Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
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- ItemAlagou: desenvolvimento de um aplicativo móvel, online e colaborativo para informação e monitoramento de alagamentos por causas naturais ou influência antrópica, empregando dados georreferenciados(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-02-18) Marques , Alexia Ribeiro; Leite, Bruno Fernandes da Silva; Ramos, João Pedro Tanaca; Oliveira, Joseffe Barroso deAtualmente, com o baixo investimento em infraestrutura, enchentes e inundações são destaque nas causas de prejuízos para a população brasileira, comprometendo a saúde e a qualidade de vida pública. A falta de sinalização sobre rotas e locais que possam ter sido afetados por enchentes, causam pânico e coloca em risco a segurança da população em momentos adversos. Considerando a popularização do uso de smartphones, tendo-se tornado um item de necessidade, este trabalho descreve o processo de desenvolvimento do Alagou!, um aplicativo Android online de colaboração para informação e monitoramento de áreas de risco de enchentes e alagamentos, empregando dados georreferenciados e inteligência coletiva, possibilitando a sinalização de áreas afetadas por meio de colaborações, tornando-se uma ferramenta de grande importância em momentos de apuros, suprindo o baixo planejamento de prevenção de enchentes, sendo feito a prevenção por meio da visualização das colaborações feitas pelos usuários. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizado o framework React Native para a criação da interface, em conjunto com a plataforma NodeJS e o banco de dados MongoDB para o processamento de dados.
- ItemAplicação de busca de cães: cadê o doguinho?(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-14) Pessoa, Andreza do Nascimento; Silva, Laura dos Santos; Soares, Lidiane Souza; Silva, Vítor Berto de Medeiros; Rago, César Augusto PascaliA interação humano-cão é bastante notória na nossa rotina urbana. Para observá-la basta sair para caminhar em um domingo à tarde,passear em um parque ou até mesmo ir ao shopping. Tendo em vista o fato de que os cães são companheiros dos humanos, quando um cão de estimação é perdido, seu tutor quer encontrá-lo o mais brevemente possível. Para solucionar esse problema, o presente trabalho tem como objetivo criar uma aplicação para busca de cães perdidos. A aplicação foi desenvolvida em formato PWA (Progress Web App), que consiste em uma única aplicação que atende as plataformas web, mobile e desktop. Para o desenvolvimento dessa aplicação, foi realizada uma pesquisa sobre a problemática do tema e verificada a existência de soluções similares disponíveis no mercado. A segunda parte consistiu em pesquisa sobre as ferramentas necessárias para criação da aplicação PWA. Por fim, a terceira e última etapa consistiu no desenvolvimento da aplicação, propriamente.
- ItemAplicação para controle financeiro voltada para usuários idosos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-01-13) Silva, Bruno Paranhos; Ferreira, Alberto LuizTer um controle financeiro de qualidade é fundamental para que uma pessoa possa manter uma boa qualidade de vida, pois a situação financeira de uma pessoa é um dos aspectos responsáveis pelos níveis de estresse e de qualidade de vida do indivíduo. Com a tecnologia sendo cada vez mais incorporada ao dia a dia, é de se esperar que surgissem diversos sites e aplicações para ajudar as pessoas com sua organização financeira. Porém, muitas dessas aplicações são extremamente complexas e pouco intuitivas para pessoas idosas. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que abordamos dificuldades que pessoas idosas encontram ao utilizar sistemas informatizados e também formas de diminuir essas dificuldades. Após a pesquisa, foi desenvolvido um site para administração de finanças voltado para pessoas idosas. O sistema permite a administração de finanças de forma simples e intuitiva, permitindo que pessoas idosas a utilizem sem grandes dificuldades. Por fim, o trabalho também apresentou formas de tornar o sistema desenvolvido mais robusto e acessível.
