Tecnologia em Biocombustíveis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Biocombustíveis por Título
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCana-de-açúcar: resíduos e subprodutos gerados na produção de etanol(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-06-30) Gomes, Maria Carolina Fernandes; Nardi, Caroline Peters Pigatto deA presente pesquisa apresenta como tema e objetivo geral, os impactos que os principais resíduos da produção etanol podem acarretar ao meio ambiente e possibilidades de reaproveitamentos. Através da revisão de literatura por meio das bases de dados Portal da Capes, Scielo, Google acadêmico e sites com informações confiáveis, abordando os anos desde1985 até 2023. Foi possível averiguar as rotas de produção de etanol através da matéria-prima cana-de-açúcar: recepção, preparo da cana-de-açúcar, extração, tratamento do caldo, fermentação, destilação e armazenamento. No decorrer do processo industrial da produção de etanol através da cana-de-açúcar são gerados resíduos ricos em micronutrientes que incorporam um valor relevante na cultura da cana-de-açúcar. São eles: bagaço (palha da cana), torta de filtro, melaço, vinhaça, levedura seca, óleo fúsel e flegmaça. Estes resíduos acarretam danos ambientais quando indevidamente descartados ou utilizados sem controle, tais como: a liberação de poluente, prejuízo à qualidade do ar, comprometimento a saúde humana, contaminação de águas e dano ao solo, a fauna e a flora local. Por isso, encontrar alternativas de reaproveitamento destes resíduos faz-se necessário, tanto na destilaria, como no próprio ciclo produtivo industrial.
- ItemRelatório de estágio supervisionado: Brumau Comércio de Óleos Vegetais Ltda.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-04-20) Colombo, Bianca Fernandes; Sousa, Sandro Rogério deEste trabalho tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular supervisionado do curso de superior de Tecnologia em Biocombustíveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Matão, estágio este realizado na empresa Brumau Comércio de Óleos Vegetais Ltda., localizada na cidade de Taquaritinga, interior de São Paulo. A Brumau é uma empresa cuja matéria prima principal é o amendoim (Arachis hypogaea L.), produz amendoim cru, óleo bruto do amendoim, farelo de amendoim e amendoim blancheado. O estágio foi realizado no Laboratório Central, responsável por fazer toda a análise e qualificação do amendoim, verificando se possuem contaminações ou alterações físicas e/ou químicas em suas estruturas, garantindo que o processo de empacotamento e distribuição do amendoim mantenha os níveis de qualidade e segurança, prevenindo que haja condições propicias para a proliferação de aflatoxinas produzidos pelas cepas do Aspergillus comumente presentes em grãos e que podem causar doenças em seres humanos e animais.
- ItemRelatório de estágio supervisionado: Brumau Comércio de Óleos Vegetais Ltda.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-07-05) Bastos, Ronilton Vinicius Satelli; Sousa, Sandro Rogério deEste estágio curricular supervisionado foi realizado na empresa Brumau Comércio de Óleos Vegetais Ltda, localizada na cidade de Taquaritinga-SP. Durante o estágio, pude vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de Tecnologia em Biocombustíveis. Na empresa, minha principal área de atuação foi no laboratório central. A Brumau é especializada na produção e comercialização de produtos de amendoim e pude aprender bastante sobre todas as etapas envolvidas nesse processo. No início do estágio, foram apresentados os objetivos e metas da empresa, bem como as normas de segurança e boas práticas de produção. Fui responsável por realizar análises e controle de qualidade do amendoim. Essa atividade visava garantir que o produto estivesse livre de contaminantes e que não apresentasse alterações físicas ou químicas que pudessem comprometer sua qualidade e segurança. Também eram realizadas análises para verificar a presença de contaminantes químicos, como aflatoxinas, que são substâncias tóxicas produzidas por fungos e podem estar presentes no amendoim.
- ItemRelatório de estágio supervisionado: controle da qualidade no processo de industrialização de limão Tahiti(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-02-15) Lima, Joice Tatiane de Souza; Norcino, Adriana BrunoCom a finalidade de obter conhecimento prático industrial este trabalho foi desenvolvido a partir da rotina diária aplicada no controle da qualidade para concentração do suco de limão Tahiti, uma fruta perene de porte médio, sendo a 3º fruta mais exportada pelo Brasil. O conhecimento nas normas como Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, APPCC, PPO, órgãos fiscalizadores, entre outras normas apresentada no trabalho foi essencial para levantamento dos perigos e medidas preventivas. Subsequentemente, determinação dos pontos a serem controlados e os pontos que demonstram maior incidência de risco, os assim chamados prioritários, os pontos críticos de controle, para os quais determinando-se os limites críticos, para se obter um produto de qualidade confiável. Assim ampliando conhecimento teórico aprendido em sala de aula para conhecimento aplicado na prática, auxiliado na postura e confiança que o recém-formado deve possuir ao ingressar em uma indústria.
- ItemRelatório de estágio supervisionado: laboratório de NFC 2013 Louis Dreyfus Company, Unidade Matão(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-09-13) Serafim, Natália Bianca da Silva; Kisen, Carla YuriO presente relatório foi baseado nas atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado no laboratório de suco não concentrado (NFC) da empresa do grupo Louis Dreyfus Company no período de 17 de novembro de 2017 a 15 de janeiro de 2019. A empresa possui em sua plataforma de sucos, quatro unidades processadoras de laranja e um terminal no porto de Santos para exportação dos seus produtos como o suco concentrado de laranja e o suco integral de laranja. Ocorre a comercialização de outros subprodutos como a polpa de laranja que serve como um suplemento alimentar para animais. Todo o processo de produção do suco concentrado sofre um processo de cozimento e pasteurização, não sofrendo adição de nenhuma substância química que não seja da sua composição natural. O produto final tem um rigoroso controle de qualidade, para que o produto atenda às necessidades de seus clientes, sendo realizadas várias análises físico-químicas, como: brix, acidez, rátio, polpa, vitamina C e analises sensoriais realizadas durante o estágio e que são descritas no decorrer do relatório. O suco de laranja não concentrado (NFC) é um suco de Laranja Integral produzido a partir de rigorosa seleção de frutos, sendo submetido a leve pasteurização para a obtenção de sabor semelhante ao suco fresco. O suco de laranja não concentrado (NFC) é hoje o produto com o maior crescimento no mercado, devido a conservação de suas qualidades naturais e pelo seu sabor agradável.
- ItemUso de vinhaça na germinação de sementes de Jacaranda mimosifolia(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), 2023-06-29) Moraes, Gabriela Fortunato de; Batistella Filho, FelipeO trabalho discute o uso da vinhaça como um resíduo a ser utilizado na produção de mudas de jacarandá-mimoso para arborização urbana. É destacado que a arborização urbana pode trazer benefícios, mas também riscos se não for feita com planejamento e manutenção adequados. A produção de mudas requer técnicas específicas e escolha cuidadosa das espécies a serem produzidas, além de substratos e manejo adequado de irrigação e controle de doenças e pragas. A utilização de resíduos como substratos na produção de mudas pode contribuir para a preservação do meio ambiente, desde que sejam avaliadas as propriedades e características dos compostos utilizados. Consistiu em testar diferentes doses de vinhaça na germinação de sementes de jacarandá mimoso. Foram utilizadas sementes coletadas na cidade de Matão-SP e plantadas em bandejas com substrato de areia. Os resultados mostraram que as doses maiores de vinhaça atrasaram o processo de germinação e comprometeram o vigor das sementes. A dosagem recomendada foi de até 40%.