, de artigos que estivessem relacionados ao objetivo proposto. Como primeiro resultado não foi retornado nada na busca, então uma alternativa foi buscar na base de periódicos SciELO os artigos científicos que abordassem os mesmos termos e mais uma vez não houve retorno. Como uma terceira alternativa, a busca no portal de periódicos seguiu o termo chave: “matemática deficiência visual”, abordando assim a Matemática e a deficiência visual como tema geral. Para essa busca foram encontrados sete artigos, os quais foram categorizados conforme as observações realizadas através dos dados extraídos. Por fim, a conclusão retoma brevemente os resultados do trabalho abordando as perspectivas, aprendizagens, dificuldades e necessidades, propondo assim possíveis futuros estudos para se desenvolver a partir da observada escassez de produções sobre o tema.
- ItemO uso do software GeoGebra como recurso didático no ensino de funções trigonométricas(IFSP, 2022-11-25) Borri, Leonardo Bartoli; Campos, Ayumi Kato de; Lagoeiro, Fabio Gomes; Paula, Cristiane Aparecida Machado deEste trabalho investiga, com foco no Ensino Médio, algumas das dificuldades apresentadas no ensino-aprendizagem do conteúdo de Trigonometria. Também mostra experiências que funcionaram no ensino desse conteúdo por meio de utilização de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). No final do trabalho, há uma proposta de sequência didática para o ensino de funções trigonométricas, utilizando-se o software GeoGebra como recurso pedagógico.