- ItemAplicação Web para conectar jovens e profissionais - “HetoJobs”(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-12-13) Silva, Gustavo Barbosa da; Gregório, Jackson Lima; Santos, Pedro Henrique de Oliveira Maia dos; Moraes, Wellington TulerO projeto HetoJobs é uma rede social que procura principalmente, conectar profissionais formados que exercem sua função à indivíduos que não sabem ao certo que carreira vai seguirem suas vidas, como objetivo deste profissional auxiliar o indivíduo, dando informações sobre como é aquela profissão, sobre a importância dela na sociedade e como ela é exercida , como objetivo demostrar ao indivíduo se é realmente a profissão que ele deseja. Não obstante avaliar o mercado profissional, o que os jovens têm buscado, quais carreiras são as mais procuradas e escolhidas pelas pessoas que estão entrando no mercado de trabalho. E por fim, exercer maior interatividade entre a comunidade de profissionais, para que haja mais pessoas satisfeitas com o seu trabalho, exercendo sua função de forma excepcional para o maior desenvolvimento da própria sociedade.
- ItemAplicação Web para gerenciamento de trabalhos de conclusão de Curso: MyTCC(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-01-12) Gino, João Vitor Santa Rosa; Santos, Leandro Pereira dos; Matos, Renan Josué Silva de; Quintairos, Matilde PerezEste projeto busca desenvolver uma aplicação web com o objetivo de suprir o déficit de gerenciamento de projeto existente desde a criação do nome até a entrega final do trabalho, também fornecer uma plataforma acessível, que forneça métodos para geração de atas e que melhore a comunicação orientador e estudantes para todos os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão e prover inclusão e acessibilidade ao sistema. Sendo assim, busca fornecer para o estudante, um sistema para organizar o caos de informações existentes em sua mente nesse momento, auxiliando-o a planejar e organizar da melhor maneira possível o modo em que ele realizará cada processo, assim o projeto. Para isso, foi necessário compreender todas etapas existentes na criação de um projeto de conclusão de curso, desde que o aluno está cursando os componentes previamente requiridos até o momento da defesa da pesquisa. Com isso, foi possível elencar todas as relações interpessoais envolvidas, assim como o conhecimento teórico necessário para desenvolver essa pesquisa e propor uma solução viável para facilitar o gerenciamento da elaboração dos projetos, possibilitando ao usuário a subdividir a criação da pesquisa em etapas e tarefas, mantendo registrado todos os processos efetuados durante o desenvolvimento do trabalho.
- ItemAplicativo para solicitação de serviços diversos usando geolocalização(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2022-12-13) Dantas Junior, Antonio Rodrigues; Santos, Lucas Henrique de Souza; Silva, Nikolas Caldeira Rodrigues; Reis, Vitor Hugo Chaves Silva; Moraes, Wellington TulerO acesso a profissionais aptos e disponíveis para realização de serviços diversos é um desafio encontrado nos setores em geral. Visando melhorar a eficiência na contratação, gerenciamento, monitoramento e na comunicação entre os usuários no qual o cliente vai estar a solicitar um serviço em específico que será atendido pelo prestador, o projeto tem como objetivo elaborar um aplicativo que vai intermediar o relacionamento profissional entre as partes “cliente/prestador”, assim facilitando a comunicação para solucionar a necessidade do cliente que é encontrar um profissional de forma ágil, eficaz e transparente. Através do aplicativo, o cliente solicitará um determinado serviço limitando ou não o raio de busca dos profissionais que encontrem-se próximo a sua localidade na qual será obtida através do sinal GPS do seu smartphone, quando definida a solicitação no aplicativo, os profissionais aptos e disponíveis que estejam próximos e cadastrados na plataforma recebem uma notificação com as informações do serviço solicitado pelo cliente, e após o recebimento o profissional estará analisando o serviço solicitado no qual o profissional pode ou não assumir o serviço solicitado e quando o profissional se interessa pelo serviço, ele poderá se candidatar para tal serviço, assim o cliente recebe uma notificação que o profissional tem interesse no serviço, o cliente terá acesso ao perfil do prestador para analisar suas formações e experiência. Após a análise do perfil do profissional e assentimento do serviço, o cliente terá acesso ao contato do profissional no qual poderá fazer uma ligação ou ser redirecionado ao WhatsApp para uma conversa com o profissional através de um botão disponibilizado com o ícone do aplicativo. Caso não aceite a proposta, a solicitação ficará aberto até que o próximo prestador de serviço aceite e finalize o serviço.
- ItemAutomatização das entregas nos supermercados e mercados de bairros de comunidades(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-18) Bucchianico, Anderson; Roberque, Daniel; Brito, Gabriel da Silva; Rodrigues, Rodrigo Sena; Oliveira, Joseffe Barroso deO presente trabalho tem como tema a apresentação de uma solução para automatizar compras de supermercados e mercados, que ainda não estão inserido na transformação digital ou não possuem estrutura para manter um sistema de software capaz de oferecer opções de compra pela internet e atender moradores de comunidades, sendo que eles já atuam com o serviço de entrega e no presente momento de pandemia se faz crucial o atendimento online. O projeto tem como objetivo, criar em parceria com supermercados e mercados um serviço de compra de mercadorias online e agendamento de entrega com foco no público que reside em áreas consideradas comunidades, onde grande maioria da população não dispõe de recursos para buscar outras alternativas no momento de realizar suas compras. Sendo assim, trazendo-os para o mundo online, e servindo como uma ferramenta de impulso de vendas, ampliando sua área de alcance e atingindo clientes que antes não possuíam condições de se deslocar fisicamente até o estabelecimento com isso, moradores de comunidades passam a ter mais opções de entrega de itens de supermercados locais, onde antes as grandes redes de supermercados e aplicativos de entrega famosos ainda não alcançaram e não pretendem devido aos altos índices de assaltos à entregadores, aumentando os custos da entrega e logística. O sistema de software criado fornece uma ligação entre o vendedor e o consumidor diretamente, assim como a maioria das aplicações de vendas online, sendo assim, ambos os lados terão acesso a interface do software, onde o vendedor terá a responsabilidade de catalogar suas mercadorias e colocá-las a disposição para a compra online, e o cliente terá o seu perfil de consumidor, podendo selecionar os itens e adquiri-los obedecendo o valor mínimo de compra e poderá acompanhar quando será feita a entrega ou se já está a caminho. Todas as informações de perfis, estatísticas, catálogo de produtos e outros estarão armazenados no servidor do projeto, responsável pelo gerenciamento dos dados. Esperamos que o projeto possa fazer parte do dia a dia dos consumidores, onde terão a facilidade de realizar suas compras sem precisar estar presencialmente, economizando seu tempo e abrindo a possibilidade de clientes impedidos de se deslocarem se tornarem mais independentes. E do outro lado, servindo como uma ferramenta que impulsiona vendas dos supermercados e mercados locais, garantindo a sobrevivência de seus negócios, e aumentando a concorrência com as grandes redes de varejo
- ItemContornando a barreira técnica: um estudo de caso utilizando UIPATH para a automação de processos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2023-12-08) Ribeiro, Leandro Lorenzon Leme; Gomes , Eduardo HenriqueApesar da larga oferta de mão de obra, organizações de tecnologia informacional se encontram deficientes ao atender o mercado. Isto se dá por conta de gaps de mão de obra — a formação de tecnólogos pela academia é efetivamente diferente daquela requerida por empresas de TI, seja pelo desconhecimento das ferramentas necessárias ou pela falta de contato com a realidade prática de um setor que, mesmo com o expansão da indústria, se vê carente de profissionais qualificados. É consolidada, com isso, uma barreira técnica entre potenciais desenvolvedores, graduandos e o exercício de sua profissão preferida. Este estudo propõe a utilização de tecnologias de automação robotizada de processos (RPA) e código reduzido (Low code) como meios de aprendizado para profissionais aspirantes, ao mesmo tempo que reduzem suas atividades redundantes dos seus cotidianos de trabalho. Conforme estudadas e praticadas as propriedades únicas à UiPath, o trabalho encontrou grande facilidade ao explorar e manipular sua variedade de ferramentas gráficas e funcionalidades de código para o desenvolvimento independente.
- ItemControle pessoal de aplicações financeiras(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-01-14) Arantes, Marcus Vinícius de Lima; Almeida, Michael Regis de; Lima, Murilo Antônio de; Costa, Vinícius do Carmo; Feitosa Júnior, Walmir Santos; Moraes, Wellington TulerNos últimos tempos, vem sendo muito discutido sobre investimentos na Bolsa de Valores e controle financeiro. Houve um significativo na quantidade de pessoas físicas que passaram a investir na bolsa, esse crescimento deve-se muito ao fato do turbilhão de informações que foram passadas pelos influenciadores digitais deste segmento. O controle financeiro e investimentos a longo prazo, proporcionam uma possibilidade de realização de sonhos e alcance de objetivos das pessoas. Este trabalho consiste na criação de um aplicativo de controle financeiro simples, para ajudar as pessoas no dia a dia, possibilitando-as ter um controle financeiro pessoal. Para o desenvolvimento deste projeto utilizaremos HTML, CSS, Javascript, Ionic e Node JS, além da documentação dos requisitos do aplicativo.
- ItemCriação de chatbot direcionado para E-commerce de vestuário(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-01-12) Romano, Fellipe Soares; Silva, Stefany Lisboa da; Livio, Kaue de Jesus; Pelegrini, Giancarlo; Gomes, Eduardo HenriqueA utilização de plataformas de vendas online alterou a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços de modo geral, proporcionando uma infinidade de opções para escolha. Junto a isso, foi concedido ao consumidor um maior poderio no que se refere ao alto de escolher a aquisição que melhor lhe satisfaz, e foi impelido às empresas que tivessem maior atenção e dedicação para se destacassem perante a vasta concorrência. Dessa forma, sistemas que proporcionam melhor experiência de uso e estimulam o usuário a não abandonar a página na qual se encontra - seja por não encontrar de primeira o que se deseja ou por falta de informação - são fundamentais para aumentar as chances de sucesso em prender a atenção do usuário. Com base nisso, neste trabalho foi elaborado um sistema de ecommerce com atendimento virtual de inteligência artificial, um chatbot, para atender ao usuário durante a navegação pela plataforma.
- ItemDesenvolvimento da linguagem de programação de computadores Ç para auxílio na disciplina de algoritmos e programação(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-23) Silva, Bárbara Dias da; Bruno, Bruna Cavalcanti; Pereira, Igor Cesar Sena; Nascimento, Victor Matheus do; Paz, Nelson da SilvaEste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma linguagem de programação em português para os discentes iniciantes em programação de computadores, haja visto as dificuldades na aprendizagem de algoritmos e programação. Por meio deste projeto foi realizada a criação de uma ferramenta que auxilia tanto os discentes quanto os docentes no aprendizado e ensino de lógica de programação e de conceitos mais avançados como a programação orientada a objetos. O diferencial da linguagem Ç frente às atuais linguagens de programação focadas no ensino é a implementação de conceitos mais complexos que estão presentes nas linguagens de programação utilizadas comercialmente, além de permitir realizar ações de forma intuitiva e com comandos em português.
- ItemDesenvolvimento de aplicativo mobile online para o auxílio da coleta de lixo domiciliar comum do Município de São Vicente(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-18) Cordeiro, Caio Costa; Parada, Igor Nicolas; Santos, Lorrane Meneses dos; Sousa, Sistely Nazareth de; Oliveira, Joseffe Barroso deO serviço de coleta de lixo garante qualidade de vida, previne doenças e é realizado conforme a empresa responsável pela coleta e de acordo com as regulamentações de onde a empresa se localiza. A coleta é realizada geralmente periodicamente de acordo com um cronograma e as rotas especificadas pelas empresas especializadas neste serviço. Ela é realizada por veículos (caminhões) construídos exatamente para este trabalho e por profissionais treinados para lidar com o lixo urbano. Os profissionais recolhem o lixo da frente das casas dos cidadãos que são responsáveis por esta parte do processo. Quando não existe informações suficientes sobre as rotas e horários de quando estes caminhões irão passar, o cidadão se vê entre duas opções: Acumular lixo dentro de sua própria residência ou deixar o lixo em suas calçadas até que seja recolhido. Em ambas as opções existe o risco de ser descartado inadequadamente. O projeto de desenvolvimento e disponibilização de um novo aplicativo de Rastreamento de localização em tempo real para os caminhões de lixo, visa sanar este problema de falta de informações e permitir que os usuários monitorarem a rota do caminhão de lixo para fazer o descarte adequado.
- ItemDesenvolvimento de jogo digital para auxiliar a aprendizagem de lógica de programação - IF ADVENTURES(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-12-08) Matias, Eduarda Vitória C.; Chantal, Giuliana Ferreira; Silva, João Paulo Tavares da; Santos, Matheus Henrique Palinkas dos; Mendes, Stefany Tam Pereira; Moraes, Wellington TulerEsta monografia aborda a crescente importância da lógica de programação, propondo o desenvolvimento do jogo educativo "IF Adventures" para auxiliar alunos ingressantes em cursos de tecnologia. Destacando a relevância do raciocínio lógico na programação, o jogo busca integrar conceitos por meio de desafios práticos, proporcionando uma experiência interativa e lúdica. Utilizando Unity e C#, a metodologia adotada segue uma abordagem iterativa. A narrativa se desenrola no IFSP campus Cubatão, envolvendo os jogadores em missões para desvendar os segredos da programação. O projeto visa oferecer uma alternativa dinâmica e recreativa no ensino de lógica de programação, e está aberto a avaliações futuras para possíveis aprimoramentos. Em síntese, "IF Adventures" representa uma abordagem alternativa para atender à demanda por métodos de ensino mais envolventes, promovendo um aprendizado prático e contínuo.
- ItemDesenvolvimento de software de planejamento de rotas terrestres otimizadas aplicando a solução do problema do caixeiro viajante(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2019-12-10) Carvalho, Álvaro Barros de; Moraes, Wellington TulerOs serviços de rotas e endereços são integrantes da vida moderna e são fonte principal de informação deste meio. Hoje, grande parte dos sistemas de transporte utilizam de rotas geradas automaticamente por sistemas que recebem valores de origem e destino e decidem a melhor rota a ser percorrida baseada em tempo de viagem, considerando as possíveis rotas partindo do ponto de origem até o destino proposto pelo usuário. Esse projeto promove o desenvolvimento de uma solução para otimização de rotas terrestres com múltiplos destinos, seja por serviços de transporte de mercadorias ou pessoas ou locomoção pessoal. Atualmente, com a indisponibilidade de soluções gratuitas para o cenário proposto, o planejamento de rotas de múltiplos destinos fica sem alternativas práticas e satisfatórias, resultando no cálculo manual ou até mesmo no mal planejamento da rota definida para o trajeto, reduzindo a eficiência da estrutura do transporte de pessoas e mercadorias, aumentando os custos financeiros no transporte rodoviário e nos setores dependentes. Diante disso, é proposta a construção de uma aplicação PWA que permitirá o usuário selecionar os pontos desejados e solicitar a ordenação otimizada dos pontos levando em consideração distância e tempo de viagem entre os destinos como parâmetros de decisão de valor. O trabalho se conclui com o desenvolvimento da solução proposta, com o serviço funcionando de intermediário entre os serviços de roteirização e a página solicitante, que sirva de entrada de dados pelo usuário.
- ItemDesenvolvimento de um sistema online de aplicação de provas avaliativas com questões randômicas para alunos de instituições de ensino superior, que proporcione ao professor os resultados em tempo real(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2021-02-18) Ribeiro, Alef dos Santos Lopes; Gross, Bruna Letícia de Souza; Costa, Gabriel da Rocha Almeida; Santos, Lucas Guazzelli dos; Oliveira, Joseffe Barroso deAtualmente, estamos vivenciando uma revolução tecnológica em muitos setores da sociedade – inclusive no da educação – com isso, o objetivo deste estudo é desenvolver um sistema online de aplicação de provas avaliativas com questões randômicas para alunos de instituições de ensino superior, que proporcione ao professor os resultados em tempo real. A aplicação busca se adequar às novas formas de ensino e plataformas educacionais, que estão cada vez mais digitais e virtuais. O foco está no ensino superior, pois é a fase educacional onde se menos se observa a necessidade da relação presencial entre aluno e professor, principalmente em aplicações de provas avaliativas. E se busca que a interface do programa seja intuitiva, afinal será utilizado por usuários de diferentes faixas etárias e níveis de instrução tecnológica
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação web para intermediação na prestação de serviços(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-12-11) Ignacio, Evandro; Luconi, Gabriel Rodrigues; Marques, Guilherme Martin; Nascimento, Lucas Freitas; Zveibil, Paulo Benjamin Alves; Ferreira, Alberto LuizEste trabalho foi desenvolvido como uma forma de ajudar na intermediação de serviços que atende tanto aqueles que possuem serviços a oferecer quanto aqueles que mostram interesse em comprá-los. Essa ideia se aproxima de outros sites já existentes como o OLX e o Mercado Livre que encontram sucesso no Brasil por permitirem o benefício das três partes envolvidas: o vendedor, o comprador e o intermediador. O diferencial se encontra na prestação de serviços em vez de produtos e na possibilidade do próprio cliente solicitar serviços. Esta ferramenta se propõe a ajudar aqueles que se encontram em situação de desemprego no Brasil, por oferecer um espaço para a divulgação de seus serviços. Dessa forma, foi desenvolvido um website responsivo, utilizando tecnologias já bem estabelecidas na área, tais como: HTML, CSS, PHP, JavaScript e MySQL
- ItemDownphotos: website de comércio eletrônico de fotografias digitais amadoras(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2017-12-16) Gama, Jonas Pereira da; Souza, Juliana Ferreira de; Gomes, Rafael Ferreira; Guerreiro, Wilma Serpa Costa; Ferreira, Alberto LuizA pesquisa desta monografia tem como objetivo desenvolver um website de comércio eletrônico de fotografias que serão produzidas por fotógrafos com grau de perfeição técnica amadora ou superior. Para mensurar o nível de aceitação do público alvo que irá contribuir com este modelo de negócio, uma pesquisa foi realizada com um grupo de fotógrafos da Baixada Santista através de um questionário. Os dados informam que uma considerável quantidade destes participantes são fotógrafos amadores, que não disponibilizam seus produtos para o comércio, por considerar esta prática um hobby. Este comportamento idealizou o presente projeto que fornecerá um site com o suporte necessário para rentabilização dessas fotos online. A fotografia é um produto cuja utilização está presente no desenvolvimento de peças publicitárias, livros, editoriais em geral e composição de websites. Os bancos de imagens tem a funcionalidade de atuar como um agente de e-commerce fotográfico e são fornecedores de diversos tipos de fotos expostas através de vitrines virtuais. Percebe-se que as ferramentas de busca possibilitam a localização do produto de forma ágil, visto que eles são organizados por temas. O site será desenvolvido na linguagem de programação PHP utilizando o Framework Laravel, que é uma biblioteca de auxílio no desenvolvimento de sistemas computacionais, a persistência de dados será mantida pelo MySQL, que é um sistema gerenciador de banco de dados relacional.
- ItemEDUGAME: Proposta de desenvolvimento de jogo digital para alfabetização de crianças(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) , 2021-02-18) Santos, Bruna Larissa Morais dos; Lima, Josimar dos Santos; Castilhos, Saulo Silva; Oliveira, Joseffe Barroso deNa sociedade atual é possível notar a crescente disponibilidade de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a alta interação de seus artefatos no cotidiano. As pesquisas demonstram que o acesso a dispositivos móveis e afins acontece cada vez mais cedo, gerando impactos sociais passíveis de estudo acadêmico. Fazendo uso das mecânicas e dinâmicas dos jogos digitais como forma de engajamento, o presente trabalho visa unir a tecnologia e jogos para auxiliar no processo de alfabetização de crianças entre 4 a 8 anos. Para isso foi realizado um estudo crítico acerca de jogos digitais, sua utilização no sistema educacional e os caminhos viáveis de sua democratização, de modo a torná-lo mais intuitivo e convidativo aos alunos
- ItemEstudo de caso em recursos e meios de ambientes de virtualização de computadores(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2018-06-16) Monteiro, Flávio Alves; Oliveira, Mônica Rodrigues de; Marques, Marco Aurélio Pires; OliveiraO conceito de Virtualização está entrando com grande força no mercado, pelo fato desta tecnologia tratar do melhor aproveitamento dos recursos dos servidores e também, como uma solução para utilização de aplicações que deixam de funcionar pelo avanço da tecnologia, como por exemplo, a incompatibilidade entre software e sistema operacional ou hardware. Na virtualização de servidores, esse problema é resolvido simulando sistemas operacionais diferentes na própria máquina, utilizando assim um sistema operacional para uso diário (sistema comum) e outro(s) para as aplicações que estarão rodando no mesmo computador e que necessitam ser executados em determinado ambiente. Na virtualização de desktops, onde substituímos um computador pessoal (PC – Personal Computer) tradicional por um equipamento Thin Client, temos ganhos de gerenciamento, segurança, disponibilidade do ambiente, mobilidade, padronização e diminuição de custos de aquisição e manutenção dos desktops. Neste trabalho foram estudadas algumas ferramentas com o objetivo de conhecer a melhor opção para virtualização em determinado ambiente (cliente, desktop, servidor). As ferramentas estudadas foram: VMware, XEN, Hyper V e Oracle VMServer e demonstramos alguns resultados favoráveis para essa tecnologia, tais como redução de custos de aquisição, instalação e manutenção, além da manutenção da eficiência do sistema.
- ItemEstudo sobre inteligência artificial no comportamento de personagens de jogos: estudo de caso Horror Story(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2022-01-12) Pereira, Douglas Willian Feu; Faria , Pedro Paulo dos Reis; Gomes, Eduardo HenriqueOs jogos eletrônicos tem se tornado o maior mercado da atualidade, sendo capazes de entreter as pessoas com desafios, histórias imersivas ou apenas um simples passatempo. Dito isso uma das características mais importantes do desenvolvimento de um jogo são Inteligência Artificiais, que muitas vezes podem auxiliar em mecânicas básicas como achar o camimho para o qual um personagem vai percorrer para chegar ao destino, definir o comportamento de um cenário inteiro ou só partes dele e pode adaptar toda a jogabilidade alterando dificuldade, criando e alterando eventos ou até mesmo mudando o comportamento de outras inteligências artificias do jogo de acordo com as ações do personagem. Neste trabalho de conclusão de curso faremos um estudo de caso demonstrando como é o desenvolvimento de um jogo pela engine Unity, como são usadas algumas inteligências artificiais como Behavior Tree e NavMesh e como a aplicação de inteligências artificiais impactam no desempenho de um jogo fazendo a diferença na experiência do jogador.
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